quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALERTA - FERRY BOAT

CAROS SENHORES


A IMPRENSA A TODO MOMENTO VEICULA NOTICIÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO PRECÁRIA  QUE SE ENCONTRA O SISTEMA FERRY BOAT NA TRAVESSIA SÃO JOAQUIM /  BOM DESPACHO.  ONDE A FISCALIZAÇÃO NÃO RESPONSABILIZA, O FISCALIZADO CORRE SOLTO.

MAS, NÃO É POR ISSO, QUE ESCREVO NESTE MOMENTO E NEM POR PROCESSOS ONDE OS QUALIFICADOS FORAM A TWB E AGERBA E  SEGUNDO NOTICIÁRIOS ,SIMPLESMENTE SUMIRAM, MAS ESTE FATO O MINISTÉRIO PÚBLICO BAIANO JÁ ENTROU COM REPRESENTAÇÃO PERANTE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA PARA  APURAR AS DEVIDAS RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS. O QUE ME PREOCUPA NESTE MOMENTO É A SEGURANÇA DOS QUE PRECISAM  UTILIZAR ESSE SISTEMA.

 COTIDIANAMENTE,  TOMAMOS CONHECIMENTO NA MÍDIA,  SOBRE  EMBARCAÇÕES -  AS POUCAS QUE SE ENCONTRAM OPERATIVAS -,  A DERIVA E  BARBEIRAGEM NAS OPERAÇÕES DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO. 

SENHORES, TODOS ESSES FATOS  ESTÃO OCORRENDO COM MAIOR FREQUÊNCIA DA PRIMAVERA PASSADA PARA CÁ. PERÍODO ONDE AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO  AMENAS, MAS MESMO ASSIM ,AQUELES QUE JÁ PASSARAM POR UMA SITUAÇÃO DESSA, CONHECEM OS MOMENTOS DE PÂNICO A BORDO, AGORA IMAGINEM : ESTAMOS AS PORTAS DO INVERNO ONDE A FREQUÊNCIA DE FRENTES FRIAS QUE ATINGEM O LITORAL BAIANO SÃO MAIS PROVÁVEIS, E OS QUE NAVEGAM NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SABEM QUE, COM AS FRENTES VEM OS VENTOS DE QUADRANTES SUL E SUDESTE, PROVOCANDO ACENTUADA AGITAÇÃO MARÍTIMA NO INTERIOR DA BTS. É NECESSÁRIO  FALAR MAIS ALGUMA COISA?

CALCULE  AS CENAS DE TERROR A BORDO DO FERRY BOAT, ENFRENTANDO ONDAS DE TRAVÉS, À DERIVA, COM RISCO REAL DE NAUFRÁGIO OU ABALROAMENTO COM OUTRAS EMBARCAÇÕES NOS DIVERSOS FUNDEADOUROS DA BTS, DEUS SABE O QUE PODERÁ OCORRER ATÉ O PEDIDO DE SOCORRO SER ATENDIDO, SE O CENÁRIO FOR A NOITE E COM CERRAÇÃO, PROVOCADA POR CHUVAS INTENSAS, O DRAMA SE POTENCIALIZA. 

TODOS OS NAVEGANTES SABEM O QUANTO É IMPORTANTE A MANUTENÇÃO DA  EMBARCAÇÃO, DO JEITO QUE OS FERRY ESTÃO , É PROVÁVEL QUE ATÉ SUAS CHAPAS DE AÇO OU SOLDAS DE ALUMÍNIO ESTEJAM  COMPROMETIDAS, E O CHOQUE DE VAGAS MAIORES CONTRA O CASCO  PODERÁ PROVOCAR DANOS QUE PERMITAM O NAVIO FAZER ÁGUA.  O CENÁRIO DELINEIA UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, E SE OCORRER, OS MAIORES CULPADOS SERÃO O ÓRGÃO QUE DEVERIA FISCALIZAR AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE DE QUALQUER EMBARCAÇÃO E O QUE DEVERIA FISCALIZAR O TRNSPORTE HIDROVIÁRIO NA BTS.

A TWB, TERÁ DE SER RESPONSABILIZADA, NÃO SOU JUIZ, POIS SE FOSSE IMPUTARIA A CULPABILIDADE MAIOR AOS DOIS PRIMEIROS, POIS A TWB  PRESTA UM SERVIÇO DE MÁ QUALIDADE,  POR ENCONTRAR CAMPO PARA ISSO. O ENGRAÇADO, É QUE VÃO CONTRATAR AQUELAS FAMOSAS "AUDITORIAS E CONSULTORIAS" INDEPENDENTES PARA VERIFICAR O ÓBVIO,OLHEM O PRAZO, 7 MESES, NESSE  ÍNTERIM O INVERNO JÁ SE FOI E DEUS SABE O QUE PODERÁ TER ACONTECIDO.

SE VOCES VERIFICAREM NO  GOOGLE EARTH ,  A ENTRADA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SUA BARRA VOLTADA PARA SUL, COM ISSO OS VENTOS DESSE QUADRANTE  TRAZEM VAGALHÕES DIRETAMENTE PARA O INTERIOR DA BTS, POTECIALIZANDO A ALTURA DAS ONDAS, POIS VINDO DO OCEANO ABERTO AO ENTRAR NA BTS A BARRA SE APRESENTA COMO UM GARGALHO .  AS ONDAS  PROVOCADAS POR VENTO DE SUDESTE  DERIVA PARA A COSTA DE SALVADOR, AS DO SUL NÃO VEM CONTUDO, O CAMINHO É ABERTO. FICA O ALERTA.

