segunda-feira, 11 de julho de 2016

LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO"

O LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO" SE TRADUZ EM UMA INTERESSANTE E PRAGMÁTICA FONTE DE ESTUDO SOBRE ATIVIDADE MARÍTIMA DE LAZER. RELATA AINDA, MINUCIOSAMENTE, OS TERMOS TÉCNICOS DESTE UNIVERSO ESPECÍFICO, E PONTOS DE NAVEGAÇÃO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. UMA AGRADÁVEL LEITURA.




JOSEMAR

quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, A PENUMBRA LOGÍSTICA - BAHIA PORT COMPLEX, PENUMBRA LOGÍSTICA

RETORNAMOS MAIS UMA VEZ A TRAÇAR UM RELATO DO CONTEXTO OPERACIONAL QUE ENVOLVE AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, REVELANDO UMA CONTINUADA MORBIDEZ EM TERMOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, ENTRAVES CABAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

SE PASSARAM PRATICAMENTE 16 ANOS EM QUE PUBLICAMOS ARTIGO NA GAZETA DA BAHIA, UM ENCARTE DA GAZETA MERCANTIL, INTITULADO: "INVESTIMENTO PORTUÁRIO, UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA", DESTE PRETÉRITO AOS DIAS ATUAIS, POUCO OU PRATICAMENTE NADA FOI REALIZADO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS NO LITORAL BAIANO.

PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.

O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.

O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..

OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.

O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.

TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/


A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.

O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.

ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE  660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE  TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.

TECON SUAPE
http://www.teconsuape.com/apresentacao.php

COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.

O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.

PORTO DE PECÉM
http://debrasilia.com.br/noticias.php?id_noticia=13182

PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.

O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.

A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.

QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/

O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE  ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao

HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.

OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.

O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.

A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA  LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.

ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?

OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,

O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.

A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.

TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html

O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO  VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.

TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/

A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO  DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.

OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES,  DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.

ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.

FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,


OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :

http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html

http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O

JOSEMAR SOUZA SANTOS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

44ª REGATA JOÃO DAS BOTAS - DIA 28/02/2016 ÁS 13 HORAS NA PRAIA DO PORTO DA BARRA

SERÁ REALIZADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, NO DIA 28/02/2016, ÁS 13 HORAS, A REGATA "JOÃO DAS BOTAS", COM PARTICIPAÇÃO DE EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA, O SAVEIRO E SUAS VARIANTES.

ESTE EVENTO, PROMOVIDO PELO 2º DISTRITO NAVAL E ORGANIZADO PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, CONTA COM O PATROCÍNIO DA BRASKEM.

COM SUA 1ª EDIÇÃO EM 1969, FOI IDEALIZADA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA EM RELAÇÃO A PERPETUAÇÃO DO LEGADO E SIGNIFICADO HISTÓRICO DOS SAVEIROS NA EDIFICAÇÃO DA CULTURA E CIVILIZAÇÃO BAIANA.

A PARTIR DE SUA QUARTA EDIÇÃO FOI NOMEADO SEU PATRONO JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO JOÃO DA BOTAS, UM DOS HERÓI DA INDEPENDÊNCIA BAIANA.

RESSALTAMOS OS ESFORÇOS DA MARINHA DO BRASIL, ATRAVÉS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA NO SENTIDO DE MANTER ESTE IMPORTANTE EVENTO PARA O ESTADO DA BAHIA E SEU POVO.,

EM CONTRAPONTO, CONSIDERAMOS UM OMISSÃO GRAVE DA PREFEITURA DE SALVADOR E DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS AFINS, EM NÃO APOIAR DIRETAMENTE UM EVENTO DESTA GRANDEZA, OU CONTRIBUÍREM POUCO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À PREMIAÇÃO DOS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, ALÉM DA POSSIBILIDADE EM OFERECER UMA AJUDA DE CUSTO ROBUSTA E OUTROS INCENTIVOS PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

SE GASTOU TANTO COM PATROCÍNIO DE CANTORES E BLOCOS NO CARNAVAL DA BAHIA DE 2016, POR QUE NÃO APOIAR ESTE EVENTO. 

ESPERAMOS QUE NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL NÁUTICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO SALVADOR, SEJA INCLUÍDO UM CAPÍTULO EXCLUSIVO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA NAVAL, COM REGATAS, EXPOSIÇÕES, PALESTRAS, ETC.


ABAIXO, REPRODUZIMOS RELEASE ENVIADO, GENTILMENTE, PELA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA. 

JOSEMAR



"A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizará em 2016 a 44ª edição da tradicional Regata de Saveiros “João das Botas”. O evento ocorrerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Porto da Barra, a partir das 13h. A competição náutica é promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizada pela Capitania dos Portos da Bahia, com o patrocínio da Braskem.

Serão doze categorias participantes, como saveiros de vela de içar, vela de pena, saveiros de pesca, catraia e canoa. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 700,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777).

Com foco no meio ambiente, a partir das 8h acontecerá uma ação de limpeza da praia do Porto da Barra, pelo Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas. Também participarão do evento mergulhadores militares e de escolas de mergulho, que recolherão o lixo depositado no mar para posterior reciclagem. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente marinho.

Ao longo das 43 edições anteriores, a João das Botas se tornou a mais importante competição de embarcações regionais à vela do Norte e Nordeste, contribuindo para a preservação da história da navegação dos saveiros, típica embarcação do recôncavo baiano, que hoje corre o risco de extinção. A competição também integra o calendário de eventos náuticos da cidade, como uma de suas mais antigas regatas.

História da regata - A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna. O visual da despedida dos iatistas, em 1969, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.

A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, herói da independência da Bahia e Oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta de saveiros."

                  Geovanna do Nascimento Macedo
                                     1ºTen (RM2-T)
                     Encarregada de Comunicação Social
                           (71) 3507-3784 / 99967-4715
          "SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, NOSSA MISSÃO"


LINKS CORRELATOShttp://viajantesemporto.blogspot.com.br/2015/01/43-regata-joao-das-botas.html

                                   http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/08/monografia.html  
                                   
SAVEIROS DE VELA DE IÇAR




SAVEIRO VELA DE PENA




SAVEIRO DE VELA DE PENA


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE III - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART III

ESTAMOS POSTANDO FOTOS DE VÁRIOS NAVIOS DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB, IMAGEM ESTAS, RETIRADAS DO SITE https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo . LEMBRANDO QUE, ESTA COMPANHIA FOI CRIADA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, SENDO A PRIMEIRA ARMADORA A USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL.

ESTAS EMBARCAÇÕES, OU ALGUMAS DELAS, ESTAVAM OPERACIONAIS ATÉ FINAL DA DÉCADA DE 1960, QUANDO,A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE FERRY BOAT DEU O GOLPE FINAL NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

DETALHES TÉCNICOS DESTES NAVIOS E LANCHAS, COMO: ESTALEIRO CONSTRUTOR; ANO DA CONSTRUÇÃO; COMPRIMENTO; VELOCIDADE; CAPACIDADE DE CARGA E PASSAGEIROS; DESLOCAMENTO; DESMANCHE, ETC, POUCO OU QUASE NADA TENHO CONHECIMENTO, AS ÚNICA RUPTURAS DESTA REGRA FORAM OS NAVIOS MARAGOGIPE E ITAPARICA, CUJOS DADOS OBTIVE NO SITE DO ESTALEIRO QUE CONSTRUIU OS MESMOS.

COMENTAMOS EM OUTRAS OPORTUNIDADES, SOBRE ESTA HISTÓRICA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO, UM EMBLEMA ECONÔMICO DA BAHIA. E COMO SUA EXTINÇÃO FOI REALIZADA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, QUANTO A PRESERVAÇÃO DE SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA.

ACRESCENTO QUE, VIAJEI EM ALGUMAS DESTAS EMBARCAÇÕES NA DÉCADA DE 1960, DE SALVADOR PARA A LOCALIDADE DE AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA. RECORDAÇÕES QUE GUARDO COM UM CARINHO IMENSO..


JOSEMAR



NAVIO "MASCOTE"


MEU PAI SEMPRE COMENTAVA QUE ESTE NAVIO TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL, SENDO CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".



LANCHA "ANUNCIADA"



TINHA O NOME DESTA LANCHA NA MEMÓRIA. LEMBRO QUE, A EXEMPLO DE SUAS IRMÃS, COMENTAVAM QUE FORAM CONSTRUÍDAS NO RIO DE JANEIRO.



LANCHA "SÃO PEDRO"





LANCHA "GAIVOTA"





LANCHA "MAR GRANDE"





NAVIO "ITAPARICA"


ESTE NAVIO, JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO MARAGOGIPE, FORAM CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS DA ALEMANHA OCIDENTAL, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. MODERNOS PARA A ÉPOCA, PRESTARAM RELEVANTES SERVIÇOS A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

O NAVIO  ITAPARICA, FOI O QUE MAIS REALIZEI VIAGENS PARA AMOERIRAS. A LINHA DEMANDAVA PARA A CIDADE DE ITAPARICA, COM ESCALAS EM "PORTO SANTO", "MANGUINHOS" E "AMOREIRAS". O NAVIO PARAVA AO LARGO DE CADA LOCALIDADE, ONDE OS PASSAGEIROS ERAM TRANSPORTADOS PARA TERRA OU VICE-VERSA, POR MEIO DE EMBARCAÇÕES MENORES, EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE PENA, 


Ship info

IMO number 5165594
Name of the ship ITAPARICA
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 494 tons
Year of build 1960
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


Ship info

IMO number 5220679
Name of the ship MARAGOGIPE
Type of ship PASSENGERS SHIP
Gross tonnage 439 tons
Year of build 1962
Builder KREMER WERFT - ELMSHORN, GERMANY
Flag BRAZIL
Home port SALVADOR
Manager & owner COMPANHIA DE NAVEGACAO BAHIANA - SALVADOR, BRAZIL


NAVIO MARAGOGIPE NO ESTALEIRO ALEMÃO, ANTES DO LANÇAMENTO.

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414

http://forum-schiff.de/phpBB3/viewtopic.php?t=4414


LANCHA "BELANÍSIA"




LANCHA "MAR GRANDE"




BALSA "RIBEIRA"



ESTA BALSA, ACREDITO, DEVE TER SIDO UTILIZADA NA TRAVESSIA ENTRE A RIBEIRA E PLATAFORMA, APENAS UMA HIPÓTESE.



LANCHA "AUGUSTA"





LANCHA "AVANTE"





NAVIO "ITAPARICA"


NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO NA CIDADE DE ITAPARICA.



NAVIO "2 DE JULHO"










NAVIO "NAZARÉ"





NAVIO "VISCONDE DE CAIRU"





LANCHA "BELANÍSIA"