Loading...
Loading...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

COURAÇADO BISMARCK, UMA LENDA DOS SETE MARES

                            
ENTRE AS INÚMERAS BATALHAS NAVAIS QUE OCORRERAM DURANTE A SEGUNDA MUNDIAL, DUAS SEMPRE AGUÇARAM MINHA CURIOSIDADE, POR TODA AMBIENTAÇÃO E PELOS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS. O BISMARCK E O GRAF SPEE. UM NO ATLÂNTICO NORTE O OUTRO NO ATLÂNTICO SUL. NESTE ARTIGO SERÁ A VEZ DE COMENTARMOS SOBRE A SAGA DO BISMARCK.

É DE CONHECIMENTO, AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS A ALEMANHA PELO TRATADO DE VERSAILES, NO CAMPO A NAVAL OS ALEMÃES SÓ PODERIAM CONSTRUIR UMA QUANTIDADE PRÉ DETERMINADA DE COURAÇADOS, CRUZADORES, ETC, ALÉM DESSE ASPECTO, HAVIA DETERMINAÇÕES QUANTO AO PORTE DOS VASOS DE GUERRA E CONSEQUENTEMENTE DO SEU PODER DE FOGO.

CONTUDO OS ENGENHEIROS NAVAIS GERMÂNICOS FORAM CRIATIVOS EM BURLAR ESSES OBSTÁCULOS EM CONJUNTO COM ATUAÇÕES ENGENDROSAS DA CHANCELARIA DO "TERCEIRO REICH" NEGANDO QUALQUER BURLA ÀS OBRIGAÇÕES COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL. EM DIVERSAS OCASIÕES FORAM OMITIDAS  ESPECIFICAÇÕES DOS NAVIOS PARA MENOS DA REALIDADE. NESSE MOMENTO SURGIRAM CONCEITOS COMO COURAÇADOS DE BOLSO, CRUZADORES DE BATALHAS.

OS ALEMÃES PARA CONSEGUIREM EXPANDIR A EXISTÊNCIA DO 3º REICH, PRECISARIAM TER MEIOS NAVAIS SUFICIENTES PARA ESTRANGULAR, NO PRIMEIRO MOMENTO, O SEU ADVERSÁRIO MAIS CONTUNDENTE, A GRÃ-BRETANHA, IMPEDINDO OU DIFICULTANDO O RECEBIMENTO DE SUPRIMENTOS PELAS ROTAS MARÍTIMAS, É BOM RESSALTAR QUE A INGLATERRA É UMA ILHA.
video

O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS NAZISTAS ERA A SUPERIORIDADE DA MARINHA REAL SOBRE OS MARES DO PLANETA, TANTO É QUE A INGLATERRA ERA CONHECIDA COMO A RAINHA DOS MARES. O ALTO COMANDO DA “KRIEGSMARINE” , NOME DADO A MARINHA ALEMÃ DURANTE O REGIME NAZISTAS, TRABALHAVA COM DIVERSAS ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODERIAM SER SEGUIDAS TODAS SIMULTANEAMENTE, OS RECURSOS SÃO ESCASSOS,  ALÉM DA INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA SOBRE O FUHER, PROCURANDO OBTER MAIOR INFLUÊNCIA PARA SUAS CORPORAÇÕES.

EM SUMA, A ALEMANHA NÃO PODERIA ENTRAR EM CONFLITO DIRETO COM A MARINHA REAL EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A DECISÃO  FOI PRIORIZAR A GUERRA SUBMARINA – U BOATS – E OS CORSÁRIOS QUE SERIAM OPERACIONALIZADOS POR ALGUNS NAVIOS DE LINHA E POR MERCANTES ARMADOS.

                 LANÇAMENTO DO BISMARCK EM HAMBURGO - ESTALEIRO  BLOHM & VOSS - 13 DE FEVEREIRO DE 1939         


OS CORSÁRIOS SERIAM OS PREDADORES DE ALTO MAR, ATACANDO OS COMBOIOS ALIADOS SEM DEIXAR PISTAS DE SUAS POSIÇÕES OU DA PRÓXIMA INVESTIDA. A LÓGICA RESIDE EM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE OS BRITÂNICOS, POIS OS ESTADOS UNIDOS NÃO TINHAM DECLARADO GUERRA DE IMEDIATO AO EIXO, TERIAM QUE DESTACAR NAVIOS PARA CAÇAR OS CORSÁRIOS PELOS MARES, DESFALCANDO OUTROS TEATROS DE OPERAÇÕES NAVAIS.

