Loading...
Loading...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE II

ESTE GRUPO FOI CRIADO COM O INTUITO DE DEBATER A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ARREGIMENTANDO DADOS DESSE SEGMENTO ENTRE OS INTERESSADOS, CONTRIBUINDO DE ALGUMA FORMA PARA O RESGATE  DA MESMA. 
AO MESMO TEMPO, AQUELES QUE ACESSAREM ESTE SITE E TIVEREM EM SEU ACERVO PESSOAL E FAMILIAR FOTOGRAFIAS DO FINAL DA DÉCADA DE 1960 PARA TRÁS, QUE REPRESENTEM VERANEIOS, MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS E VIAJANTES NA ILHA DE ITAPARICA, ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DA RIBEIRA, ORLA DO SUBÚRBIO DE SALVADOR, MORRO DE SÃO PAULO, RAMPA DO MERCADO, ETC, PUDENDO CONTRIBUIR COM ENVIO DAS MESMAS, SERÁ DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA ALCANÇARMOS NOSSO OBJETIVO.


FOTOGRAFIA DO PORTO DA BARRA, COM ALGUNS SAVEIROS EM DESTAQUE! COMO, O MARCO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR ESTÁ PRESENTE NA IMAGEM, E O MESMO FOI INAUGURADO EM 29 DE MARÇO DE 1952, DESSA FORMA, A FOTOGRAFIA FOI TIRADA APÓS ESTA DATA.






IMAGEM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX, DENOTANDO QUE A PRAIA DO PORTO DA BARRA FAZ JUS AO NOME! VÁRIAS EMBARCAÇÕES ANCORADAS OU EM REFORMA NO SECO!!!! DESTACANDO. 3 SAVEIROS COM UM TIPO DE ESTRUTURA DE MASTREAMENTO, DESCONHECIDA POR MIM, SITUADA A MEIA NAU!!!!







INTERESSANTE E ELUCIDATIVA FOTOGRAFIA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE QUANDO FOI GERADA. OS DETALHES APRESENTAM UM POUCO DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA: UM PEQUENO PIER COM DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR! EM OUTRO CONTEXTO DA FOTOGRAFIA, PODE-SE OBSERVAR UM DOS ANTIGOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA EM PROCESSO DE DOCAGEM NA CARREIRA NAVAL QUE A MESMA OPERAVA NA RIBEIRA, JUNTO A UM COMPLEXO DE OFICINAS DE MANUTENÇÃO!! TUDO ISTO SE FOI DE UM MODO IRRESPONSÁVEL, COMO SE FOI MUITA COISA ONDE A BAHIA FOI PIONEIRA, A EXEMPLO DAS ESTRADAS DE FERRO, DO MAIOR ARSENAL DE MARINHA DO HEMISFÉRIO SUL, ATÉ METADE DO SÉCULO XIX! A PRÓPRIA BAHIANA FOI A PRIMEIRA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR EM PROPULSÃO DE NAVIOS NO PAÍS, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX!!
CRÉDITO DA FOTO: Heraldo Lago Ribeiro





NESTA IMAGEM, MAIS CONTEMPORÂNEA, POR VOLTA DO FINAL DE 1960, A PRAIA DO PORTO DA BARRA APRESENTA SEU FORMATO ATUAL, COM BALAUSTRADA, BANHISTAS, ETC! É VISÍVEL A MOVIMENTAÇÃO DE SAVEIROS DE CARGA. A ESTA ÉPOCA, A NAVEGAÇÃO AINDA PREDOMINAVA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS!!! AS ESTRADAS ERAM INCIPIENTES E O SISTEMA FERRY BOAT NÃO HAVIA SIDO IMPLANTADO!! OBSERVAMOS NA FOTOGRAFIA, 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA NO PRIMEIRO PLANO E MAIS ALGUNS DE VELA DE IÇAR EM SEGUNDO PLANO!! ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960, FUNCIONAVA UMA FEIRA E UMA PEIXARIA NO PORTO DA BARRA!!! LEMBRO-ME, QUANDO CRIANÇA, INDO ÀS SEXTA FEIRAS COM MINHA MÃE A ESTE LOCAL, ENQUANTO ELA PROVIDENCIAVA AS COMPRAS, EU CONTEMPLAVA A MOVIMENTAÇÃO MARÍTIMA NAS CERCANIAS DA ENSEADA, POIS DESDE CRIANÇA O MAR E SUAS EMBARCAÇÕES OFERECIAM SEU FASCÍNIO SOBRE MIM!!!





PRAIA DO PORTO DA BARRA POR VOLTA DE 1870!! NESTA ÉPOCA EXISTIA UM TRAPICHE PARA OPERAÇÃO DE PEQUENAS EMBARCAÇÕES, SAVEIROS!! ESTA ESTRUTURA JÁ NÃO EXISTIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX!! NESTE TEMPO, A BARRA ERA UM ARRABALDE DA DA CIDADE DO SALVADOR!!!




FOTOGRAFIA GERADA EM 1937 PELO ALEMÃO PETER FUSS, DESTACANDO DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, QUE FOI, DURANTE SÉCULOS, IMPORTANTE ENSEADA NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS ENTRE SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, ATÉ MEADOS DA DÉCADA 1960!

CRÉDITOS:http://www.salvador-antiga.com/agua-meninos/saveiros.htm




ESTA FOTOGRAFIA CUJA FONTE FOI O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS" DO NOSSO AMIGO HERALDO LAGO RIBEIRO, QUE TANTO CONTRIBUI PARA O RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA VELHA E QUERIDA CIDADE DE SÃO SALVADOR, OU SIMPLESMENTE A CIDADE DA BAHIA, COMO NOSSOS ANTEPASSADOS ASSIM À DENOMINAVA, REPRESENTA A REGATA DE SAVEIROS "JOÃO DAS BOTAS", INSTITUÍDA NA DÉCADA DE 1960 PELA MARINHA DO BRASIL, COM O INTUITO DE AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DOS SAVEIROS E DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA!! A REGATA QUE PERMANECE VIVA ATÉ HOJE, GRAÇAS A MARINHA DO BRASIL, SOFRE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA PELA FALTA DE INCENTIVOS AOS SAVEIRISTAS QUE AINDA MANTÉM ESTA ATIVIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!!!! PERCEBE-SE A GRANDE QUANTIDADE DE SAVEIROS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO A ÉPOCA DA IMAGEM EM COMPARAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, ALÉM DA PRESENÇA DE ESCUNAS QUE HOJE NÃO MAIS COMPETEM!!! A AUSÊNCIA  DO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR É LATENTE EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO, CUJA RAIZ É O MAR E SEUS HOMENS QUE DURANTE SECULOS LEVARAM O PROGRESSO, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO!!!!

POR FAVOR ACESSEM O O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS":https://www.facebook.com/groups/475176305884533/711776518891176/?


NAVIO JOÃO DAS BOTAS, PERTENCENTE A FROTA DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA!!!! NÃO TENHO CONHECIMENTO DA DATA EM QUE A FOTO FOI TIRADA, MAS, PELO LOGOTIPO DA CHAMINÉ FOI DO FINAL DA DÉCADA DE 1960 PARA TRÁS!!!!





NAVIO ITAPARICA, PERTENCENTE A FROTA DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA!, CHEGANDO A CIDADE DO MESMO NOME!!!! COMO ELE POSSUI NESTA FOTO OS PAUS DE CARGA LOCALIZADOS NA PROA E OS TURCOS DO ESCALER LOCALIZADOS A SUA POPA, ESTA FOTO DEVE SER PRÓXIMO A VINDO DO, MESMO E SEU IRMÃO MARAGOGIPE DA ALEMANHA PARA SALVADOR, QUANDO FORAM ADQUIRIDOS PELA CNB EM MEADOS DE 1960!!!!!




FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM UMA VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR, A ESTA ÉPOCA NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO!! É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DE NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL!!!! ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM!!!!






IMAGEM DO PORTO DA BARRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX!!! A EMBARCAÇÃO, VARIANTE DO SAVEIRO E GAIOLAS PARA ATIVIDADE PESQUEIRA FUNDAMENTAM À ATIVIDADE NÁUTICA DESTA BELA PRAIA DA CIDADE DE SALVADOR, A ESTE TEMPO!!! UM DETALHE QUE AINDA NÃO TINHA VISTO:É O SAVEIRO ANCORADO NA PRAIA COM MASTREAÇÃO LOCALIZADA A MEIA NAU, PARA MIM, ESTA ESTRUTURA É UMA SURPRESA!!!!!!!!!!!!




NAVIO DE PASSAGEIROS "ARGENTINA" ADENTRANDO A BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 24 DE AGOSTO DE 1948!!! RETIRAMOS A FOTO DO GRUPO: BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS!!!!






ATRACADA NO CAIS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, PODE-SE OBSERVAR A ANTIGA CÁBREA - GUINDASTE FLUTUANTE - DO PORTO DE SALVADOR, FICANDO NESTA ÁREA, ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 70 DO SÉCULO PASSADO. TENHO A IMPRESSÃO QUE A MESMA FOI VENDIDA PARA DESMANCHE AINDA NESTA ÉPOCA. BONS TEMPOS!!! OBSERVA-SE, AO FUNDO DA FOTO, INÚMEROS SAVEIROS COM AS VELAS IÇADAS. COMO ESTA FOTO INDICA SER MUITO ANTIGA E ACREDITO QUE NÃO HAVIA REGATAS DESTE TIPO DE BARCO NESTE TEMPO, ESSA AGLOMERAÇÃO PODE INDICAR QUE SEJA NO DIA 1º DO ANONA PROCISSÃO DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES. É UMA HIPÓTESE!!!!!!!!






LINDO!!!!!!!!!!!!!! A BARRA ANTIGA, FOTO DE ANTES DE 1940,  O EDIFÍCIO OCEANIA AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO. UM CARGUEIRO ADENTRANDO A BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. A VONTADE É DE ENTRAR EM UM TÚNEL DO TEMPO E FICAR ALGUMAS HORAS NESSE MOMENTO, DARIA MUITO COISA POR ISTO!!!!!!



JOSEMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário