quarta-feira, 13 de julho de 2011

IMPORTAÇÃO DE FERTILIZANTE PELO PORTO DE ARATU EM ALTA

ACOMPANHANDO O “LINE UP” DO PORTO DE ARATU TENHO VERIFICADO QUE TANTO A QUANTIDADE DE GRANELEIROS COMO AS PARTIDAS DE FERTILIZANTES POR ELES TRANSPORTADAS, TEM SIDO BASTANTE SUPERIOR AO MESMO PERÍODO DE ANOS ANTERIORES.

TRADICIONALMENTE, POR RAZÕES DE MERCADO, INÍCIO DA PRÓXIMA SAFRA, O SEGUNDO SEMESTRE É O MAIS DEMANDADO POR ESSE INSUMO, MAS, NESSE ANO PERCEBO UMA MAIOR AQUISIÇÃO DAS MISTURADORAS PARA REFORÇAR SEUS ESTOQUES.

 A BAIXA DA MOEDA AMERICANA DIANTE DO REAL, PODE SER UM INDICATIVO DESSE COMPORTAMENTO DO MERCADO, ANTECIPANDO COMPRAS, POR CAUTELA EM RELAÇÃO A NOVOS FUNDAMENTOS DO MERCADO CAMBIAL, ACREDITANDO QUE A POLÍTICA MONETÁRIA ATUE CRIANDO MECANISMOS QUE VENHAM IMPEDIR A VALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL, AUXILIANDO OS EXPORTADORES.

OUTRA VERTENTE DEVE SER O AUMENTO DA ÁREA PLANTADA DE ALGUMAS ”COMMODITIES” AGRÍCOLAS, SOJA, MILHO E CAFÉ, POR EXEMPLO, QUE LEVARIA AOS AGRICULTORES ELEVAREM SUAS COMPRAS DE FERTILIZANTES NESSA SAFRA.

O QUADRO ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE DE NAVIOS COM CARGAS DE FERTILIZANTES PARA O PORTO DE ARATU COM OPERAÇÃO FINALIZADA, EM ANDAMENTO E COM PREVISÃO, É RESSALTAR QUE DESDE O INÍCIO DO ANO JÁ HOUVE DESEMBARQUES E OUTROS DEVERÃO OCORRER.

          DESEMBARQUE DE FERTILIZANTE - PORTO DE ARATU ENTRE 22 DE JUNHO E 06/08/11

NAVIO

FUNDEIO

ATRACAÇÃO

DESATRACAÇÃO

TONELAGEM

MASTER DAVIDOV

24/06/11

09/07/11

11/07/11

3.632

MERCURIUS

01/07/11

15/07/11

15/07/11

10.000

POWER RANGER

06/07/11

15/07/11

19/07/11

13.084

TAMAR

08/07/11

19/07/11

26/07/11

17.161

ALTIS

17/07/11

26/07/11

03/08/11

25.664

MAREM BULKER

20/07/11

03/08/11

08/08/11

15.217

FLORAL LAKE

25/07/11

08/08/11

15/08/11

17.000

PALAEMON

06/08/11

15/08/11

20/08/11

15.000

CLIPER TERMINUS

11/07/11

19/07/11

27/07/11

19.850

PEGASUS

25/07/11

30/07/11

10/08/11

27.337

AVRAMIT

30/06/11

10/07/11

21/07/11

24.550

PAXI

22/06/11

09/07/11

12/07/11

10.992

BULK LEO

05/07/11

12/07/11

18/07/11

10.000

AKTEA R

09/07/11

18/07/11

22/07/11

9.000

BRANT

16/07/11

22/07/11

03/08/11

28.704

TOTAL







247.191



ATRACAÇÃO - PREVISÃO

PARTIDA – PREVISÃO
TONELAGEM - PREVISTA


JOSEMAR

terça-feira, 12 de julho de 2011

COMPRE UM BARCO, APRENDA A VELEJAR E NAVEGAR - BUY A BOAT, LEARN TO SAIL AND SAIL

                              
NÃO FOI ALEATÓRIO QUE A NOSSA BELÍSSIMA BAÍA FOI DESCOBERTA NO DIA DE TODOS OS SANTOS, OU SERIA DE TODOS OS DEUSES? TROCADILHOS A PARTE, QUEM JÁ NAVEGOU NA BTS, OU SIMPLESMENTE FEZ A TRAVESSIA DE SALVADOR A ITAPARICA, OU USUFRUIU O SEU ENTORNO, SABE DO QUE ESTOU FALANDO

A MAIOR BAÍA DO BRASIL, COM DIVERSAS ENSEADAS, RIOS NAVEGÁVEIS E ILHAS PARADISÍACAS, UM CLIMA ONDE O SOL REINA EM QUASE 365 DIAS, E MUITAS, MUITAS, HISTÓRIAS E LENDAS, É UM AMBIENTE QUASE PERFEITO PARA SE TER UMA EMBARCAÇÃO E SE TORNAR UM FUTURO LOBO DO MAR, OU PARA ÀQUELES QUE SIMPLESMENTE GOSTAM DE CONTEMPLAR A NATUREZA EM SEU MELHOR ESTILO.
                                         
                                                 PRAIA DE LORETO ILHA DOS FRADES 

                               http://guiadolitoral.uol.com.br/ilha_dos_frades-2609_2009.html

ESSE AMBIENTE FANTÁSTICO TRADUZ UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL A NÓS SOTEROPOLITANOS, SE VOLTARMOS PARA O MAR, NAVEGARMOS NAS ÁGUAS CÁLIDAS DE NOSSA BAÍA, A BORDO OBSERVARMOS O SOL REALIZAR SUA VIAGEM EM DIREÇÃO AO ORIENTE NO FINAL DA TARDE OU A LUA DERRAMAR SEU CAMINHO PRATEADO SOBRE AS ÁGUAS MÁGICAS DA BTS COMO SE INDICASSE O RUMO A SER SEGUIDO.


UMA DAS MAIORES DIFICULDADES EM ADQUIRIR UMA EMBARCAÇÃO EM SALVADOR, ERA A REDUZIDA OFERTA DE ESTRUTURAS NÁUTICAS DISPONÍVEIS. HOJE ESSA REALIDADE COMEÇA A SE MODIFICAR, COM A CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÕES DE MARINAS. MUITO TEM QUE SER FEITO, PRINCIPALMENTE SE A QUANTIDADE DE ADEPTOS ÀS ATIVIDADES NÁUTICAS DE LAZER SE AMPLIAR.

O GRANDE MARCO DO SETOR FOI A CONSTRUÇÃO DA BAHIA MARINA, UMA DAS MAIS COMPLETAS DO PAÍS, COM LOCALIZAÇÃO ÍMPAR, BEM NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR, AO LARGO DA AVENIDA CONTORNO. É UM REFERENCIAL  INTERNACIONAL PARA A CAPITAL DA BAHIA. ESSA MARINA PARA QUEM VAI INICIAR NA NÁUTICA COM UMA EMBARCAÇÃO DE MENOR PORTE, 16 A 20 PÉS, NÃO SERIA A IDEAL EM VIRTUDE  DO PREÇO DAS VAGAS.
                                                    BAHIA MARINA
                        http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=22537&mdl=29

NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, NA RIBEIRA, VAMOS ENCONTRAR, UMA FAIXA DE 6 MARINAS E CLUBES NÁUTICOS: MARINA SAVEIRO CLUBE, PIER NORTE, PIER SALVADOR, ANGRA DOS VELEIROS, MARINA DA PENHA, E NA PEDRA FURADA, ABAIXO DO BONFIM ESTÁ LOCALIZADA A MARINA BONFIM. ESSAS PELAS SUAS CARACTERÍSTICAS SERIAM IDEAIS PARA QUEM ADQUIRIU UMA LANCHA OU VELEIRO DE PEQUENO PORTE, OU ATÉ UM MONOTIPO.
                                             PIER MARINA BONFIM

                                   http://www.marinabonfim.com.br/Restaurante.html            

                                 QUIOSQUE E RESTAURANTE MARINA BONFIM  

                                   http://www.marinabonfim.com.br/Restaurante.html      

                                            MARINA PIER SALVADOR

                                        http://www.piersalvador.com.br/site/

MAIS AO NORTE DE SALVADOR OU NO FUNDO DA BTS ENCONTRA-SE A BAÍA DE ARATU VEJA COMO O ESPELHO D’ÁGUA DA NOSSA BAÍA É EXTENSO, AO PONTO DE TERMOS OUTRA BAÍA EM SEU ENTORNO. NESSA ÁREA, ENCONTRAMOS 3 ESTRUTURAS NÁUTICAS O ARATU IATE CLUBE, MARINA ARATU E A MARINA OCEMA IATE CLUBE.

                                                ARATU IATE CLUBE

                                           http://aratuiateclube.ning.com/


O ARATU IATE CLUBE É UM DOS CLUBES NÁUTICOS MAIS ANTIGOS DE SALVADOR, SEU PERFIL É DE EMBARCAÇÃO A VELA, TENDO, PORÉM,  CAPACIDADE PARA ATENDER VÁRIOS  SERVIÇOS NA ÁREA NÁUTICA. A MARINA ARATU, É UMA DAS ESTRUTURAS MAIS COMPLETA NA BTS, INCLUSIVE COM CARREIRA NAVAL E ÁREA PARA FUTURAS EXPANSÕES.

A MARINA "OCEMA IATE CLUBE" É A MAIS NOVA DAS 3 ESTRUTURAS LOCALIZADAS NA BAÍA DE ARATU, CONTANDO COM EXCELENTE OPÇÕES DE SERVIÇOS NÁUTICOS.

VÍDEO INSTITUCIONAL DA MARINA OCEMA
http://www.ocemaiateclub.com

NO INTERIOR DA BTS, HÁ  OUTRO ANCORADOURO, A MARINA DE ITAPARICA, NA CIDADE DO MESMO NOME, FOI FRUTO DE INVERSÕES DO GOVERNO DO ESTADO VISANDO DAR IMPULSO A ATIVIDADE NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. É BASTANTE FREQUENTADA POR VELEIROS ESTRANGEIROS DE PASSAGEM PELO LITORAL BAIANO.

EM CAIXA PREGO, NA ILHA DE ITAPARICA, GRANDE CENTRO DE CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES ARTESANAIS, EXISTIA UMA MARINA QUE FOI FECHADA. É UM LOCAL DE EXCELÊNCIA PARA A PRÁTICA NÁUTICA, COM ÁGUAS ABRIGADAS PARA FUNDEIO, E MUITAS PRAIAS EM ESTADO NATURAL.

                                                     CAIXA PREGO

                          http://sacoladecoisas.blogspot.com/2010/09/vai-pra-caixa-prego.html

ENTÃO POR QUE NÃO ADQUIRIR UM BARCO? SE VOÇE NÃO TEVE CONTATO MAIS DIRETO COM O MUNDO NÁUTICO, VÁ EM UMA OCASIÃO ALMOÇAR  EM UMA DESSAS MARINAS, OU TOMAR UM DRINK PARA VISLUMBRAR O PÔR DO SOL. COLOQUE SEU FILHO PEQUENO NUMA ESCOLA DE VELA, AS FAINAS NÁUTICAS INDUZEM  A CRIANÇA A ATUAR EM EQUIPE, A TER MAIS RESPEITO PELO AMBIENTE NATURAL, A TER UM DESENVOLVIMENTO FÍSICO SALUTAR.

OUTRA COISA, EM QUALQUER IDADE VOCE PODE SE VOLTAR AS LIDES NÁUTICAS, SE TRANSFORME NUM LOBO DO MAR, E VERÁS COMO OS PROBLEMAS EXISTENCIAIS NÃO TOLERAM SUBIR A BORDO DE UMA EMBARCAÇÃO, FICAM EM TERRA. COMPRAR UMA LANCHA, VELOCIDADE OU UM VELEIRO, MAIOR CONTEMPLAÇÃO, É ESCOLHA PESSOAL DO FUTURO COMANDANTE.

DO LÚDICO, PASSAMOS PARA UM ALERTA, AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS NÃO ESTÃO DANDO A DEVIDA ATENÇÃO PARA ESSE POTENCIAL NÁUTICO QUE A BTS POSSUI; OU SEJA, NÃO HÁ SEGURANÇA, OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE SÃO RELEGADOS E OCUPAÇÃO URBANA DESORDENADA NO SEU ENTORNO, TEM FAVELIZADO GRANDE PARTE DA BTS, INCLUSIVE SUAS ILHAS.
                 MODELO DE LANCHA, PARA INICIAR NO MUNDO NÁUTICO:


                                    FOCKER     16 PÉS ( 1 PÉ = 0,33 CM )
                                                           

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER


SENHORES

VAMOS A PARTIR DE AGORA ABRIR MAIS UM ESPAÇO NO BLOG, PARA FALARMOS DE ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, UMA DAS ESPECIALIZAÇÕES NÃO APROVEITADAS DA ECONOMIA BAIANA, EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE AÇÃO PLANEJAMENTAL, INTELIGENTE E  CONTINUADA POR PARTE DAQUELES QUE TERIAM ESTA RESPONSABILIDADE. POUCAS  OU POUQUÍSSIMAS REGIÕES DO PLANETA TEM AS VANTAGENS COMPARATIVAS QUE O LITORAL BAIANO OFERECE AOS QUE OPTARAM PELO MAR PARA SUAS HORAS DE LAZER.
A 1ª E A 2ª BAÍA DO BRASIL EM ÁREA, A DE “TODOS OS SANTOS” E A DE “CAMAMÚ”, RESPECTIVAMENTE.DIVERSAS REENTRÂNCIAS, “BOIPEBA”, “MORRO DE SÃO PAULO”, “ESTÂNCIA”, “PORTO SEGURO”, ETC. PARA COMPLETAR O MAIOR LITORAL DO PAÍS, COM CLIMA MARAVILHOSO EM BOA PARTE DO ANO. QUEM NAVEGA, SABE DO QUE ESTOU FALANDO.
O OBJETIVO DE LEVAR ESSAS INFORMAÇÕES É DE CONTRIBUIR PARA A BAHIA SE TORNAR UM  DOS GRANDES CENTROS DE REFERÊNCIA DA  NÁUTICA DE LAZER NO MUNDO. COMEÇANDO COM OS PRÓPRIOS SOTEROPOLITAMOS, QUE EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO CONHECE COM PROFUNDIDADE ESSA PÉROLA QUE MARGEIA O LITORAL DA CIDADE DE SÃO SALVADOR, A NOSSA QUERIDA BAíA DE TODOS OS SANTOS.

JOSEMAR SOUZA SANTOS

domingo, 10 de julho de 2011

A BAHIA PERDENDO ESPAÇO, ANTES NÃO ERA ASSIM



SENHORES,


FALAREMOS SOBRE ALGUMAS BAIXAS QUE A ECONOMIA BAIANA VEM SOFRENDO AO LONGO DOS ÚLTIMOS TEMPOS, PROMETENDO UM FUTURO NEBULOSO PARA NOSSO ESTADO.


                                                  AS PERDAS


    1)PERDEU EM 2008 DUAS UNIDADES DA “DOW QUÍMICA”, UMA PRODUTORA DE ESTIRENO, LOCALIZADA NO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, E OUTRA  QUE PRODUZ POLÍMEROS DESTINADOS A CREMES E LOÇÕES, EM ARATU. MENOS EMPREGO, MENOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTO, MENOS GANHO COM LOGÍSTICA.

    2)EM DEZEMBRO DE 2010 FOI A VEZ DA “NOVELLIS” , PROCESSADORA DE ALUMÍNIO PRIMÁRIO, ENCERRAR SUAS ATIVIDADES, ERA A ANTIGA “ALCAN”. MENOS TUDO QUE FOI DITO ANTERIORMENTE.

3) SE COGITA, A SAÍDA DE UMA DAS EMPRESAS MAIS INTENSIVA DE MÃO DE OBRA NA BAHIA, A “AZALÉIA”. QUEM ESTEVE NA REGIÃO DE ITAPETINGA E EM SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, FICOU IMPRESSIONADO COMO  ESSA INDÚSTRIA ESTÁ PRESENTE NO AMBIENTE ECONÔMICO DESSA REGIÃO. SE ESSE DESASTRE ACONTECER, SERÃO QUASE 18 MIL DESEMPREGADOS, QUE NÃO TERIAM COM SER ABSORVIDO EM OUTRAS ATIVIDADES.

4) QUAL  SERÁ A PRÓXIMA? NÃO SEI, MAS DO JEITO QUE O CENÁRIO SE APRESENTA NA BAHIA, NÃO DEVE DEMORAR DE TOMARMOS CONHECIMENTO. E TEM CORRENTES AQUI NO ESTADO QUE DEFENDEM O FIM DA GUERRA FISCAL, É UM ABSURDO. A BAHIA TEM QUE JOGAR PESADO NO AMBIENTE FISCAL DO PAÍS, FOI ASSIM QUE CONQUISTAMOS INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES COMO A FORD.

