Loading...
Loading...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E WHALE - 340 METROS FUNDEADO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR

HOJE -  10/10/2011 - AO PASSAR PELA AVENIDA CONTORNO, ENTRE 21 NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, UM IMPRESSIONAVA PELO SEU TAMANHO, O " E WHALE" - IMO: 9445461, MMSI: 636014690, MEDE 340 METROS DE COMPRIMENTO E 60 METROS DE LARGURA.

NÃO TENHO CONHECIMENTO SE O MESMO VAI OPERAR EM ALGUM TERMINAL,  ABASTECER OU REALIZAR ALGUM REPARO. POSSIVELMENTE SÓ O TEMADRE TERIA CAPACIDADE DE OPERAR UMA EMBARCAÇÃO DESSE PORTE, E MESMO ASSIM NÃO COM CARGA COMPLETA, O "E WHALE" DEVE CALAR MAIS DE 18 METROS E OS PIERS PRINCIPAIS DO TEMADRE 15 METROS DE CALADO OPERACIONAL.

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É QUE ESTE NAVIO ESTÁ CLASSIFICADO NO SITE "MARINETRAFFIC" COMO TANKER, MAS É VISÍVEL A BOMBORDO 5 GUINDASTES, SERÁ UM " ORE - OIL" NAVIOS QUE PODEM TRANSPORTAR TANTO MINÉRIO COMO PETRÓLEO CRU? SE ALGUM VISITANTE DO BLOG SOUBER, POR FAVOR ENVIE UM COMENTÁRIO.

A PETROBRAS E A ANTIGA DOCENAVE UTILIZAVAM DESSE TIPO DE NAVIOS, ERA UMA FORMA DE DILUIR CUSTOS LOGÍSTICOS, OS NAVIOS AO INVÉS DE LEVAREM MINÉRIO PARA O JAPÃO OU CARREGAREM PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO, FAZENDO UMA DAS PERNAS DA VIAGEM REDONDA EM LASTRO, TINHAM POSSIBILIDADE DE GANHAR FRETE ADICIONAL COM ESSA VERSATILIDADE DE OPÇÃO DE CARGA. POR OUTRO LADO ESTE TIPO DE NAVIO NÃO TEVE CONTINUIDADE, ALGUMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL MOTIVOU O ABANDONO DESSES PROJETOS, PELO MENOS NO BRASIL.

OBS: FOTOS RETIRADAS DO SITE "MARINETRAFFIC"














JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário