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quarta-feira, 22 de junho de 2011

PORTOS BAIANO, O INÍCIO DE NOVA ERA

CAROS SENHORES

NO RASTRO DAS BOAS NOTÍCIAS PARA O SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA, AS QUAIS, CITO, O ADITIVO DO CONTRATO DO TECON,QUE LEVARÁ A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO TERMINAL; A LINHA MARÍTIMA DE NAVIOS FULL CONTÊINER LIGANDO O PORTO DE SALVADOR AO PACÍFICO; A DRAGAGEM DA BACIA DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR E ARATU E A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL COTEGIPE. PORÉM, OUTROS FATOS, QUE CONSIDERO RELEVANTES, PODERIAM SER DIVULGADOS PELOS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, FALO DA OPERAÇÃO DE ALGUMAS CARGAS QUE ALGUM TEMPO ESTAVAM AUSENTES NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, REFIRO-ME  A FIO MÁQUINA E O MALTE.

FIO MÁQUINA, OS EMBARQUES RETORNARAM DESDE O ANO PASSADO, DEPOIS DE UNS DOIS ANOS SEM APARECEREM NAS ESTATÍSTICAS DA CODEBA, TIVE RECEIO QUE ESSA AUSÊNCIA FOSSE UM SINAL QUE A GERDAU ESTARIA EM DIFICULDADES OU PRETENDIA SE MUDAR DA BAHIA, QUEM SABE PARA PERNAMBUCO. O QUE JÁ ACONTECEU COM PLANTAS DA DOW QUÍMICA E DA ANTIGA ALCAN ( NOVELIS ) QUE CERRARAM SUAS PORTAS. ESSE PRESSENTIMENTO SE ACENTUOU PORQUE OS DESEMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PARA EMPRESA NÃO ESTÃO OCORRENDO  EM ARATU OU EM SEU TERMINAL  PRÓPRIO, OU SEJA  NÃO RECEBENDO MATÉRIA PRIMA E NEM EXPORTANDO PRODUTO ACABADO, PODERIA SER SINAIS DE DIFICULDADES, A NÃO SER QUE O MINÉRIO ESTIVESSE VINDO POR TERRA  E A PRODUÇÃO ESTIVESSE DIRECIONADA PARA O MERCADO INTERNO.

 NÃO SEI O QUE VEM OCORRENDO, O IMPORTANTE É QUE ALGUMAS PEQUENAS PARTIDAS DE FIO MÁQUINA  FORAM OPERADAS EM SALVADOR PELO NAVIO “ SENECA MAIDEM “ 4.100 TONS ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE MAIO E O “ SIBONEY BELLE “ COM 4.100 TONS E PREVISÃO DE CHEGADA PARA O DIA 14/06.

EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES DE MALTE SE NÃO ME ENGANO HOUVE UM DESEMBARQUE NO INÍCIO DO ANO, E UM OUTRO PELO NAVIO “ VOGE EVA “ ENTRE OS DIAS 23 E  29/05 DE 7.000 TONS, MAIS UM PREVISTO PELO NAVIO “ TRUDY “, QUE INCLUSIVE JÁ SE ENCONTRA AO LARGO, DE 6.500 TONS. A BAHIA É O PRINCIPAL MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJAS DO NORTE E NORDESTE,  NÃO JUSTIFICANDO QUE ESTAS CERVEJARIAS SE ABASTEÇAM DE MALTE DESEMBARCADO EM RECIFE OU VITÓRIA, GERANDO RENDA, IMPOSTOS E SERVIÇOS PARA ESSES ESTADOS, QUE OS DESEMBARQUES CONTINUEM DE FORMA  CONSTANTE E CRESCENTE.

SENHORES, PERNAMBUCO HOJE É UM CONCORRENTE DA BAHIA EM TERMOS DE BUSCAS POR RECURSOS FEDERAIS E CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA ESPÉCIE PARA AMPLIAR SUAS BASES PRODUTIVAS, GERANDO DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO PARA SEU POVO, ADMIRO SEU GOVERNADOR QUE DE SEU GABINETE, SEM PRECISAR SE DESLOCAR PARA VIAGENS DE NEGÓCIO AO EXTERIOR, ADMINISTRA, COM COMANDO, OS DESTINOS DE SEU ESTADO.

NO QUE DIZ RESPEITO AO MALTE A BAHIA DEVERIA AGIR DE FORMA AGRESSIVA, TAXANDO COM SOBRECARGA TRIBUTÁRIA QUANDO O MESMO FOSSE DESCARREGADO EM OUTROS PORTOS, QUE NÃO OS PORTOS BAIANOS, COM DESTINO ÀS CERVEJARIAS  LOCAIS, E BONIFICANDO AS IMPORTAÇÕES POR AQUI REALIZADAS, O MESMO  TERIA QUE SER FEITO COM CAFÉ, PRODUZIDO NA BAHIA, E EXPORTADO POR VITÓRIA, SANTOS, E ATÉ PARANAGUÁ. IDEM PARA GRANITO QUE EM GRANDE PARTE SAI PELO PORTO DE VITÓRIA.

A CODEBA FAZ SUA PARTE, MAS O GOVERNO DA BAHIA, TEM QUE ATUAR HARMONICAMENTE COM A AUTORIDADE PORTUÁRIA PLEITEIANDO A BUSCA DE NOVAS OPERAÇÕES PARA NOSSO PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS PRIVATIVOS, VEJO COMO UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO ALTAMENTE FAVORÁVEL A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU E MALHADO, MAS ISSO SERÁ ASSUNTO PARA OUTRO ESCRITO.

SENHORES, A BAHIA CONQUISTOU SUA  BASE INDUSTRIAL, COM COMPETÊNCIA E SAGACIDADE POLÍTICA, UTILIZANDO DOS MECANISMOS FISCAIS DE FORMA EFICIENTE, FOI ASSIM, COM O COPEC, FORD, CARAÍBAS, PÓLO PNEUMÁTICO, DENTRE OUTROS, NÃO GOSTARIA QUE TODAS ESSAS VITÓRIAS FOSSEM PARA O RALO DA TORPEZA, OMISSÃO E INEFICIÊNCIA.


ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR SOUZA SANTOS

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