BONDADE DA UNIÃO PARA COM O NOSSO ESTADO, NÃO ESPERO, A BOA VONTADE É COM PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO SUL. POR OUTRO LADO, PARA SE AGIR AGRESSIVAMENTE, HÁ UM SENÃO, TEM QUE TER FORÇA POLÍTICA EM BRASÍLIA.

                                         
                                                  AS  PROMESSAS


1) TERMINAL PESQUEIRO, NA RIBEIRA, ANUNCIADO COM FANFARRAS, TRIO  ELÉTRICO, ISSO HÁ MAIS DE TRÊS ANOS, HOJE SÓ EXISTE NO LOCAL A PLACA.


2)  ANÚNCIO DE CONSTRUÇÃO DE TRÊS ESTALEIROS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.  HÁ MAIS DE TRÊS ANOS. SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES. NESSE ÍNTERIM, PERNAMBUCO TEM HOJE  O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ GARANTIU MAIS 2. CEARÁ PROCURA ATRAIR UM PARA SEU TERRITÓRIO, RIO GRANDE DO SUL TAMBÉM TEM O SEU. E PERCEBAM QUE TEMOS A MAIOR BAÍA DO BRASIL.

3) PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR E AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU, SE ARRASTAM HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, SEM VERBAS, ENQUANTO "SUAPE" CRESCE, SE QUALIFICA, PECÉM IDEM. INVESTIR NOS NOSSOS PRINCIPAIS PORTOS PÚBLICOS É ESTRATÉGICO PARA O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA, PELOS EFEITOS MULTIPLICADORES PROPORCIONADOS. SÃO INVERSÕES MAIS PRIORITÁRIAS QUE O PORTO SUL E A FERROVIA LESTE OESTE.


                                                O QUE NÃO GANHAMOS


1) O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS DA “GM” PARA O NORTE E NORDESTE E A FÁBRICA DA FIAT, TODAS PARA PERNAMBUCO.

2) A UNIDADE DE POLÍMERO VERDE DA “BRASKEM” PARA A COPESUL, NO RIO GRANDE DO SUL.

3) A  MONTADORA DA “TOYOTA” PARA SÃO PAULO.

4) CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA SADIA E PERDIGÃO, NO NORDESTE, PARA PERNAMBUCO


 É MUITO TRISTE O QUE VEM OCORRENDO COM A BAHIA,  O ENIGMÁTICO É QUE A IMPRENSA LOCAL NÃO PRODUZ NADA A RESPEITO DESSE ESVAZIAMENTO POLÍTICO E ECONÔMICO QUE OCORRE NO ESTADO, IDEM PARA A SOCIEDADE BAIANA EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS.




JOSEMAR SOUZA SANTOS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOVA LINHA MARÍTIMA, SALVADOR - SUAPE

SENHORES


A INFORMAÇÃO ABAIXO, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA BAIANA E SUA LOGÍSTICA MARÍTIMA. ESSAS PARTIDAS DE AÇO QUE SERÃO TRANSPORTADAS PELOS NAVIOS DA "MAESTRA" PARA SUAPE, COM PERSPECTIVA DE INCLUIR NOVOS PORTOS, ENCORPARÃO AS ESTATÍSTICAS DO PORTO DE SALVADOR, E AS RECEITAS DE TODO O TRADE PORTUÁRIO.

A REPORTAGEM,  NÃO RELATA DIRETAMENTE A FORMA DE ACONDICIONAMENTO DA CARGA, MAS TUDO INDICA QUE SERÁ POR CONTÊINER, POIS O "MAESTRA ATLÂNTICO" É UM NAVIO ESPECIALIZADO NESSE TIPO DE CARGA, ESSA EMBARCAÇÃO ERA O ANTIGO "N/M LLOYD ATLÂNTICO", QUE PERTENCIA À EXTINTA ESTATAL "LLOYD BRASILEIRO", O NAVIO NA ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO ERA A MAIOR EMBARCAÇÃO TRANSPORTADORA DE CONTAINER CONSTRUÍDA NA AMÉRICA DO SUL.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Navio - Maestra Atlântico
Construção - 1986 (Ishibras)
Imo - 8300016
Call Sign - PP9252
Bandeira - Brasil
Registro - Itajaí
Comprimento - 188,02
Boca - 30,21
Calado - 11,024
Capacidade - 1.21O Teus, 308 reefers
Armador - Maestra Logística
Ex Nomes - Lloyd Atlantico, Atlantico Sul, Norsul Atlântico
Rota - ????

                                            MAESTRA ATLÂNTICO