quinta-feira, 7 de junho de 2012

A RAZÃO DE SER DA EXISTÊNCIA UNIVERSAL. A FELICIDADE, SEUS PILARES E O COMANDO SOBRE SI MESMO - THE REASON FOR BEING UNIVERSAL EXISTENCE. HAPPINESS, ITS PILLARS AND COMMAND OVER YOURSELF

UM DIA NASCEMOS PARA O MUNDO CONHECIDO, CRESCEMOS, DEPOIS MORREMOS NESSE MESMO MUNDO, POIS É O ÚNICO QUE REALMENTE APALPAMOS PERANTE NOSSOS SENSORES FÍSICOS.

OS ASTROS QUE PONTEIAM O ESPAÇO SIDERAL SEGUEM OS MESMOS CAMINHOS TRILHADOS PELOS HUMANÓIDES TERRÁQUEOS, NASCEM, CRESCEM E MORREM EM EXPLOSÃO DE ENERGIA CÓSMICA.

A EVIDÊNCIA É ESTA:  O UNIVERSO ESTÁ EM ETERNA MUTAÇÃO, ONDE O ALFA E O OMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, SE RENOVAM EM UM PROCESSO APARENTEMENTE ETERNO.

PORQUE ISSO ACONTECE? QUAL LEI REGE ESSE PROCESSO? QUEM ESTÁ A FRENTE DESSES ACONTECIMENTOS?

ONDE ESTÁ E QUAL RESPOSTA PARA A EXISTÊNCIA?
http://o-universo.tumblr.com/

A CIÊNCIA BUSCA PASSO A PASSO, ENCONTRAR A RAZÃO DA EXISTÊNCIA NO CAMPO DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA, SÓ PERCEBE O MOMENTO, TANTO É QUE SUAS VERDADES NO PRESENTE SERÃO SEUS ENGANOS NO FUTURO.

http://www.insoonia.com


AS RELIGIÕES PROCURAM ENTENDER O MUNDO REAL ATRAVÉS DE SEUS DOGMAS  EM UM SER SUPREMO  CRIADOR E CONTROLADOR DOS DESTINOS DO UNIVERSO.

http://www.crah.org.br

OS FILÓSOFOS TENTAM ENTENDER E FUNDAMENTAR A EXISTÊNCIA E A FRAGILIDADE DA ALMA HUMANA EM SUAS TEORIAS SEM SOLUCIONAR SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES.

"O ESFORÇO DOS FILÓSOFOS TENDE A COMPREENDER O QUE OS CONTEMPORÂNEOS SE CONTENTAM EM VIVER"  NIETZSCHE
http://blogfilosofiaevida.com/

OS IDEÓLOGOS VÃO BRAMINDO SUA RETÓRICA, ENEBRIANDO E NARCOTIZANDO PELO PODER DA ORATÓRIA, PLATEIAS CEGAS E SUBMISSAS, NECESSITADAS DE UMA BÓIA DE SALVAÇÃO. É MAIS FÁCIL ENGANAR UMA MULTIDÃO DO QUE A UM HOMEM.

http://publicogt.com

OS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA BUSCAM SOLUCIONAR AS DEMANDAS DO SEUS PACIENTES VASCULHANDO OS SUBTERRÂNEOS DA ALMA HUMANA, SEM, EM ALGUNS CASOS, ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA SEUS PRÓPRIOS CONTRADITÓRIOS EXISTENCIAIS. OU SEJA QUEM ESTARIA PERDIDO NA FLORESTA, NÃO TERIA OS REQUISITOS PARA INFORMAR CAMINHOS PARA OUTROS NA MESMA SITUAÇÃO.

A PSICOLOGIA
http://www.portalmedicos.com.br

OS CITADOS GRUPOS TENTAM AVANÇAR, MAS SERÁ QUE ESTÃO CAMINHANDO EM DIREÇÃO A RESPOSTA ÚNICA, QUE REGE A ORQUESTRA DA EXISTÊNCIA UNIVERSAL? OU ENCANDEADOS PELO SEU RESTRITO CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO PERANTE O QUE TEMOS AINDA APRENDER, ESTÃO A NAVEGAR EM CÍRCULO OU SE AFASTANDO DO ALVO? 

" A CRIANÇA QUE CONHECE APENAS O SEU PEQUENO JARDIM, PENSA QUE ELE É O MAIOR DO MUNDO" - LIVRO "O GRANDE ARCANO" - "ELIPHAS LEVI"

NO COTIDIANO VAMOS OPERACIONALIZANDO NOSSA CAMINHADA, EMBEVECIDOS PELO CONFORTO TECNOLÓGICO PROPORCIONADO PELA RUDIMENTAR CIÊNCIA TERRENA, QUE SOMBREIA A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES.

GANHAMOS TECNOLOGIA MAS PERDEMOS A CAPACIDADE DE TRANSCENDER, DE CONTEMPLAR OS EVENTOS NATURAIS. TALVEZ A DESILUSÃO EXISTENCIAL DA MAIORIA DOS SERES, ESTEJA FUNDAMENTADA NO ARTIFICIALISMO DOS VALORES QUE IMPERAM NA SOCIEDADE MODERNA ONDE O SIMBOLISMO MATERIAL SUPERA OS VALORES NATURAIS.

OBSERVEM A EXISTÊNCIA DOS ARTISTAS FAMOSOS OU  DE  PESSOAS QUE EM ALGUMA ÁREA DE ATUAÇÃO HUMANA CONSEGUIRAM UM PAPEL DE DESTAQUE, ONDE MILHÕES OU TALVEZ BILHÕES DE SERES, DITOS COMUNS, INVEJAM E QUEREM TER A VIDA DESSES ELEMENTOS QUE ESTÃO NO MAR DA ILUSÃO.

OS VENERADORES DOS FAMOSOS, EM SUA MAIORIA NÃO FAZEM UMA PERGUNTA A SI MESMO: SERÁ QUE MEU ÍDOLO É FELIZ, OU MAIS PROFUNDAMENTE, SERÁ QUE A EXISTÊNCIA DELE É MAIS EQUILIBRADA DO QUE A MODESTA VIDA QUE LEVO? SERÁ QUE ELE NÃO GOSTARIA DE ESTAR EM MEU LUGAR?

VALE RESSALTAR QUE A FELICIDADE, O PONTO EQUILIBRANTE SE ENCONTRA NA SIMPLICIDADE, NÃO NA OSTENTAÇÃO. ANALISE A GRANDE PARTE DAS PESSOAS QUE CONSEGUIRAM A FAMA, A RIQUEZA, VERIFIQUEM COMO SE TRADUZ A EXISTÊNCIA DESSES SERES QUE PARA MUITOS INCAUTOS É O IDEAL DE VIDA.

A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO DEGRAU DA SABEDORIA - KHALIL GIBRAN.

QUANTAS ATRIZES,  SE APRESENTAM NO PALCO COMO UMA DEUSA, OVACIONADA POR MULTIDÕES DE ADEPTOS, SIMBOLIZANDO ALGUÉM QUE CHEGOU A TUDO, MAS NA VERDADE ESTÁ CERCADA DE ILUSÃO, E AO RETORNAR AO SEU CASTELO, ENVOLVIDO POR POMPAS, CHORA DE SOLIDÃO, SE PERGUNTANDO; TUDO QUE ALCANCEI TROUXE O QUE DE FELICIDADE A MINHA EXISTÊNCIA!

O GRANDE PARADOXO É A VENERAÇÃO DO ASTRO PELA PLATÉIA, POR ACREDITAR QUE ELE ATINGIU A FELICIDADE PLENA, QUE SUA VIDA SIMPLES E COMUM É ENFADONHA E CARENTE. JÁ O ARTISTA EM SUAS REFLEXÕES, PENSA: "GOSTARIA DE SER UM DOS QUE COMPÕEM AQUELE PÚBLICO QUE ME APLAUDE, PARA PODER SAIR A RUA NO ANONIMATO, TER ALGUÉM QUE ESTEJA AO MEU LADO PELO QUE SOU EM ESSÊNCIA E NÃO PELO MEU ESTRELATO; IR AO PARQUE COM MEUS FILHOS, COMO FAZEM OS DEMAIS PAIS E MÃES COMUNS SEM SER ASSEDIADOS", E ASSIM POR DIANTE".

O CONCEITO DE FELICIDADE, COMO CONHECEMOS É UTÓPICO, SÓ EXISTE EM LIVROS DE FINAIS FELIZES, O QUE DEVEMOS BUSCAR É UM PONTO EQUILIBRANTE EM NOSSA EXISTÊNCIA, NÃO CULPAR A NINGUÉM PELOS NOSSOS DESENCONTROS E SIM A NÓS MESMO.

O FILME, DEVE SER INTERESSANTE, SEGUNDO O COMENTÁRIO DE "TAMARA RAMOS" QUE OFERECE SEU CAMINHO PARA FELICIDADE, VÁ AO ENDEREÇO ABAIXO DA IMAGEM.
http://tamara-ramos.blogspot.com.br/2012/02/onde-esta-felicidade.html

QUESTIONAR É O CAMINHO DA SABEDORIA. SE A FAMA TRAZ UMA VIDA DE CONTO DE FADAS  INVEJADA POR MUITOS, POR QUE OS VÍCIOS? PORQUE A DEPRESSÃO? POR QUE A INSEGURANÇA DESSE PESSOAL, PORQUE, MUITAS VEZES, TERMINAM A VIDA EM TOTAL SOLIDÃO, APESAR DE ESTAREM CERCADOS DE MULTIDÕES?

ACREDITO NA INDEPENDÊNCIA IDEOLÓGICA DO SER, NO CARÁTER, NA HONRA, NO QUESTIONAR OS AXIOMAS DITOS IMUTÁVEIS, NA APLICAÇÃO DA ANALOGIA PARA ENTENDER OS FATOS, OU SEJA, NÃO PERMITA QUE NENHUMA VERDADE SEJA IMPOSTA BRUSCAMENTE AO SEU ENTENDIMENTO DA VIDA, NENHUMA DOGMATIZAÇÃO PODE SUPERAR A SOBERANIA DA SUA RAZÃO, DO SEU SENTIMENTO, DO SEU INSTINTO, DAS SUAS NECESSIDADES.

A ÚNICA SATISFAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO DEVE SER DADA A SI MESMO E NÃO AO MUNDO, MARCHE ALINHADO COM SUA CONSCIÊNCIA, INDEPENDENTE DE QUE OS CAMINHOS DOS RESTANTES NÃO SE CRUZEM COM O SEU OU VÁ EM SENTIDO CONTRÁRIO. QUANDO VOCÊ ACREDITA EM SUA VERDADE VOCÊ SE TORNA UM COMANDANTE INVENCÍVEL, MAS PARA TRAÇAR O RUMO É NECESSÁRIO, PENSAR, REFLETIR, ASSUMIR RISCOS, ENCONTRAR A ROTA MAIS SENSATA, E PRINCIPALMENTE SABER PARA ONDE SE QUER IR.

LEMBRE-SE QUE OS LOUROS DO DEVER CUMPRIDO SERÃO DO SEU COMANDO, ASSIM COMO A SOLIDÃO DA DERROTA SERÁ IMPOSTA A VOCÊ. MAS FILOSOFE, DERROTA NÃO, EXPERIÊNCIA PARA NOVAS EXPEDIÇÕES.

QUANDO OS QUE O CERCAM  TE CRITICAREM OU ELOGIAREM SEM FUNDAMENTOS, POR RECALQUE, OU OUTRO TIPO DE SENTIMENTO MALÉFICO, SIMPLESMENTE POR VOCÊ NÃO TER VALORES SEMELHANTES AOS DELES, OU POR ELES SE SENTIREM PERPLEXOS POR VOCÊ NÃO SEGUIR O MODELO DA MAIORIA, COMO ELES OS FAZEM, ACREDITANDO SEREM MAIS ESPERTO POR ISTO, MAS, NÃO MAIS INTELIGENTE QUE VOCÊ, VEJA QUE VOCÊ TEM ESTILO PRÓPRIO, QUE VOCÊ É O SEU PRÓPRIO MUNDO, E OS DEMAIS SEGUEM QUALQUER ROTEIRO PRÉ ESTABELECIDO ONDE POSSAM SE AGARRAR, POR AUSÊNCIA DE OPÇÃO, SEMELHANTES A UM REBANHO DE CARNEIROS, O IMPORTANTE É SEGUIR E NÃO SABER PARA ONDE  SE DIRIGE.

"NUNCA É ALTO O PREÇO A PAGAR PELO PRIVILÉGIO DE PERTENCER A SI MESMO" - NIETZSCHE.

"NÃO SE JOGA PEDRA EM ÁRVORE QUE NÃO DA FRUTO", OU PENSE NESSA FÁBULA: UM BELO DIA UM RAPOSA ESTAVA A PASSEAR NA FLORESTA, QUANDO AO PASSAR POR BAIXO DE UMA ÁRVORE UM MORCEGO, DISSE: DONA RAPOSA: VEJA COMO O DIA ESTÁ BONITO, A RAPOSA DISSE: SIM. O MORCEGO CONTINUOU SEU FALATÓRIO, DONA RAPOSA A SENHORA PERCEBEU QUE O MUNDO ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO, A RAPOSA RETRUCOU, NÃO SEU MORCEGO, QUEM ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO É O SENHOR. DEIXE O MUNDO CATAR PEDRINHAS E SIGA SEU SENTIMENTO, SEU RUMO. QUANDO DISSERES QUE VOCÊ É LOUCO, SORRIA, A DIFERENÇA ENTRE A LOUCURA E A SANIDADE É APENAS UM PONTO DE VISTA.

O MUNDO DEVE MUITO POUCO AOS NORMAIS - ELOGIO DA LOUCURA - ERASMO DE ROTERDÃ.

QUANDO LEIO UM LIVRO OU VEJO UM FILME, POR MAIS LONGO QUE SEJA, SE APENAS UMA FRASE ME DESPERTOU, EU INTERNALIZEI A MENSAGEM DA MESMA, LEVANDO A MUDANÇAS NO MEU PROCEDIMENTO, O RESULTADO FOI GRANDIOSO.

"NÃO DIZER O QUE PENSA: ESTA É A CONDIÇÃO DE UM ESCRAVO" - EURIPIDES

HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS VENDO UM FILME DE COMÉDIA QUE NÃO ME LEMBRO O TÍTULO, UM RAPAZ ERA PERSEGUIDO POR UM VAMPIRO, NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER, ENTÃO PROCUROU UM CAÇADOR DE VAMPIROS, QUE NA VERDADE ERA UM CHARLATÃO, ESSE INSTRUIU O RAPAZ PARA DORMIR COM UM CRUCIFIXO AO SEU LADO, QUANDO O VAMPIRO ENTRASSE EM SEU QUARTO LÁ PELA MEIA NOITE, ELE PEGASSE O CRUCIFIXO, COLOCASSE ENTRE ELE E O VAMPIRO, POIS O MESMO SE CONTORCERIA EM DORES E FUGIRIA.

CONFIANTE, NA NOITE SEGUINTE FOI DORMIR. DEPOIS DE MEIA NOITE, COM A LUA EM SEU ESPLENDOR, A JANELA SE ABRE, UM VENTO FRIO ADENTRA O QUARTO, E OLHA QUEM CHEGA! O VAMPIRO. PRONTAMENTE O RAPAZ PEGA O CRUCIFIXO COLOCA ENTRE ELE E O VAMPIRO. PARA SUA SURPRESA O VAMPIRO AO INVÉS DE SENTIR ALGUM TIPO DE REPULSA, COMEÇA A RIR, O RAPAZ INCRÉDULO OUVE DO VAMPIRO: "PARA QUE ISSO FUNCIONE, É PRECISO TER FÉ".

SENHORES, NÃO É FÁCIL DECIDIR, MAS PELO MENOS FAÇA DE MODO INDEPENDENTE, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É SENHOR DE SI MESMO, A DECISÃO CABE A VOCÊ, O COMANDO EM RELAÇÃO A SUA EXISTÊNCIA É SEU. NÃO FAÇO APOLOGIA AO ISOLAMENTO, NÃO SERIA SENSATO,  OUÇA AS OPINIÕES DE PESSOAS QUE VOCÊ ACREDITA SEREM AMIGAS E COERENTES, ORE E REZE SE VOCÊ TEM FÉ, OU CALCULE MATEMATICAMENTE OS RESULTADOS SE É O QUE VOCÊ ACREDITA, MAS APÓS TODAS AS CONSULTAS TRACE O RUMO LASTREADO PELA SUA CONSCIÊNCIA, PELA SUA RAZÃO, PELO SEU SENTIMENTO, NINGUÉM PODE E DEVE DECIDIR POR TU, PARA ISSO LHE FOI CONCEDIDO O LIVRE ARBÍTRIO. SIGA EM FRENTE.



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DOCUMENTÁRIO SOBRE A FEIRA DE SÃO JOAQUIM SERÁ LANÇADO EM SALVADOR NO DIA 11 DE JUNHO

QUALQUER AÇÃO QUE VISE PERPETUAR OU RESGATAR A MEMÓRIA HISTÓRICA OU CULTURAL DA BAHIA, DEVE SER AMPLAMENTE APOIADA PELA SOCIEDADE BAIANA.

NESSE CAMINHO, O DOCUMENTÁRIO "ÁGUA DE MENINOS A FEIRA DO CINEMA NOVO", SERÁ LANÇADO  NO DIA 11 DE JUNHO, NO "CINE CENA UNIJORGE", ÀS 20H, E NO DIA 12 DE JUNHO NA 'FEIRA DE SÃO JOAQUIM" ÀS 18H30 E ÀS 20H.
 


CABE RESSALTAR, QUE A FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS  FOI TOTALMENTE DESTRUÍDA EM UM INCÊNDIO POLÊMICO NO ANO DE 1964, E COM ELA OS SAVEIROS, PERSONAGEM QUE JUNTO AO POVO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR  OFERECIA BRILHO A ESSE FERVILHAR CULTURAL LOCALIZADO NESSA IMENSA ÁREA NA PARTE BAIXA DA VELHA CAPITAL DA BAHIA, ERA MUITO MAIS QUE UMA SIMPLES FEIRA E TAMBÉM UMA VITRINE PARA  ENTENDER UM POUCO MAIS A CIVILIZAÇÃO BAIANA.OS FEIRANTES REMANECENTES FORAM ALOCADOS EM SÃO JOAQUIM.

O  FILME TEM 52 MINUTOS DE DURAÇÃO, FOI  REALIZADO PELA CINEASTA E ROTEIRISTA BAIANA FABÍOLA AQUINO. O ATOR ATONIO PITANGA, ENRIQUECE A PELÍCULA COM SUA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL.

VEJAM MATÉRIA NO BLOG SOBRE OS FILMES "A GRANDE FEIRA" E "BAHIA DE TODOS OS SANTOS", ALÉM DO DOCUMENTÁRIO UM DIA NA RAMPA.



JOSEMAR


A GRANDE FEIRA E BAHIA DE TODOS OS SANTOS, DOIS IMPORTANTES FILMES RODADOS NA BAHIA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO - A GRANDE FAIR AND BAHIA DE Todos OS SANTOS, TWO IMPORTANT FILMS SHOT IN BAHIA, AT THE BEGINNING OF THE 60'S OF THE 20TH CENTURY -

SÁBADO A NOITE VASCULHANDO A INTERNET EM BUSCA DE ALGUMA COISA INTERESSANTE EM RELAÇÃO A BAHIA ANTIGA, A CIDADE DE SÃO SALVADOR, TERMINEI POR ENCONTRAR VERDADEIROS TESOUROS, OS FILMES "A GRANDE FEIRA" E "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" , ALÉM DE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A RAMPA DO MERCADO E SEUS SAVEIROS.

A GRANDE FEIRA RETRATA DRAMAS SOCIAIS VIVIDOS PELO POVO DE SALVADOR, NA DÉCADA DE 6O DO SÉCULO PASSADO, PRECISAMENTE 1961, ÉPOCA ONDE A CIDADE DA BAHIA CONSERVAVA, AINDA, SUA VIVA E RICA CULTURA, DENSAMENTE REPRESENTADA NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, ONDE OS SAVEIROS, QUE REINAVAM NO MAR DA BAHIA, TRAZIAM  RIQUEZA DO RECÔNCAVO E DE TODO LITORAL PARA SER COMERCIALIZADA NA CAPITAL.

http://www.ufrb.edu.br/cinema/2011/06/lancamento-cinecachoeira-a-revista-2a-edicao/a-grande-feira-2/

A PELÍCULA FOI DIRIGIDO POR ROBERTO PIRES, COM A PARTICIPAÇÃO PRINCIPAL DE GERALDO DEL REY, GRANDE ATOR BAIANO, AS CENAS SÃO PASSADAS EM SALVADOR, PRINCIPALMENTE NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, E COM IMAGENS INICIAIS DA RAMPA DO MERCADO MODELO,NESSA ÉPOCA ABRIGO PARA INÚMEROS SAVEIROS E ÍCONE DO POVO DA BAHIA, ALEM DE CUÍCA DE SANTO AMARO, IMPORTANTE CORDELISTA DE SALVADOR . DURAÇÃO DE 1:31:15

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER


BAHIA DE TODOS OS SANTOS, OUTRA RELÍQUIA DO PASSADO CINEMATOGRÁFICO DA BAHIA, TAMBÉM RODADO EM SALVADOR, DENUNCIANDO AS CONTRADIÇÕES SOCIAIS E RACIAIS DA BAHIA NESSA ÉPOCA, 1960. FOI DIRIGIDO POR JOSÉ HIPOLITO TRIGUEIRINHO NETO. DURAÇÃO 1:42:08. TAMBÉM COM PARTICIPAÇÃO DE GERALDO DEL REY. PODE SE PERCEBER A INPORTÂNCIA DENTRO DO MEIO ARTÍSTICO DESSE ATOR BAIANO.

http://www.bcc.org.br/fotos/filtro?page=2497

AS CENAS INICIAIS, ASSIM COMO EM A GRANDE FEIRA, MOSTRAM A RAMPA DO MERCADO, SEMPRE COM O FORTE DE SÃO MARCELO, UM DOS SÍMBOLOS DO MAR DA BAHIA, EM EVIDÊNCIA. DURAÇÃO 1:42:08

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER

OUTRA RELÍQUIA QUE ENCONTREI NESSE DOMINGO FOI O DOCUMENTÁRIO, UM DIA NA RAMPA, PARTE 1 E 2, COM CERCA DE 5 MINUTOS DE DURAÇÃO EM CADA EPISÓDIO. NÃO VOU COMENTAR O QUANTO DE PRAZER ESSES 10 MINUTOS ME PROPORCIONARAM, VER UM POUCO DO COTIDIANO DA RAMPA DO MERCADO, COM O POVO DA BAHIA, DESFILANDO EM SUA GENUÍNA SIMPLICIDADE CULTURAL, REGISTRADA NESSA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA.


RAMPA DO MERCADO POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER

ENSEADA DE ÁGUA DE MENINOS POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX
PIERRE VERGER


AS PELÍCULAS PODEM SER ACESSADAS NO YOU TUBE. VOCÊ PODE PASSAR PARA OUTRA MÍDIA E DIVULGAR ENTRE AMIGOS QUE SE IMPORTAM COM A PRESERVAÇÃO CULTURAL DA BAHIA, CONTRIBUINDO PARA O RESGATE DE UMA ÉPOCA DA CIVILIZAÇÃO BAIANA.




UM DIA NA RAMPA (PARTE 1)  http://www.youtube.com/watch?v=u36Guju89aI

UM DIA NA RAMPA (PARTE 2)  http://www.youtube.com/watch?v=57BMlCk35AM


GRANDE ABRAÇO


JOSEMAR

terça-feira, 15 de maio de 2012

CLIPERES, CABO HORN, CORAGEM, UMA ERA DA NAVEGAÇÃO - HOMENS DE FERRO EM NAVIOS DE MADEIRA - CLIPPERS, CAPE HORN, COURAGE AND AN AGE OF SAILING - IRON MEN ON WOODEN SHIPS

UM DOS CAPÍTULOS LENDÁRIOS DA HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO, REFERE-SE AOS CLIPERES, " THE PERFECT SHIP " QUE FORAM OS NAVIOS À VELA MAIS VELOZES A SINGRAREM OS SETE MARES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, FORAM A OTIMIZAÇÃO DOS ARRANJOS DE MASTREAÇÃO, ATÉ O SURGIMENTO DAS MÁQUINAS A VAPOR, QUE FIZERAM ESSES BELÍSSIMOS NAVIOS PERDERAM COMPETITIVIDADE.

http://www.jadlamracingmodels.com/p-294-airfix-kit-a09253-cutty-sark-tea-clipper-ship-1862.aspx

LEMBRAM-SE DA CORRIDA DO OURO, NA CALIFÓRNIA? POIS, NESSA ÉPOCA NÃO ESTAVAM IMPLANTADAS AINDA, AS FERROVIAS DOS ESTADOS UNIDOS, LIGANDO A COSTA LESTE ONDE SE LOCALIZAVA O PORTO DE NOVA YORK, FILADÉLFIA  ENTRE OUTROS, AOS PORTOS DA COSTA OESTE, PRINCIPALMENTE O DE SÃO FRANCISCO, COM ISTO TODO AVENTUREIRO EM BUSCA DO ENRIQUECIMENTO RÁPIDO, EMBARCAVAM NOS CLIPERES PARA ESTA LONGA E TENEBROSA VIAGEM.

 
 http://www.ship-paintings.com/ship-paintings/young_america.htm

OUTRO RUMO DOS CLIPERES, ERA DA EUROPA COM DESTINO A COSTA CHILENA, PORTO DE VALPARAÍSO, TAMBÉM VIA CABO HORN, PARA CARREGAR SALITRE OU NITRATO DE POTÁSSIO.

 http://www.ship-paintings.com/ship-paintings/flying_cloud.htm

ESSAS ROTAS ERAM LENDÁRIAS, NÃO PELOS PORTOS DE ORIGEM, MAS PELA TRAVESSIA DO FAMIGERADO, OU DIRIA LENDÁRIO CABO HORN, A REGIÃO DO GLOBO MAIS TEMIDA PELOS NAVEGADORES. O HORN, ESTÁ LOCALIZADO NO ESTREITO DE DRAKE, QUE SEPARA O EXTREMO SUL DA AMÉRICA LATINA, DA PENÍSULA ANTÁRTIDA.

 http://www.capehorners.org/
                                                
http://www.viajenavida.com/cruzeirosantartida.htm


QUANDO UM CLIPER ZARPAVA DE ALGUM PORTO EUROPEU EM DIREÇÃO DO OCEANO PACÍFICO, ELE TRAÇAVA O SEU RUMO EM DIREÇÃO AO ATLÂNTICO SUL. PASSANDO PELA LINHA DO EQUADOR, CONTINUANDO A SUA DESCIDA, AS LATITUDES IAM AUMENTANDO, E AS CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO SE TORNAVAM MAIS SEVERAS, POIS QUANTO MAIS SE NAVEGA EM DIREÇÃO AOS PÓLOS A INTENSIDADE DOS VENTOS, A QUEDA DE TEMPERATURA SÃO EVIDENTES A CADA MILHA VENCIDA.

EXEMPLIFICANDO. AS FRENTES FRIAS QUE CHEGAM AO LITORAL BAIANO TRAZENDO VENTOS DE SUDESTE E SUL, IMPRIMEM CONSIDERÁVEL AGITAÇÃO MARÍTIMA, CHUVAS, RAJADAS DE VENTO, INCLUSIVE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, QUEM JÁ PEGOU UMA DESSAS TEMPESTADES NO FERRY, SABE DO QUE ESTOU FALANDO, ONDAS DE 2 M A 3 M. AGORA VEJAM, ESSAS FRENTES NASCEM NA ANTÁRTIDA, SOBEM TODO O LITORAL ARGENTINO E URUGUAIOO LITORAL SUL E SUDESTE DO BRASIL, ATÉ CHEGAREM A COSTA DA BAHIA. EM DIREÇÃO AOS TRÓPICOS ESSAS FRENTES VÃO PERDENDO FORÇA, AGORA IMAGINEM, COMO ELAS ATUAM EM SEU NASCEDOURO.

AO CHEGAR AO EXTREMO SUL DO CONTINENTE,  ESSES VALENTES E CONFIÁVEIS NAVIOS A VELA, ENFRENTAVAM TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO, COM SENSAÇÃO TÉRMICA ACENTUADA PELOS VENTOS INTENSOS, ONDAS QUE CHEGAVAM AOS 18 METROS, E DIANTE DESSE CENÁRIO PAVOROSO, ELES SÓ TINHAM A SUA CORAGEM E DESTREZA PARA LUTAR PELA SUAS VIDAS, CONTRA OS ELEMENTOS DA NATUREZA.

http://www.cosmaodumanoir.fr/index.php?page=bazoche

EM UM TALL SHIP, OU SEJA, NAVIOS A VELA, A FAINA A BORDO ERA SÓ PARA VERDADEIROS HOMENS, PARA OS FORTES, AS TROCAS DE VELAS ERAM CONSTANTES, DE ACORDO COM AS MUDANÇAS  DOS REGIMES E INTENSIDADE DOS VENTOS ,TINHAM QUE SER REALIZADAS EM QUALQUER CONDIÇÃO DE TEMPO. IMAGINEM NAVEGANDO NO HORN, NO INVERNO, VOCÊ NO CONVÉS VARRIDO PELAS ONDAS, DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS, SÓ DE PENSAR, DAR PAVOR. OLHEM QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIAM RÁDIOS, RADARES, SONARES, GPS, BALEEIRAS HERMÉTICAS, OU REBOCADORES PARA OFERECEREM SOCORRO.

POR TUDO ISSO, PERCEBE-SE QUE MUITOS MARUJOS PERDERAM A VIDA NESSA REGIÃO LONGÍNQUA DOS OCEANOS. UMA DAS TRADIÇÕES MAIS CONHECIDAS DO PASSADO DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, ERA O USO DE UM BRINCO NA ORELHA ESQUERDA PELOS QUE PASSARAM PELO HORN E SOBREVIVERAM, HOJE QUALQUER UM SEM LEGADO DE VIDA COLOCA UM BRINCO NA ORELHA. PUNTA ARENAS, PORTO CHILENO, ERA ESCALA PARA ABASTECIMENTO E DESCANSO DAS TRIPULAÇÕES.

O "CABO HORN" NA VERDADE É UMA ILHA ONDE UM PROMONTÓRIO DE 400 METROS DESPENCA SOBRE O MAR, DANDO A IDEIA DE UM CABO E LOGO A FRENTE ESTÁ A REGIÃO ANTÁRTIDA, SEPARADOS PELO ESTREITO DE DRAKE.

O NOME "HORN" NÃO TEVE ORIGEM  NA PALAVRA, TÃO TEMIDA, CHIFRE E SIM POR QUE OS NAVEGADORES HOLANDESES  QUE DESCOBRIRAM O CABO VINHAM DE UM PORTO COM ESSE MESMO NOME. 

A NAVEGAÇÃO PODIA SER REALIZADA PELO ESTREITO DE MAGALHÃES, CORTANDO CAMINHO ENTRE OS DOIS OCEANOS, MAS POR SER ESTREITO COMBINADO COM OS FORTES VENTOS DA REGIÃO FATALMENTE PODERIA ARREMESSAR UMA EMBARCAÇÃO A VELA CONTRA ROCHEDOS TRAIÇOEIROS. HOJE COM MELHOR BATIMETRIA E NAVIOS A MOTOR O ESTREITO É MAIS UTILIZADO, INCLUSIVE COMO ROTA TURÍSTICA QUE INCLUEM AS CIDADES DE "PUNTA ARENA" E "USHUAIA"

PUNTA ARENAS
 http://www.chileaustral.com/parenas/


NA  ILHA FUNCIONA UM PEQUENA BASE DA MARINHA CHILENA. O HORN SEMPRE FOI O TRECHO DE MAR MAIS TEMIDO PELOS MARUJOS DOS 7 MARES.

NA REGIÃO DO HORN AS PROFUNDIDADES NÃO SÃO TÃO ELEVADAS, ALÉM DISSE É UM FUNIL ENTRE A AMÉRICA DO SUL E A ANTÁRTIDA, ESTREITO DE DRAKE, TODOS ESSES FATORES ALIADOS A UMA INTENSA CORRENTE MARÍTIMA, POTENCIALIZA A ALTURA DOS VAGALHÕES.

NO VÍDEO 1, UM PETROLEIRO, POSSIVELMENTE, UM "VLCC", COM MAIS DE 300M DE COMPRIMENTO, PASSA AO LARGO DO "CABO HORN", ENFRENTANDO VENTO DE 75 NÓS. NO VÍDEO 2, UM NAVIO DE CRUZEIRO NAVEGA PELA PASSAGEM DE DRAKE, EM MAR GROSSO, VEJA QUE ELE SEGUE COM O TEMPO, OU SEJA, A FAVOR DAS ONDAS. IMAGINE ELE PEGANDO ESSES VAGALHÕES PELA PROA, OBSERVE A ALTURA DAS ONDAS EM RELAÇÃO AO NAVIO. 

                                                         VÍDEO  1                


                                                         VÍDEO 2
                            http://www.youtube.com/watch?v=EkGH98-xh3M&feature=related


O CUTTY SARK,  FOI O MAIS FAMOSO DOS CLIPERES, ADQUIRIDO PARA SE TRANSFORMAR EM NAVIO MUSEU, EM 1954, APÓS PASSAR POR DIVERSOS PROPRIETÁRIOS, SOFREU UM INCÊNDIO  EM  2007 DURANTE SUA RESTAURAÇÃO, ELE TRANSPORTAVA CHÁ DA CHINA PARA INGLATERRA, VIA CABO DA BOA ESPERANÇA, OUTRA ROTA DESSA CLASSE DE NAVIOS A VELA.


Foi construído em 1869 em Dumbarton , no rio Clyde ( Escócia ), nos estaleiros Scott & Linton, com projeto do engenheiro naval Hercules Linton . Foi lançado ao mar em 23 de Novembro de 1870 desse mesmo ano, tendo efetuado sua primeira viagem em Fevereiro de 1870. Deve o seu nome a um personagem de ficção chamado "Cutty Sark", uma bruxa dançarina em um poema cômico de Robert Burns , publicado em 1791.
Cutty Sark é um das três últimas embarcações sobreviventes da era dos clippers. Possui estrutura metálica e coberta em pranchas de madeira
  • Tonelagem Bruta de Registro: 921 toneladas
  • Comprimento: 210 pés (64 metros)
  • Altura do mastro principal: 152 pés (46,3 metros) acima do convés
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cutty_Sark

 CUTTY SARK NAVEGANDO A TODO PANO
CUTTY SARK REPOUSANDO EM LONDRES, ANTES DO INCÊNDIO, PRESERVADO

   
POIS É,  O CANAL DO PANAMÁ, JUNTO A MÁQUINA A VAPOR FORAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO FIM DE UMA ERA DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, COMO ASSIM O FOI O FERRY BOAT E A CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS NA BAHIA, QUE TORNOU OS SAVEIROS UM SISTEMA DE TRANSPORTE  SUPERADO.


ATÉ A PRÓXIMA



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



quarta-feira, 9 de maio de 2012

FILME ENCONTRO MARCADO- MEET JOE BLACK - AS LIÇÕES QUE A MORTE PODE TRAZER - MOVIE MEETING MARKED - MEET JOE BLACK - THE LESSONS THAT DEATH CAN BRING


MAIS UMA VEZ ESTAMOS A COMENTAR SOBRE UM FILME. SEGUINDO A CONCEPÇÃO QUE O MESMO REPRESENTA UMA ESTÓRIA RELEVANTE EM TERMOS DE EXEMPLO DE DIGNIDADE HUMANA, PELO MENOS NA CONCEPÇÃO DESSE QUE ESCREVE.

COMEÇO EXALTANDO A BELEZA SÓBRIA DA ATRIZ "CLAIRE FORLAN", QUE PROTAGONIZA "SUSAN", NÃO É A TOA QUE ATÉ "A MORTE", "JOE BLACK" REPRESENTADO POR "BRAD PITT" SE ENAMOROU DELA. REALMENTE É UMA BELA MULHER.

http://staticmass.net/blu-ray-dvd/meet-joe-black/


O FILME RELATA A VINDA DA "MORTE" QUE QUER CONHECER UM POUCO DA EXISTÊNCIA DOS MORTAIS. PARA ISSO ESCOLHE UM HOMEM, QUE REPRESENTA VIRTUDES DE CARÁTER, "WILLIAN PARRISH" - "BILL" - (ANTHONY HOPKINS) PARA SER SEU CICERONE NESSA EMPREITADA, EM TROCA DE ALGUNS DIAS A MAIS DE VIDA.

GOSTEI DO FILME, INTERESSANTE, TANTO É QUE ESTOU TECENDO COMENTÁRIOS SOBRE O MESMO. A MENSAGEM  DESSA PELÍCULA É O FATO DA MORTE EM SUA FRIEZA, TER  ADQUIRIDO SENTIMENTOS EM RELAÇÃO A NÓS HUMANOS, MORTAIS, QUANDO A CONVIVÊNCIA SE DÁ COM UM PESSOA DO TIPO "BILL", 

DESTACO ESSE TRECHO ENTRE OS  DIÁLOGOS DO FILME, DITO POR "BILL":

"QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ COMO EU TIVE.
QUE ACORDEM UM DIA E DIGAM:
NÃO DESEJO MAIS NADA."

TUDO ISSO ACONTECENDO POR ALGUNS DIAS DE CONVÍVIO COM UM HOMEM BOM (WILLIAN PARRISH), QUE ACREDITAVA EM SEUS IDEAIS, PAI CARINHOSO, CARISMÁTICO, QUE NÃO SE ARREPENDIA DA VIDA NEM DO QUE FEZ, EM SUMA, DEIXARIA UM LEGADO DE VIRTUDES PARA OS QUE O CONHECERAM. 

DISCURSO DE "PARRISH" NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO DE  65 ANOS E ÚLTIMO ENTRE OS MORTAIS.
PENSEI QUE IA ESCAPAR.
QUE NOITE GLORIOSA!
CADA ROSTO QUE VEJO TRAZ UMA LEMBRANÇA.
PODE NÃO SER UMA LEMBRANÇA TOTALMENTE PERFEITA.
TIVEMOS NOSSOS ALTOS E BAIXOS.
MAS ESTAMOS TODOS JUNTOS.
E SÃO MEUS POR UMA NOITE.
VOU ABRIR UM PRECEDENTE E DIZER QUAL FOI O MEU PEDIDO.
QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ COMO EU TIVE.
QUE ACORDEM UM DIA E DIGAM:
NÃO DESEJO MAIS NADA.
65 ANOS.
NÃO PASSAM VOANDO?


ÚLTIMO DIÁLOGO ENTRE "BILL" E "JOE" A "MORTE"

       PARABÉNS, BILL. ( JOE)
        OBRIGADO. (BILL)
        VOCÊ SE DESPEDIU? (BILL)
        NÃO EXATAMENTE. (JOE)
        DEVE TER SUAS RAZÕES. (BILL)
       IMPORTA SE EU AGRADECER PELO QUE FEZ POR "SUSAN"? (BILL)
        ELA NUNCA FALOU DE UM HOMEM COMO FALA DE VOCÊ. (BILL)
        É O QUE SEMPRE QUIS PARA ELA. (BILL)
        QUE VAI ACONTECER AGORA? (BILL)
        NÃO SE PREOCUPE, BILL. (JOE)
        ESSAS COISAS SE RESOLVEM SOZINHAS. (JOE)
        POSSO EXPRESSAR A MINHA GRATIDÃO? (JOE)
        POR VOCÊ. (JOE)
        PELO TEMPO QUE ME PROPORCIONOU. (JOE)
        PELA PESSOA QUE É. (JOE)
        NÃO PUXE MEU SACO. (BILL)
        IA ESTRAGAR MINHA AUTÓPSIA. (BILL)
        É DIFÍCIL LARGAR TUDO, NÃO (BILL)
        SIM,É, BILL (JOE)
        BEM, É A VIDA (BILL)
        QUE POSSO DIZER? (BILL)
        DEVO TER MEDO? (BILL)
        UM HOMEM COMO VOCÊ, NÃO (JOE)



http://fotolog.terra.com.br/cineatilafrancis:368


SINOPSE
http://www.videodetective.com/movies/meet-joe-black/7964



JOSEMAR

quarta-feira, 2 de maio de 2012

AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ TRANSFORMARÁ A LOGÍSTICA MARÍTIMA


SENHORES,


A MATÉRIA ABAIXO É INTERESSANTE, POIS DESCREVE A MUDANÇA DA LOGÍSTICA GLOBAL DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA APÓS A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, PRINCIPALMENTE PARA NAVIOS FULL CONTAINER.

PARA QUEM JÁ ESQUECEU, O CANAL DO PANAMÁ, LIGA ATRAVÉS DO ISTMO DO PANAMÁ, O OCEANO ATLÂNTICO AO PACÍFICO. FOI CONCLUÍDO EM AGOSTO DE 1914. ANTES DESTA OBRA DE ENGENHARIA, POR EXEMPLO, UM NAVIO QUE DEMANDASSE DA EUROPA PARA COSTA OESTE DA AMÉRICA DO SUL TERIA QUE DESCER TODO O OCEANO ATLÂNTICO RUMO AO SUL, CONTORNAR O CABO HORN – HOJE SE NAVEGA TAMBÉM PELO ESTREITO DE MAGALHÃES – ATÉ CHEGAR AO SEU PORTO DE DESTINO. IDEM DA COSTA LESTE DOS ESTADOS UNIDOS A SUA COSTA OESTE.

O CANAL TEM EXTENSÃO DE 81 KM, COM 4 ECLUSAS NO LADO PACÍFICO E OUTRAS 4 NO LADO ATLÂNTICO.

VISÃO CARTOGRÁFICA DA POSIÇÃO DO CANAL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1


ECLUSAS 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1


JOSEMAR


O ARTIGO:





Ter, 31 de Maio de 2011 08:39
A expansão do Canal de Panamá, com custo estimado em US$ 5,25 bilhões, pode ser considerada um dos megaprojetos em curso no mundo. E não só pela ótica da engenharia, dado o porte da obra, que requer trabalhos simultâneos em países das Américas, Europa e Ásia. Mas sobretudo pelo potencial impacto no transporte marítimo internacional, em especial no segmento de contêineres, a partir do fim de 2014, quando, se espera, a expansão do canal esteja concluída.

O programa consiste na instalação de um terceiro jogo de eclusas, que funcionam como elevadores para navios. Hoje o Canal de Panamá - cuja extensão, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, é de 80 quilômetros - é formado por duas linhas de navegação equipadas com eclusas. Será construída uma terceira linha com um novo conjunto de eclusas. A obra também prevê novos leitos fluviais de navegação e alargamento dos leitos existentes, além do aprofundamento do canal de navegação do chamado "Corte Culebra", ponto mais estreito do canal, e do lago Gatún, próximo ao Atlântico.

A partir do fim de 2014, empresas de navegação poderão implantar linhas de navios de maior tonelagem para operar através do canal. Hoje o Canal de Panamá está limitado, nos contêineres, a navios de 4,6 mil TEUs (equivalente a 20 pés). Essa capacidade será multiplicada por mais de duas vezes. A Autoridade do Canal de Panamá (ACP), que administra a via, diz que a expansão permitirá a passagem de navios de até 13,6 mil TEUs, mas entre armadores há quem entenda que essa capacidade poderá ficar em cerca de 10 mil TEUs, considerando o tamanho dos navios que cruzarão pela nova linha, que poderão ter até 366 metros de comprimento e transportar, ao largo, 19 fileiras de contêineres.

Nos graneleiros, cujo limite hoje é de 60 mil toneladas, poderão passar pelo canal embarcações de até 170 mil toneladas. Navios gaseiros poderão cruzar pelo istmo do Panamá, com impactos na produção tanto do lado do Atlântico quanto do Pacífico, disse Alberto Alemán Zubieta, administrador da ACP. A mesma lógica vale, segundo ele, para embarcações de carvão, que terão a opção de transitar pelo canal com navios maiores, obtendo ganhos de eficiência.

O uso de navios maiores para atravessar o canal vai representar economias de escala, com redução de custos

Zubieta prevê que o programa de expansão mudará as regras do jogo do transporte marítimo, com influência sobre a América Latina. "O Brasil pode usar o Panamá como plataforma de distribuição de seus produtos para o Pacífico, assim como a Amazônia pode usar o canal e a infraestrutura portuária de nosso país para conectar-se ao mundo", afirmou Zubieta.

A ACP e empresas de navegação concordam que o uso de navios maiores para atravessar o canal vai representar economias de escala, com redução de custos de transporte. Navios maiores tornam o transporte mais competitivo em grandes distâncias, disse Luiz Felipe Assis, chefe do departamento de engenharia naval da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "O tempo de trânsito entre a Costa Leste do Atlântico e a Ásia vai diminuir e, em função disso, haverá redução de custos para as companhias de navegação", previu Si-Hyun Park, gerente de navegação da sul-coreana STX Brasil.

Michael Kristiansen, diretor sênior de operações para a América Latina da dinamarquesa Maersk Line, maior armador de contêineres do mundo, disse que a possibilidade de os armadores utilizarem navios maiores para atravessar o canal tem diversas implicações. "Os navios mais modernos, que hoje servem a rota entre a Ásia e a Costa Leste dos Estados Unidos através do Canal de Suez, provavelmente vão se mover em direção ao Canal de Panamá, com ligeira redução do tempo de trânsito."

Em entrevista por email, Kristiansen disse que a expansão possibilitará que navios de contêineres mais modernos atendam os fluxos de comércio da Costa Oeste da América do Sul para a Costa Leste dos Estados Unidos e para a Europa. Esses serviços com navios maiores poderão acelerar a migração de carga de embarcações frigoríficas convencionais para porta-contêineres, disse Kristiansen. A Maersk tem cinco serviços pelo canal de Panamá. Em 2011, os navios da empresa devem fazer entre 475 e 500 travessias pela área.

Segundo o executivo, ao ampliar a capacidade de carga o canal pode criar demanda adicional para operações de transbordo em um porto concentrador. "Essa capacidade está amplamente disponível em vários locais do Mar do Caribe." O Panamá quer aproveitar a expansão para transformar o país em um centro importante de transbordo de cargas e logística.

Em 2010, o sistema portuário panamenho movimentou 5,7 milhões de TEUs, número que poderá crescer com a expansão do canal. Esse volume é mais do que o dobro de contêineres movimentados no porto de Santos, no ano passado, que atingiu 2,643 milhões de TEUs, segundo a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec).

Para Elias Gedeon, diretor-executivo do Centronave, entidade que representa as empresas de navegação no Brasil, existe a possibilidade de novo cenário para a navegação a partir da conclusão das obras do canal. Segundo ele, os navios "cape size" (acima de 80 mil toneladas) que trafegam para a Costa Leste da América do Sul via Cabo da Boa Esperança (na África do Sul) poderão chegar ao continente sul-americano pelo norte.

"Isso tende a incrementar a movimentação nos portos do Norte e Nordeste do Brasil, que terão de se preparar melhor para a nova fase de grandes navios na rota leste-oeste-leste, os chamados serviços de volta ao mundo, incluindo Ásia, Europa e América do Sul", disse Gedeon.

A ACP não fala sobre os preços dos pedágios para atravessar o canal a partir de 2014. Zubieta diz que a ACP está sempre atenta aos preços uma vez que, dependendo onde se origina a carga, o canal enfrenta concorrentes de peso. Se a carga for originada na Ásia e se destinar ao mercado americano, por exemplo, o produto pode chegar à costa oeste dos EUA e seguir dali para a costa leste via sistema intermodal (trem e caminhão).

Hoje, para cruzar o canal, um navio de contêineres de 4,6 mil TEUs paga US$ 82 por caixa cheia, disse Zubieta. Um armador afirmou que esse valor é maior e, se forem consideradas todas as sobretaxas, a média de preço pode ficar entre US$ 125 e US$ 150 por TEU, dependendo do navio e da rota. Os navios de contêineres contribuem com cerca de 28% do trânsito do canal, mas respondem por 58% das receitas, segundo o armador.

Fonte: Valor Econômico/Francisco Góes | Do Rio

segunda-feira, 30 de abril de 2012

TECON SALVADOR OPERA O "MSC NERISSA" COM 294 METROS

O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR OPEROU O NAVIO "MSC NERISSA" QUE ATRACOU NA NOITE DO DIA 29/04/2012 E ZARPOU ÁS 16:30 DO DIA 30/04/2012. O DETALHE É O COMPRIMENTO DE 294 METROS, BEM ACIMA DA MÉDIA DOS NAVIOS QUE FREQUENTAM ESSE TERMINAL.



O "MSC NERISSA" DESLOCA 68.178 TONELAGEM DE PESO MORTO ( DEADWEIGHT ) E 54.881  DE TONELAGEM GROSSA, CAPACIDADE PARA 5.048 TEUS, SENDO  400 TEUS REFRIGERADOS, VELOCIDADE MÁXIMA 23 NÓS, CALADO MÁXIMO 13,5 METROS, LANÇADO EM 2003 PELA "HANJIN HEAVY INDUSTRIES CO. LTD. , SOUTH KOREA".

"MSC NERISSA"


A OPERAÇÃO DESSE NAVIO REALÇA A REQUALIFICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR. PERCEBAM QUE O "MSC NERISSA" TEM CALADO MÁXIMO DE 13,5 METROS, ENQUANTO O TECON TEM PROFUNDIDADE OPERACIONAL DE 15 METROS, PERMITINDO A OPERAÇÃO DOS MAIORES NAVIOS DESSE TIPO DE CARGA QUE SINGRAM OS MARES DO PLANETA.  
                             
"MSC NERISSA"


JOSEMAR

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A REALIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA, OS VETORES PARA O FUTURO - ENTREVISTA COM O VICE - PRESIDENTE DO GRUPO TPC - PORTO COTEGIPE - SERGIO FRAGA SANTOS FARIA - THE PORT REALITY OF BAHIA, THE VECTORS FOR THE FUTURE - INTERVIEW WITH THE VICE - PRESIDENT OF THE TPC GROUP - PORTO COTEGIPE - SERGIO FRAGA SANTOS FARIA

PROCURANDO CONTRIBUIR COM ROTAS LOGÍSTICAS QUE LEVEM  O CENÁRIO ECONÔMICO DA BAHIA A PRIMEIRA LINHA DA COMPETITIVIDADE GLOBAL,  COM GANHOS DE QUALIDADE DE VIDA PARA SUA POPULAÇÃO, O NOSSO ESPAÇO VIRTUAL, TEVE A HONRA DE ENTREVISTAR O DR. "SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA", UM DOS MAIS CONCEITUADOS TÉCNICOS NA ÁREA DE PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO NO ESTADO, COM DENSA EXPERIÊNCIA NO MEIO ACADÊMICO, INSTITUCIONAL E EMPRESARIAL.

"SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA NASCEU EM SALVADOR, BAHIA, É ENGENHEIRO CIVIL PELA UFBA, MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM CONCENTRAÇÃO EM SISTEMAS DE TRANSPORTES PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA PUC/RJ E PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA, ONDE TEM SE DEDICADO, SOBRETUDO, AO ENSINO E PESQUISA DAS DISCIPLINAS DE "PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS" E "EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES".

INICIOU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM 1986, COMO ENGENHEIRO DA CIA. DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, CODEBA, ONDE PERMANECEU  ATÉ MARÇO DO ANO 2000, TENDO EXERCIDO VÁRIOS CARGOS, DENTRE ELES O DE DIRETOR DA ÁREA DE ENGENHARIA, NO PERÍODO DE 1993 A 1999.

PUBLICOU, NO BRASIL E NO EXTERIOR, VÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS NA ÁREA DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E É AUTOR DOS LIVROS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA, EDITADO PELA EDUFBA, EM 1995, TRANSPORTE AQUAVIÁRIO E A MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS, EDITADO PELA ADUANEIRAS, EM 1998 E FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DOS TRANSPORTES, EDITADO PELA ADUANEIRAS, EM 2001.

PARTICIPOU DE DIVERSOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE LOGÍSTICA, PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE TRANSPORTES, TENDO SIDO, INCLUSIVE, BOLSISTA DA JICA - JAPAN INTERNATIONAL COOPERATION AGENCY NO CURSO MARITIME SEARCH AND RESCUE OPERATION AND MARITIME DISASTER PREVENTION, REALIZADO EM KOBE, NO JAPÃO, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 1997.

ATUALMENTE, ALÉM DA ATIVIDADE DOCENTE, É VICE-PRESIDENTE DO GRUPO TPC, EMPRESA QUE, EM PARCERIA COM O GRUPO DIAS BRANCO, OPERA E ADMINISTRA O TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE, EMPREENDIMENTO PIONEIRO COMO PORTO TOTALMENTE PRIVADO NO ESTADO DA BAHIA." 

MOINHO DIAS BRANCO E TERMINAL COTEGIPE


VIAJANTE SEM PORTO -  COMO SE DÁ A PARCERIA ENTRE O "GRUPO MOINHO DIAS BRANCO" E A "TPC"?


SERGIO FARIA – OS GRUPOS DIAS BRANCO E TPC SÃO SÓCIOS NA EMPRESA PORTO COTEGIPE LOGÍSTICA LTDA (C.PORT), RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE.


V.S.P -  A "TPC" É OPERADORA PORTUÁRIA NO PORTO "PONTA LAJE", ATENDENDO A MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS DA "FORD"?


S.F - SIM O GRUPO TPC É O PROVEDOR LOGÍSTICO DA FORD QUE RESPONDE PELA OPERAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO MIGUEL DE OLIVEIRA (TERMINAL DE PONTA DA LAJE)


V.S.P - REALIZAMOS UMA POSTAGEM NO BLOG SOBRE O MAIOR COMPRIMENTO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR DESLOCAMENTO DOS NAVIOS QUE EMBARCARÃO SOJA NESSA SAFRA, ESSE FATO É UMA CONSEQUÊNCIA DA DRAGAGEM REALIZADA?


S.F- SIM. NO FINAL DO ANO DE 2010, FORAM REALIZADOS SERVIÇOS DE DRAGAGEM E DERROCAGEM NA BACIA E NO CANAL DE ACESSO, O QUE PERMITIU A HABILITAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE PARA NAVIOS DE PORTE PANAMAX.


V.S.P - OS NAVIOS QUE HOJE FREQUENTAM O T.C É O LIMITE OPERACIONAL DE PROJETO OU EXISTE ESPAÇO PARA DIMENSÕES MAIORES?


S.F- COM AS OBRAS DE DRAGAGEM E DERROCAGEM, O TERMINAL ESTÁ APTO A OPERAR NAVIOS DE PORTE PANAMAX.
NESTE MOMENTO, POR ORIENTAÇÃO DA CAPITANIA DOS PORTOS, ESTAMOS OPERANDO EM CARATER EXPERIMENTAL COM NAVIOS DE ATÉ 230 METROS DE COMPRIMENTO E CALADO DE 13,65 METROS, MAS, ULTRAPASSADA A FASE DE EXPERIÊNCIA, PASSAREMOS A RECEBER NAVIOS DE ATÉ 240,00 METROS DE COMPRIMENTO.


V.S.P - O PROJETO ORIGINAL DO T.C, CONTEMPLAVA 3 BERÇOS, 2 FORAM TERMINADOS, O TERCEIRO JÁ ESTÁ EM OBRAS? E OS EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA - SHIP LOADER, DO SEGUNDO BERÇO, FOI ENCOMENDADO E QUAL PREVISÃO PARA COMEÇAR A OPERAR?


S.F- EXISTE O PROJETO DO TERCEIRO BERÇO, MAS ESTAMOS OBTENDO AS LICENÇAS NECESSÁRIAS E AINDA NÃO HÁ PREVISÃO PARA INÍCIO DESTAS OBRAS.


V.S.P - ATUALMENTE QUAL A CADÊNCIA OPERACIONAL NOS EMBARQUES DE SOJA, TONELAGEM DIA?


S.F- TODA A LINHA DE EMBARQUE DO TERMINAL ESTÁ DIMENSIONADA PARA UM FLUXO DE 2.000 TONELADAS/HORA.


V.S.P - O TERMINAL COTEGIPE VEM OPERANDO SOJA NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, TRIGO E MALTE NA IMPORTAÇÃO. QUAIS OS PLANOS PARA  ESSE TERMINAL VIR A ATRAIR OUTROS CLIENTES OU CARGAS A EXEMPLO DE GRANITO E CELULOSE?


S.F- NÃO HÁ PLANO OBJETIVO NESTE SENTIDO. COTEGIPE É UM TERMINAL GRANELEIRO POR EXCELÊNCIA E O OBJETIVO É A OPERAÇÃO DE GRÃOS ALIMENTÍCIOS.


V.S.P - O TERMINAL PODE OPERAR 24 HORAS, OU EXISTEM RESTRIÇÕES PARA OPERAÇÕES NOTURNAS OU EM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE MARÉS?


S.F- O TERMINAL OPERA EFETIVAMENTE 24 HORAS, 365 DIAS POR ANO.
NÃO OBSTANTE, APENAS PARA AS MANOBRAS DE ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, NO PERÍODO EXPERIMENTAL, HÁ RESTRIÇÃO PARA QUE AS MANOBRAS SEJAM FEITAS NO PERÍODO DIURNO.


V.S.P - COMO SE DÃO OS CAMINHOS LOGÍSTICOS DA SOJA DESDE O OESTE ATÉ SER EMBARCADA NOS NAVIOS PARA OS DIVERSOS MERCADOS NO T.C?


S.F- ATUALMENTE, TODA A SOJA É RECEBIDA NO TERMINAL POR VIA RODOVIÁRIA, MAS EXISTE PROJETO DA FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA PARA DOTAR O TERMINAL DE UMA OPÇÃO FERROVIÁRIA.


V.S.P - O PROJETO DO PORTO SUL É UMA AMEAÇA AO TERMINAL COTEGIPE, OU O SENHOR VER VANTAGENS COMPETITIVAS PARA SEU TERMINAL?


S.F- DIFÍCIL FALAR POR HIPÓTESES. O PROJETO DO PORTO SUL SE DESTINA, PELO MENOS NA SUA FASE INICIAL, AO ESCOAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO.
ENTRETANTO, CASO O PORTO SUL VENHA A SE HABILITAR PARA O ESCOAMENTO DE SOJA, HAVERÁ CONCORRÊNCIA COM O TERMINAL DE COTEGIPE, MAS COTEGIPE OFERECE INSTALAÇÕES DE UM TERMINAL DE PRIMEIRA LINHA, ESPECIALIZADO NA MOVIMENTAÇÃO DE GRÃOS E, EVIDENTEMENTE, SEMPRE SEREMOS UMA ALTERNATIVA BASTANTE COMPETITIVA.


V.S.P - A FRONTEIRA AGRÍCOLA DA SOJA NO OESTE BAIANO TEM ESPAÇO PARA EXPANDIR ÁREA FÍSICA E PRODUTIVIDADE, E SE TEM, EM QUE PATAMAR?


S.F- SIM. HÁ ÁREA PARA EXPANSÃO E O OESTE DA BAHIA É UMA REGIÃO BASTANTE PROMISSORA. É PERFEITAMENTE RAZOÁVEL PENSAR QUE, DENTRO DOS PRÓXIMOS 5 ANOS, A EXPORTAÇÃO DE SOJA NO ESTADO ALCANCE O PATAMAR DE 6 MILHÕES DE TONELADAS/ANO.


V.S.P - OS EMBARQUES DE SOJA NO T.C, TEM EVOLUÍDO EM QUE PERCENTUAIS, ANO A ANO, DESDE O INÍCIO DAS OPERAÇÕES E QUAL A PERSPECTIVA PARA O FUTURO?


S.F- NOS ÚLTIMOS ANOS, O CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO TEM SIDO DA ORDEM DE 15 A 20% AO ANO E O TERMINAL TEM REALIZADO INVESTIMENTOS PARA ATENDER TODAS AS EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO.


V.S.P - AS OPERAÇÕES COM SOJA NO PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS, APESAR DE DIMINUTAS EM RELAÇÃO AO T.C, SÃO MOTIVADAS POR QUAIS FATORES LOGÍSTICOS OU É CONVENIÊNCIA DE CERTOS EXPORTADORES?


S.F- POR ILHÉUS, TEM SIDO ESCOADA APENAS A PRODUÇÃO DE SOJA NÃO TRANGÊNICA, O QUE REPRESENTA UM VOLUME MUITO POUCO EXPRESSIVO. ENTRETANTO, A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO, COTEGIPE CONTARÁ COM NOVAS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM (MAIS 7 SILOS DE 18.000 TONELADAS CADA), O QUE PERMITIRÁ A SEGREGAÇÃO DE CARGA E, PORTANTO, TAMBÉM A SOJA NÃO TRANGÊNICA DEVERÁ SER ESCOADA PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS A PARTIR DA PRÓXIMA SAFRA.


V.S.P - EM RELAÇÃO AO MALTE, SALVO ENGANO, O DONO DA CARGA É SCHINCARIOL, O T.C TEM REALIZADO GESTÕES COM OUTRAS CERVEJARIAS PARA ANGARIAR MAIOR MOVIMENTAÇÃO DESSE GRANEL?


S.F- O TERMINAL TEM REALIZADO, COM SUCESSO, A IMPORTAÇÃO DE MALTE PARA ESTE CLIENTE E PODERÁ ATENDER PERFEITAMENTE ÀS NECESSIDADES DE OUTROS CLIENTES QUE DESEJEM A IMPORTAÇÃO DESTE PRODUTO.


V.S.P - AS OPERAÇÕES COM MALTE E TRIGO SÃO REALIZADAS DIRETAMENTE DOS NAVIOS PARA OS CAMINHÕES, OU O T.C TEM EQUIPAMENTO PRÓPRIO E ESTEIRA PARA LEVAR OS GRANÉIS DO CAIS ATÉ OS SILOS DE ARMAZENAGEM?


S.F- AS OPERAÇÕES DE DESCARGA DE TRIGO SÃO FEITAS DIRETAMENTE PARA A ESTEIRA E A CARGA É TRANFERIDA PARA OS SILOS DE ARMAZENAGEM.
NO CASO DO MALTE, DE FATO, A DESCARGA É FEITA PARA CAÇAMBAS, É FEITA A PESAGEM DA CARGA NAS CAÇAMBAS E, EM SEGUIDA, A MERCADORIA VAI PARA OS SILOS. ENTRETANTO, COM AS MELHORIAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO, A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE, TAMBÉM O MALTE SERÁ DESCARREGADO DIRETAMENTE PARA AS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM.


V.S.P - O GRUPO T.P.C TEM PLANOS PARA INVESTIR EM FUTURAS PARCERIAS NO PORTO DE ARATU NA ÁREA DE GRANÉIS SÓLIDOS?


S.F- O GRUPO TPC É OPERADOR PORTUÁRIO QUALIFICADO NO PORTO ORGANIZADO DE ARATU, ONDE OPERA, SOBRETUDO, FERTILIZANTES.


V.S.P - EM POSTAGEM NO BLOG CITAMOS O PÍFIO DESEMPENHO EM 2012 DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA -2,7% SEGUNDO NÚMEROS DA CODEBA, ENQUANTO O PORTO DE "SUAPE"  CRESCEU 25%, QUE LEITURA O SENHOR FAZ DESSES DADOS NO CONTEXTO DA LIDERANÇA ECONÔMICA E POLÍTICA DA BAHIA NO NORDESTE?


S.F- PENSO QUE NÃO SE PODE SIMPLIFICAR O QUE, DE FATO, NÃO É SIMPLES. A BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM UM COMPLEXO DE 7 PORTOS QUE, JUNTOS, TÊM UMA MOVIMENTAÇÃO BASTANTE SUPERIOR AO PORTO DE SUAPE.
SUAPE RECEBEU, DE FATO, MUITOS INVESTIMENTOS E VEM CRESCENDO, MAS O CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA NÃO PODE SER AVALIADO SOMENTE A PARTIR DA REALIDADE DE SALVADOR E ARATU.


V.S.P - EM ALGUM MOMENTO DA HISTÓRIA ECONÔMICA DA BAHIA HOUVE UM PLANO DIRETOR PARA OCUPAÇÃO RACIONAL DA BAÍA DE ARATU, VISANDO A COMPLEMENTARIEDADE OPERACIONAL ENTRE OS TERMINAIS PORTUÁRIOS ALI INSTALADOS, OTIMIZANDO O USO DO ESPAÇO?


S.F- SIM, ESTA É UMA PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO. RECENTEMENTE, A SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MINERAÇÃO APRESENTOU À SOCIEDADE ESTE TRABALHO.


V.S.P - AINDA EXISTEM ÁREAS PARA NOVOS TERMINAIS SEREM INSTALADOS OU AMPLIADOS NO CANAL DE ARATU?


S.F- SIM, A BTS É EXCEPCIONAL E AINDA EXISTEM ÁREAS COM GRANDE POTENCIAL, MAS, EVIDENTEMENTE, DEMANDARIAM ALGUNS INVESTIMENTOS DE DRAGAGEM, DERROCAGEM E ABERTURA DE ESPAÇO PARA QUE PUDESSEM OFERECER AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS.


V,S.P - O GRUPO TPC REALIZA ALGUM TIPO DE PARCERIA OU OPERA CARGA NO TECON DO PORTO DE SALVADOR?


S.F- NÃO


V.S.P - QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DO PORTO DE ARATU, EM SEU PLANO DIRETOR FALAVA-SE QUE AS FUTURAS AMPLIAÇÕES INCORPORARIAM ÁREAS NA ILHA DE MARÉ, O SENHOR QUE JÁ OCUPOU CARGO DE DIRETORIA NA CODEBA ALÉM DE TER ATUADO COMO ENGENHEIRO NA EMPRESA, PODERIA TECER ALGO SOBRE ISSO?


S.F- DESCONHEÇO PLANOS DE EXPANSÃO DO PORTO DE ARATU QUE VISUALIZEM A OCUPAÇÃO DA ILHA DE MARÉ PARA FINS DE ATIVIDADE PORTUÁRIA.


V.S.P- EM RELAÇÃO A BAÍA DE CAMAMU, PORTO DE CAMPINHO, O SENHOR VISUALIZA ALGUMA ÁREA ESPECÍFICA PARA ATIVIDADE PORTUÁRIA, SEM CONCORRER COM A VOCAÇÃO PARA TURISMO NÁUTICO DESSA BAÍA?


S.F- A BAÍA DE CAMAMU É EXCEPCIONAL E, SEM DÚVIDA, REUNE EXCELENTES CONDIÇÕES NATURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA.
ESTE POTENCIAL, ALIÁS, FOI MINUCIOSAMENTE DETALHADO EM ESTUDOS FEITOS PELO SAUDOSO MESTRE VASCO NETO HÁ CINQUENTA ANOS.
OCORRE, ENTRETANTO, QUE, NÃO TENDO SIDO TEMPESTIVAMENTE EXPLORADO O POTENCIAL DA REGIÃO PARA A ATIVIDADE PORTUÁRIA, HOJE, CONSIDERANDO O FLUXO DO TURISMO LOCAL, A HIPÓTESE DE INSTALAÇÃO DE UM PORTO EM CAMPINHO ENCONTRARIA, SEM DÚVIDAS, INÚMEROS OBSTÁCULOS, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL.


V.S.P - O SENHOR PODERIA FALAR ALGUMA COISA SOBRE A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, E SE A MESMA NÃO PODERIA SER REVITALIZADA, FAZENDO PARTE DE UM SISTEMA DE INTERMODALISMO? 


S.F- ESTE É UM ESTUDO ANTIGO E QUE CONECTARIA O PORTO DE JUAZEIRO À BAÍA DE TODOS OS SANTOS ATRAVÉS DA FERROVIA JÁ EXISTENTE.
UM DOS GRANDES PROBLEMAS É A PULVERIZAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES PARA JUNTAR TODAS AS ETAPAS DO PROJETO.


V.S.P- UM POUCO DE CONTEXTO POLÍTICO PARTIDÁRIO.  A BAHIA OFERECEU UMA VOTAÇÃO EXPRESSIVA TANTO PARA O EX PRESIDENTE "LULA" QUANTO A ATUAL PRESIDENTA "DILMA", EM CONTRAPARTIDA NÃO TEM RECEBIDO INVESTIMENTOS COMO OS OUTROS ESTADOS, COMO O SENHOR ANALIZARIA ESSE COMPORTAMENTO?


S.F- SOU EMPRESÁRIO E PROFESSOR. EM TODA A MINHA VIDA, JAMAIS MILITEI DIRETAMENTE NA POLÍTICA PARTIDÁRIA, DE FORMA QUE NÃO ME SINTO CAPAZ DE TECER COMENTÁRIOS SOBRE ESTES ASPECTOS.

  
V.S.P- QUAIS AS PRIORIDADES QUE DEVEM SER SEGUIDAS, DIANTE DA MÁXIMA ECONÔMICA - RECURSOS ESCASSOS E NECESSIDADES ILIMITADAS, EM RELAÇÃO À  ATIVIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA?


S.F- PENSO QUE UMA LINHA DE PRIORIDADE SERIA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, CUJO POTENCIAL É EXTRAORDINÁRIO, VERDADEIRA DÁDIVA DA NATUREZA.


V,S,P - PROFESSOR SERGIO FARIA, PARA ENCERRAR GOSTARÍAMOS QUE O SENHOR FIZESSE UM CONTRAPONTO ENTRE O PRESENTE E O FUTURO PORTUÁRIO DA BAHIA, SUA COMPETITIVIDADE NO CENÁRIO DO PAÍS. O  QUE DEVE SER FEITO, O QUE NÃO DEVERIA TER SIDO FEITO?


S.F- NÃO APENAS A BAHIA, MAS O BRASIL NÃO FOI CAPAZ DE PERCEBER O MOMENTO DE INVESTIR ESTRATEGICAMENTE NO SETOR, A EXEMPLO DO QUE FEZ A CHINA E HOJE TEM OS PRINCIPAIS PORTOS DO MUNDO.
O QUE ACONTECE COM A BAHIA NÃO É DIFERENTE DO QUE ACONTECE EM TODO O PAÍS. O BRASIL NÃO ACORDOU PARA A IMPORTÂNCIA DA QUESTÃO PORTUÁRIA E ESTAMOS SENTINDO OS REFLEXOS DISSO NA ECONOMIA.
PARTICULARMENTE, NO CASO DA BAHIA, ACHO QUE UM ASPECTO INTERESSANTE SERIA A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS ORGANIZADOS, O QUE PERMITIRIA UMA MAIOR SINTONIA ENTRE AS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA OS PORTOS E O PLANEJAMENTO ECONÔMICO DO ESTADO.