Loading...
Loading...

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FELICITAÇÕES AO PREFEITO ACM NETO, PELA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO SALVADOR


TRANSCREVEMOS FELICITAÇÕES, ENVIADAS AO PREFEITO ACM NETO, PELO 1º FESTIVAL NÁUTICO SALVADOR.

ESTE EVENTO TRADUZ A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA QUE A PREFEITURA DE SALVADOR TEM DADO A ESTE IMPORTANTE NICHO DA ECONOMIA BAIANA COMO GERADOR DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE.

Salvador, 18 de novembro de 2015

Ao Digníssimo Prefeito da Cidade do Salvador
Sr. Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto
Assunto: Desenvolvimento da Atividade Náutica de Laser na Baía de Todos os Santos – Uma contribuição.

Caro Senhor,

Em primeiro ponto, declaro meu entusiasmo em relação à Vossa Excelência e sua equipe de Assessores, pela iniciativa, pela ação que se traduz no “1º Festival Náutico Salvador”.

Este evento, que potencializará as vantagens comparativas da Bahia no Setor Náutico de Laser, em relação a outras Regiões do País e do Resto do Planeta, induzirá caminhos de renda, empregos e melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno da Baía de Todos os Santos, e futuramente em todo Litoral Baiano. É um auspicioso começo!

O desenvolvimento da atividade de laser no Estado da Bahia, não teve por parte de sucessivos governos, uma atenção digna de um setor que contribui de forma decisiva no crescimento econômico e cultural do nosso povo durante séculos, sem citar, sobre as excepcionais condições geográficas e climáticas do nosso Litoral, particularmente as Baías de Todos os Santos e Camamu.

Somos o 4º mercado náutico do País e não temos um estaleiro, organizado, em território baiano, transferindo-se assim, renda e riqueza da Bahia para outros estados da Federação!!!
Conseguimos captar diversas regatas internacionais, a muito custo, competindo com outras cidades portuárias Brasil, hoje perdemos todas!!!

A enseada dos Tainheiros, localizada no Bairro da Ribeira, local com imenso potencial para marinas, estaleiros, rampas náuticas, há muito tempo, tem suas águas utilizadas como recipiente de esgoto e lixo urbano, além de diversos aterros do seu espelho d’água, com a destruição do restante de manguezais localizados nesta área, situação que requer tomada de decisões urgentes!!!

A regata João das Botas, evento idealizado no final da década de 1960, como esforço para preservar os saveiros da Bahia e suas variantes, não conta com ajuda substancial por parte do Governo da Bahia e da Própria Prefeitura de Salvador, em outros momentos, para sua realização, e, se não contasse com o apoio da Briosa Marinha do Brasil, já não mais aconteceria!!!

Celebrações náuticas, a exemplo de diversos cortejos, seculares, que permeiam a Baía de Todos os Santos, particularmente a procissão do " Bom jesus dos Navegantes ", que ocorre no dia 1º de cada ano, não são apresentadas como produto turístico cultural, o que levaria a uma maior permanência do visitante em nosso estado. Este fato, traduz ausência de percepção mercadológica e profissionalismo de setores governamentais e privado!!!

Em suma, poderíamos continuar a narrar diversas irresponsabilidades governamentais e da própria omissão da sociedade baiana em relação ao seu litoral e sua cultural náutica, mas paramos por aqui.

Caro Prefeito, Antônio Carlos, aproveito desta narrativa, para encaminhar cópia de monografia de minha autoria, intitulada – ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO – como contribuição para esta ação, que a prefeitura vislumbrou,  ao tempo em que, me coloco a disposição, como cidadão Soteropolitano, para colaborar com a equipe que estará à frente desse projeto.
Atenciosamente


Josemar Souza Santos

EMAIL: lobodomar1973@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário