BOA NOTÍCIA, HOJE DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2011, O NAVIO "ZHEN HUA", JÁ SE ENCONTRA FUNDEADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" COM OS NOVOS PORTÊINERES E DEMAIS EQUIPAMENTOS PARA O TECON DO PORTO DE SALVADOR, VINDOS DA CHINA, VIAGEM LONGA.
ZHEN HUA FUNDEADO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
ZHEN HUA FUNDEADO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
O ADITIVO AO CONTRATO DO TECON FOI UM PASSO IMPORTANTE PARA A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, INDUZINDO MAIOR COMPETITIVIDADE A NOSSA ECONOMIA, APESAR DO TEMPO PERDIDO EM RELAÇÃO AOS COMPLEXOS DE "SUAPE" E "PECÉM", LOCALIZADOS EM PERNAMBUCO E CEARÁ RESPECTIVAMENTE, QUE TIVERAM MAIOR COMPETÊNCIA EM ANGARIAR E TRAZER RECURSOS FEDERAIS PARA SEUS EMPREENDIMENTOS..
ESSE ADITIVO DEVERIA TER OCORRIDO HÁ PELO MENOS 6 ANOS , PERDEMOS MUITO TEMPO, MAS COMO DIZ O DITADO POPULAR "ANTES TARDE DO QUE NUNCA", NA VERDADE HOJE DEVERÍAMOS ESTAR COM O PROJETO DA "PONTA NORTE" EM FINAL DE EXECUÇÃO, COM NOVA CONCESSÃO DEFINIDA E EQUIPAMENTOS ENCOMENDADOS, EM SUMA ESTARÍAMOS CONTANDO COM 4 BERÇOS PARA OPERAR CONTÊINERES.
JÁ DITO EM ESCRITOS ANTERIORES, A PRIORIDADE ESTRATÉGICA PARA A BAHIA É A "PONTA NORTE" DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO PORTO "ARATU", COM CONSTRUÇÃO DE NOVOS BERÇOS PARA SÓLIDOS E LÍQUIDOS, NUM FUTURO DE MÉDIO PRAZO CONTEMPLAR ESSA UNIDADE COM A CONSTRUÇÃO DE UM CAIS LINEAR EM DIREÇÃO AO NORTE, PARA VIR A SER O NOSSO PRÓXIMO "TECON", ALÉM DE OPERAR CARGAS SOLTAS E VEÍCULOS.
ESSAS SÃO AS PRIORIDADES PARA O MOMENTO, DEVEMOS QUALIFICAR O USO DOS RECURSOS PÚBLICOS DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DE FAZER TUDO O QUE SE QUER, O PORTO SUL É IMPORTANTE, FERROVIA OESTE- LESTE E PONTE SALVADOR ITAPARICA IDEM, ACONTECERÃO NUM FUTURO, É IMPORTANTE PARA A BAHIA, MAS NESSE MOMENTO TEMOS QUE APRIMORAR O COMPLEXO PORTUÁRIO EXISTENTE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E APROVEITAR SUAS POTENCIALIDADES NATURAIS E CONJUNTURAIS.
GOSTARIA DE SABER, COMO ANDA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE E OUTRAS OBRAS NECESSÁRIAS A CONSECUÇÃO DA PONTA NORTE, OUVI SOBRE ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS, MAS NADA SOBRE ESSA OBRA.
AS FOTOS DO NAVIO, A SEGUIR, NÃO SÃO DO MESMO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, APENAS PARA DAR IDÉIA DO SISTEMA EMPREGADO. EM BREVE MOSTRAREMOS O NAVIO E O DESEMBARQUE DA CARGA NO PORTO DE SALVADOR . É INTERESSANTE NOTAR COMO TODO O CONJUNTO SE EQUILIBRA HARMONICAMENTE, MESMO DIANTE DE UMA TRAVESSIA TÃO LONGA, PASSANDO POR ÁREAS DE NAVEGAÇÃO ONDE O MAR GROSSO É COMUM, A EXEMPLO DO CABO DA BOA ESPERANÇA, APESAR DE NÃO TER CERTEZA SE O MESMO POSSA TER VINDO PELO CANAL DE SUEZ, ACREDITO QUE NAVEGOU PELO SUL DA ÁFRICA.
JOSEMAR
Meu caro Josemar
ResponderExcluirParabéns, pelo canal de comunicação, agora ampliado ao infinito pelas possibilidades da rede mundial. Quero saber se são três ou cinco os equipamentos portêineres. Vi ´em matéria de TV, que o navio chinês traz cinco.
Abração
Nilton