OUTRAS INDÚSTRIAS DE DERIVADOS DE CACAU TAMBÉM ESTAVAM INSTALADAS NA ÁREA DA RIBEIRA, EXEMPLO DA BARRETO DE ARAÚJO E JOANES. POSTERIORMENTE, POR MOTIVOS LOGÍSTICOS, JUNTO À ALGUMAS RESTRIÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO, NÃO TANTO QUANTO A CHADLER, CENTRALIZARAM SUAS PRODUÇÕES NO DISTRITO INDUSTRIAL DO IGUAPE EM ILHÉUS.
ALEM DESTAS INDÚSTRIAS CITADAS ANTERIORMENTE TÍNHAMOS NESTA ÁREA DA CIDADE BAIXA, A FÁBRICA DE CIGARROS SOUZA CRUZ, A CERVEJARIA BRAHMA E ANTÁRTICA. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970 A CARLSBERG, DE ORIGEM DINAMARQUESA SE INSTALOU NO LOCAL, A GASES FAGIP, INDUSTRIAS DE ÓLEO DE MAMONA, A SANBRA E OUTRA LOCALIZADA EM PARIPE, TODAS COM PIER PARA EMBARQUE DO PRODUTO ATÉ OS NAVIOS ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR.
UM DESTAQUE A PARTE ERA A VOCAÇÃO NÁUTICA DA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NESTE PERÍMETRO, DESDE O SÉCULO XIX, COM OS PRIMÓRDIOS DA EMPRESA QUE ORIGINOU A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORAM CRIADAS ESTRUTURAS VOLTADAS PRINCIPALMENTE A MANUTENÇÃO DE EMBARCAÇÕES, NA PENHA, INCLUSIVE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, FOI PROPRIETÁRIA DE UM DIQUE FLUTUANTE, O ARAÚJO PINHO.
Com sólida formação intelectual, larga experiência no campo econômico e financeiro, Araújo Pinho, elaborou o seu programa do governo prevendo mais administração e menos política. Porém, logo no início, enfrentou séria crise financeira, sendo obrigado a fazer empréstimo externo com o Crédit Mobilier Français, em Paris, garantindo esse empréstimo com o imposto de exportação que incidia sobre o cacau, o café e o fumo. Conseguiu normalizar a situação do Tesouro, pagando todos os compromissos, inclusive os salários atrasados do funcionalismo.
Ao estabelecer o equilíbrio orçamentário, incrementou as fontes produtoras do comércio e da lavoura. Adquiriu novos vapores para a Companhia de Navegação Baiana, inaugurou o dique flutuante, realizou o contrato de arrendamento da Empresa de Viação do São Francisco, inaugurou o serviço de navegação do Rio Pardo, deu prosseguimento às obras do Cais do Porto de Salvador; construiu o edifício do Instituto de Bacteriologia, atual Oswaldo Cruz, um pavilhão para o Ginásio da Bahia, outro para o Asilo João de Deus. Criou o gabinete de identificação do Estado, estimulou e amparou o ensino agrícola e cuidou da conservação da via férrea. O seu governo inovador mandou construir nos Estados Unidos da América do Norte um bonde-ambulância inaugurando na Bahia o primeiro deste tipo existente no Brasil. Dentre outras obras, reformou o Palácio das Mercês, transformando-o em residência oficial do governador.
A BAHIANA TEVE DIVERSOS GALPÕES, ALGUNS CONTINUAM ERGUIDOS, PIER DE ATRACAÇÃO E OFICINAS NAVAIS COMPLETAS. ALGUNS NAVIOS ERAM DOCADOS NA PRÓPRIA AREIA, ASSENTAVAM NA MARÉ BAIXA. UM FATO, DENTRE OUTROS, QUE DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DA BAHIA EM RELAÇÃO AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICA DA ÉPOCA, SEU RECÔNCAVO, SUA CAPITAL SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, FOI O USO DO VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELA BAHIANA,
NÃO DEVEMOS ESQUECER A REPRESENTATIVIDADE DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COM SUAS DIMENSÕES E GEOMETRIA NASCIDAS NA TÁBUA DO GRAMINHO, DOMINARAM OS MARES DA BAHIA E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS. FALAVAM OS ANTIGOS QUE, ONDE HOUVESSE UMA SOMBRA DE ÁRVORE E UMA PRAIA EXISTIA UM SAVEIRO SENDO CONSTRUÍDO. ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA, CONSTRUIA NAVIOS DE BATALHA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS, FOI O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL NESTE TEMPO.
A ENSEADA DOS TAINHEIROS NO PASSADO ERA OCUPADA POR DIVERSOS ESTALEIROS DE PEQUENO PORTE. A MESMA ANTES DOS ATERROS IRRESPONSÁVEIS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES, TINHA SEU ESPELHO D'ÁGUA ALCANÇANDO O BAIRRO DA CALÇADA. NOS DIAS ATUAIS ALGUNS AINDA RESISTEM, REFORMANDO E CONSTRUINDO EMBARCAÇÕES DE MADEIRAS, SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.
EM TEMPOS NÃO TÃO DISTANTES, SE INSTALOU O ESTALEIRO COREMA, HOJE LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU. O ESTALEIRO BONFIM, TAMBÉM NA RIBEIRA, CONSTRUIU PEQUENAS EMBARCAÇÕES DE APOIO PARA ATENDER A PETROBRAS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
REBOCADORES EM CONSTRUÇÃO - ESTALEIRO COREMA
NA RIBEIRA UMA INOVAÇÃO FOI O HIDROAEROPORTO, CUJA OPERAÇÃO REMONTA A 1932, PARA ATENDER A DEMANDA DE HIDROAVIÕES. A EDIFICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIAS ATUAIS EM ESTADO DE ABANDONO.
Antigos frequentadores relatam que as instalações eram bastante luxuosas, com saguão, espaço de bagagens, guichés reservados para as empresas aéreas, restaurante-bar, enfim toda a infraestrutura para atender com conforto os passageiros, tripulantes, funcionários e comunidade em geral. A ponte de atracação tem um inusitado formato em Y.
ara se iluminar o lugar à noite onde as aeronaves desceriam, se formava uma fileira de canoas com tochas bem acesas. Note-se que sendo um lugar, em cujo perimetro estavam veranistas, banhistas, velejadores, catraieirosetc., acionavam-se sirenes alertando da aproximação dos aviões.
Sua decadência ocorreu no período de 1943, em razão da grande ampliação do aeroporto de Salvador, sendo, portanto, desativado por falta de utilização. Seu espaço foi ocupado por um tempo pela sede da Associação dos Radioamadores (LABRE), e em seguida, pelo Clube dos Sargentos da Marinha e sucedido por outros usos, a exemplo da ocupação atual por uma loja de equipamentos naúticos.
HIDROAEROPORTO DA RIBEIRA - PROVAVELMENTE ENTRE 1940 OU 1930
ESCREVENDO SOBRE ESTES FATOS LIGADOS A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ME EMOCIONO PELO DESPREZO QUE UM POVO IGNORANTE, COM RARAS EXECEÇÕES, PRATICAMENTE NADA CONSERVOU SOBRE ESTE PASSADO RICO, EDIFICADO POR HONRADOS HOMENS, CAPITÃES, MESTRES E MARUJOS QUE, POR AQUI NAVEGARAM, AO MENOS, OS ROMANCES DO GRANDE ESCRITOR JORGE AMADO, MAR MORTO, CAPITÃES DE AREIA E OS VELHOS MARINHEIROS, PERPETUAM ESSAS JORNADAS.
O CENÁRIO LOCACIONAL EVOLUI, SE TRANSFORMA, ACRESCENTA NOVAS PRIORIDADES, ASSIM NÃO CABERIA NOS DIAS DE HOJE, INDÚSTRIAS CONVIVENDO COM HABITAÇÕES NA PENÍNSULA ITAPAGIPANA, MAS, RESSALTAMOS QUE AS VOCAÇÕES NÁUTICAS DESTE LOCAL PODEM SER POTENCIALIZADAS, COM INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS VOLTADOS A EMBARCAÇÕES DE LAZER, MARINAS, RESTAURANTES, CLUBES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS. E ATÉ DESATERRAR ÁREAS DA MASSARANDUBA E LOBATO RECONSTITUINDO MANGUEZAIS.
SUJEIRA TRAZIDA PELO CANAL DE BATE ESTACA
A EXCRECÊNCIA CHAMADA CANAL BATE ESTACA, DESPEJANDO ESGOTO IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DO URUGUAI, DEVE SER RESOLVIDO COM URGÊNCIA, A PRÓPRIA POPULAÇÃO TEM O DEVER DE SER ENFÁTICA QUANTO A EXIGIR DAS AUTORIDADES TOMADAS DE PROVIDÊNCIA. PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ATENDER ESTA ÁREA, O QUE DEVE SER PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL.
O PIONERISMO DA BAHIA QUANTO A SEU PARQUE INDUSTRIAL DESDE O SÉCULO XIX, CITANDO AS INDÚSTRIAS SÃO BRÁS E LUIZ TARQUÍNIO, ESTA ÚLTIMA COM AVANÇOS SOCIAIS NO TRATAR DOS SEUS OPERÁRIOS TEM UM CONTRAPONTO NEGATIVO COM A BAHIA DE HOJE, QUE SE DESINDUSTRIALIZA A OLHOS VISTOS. DE UM PASSADO GLORIOSO SE TORNOU UM MARASMO ECONÔMICO COM CLARAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA POPULAÇÃO,
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Muito interessante ter esses dados reunindo-se um comentário. Já tentei coletar dados sobre o Empório Industrial do Norte, onde meu pai dedicou sua vida e medicina para cuidar dos trabalhadores de lá. Dr Alfredo Rizzo, grande médico, sensível, humanista e cumpridor do seu compromisso.
ResponderExcluirBoa noite!! Parabéns pela atuação de seu Pai na medicina!
ExcluirMuito bom o seu trabalho! cultura nunca é demais e sempre liberta!
ResponderExcluirObrigado amigo, pelas palavras de incentivo!
ExcluirBoa tarde Srs, parabens pelo conteudo muito rico em informaçoes
ResponderExcluirMuito obrigado!!
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