ESSA ERA A MISSÃO DO "BISMARCK", SAIR DE UM PORTO ALEMÃO, AGUARDAR EM ALGUM FIORDE NORUEGUÊS AS CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS IDEAIS, PARA SE FAZER AO ATLÂNTICO NORTE, INICIANDO SUA CAÇADA COM ATAQUES AOS COMBOIOS ALIADOS QUE DEMANDAVAM, DOS ESTADOS UNIDOS PARA O REINO UNIDO.

            BISMARCK COMISSIONADO -  ERNST LINDEMANN   DISCURSA EM 24 DE AGOSTO de 1940                        



                                         BISMARCK RECEBE SUPRIMENTOS EM 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - VERIFIQUE A TORRE GEMINADA DE 15 CM




APARENTEMENTE PARECIA UMA TÁTICA SIMPLES, MAS NÃO É BEM ASSIM. ESSA TÁTICA DE GUERRA NAVAL, EXIGIA EXAUSTIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO PARA SE TER PROBABILIDADE DE SUCESSO. PRIMEIRO ERA NECESSÁRIO ESTABELECER PONTOS DE ENCONTROS NO OCEANO COM O NAVIO OU NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO, REFAZENDO AS RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS, MANTIMENTOS E MUNIÇÕES, REPASSANDO PRISIONEIROS, ETC. SER HÁBIL EM DISSIMULAR SUAS ROTAS DE FUGA E ATAQUE.


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


O BISMARCK E SEU IRMÃO TIRPITZ, ERAM MODERNÍSSIMOS COURAÇADOS, APTOS A ENTRAR EM CONFRONTO COM QUALQUER VASO DE GUERRA DE LINHA DAS PRINCIPAIS MARINHAS DA ÉPOCA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA, A FRANÇA, ITÁLIA, INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. SUA TRIPULAÇÃO FOI EXAUSTIVAMENTE TREINADA EM CRUZEIROS PELO BÁLTICO ANTES DE ESTAR PRONTO PARA SUA FATÍDICA E ÚNICA MISSÃO.

        BISMARCK EM TREINAMENTO NO BÁLTICO EM ABRIL DE 1941- FOTO TIRADA DO CRUZADOR PESADO "PRINZ EUGEN"



                      FOTO DAS TORRES "ANTON" E "BRUNO" - CALIBRE 38 CM - BATERIA PRINCIPAL
                                       



UM DETALHE INTERESSANTE, ERA A GRANDE AUTONOMIA DE NAVEGAÇÃO DO BISMARCK, 9.280 MILHAS NÁUTICAS A 16 NÓS, EM VIRTUDE DO SEU PRINCIPAL OBJETIVO, VAGAR PELOS MARES DO MUNDO, A PROCURA DE PRESAS FÁCEIS.

O BISMARCK TEVE SUA QUILHA BATIDA EM 1 DE JULHO DE 1936, LANÇADO EM 14 DE FEVEREIRO DE 1939 E COMISSIONADO EM 24 DE AGOSTO DE 1940. APÓS REALIZAR UMA SÉRIE DE TESTES OPERACIONAIS E EXERCÍCIOS NO MAR BÁLTICO, O BISMARCK RECEBE A VISITA DO Führer”, EM 05 DE MAIO DE 1941, QUE PERMANECEU A BORDO POR 4 HORAS.

                                  ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941


                                   ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941



EM 13 DE MAIO DE 1941 REALIZA EXERCÍCIO CONJUNTO COM O CRUZADOR PESADO “PRINZ EUGEN”, EM 14 DE MAIO DE 1941  COM O CRUZADOR LEVE “LEIPZIG”,  ZARPANDO DE “GOTENHAFEM” EM 19 DE MAIO 1941, COM O PRINZ EUGEN E MAIS TRES DESTROYERS PARA INÍCIO A OPERAÇÃO  “RHEINUBUNG”.

