sexta-feira, 6 de outubro de 2017

MAR AVANÇA EM PONTOS DO LITORAL BAIANO

O AVANÇO DO MAR EM PONTOS DO LITORAL BAIANO, TEM DESPERTADO A CURIOSIDADE DOS AFICIONADOS PELO TEMA, ALÉM DE PREJUÍZOS DIVERSOS, ALGUNS APONTAM COM PRINCIPAL CAUSA, AS QUESTÕES CLIMÁTICAS, OU SEJA UM PROVÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL, CONTRIBUÍDO PARA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DAS ÁGUAS OCEÂNICAS. SERIA ESTA A CAUSA MAIS IMPORTANTE?

A INTERFERÊNCIA HUMANA, COM CONSTRUÇÕES DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS - OFFSHORE - QUE REQUEREM ESPIGÕES E QUEBRA - MARES, A EXEMPLO DE TERMINAIS MARÍTIMOS OPERADOS NO ESPÍRITO SANTO E SUL DA BAHIA, PRINCIPALMENTE VOLTADOS PARA A MOVIMENTAÇÃO DE TOROS DE EUCALIPTOS E CELULOSE LEVARAM À MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA LITORÂNEA, EM RAZÃO DO BLOQUEIO NA MOVIMENTAÇÃO DE SEDIMENTOS DE UMA ÁREA PARA OUTRA, POR CONSEQUÊNCIA ALGUNS LOCAIS DO MAR RECUAM E OUTROS AVANÇAM.

O PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS É UM ESTUDO DE CASO INTERESSANTE. NESTE QUADRANTE, ÀS CORRENTES MARÍTIMAS TRANSITAM DO SUL PARA O NORTE. OS GRÃOS DE AREIA QUE SÃO DESLOCADOS PARA O NORTE, SÃO SUBSTITUÍDOS POR OUTROS VINDOS DO SUL, EM UM FLUXO CONTÍNUO. COM A CONSTRUÇÃO DO PORTO MALHADO EM ILHÉUS, O SEU ESPIGÃO RETEVE OS SEDIMENTOS, O QUE LEVOU A AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA NA PRAIA DA AVENIDA SOARES LOPES, ENQUANTO NO LADO NORTE O MAR AVANÇOU SOBRE AS RESIDÊNCIAS, OS SEDIMENTOS QUE FORAM DESLOCADOS PELAS CORRENTES MARÍTIMAS, NÃO FORAM SUBSTITUÍDOS.

PARECE SIMPLÓRIO, MAS É TÉCNICO, QUALQUER MODELO REDUZIDO, FUNDAMENTA ESTA ASSERTIVA.

CUIDADO BAIANOS COM OBRAS DE CARÁTER ELEITOREIRO E FARAÔNICA, SE REALMENTE FOREM REALIZADAS, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO PODE SER DESFAVORÁVEL AO MEIO AMBIENTE MARÍTIMO, PODENDO TER RESULTADOS ECONÔMICOS NEGATIVOS, A EXEMPLO DE PROJETOS DE PONTES E PORTOS EM ÁREAS OFFSHORE, ONDE O AMBIENTE NATURAL É NORTEADO DE COMPLEXIDADE QUE DEVEM SER SUPERADAS PELAS TÉCNICAS DE ENGENHARIA, COMO: INTENSIDADE DE VENTOS, CORRENTES MARÍTIMAS, PROFUNDIDADE DO MAR, CARACTERÍSTICA DO SOLO MARINHO, ACESSO AO TRÁFEGO MARÍTIMO, ETC, O  QUE DEMANDAM ANOS DE ESTUDOS, DIFERENTE DE ANÚNCIOS FUNDAMENTADOS EM ESTUDOS AÇODADOS.

JOSEMAR

IMAGEM DO PORTO DO MALHADO, ONDE FICA VISÍVEL O ACUMULO DE SEDIMENTOS, À FRENTE DA IMAGEM, COM AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA, E AO FUNDO, O MAR AVANÇA, SEM FAIXA DE AREIA.


DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO AVANÇO DO MAR, NO LITORAL NORTE DE ILHÉUS.


MAQUETE DO DITO  PORTO SUL, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO É UMA IMAGEM DE UM PROJETO.


MAQUETE DA IMAGÉTICA PONTE SALVADOR - ITAPARICA, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO A IMAGEM DE UM PROJETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário