Loading...
Loading...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

44ª REGATA JOÃO DAS BOTAS - DIA 28/02/2016 ÁS 13 HORAS NA PRAIA DO PORTO DA BARRA

SERÁ REALIZADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, NO DIA 28/02/2016, ÁS 13 HORAS, A REGATA "JOÃO DAS BOTAS", COM PARTICIPAÇÃO DE EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA, O SAVEIRO E SUAS VARIANTES.

ESTE EVENTO, PROMOVIDO PELO 2º DISTRITO NAVAL E ORGANIZADO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, CONTA COM O PATROCÍNIO DA BRASKEM.

COM SUA 1ª EDIÇÃO EM 1969, FOI IDEALIZADA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA EM RELAÇÃO A PERPETUAÇÃO DO LEGADO E SIGNIFICADO HISTÓRICO DOS SAVEIROS NA EDIFICAÇÃO DA CULTURA E CIVILIZAÇÃO BAIANA.

A PARTIR DE SUA QUARTA EDIÇÃO FOI NOMEADO SEU PATRONO JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO JOÃO DA BOTAS, UM DOS HERÓI DA INDEPENDÊNCIA BAIANA.

RESSALTAMOS OS ESFORÇOS DA MARINHA DO BRASIL, ATRAVÉS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA NO SENTIDO DE MANTER ESTE IMPORTANTE EVENTO PARA O ESTADO DA BAHIA E SEU POVO.,

EM CONTRAPONTO, CONSIDERAMOS UM OMISSÃO GRAVE DA PREFEITURA DE SALVADOR E DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS AFINS, EM NÃO APOIAR DIRETAMENTE UM EVENTO DESTA GRANDEZA, OU CONTRIBUÍREM POUCO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À PREMIAÇÃO DOS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, ALÉM DA POSSIBILIDADE EM OFERECER UMA AJUDA DE CUSTO ROBUSTA E OUTROS INCENTIVOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

SE GASTOU TANTO COM PATROCÍNIO DE CANTORES E BLOCOS NO CARNAVAL DA BAHIA DE 2016, POR QUE NÃO APOIAR ESTE EVENTO. 

ESPERAMOS QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO SALVADOR, SEJA INCLUÍDO UM CAPÍTULO EXCLUSIVO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA NAVAL, COM REGATAS, EXPOSIÇÕES, PALESTRAS, ETC.


ABAIXO, REPRODUZIMOS RELEASE ENVIADO, GENTILMENTE, PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA. 

JOSEMAR



"A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará em 2016 a 44ª edição da tradicional Regata de Saveiros “João das Botas”. O evento ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Porto da Barra, a partir das 13h. A competição náutica é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia, com o patrocínio da Braskem.

Serão doze categorias participantes, como saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777).

Com foco no meio ambiente, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História da regata - A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros."

                  Geovanna do Nascimento Macedo
                                     1ºTen (RM2-T)
                     Encarregada de Comunicação Social
                           (71) 3507-3784 / 99967-4715
          "SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, NOSSA MISSÃO"


LINKS CORRELATOShttp://viajantesemporto.blogspot.com.br/2015/01/43-regata-joao-das-botas.html

                                   http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/08/monografia.html  
                                   
SAVEIROS DE VELA DE IÇAR




SAVEIRO VELA DE PENA




SAVEIRO DE VELA DE PENA


Nenhum comentário:

Postar um comentário