                          CRUZADOR PESADO "PRINA EUGEN" NO BÁLTICO NA PRIMAVERA DE 1941

FOI FOTOGRAFADO POR UM “SPITFIRE” DO COMANDO DE COSTA EM 21 DE MAIO DE 1941, NUM FIORD PRÓXIMO A BERGEN. EM ALTO MAR DOIS CRUZADORES BRITÂNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM BISMARCK, TRANSMITINDO SUA POSIÇÃO AO ALMIRANTADO, INICIANDO ASSIM A CAÇADA AO NAVIO ALEMÃO.

EM 24 DE MAIO DE 1941, TEM INÍCIO A BATALHA DO ESTREITO DA DINAMARCA, ENTRE O GRUPO DE BATALHA ALEMÃO E OS COURAÇADOS INGLESES “HOOD” E “PRINCE OF WALES”.
BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO CONTRA O "PRINCE OF WALES" - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


                     BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


DESSE ENFRENTAMENTO, O “HOOD” FOI A PIQUE APÓS SER ATINGIDO POR UMA SALVA DE TIROS DOS NAVIOS ALEMÃES. EXISTEM CONTROVÉRSIAS SE OS TIROS PARTIRAM DO “BISMARCK” OU DO “PRINZ EUGEN”, ALEGA-SE QUE A MUNIÇÃO ANTI AÉREA DO “HOOD” QUE ESTAVA NO CONVÉS EXPLODIU, LEVANDO A UMA REAÇÃO EM CADEIA CONTAMINANDO OS DEMAIS PAIÓIS, LEVANDO O NAVIO AO FUNDO EM MENOS DE 1 MINUTO.

APÓS O AFUNDAMENTO DO “HOOD” OS NAVIOS ALEMÃES CONCENTRAM SEU PODER DE FOGO NO “PRINCE OF WALES”, QUE TEVE SUA PONTE DE COMANDO ATINGIDA, LEVANDO O MESMO A FUGIR DO COMBATE. PORQUE O BISMARCK NÃO FOI A SEU ENCALÇO É OUTRA INTERROGAÇÃO.
LINKS INTERESSANTES SOBRE O BISMARCK;

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VEhCk4IcIXY#!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgqJ-O_UkE8

O “BISMARCK” NÃO SAIU INCÓLUME DO COMBATE, TENDO UM DOS SEUS TANQUES DE COMBUSTÍVEL PERFURADO, MESMO ASSIM NÃO OPTOU A VOLTAR AO CONTINENTE PARA REPAROS.

A PERDA DO “HOOD”, MAIS QUE UM REVÉS BÉLICO, FOI UM ABATIMENTO MORAL PARA O POVO INGLÊS, CHURCHIL PERCEBENDO O DELICADO MOMENTO PARA SEU ESFORÇO DE GUERRA, PRONUNCIOU A FAMOSA FRASE – AFUNDEM O BISMARCK –

O COURAÇADO ALEMÃO NÃO DIMINUI SUA VELOCIDADE CONTINUANDO SUA CORRIDA PARA MAR ABERTO. NESSE ÍNTERIM GRANDE PARTE DOS PRINCIPAIS NAVIOS DA “HOME FLEET”, PRÓXIMO DO TEATRO DE OPERAÇÕES FORAM ENGAJADOS NA CAÇADA AO BISMARCK.

ATACADO POR AVIÕES TORPEDEIROS BASEADOS EM PORTA AVIÕES BRITÂNICO, UM DOS TORPEDOS ATINGE O MECANISMO DO LEME DO BISMARCK, TRAVANDO-O. O NAVIO ALEMÃO FICA SEM RUMO, FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS COURAÇADOS BRITÂNICOS, QUE DIANTE DO IMOBILISMO DO BISMARCK, O MESMO TORNOU-SE PRESA FÁCIL DOS INGLESES, INDO A PIQUE ÀS 10:39 DO DIA 27 DE MAIO DE 1941.

NESSA OPERAÇÃO O BISMARCK ERA COMANDADO POR  "ERNST LINDEMANN", TENDO COM COMANDANTE DA FROTA, QUE INCLUÍA O "PRINZ EUGEN", O  ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS", AMBOS MORRERAM A BORDO DO BISMARCK.            

                                             ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS


Born: 25 May, 1889 in Wiesbaden, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 52.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Admiral.
Position (at the time of Bismarck's sinking): Chief of Fleet.
Promotions:
· 03.04.1907: Seekadett
· 21.08.1908: Fähnrich zur See
· 28.09.1910: Leutnant zur See
· 27.09.1913: Oberleutnant zur See
· 24.05.1917: Kapitänleutnant
· 01.04.1926: Korvettenkapitän
· 01.10.1931: Fregattenkapitän
· 01.07.1933: Kapitän zur See
· 01.10.1937: Konteradmiral
· 01.01.1940: Vizeadmiral
· 01.09.1940: Admiral


 CAPITÃO DE MAR E GUERRA ERNST LINDEMANN

Born: 28 March, 1894 in Altenkirchen/Westerwald, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 47.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Kapitän zur See.
Position: Ship's Commander (Kommandant).
Promotions:
· 1915 Oberleutnant zur See
· 1925 Kapitänleutnant
· 1932 Korvettenkapitän
· 1936 Fregattenkapitän
· 1938 Kapitän zur See
Additional notes: Last seen alive aboard the Bismarck in the bow area shortly before the ship capsized. Captain Lindemann was posthumously awarded the Knight's Cross (Ritterkreuz) on 27 December 1941.



                                                BISMARCK SOB FOGO DOS NAVIOS INGLESES


DA TRIPULAÇÃO DE 2.200 MARUJOS, SÓ 116 HOMENS FORAM RESGATADOS.

                                 SOBREVIVENTES DO BISMARCK - RESGATADO PELO CRUZADOR INGLÊS "DORSETSHIRE"       



 DADOS TÉCNICOS SOBRE O BISMARCK:









GENERAL CHARACTERISTICS











Battleship Bismarck










Laid down:









1 July 1936
Launched:









14 February 1939
Commissioned:









24 August 1940
Construction cost:









RM. 196.8 million
Displacement:
· Empty ship:
· Standard:
· Construction:
· Full load:
· Maximum:











40,250 metric tons
43,978 metric tons
47,870 metric tons
51,760 metric tons
53,486 metric tons
Dimensions:
· Waterline length:
· Overall length:
· Beam:
· Standard draught:
· Maximum draught:
· Freeboard amidships:
· Height of hull sides (depth):
· Waterplane area:











241.55 meters
251 meters
36 meters
9.33 meters
10.55 meters
between 4.45 - 5.67 meters
15 meters
5,740 m²
Armour Protection:
· Upper belt:
· Main belt:
· Main battery turrets:
· Secondary battery turrets:
· Upper deck:
· Third armour deck:
· Conning tower:
· Torpedo bulkhead:
· Protected length 1):
· PC/TC 2):
· Armour's weight:











145 mm
320 mm
130-360 mm
40-100 mm
50-80 mm
80-120 mm
220-350 mm
45 mm
70% (170.7 meters)
17/22
19,082 metric tons
Armament:
· Main:
· Secondary:
· Anti-aircraft:











8 x 38cm/L52
12 x 15cm/L55
16 x 10.5cm/L65
16 x 3.7cm/L83
18 x 2cm/L65
Fire control:









5 x 10.5-m base rangefinders
1 x 7-m base rangefinder
2 x 6.5-m base rangefinders
4 x 4-m Type SL-8 rangefinders
2 x 3-m rangefinders
Radar Equipment:









3 x FuMO 23
Propulsion plant:









12 Wagner boilers
Three Blohm & Voss turbine sets
150,170 hp (maximum obtained)
Speed:









30.12 knots (maximum obtained)
Endurance:









9,280 nautical miles at 16 knots
8,900 nautical miles at 17 knots
8,525 nautical miles at 19 knots
6,640 nautical miles at 24 knots
4,500 nautical miles at 28 knots
Fuel capacity:









8,294 metric tons
Aircraft:









4 x Arado Ar 196
Crew:









2,200+
Hull coefficients & ratios:
· Ratio length/beam:
· Ratio beam/draught:
· Ratio draught/depth:
· Ratio length/depth:
· Block coefficient:3)
· Midship coefficient:4)
· Waterplane coefficient:5)
· Prismatic coefficient:6)
· Metacentric height (GM):











6.71
3.85
0.62
16.10
0.55
0.97
0.66
0.56
4.00 meters

 

RECOMENDAMOS ACESSAR O SITE http://www.kbismarck.com/, EM NOSSA OPINIÃO O MAIS COMPLETO SOBRE O "BISMARCK", FOTOS E DADOS EXTRAÍDOS DO SITE CITADO.





 
 

JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário