Loading...
Loading...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TECON SALVADOR, EM DESTAQUE NA IMPRENSA ESPECIALIZADA

EM RESPEITO AS POSTAGENS ONDE ELOGIAMOS UMA MAIOR EXPOSIÇÃO DO UNIVERSO PORTUÁRIO BAIANO NA IMPRENSA ESPECIALIZADA E O GRANDE MOVIMENTO DE NAVIOS FULL CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR, TEMOS ALGUMAS OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS.

1 - O TECON E A CODEBA DEVERIAM NOTICIAR OS EMBARQUES MASSIVOS DE MAGNESITA POR CONTÊINERES, MOVIMENTAÇÃO REALIZADA ANTERIORMENTE NA FORMA DE GRANEIS NO PORTO DE ARATU. É UMA MUDANÇA RADICAL, NÃO POSSO ADIANTAR QUAIS OS FUNDAMENTOS OU RELAÇÃO CUSTO - BENEFÍCIO QUE LEVARAM A MAGNESITA TOMAR ESTA DECISÃO.

2  -  ESSA NOVA DEMANDA, EM MAIOR GRAU, É RESPONSÁVEL PELA INTENSO FLUXO DE NAVIOS FULL CONTÊINERES NO TECON SALVADOR. DESDE DE AGOSTO CONSTANTEMENTE TEMOS OBSERVADOS ENTRE 2 E 4 NAVIOS AO LARGO, SEM CONTAR QUE MUITAS DAS OPERAÇÕES TEM DURADO MAIS DE 24 HORAS, O QUE É MUITO PARA ESTE TIPO DE MOVIMENTAÇÃO, SINALIZANDO QUE NO MÊS DE AGOSTO TENHAMOS NOVOS RECORDES OPERACIONAIS, VAMOS ESPERAR  O RESULTADO ESTATÍSTICO DA CODEBA PARA CONFIRMAR OU NÃO ESTA PREVISÃO.

3 -  É INTERESSANTE QUE O TECON TENHA ANUNCIADO A MOVIMENTAÇÃO DE 3 CONTÊINERES COM SOJA PARA O JAPÃO, O QUE É RELEVANTE PELA PERSPECTIVA DE AMPLIAR ESTE NÚMERO, MAS NÃO TENHA ANUNCIADO A MOVIMENTAÇÃO DE CENTENAS DE CONTÊINERES COM MAGNESITA A GRANEL  A PARTIR DE ABRIL DESTE ANO.

4 - UM FATO QUE COMPROVA ESSE CENÁRIO, É A AUSÊNCIA HÁ MAIS DE TRÊS MESES DE OPERAÇÕES DE MAGNESITA A GRANEL NO PORTO DE ARATU

PARA CONCLUIR, TENHO CERTEZA, QUE ATÉ O FINAL DO ANO RETORNAREMOS A SER O PRINCIPAL TERMINAL DE CONTÊINERES DO NORDESTE, SUPERANDO O PORTO POLÍTICO DE SUAPE. ACRESCENTE QUE, OS NOVOS PORTÊINERES  NÃO CHEGARAM E O CAIS DE LIGAÇÃO  AINDA NÃO ESTÁ OPERANDO COM ESTA MODALIDADE DE MANUSEIO DE CARGA.

AGORA, SÃO 22:55 H, PELO MARINER TRAFIC, TEMOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, 3 FULL CONTÊINERES: CAP ROCA - CAP IRENE - MSC FORTUNATE - ATRACADO O CMA CGM AMERICA, COM MAIS DE 24 HORAS DE OPERAÇÃO





JOSEMAR




Nenhum comentário:

Postar um comentário