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quinta-feira, 14 de julho de 2011

SUBIR O RIO PARAGUAÇU DE BARCO



AS OPÇÕES DE PASSEIOS NÁUTICOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO MUITAS E INTERESSANTES, NÃO GOSTARIA DE DESTACAR UMA OU OUTRA COMO A MELHOR, VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE DE TEMPO OU DE OUTROS FATORES DE CADA UM.

UM DESSES ROTEIROS É SUBIR O RIO PARAGUAÇU ATÉ O ANTIGO PORTO DE CACHOEIRA, ÚLTIMO TRECHO NAVEGÁVEL DO RIO. PARA QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ATÉ A DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX, EXISTIA UMA LINHA MARÍTIMA LIGANDO SALVADOR A CACHOEIRA.
                                        CONJUNTO DO CARMO , CACHOEIRA
                http://historiaearquitetura.blogspot.com/2011/08/cidade-historica-de-cachoeira-bahia.html

VEJA NA FOTO ABAIXO, O LONGO CAMINHO QUE O NAVIO PERCORRIA DO CAIS DA "BAHIANA" ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA IMAGEM. DE SALVADOR NAVEGAVA ATÉ O LARGO DA CIDADE DE ITAPARICA, MARAGOGIPE, BAÍA DE IGUAPE, ADENTRAVA O "PARAGUAÇU" E FINALMENTE SEU DESTINO.

                                              BAÍA DE TODOS OS SANTOS
                                      http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm

AS FOTOS A SEGUIR SÃO DE IMPORTANTE RELEVÂNCIA HISTÓRICA. A FOTO 1 SEGUNDO A FONTE  FOI TIRADA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX, ERA REALMENTE UM VAPOR, AS FOTOS 2 E 3  SEGUNDO A MESMA FONTE SÃO PROVAVELMENTE DOS ANOS 40 DO SÉCULO XX, TALVEZ A PROPULSÃO JÁ NÃO FOSSE A CARVÃO OU A LENHA E SIM A ÓLEO, MAS A TRADIÇÃO DO "VAPOR DE CACHOEIRA" PREVALECIA.

                                    FOTO - 1   VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
                                http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
                                         
                                     FOTO - 2   VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA    
                             http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

                                        FOTO - 3 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA 
                              http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html                                     
                                                         
ANTES DA PROLIFERAÇÃO DAS RODOVIAS EM TERRITÓRIO BAIANO, A CIDADE DE CACHOEIRA ERA A ENTRADA DO SERTÃO PARA OS QUE DEMANDAVAM À CAPITAL DA BAHIA. OS VIAJANTES VINHAM MONTADOS NOS LOMBOS DE ANIMAIS OU EM TRENS  EMBARCANDO NOS NAVIOS DA ANTIGA “COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA”.

O RECÔNCAVO BAIANO FOI A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA E RICA DA COLÔNIA, ANTES DOS FATOS HISTÓRICOS QUE DIRECIONARAM O EIXO ECONÔMICO DA BAHIA PARA O SUDESTE, MOMENTO ESSE, EM QUE PERDEMOS O STATUS DE CAPITAL DA COLÔNIA PARA O RIO DE JANEIRO.

O RIO PARAGUAÇU, NASCE NA REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA, COM 600 KM DE CURSO, É NAVEGÁVEL DA SUA FOZ ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX, NUM TRECHO DE 46 KM DE EXTENSÃO, PASSANDO PELA CIDADE DE MARAGOGIPE.

NAVEGAR NO PARAGUAÇU, É COMO ENTRASSEMOS NUMA MARAVILHOSA VIAGEM DE VOLTA AO TEMPO, NAS SUAS MARGENS, A CADA MILHA NAVEGADA VAI SE DESCORTINANDO INÚMERAS RELÍQUIAS ARQUITETÔNICAS, HISTÓRIAS E LENDAS DO PASSADO DO RECÔNCAVO, ENSEADAS, ILHAS E PRAIAS DE RARA BELEZA NATURAL, POVOADOS ONDE O RÍTIMO DE VIDA CAMINHA COMO SE NADA TIVESSE MUDADO NO PASSAR DO TEMPO.


                                                    RIO PARAGUAÇU 
                                             http://photos.belle-isle.eu/
                                                           
                                                   RIO PARAGUAÇU
                                             http://photos.belle-isle.eu/

ESSE ROTEIRO EXIGE UM PLANEJAMENTO PRÉVIO, APESAR DE SER REALIZADO EM ÁGUAS ABRIGADAS DA “BAÍA DE TODOS OS SANTOS”, DEPENDE DA ESCOLHA DA MARÉ IDEAL PARA SUBIR E DESCER O RIO, EM VIRTUDE DE ASSOREAMENTO DE SEU LEITO EM ALGUNS TRECHOS, E A AUSÊNCIA DE BALIZAMENTO OU CARTA NÁUTICA PARA TODO O PERCURSO.

O GRUPO DEVE SER REDUZIDO E FORMADO DE PESSOAS CONHECIDAS, FICAR 2 DIAS SEGUIDOS A BORDO DE UMA EMBARCAÇÃO É BOM TODOS TEREM UM POUCO DE SIMILARIDADE DE COMPORTAMENTO, AFINAL, ZARPANDO DA RAMPA DO MERCADO, SÃO + OU - 32 MILHAS DE TRAJETO.

QUE EMBARCAÇÃO ALUGAR? ACONSELHARIA UMA ESCUNA COM CAPACIDADE PARA 30 A 40 PESSOAS, E QUE O GRUPO NÃO ULTRAPASSE 60% DA OCUPAÇÃO PARA QUE HAJA MAIOR CONFORTO A BORDO, O QUE SE PRETENDE NÃO É UM SIMPLES PASSEIO DE BARCO PELAS ILHAS, É UMA EXCURSÃO DE MAIOR COMPLEXIDADE EM TERMOS DE LOGÍSTICA.

 LANCHA TEM CAPACIDADE DE PASSAGEIROS MENOR E O CUSTO DE ALUGUEL MAIOR, UM VELEIRO POR TER MAIOR CALADO SERIA MAIS COMPLICADO A NAVEGAÇÃO PELO RISCO DE ENCALHE, A NÃO SER UM MULTICASCO E A LOTAÇÃO TAMBÉM É MENOR. A ESCUNA É O IDEAL.

SE FOR NUM FINAL DE SEMANA, ZARPANDO ÁS 8 HORAS  DE UM SÁBADO E RETORNANDO NO DOMINGO FINAL DO DIA, TERÍAMOS DE TER UMA PREAMAR NO INÍCIO DA TARDE PARA INGRESSARMOS  NO RIO PARAGUAÇU. NESSE TEMPO, ANCORARÍAMOS EM “PONTA DE NOSSA SENHORA”, NA ILHA DOS ”FRADES”, PARA BANHO DE MAR E ALMOÇO. COMO DISSEMOS ANTES, ZARPANDO A TARDE EM DIREÇÃO A CACHOEIRA.

                                           PONTA DE NOSSA SENHORA
                              http://guiadolitoral.uol.com.br/ilha_dos_frades-2609_2009.html

LOGO NA ENTRADA DO PARAGUAÇU VAMOS PASSAR PELA ILHA DE “MONTE CRISTO” E DOS “FRANCESES”, O RIO VAI SE AFUNILANDO E PODEMOS OBSERVAR DIVERSAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS, O “FORTE DE SALAMINA”, A CAPELA DE “NOSSA SENHORA DA PENHA”, AS RUÍNAS DO CONVENTO E IGREJA DA “ORDEM FRANCISCANA”, ATÉ CHEGARMOS A HISTÓRICA CIDADE DE CACHOEIRA COM SEU ACERVO ARQUITETÔNICO.
                                                           
                                              ILHA DE MONTE CRISTO
                                            http://photos.belle-isle.eu/

                                CONVENTO SANTO ANTÔNIO DO PARAGUAÇU  
                                            CONSTRUÇÃO FRANCISCANA
                                            http://photos.belle-isle.eu/   

                                                FORTE DE SALAMINA
                                  http://blogjuracireboucas.blogspot.com/     

PODE-SE OPTAR POR DORMIR A BORDO OU EM TERRA EM ALGUMA POUSADA. NO OUTRO DIA, PELA MANHÃ, APÓS O CAFÉ, É HORA DE ZARPAR E TOMAR O RUMO INVERSO.COM SORTE ALGUNS BOTOS PODERÃO ACOMPANHAR O BARCO. MAIS UMA PARADA PARA BANHO E ALMOÇO, TALVEZ EM PONTA DE AREIA OU ITAPARICA. A TARDE NAVEGARMOS PARA SALVADOR.

                                     ITAPARICA
                                            http://itaparica.olx.com.br/



OBSERVAÇÃO:  VERIFICAR A REGULARIDADE DA EMBARCAÇÃO COM A CAPITANIA DOS PORTOS: MATERIAL DE SALVATAGEM E  SE ESTÁ CADASTRADA PARA " CHARTER".

SITES DE EMPRESAS DE ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES EM SALVADOR:

http://www.salvadorcharters.com/

http://www.bahiacharter.com.br/portugues.htm

http://www.hotdayaventuras.com/embarcacao.html

http://www.escunassalvador.com.br/barcos/index.htm

http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html

http://www.schoonerresort.com.br/

http://www.gurucacat.com.br/album_fotos.php

http://www.barcos-lanchas-bahia-boat.com.br/barragrande.htm


ILUSTRAÇÕES DE EMBARCAÇÕES QUE PODEM SER ALUGADA;


                                         ESCUNA ANTARES - 38 LUGARES
                                      http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html

         
                                     ESCUNA VERA LUCIA I  - 45 PASSAGEIROS
                                     http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html 


                                          CATAMARÃ GURUÇA CAT    54'
                                         http://www.gurucacat.com.br/

                                              INTERIOR DO GURUÇA CAT

                                      http://www.gurucacat.com.br/


JOSEMAR

3 comentários:

  1. Olá amigo Josemar, aqui é Sena, minha mãe me deu o endereço do seu blog, adorei, um grande abraço e se quiser conhecer meu blog o endereço é poemascarlosdesena.blogspot.com e veja a coincidência com o poema SANGUE DE MAR

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  2. Desejo contratar alguém para subir o rio, no sentido oposto, antes da barragem da pedra do cavalo. Alessandro

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