sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ARGENTINA DA DE GOLEADA EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA

NESSE ESPAÇO TEMOS ELOGIADO O POVO ARGENTINO PELO SEU DETERMINISMO, PROVADO EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, NO INTUITO DE LUTAR CONTRA A FRIEZA DO NEOLIBERALISMO, QUE RETIRA A PRESENÇA DO ESTADO COMO PROVEDOR DE SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA SOCIEDADE, ESTA QUE MANTÉM O SETOR PÚBLICO  COM OS TRIBUTOS PAGOS, ENTREGANDO A GRUPOS PRIVADOS ONDE O ÚNICO OBJETIVO SE CHAMA LUCRO.

CREIO QUE O ESTADO DEVA ATENDER AS NECESSIDADES PRECÍPUAS DA POPULAÇÃO, E NÃO ESTAR PRESENTE EM ATIVIDADES CUJOS  FINS SEJAM DE CARÁTER ECONÔMICO OU FINANCEIRO, A EXEMPLO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. EM OUTROS SETORES A TRANSFERÊNCIA DE SERVIÇO PÚBLICO PARA PARTICULARES, DEVE SER FEITA DE MODO GRADATIVO PRINCIPALMENTE EM NAÇÕES SUB-DESENVOLVIDAS COMO O BRASIL, POIS O ÍNDICE DE CARÊNCIAS ECONÔMICAS E SOCIAIS SÃO GRANDES, NECESSITANDO DA INTERFERÊNCIA DO ESTADO PARA QUE SEJAM APLICADAS TARIFAS CONDIZENTES COM O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO O QUE NÃO SERIA FEITO PELO PARTICULAR.

UMA COISA É APLICAR A DOUTRINA NEOLIBERAL NA SUÉCIA, HOLANDA, CANADÁ, ETC, PAÍSES QUE ATINGIRAM UM GRAU ELEVADO DE DESENVOLVIMENTO,  ONDE OS IMPOSTOS PAGOS RETORNAM INTEGRALMENTE AOS CONTRIBUINTES, SEM DESVIOS NO MEIO DO CAMINHO - CORRUPÇÃO -, NA VERDADE NESSAS NAÇÕES O ESTADO POUCO INTERVÉM, POIS OS SERVIÇOS PÚBLICOS FUNCIONAM DE MODO EXEMPLAR.OUTRA SITUAÇÃO É ESTA FILOSOFIA SENDO APLICADA EM UM PAÍS POBRE COMO O BRASIL, ONDE A RENDA MAL DÁ PARA SE ALIMENTAR DIGNAMENTE.

NESSA LINHA O MINISTRO DA ECONOMIA DA ARGENTINA AMADO BOUDOU, E SEU VICE, ROBERTO FELETTI, DEFENDEM QUE AS FACULDADES FEDERAIS DE ECONOMIA PASSEM A DAR MAIS ESPAÇO A KARL MARX, JONH KEYNES E RAUL PREBISCH - ARGENTINO FUNDADOR DA CEPAL,  DANDO MAIOR ÊNFASE A GRADES HETERODOXAS AO INVÉS DE POLÍTICAS ORTODOXAS, ENFATIZANDO O DESENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DO CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO,  JUNTO A UM ESTADO COM MAIOR PRESENÇA NA CONDUÇÃO DA ECONOMIA DO PAÍS.

TERMOS COMO SUPERAVIT FISCAL E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, APENAS GARANTEM O LUCRO DOS BANCOS E ESPECULADORES FINANCEIROS, POUCO FICANDO PARA GASTOS DIRETAMENTE LIGADOS AO BEM ESTAR, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA.

SIMPATIZO COM O NACIONALISMO DO POVO ARGENTINO, QUE NÃO TEM APENAS O FUTEBOL COMO SÍMBOLO DO PAÍS, MAS PRINCIPALMENTE SUA AUTO DETERMINAÇÃO E ESTIMA.

VEJA QUE APESAR DA SITUAÇÃO SOCIAL E  ECONÔMICA DA ARGENTINA NÃO SER IDEAL, ELES ESTÃO EM DIVERSOS SETORES A FRENTE DO BRASIL.



JOSEMAR







 26 de Setembro de 2011 07:47

Superioridade não está nem no futebol e nem na produção do grão, mas sim, na logística que faz inveja ao Brasil


Enquanto brasileiros e argentinos fazem de tudo para provar quem é o rei do futebol das Américas e que jogador melhor representa esta superioridade, se Pelé ou Maradona, na rentabilidade do agronegócio, sem dúvida alguma eles colocam o Brasil e Mato Grosso – maior produtor nacional de soja – no chinelo, como se diz popularmente. Além de terras naturalmente férteis, o escoamento da produção é feito por meio de uma invejada infraestrutura logística que permite, por exemplo, que o maior navio graneleiro do mundo – o Panamax que carrega de uma vez 65 mil toneladas – aporte do lado argentino do rio Paraná e saia do complexo portuário de Rosário direto para a China.


Mas a vantagem competitiva das exportações argentinas é apenas o ponto final de uma saga repleta de etapas positivas à produção de soja quando comparada ao que acontece no Brasil e em Mato Grosso. Enquanto toneladas de soja percorrem mais de 2 mil quilômetros de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP) para serem despachadas com destino à China, por exemplo, na Argentina a distância entre a região produtora do grão até o porto não passa de 500 quilômetros.


A região da grande Rosário, na província de Santa Fé, concentra cerca de 80% da produção nacional de soja na Argentina, cujo volume da safra 10/11 atingiu 50 milhões de toneladas. A primeira vista, a região poderia ser comparada ao Cerrado brasileiro devido a sua importância dentro da produção do grão no país. Entretanto, a similaridade que mal começou finda por aí mesmo, já que num raio de 65 quilômetros existem 13 indústrias de esmagamento de soja, o que torna a região a maior esmagadora do mundo, com capacidade para 130 mil toneladas ao dia. Para chegar até o porto, a soja roda em média 300 quilômetros em rodovias até chegar ao complexo portuário de Rosário, de onde pode seguir diretamente para a China e para a Europa.


Esse corredor de produção registra um crescimento exponencial nos últimos dez anos. De quatro portos na década passada, agora são 12 até o norte de Rosário, fruto de um esforço conjunto de ações público-privadas.


A logística da porteira para fora permite, por exemplo, que o custo de frete de uma tonelada até o porto fique em torno de US$ 20, ante uma média de US$ 120 t de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP), uma diferença de 500%.


“Muitas vantagens se revelam em favor da Argentina. A produção local está em plena expansão e isso pode ditar o mercado. Sem dúvida esse conjunto logístico e a anunciada expansão da área plantada rumo à região do Chaco, trazem riscos ao Brasil e mostram o quanto estamos defasados em relação às demandas logísticas, seja no Mato Grosso, seja no Brasil”, aponta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, que conheceu in loco o complexo portuário de Rosário.


NOVA ROTA – O complexo portuário de Rosário pode ser uma alternativa de escoamento à soja mato-grossense. A possibilidade de utilizar a hidrovia Paraguai-Paraná, partindo de Cáceres (225 quilômetros ao oeste de Cuiabáviavél, pois a maior parte da distância seria percorrida por hidroviaMarianna Peres viajou a convite da Aprosoja/MT/Veja mais na página C2)


Fonte:Diário de Cuiabá/MARIANNA PERES/Enviada Especial à Argentina

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E WHALE - 340 METROS FUNDEADO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR

HOJE -  10/10/2011 - AO PASSAR PELA AVENIDA CONTORNO, ENTRE 21 NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, UM IMPRESSIONAVA PELO SEU TAMANHO, O " E WHALE" - IMO: 9445461, MMSI: 636014690, MEDE 340 METROS DE COMPRIMENTO E 60 METROS DE LARGURA.

NÃO TENHO CONHECIMENTO SE O MESMO VAI OPERAR EM ALGUM TERMINAL,  ABASTECER OU REALIZAR ALGUM REPARO. POSSIVELMENTE SÓ O TEMADRE TERIA CAPACIDADE DE OPERAR UMA EMBARCAÇÃO DESSE PORTE, E MESMO ASSIM NÃO COM CARGA COMPLETA, O "E WHALE" DEVE CALAR MAIS DE 18 METROS E OS PIERS PRINCIPAIS DO TEMADRE 15 METROS DE CALADO OPERACIONAL.

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É QUE ESTE NAVIO ESTÁ CLASSIFICADO NO SITE "MARINETRAFFIC" COMO TANKER, MAS É VISÍVEL A BOMBORDO 5 GUINDASTES, SERÁ UM " ORE - OIL" NAVIOS QUE PODEM TRANSPORTAR TANTO MINÉRIO COMO PETRÓLEO CRU? SE ALGUM VISITANTE DO BLOG SOUBER, POR FAVOR ENVIE UM COMENTÁRIO.

A PETROBRAS E A ANTIGA DOCENAVE UTILIZAVAM DESSE TIPO DE NAVIOS, ERA UMA FORMA DE DILUIR CUSTOS LOGÍSTICOS, OS NAVIOS AO INVÉS DE LEVAREM MINÉRIO PARA O JAPÃO OU CARREGAREM PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO, FAZENDO UMA DAS PERNAS DA VIAGEM REDONDA EM LASTRO, TINHAM POSSIBILIDADE DE GANHAR FRETE ADICIONAL COM ESSA VERSATILIDADE DE OPÇÃO DE CARGA. POR OUTRO LADO ESTE TIPO DE NAVIO NÃO TEVE CONTINUIDADE, ALGUMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL MOTIVOU O ABANDONO DESSES PROJETOS, PELO MENOS NO BRASIL.

OBS: FOTOS RETIRADAS DO SITE "MARINETRAFFIC"














JOSEMAR

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MARINA SAVEIRO CLUBE - ENSEADA DOS TAINHEIROS - SALVADOR - BAHIA

A "MARINA SAVEIRO CLUBE" FUNDADA COMO "CLUBE DOS SAVEIROS", HOJE PERMITE A GUARDA DE QUALQUER TIPO DE EMBARCAÇÕES: VELEIROS, ESCUNAS, LANCHAS, SAVEIROS, ETC.

TEM PÁTIO PARA DOCAGEM NO SECO, VAGAS NO PIER, RAMPA PARA DESCIDA E SUBIDA DE EMBARCAÇÕES, TORRE DE VIGILÂNCIA, ESTAÇÃO DE RÁDIO. EXISTE UMA ÁREA SOCIAL PARA DRINKS E PETISCOS E LOJA DE EQUIPAMENTOS NÁUTICOS.

EM SUMA, É UMA BOA ESTRUTURA NÁUTICA PARA VOCÊ CONFIAR A GUARDA DE SEU BARCO. É A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ESCUNAS NUM MESMO LOCAL EM SALVADOR, LEMBRANDO QUE AS ESCUNAS DA BAHIA SÃO BARCOS CLÁSSICOS,   CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS ARTESANAIS, USANDO AS MESMAS TÉCNICAS  DE SÉCULOS ATRÁS, LOCALIZADOS EM DIVERSOS PONTOS DO LITORAL DA "BAHIA".

SE HOUVER INTERESSE EM SABER QUANTIDADE DE VAGAS NO SECO E PIER, VALORES DOS SERVIÇOS OFERECIDOS, LIGAR PARA 71 3312-1737 - 71 3312-7723. 

POR FAVOR, ASSISTA O VÍDEO NO ENDEREÇO http://www.youtube.com/watch?v=KxqRlHDj_M0&feature=related


JOSEMAR




PÁTIO PARA GUARDA DE BARCOS NO SECO:



CATAMARÃ ODORA, FITA AZUL EM DIVERSAS REGATAS:



EMBARCAÇÕES NO PÁTIO:



VISÃO DO PIER:



ESCUNA NO PIER:



ESCUNA VISTA PELA POPA:



ESCUNA:



ENTRADA DA MARINA:



SAVEIROS NO PIER:



PIER:



VISTA PANORÂMICA DO PIER:



ESCUNA:



ESCUNA:



ESCUNA:



AO FUNDO, NOVA MARINA NA "ENSEADA DOS TAINHEIROS":



TRAWLER:



VISÃO PANORÂMICA DO PIER:



ESCUNA:



ESCUNA:



ESCUNA:



LANCHA DE 36' :


LANCHAS DOCADAS NO PÁTIO:



ESCUNA GRANDE PORTE + DE 20 METROS:



ESCUNA FUNDEADA, COM MARINA "PIER NORTE" AO FUNDO:



BAR DA MARINA:



PÁTIO:



LANCHA DE PORTE NO PÁTIO:



PIER:




ESCUNA:



PIER:



ESCUNA:



FÁBRICA DA "SANBRA" AO FUNDO:





FOTOS E VÍDEOS DO AUTOR DO BLOG.
DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR




JOSEMAR

ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUAS MARINAS

NESTA ÁREA DO SITE, "ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUAS MARINAS", COMENTAREMOS SOBRE AS ESTRUTURAS NÁUTICAS LOCALIZADAS NA “ENSEADA DOS TAINHEIROS” ALÉM DE MOMENTOS HISTÓRICOS LIGADOS AO BAIRRO DA RIBEIRA. EM TEMPO, O POTENCIAL NÁUTICO DESSA PEQUENA BAÍA, TAMBÉM FOI TRATADO NO MARCADOR, "MONOGRAFIA", DESSE BLOG.

MARINA SAVEIRO CLUBE
O INTUITO, É OFERECER VISIBILIDADE A ESTA ÁREA, DEMONSTRANDO SUAS POTENCIALIDADES PARA A NÁUTICA DE UM MODO GERAL, COM FOCO EM: EMPREGO, RENDA E TRIBUTOS.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SALVADOR CITY, STATE OF BAHIA




SOME VIDEOS OF THE CITY OF SALVADOR BAHIA'S STATE CAPITAL 
PORT AREA, CITY OF OLD PART




                                      











VÍDEOS- OF THE BLOG


JOSEMAR

USINA DE RECICLAGEM, UM PASSO A MAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

NESSE TEXTO VAMOS LANÇAR UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJA OS ATERROS SANITÁRIOS E OS CRIMINOSOS LIXÕES A CÉU ABERTO.

 
SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, QUE NÃO DEVEM ESTAR LONGE DO CENTRO URBANO, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, QUE PRECISAM DESCARREGAR E CARREGAR SUA CARGA. ESSES ATERROS SÃO RAPIDAMENTE SATURADOS PELO CRESCIMENTO GEOMÉTRICO DOS GRANDES CENTROS, HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS.

POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÃO ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE É UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM “SALVADOR” E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO, IMAGINEM TODO RESTOS DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS,MELANCIAS,BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM PERFEITAMENTE SER TRANSFORMADO EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS.

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.

AS CIDADES, PRINCIPAIS, FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL.

VEJAM QUE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. PRIMEIRO, A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS.

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, PREFEITURA DE SALVADOR, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE.

O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DA BAHIA.

EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO



 JOSEMAR

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BAIRRISMO, UMA ARMA ECONÔMICA

SEJA BAIRRISTA, PROCURE COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS GERADOS NA BAHIA, DEIXE SEU IMPOSTO AQUI, GERE EMPREGOS E RIQUEZAS AQUI. BOICOTE QUALQUER PRODUTO FABRICADO COM MATÉRIA PRIMA OPERADA PELO PORTO DE SUAPE, BISCOITOS, MASSAS, PRODUTOS DE HIGIENE, LIMPEZA E OUTROS , A UNIÃO TEM INVESTIDO MAIS EM PERNAMBUCO DO QUE NA BAHIA, MESMO AQUI SENDO UM GOVERNO DO PT E LÁ, NÃO.


QUANDO FOR  AO EXTERIOR PROCURA VÔO QUE PARTA DO AEROPORTO DE SALVADOR, ALÉM DISSO POR NOSSA CIDADE SER UM CENTRO TURÍSTICO DE IMPORTÂNCIA, SE TORNA NECESSÁRIO UMA MAIOR QUANTIDADE DE VÔOS DIRETOS PARA O EXTERIOR

NÃO VÁ A "FERNANDO DE NORONHA" EMBARCANDO EM NAVIOS PARTINDO DE RECIFE, PEÇA QUE COLOQUE NAVIOS ZARPANDO DE SALVADOR. NÃO TOQUE OU DANCE FREVO EM TERRITÓRIO BAIANO.

EXERÇA SUA IDENTIDADE , FAÇA VALER SUA EXISTÊNCIA, DEIXE UM LEGADO DE CORAGEM. DEFENDA OS INTERESSES DA BAHIA QUE TAMBÉM É SEU, ISTO NÃO É DOM QUIXOTESCO, VOCÊ ESTARÁ LUTANDO POR TI E PELOS SEUS. NÃO SEJA MAIS UM NÚMERO SEJA UMA HISTÓRIA.

DESPREZE QUALQUER POLÍTICO QUE EM SUA VIDA PÚBLICA, FRAQUEJARAM DIANTE DOS INTERESSES DA BAHIA, USE SEU VOTO COMO UMA ARMA DE CIDADANIA. NÃO TENHA MEMÓRIA CURTA, LEMBREM-SE DAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

DEFENDER A DIVISÃO DE SEU PRÓPRIO ESTADO, DE SUA TERRA, É TRAIR OS IDEAIS DE VIRTUDE E CORAGEM DOS NOSSOS ANCESTRAIS QUE LUTARAM PELA INTEGRIDADE E INDEPENDÊNCIA DA BAHIA EM 2 DE JULHO DE 1823.

PORTO DE SALVADOR

OS ESTANDARTES REPRESENTATIVOS DESSES EVENTOS HISTÓRICOS NÃO SERÃO DESONRADOS POR SANGUE IMPURO E COVARDE. A BAHIA NÃO SE DIVIDE, NEM AGORA NEM DEPOIS.

ENALTEÇA OS SÍMBOLOS DA BAHIA, O BRASÃO E A BANDEIRA. PRESERVE  NOSSOS VALORES CULTURAIS, A SOMA DELES REPRESENTAM A IDENTIDADE DE POVO.

OS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, POR TUDO QUE SIMBOLIZAM PARA A EDIFICAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO BAIANA, DEVE POR TODOS OS MEIOS TER SEUS FEITOS PRESERVADOS E ENALTECIDOS PARA AS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS.

NÃO SE ESQUEÇA, REFORÇANDO, AO SE DIRIGIR AS COMPRAS VERIFIQUE NO RÓTULO DAS MERCADORIAS SE FORAM FABRICADAS NA BAHIA, ADQUIRA O QUE É NOSSO, NADA DE COMPRAR PRODUTOS DE PERNAMBUCO , PRINCIPALMENTE, OU DE OUTROS ESTADOS.

https://www.youtube.com/channel/UCna6bwLU3QZlx2Wqz2yZb2g


TEM UMA REDE DE SUPER MERCADO QUE EM SUAS PRATELEIRAS VOCÊ SÓ ENCONTRA, PRATICAMENTE, PRODUTOS FABRICADOS EM PERNAMBUCO, ELA OBTÉM SUA MAIOR RENTABILIDADE NA CIDADE DE SALVADOR E NÃO EM RECIFE, MAS NÃO PRESTIGIA A INDÚSTRIA BAIANA. VOCÊ SABE QUAL É! RETALIE, NÃO VÁ A ELA, DEIXE O RESULTADO ECONÔMICO E FÍSICO DE SEU CONSUMO FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.



"TODOS OS HOMENS MORREM, MAS NEM TODOS OS HOMENS VIVEM" - CORAÇÃO VALENTE.




JOSEMAR

MONOGRAFIA - ATIVIDADE NÁUTICA

NESSA PARTE DO NOSSO TRABALHO MONOGRÁFICO, APRESENTAMOS A CONCLUSÃO E ROTEIROS PARA QUE A BAHIA POTENCIALIZE A EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER EM TODAS AS SUAS VERTENTES, GERANDO RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE PARA A POPULAÇÃO BAIANA.


JOSEMAR



10. CONCLUSÃO

  
O lazer náutico constitui uma atividade econômica com grande potencial multiplicador de renda, emprego e tributos, ou seja, quando se adquire uma embarcação, antes houve ocupação de um estaleiro para construí-la, logo após, serão adquiridos equipamentos mecânicos e eletrônicos para equipá-la. Na fase operacional do barco haverá a necessidade de contratar os serviços de uma marina e, possivelmente, de um marinheiro. Durante sua vida útil, recursos serão utilizados nos serviços de manutenção preventiva e consertos de avarias.

O litoral Baiano, com 932 km, é o mais extenso do Brasil, com um clima tropical Atlântico e onde estão localizadas a primeira e a terceira baía do País, a Baía de Todos os Santos e de Camamu, respectivamente. Neste cenário, desde o século XVII, prosperava uma intensa indústria naval, de onde saia inúmeros galeões, colocados entre os maiores desse tempo. Mas, hoje o nosso mercado náutico em números relativos está aquém de outros estados com menor potencial.

O governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Salvador e demais municípios do entorno da Baía de Todo os Santos (BTS), deve promover medidas eficazes, as quais serão listadas adiante, no sentido de potencializar o mercado náutico da Bahia, transformando-o em um rentável segmento econômico, impactando diretamente a qualidade de vida da população do Estado de maneira positiva. Essas medidas, a serem implementadas na BTS, objeto de estudo dessa monografia, devem ser estendidas as demais localidades do Litoral Baiano, no que couber.

a) MARINAS E ATRACADOUROS:
  
1) Proporcionar incentivos financeiros e estruturais, tornando atraente a construção  de marinas por empreendedores privados em locais previamente estudados em relação aos aspectos ambientais e de viabilidade econômica e urbana;

2) Construir estruturas náuticas simplificadas, permitindo o acesso da população  mais carente ao mar. Este é mais um meio de socialização para a náutica;
3) Além das reformas dos terminais marítimos de passageiros já existentes no entorno da Baía de Todos, outros devem ser construídos, facilitando o desenvolvimento do turismo náutico nessa área;

4) Retomar estudos, inicialmente realizados pela CONDER – Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, em 1981, quanto a viabilidade de construir um terminal de ferry boat  no interior da Baía de Aratu. Abriria mais uma frente para o turismo náutico.

b) CULTURA NÁUTICA
1) O Governo da Bahia deve não apenas recuperar a memória documental da extinta CNB, também, enquanto há tempo, entrevistar comandantes e tripulantes de navios da mesma, buscando o resgate da memória imaterial. Tudo isso, mais a história da construção naval na Bahia, constituem-se em importante acervo para a implantação de um museu náutico;

2) Construir duas réplicas de cada saveiro já extinto em estaleiros do Recôncavo Baiano, para participarem de regatas diversas no Estado ou outras atividades culturais. Os recursos podem ser alocados junto à iniciativa privada, principalmente aos empreendimentos localizados às margens da Baía de Todos os Santos. Seria uma espécie de bônus cultural que essas empresas teriam com o Estado;

3) Tanto o Governo Estadual como o Municipal devem participar diretamente da organização da Regata de Saveiros João das Botas, pela importância cultural do evento em pró da preservação dos saveiros. A Marinha de Guerra do Brasil é quem atualmente está à frente dessa regata. É relevante a participação de outros veleiros que não sejam saveiros e canoas, as  inscrições cobradas seriam revertidas em premiação aos saveiristas, além de proporcionar maior visibilidade ao evento, o que atrairia mais patrocinadores.

4) Construir uma embarcação clássica armada em escuna, seria um Tall Ship com recursos da iniciativa privada ou de pessoas físicas interessadas em cultivar a cultura náutica no Estado. Essa embarcação, cujo nome deve ser Bahia ou Baía de Todos os Santos, para participar de eventos locais ou internacionais, divulgando a Cultura Baiana e itens da pauta de exportação do Estado.


5) A realização de um festival náutico internacional em Salvador no Verão seria mais um atrativo turístico. O evento pode ter duração de um mês, com regatas, inclusive de Tall Ships, navios à vela clássicos com grande número de tripulantes, pesca oceânica, mergulho contemplativo a naufrágios, salão náutico, círculo de conferências ligados ao mar e outros;


6) Festas a exemplo da Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, realizada no primeiro dia do ano, deve promover atividades paralelas, como concurso de ornamentação e animação, o que permitiria mais uma atração para os pacotes turísticos para o ano novo em Salvador.
c) INDÚSTRIA NÁUTICA
  
1) Concessão de incentivos fiscais e de infraestrutura para que estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos, a exemplo de coletes salva vidas, cabos diversos, velas, âncoras se instalassem no Estado.

d) SERVIÇOS DE SALVATAGEM
 
O Governo Baiano deve realizar estudo com intuito de criar um grupamento naval no âmbito da Policia Militar com capacidade de efetuar ações de salvatagem e patrulhamento, não só em águas abrigadas como também em águas costeiras. Essa atitude permitiria um maior espectro de segurança aqueles que vão ao mar por lazer ou sustento. Um exemplo similar de relação custo benefício favorável é o grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia.

e) CAPACITAÇÃO TÉCNICA
  
1) Promover estudos para a implantação de curso de graduação em engenharia naval, bem como, de níveis básico e profissionalizante.
2) A Capitania dos Portos do Estado da Bahiadisponibilizar informações detalhadas de caracterização das mesmas, dados estes que servirão não só a esta instituição, como a outros interessados.



JOSEMAR E MARGARIDA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTUDO DE CASO: ESTALEIRO FANTÁSTICO

NESTA PARTE DA MONOGRAFIA, RELATAMOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE DOIS IRMÃOS QUE CRIARAM UMA ESTRUTURA NÁUTICA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. GUARDAM, REFORMAM E CONSTROEM EMBARCAÇÕES, ALÉM DE TRABALHOS ARTESANAIS COM RESTOS DE ANIMAIS MARINHO. FAÇA UMA VISITA AO ESTALEIRO FANTÁSTICO, LOCALIZA-SE ADJACENTE AO CLUBE DO SAVEIRO NA RIBEIRA. E NÃO SE ESQUEÇA: COMPRE UM BARCO E CURTA O PRÓXIMO VERÃO.


JOSEMAR



Um caso emblemático do segmento náutico da Bahia é o Estaleiro Fantástico, o qual foi visitado e pesquisado. Localizado na Ribeira, próximo do Saveiro Clube, essa estrutura, nascida na informalidade há 25 anos, tem a frente de todo o processo, dois irmãos, Fanta e Tico (como eles são conhecidos) (figura 24), filhos de pescador, que transformaram um objetivo em realidade, sem contar com apoio governamental ou de outra espécie. O lugar é um misto de estaleiro e marina, contando com uma área utilizada para exposição de miniatura de embarcações e carcaça de animais marinhos encontradas em ilhas da BTS.



            
                      Fanta e Tico realizando reforma na cabine de um veleiro
                                   casco de aço (da esquerda pra direita)
                                       Fonte: Realizada pelos autores



O Estaleiro Fantástico tem espaço em piers e em seco (figuras 25 e 26) para guarda de embarcações, podendo efetuar também consertos de motores, trabalhos de carpintaria, construção em madeira e fibra de vidro, inclusive, produzir barcos em série, já utilizados em diversas colônias de pescadores na orla de Salvador.
    

                                    
                                             Estaleiro Fantástico: pier
                                        Fonte: Realizada pelos autores                 

 
O grande diferencial desse projeto, além da vontade de Fanta e Tico de levá-lo à frente, é o trabalho de inclusão social desenvolvido em sua dependência. Os jovens da área dos alagados e adjacência são treinados em diversos ofícios náuticos: carpintaria, fibra de vidro, mecânica, técnica de calafetar, dentre outras, recebendo ajuda de custo pelas tarefas executadas.


                         
Vista área do Estaleiro Fantástico e o Pier do Saveiro Clube à direita
Fonte:Google Earth
                         
                                 

Iniciativas semelhantes a do Estaleiro Fantástico devem ser apoiada tanto pelo governo estadual e municipal, como também por segmentos da sociedade que tenham interesse em preservar a cultura náutica na Bahia.



MARGARIDA E JOSEMAR







           

COURAÇADO BISMARCK, UMA LENDA DOS SETE MARES - BATTLESHIP BISMARCK, A LEGEND OF THE SEVEN SEAS

                      
ENTRE AS INÚMERAS BATALHAS NAVAIS QUE OCORRERAM DURANTE A SEGUNDA MUNDIAL, DUAS SEMPRE AGUÇARAM MINHA CURIOSIDADE, POR TODA AMBIENTAÇÃO E PELOS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS. O BISMARCK E O GRAF SPEE. UM NO ATLÂNTICO NORTE O OUTRO NO ATLÂNTICO SUL. NESTE ARTIGO SERÁ A VEZ DE COMENTARMOS SOBRE A SAGA DO BISMARCK.

É DE CONHECIMENTO, AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS A ALEMANHA PELO TRATADO DE VERSAILES, NO CAMPO A NAVAL OS ALEMÃES SÓ PODERIAM CONSTRUIR UMA QUANTIDADE PRÉ DETERMINADA DE COURAÇADOS, CRUZADORES, ETC, ALÉM DESSE ASPECTO, HAVIA DETERMINAÇÕES QUANTO AO PORTE DOS VASOS DE GUERRA E CONSEQUENTEMENTE DO SEU PODER DE FOGO.

CONTUDO OS ENGENHEIROS NAVAIS GERMÂNICOS FORAM CRIATIVOS EM BURLAR ESSES OBSTÁCULOS EM CONJUNTO COM ATUAÇÕES ENGENDROSAS DA CHANCELARIA DO "TERCEIRO REICH" NEGANDO QUALQUER BURLA ÀS OBRIGAÇÕES COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL. EM DIVERSAS OCASIÕES FORAM OMITIDAS  ESPECIFICAÇÕES DOS NAVIOS PARA MENOS DA REALIDADE. NESSE MOMENTO SURGIRAM CONCEITOS COMO COURAÇADOS DE BOLSO, CRUZADORES DE BATALHAS.

OS ALEMÃES PARA CONSEGUIREM EXPANDIR A EXISTÊNCIA DO 3º REICH, PRECISARIAM TER MEIOS NAVAIS SUFICIENTES PARA ESTRANGULAR, NO PRIMEIRO MOMENTO, O SEU ADVERSÁRIO MAIS CONTUNDENTE, A GRÃ-BRETANHA, IMPEDINDO OU DIFICULTANDO O RECEBIMENTO DE SUPRIMENTOS PELAS ROTAS MARÍTIMAS, É BOM RESSALTAR QUE A INGLATERRA É UMA ILHA.

O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS NAZISTAS ERA A SUPERIORIDADE DA MARINHA REAL SOBRE OS MARES DO PLANETA, TANTO É QUE A INGLATERRA ERA CONHECIDA COMO A RAINHA DOS MARES. O ALTO COMANDO DA “KRIEGSMARINE” , NOME DADO A MARINHA ALEMÃ DURANTE O REGIME NAZISTAS, TRABALHAVA COM DIVERSAS ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODERIAM SER SEGUIDAS TODAS SIMULTANEAMENTE, OS RECURSOS SÃO ESCASSOS,  ALÉM DA INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA SOBRE O FUHER, PROCURANDO OBTER MAIOR INFLUÊNCIA PARA SUAS CORPORAÇÕES.

EM SUMA, A ALEMANHA NÃO PODERIA ENTRAR EM CONFLITO DIRETO COM A MARINHA REAL EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A DECISÃO  FOI PRIORIZAR A GUERRA SUBMARINA – U BOATS – E OS CORSÁRIOS QUE SERIAM OPERACIONALIZADOS POR ALGUNS NAVIOS DE LINHA E POR MERCANTES ARMADOS.

                 LANÇAMENTO DO BISMARCK EM HAMBURGO - ESTALEIRO  BLOHM & VOSS - 13 DE FEVEREIRO DE 1939         


OS CORSÁRIOS SERIAM OS PREDADORES DE ALTO MAR, ATACANDO OS COMBOIOS ALIADOS SEM DEIXAR PISTAS DE SUAS POSIÇÕES OU DA PRÓXIMA INVESTIDA. A LÓGICA RESIDE EM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE OS BRITÂNICOS, POIS OS ESTADOS UNIDOS NÃO TINHAM DECLARADO GUERRA DE IMEDIATO AO EIXO, TERIAM QUE DESTACAR NAVIOS PARA CAÇAR OS CORSÁRIOS PELOS MARES, DESFALCANDO OUTROS TEATROS DE OPERAÇÕES NAVAIS.

ESSA ERA A MISSÃO DO "BISMARCK", SAIR DE UM PORTO ALEMÃO, AGUARDAR EM ALGUM FIORDE NORUEGUÊS AS CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS IDEAIS, PARA SE FAZER AO ATLÂNTICO NORTE, INICIANDO SUA CAÇADA COM ATAQUES AOS COMBOIOS ALIADOS QUE DEMANDAVAM, DOS ESTADOS UNIDOS PARA O REINO UNIDO.

            BISMARCK COMISSIONADO -  ERNST LINDEMANN   DISCURSA EM 24 DE AGOSTO de 1940                        



                                         BISMARCK RECEBE SUPRIMENTOS EM 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - VERIFIQUE A TORRE GEMINADA DE 15 CM




APARENTEMENTE PARECIA UMA TÁTICA SIMPLES, MAS NÃO É BEM ASSIM. ESSA TÁTICA DE GUERRA NAVAL, EXIGIA EXAUSTIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO PARA SE TER PROBABILIDADE DE SUCESSO. PRIMEIRO ERA NECESSÁRIO ESTABELECER PONTOS DE ENCONTROS NO OCEANO COM O NAVIO OU NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO, REFAZENDO AS RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS, MANTIMENTOS E MUNIÇÕES, REPASSANDO PRISIONEIROS, ETC. SER HÁBIL EM DISSIMULAR SUAS ROTAS DE FUGA E ATAQUE.


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


O BISMARCK E SEU IRMÃO TIRPITZ, ERAM MODERNÍSSIMOS COURAÇADOS, APTOS A ENTRAR EM CONFRONTO COM QUALQUER VASO DE GUERRA DE LINHA DAS PRINCIPAIS MARINHAS DA ÉPOCA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA, A FRANÇA, ITÁLIA, INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. SUA TRIPULAÇÃO FOI EXAUSTIVAMENTE TREINADA EM CRUZEIROS PELO BÁLTICO ANTES DE ESTAR PRONTO PARA SUA FATÍDICA E ÚNICA MISSÃO.

        BISMARCK EM TREINAMENTO NO BÁLTICO EM ABRIL DE 1941- FOTO TIRADA DO CRUZADOR PESADO "PRINZ EUGEN"



                      FOTO DAS TORRES "ANTON" E "BRUNO" - CALIBRE 38 CM - BATERIA PRINCIPAL
                                       



UM DETALHE INTERESSANTE, ERA A GRANDE AUTONOMIA DE NAVEGAÇÃO DO BISMARCK, 9.280 MILHAS NÁUTICAS A 16 NÓS, EM VIRTUDE DO SEU PRINCIPAL OBJETIVO, VAGAR PELOS MARES DO MUNDO, A PROCURA DE PRESAS FÁCEIS.

O BISMARCK TEVE SUA QUILHA BATIDA EM 1 DE JULHO DE 1936, LANÇADO EM 14 DE FEVEREIRO DE 1939 E COMISSIONADO EM 24 DE AGOSTO DE 1940. APÓS REALIZAR UMA SÉRIE DE TESTES OPERACIONAIS E EXERCÍCIOS NO MAR BÁLTICO, O BISMARCK RECEBE A VISITA DO Führer”, EM 05 DE MAIO DE 1941, QUE PERMANECEU A BORDO POR 4 HORAS.

                                  ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941


                                   ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941



EM 13 DE MAIO DE 1941 REALIZA EXERCÍCIO CONJUNTO COM O CRUZADOR PESADO “PRINZ EUGEN”, EM 14 DE MAIO DE 1941  COM O CRUZADOR LEVE “LEIPZIG”,  ZARPANDO DE “GOTENHAFEM” EM 19 DE MAIO 1941, COM O PRINZ EUGEN E MAIS TRES DESTROYERS PARA INÍCIO A OPERAÇÃO  “RHEINUBUNG”.

                          CRUZADOR PESADO "PRINA EUGEN" NO BÁLTICO NA PRIMAVERA DE 1941

FOI FOTOGRAFADO POR UM “SPITFIRE” DO COMANDO DE COSTA EM 21 DE MAIO DE 1941, NUM FIORD PRÓXIMO A BERGEN. EM ALTO MAR DOIS CRUZADORES BRITÂNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM BISMARCK, TRANSMITINDO SUA POSIÇÃO AO ALMIRANTADO, INICIANDO ASSIM A CAÇADA AO NAVIO ALEMÃO.

EM 24 DE MAIO DE 1941, TEM INÍCIO A BATALHA DO ESTREITO DA DINAMARCA, ENTRE O GRUPO DE BATALHA ALEMÃO E OS COURAÇADOS INGLESES “HOOD” E “PRINCE OF WALES”.
BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO CONTRA O "PRINCE OF WALES" - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


                     BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


DESSE ENFRENTAMENTO, O “HOOD” FOI A PIQUE APÓS SER ATINGIDO POR UMA SALVA DE TIROS DOS NAVIOS ALEMÃES. EXISTEM CONTROVÉRSIAS SE OS TIROS PARTIRAM DO “BISMARCK” OU DO “PRINZ EUGEN”, ALEGA-SE QUE A MUNIÇÃO ANTI AÉREA DO “HOOD” QUE ESTAVA NO CONVÉS EXPLODIU, LEVANDO A UMA REAÇÃO EM CADEIA CONTAMINANDO OS DEMAIS PAIÓIS, LEVANDO O NAVIO AO FUNDO EM MENOS DE 1 MINUTO.

APÓS O AFUNDAMENTO DO “HOOD” OS NAVIOS ALEMÃES CONCENTRAM SEU PODER DE FOGO NO “PRINCE OF WALES”, QUE TEVE SUA PONTE DE COMANDO ATINGIDA, LEVANDO O MESMO A FUGIR DO COMBATE. PORQUE O BISMARCK NÃO FOI A SEU ENCALÇO É OUTRA INTERROGAÇÃO.
LINKS INTERESSANTES SOBRE O BISMARCK;

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VEhCk4IcIXY#!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgqJ-O_UkE8

O “BISMARCK” NÃO SAIU INCÓLUME DO COMBATE, TENDO UM DOS SEUS TANQUES DE COMBUSTÍVEL PERFURADO, MESMO ASSIM NÃO OPTOU A VOLTAR AO CONTINENTE PARA REPAROS.

A PERDA DO “HOOD”, MAIS QUE UM REVÉS BÉLICO, FOI UM ABATIMENTO MORAL PARA O POVO INGLÊS, CHURCHIL PERCEBENDO O DELICADO MOMENTO PARA SEU ESFORÇO DE GUERRA, PRONUNCIOU A FAMOSA FRASE – AFUNDEM O BISMARCK –

O COURAÇADO ALEMÃO NÃO DIMINUI SUA VELOCIDADE CONTINUANDO SUA CORRIDA PARA MAR ABERTO. NESSE ÍNTERIM GRANDE PARTE DOS PRINCIPAIS NAVIOS DA “HOME FLEET”, PRÓXIMO DO TEATRO DE OPERAÇÕES FORAM ENGAJADOS NA CAÇADA AO BISMARCK.

ATACADO POR AVIÕES TORPEDEIROS BASEADOS EM PORTA AVIÕES BRITÂNICO, UM DOS TORPEDOS ATINGE O MECANISMO DO LEME DO BISMARCK, TRAVANDO-O. O NAVIO ALEMÃO FICA SEM RUMO, FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS COURAÇADOS BRITÂNICOS, QUE DIANTE DO IMOBILISMO DO BISMARCK, O MESMO TORNOU-SE PRESA FÁCIL DOS INGLESES, INDO A PIQUE ÀS 10:39 DO DIA 27 DE MAIO DE 1941.

NESSA OPERAÇÃO O BISMARCK ERA COMANDADO POR  "ERNST LINDEMANN", TENDO COM COMANDANTE DA FROTA, QUE INCLUÍA O "PRINZ EUGEN", O  ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS", AMBOS MORRERAM A BORDO DO BISMARCK.            

                                             ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS


Born: 25 May, 1889 in Wiesbaden, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 52.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Admiral.
Position (at the time of Bismarck's sinking): Chief of Fleet.
Promotions:
· 03.04.1907: Seekadett
· 21.08.1908: Fähnrich zur See
· 28.09.1910: Leutnant zur See
· 27.09.1913: Oberleutnant zur See
· 24.05.1917: Kapitänleutnant
· 01.04.1926: Korvettenkapitän
· 01.10.1931: Fregattenkapitän
· 01.07.1933: Kapitän zur See
· 01.10.1937: Konteradmiral
· 01.01.1940: Vizeadmiral
· 01.09.1940: Admiral


 CAPITÃO DE MAR E GUERRA ERNST LINDEMANN

Born: 28 March, 1894 in Altenkirchen/Westerwald, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 47.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Kapitän zur See.
Position: Ship's Commander (Kommandant).
Promotions:
· 1915 Oberleutnant zur See
· 1925 Kapitänleutnant
· 1932 Korvettenkapitän
· 1936 Fregattenkapitän
· 1938 Kapitän zur See
Additional notes: Last seen alive aboard the Bismarck in the bow area shortly before the ship capsized. Captain Lindemann was posthumously awarded the Knight's Cross (Ritterkreuz) on 27 December 1941.



                                                BISMARCK SOB FOGO DOS NAVIOS INGLESES


DA TRIPULAÇÃO DE 2.200 MARUJOS, SÓ 116 HOMENS FORAM RESGATADOS.

                                 SOBREVIVENTES DO BISMARCK - RESGATADO PELO CRUZADOR INGLÊS "DORSETSHIRE"       



 DADOS TÉCNICOS SOBRE O BISMARCK:









GENERAL CHARACTERISTICS











Battleship Bismarck










Laid down:









1 July 1936
Launched:









14 February 1939
Commissioned:









24 August 1940
Construction cost:









RM. 196.8 million
Displacement:
· Empty ship:
· Standard:
· Construction:
· Full load:
· Maximum:











40,250 metric tons
43,978 metric tons
47,870 metric tons
51,760 metric tons
53,486 metric tons
Dimensions:
· Waterline length:
· Overall length:
· Beam:
· Standard draught:
· Maximum draught:
· Freeboard amidships:
· Height of hull sides (depth):
· Waterplane area:











241.55 meters
251 meters
36 meters
9.33 meters
10.55 meters
between 4.45 - 5.67 meters
15 meters
5,740 m²
Armour Protection:
· Upper belt:
· Main belt:
· Main battery turrets:
· Secondary battery turrets:
· Upper deck:
· Third armour deck:
· Conning tower:
· Torpedo bulkhead:
· Protected length 1):
· PC/TC 2):
· Armour's weight:











145 mm
320 mm
130-360 mm
40-100 mm
50-80 mm
80-120 mm
220-350 mm
45 mm
70% (170.7 meters)
17/22
19,082 metric tons
Armament:
· Main:
· Secondary:
· Anti-aircraft:











8 x 38cm/L52
12 x 15cm/L55
16 x 10.5cm/L65
16 x 3.7cm/L83
18 x 2cm/L65
Fire control:









5 x 10.5-m base rangefinders
1 x 7-m base rangefinder
2 x 6.5-m base rangefinders
4 x 4-m Type SL-8 rangefinders
2 x 3-m rangefinders
Radar Equipment:









3 x FuMO 23
Propulsion plant:









12 Wagner boilers
Three Blohm & Voss turbine sets
150,170 hp (maximum obtained)
Speed:









30.12 knots (maximum obtained)
Endurance:









9,280 nautical miles at 16 knots
8,900 nautical miles at 17 knots
8,525 nautical miles at 19 knots
6,640 nautical miles at 24 knots
4,500 nautical miles at 28 knots
Fuel capacity:









8,294 metric tons
Aircraft:









4 x Arado Ar 196
Crew:









2,200+
Hull coefficients & ratios:
· Ratio length/beam:
· Ratio beam/draught:
· Ratio draught/depth:
· Ratio length/depth:
· Block coefficient:3)
· Midship coefficient:4)
· Waterplane coefficient:5)
· Prismatic coefficient:6)
· Metacentric height (GM):











6.71
3.85
0.62
16.10
0.55
0.97
0.66
0.56
4.00 meters

 

RECOMENDAMOS ACESSAR O SITE http://www.kbismarck.com/, EM NOSSA OPINIÃO O MAIS COMPLETO SOBRE O "BISMARCK", FOTOS E DADOS EXTRAÍDOS DO SITE CITADO.





 
 

JOSEMAR