ATÉ MAIS 


JOSEMAR SOUZA SANTOS

PORTOS BAIANO, O INÍCIO DE NOVA ERA

CAROS SENHORES

NO RASTRO DAS BOAS NOTÍCIAS PARA O SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA, AS QUAIS, CITO, O ADITIVO DO CONTRATO DO TECON,QUE LEVARÁ A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO TERMINAL; A LINHA MARÍTIMA DE NAVIOS FULL CONTÊINER LIGANDO O PORTO DE SALVADOR AO PACÍFICO; A DRAGAGEM DA BACIA DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR E ARATU E A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL COTEGIPE. PORÉM, OUTROS FATOS, QUE CONSIDERO RELEVANTES, PODERIAM SER DIVULGADOS PELOS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, FALO DA OPERAÇÃO DE ALGUMAS CARGAS QUE ALGUM TEMPO ESTAVAM AUSENTES NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, REFIRO-ME  A FIO MÁQUINA E O MALTE.

FIO MÁQUINA, OS EMBARQUES RETORNARAM DESDE O ANO PASSADO, DEPOIS DE UNS DOIS ANOS SEM APARECEREM NAS ESTATÍSTICAS DA CODEBA, TIVE RECEIO QUE ESSA AUSÊNCIA FOSSE UM SINAL QUE A GERDAU ESTARIA EM DIFICULDADES OU PRETENDIA SE MUDAR DA BAHIA, QUEM SABE PARA PERNAMBUCO. O QUE JÁ ACONTECEU COM PLANTAS DA DOW QUÍMICA E DA ANTIGA ALCAN ( NOVELIS ) QUE CERRARAM SUAS PORTAS. ESSE PRESSENTIMENTO SE ACENTUOU PORQUE OS DESEMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PARA EMPRESA NÃO ESTÃO OCORRENDO  EM ARATU OU EM SEU TERMINAL  PRÓPRIO, OU SEJA  NÃO RECEBENDO MATÉRIA PRIMA E NEM EXPORTANDO PRODUTO ACABADO, PODERIA SER SINAIS DE DIFICULDADES, A NÃO SER QUE O MINÉRIO ESTIVESSE VINDO POR TERRA  E A PRODUÇÃO ESTIVESSE DIRECIONADA PARA O MERCADO INTERNO.

 NÃO SEI O QUE VEM OCORRENDO, O IMPORTANTE É QUE ALGUMAS PEQUENAS PARTIDAS DE FIO MÁQUINA  FORAM OPERADAS EM SALVADOR PELO NAVIO “ SENECA MAIDEM “ 4.100 TONS ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE MAIO E O “ SIBONEY BELLE “ COM 4.100 TONS E PREVISÃO DE CHEGADA PARA O DIA 14/06.

EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES DE MALTE SE NÃO ME ENGANO HOUVE UM DESEMBARQUE NO INÍCIO DO ANO, E UM OUTRO PELO NAVIO “ VOGE EVA “ ENTRE OS DIAS 23 E  29/05 DE 7.000 TONS, MAIS UM PREVISTO PELO NAVIO “ TRUDY “, QUE INCLUSIVE JÁ SE ENCONTRA AO LARGO, DE 6.500 TONS. A BAHIA É O PRINCIPAL MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJAS DO NORTE E NORDESTE,  NÃO JUSTIFICANDO QUE ESTAS CERVEJARIAS SE ABASTEÇAM DE MALTE DESEMBARCADO EM RECIFE OU VITÓRIA, GERANDO RENDA, IMPOSTOS E SERVIÇOS PARA ESSES ESTADOS, QUE OS DESEMBARQUES CONTINUEM DE FORMA  CONSTANTE E CRESCENTE.

SENHORES, PERNAMBUCO HOJE É UM CONCORRENTE DA BAHIA EM TERMOS DE BUSCAS POR RECURSOS FEDERAIS E CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA ESPÉCIE PARA AMPLIAR SUAS BASES PRODUTIVAS, GERANDO DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO PARA SEU POVO, ADMIRO SEU GOVERNADOR QUE DE SEU GABINETE, SEM PRECISAR SE DESLOCAR PARA VIAGENS DE NEGÓCIO AO EXTERIOR, ADMINISTRA, COM COMANDO, OS DESTINOS DE SEU ESTADO.

NO QUE DIZ RESPEITO AO MALTE A BAHIA DEVERIA AGIR DE FORMA AGRESSIVA, TAXANDO COM SOBRECARGA TRIBUTÁRIA QUANDO O MESMO FOSSE DESCARREGADO EM OUTROS PORTOS, QUE NÃO OS PORTOS BAIANOS, COM DESTINO ÀS CERVEJARIAS  LOCAIS, E BONIFICANDO AS IMPORTAÇÕES POR AQUI REALIZADAS, O MESMO  TERIA QUE SER FEITO COM CAFÉ, PRODUZIDO NA BAHIA, E EXPORTADO POR VITÓRIA, SANTOS, E ATÉ PARANAGUÁ. IDEM PARA GRANITO QUE EM GRANDE PARTE SAI PELO PORTO DE VITÓRIA.

A CODEBA FAZ SUA PARTE, MAS O GOVERNO DA BAHIA, TEM QUE ATUAR HARMONICAMENTE COM A AUTORIDADE PORTUÁRIA PLEITEIANDO A BUSCA DE NOVAS OPERAÇÕES PARA NOSSO PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS PRIVATIVOS, VEJO COMO UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO ALTAMENTE FAVORÁVEL A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU E MALHADO, MAS ISSO SERÁ ASSUNTO PARA OUTRO ESCRITO.

SENHORES, A BAHIA CONQUISTOU SUA  BASE INDUSTRIAL, COM COMPETÊNCIA E SAGACIDADE POLÍTICA, UTILIZANDO DOS MECANISMOS FISCAIS DE FORMA EFICIENTE, FOI ASSIM, COM O COPEC, FORD, CARAÍBAS, PÓLO PNEUMÁTICO, DENTRE OUTROS, NÃO GOSTARIA QUE TODAS ESSAS VITÓRIAS FOSSEM PARA O RALO DA TORPEZA, OMISSÃO E INEFICIÊNCIA.


ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR SOUZA SANTOS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ECONOMIA BAIANA - NA CORDA BAMBA

CIDADE DE SÃO SALVADOR  DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 16/05/2011



CAROS SENHORES


A REPORTAGEM APENAS RATIFICA A DESPROPORCIONALIDADE ENTRE OS RECURSOS FEDERAIS APLICADOS NA BAHIA EM RELAÇÃO À OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, ESPECIALMENTE O ESTADO DE PERNAMBUCO. É BOM FRISAR QUE À FRENTE DO GOVERNO BAIANO ESTÁ UM PARTIDO QUE É O MESMO QUE COMANDA O BRASIL. ESTA SITUAÇÃO SE ARRASTA HÁ MAIS DE UMA GESTÃO, ENQUANTO EM PERNANAMBUCO O PARTIDO POLÍTICO É OUTRO E O GOVERNADOR NÃO ERA AMIGO HISTÓRICO DO EX PRESIDENTE LUIS IGNÁCIO.

O ENIGMA SE APRESENTA QUANDO SE CONTABILIZA A SOMA E A QUALIDADE DOS RECURSOS PÚBLICOS APLICADOS NO COMPLEXO PORTUÁRIO E INDUSTRIAL DE SUAPE EM RELAÇÃO AO QUE SE INVESTE NOS PORTOS PÚBLICOS BAIANOS, NO COMPLEXO DE CAMAÇARI, NO METRÔ TUPINIQUIM, ETC. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA CAIU 9% NESTE TRIMESTRE QUANDO COMPARAMOS AO MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR, PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO SUL TIVERAM CRESCIMENTOS. ÍSSO É APENAS A PONTA DO ICEBERG QUE DELINEIA O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO E POLÍTICO DA BAHIA.

EM CERTO MOMENTO DA HISTÓRIA, UM AUXILIAR DO GENERAL GOLBERY DO COUTO E SILVA, RELATOU AO MESMO QUE UM DOCUMENTO ASSINADO POR ELE ESTAVA INCORRETO E DESSE MODO  ERA LÓGICO EMITIR UM NOVO, O GENERAL DISSE, QUE NÃO ERA PRECISO POIS A MEMÓRIA DO BRASILEIRO NÃO PASSA DE 15 DIAS, SENHORES NÃO VAMOS, AQUI NA BAHIA VALER ESTA MÁXIMA, VAMOS HONRAR OS QUE DERRAMARAM SEU SANGUE HERÓICO NO “ 2 DE JULHO “.

 NÃO ESQUEÇAMOS O PASSADO E LEMBREM-SE QUE : A DOW QUÍMICA FECHOU DUAS UNIDADES EM SUA PLANTA INDUSTRIAL EM ARATU ; QUE FORAM PROMETIDOS 3 ESTALEIROS PARA A BAHIA, E ATÉ AGORA NÃO VI NENHUM, PERNAMBUCO TEM O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL E COM + DOIS DEFINIDOS PARA INSTALAREM EM SUAPE ; QUE O TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA, PROMETIDO EM GRANDE FESTA HÁ + DE 2 ANOS, HOJE SÓ EXISTE A PLACA; QUE PERDEMOS A FIAT PARA PENAMBUCO, O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA GM, PARA REGIÃO NORDESTE, PARA PERNAMBUCO, A PLANTA DE POLÍMERO VERDE DA BRASKEM PARA O RIO GRANDE DO SUL, IDEM PARA OS CDS DA SADIA E PERDIGÃO PARA PERNAMBUCO E ASSIM POR DIANTE;

A BAHIA É O PRINCIPAL EXPORTADOR DO NORDESTE, MAS PARA SE RESOLVER BUROCRACIA DE CÂMBIO, O EXPORTADOR TEM QUE IR PARA RECIFE; A BAHIA TEM O MAIOR  FLUXO TURÍSTICO DO NORDESTE, SEU AEROPORTO TEM UM MOVIMENTO DE PASSAGEIROS BEM SUPERIOR A RECIFE E TEMOS QUE TIRAR VISTO PARA TIO SAM EM TERRAS PERNAMBUCANAS, SITUAÇÃO VERGONHOSA; A FERROVIA TRANSNORDESTINA TERÁ RAMAL PARA PECÉM E SUAPE, MAS PARA ARATU NÃO, E OS POLÍTICOS DAQUI NADA FALAM, NADA BRADAM CONTRA ESTA SABOTAGEM DA ECONOMIA BAIANA, ISSO SIGNIFICA QUE AS RIQUEZAS DO OESTE DEVEM SER ESCOADAS POR PORTOS PERNAMBUCANOS E CEARENSES, PARA QUE NESSE MOMENTO PORTO SUL OU FERROVIA NOVA OU PONTE SALVADOR ITAPARICA, REFORME A FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR, IMPLEMENTEM  A HIDROVIA NO SÃO FRANCISCO, TRAGA UM RAMAL DA TRANSNORDESTINA PARA A BAÍA DE ARATU.

O QUE VEJO COMO EMBLEMÁTICO É  A IMPRENSA LOCAL NÃO DISCERNIR SOBRE O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO E POLÍTICO DO ESTADO, ANTES TÍNHAMOS POLÍTICOS BRIGANDO PELO ESTADO EM BRASÍLIA , TENTANDO ATRAIR VANTAGENS PARA O ESTADO. A IMPRESSÃO  É QUE, QUEREM DESMOBILIZAR TODAS AS CONQUISTAS QUE A BAHIA OBTEVE ATRAVÉS DE MUITA LUTA E CORAGEM, POIS ESSAS SÃO AS VIRTUDES DOS DESCENDENTES DO “ 2 DE JULHO “, COPEC, CARAÍBAS METAIS, FORD ETC.

PARA TERMINAR, NÃO ENTENDI QUAIS OS ELEMENTOS QUE O SENHOR CELESTINO TEM PARA COLOCAR EM DÚVIDAS A DRAGAGEM DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR, POR ISSO SE TORNA NECESSÁRIO UM NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CODEBA, POIS DINHEIRO PÚBLICO FOI APLICADO E O APROFUNDAMENTO DO CALADO DOS NOSSOS PORTOS É ESSENCIAL PARA O FUTURO DA CIVILIZAÇÃO BAIANA, ASSIM COMO OS POLÍTICOS QUE TENHAM A BAHIA COMO PRIORIDADE E SEJAM COMBATIVOS CONTRA OS INTERESSES SULISTAS E PERNAMBUCANOS.



A BAHIA, PARA OS BAIANOS






JOSEMAR SOUZA SANTOS
 

A Bahia e seus portos do atraso

Todos os Santos é uma das maiores e melhores baías abrigadas do mundo. Mesmo com essa extraordinária vantagem natural, o Estado da Bahia está condenado a não ter o desenvolvimento industrial que merece, com todas as vantagens que apresenta, além da sua privilegiada posição geográfica no Atlântico Sul. Praticamente, é um divisor do litoral brasileiro, o que facilitaria, teoricamente, a circulação do que poderia produzir, na direção Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, do PSB do Ceará, está em Salvador. Veio verificar o que acontece com os portos baianos, especialmente a Codeba e o porto de Aratu, dois entraves à industrialização do Estado. Além de conviver com a corrupção, ou assim parece, na medida em que o governo federal investiu em Aratu nada menos de R$200 milhões (houve licitação, sim) para aprofundar o berço de atracação, de modo que pudesse receber navios com 15 metros de calado. A obra foi feita e, como sempre, errada. O dinheiro se perdeu na lama do fundo do atracadouro, criando problemas para o Pólo Petroquímico baiano e a capacidade de o governo atrair indústrias e grandes projetos para aqui gerar empregos e riquezas.

Enquanto tal acontece, Pernambuco acelera o seu poder de atração, com o porto de Suape e o retro-porto, onde se constrói a refinaria Faria Lima, aliás, também marcada por denúncias de corrupção. Para variar. O calado de Aratu que custou R$200 milhões e não conseguiu, por erro e falta de fiscalização federal, chegar aos 15 metros pretendidos. Navios grandes lá não aportam. Deve ser (presumo) o paraíso das catraias e bom lugar para pescarias. Já a Codeba, com um orçamento (do ano passado) de R$37 milhões, por incompetência de gestão só conseguiu investir R$250 mil.

Sem Aratu e com a Codeba entravada pela incompetência, os portos da Bahia viraram anedota. Costuma-se dizer que eles só são melhores do que os de Minas Gerais. Que, como se sabe, só conhece o mar por ouvir falar ou por fotografia, outra anedota que persegue os laboriosos mineiros. O governador Jaques Wagner anda a espernear. Algumas vezes estrilou em Brasília, daí porque o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, se encontra hoje em Salvador. Se sua viagem terá conseqüência, é uma incógnita. Mas, se não tiver, a Bahia ficará sempre na retaguarda da política de atrair indústrias para se implantar no Estado. E o Pólo Petroquímico em desvantagem.

(Samuel Celestino)

domingo, 19 de junho de 2011

A FRAQUEZA E A CORAGEM OU A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

LEMBRO-ME DO FILME “ A SOMBRA E A ESCURIDÃO “ SOBRE DOIS LEÕES, DEVORADORES DE HOMENS, QUE ATORMENTAVAM OPERÁRIOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO NA ÍNDIA , APÓS DEVORAREM DIVERSOS TRABALHADORES, OS FELINOS FORAM MORTOS PELO CHEFE DO ACAMPAMENTO JUNTAMENTE COM UM CAÇADOR PROFISSIONAL CONTRATADO PARA AUXILIAR NA TAREFA. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE TODOS FUGIRAM DO LOCAL, DOMINADOS PELO MEDO, SÓ OS DOIS PERMANECERAM.

ESSE FILME, BASEADO EM FATO REAL, ENALTECE A CORAGEM, A ESTRATÉGIA, A INTELIGÊNCIA, VIRTUDES QUE FORAM OS FUNDAMENTOS DOS HERÓIS QUE LUTARAM PELA “CIVILIZAÇÃO BAIANA” COM DESFECHO EM 2 DE JULHO DE 1823, OS IDEAIS NACIONALISTAS DOS  BAIANOS PREVALECERAM, E, ESSAS VIRTUDES, CONTEMPORANEAMENTE FORAM TAMBÉM NORTE PARA CONQUISTAS ECONÔMICAS DA BAHIA. 


A LUTA PELA INSTALAÇÃO DO 2º PÓLO PETROQUÍMICO DO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, ONDE DISPUTÁVAMOS COM SÃO PAULO, QUE ALMEJAVA A DUPLICAÇÃO DA PETROQUÍMICA UNIÃO, MESMO A BAHIA SENDO POSSUIDORA DE VANTAGENS COMPARATIVAS COMO:  O PRIMEIRO PRODUTOR DE PETRÓLEO DO BRASIL, POIS A BACIA DE CAMPO NÃO ESTAVA OPERATIVA,TAMBÉM A NECESSIDADE ESTRATÉGICA DA DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS, LOCALIZADA NO SUDESTE, NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS NA ÉPOCA JUNTO A SOCIEDADE BAIANA ENFRENTARAM FORTE RESISTÊNCIA DOS SULISTAS, MAS VENCEMOS.

ASSIM FOI COM A CARAÍBAS METAIS, DENTRE OUTROS. O MAIS EMBLEMÁTICO ACONTECEU COM A FORD, QUE QUEBROU O FALSO PARADIGMA QUE A BAHIA NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA PRODUZIR BENS FINAIS COM ALTO VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO, VENCEMOS MAIS UMA VEZ E AGRADEÇO AS LIDERANÇAS DA ÉPOCA, OU DIGO MELHOR A LIDERANÇA POLÍTICA QUE ENFRENTOU TODOS OS ESTADOS SULISTAS QUE ERAM CONTRA A VINDA DESSA MONTADORA PARA A BAHIA. INICIALMENTE A FORD  ESTAVA PLANEJADA PARA SE INSTALAR NO RIO GRANDE DO SUL , MAS O GOVERNO DO SENHOR OLÍVIO DUTRA, DEIXOU ESSE INVESTIMENTO ESCAPAR  E OS GAÚCHOS NÃO PERDOARAM, E AI, O GOVERNO PETISTA PERDEU A ELEIÇÃO PELO EFEITO FORD.

ENQUANTO OS BAIANOS COMEMORARAM ESSA VITÓRIA. COMO DISSE ANTERIORMENTE, FOI SIGNIFICATIVA, LUTAMOS CONTRA TODOS OS ESTADOS SULISTAS, E PELA OMISSÃO DOS ESTADOS NORDESTINOS, ONDE ALGUNS FICARAM EM CIMA DO MURO E OUTROS A EXEMPLO DE PERNAMBUCO, TOMARAM ATITUDE CONTRA UM ESTADO DA MESMA REGIÃO, PERNAMBUCO PREFERIU FICAR AO LADO DOS SULISTAS, DIZ O DITADO QUE :  “ A PIOR CUNHA É A QUE SAI DA PRÓPRIA MADEIRA “ .

EM SUMA, NÃO QUERIAM A BAHIA COM UMA INDÚSTRIA INTENSIVA DE CAPITAL E TECNOLOGIA. MAS ESQUECERAM QUE AQUI NA BAHIA FICAVA, ATÉ O SÉCULO PASSADO  O MAIOR ARSENAL NAVAL DO HEMISFÉRIO SUL, QUE A PRIMEIRA EMBARCAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR COMO PROPULSÃO NO BRASIL, PERTENCIA A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA ( PORMENORES SOBRE ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO LOCALIZADOS EM MONOGRAFIA DE MINHA AUTORIA INTITULADA “ ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO “ PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA ) . 

A PRIMEIRA USINA HIDRÁULICA NO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NA ILHA DE ITAPARICA PELOS JESUÍTAS, QUE FOMOS O PRIMEIRO PRODUTOR DE CANA, CACAU, CAFÉ, TÍNHAMOS ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX O PORTO MAIS MOVIMENTADO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR. HOJE PERNAMBUCO QUE NÃO PRODUZ PETRÓLEO E GÁS, VAI TER UMA REFINARIA E UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA DO NADA, INCLUSIVE TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PORQUE QUEREM LEVAR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DO CAMPO DE MANATI PARA LÁ.

PERNAMBUCO QUE NÃO TEM NENHUMA TRADIÇÃO NAVAL, HOJE POSSUI O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ ASSEGUROU A VINDA DE MAIS DOIS, ENQUANTO A BAHIA  COM UM DIQUE SECO – BASE NAVAL DE ARATU- , EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, NÃO CONSEGUIU NADA, SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES;  TEMOS DE LONGE A MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE, DO MODO QUE A BAHIA VEM SENDO ADMINISTRADA, EM BREVE ESTAREMOS ATRÁS DO PIAUÍ, MAS QUEM RECEBE VERBAS FEDERAIS , DESPROPORCIONALMENTE MAIOR,  PARA PORTOS É SUAPE E PECEM, PRINCIPALMENTE O PRIMEIRO.

ENQUANTO A PONTA NORTE ESTÁ NA INTENÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E ARATU TEM A MESMA QUANTIDADE DE BERÇO QUE TINHA HÁ 20 ANOS, PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, GERDAU E DOW QUÍMICA SÃO TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS CONQUISTADOS PELA BAHIA EM ÉPOCA RECENTE QUE TÍNHAMOS FORÇA POLÍTICA E PRESTÍGIO EM BRASÍLIA.

ANTES A EMISSÃO DE VISTO PARA VIAGEM AO EXTERIOR ERA EFETUADA EM SALVADOR, QUE TEM O MAIOR FLUXO AÉREO DE PASSAGEIRO NO NORDESTE, E HOJE TEMOS QUE VIAJAR PARA RECIFE PARA REALIZAR  ESSA OPERAÇÃO,  É VERGONHOSO; TEMOS A MAIOR BALANÇA DE COMÉRCIO NA REGIÃO NORDESTE E O CÂMBIO TEM QUE SER OPERACIONALIZADO EM RECIFE, QUER MAIS, AGORA É ESPERAR QUE DIVIDAM A BAHIA EM VÁRIOS ESTADOS OU NOSSO CAPITAL SEJA TRANSFERIDA PARA RECIFE OU PORTO ALEGRE.

A ÚNICA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO QUE A BAHIA TENTOU CONSEGUIR SEM SUCESSO FOI A PRETENSÃO DE TRAZER PARA NOSSO TERRITÓRIO UMA USINA NUCLEAR, EMPREENDIMENTO QUE NINGUÉM QUER, PERNAMBUCO LEVOU.

SENHORES PARECE-ME QUE TUDO QUE VEM ACONTECENDO COM A BAHIA SEJA UMA VINGANÇA PELA FORD, FORME O QUEBRA CABEÇA E ENTENDERÁS O QUE QUERO DIZER, OU SEJA A  CONSPIRAÇÃO.

LEMBREM DO TÍTULO DESSE ESCRITO, QUAL A OPÇÃO QUE VOCÊ FAZ ? A CORAGEM REPRESENTADA PELOS DOIS HOMENS QUE VENCERAM OS FELINOS OU A FRAQUEZA VERGONHOSA. A IDENTIDADE DE SUA TERRA NATAL É A ARMA DOS VERDADEIROS CIDADÃOS.


ATÉ A VISTA



JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065

NOTA CODEBA - RESPOSTA A SAMUEL CELESTINO

A NOTA DA CODEBA REPORTANDO AO ESCRITO DO SENHOR SAMUEL CELESTINO, FUNDAMENTA COM REALISMO OS PROGRESSOS OBTIDOS PELA COMPANHIA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A AMPLIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR, BEM COMO O ADITIVO AO CONTRATO DO TECON . DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE ESSA DIRETORIA  FOI A QUE MAIS VEM REALIZANDO AÇÕES NOS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA,  EM MAIS DE VINTE ANOS, MESMO DIANTE DA DIFICULDADE EM OBTER RECURSOS EM BRASÍLIA, ONDE A PRIORIDADE É SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE. É CLARO, QUE OS INVESTIMENTOS TEM QUE SER CONSTANTES, O ATRASO É GRANDE, A PONTA NORTE ESPERA SER ESTRUTURADA E A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU IDEM. A BAHIA TEM QUE ESTAR  VIGILANTE EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

 
Codeba esclarece situação dos portos


A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, enviou uma nota de esclarecimento ao Bahia Notícias em resposta ao artigo A Bahia e seus portos do atraso, publicado na sexta-feira (13). A Codeba declara que, desde 1993, o Estado não realiza mais operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. Em consideração a isso, nos últimos dois anos, de acordo com a administradora, foram realizados investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões. Portanto, considera inverídica a informação de que apenas R$ 250 mil foram executados dos R$ 37 milhões disponíveis. A companhia também expõe que, em 2010, a movimentação de cargas aumentou em 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões, diferente dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões). Confira a seguir a nota na íntegra.
Salvador, 17 de maio de 2011
CE/DPR –  077/2011
ILMO. SR.
SAMUEL CELESTINO
RUA EWERTON VISCO, 324, EDF. HOLDING EMPRESARIAL, SALAS 805 A 807 - CAMINHO DAS ÁRVORES - CEP: 41820-022 - SALVADOR - BAHIA
Caro Jornalista,

Em face do artigo intitulado “A Bahia e seus portos do atraso”,  publicado no site Bahia Notícias, na última sexta-feira (13), a Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, na sua condição de Autoridade Portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, vem requerer que sejam divulgados os esclarecimentos a seguir, que visam à correção do rumo da verdade e o desagravo quanto a alguns fatos e observações postas pelo referido escrito, de sua autoria.

Desde 1993, o Estado não mais realiza operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. A despeito disso, nos últimos dois anos, realizamos investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões, sendo inverídica a informação de que, dos R$ 37 milhões disponíveis, apenas foram executados R$ 250 mil. Em 2010, a movimentação de cargas dos portos registrou um aumento de 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões – diferentes dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões).

A receita operacional bruta no ano de 2010, oriunda de serviços de exploração e administração dos portos, somou R$ 87,1 milhões e o faturamento totalizou R$ 97,4 milhões. Nossos índices de desempenho estão sendo superados constantemente e fomos ranqueados pelo COPPEAD/UFRJ como o primeiro porto do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência, enquanto Suape é o 10º. colocado. A base da pesquisa considerou os parâmetros eficiência, custo de movimentação e tempo de espera para o navio atracar. Por isso, não assimilamos a injusta pecha da incompetência.

No que se refere à dragagem de aprofundamento para 15 metros, realizada diretamente pela Secretaria de Portos da Presidência da República e não pela Codeba, diferentemente do quanto retratado por Vossa Senhoria, consumiu recursos da ordem de R$ 110 milhões para Salvador e Aratu (e não R$ 200 milhões apenas para Aratu), tendo sido executada de maneira absolutamente correta e está em fase de homologação pela Capitania dos Portos. Tão adequada e oportuna que, já no primeiro trimestre deste ano, foram sensíveis os resultados obtidos quanto ao aumento da movimentação de cargas novas, cabendo destaque que no dia 18 deste, será operado o embarque de carga no primeiro navio de contêineres que sairá da Bahia diretamente para a Ásia, sem escalas, num feito inédito, uma vez que até então não reuníamos condições para uma operação desse porte.

Também imprópria e desconexa foi a afirmação de que a Companhia convive com a corrupção. Se Vossa Senhoria é sabedor de algum fato que autorize tão grave inculpação, pedimos nos seja dado conhecimento para que se adotem as providências cabíveis em situações dessa natureza. Ou que ela se desfaça, para que um rompante imponderado não manche indevidamente, a dignidade e a reputação de pessoas probas.

Ao concluir, registramos que a presente correspondência também é um o convite formal para que Vossa Senhoria, quando assim desejar, venha nos visitar e conhecer de perto os portos públicos baianos para, assim, constatar uma realidade bem diversa e melhor que aquela que aos seus olhos (e ouvidos) foi reproduzida.

Cordialmente

José Muniz Rebouças
Diretor Presidente

PRATICAGEM - PORTO PONTA DA MADEIRA



SENHORES


ESTA MATÉRIA, É INTERESSANTE PARA OS QUE OPERAM LOGÍSTICA PORTUÁRIA, POIS RELATA O PLANEJAMENTO ENVOLVIDO PELA PRATICAGEM DO PORTO DA PONTA DA MADEIRA NO MARANHÃO, POR ONDE É ESCOADA A PRODUÇÃO DA JAZIDA DE CARAJÁS, ATRACANDO O MAIOR GRANELEIRO DO PLANETA O " VALE BRASIL ".


                                                   VALE BRASIL
                                                 

VALE BRASIL

A BAHIA LADEIRA ABAIXO, TRISTE BAHIA

SENHORES,


QUEM DIRIA, A BAHIA QUE LUTAVA,  COM BRAVURA, PELO SEU ESPAÇO ECONÔMICO ENTRE AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, HOJE DESCE A LADEIRA, É UM ESTADO COM FRACA ATUAÇÃO POLÍTICA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA ESFERA FEDERAL E NÃO CONSEGUE ATRAIR GRANDES INDÚSTRIAS DE CARÁTER ESTRUTURANTE, PELO CONTRÁRIO O QUE HOJE SE OBSERVA É A FUGA DE CAPITAL PARA ESTADOS QUE OFERECEM MAIOR GAMA DE INCENTIVOS OU ATRATIVOS LOGÍSTICOS. ANTES, UTILIZAVAMOS DE MECANISMOS FISCAIS, COM EFICIÊNCIA, MAS AGORA, SOMOS SUPERADOS POR PERNAMBUCO, CEARÁ E OUTROS.O QUE TEMOS É A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE MISERÁVEIS, TANTO ASSIM QUE SOMOS CAMPEÃ DE BOLSA FAMÍLIA, TRISTE BAHIA!! VEJAM A MATÉRIA ASEGUIR.


JOSEMAR SOUZA SANTOS



 ESTADO DO CEARÁ COM RESULTADO MELHOR QUE A BAHIA



O comportamento da economia cearense no primeiro trimestre do ano, apesar de inferior ao do ano passado, destaca-se em nível regional. O crescimento do PIB local foi superior ao da Bahia, Estado que concentra grandes indústrias como automobilística e petroquímica. Lá, a economia expandiu-se 2,5%, com um decréscimo de 0,5% em seu setor secundário. A agropecuária baiana assinalou alta de 7,3%, bem inferior à taxa do Ceará
(28%), e os Serviços inflaram 3,4%, também abaixo da média local (5,4%).

"O que motivou o crescimento do Ceará acima da média baiana, primeiro, foi a expansão expressiva do setor de serviços. Como o setor do Ceará pesa relativamente mais do que na Bahia, você teve aí uma influência positiva. Na agropecuária, nós tivemos uma expansão de 26%, enquanto que na Bahia foi de 7,3%.E o terceiro componente foi a indústria. Nós tivemos uma expansão muito tímida, mas positiva, enquanto a Bahia teve uma retração. Isso mostra que o Ceará tem um crescimento superior à economia Baiana, que tem uma presença nacional muito maior que a cearense", destaca o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba.

De acordo com ele, as perspectivas para os próximos trimestres são fortes, principalmente com o nível do investimento estadual.

Aportes

Conforme Ataliba, o Ceará é o quarto estado do País que mais investe, em termos nominais, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já como proporção da Receita Corrente Líquida, o Estado é o que mais investe nacionalmente. "São investimentos públicos que vão se traduzir em privados, e em uma expansão consistente da economia", garante o diretor do Ipece.

Entretanto, o desempenho local ainda está aquém do "trator" Pernambuco. No primeiro trimestre, a economia do estado vizinho expandiu-se 7,6%, com taxas bem além da média nacional. O setor de serviços pernambucano, por exemplo, cresceu 7,8%, já a indústria assinalou incremento de 7,7% e a agropecuária, embora com desempenho inferior à taxa cearense, teve alta de 7,3%. "Nos próximos anos, vamos ter perfis de investimentos semelhantes ao estado de Pernambuco. O esforço que tem sido feito no Estado para trazer uma refinaria e a siderúrgica se justifica, porque vai mudar completamente o perfil da indústria no Estado e, consequentemente, a economia do Ceará", prevê Ataliba.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/DIEGO BORGES

quinta-feira, 16 de junho de 2011

GLADIADOR E CORAÇÃO VALENTE, FILMES QUE ENALTECEM O CARÁTER DOS VERDADEIROS HOMENS - GLADIATOR AND BRAVEHEART, FILMS THAT PRAISE THE CHARACTER OF TRUE MEN

SENHORES,


NÃO SOU CRÍTICO DE CINEMA,E NÃO TENHO COMPETÊNCIA PARA DESEMPENHAR ESSE PAPEL,  APENAS VEJO O QUE ACREDITO SER INTERESSANTE, NO ENTANTO, DOIS DELES GOSTARIA DE EXALTAR, POIS, SUAS HISTÓRIAS FORTALECEM O CARÁTER, A HONRA, A CORAGEM, A IDENTIDADE, A LIBERDADE,  É CLARO, DOS POUCOS  HOMENS POSSUIDORES DESSAS VIRTUDES.

CORAÇÃO VALENTE E GLADIADOR,  O PRIMEIRO, SIMPLES CAMPONÊS, TEVE SUA NOIVA MORTA PELOS INVASORES INGLESES, DAÍ, SE TORNOU UM LÍDER  DE UMA INSURGÊNCIA QUE LEVOU A ESCÓCIA A LIBERDADE, O SEGUNDO, GENERAL CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES  DE COMANDANTE, TEVE SUA FAMÍLIA ASSASSINADA EM VIRTUDE DE UMA CONSPIRAÇÃO NA ANTIGA ROMA, FOI VENDIDO COMO ESCRAVO, TORNOU-SE GLADIADOR, E POR FIM, DERRUBOU O IMPERADOR CORRUPTO. GRANDES FILMES, COM GRANDES PERSONAGENS.

FICO A DEVANEAR, QUANDO UM HOMEM PÚBLICO, INDIGNO E CORRUPTO, ASSISTE  FILMES DESSA MAGNITUDE, SE ELE NÃO SENTE VERGONHA DE SI MESMO, VERGONHA DE OLHAR PARA SUA ESPOSA, FILHOS E NETOS, PARA SEUS COMANDADOS, É INCRÍVEL COMO A FRAQUEZA É REPELENTE. O MESMO, DIGO DE UMA SOCIEDADE, OMISSA AOS SEUS DEVERES DE CIDADÃOS.

A SEGUIR, COLOCO  UMA FRASE DE CADA PERSONAGEM, DESSES BELÍSSIMOS FILMES, MAXIMUS DECIMUS - O GLADIADOR - E WILLIAM WALLACE - CORAÇÃO VALENTE -


             " TODOS OS HOMENS MORREM, MAS NEM TODOS OS HOMENS VIVEM" 

                                                CORAÇÃO VALENTE.

                           http://www.lumi7.com.br/2010/02/relembrando-coracao-valente.html          


                               http://arquivom.wordpress.com/2008/11/24/coracao-valente/
                                                                              
                             http://www.youtube.com/watch?v=ss1-yF0pubo&feature=related

" MEU NOME É MAXIMUS DECIMUS MERIDIUS, COMANDANTE DAS TROPAS DO NORTE, GENERAL FIEL AO VERDADEIRO IMPERADOR MARCUS AURELIUS, PAI DE UM MENINO ASSASSINADO, ESPOSO DE UMA MULHER ASSASSINADA, E TEREI MINHA VINGANÇA NESSA VIDA OU NA OUTRA"


                                                    O GLADIADOR


                                   http://cinemalizabrasil.blogspot.com/2011/06/gladiador.html



                           http://meiodecamporm.blogspot.com/2009/09/gladiador-ou-traidor.html

                        http://www.youtube.com/watch?v=i6ScnDb_P1A&feature=player_embedded

JOSEMAR SOUZA SANTOS







SUAPE SEM ESPAÇO, A BAHIA OBSERVANDO A BANDA PASSAR - SUAPE WITHOUT SPACE, BAHIA WATCHING THE BAND PASS BY

CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS


 CAROS SENHORES


O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO DA BAHIA  É NOTÓRIO QUANDO LEMOS A REPORTAGEM ABAIXO, QUE RETRATA O PRESTÍGIO POLÍTICO QUE O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DESFRUTA EM BRASÍLIA, E ATUAÇÃO DOS PARLAMENTARES PERNAMBUCANOS EM DEFESA DOS INTERESSE DO SEU ESTADO.

SUAPE ESTA LOCALIZDO EM UMA PEQUENA LAGUNA, PROTEGIDA  DA ARREBENTAÇÃO DAS ONDAS POR UM QUEBRAMAR NATURAL., NESSA ÁREA SE ENCONTRAM  A DESEMBORCADURA DE ALGUNS RIOS E GRANDES EXTENSÕES DE MANGUES. ESSE MEIO AMBIENTE SOFREU SIGNIFICATIVO IMPACTO EM RAZÃO DA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO. FALAM OS ESPECIALISTAS QUE SUAPE É O MAIOR CRIME AMBIENTAL DO PAÍS.

NA FIGURA 1 NOTA-SE O TERMINAL DE CONTAINER DE SUAPE, AINDA COM 2 PORTAINERS, HOJE SÃO 4. A FIGURA 2, É INTERESSANTE, PELA VISÃO QUASE COMPLETA DO COMPLEXO PORTUÁRIO, VENDO-SE EM PRIMEIRO PLANO O MOLHE DE PROTEÇÃO, COM DOIS PIERS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS E UM PIER DE MÚTIPLAS FUNÇÕES. MAIS A ESQUERDA SE ENCONTRA UM NAVIO PARA TANCAGEM ESTÁTICA DE LPG. ESSAS ESTRUTURAS SÃO DESIGNADAS DE PORTO EXTERNO.

AINDA NA FIGURA 2, A ESQUERDA, PERCEBE-SE O CANAL ABERTO NOS ARRECIFES PARA ACESSO AO PORTO INTERNO ONDE SE LOCALIZA O TERMINAL DE CONTAINER E O ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL, QUE NÃO APARECE NA FOTO , ELA É MAIS ANTIGA.


                                                         figura 1
                                     http://www.farn.br/portal/noticias.php?id=524

                                                         figura 2

O BLOG - THE BLOG

"LIBERTEI MIL ESCRAVOS. PODIA TER LIBERTADO OUTROS MIL SE ELES SOUBESSEM QUE ERAM ESCRAVOS" HARRIET TUBMAN



AS POSSIBILIDADES DE VERDADES, SÃO TODAS POSSÍVEIS ENQUANTO NÃO DESCOBRIMOS A " VERDADE ", AS CONVICÇÕES SÃO IMBECIS, FICA CLARO QUE ESTE MEIO DE INTERAÇÃO VIRTUAL A QUAL ME INTEGREI NÃO SE VINCULARÁ A ESTE OU A OUTRO TEMA, FALO AOS HOMENS QUE NÃO NAVEGAM NO MAR DA MESMICE,  QUE PROCURAM AS RESPOSTAS ALÉM DO SEU PEQUENO PLANETA TERRA E SUAS TRANSITÓRIAS EXISTÊNCIAS.

O NOME DO BLOG SURGIU DA LEITURA DO ROMANCE "MAR MORTO", UM BELO LIVRO, QUE FALA DE CORAGEM, DIGNIDADE, LEALDADE, AMOR, ESCRITO POR JORGE AMADO O BAIANO QUE MAIS CONTRIBUIU PARA A DIVULGAÇÃO DA BAHIA PELOS RECANTOS DO PLANETA.

"VIAJANTE SEM PORTO" ERA O NOME DO SAVEIRO DE MESTRE MANOEL E FAROL DAS ESTRELAS O BAR ONDE OS HOMENS DO MAR DA BAHIA SE REUNIAM PARA CONTAR SUAS AVENTURAS PELAS ÁGUAS CÁLIDAS E MISTERIOSAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DA CIDADE DE SÃO SALVADOR.

JOSEMAR   

ECONOMISTA - CORECON 2065