HOJE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO É A RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS ONDE UMA INCIATIVA CAMINHA EM DIREÇÃO AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NESSA ÁREA.
PERSPECTIVA DA NOVA MARINA DA PENHAEM SUMA, O QUE PENSO A RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM ABAIXO AS SUGESTÕES:
01) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE SALVADOR, ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DEMAIS LOCALIDADES EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO;
A) VENDA E MANUTENÇÃO DE MOTORES E GERADORES MARÍTIMOS;
B) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL A EXEMPLO DE MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS, VERNIZES,
ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM E CABOS NAVAIS;
02) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL E BEM COMO CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;
03) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS, O PROPOSITO DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINA NOSSA CAPITAL;
04) PROPORCIONAR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, COMO TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;
05) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS DE EMBARCAÇÕES QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC.
06) ATUAR COM MECANISMO DE
INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NAVAIS
PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS
SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS. SALIENTAMOS QUE A BAHIA É 3º
MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE
SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE
RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;
07) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, COMO REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DE IEMANJÁ EM SALVADOR;
08) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO JUNTO COM SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS, PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU.
09) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;
ANTIGA EMBARCAÇÃO DA "COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA"10) TRANSFORMAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E IMPLANTAR UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;
11) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA EMBARCAÇÕES VISITANTES;
12) UTILIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE EMPREENDIMENTOS ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO, SERIAM ALOCADOS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS COCISA EM PARIPE, ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS;
13) INSTITUIR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ACRESCENTAMOS QUE ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA;
14) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;
15) IMPLANTAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM ÊNFASE AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;
16) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;
17) O SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;
18) ESTRUTURAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA, PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR;
19) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA,
EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL
DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL;
20) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE
REGATAS DE TAL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;
21) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA
ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO
D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS
MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDRO
PORTO;
22) FABRICAR RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE
NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE
CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS QUE AINDA
VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO
INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO
PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS
PARTICIPARIAM DE REGATAS.
ARTIGO TAMBÉM PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA":
JOSEMAR SOUZA SANTOS
ECONOMISTA - 2065
Parabéns pelo artigo !👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluir