terça-feira, 14 de agosto de 2012

PHOTOS SALVADOR - BAHIA - VISIT MY LOVELY CITY

THESE ARE THE PICTURES OF BAHIA YACHT CLUB, PORTO DA BARRA BEACH, TODOS SANTOS BAY.

IF YOU LIKE TO SAIL, DIVE, SWIM COME  AND BE WELL RECEIVED , COME TO SALVADOR!


YACHT CLUBE DA BAHIA
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YACHT CLUBE DA BAHIA
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YACHT CLUBE DA BAHIA - CHURCH OF SANTO ANTONIO DA BARRA
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TODOS OS SANTOS BAY
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OPTIMIST IN YACHT CLUBE DA BAHIA
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SALVADOR CITY
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SALVADOR  CITY
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SALVADOR CITY
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PORTO DA BARRA BEACH THE THIRD BEST IN THE WORLD
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SALVADOR CITY
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SALVADOR CITY
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PORTO DA BARRA BEACH AND LIGHTHOUSE BARRA
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YELLOW HOUSE
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SALVADOR CITY
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YELLOW HOUSE
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OPTIMIST IN THE BAHIA SEA
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CONTAINER TERMINAL PORT OF SALVADOR
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GOOD LUCK


JOSEMAR

ATOL DAS ROCAS, UM PARAÍSO QUASE INACESSÍVEL, ATLÂNTICO SUL - ROCAS ATOLL - SOUTH ATLANTIC

O ATOL DAS ROCAS É A ÚNICA FORMAÇÃO DESSA ESPÉCIE NA AMÉRICA DO SUL, SENDO INCLUSIVE O ÚNICO LOCALIZADO NO ATLÂNTICO SUL.

VISTA AÉREA DO ATOL

A EXISTÊNCIA DO ATOL, ESTÁ REGISTRADA EM CARTAS NÁUTICAS DE NAVEGADORES DO SÉCULO XVI, QUE ALERTAVAM  SOBRE OS PERIGOS DE SEUS RECIFES A FLOR D'ÁGUA.

UM ATOL É UMA FORMAÇÃO CORALÍNEA QUE NASCE EM VOLTA DE UM CUME VULCÂNICO, A MEDIDA QUE AFUNDA VAI DANDO ESPAÇOS AO ANEL DE CORAIS, TENDO EM SUA PARTE CENTRAL UM LAGUNA. É UM PROCESSO QUE DEMANDA MILHÕES DE ANOS.

ROCAS ESTÁ SITUADO A CERCA DE 144 MILHAS NÁUTICAS ( 267 KM) DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, E 80 MILHAS (148) DE FERNANDO DE NORONHA. TEM UM PERÍMETRO DE 7 KM, 2,5 KM DE LARGURA E 3,7 KM DE COMPRIMENTO.

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

NO INTERIOR DO ATOL ESTÃO SITUADAS DUAS ILHAS FORMADAS PELA AREIA BIOLÓGICA ORIUNDAS DE CALCÁRIO MOÍDO, FRAGMENTOS DE CONCHAS, OSSOS DE AVES E PEIXE.

VEJAM AS DUAS ILHAS  NO INTERIOR DO ATOL
http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

AS ILHAS DO FAROL E DO CEMITÉRIO, JUNTO COM O PERÍMETRO DO ATOL SÃO AS ÚNICAS ESTRUTURAS QUE PERMANECEM IMERSAS DURANTE A MARÉ CHEIA. NAS MARÉS BAIXAS SÃO FORMADAS PISCINAS, UTILIZADAS COMO BERÇÁRIO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, CARANGUEJOS E TARTARUGAS.

A ILHA DO FAROL TEM ESSE NOME EM VIRTUDE DO FAROL LÁ CONSTRUÍDO, TEM 34,6 MIL METROS QUADRADOS, 400 METROS DE LARGURA POR UM QUILÔMETRO DE COMPRIMENTO. O FAROL QUE OPERA ATUALMENTE NA ILHA FOI INSTALADO EM 1967.

NA ILHA DO CEMITÉRIO ESTÃO ENTERRADOS, FAROLEIROS, SEUS FAMILIARES E NÁUFRAGOS. COM 31,5 MIL METROS QUADRADOS, 150 METROS DE LARGURA E 600 DE COMPRIMENTO.

A DEPENDER DA APROXIMAÇÃO DAS ILHAS ELAS PODEM SER AVISTADAS A 10 MILHAS, E SITUAM-SE A 3 METROS DE ALTURA DA PREAMAR.

COQUEIROS QUE FORAM PLANTADOS NA ILHA PARA OFERECEREM MAIOR VISIBILIDADE AOS NAVEGANTES E ALOJAMENTOS DO PESSOAL DO IBAMA QUE GUARNECE O ATOL.

AS HISTÓRIAS, LENDAS E MISTÉRIOS ORIUNDAS DOS INÚMEROS  NAUFRÁGIOS QUE RONDAM O ATOL DAS ROCAS, PROVOCARAM O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE UM FAROL EM 19 DE NOVEMBRO DE 1881.

DOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA ÁREA, UM DOS MAIS FAMOSOS FOI O "DUNCAN DUBAR", NAVIO BRITÂNICO QUE BATEU NOS RECIFES QUE CERCAM O ATOL NA NOITE DE 07 DE OUTUBRO DE 1865, COM DESTINO A SIDNEY, FOI DESVIADO PELAS CORRENTES EQUATORIAIS, AO FUGIR DAS CALMARIAS.

PELA MANHÃ OS QUASE 100 TRIPULANTES E PASSAGEIROS CONSEGUIRAM COM ESCALERES VENCER A BARREIRA DE CORAIS. UM ATO HERÓICO DE SEU COMANDANTE, QUE JUNTO A 6  MARINHEIROS SEGUIRAM EM UM ESCALER EM DIREÇÃO A RECIFE, ONDE  APÓS 5 DIAS ENCONTRARAM OUTRO NAVIO INGLÊS, E DENTRO DE 10 DIAS REALIZARAM O RESGATE DE TODOS, RETORNANDO A INGLATERRA.

     NAUFRÁGIOS NO ATOL DAS ROCAS


1805 - Quase se perdeu em Rocas toda uma esquadra inglesa que se dirigia para a Índia. Bateram nos recifes e naufragaram o "BRITÂNIA" e o transporte "KING GEORGE".
 1855 - "COUNTESS OF ZETLAND", barca inglesa que carregava algodão em Maceió-AL e açúcar em Recife-PE.


1856 - O "TRUE TRISTON", sob o comando do Capitão REYNELL experimentou um desembarque nas Rocas para averiguar sinais que pareciam e que de fato eram de sobreviventes de um naufrágio. 


1860 - Galera francesa "ÏMPERATRICE DU BRÉSIL", que fazia a linha Havre - Rio de Janeiro.


1865 - A galera a vapor "DUNCAN DUNBAR", viajando de Londres para Sidney, arrebentou seu casco na parte noroeste da borda recifal. O Capitão Swanson navegou numa lancha durante oito dias até o porto do Recife com alguns marinheiros. 117 pessoas e a guarnição conseguiram se abrigar milagrosamente na Ilha do Farol. O paquete "ONEIDA" que ia para Europa, recuperou de passagem os náufragos das Rocas. 


1870 - A embarcação "MERCURIUS" bateu no anel recifal e se desconjuntou. Dos 22 homens, apenas 06 sobreviveram. Foram salvos pelo Capitão Cuthbertson, da embarcação "SILVER CRAIG", após 51 dias de desespero.

1871 - O Capitão de Fragata Alves Nogueira viu ainda restos de abrigo dos náufragos do "MERCURIUS". Contou os testemunhos de dezoito naufrágios nos baixios de Rocas. 1880 - O Comandante Antônio Coelho Ribeiro Roma, do cruzador "MEDUSA", relatou que o número de barcos sinistrados não parecera menos de dezenove. 

1882 - O Coronel de Engenheiros João de Sousa Melo e Alvim apresentou um relatório ao Ministério da Marinha informando que: "só daqueles navios de que existem as peças principais ou as mais resistentes a ação das intempéries, contei com o Capitão-Tenente José Maria da Conceição Júnior, dezoito naufrágios".

1890 - JOQUERINA.

1979 - O Veleiro "MON AMI" de 42 pés bateu nos recifes, seus 04 tripulantes passaram 21 dias em um acampanhento improvisado no Atol das Rocas.

1982 - Barco pesqueiro PRODUMAR II, com 12 tripulantes.

1982 - O Veleiro "TAURUS" de 39 pés naufragou nos recifes, 04 franceses ficaram uma semana na ilha do Farol. Eles montaram uma tenda com a vela mestra do barco. 

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

O FAROL DIMINUIU O MEDO DOS NAVEGANTES, MAS FOI PERSONAGEM DE OUTRAS TRAGÉDIAS, EM UM TEMPO EM QUE OS FAROLEIROS ERAM FIGURAS NECESSÁRIAS PARA ACENDER E MANTER ACESAS A LUZ DO FAROL DURANTE AS NOITES SOLITÁRIAS. 

CONTA RELATOS NÃO OFICIAIS, QUE O ÚLTIMO FAROLEIRO DO ATOL, JOÃO DA SILVA SARAIVA, MORREU DE SEDE JUNTO A ESPOSA E 3 FILHOS, APÓS UM DOS MENINOS TER ABERTO A TORNEIRA DA CISTERNA, FAZENDO VAZAR TODA ÁGUA. EM ROCAS NÃO TEM ÁGUA POTÁVEL.

RUÍNAS DO ANTIGO FAROL, E O NOVO, AUTOMÁTICO, AO FUNDO

CONTAM QUE O FAROLEIRO ATEOU FOGO A CASA PARA CHAMAR ATENÇÃO DE NAVIOS AO LARGO, SENDO O ÚNICO A SOBREVIVER, POIS O SOCORRO VEIO TARDE,  CONTA AINDA A LENDA, QUE AS ALMAS DA MULHER E DAS CRIANÇAS ASSOMBRAM A NOITE OS VISITANTES DA ILHA, PEDINDO ÁGUA.

PRAIAS DO ATOL

COMENTA-SE AINDA NOS BASTIDORES, QUE O SETOR DA MARINHA ENCARREGADO DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DOS FARÓIS LOCALIZADOS EM ILHAS OCEÂNICAS, TENHA FALHADO NA PROGRAMAÇÃO LOGÍSTICA, E QUANDO O ERRO FOI PERCEBIDO UM NAVIO DE APOIO FOI ENVIADO AO ATOL, TODOS JÁ ESTAVAM MORTOS. É CLARO QUE ESSA VERSÃO NUNCA FOI DADA COMO VERÍDICA OU OFICIAL.

NAS ROCAS É ENCONTRADA A MAIOR COLÔNIA DE AVES MARINHAS TROPICAIS DO BRASIL. BARATAS, RATOS E ESCORPIÕES, ORIGINÁRIOS DOS DIVERSOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA REGIÃO POVOAM O ATOL, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS QUE OS MESMOS TENHAM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NAS COLÔNIAS DE AVES, EM ATAQUE AOS OVOS, O QUE PODERÁ OCORRER NO FUTURO. 

ESPÉCIE DE AVE QUE FREQUENTA O ATOL DAS ROCAS
http://www.terradagente.com.br/galerias/GFOT,0,3,1502,atol+das+rocas.aspx#2


SÓ ALGUNS PESQUISADORES PODEM PERMANECER NO ATOL, FICANDO ALOJADOS EM UMA PEQUENA CONSTRUÇÃO. A PERMANÊNCIA É INÓSPITAS, ÁGUA SÓ PARA BEBER E COZINHAR. AS VISITAS DEPENDEM  DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
 
O ATOL DAS ROCAS FOI TRANSFORMADO NA PRIMEIRA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO BRASIL EM 5 DE JUNHO DE 1979. ALÉM DESSE TÍTULO ROCAS É ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.


JOSEMAR

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

13 DE AGOSTO, DIA DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMISTA

NO DIA 13 DE AGOSTO, COMEMORA-SE O DIA DO ECONOMISTA, PROFISSIONAL QUE NORTEIA A UTILIZAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DOS FATORES MATERIAIS E HUMANOS, DIANTE DO PARADOXO ENTRE AS NECESSIDADES ILIMITADAS E OS RECURSOS ESCASSOS.

O ECONOMISTA ATUA EM DOIS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÕES: A MACROECONOMIA E A MICROECONOMIA.

 A PRIMEIRA ESTUDA O SISTEMA ECONÔMICO COMO UM TODO, BALANÇA DE PAGAMENTOS,NÍVEL GERAL DE PREÇOS, TAXA DE JUROS, NÍVEL DE EMPREGOS, ECONOMIA INTERNACIONAL.

A SEGUNDA ESTUDA OS AGENTES ECONÔMICOS INDIVIDUAIS - CONSUMIDORES E PRODUTORES - NO ÂMBITO DO MERCADO.

APESAR DE LIDAR COM A OTIMIZAÇÃO DE VALORES MATERIAIS, A ECONOMIA É ESSENCIALMENTE UMA CIÊNCIA HUMANA, POIS O RESULTADO DE SUAS AÇÕES, VISA O  AUMENTO DOS ÍNDICES DE QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO GLOBAL.



SÍMBOLO DO ECONOMISTA:







RODA DENTADA - SÍMBOLO DO LABOR E DA FORTUNA. INDÚSTRIA ( TERRA, CAPITAL E TRABALHO)




GLOBO - ECONOMIA MUNDIAL




CORNUCÓPIA - ÍCONE MITOLÓGICO, ATRIBUTO DE ABUNDÂNCIA, FORTUNA E SÍMBOLO DA AGRICULTURA E DO COMÉRCIO


FOLHA DE LOURO - A MAIS NOBRE DAS FIGURAS VEGETAIS, SIMBOLIZA VALOR, CUSTÓDIA E BOA FAMA.


JOSEMAR

Economistas Famosos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

IDEIAS PARA OS POSTULANTES À PREFEITO DE SALVADOR - PARTE 2 - USINA DE RECICLAGEM DE LIXO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANETA - CITY OF SALVADOR, BAHIA STATE

NESSE TEXTO VAMOS LANÇAR UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJA OS ATERROS SANITÁRIOS E OS CRIMINOSOS LIXÕES A CÉU ABERTO.

SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, QUE NÃO DEVEM ESTAR LONGE DO CENTRO URBANO, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, QUE PRECISAM DESCARREGAR E CARREGAR SUA CARGA. ESSES ATERROS SÃO RAPIDAMENTE SATURADOS PELO CRESCIMENTO GEOMÉTRICO DOS GRANDES CENTROS, HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS.

POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÃO ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE É UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM “SALVADOR” E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO, IMAGINEM TODO RESTOS DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS,MELANCIAS,BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM PERFEITAMENTE SER TRANSFORMADO EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS.

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.

AS CIDADES, PRINCIPAIS, FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL.

VEJAM QUE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. PRIMEIRO, A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, PREFEITURA DE SALVADOR, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE.

O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTIAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DA BAHIA.

EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO
RESSALTAMOS QUE, A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA NATUREZA PASSA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE.



 JOSEMAR

terça-feira, 7 de agosto de 2012

IDEIAS PARA OS POSTULANTES À PREFEITO DE SALVADOR - PARTE 1 - ATIVIDADE NÁUTICA UMA FONTE DE RECEITA E EMPREGO PARA SALVADOR - CITY OF SALVADOR, BAHIA STATE

PRATICAMENTE A PORTA DE MAIS UM PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO FUTURO GOVERNANTE DA NOSSA CAPITAL, A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O NOSSO BLOG SE COLOCA EM POSIÇÃO DE CONTRIBUIR COM IDÉIAS  QUE POSSAM SER EXECUTADAS GERANDO RENDA, EMPREGO E RECEITA PARA A POPULAÇÃO DE SALVADOR.

UM DOS PROJETOS QUE TEMOS VISUALIZADO COMO EXEQUÍVEL É A REQUALIFICAÇÃO DA ORLA  QUE COMPREENDE A BAIXA DO BONFIM, PASSANDO PELA A ENSEADA DOS TAINHEIROS, CHEGANDO A   PRAIA DE INEMA NO FINAL DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR.

BAIRRO DE PLATAFORMA - INÍCIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=418540&goto=nextnewest

   
RIBEIRA - BAIXA DO BONFIM
FOTO AUTOR DO BLOG


JÁ SE TORNOU REDUNDANTE SE FALAR SOBRE AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO FONTE GERADORA DE RIQUEZAS DESDE QUE EXPLORADA NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, E QUE NADA DE CONCRETO FOI REALIZADO NO SENTIDO DE POTENCIALIZAR ESSAS VERTENTES POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO E DO MUNICÍPIO.

RIBEIRA - BAIXA DO BONFIM
FOTO AUTOR DO BLOG

ASSIM PROPOMOS AO FUTURO PREFEITO DE SALVADOR, OU AOS ATUAIS POSTULANTES, FORMULAR UM PROJETO AMPLO E ESTRUTURANTE PARA TORNAR A ORLA DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO EM UM GRANDE CHAMARIZ PARA A IMPLANTAÇÃO DE MARINAS, CLUBES NÁUTICOS, BARES, RESTAURANTES, LOCAIS PARA MANUTENÇÃO E ABASTECIMENTO DE EMBARCAÇÕES E  APOIO PARA PESCADORES DO LOCAL.


BARCOS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO DO AUTOR DO BLOG


NÃO É UM PROJETO MIRABOLANTE E SIM TOTALMENTE VIÁVEL, DESDE QUE ENVOLVA EM SUA CONSECUÇÃO OS NATIVOS E MORADORES DA ÁREA, PROPRIETÁRIOS DE ESTRUTURAS NÁUTICAS JÁ INSTALADOS E UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE INCLUAM NAVEGADORES, DONOS DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, BIÓLOGOS, OCEANÓGRAFOS, AMBIENTALISTAS, ARQUEÓLOGOS NAVAIS, HISTORIADORES E OS DETENTORES DO SABER POPULAR QUE HABITAM A REGIÃO.


BARCOS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO DO AUTOR DO BLOG

NUM PROJETO DESSA NATUREZA NÃO HAVERIA A NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIA A PREÇO DE OURO, QUE NÃO CARREGAM NENHUM CONHECIMENTO PRÁTICO SOBRE  A ÁREA EM QUESTÃO E SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS DO POVO BAIANO. APRESENTAM MAÇAROCAS DE PAPEIS ESTÉREIS QUE NÃO LEVARAM A NADA OU SEJA,  A VELHA HISTÓRIA DA CONVERSA FIADA. OS PRÓPRIOS TÉCNICOS DA PREFEITURA JUNTO A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR SABERÃO LEVAR AVANTE ESSA INICIATIVA SEM A NECESSIDADE DESSES ALIENÍGENAS.

MARINA CLUBE DO SAVEIRO
FOTO DO AUTOR DO BLOG


COMEÇARÍAMOS PELA ÁREA DA RIBEIRA, ONDE JÁ EXISTE UM RELATIVA ESTRUTURA NÁUTICA, COM AMPLOS ESPAÇOS, AINDA OCIOSOS,  A SEREM CONTEMPLADOS COM MELHORAMENTOS PÚBLICOS.

MARINA ESTALEIRO FANTÁSTICO

FOTO DO AUTOR DO BLOG

A MARINA DA PENHA É UM CONJUNTO EXCELENTE PARA UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO NÁUTICA, ONDE MORADORES DO LOCAL TERIAM CURSOS DE MARINHARIA, MOTORES, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE, ARTE DE VELEJAR PARA MENORES CARENTES COM BOLSAS DE ESTUDO COMPLEMENTARES, CURSOS NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E MANEJO DE PESCA ARTESANAL. SERIA UMA BASE PARA GERAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OFERECENDO SUPORTE À ATIVIDADE COMO UM TODO. O GALPÃO DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA DEVE SER APROVEITADO NESSE CONTEXTO. 


PÁTIO MARINA DA PENHA
FOTO DO AUTOR DO BLOG



PIER MARINA DA PENHA
FOTO DO AUTOR DO BLOG


EM RELAÇÃO AO ENTORNO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AÇÕES REQUALIFICADORAS TERIAM QUE SER IMPLEMENTADAS, COMO DESASSOREAMENTO DE CANAIS, REIMPLANTAÇÃO DE ÁREAS DE MANGUE ANTES DESTRUÍDAS E DESATERRAR O ESPELHO D'ÁGUA NO FUNDO DA ENSEADA, MASSARANDUBA, RECONQUISTANDO UMA PARTE DO QUE FOI PERDIDO COM OS CRIMINOSOS ASSENTAMENTOS REALIZADOS SEM NENHUM TIPO DE ESTUDO AMBIENTAL EM DÉCADAS PASSADAS.

MARINA PIER SALVADOR
FOTO DO AUTOR DO BLOG

CRIAR SUPORTE TÉCNICO E FINANCEIRO, ATRAVÉS DO DESENBAHIA, PARA QUE OS PEQUENOS ESTALEIROS LOCALIZADOS NESSA ENSEADA TENHAM CONDIÇÕES DE SE EXPANDIREM E ADQUIRIREM NOVAS TECNOLOGIAS OPERACIONAIS.

AÇÕES TERIAM QUE SER DESENVOLVIDAS NA PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA RIBEIRA, COMO ATRATIVO A MAIS PARA VISITANTES QUE VIRIAM  FREQUENTAR O LOCAL.


SOLAR AMADO - RIBEIRA

FOTO DO AUTOR DO BLOG

SAINDO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COMEÇA A ORLA FERROVIÁRIA DA CIDADE. ESSE PONTO QUE VAI ATÉ A PRAIA DE INEMA, SERIA CONTEMPLADO COM NOVAS MARINAS E OUTRAS ESTRUTURAS DE SUPORTE , JUNTO A RESTAURANTES E  LOJAS DE ARTIGOS DE LAZER NÁUTICO.

RESSALTAMOS QUE SALVADOR, DIANTE DO VIGOROSO CRESCIMENTO DO MERCADO NÁUTICO SE ENCONTRA COM CARÊNCIA DE VAGAS PARA GUARDA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, DESSE MODO, QUALQUER NOVO EMPREENDIMENTO QUE VENHA SE INSTALAR NESSE SETOR TERIA RETORNO GARANTIDO. É TRANSLÚCIDO QUE A INICIATIVA PRIVADA COMPLEMENTARIA ESSAS AÇÕES DIANTE DA SERIEDADE QUE ENVOLVERIA UMA INTERVENÇÃO DESSA NATUREZA.

É CLARO QUE UM PROJETO DESSA ORDEM IMPLICARÁ EM DESAPROPRIAÇÕES E RELOCAÇÕES DE PESSOAS, MAS OS RESULTADOS EM TERMOS DE EMPREGO, RENDA  E SANEAMENTO, COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE  AMBIENTAL SERIAM ALTAMENTE BENÉFICOS, INCLUSIVE PARA MORADORES LOCAIS, QUE TERIAM PRIORIDADES DE ALOCAÇÃO NESSAS NOVAS ESTRUTURAS.

NO MARCADOR MONOGRAFIA, NESTE BLOG, O VISITANTE ENCONTRARÁ MAIORES DETALHES TÉCNICOS DE COMO DESENVOLVER A NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ATÉ A PRÓXIMA

JOSEMAR


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

SALÁRIOS DO JUDICIÁRIO BAIANO - ISONOMIA, INJUSTIÇA SOCIAL, AUSÊNCIA DE CIDADANIA E URV

A SEMANA QUE PASSOU TROUXE À TONA OS GANHOS SALARIAIS DO JUDICIÁRIO BAIANO E A INDIGNAÇÃO QUE ESSE ASPECTO PROVOCOU DIANTE DOS PROVENTOS QUE PERCEBEM OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO: PROFESSORES, POLICIAIS, PESSOAL DE SAÚDE E DEMAIS CARREIRAS.

ANTES DE TUDO, AFIRMO MEU ORGULHO DE NUM PAÍS DE TANTA FRAQUEZA DE CARÁTER, DE TANTAS MAZELAS SOCIAIS E DE TANTAS DENÚNCIAS DE DESVIOS DO DINHEIRO PÚBLICO, EMERGE ELIANA CALMON ALVES, MINISTRA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E CORREGEDORA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ DESDE O8 DE SETEMBRO DE 201O, CUJO MANDATO ENCERRA-SE EM 07 DE SETEMBRO 2012, LUTANDO COM GALHARDIA CONTRA PRIVILÉGIOS E CASTAS, CONSTATADOS NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO.

AS TENTATIVAS DE ESVAZIAMENTO DOS PODERES CORRECIONAIS  DO CNJ, É UMA PROVA DA DIGNA E SOBERANA GESTÃO DA MINISTRA ELIANA CALMON, EM CONTRAPONTO AOS QUE SE SENTIRAM AMEAÇADOS POR PERDAS DE PRIVILÉGIOS, NUM PAÍS ONDE A MAIORIA DOS SEUS CIDADÃOS ESTA  ATRELADA A UM FUTURO NEGRO EM TERMOS SOCIAIS E ECONÔMICO, VIVENDO APENAS DO ASSISTENCIALISMO ELEITORAL.

VOLTANDO AOS SALÁRIOS DOS SENHORES SERVIDORES DO JUDICIÁRIO BAIANO, ISSO ME DEIXOU FELIZ, EM VER MEUS COLEGAS DE OUTRO PODER PERCEBENDO O QUE A IMPRENSA NOTICIOU. NÃO SEI SE ESSE PATAMAR É SEMELHANTE, INFERIOR OU SUPERIOR AO QUE PERCEBE UM MAGISTRADO OU AGENTE PÚBLICO DE UMA NAÇÃO COMO O ESTADO UNIDOS, CANADÁ, AUSTRÁLIA, HOLANDA ETC, MAS UMA CERTEZA EU TENHO, COLEGAS DO JUDICIÁRIO, É BEM SUPERIOR AOS QUE PERCEBEM OS SERVIDORES DO EXECUTIVO, NA VERDADE É UM ACINTE.

NÃO VEJO NUM ESTADO DITO DEMOCRÁTICO, POSSIBILIDADE DE SE CONSEGUIR DIMINUIR O ESTADO DE BELIGERÂNCIA SOCIAL QUE VIVEMOS, CUJA VIOLÊNCIA URBANA É O EXEMPLO PRIMÁRIO, SE NÃO FOREM OPERACIONALIZADAS MEDIDAS EFETIVAS E NÃO DE CARÁTER ASSISTENCIALISTAS DE COMBATE AS DESIGUALDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE VARREM O PAÍS.

QUANDO ESSA DESIGUALDADE SE ALOCA NO SEIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PERGUNTA-SE ONDE IREMOS PARAR?. A INDEPENDÊNCIA DOS PODERES, BASE DO ESTADO DE DIREITO BRASILEIRO, NÃO PRECONIZA ESSES PRIVILÉGIOS INCONCEBÍVEIS CONCEDIDOS AOS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, EM RELAÇÃO AO EXECUTIVO, QUE VÃO DESDE SALÁRIOS E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO INFINITAMENTE SUPERIORES, A OUTRAS PRERROGATIVAS JURÍDICAS COMO O PERCEBIMENTO DAS PERDAS OCASIONADAS PELA URV.

A MESMA FONTE EM QUE BEBEM OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO PARA PROVER SUA OPERACIONALIZAÇÃO, É ONDE O EXECUTIVO  SACIA SUA SEDE, MAS O QUE SE VER E O QUE SE PROVA, É QUE OS 2 PRIMEIROS BEBEM 10 LITROS ENQUANTO O EXECUTIVO SÓ USA 2 LITROS. A FONTE É O ERÁRIO PÚBLICO, MANTIDA PELO CONTRIBUINTE, QUE  DEVERIA USAR DE MAIS CIDADANIA NO SENTIDO DE NÃO TOLERAR REGALIAS DE ESPÉCIE ALGUMA EM RELAÇÃO AOS SEUS TRIBUTOS PAGOS.


SERÁ QUE, UM MAGISTRADO, UM DEPUTADO, OU DEMAIS FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO DEVAM PERCEBER SALÁRIOS BEM SUPERIORES A UM PROFESSOR, UM MÉDICO, UM POLICIAL OU OUTRO SERVIDOR DO EXECUTIVO? É CERTO QUE NÃO, E ESSE ACASO FERE TODOS OS PRÍNCIPIOS CONSTITUICIONAIS QUE REZAM PELA IGUALDADE DE TRATAMENTO ENTRE SERVIDORES DOS 3 PODERES, OU NO MÍNIMO OBSERVAR OS PADRÕES DE RAZOABILIDADE.

A FUNÇÃO PRECÍPUA DOS PROFESSORES DE NÃO SÓ PASSAR CONHECIMENTO,  MAS ACIMA DE TUDO EDUCAR; O POLICIAL QUE ZELA PELA SEGURANÇA DOS CIDADÃOS; OS MÉDICOS E PARAMÉDICOS QUE SALVAM VIDAS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS, ATUANDO EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS POR FALTA DE ESPAÇOS ADEQUADOS E EQUIPAMENTOS; O BOMBEIRO QUE TEM POR LEMA  PROTEGER A VIDA E O PATRIMÔNIO, DEUS SABE EM QUE SITUAÇÃO DE CARÊNCIA MATERIAL ELES REALIZAM SUAS MISSÕES. ESSES SERVIDORES SÃO TÃO MENOS IMPORTANTES PARA NÃO PERCEBEREM SALÁRIOS  EQUIVALENTES AOS DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO?

SERÁ QUE O JUDICIÁRIO QUE ZELA PELO CUMPRIMENTO DO ESTADO DE DIREITO, TENHA AQUI NA BAHIA RECEBIDO UM BOM NUMERÁRIO EM RELAÇÃO AS PERDAS PROVOCADAS PELA URV, SEM CONTUDO ORDENAR O PAGAMENTO DESSE MESMO DIREITO AOS SERVIDORES DO EXECUTIVO? A JUSTIÇA DEVERIA SER CEGA EM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DA LEI PARA TODOS INDEPENDENTE DA CLASSE OU GRUPO A QUE  PERTENCE  E NÃO FECHAR OS OLHOS PARA UNS E SER BENÉVOLA PARA OUTROS.
 
IDEM PARA O LEGISLATIVO, CUJOS SERVIDORES JÃ DE MUITO TEMPO IRRIGARAM SUAS CONTAS SALARIAIS COM AS PERDAS PROVOCADAS POR ESSA MESMA URV.

PARA AQUELES QUE DESDENHAM DO PAGAMENTO, DEVIDO, DA URV AOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, A RESPOSTA QUE DAMOS, É A CERTEZA QUE ELA SERÁ PAGA, COMO O SOL NASCE NO LESTE EM TODO AMANHACER E DESAPARECERÁ NOS FINAIS DE TARDE NO OESTE. A BAHIA É GOVERNADA PELA O ESTADO DE DIREITO, PELA SOBERANIA DA LEI, E AQUELES QUE JÁ RECEBERAM A URV, NO JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO, QUE AJUDARAM SEUS FILHOS, SUAS ESPOSAS E ESPOSOS, NAMORADOS E NAMORADAS QUE COMPRARAM APARTAMENTOS ,CARROS, FAZENDAS, EMBARCAÇÕES, NÃO IRÃO IMPEDIR E NEM TERÃO FORÇAS, PARA  QUE OS SERVIDORES DO EXECUTIVO FAÇA O MESMO EM RELAÇÃO AOS SEUS FAMILIARES.

O QUE ME DEIXA REALMENTE IMPRESSIONADO, É A PASSIVIDADE E A OMISSÃO, COM RARAS EXCEÇÕES DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO NA BAHIA, DIANTE DE TANTAS DISCREPÂNCIAS QUE ENVOLVEM ESSES PRIVILÉGIOS, SEM REAGIREM DE FORMA DIGNA A  ESSA NEFASTA REALIDADE. A PRÓPRIA RETIRADA DO PRECEITO DA ISONOMIA DO TEXTO ORIGINAL DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 FOI UM RETROCESSO EM RELAÇÃO A UM PAÍS MAIS IGUAL, DE QUALQUER FORMA NEM TODOS SÃO PASSIVOS E OS MEIOS DE SE CONSEGUIR A IGUALDADE VIRÁ DE UMA FORMA OU DE OUTRA. " O QUE ME ASSUSTA NÃO É A VIOLÊNCIA DE POUCOS, MAS A OMISSÃO DE MUITOS" MARTIM LUTHER KING.



JOSEMAR


LEIAM AS REPORTAGENS:

"Entre os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) há quem ganhe salário líquido de R$ 37.146,14. É o caso de uma oficial de justiça, que consta na lista nominal com os salários de servidores e magistrados que compõem o quadro da instituição divulgada nesta sexta-feira (20), em cumprimento da determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda segundo o documento disponível no site do TJ-BA, os vencimentos de um motorista podem chegar a R$ 13 mil. Já o salário de um engenheiro se aproxima dos R$ 28 mil. No caso dos profissionais que possuem ensino superior, o valor é reduzido em R$ 6 mil para adequar o salário ao subteto do Estado. De acordo com o sistema, o salário mais baixo é dos auxiliares judiciários em início de carreira, que recebem R$ 622. Confira a lista na íntegra."
http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/44264-oficial-de-justica-recebe-salario-liquido-de-r-37-mil-no-tj-ba.html

LISTA COM SALÁRIOS DO JUDICIÁRIO:

http://www.bahianoticias.com.br/ckfinder/userfiles/files/lista_remuneracao_2072012TJBA.pdf


TJ-BA divulga lista de salários dos servidores; motoristas recebem até R$ 13 mil





 O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) divulgou nesta sexta-feira (20), último dia do prazo para cumprimento da determinação do Conselho Nacional de Justiça, a lista nominal com os salários de servidores e magistrados que compõem o quadro da instituição. Segundo a documentação, disponível no site do TJ-BA, os vencimentos de um motorista podem chegar a R$ 13 mil. Já o salário de um engenheiro beira os R$ 28 mil. No caso dos profissionais que possuem ensino superior, o valor é reduzido em R$ 6 mil para adequar o salário ao subteto do Estado. Quem lidera o ranking da folha de pagamento é o presidente do tribunal, o desembargador Mário Alberto Hirs, que receberia R$ 34 mil, mas, com o corte constitucional, embolsa R$ 25, 4 mil mensais. De acordo com o sistema, o salário mais baixo é dos auxiliares judiciários em início de carreira, que recebem R$ 622. Informações do jornal A Tarde.

http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/119617-tj-ba-divulga-lista-de-salarios-dos-servidores-motoristas-recebem-ate-r-13-mil.html

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ARTIGO SOBRE NOVOS INVESTIMENTOS REALIZADOS NO TECON SALVADOR

A REPORTAGEM, PUBLICADA NO SITE "PORTOS E NAVIOS", OFERECE UMA VISÃO OPERACIONAL BEM DETALHADA DO TECON SALVADOR APÓS ULTIMAR OS INVESTIMENTOS EM AMPLIAÇÃO DE RETROTERRA E COMPRA DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CONTÊINERES.

INFORMAÇÕES INTERESSANTES QUANTO A UTILIZAÇÃO DO ANTIGO PORTÊINER PERTENCENTE A CODEBA E COMO FOI REALIZADA A OPERAÇÃO DE MUDANÇA DO MESMO E DOS PORTÊINERES PANAMAX PARA O CAIS DE LIGAÇÃO CONSTAM DO ARTIGO.


LEIAM: 


JOSEMAR


O terminal da Wilson, Sons investe R$ 180 milhões em dragagem, ampliação do cais e na compra de equipamentos.

Novas cargas em prospecção

Tecon Salvador investe em expansão, reforços e compra de equipamentos. Terminal duplicará movimentação

Enquanto conclui sua expansão, o terminal de contêineres de Salvador (BA) segue em operação e buscando novas oportunidades de movimentação. O terminal da Wilson, Sons investe R$ 180 milhões em dragagem, ampliação do cais e na compra de equipamentos. As obras, que devem ser finalizadas até agosto, têm como objetivo melhorar a logística e tornar o terminal mais competitivo. O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior, destaca que o terminal está numa região estratégica, próxima à região de Camaçari, onde se concentram uma área industrial e um polo petroquímico. No entanto, por restrições logísticas, o Tecon Salvador deixou de movimentar em contêineres cargas cujos centros produtores estão próximos à capital baiana.

Nos últimos anos, o Tecon Salvador precisou dispensar algumas movimentações para não atrapalhar o andamento das obras ou por questões de limite de capacidade. Os principais concorrentes do Tecon Salvador são os portos de Pecém (CE), Suape (PE), Vitória (ES), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Com a expansão, o terminal poderá receber mais contêineres e navios de maior porte. A previsão é que a movimentação do terminal passe dos atuais 250 mil TEUs/ano para 530 mil TEUs/ano.

Lourenço conta que frutas plantadas no município de Juazeiro seriam naturalmente escoadas por Salvador, mas estão sendo exportadas por Pecém, que está mais distante. Atualmente, podem atracar no porto cearense navios com capacidade para até oito mil TEUs, enquanto o limite do Tecon Salvador é da ordem de quatro mil TEUs. Em abril, o terminal baiano realizou o embarque de laranja in natura. A expectativa da Wilson, Sons é que possam ser movimentados 200 contêineres/mês do produto.

A Bahia é também um dos maiores produtores de algodão no Brasil, sendo que a maior parte da produção vem do oeste do estado. Lourenço lamenta que Salvador perca essa carga para Santos, localizado a 1,95 mil quilômetros dessa zona produtora de algodão, que fica a 950 quilômetros de distância do porto baiano. O trabalho de prospecção já possibilitou que 10% do produto sejam exportados por Salvador. Segundo Lourenço, também existe a possibilidade de conteinerização de soja e milho. Além dos contêineres e da carga geral, o Tecon Salvador recebeu carga de projetos como os hélices fabricados pela Alstom para parques eólicos em construção na Bahia.

Para atender a esse aumento de movimentação, é necessário que a dragagem do calado para 15 metros seja homologada. O processo é conduzido pela Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e está em tramitação junto à diretoria de hidrografia e navegação da Marinha. A expectativa é que ele esteja concluído até o final de junho. Lourenço explica que a homologação do calado e o segundo berço entrando em operação permitirão a chegada de navios de até 8,8 mil TEUs. “O Tecon Salvador está fazendo um trabalho de prospecção de novas cargas. Tão logo tenha homologado, não tenho dúvida que vamos estabelecer o melhor caminho logístico para carga”, acredita Lourenço.

O Tecon Salvador está concluindo a reestruturação, que compreendeu, além do aumento de calado, a compra de equipamentos de movimentação e a ampliação do cais de 210 metros para 377 metros. Segundo Lourenço, essas melhorias permitirão que o terminal atenda à demanda até 2018, considerando que o ritmo de crescimento mantenha-se na faixa de 7%. O diretor acrescenta que três armadores anunciaram serviço adicional de cabotagem no terminal: Aliança, Log-In e Maestra. A ideia é que a área do cais de ligação seja voltada para esse tipo de navegação. Em 2011, a cabotagem representou 35% da movimentação no terminal.

Ao final de 2012 o Tecon Salvador terá área total de 118 mil metros quadrados. A área destinada ao depósito de contêineres vazios (depot), com 83 mil metros quadrados, deverá ser duplicada. A produtividade do Tecon deverá atingir 55 movimentos por hora no segundo semestre de 2012, ante 37,1 mph em 2011. O Tecon Salvador ainda pode crescer com o aterramento e a extensão do cais até a área do ferry boat. Essa possibilidade está em estudo.

O Tecon Salvador adquiriu seis novos RTGs e três portêineres da chinesa ZPMC. Os portêineres são do tipo super post-panamax, com lanças de 60 metros de comprimento, capazes de atender a 22 fileiras de contêineres de largura. Já os seis RTGs são modelos totalmente elétricos e menos poluentes — os antigos operam com geradores a diesel.

Os dois portêineres originais foram transferidos de um lado para outro do terminal e estão passando por manutenção no cais de ligação. Esses equipamentos, também da ZPMC, atendem a navios com até 13 fileiras de contêineres de largura. Os dois equipamentos passam por inspeções, tratamento contra ferrugem, lubrificação de cabos e parte elétrica. Segundo Lourenço, eles devem voltar a operar em junho.

Os novos portêineres são mais eficientes, possuem lanças mais compridas e suportam até dois contêineres de 20 pés. Técnicos chineses trabalham junto com técnicos do terminal para adaptar os novos equipamentos aos padrões do Tecon. Também em manutenção está um portêiner herdado da Codeba no processo de arrendamento. Este equipamento, adquirido na década de 1980 e nunca utilizado, está sendo adaptado aos padrões atuais de operação.

Lourenço conta que o portêiner ficou armazenado quase 20 anos na fábrica e foi montado somente no final de 2008. A expectativa é que ele esteja operacional entre setembro e outubro. A mudança dos portêineres foi realizada por carretas que suportaram mais de 800 toneladas e funcionam como uma espécie de macaco hidráulico.

O Tecon Salvador também aposta no agendamento de gate, semelhante ao da aviação civil. O serviço permite que os clientes programem pela internet a entrega ou o recebimento de contêineres de importação. Desde maio, o sistema está disponível para importações e exportações. Lourenço ressalta que o agendamento é importante para criar janelas, permitindo que os armazéns garantam reserva de espaço para atracação de determinada quantidade de contêineres. Além disso, o agendamento aumenta a confiabilidade do porto e reduz custo do armador.

http://www.info4.com.br/ver/ver.asp?cod=814&nome=2654&cliente=2654

OS FANTASMAS E OS MISTÉRIOS QUE ASSOMBRAM OS 7 MARES - THE GHOSTS AND MYSTERIES THAT HAZARD THE 7 SEAS

O MAR NÃO REPRESENTA APENAS A BELEZA MISTERIOSA PARA AQUELES QUE O CONTEMPLAM DE TERRA E DIVAGAM COMO SERIA A VIDA DOS SEUS MARUJOS DE PORTO EM PORTO, ENFRENTANDO AS TEMPESTADES QUE SE APRESENTAM NA ROTA DE SEUS NAVIOS, TATUANDO EM SEUS CORPOS A IMAGEM DE UMA MULHER OU EPISÓDIO QUE MARCARAM SEUS DESTINOS.

NÃO É SÓ ISTO, PELOS SETES MARES VAGAM FANTASMAS E ESPECTROS QUE CARREGAM AS MALDIÇÕES RESULTANTES DE SUAS BLASFÊMIAS SOBRE O SAGRADO, TRAZENDO MAL PRESÁGIO PARA OS AFORTUNADOS MARINHEIROS QUE POR ACASO OS VIREM.

GHOST SHIP
http://www.blingcheese.com/wallpaper/view/5/ship+wallpaper.htm

UM DOS MAIS FAMOSOS ESPECTROS É O "HOLANDÊS VOADOR" - FLYING DUTCHMAN.  CONTA A LENDA, OU DIRIA AS VERSÕES, QUE UM CAPITÃO DE UM NAVIO HOLANDÊS AO PASSAR POR UMA TORMENTA NA REGIÃO DO "CABO DA BOA ESPERANÇA" ENFRENTOU UMA TEMPESTADE, PONDO EM RISCO DE NAUFRÁGIO SEU NAVIO, QUE NESSE ÍNTERIM FOI VISITADO POR "NOSSA SENHORA", TENDO O CAPITÃO BLASFEMADO OU ATACADO A IMAGEM DA SANTA, CULPANDO-A PELO INFORTÚNIO, SOFRENDO COM ISSO A MALDIÇÃO DE VAGAR ETERNAMENTE PELOS OCEANOS. 
DIVERSOS RELATOS DE MARINHEIROS AFIRMAM TEREM AVISTADO O NAVIO DO "HOLANDÊS VOADOR", SEMPRE NAVEGANDO CONTRA O VENTO, O QUE SERIA PARA ELES UM SINAL DE MÁ SORTE. 

A SÉRIE DE FILMES "PIRATAS DO CARIBE", TINHA UMA DAS SUAS PERSONAGENS INSPIRADAS NO "HOLANDÊS VOADOR", O MESMO ACONTECE EM RELAÇÃO AO DESENHO ANIMADO "BOB ESPONJA".

OUTRAS HISTÓRIAS DE NAVIOS FANTASMAS ESTÃO REGISTRADAS, SEM CONTUDO HAVEREM EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS PARA OS MISTÉRIOS. NO ENDEREÇO A SEGUIR VOCÊ PODE CONHECER 10 DESSES NAVIOS.
http://hypescience.com/10-historias-assustadoras-de-navios-fantasmas/

TRIÂNGULO DAS BERMUDAS É MAIS UMA DAS HISTÓRIAS DE MEDO DOS 7 MARES. REGIÃO NO OCEANO ATLÂNTICO, ENTRE AS BERMUDAS, PORTO RICO, FORT LAUDERDALE (FLÓRIDA) E BAHAMAS, FOI PALCO DE MISTERIOSOS DESAPARECIMENTOS DE NAVIOS, AVIÕES E SUAS TRIPULAÇÕES E PASSAGEIROS.


DIVERSAS TEORIAS TENTAM EXPLICAR ESSES FATOS. ATAQUES EXTRATERRESTRES; CAMPOS ENERGÉTICOS QUE PROVOCAM DESEQUILÍBRIOS EM BÚSSOLAS E INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO; DIMENSÕES PARALELAS E ATÉ OS CÉTICOS QUE CREDITAM OS DESAPARECIMENTOS A FENÔMENOS NATURAIS.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Triangle-bermudes.png

NÃO VAMOS DETALHAR AS TEORIAS OU OS DESAPARECIMENTOS DAS AERONAVES E NAVIOS, POIS A WEB ESTÁ SATURADA DE SITES QUE TRATAM SOBRE O ASSUNTO, APENAS ESTAMOS TRAZENDO O TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, A TONA, PARA NOSSOS VISITANTES.

AS SEREIAS, ENTIDADES MITOLÓGICAS DO IMAGINÁRIO, OU QUEM SABE DA REALIDADE DOS HOMENS DO MAR, PARTE MULHER E PARTE PEIXE, DE BELEZA EXTRAORDINÁRIA, ENCANTAVAM  OS MARINHEIROS COM SUA MELODIA, FAZENDO-OS JOGAREM SEUS NAVIOS AO ROCHEDO. A MANEIRA DE EVITAR O CANTO DA SEREIA E NÃO NAUFRAGAR, ERA APENAS UMA, TAPAR OS OUVIDOS.


http://biraportella.blogspot.com.br/2011/04/sereias-ninfas-e-fadas.html

ATÉ AS ÁGUAS DE NOSSA BELA E QUERIDA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SEUS FANTASMAS. OS MAIS ANTIGOS MORADORES DA CIDADE BAIXA, NA ORLA DE ITAPAGIPE PASSAVAM DE PAI PARA FILHO, SOBRE UM SAVEIRO TODO BRANCO, QUE NAVEGAVA EM NOITES CLARAS SEM NINGUÉM A BORDO, SUMINDO MISTERIOSAMENTE, DO MESMO MODO QUE APARECEU.

NA ENTRADA DO RIO PARAGUAÇU, DIANTE DE UMA  DAS ILHAS DESSE PEDAÇO DE MAR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, OS ANTIGOS COMANDANTES DOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA TINHAM QUE TOCAR O APITO DOS SEUS NAVIOS, SAUDANDO UMA SANTA QUE ALI ESTAVA, POIS SE NÃO O FIZESSEM SEUS NAVIOS ENCALHARIAM NO RIO, NAS IDAS E VINDAS PARA O PORTO DA CIDADE DE CACHOEIRA.

NÃO POSSO COMENTAR POR FALTA DE ELEMENTOS, SE OS SUBMARINISTAS, A EXEMPLO DOS MARINHEIROS DA SUPERFÍCIE TAMBÉM SÃO TESTEMUNHAS DE APARIÇÕES DE ENTIDADES APAVORANTES NAS PROFUNDEZAS DOS OCEANOS.

PARA TERMINAR, OS HOMENS DO MAR, DURANTE SÉCULOS TEM PRESENCIADOS NAS NOITES, CLARAS OU TEMPESTUOSAS, MARES, APARIÇÕES SOBRENATURAIS QUE ENRIQUECIAM AS CONVERSAS EM TERRA REGADAS A MUITO RUM E VINHO. NAVEGADORES EM SOLITÁRIOS, A BORDO DOS SEUS VELEIROS, TAMBÉM SÃO TESTEMUNHAS DESSES ASSOMBROS, SE FURTANDO A CONTÁ-LOS AMPLAMENTE COM RECEIO QUE DUVIDEM DA SUA SANIDADE EMOCIONAL, ABALADA PELAS GRANDES TRAVESSIA OCEÂNICAS.

"O HOMEM DA TERRA APENAS IMAGINA A HISTÓRIA QUE O HOMEM DO MAR VIVEU"





JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065