Loading...
Loading...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

COPEC - 33 ANOS - PARTE 5

PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


O SETOR PETROQUÍMICO CARREGA O ESTIGMA DE ESTAR ASSOCIADO A PROCESSOS OPERACIONAIS AGRESSIVOS AO MEIO AMBIENTE, O QUE NATURALMENTE IMPELE ESSAS INDÚSTRIAS A TOMAREM ATITUDES COMPENSATÓRIAS ÀS COMUNIDADES DO SEU ENTORNO. NÃO FOI DIFERENTE EM RELAÇÃO AO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI QUE DESDE O INÍCIO DE SUAS ATIVIDADES VÊM PRATICANDO POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O GRANDE SÍMBOLO DO MANEJO ECOLÓGICO DESSE COMPLEXO, SE TRADUZ PELA CRIAÇÃO DA CETREL EM 1978, COM UM CONCEITO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, INOVADOR PARA ÉPOCA, ONDE TODAS UNIDADES SÃO INTERLIGADAS ATRAVÉS DE DUTOS.COM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS.

A EMPRESA INICIOU SUAS OPERAÇÕES NO FORMATO ESTATAL E HOJE, APÓS  PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO EM 1991, SEU CAPITAL ESTÁ DIVIDIDO EM 75% COM AS UNIDADES DO PÓLO DE CAMAÇARI E 25% COM O GOVERNO DO ESTADO.

A CETREL VEM PRATICANDO DIVERSAS AÇÕES NO CAMPO SÓCIO - AMBIENTAL, COMPLEMENTANDO SUAS ATIVIDADES FINS. A PROPAGAÇÃO DE CONCEITOS DE DESENVOLVIMENTO  SUSTENTADO NAS COMUNIDADES ADJACENTES A EXEMPLO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRESERVAÇÃO DE FAUNA E MANUTENÇÃO DE RESERVA ECOLÓGICA IDENTIFICAM A PREOCUPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM O BEM ESTAR SOCIAL NO SEU CONTEXTO.

O COFIC - COMITÊ DE FOMENTO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI - UMA ASSOCIAÇÃO REPRESENTATIVA DAS EMPRESAS QUE COMPÕE ESSE COMPLEXO INDUSTRIAL, ESTÁ À FRENTE OU COORDENANDO  DIVERSAS AÇÕES NO CAMPO DE SEGURANÇA INDUSTRIAL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE. A RECUPERAÇÃO DO ANEL FLORESTAL, QUE CONTORNA AS DELIMITAÇÕES DA ÁREA DO PÓLO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES DESSAS AÇÕES. ESSE CONTORNO DE ÁRVORES, BASICAMENTE CONSTITUÍDO DE CONÍFERAS, TEM COMO FUNÇÃO PRINCIPAL CRIAR A IMAGEM  DE UMA FRONTEIRA IMPEDITIVA AO AVANÇO URBANO AOS LIMITES DO PÓLO.

É INTERESSANTE FRISAR O INVESTIMENTO SOCIAL, REALIZADO PELA FORD NORDESTE, PRIMEIRA MONTADORA DE VEÍCULOS A SE INSTALAR FORA DO EIXO SUL - SUDESTE, EM SUA UNIDADE INSTALADA EM CAMAÇARI, PROJETADA DENTRO DO MAIS RIGOROSOS PADRÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, POSSUINDO CERTIFICADO ISO 14001 DE GESTÃO AMBIENTAL.

A FORD REALIZA DIVERSAS AÇÕES VISANDO MITIGAR O IMPACTO AO MEIO - AMBIENTE A EXEMPLO DE: TRATAMENTO DE EFLUENTES ATRAVÉS DE SOLOS FILTRANTES - WETLANDS - ONDE OS DEJETOS SANITÁRIOS SÃO TRATADOS  E APÓS, UTILIZADOS EM IRRIGAÇÃO DA ÁREA VERDE DA FÁBRICA.

PROGRAMAS AMBIENTAIS  PARA MINIMIZAÇÃO DO DESPERDÍCIO, REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS, ATIVIDADES COM FUNCIONÁRIOS NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA E MEIO AMBIENTE, REFLORESTAMENTOS COM ÁRVORES NATIVAS NO CONTORNO DO COMPLEXO E, PARALELAMENTE ESTABELECE UM RELACIONAMENTO DURADOURO COM AS COMUNIDADES DE SEU ENTORNO.

A POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA FORD, CONFORME SUA ASSESSORIA DE IMPRENSA, CONTEMPLA O OBJETIVO DE NÃO APENAS ESTABELECER SOLUÇÕES AMBIENTAIS INOVADORAS PARA POSICIONAR A EMPRESA COMO UMA LÍDER DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, MAS TAMBÉM, CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO PLANETA.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário