quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

EXPEDIÇÃO MARÍTIMA AO RIO PARAGUAÇU COM DESTINO A CIDADE DE CACHOEIRA - BAHIA - PARTE I - SEA EXPEDITION TO THE PARAGUAÇU RIVER WITH DESTINATION TO THE CITY OF CACHOEIRA - BAHIA - PART I

FINALIZAMOS NOSSA EXPEDIÇÃO COM SUCESSO, SEGUINDO A LANTERNA DE NETUNO, AO NAVEGARMOS PELO RIO PARAGUAÇU, PERCURSO QUE SIMBOLIZA O PASSADO DE UMA BAHIA CORAJOSA, HONRADA, EM SUMA, DIGNA.

ESPERAMOS QUE, OS ESPÍRITOS  DOS VELHOS MARINHEIROS TRIPULANDO SEUS SAVEIROS, VAPORES DA NAVEGAÇÃO BAHIANA E ATÉ OS INVASORES FRANCESES, HOLANDESES, QUE AQUI MORERRAM EM BATALHAS, TENHAM SENTIDOS REGOJIZADOS COM NOSSA PASSAGEM, CUJO INTUITO FOI HOMENAGEAR TODOS OS  HOMENS DO MAR.

AO COMANDANTE MARCOS, DO MAIS QUE ALEGRIA, E SUA TRIPULAÇÃO, NOSSO MUITO OBRIGADO PELO SEU PROFISSIONALISMO.


ZARPANDO DE SALVADOR


SALVADOR VISTA DO MAR



PARTICIIPANTES 

AVISTANDO O ESTALEIRO ENSEADA NA ENTRADA DA BARRA DO PARAGUAÇU



BARRA DO PARAGUAÇU


PRAIA NA BARRA DO PARAGUAÇU



ILHA DOS FRANCESES


JERRY PREPARANDO CHURRASCO 


ADENTRANDO O RIO PARAGUAÇU


BAÍA DO IGUAPE



BAÍA DO IGUAPE

IGREJA DO ENGENHO DA PONTA


BAÍA DO IGUAPE


ILHA DOS FRANCESES


CHEGADA À CACHOEIRA



PIER DE CACHOEIRA



DESEMBARQUE EM CACHOEIRA - INDO PARA POUSADA


CACHOEIRA - ANTIGA PRISÃO


RUÍNAS DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS - CACHOEIRA


CIDADE DE CACHOEIRA


CIDADE DE CACHOEIRA



RUÍNA EDIFICAÇÕES HISTÓRICA - CACHOEIRA


CIDADE DE SÃO FÉLIX - LIGADA A CACHOEIRA PELA PONTE DOM PEDRO II



ZARPANDO DE CACHOEIRA



DEIXANDO CACHOEIRA



TRECHO RIO PARAGUAÇU


BÁRBARA CONTRIBUINDO COM A BELEZA DO PERCURSO



CIDADE DE ITAPARICA LOCALIZADA NA ILHA DO MESMO NOME



FORTE DE SALAMINA - GUARNECIA A ENTRADA DO RIO PARAGUAÇU


PESCADORES NA MARGEM DO RIO PARAGUAÇU- GARÇAS ESPERANDO SEU QUINHÃO


AVE DE COLORAÇÃO EXÓTICA - RIO PARAGUAÇU


GARÇA - RIO PARAGUAÇU



TRECHO DO RIO PARAGUAÇU


NAVEGANDO RIO PARAGUAÇU


DISTRITO DE COQUEIROS - MARGEM DO RIO PARAGUAÇU - MUITOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR ESTAVAM FUNDEADOS, OU EM REFORMA NESTE LOCAL


 ILHA DOS FRANCESES


RIO PARAGUAÇU


MANGUEZAL - RIO PARAGUAÇU


RUÍNAS DA IGREJA E CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DO PARAGUAÇU



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

REPRESA DE PEDRA DO CAVALO NO CENÁRIO DE EL NIÑO, TEM QUEDA ACENTUADA DO SEU VOLUME ÚTIL - PEDRA DO CAVALO DAM IN THE EL NIÑO SCENARIO, HAS A STRICT DECREASE IN ITS USEFUL VOLUME

A REPRESA DE PEDRA DO CAVALO, RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE 60% DE SALVADOR E SUA REGIÃO METROPOLITANA, ALÉM DE FEIRA DE SANTANA, ESTAVA COM 25,65% DE SEU VOLUME ÚTIL, EM 15/01/2024, NÍVEL BASTANTE PREOCUPANTE PARA ESTA ÉPOCA DO ANO,TUDO AGRAVADO PELA  AÇÃO DO EL NIÑO.

BARRAGEM DE PEDRA DO CAVALO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_da_Pedra_do_Cavalo#/media/Ficheiro:Barragem_da_Pedra_do_Cavalo.jpg

COMPARANDO O CENÁRIO ATUAL COM O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO, A REPRESA EM 16/01/2023  SE ENCONTRAVA COM 55,16% DO VOLUME ÚTIL. 

A REPRESA SANTA HELENA, DEPOIS DE PEDRA DO CAVALO É A SEGUNDA EM CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO, ESTA ATENDE AS EMPRESAS DO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, E DE FORMA COMPLEMENTAR A REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, SEU VOLUME ÚTIL ESTAVA EM 79,00%, EM 15/01/2023, COMPARANDO AO MESMO PERÍODO DE 2023, O NÍVEL ERA 98,09%.

BARRAGEM DE SANTA HELENA

https://institutoverdecicla.blogspot.com/2010/03/barragem-de-santa-helena.html

AS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA QUE ATENDEM A BAHIA, DEVEM TER AÇÕES CONTIGENCIAIS PARA ENFRENTAMENTO DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO.

 JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

EXPEDIÇÃO MARÍTIMA AO RIO PARAGUAÇU COM DESTINO A CIDADE DE CACHOEIRA - BAHIA- SEA EXPEDITION TO THE PARAGUAÇU RIVER WITH DESTINATION TO THE CITY OF CACHOEIRA - BAHIA

COM EXPECTATIVA, RUMO TRAÇADO, TRIPULAÇÃO FORMADA, EMBARCAÇÃO DEFINIDA. VAMOS ZARPAR NO DOMINGO RUMO A CACHOEIRA SUBINDO O RIO PARAGUAÇU. 

CACHOEIRA

https://visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/baia-de-todos-os-santos/cachoeira

ESTA EXPEDIÇÃO ESTAVA NO RADAR, EM VIRTUDE DAS ESPECIFICIDADES, A EXEMPLO DA DURAÇÃO DE DOIS DIAS, FINALMENTE CONSEGUIMOS. EM SUMA VAI ACONTECER, MUITO PELO EMPENHO E ESFORÇO DA MINHA FILHA BÁRBARA  E MEU GENRO BERNARDO.

BARRA DO PARAGUAÇU


O NOSSO BARCO  SERÁ O MAIS QUE ALEGRIA, DO COMANDANTE MARCOS. PARTIREMOS DO TERMINAL NÁUTICO DE SALVADOR, FUNDEANDO EM ALGUMA LOCALIDADE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PARA BANHO DE MAR. NA PREAMAR, VAMOS INICIAR A SUBIDA DO RIO PARAGUAÇU, COM PREVISÃO DE CHEGADA EM CACHOEIRA NO FINAL DA TARDE. ZARPANDO LOGO CEDO NO DIA 15/01/2023. RETORNANDO A SALVADOR.

MAIS QUE ALEGRIA



TODA EXPEDIÇÃO SERÁ RETRATADA NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO, COM TODOS OS DETALHES RELEVANTES.

NO LINK A SEGUIR, DESTE BLOG, DETALHAMOS O TRECHO A SER NAVEGADO.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/subir-o-rio-paraguacu-de-barco.html


JOSEMAR

ECONOMISTA -CORECON 2065

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

REFINARIA ACELEN IMPORTA PETRÓLEO BRUTO DO GABÃO - ACELEN REFINERY IMPORTS CRUDE OIL FROM GABON

A REFINARIA ACELEN TEM REALIZADO OPERAÇÕES DE COMPRA DE PETRÓLEO BRUTO DO GABÃO, PAÍS LOCALIZADO NA COSTA DO ATLÂNTICO DA ÁFRICA, COM EMBARQUES NO GAMBA OFFSHORE TERMINAL

ESPECULAMOS QUE A PETROBRAS NÃO TEM OFERECIDO PETRÓLEO ORIUNDO  DA BACIA DE CAMPOS A PREÇOS COMPETITIVOS PARA ACELEN, TENTANDO FORÇAR A REESTATIZAÇÃO DA MESMA POR MOTIVOS IDEOLÓGICOS E NÃO POR FUNDAMENTOS DE MERCADO. ALÉM DE TER UM NINHO PARA COLOCAR COMPANHEIROS EM CARGOS CHAVES. 

SEA CORAL

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:7197381/shipname:SEA%20CORAL?order=date_uploaded

EM RAZÃO DO EXPOSTO, ESTRATEGICAMENTE À ACELEN VEM VERTICALIZANDO A ORIGEM DE SUAS AQUISIÇÕES DE MATÉRIA PRIMA, MITIGANDO SEUS CUSTOS COM REFINO, COMO TAMBÉM, AMPLIANDO A ECONOMIA DE ESCALA ATRAVÉS DE MAIORES TONELAGENS TRANSPORTADAS POR NAVIOS. COMPENSANDO A LIMITAÇÃO DO CALADO HOMOLOGADO DE 12,5 M DO TERMINAL DE MADRE DE DEUS, POR MEIO DE OPERAÇÕES DE TRANSBORDO OFFSHORE.

SOFIA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:711786/shipname:SOFIA?order=date_uploaded

A VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE PARA O GRUPO MUBADALA DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, SE SOLIDIFICA COMO UM FATOR DE RELEVÂNCIA PARA ECONOMIA BAIANA, NÃO EXISTINDO CAMINHOS PARA O RETORNO DA MESMA AO ENTE ESTATAL, QUE POUCO VINHA INVESTINDO NESSA UNIDADE.

ABRIR LINK A SEGUIR SOBRE ACELEN -

 https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/05/acelen-um-vetor-desenvolvimentista-para.html

Vessel Information
General
IMO: 9935650
Name: SEA CORAL
General vessel type: Tanker
Detailed vessel type: Oil Products Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 636021874
Call sign: 5LGC7
Flag: Liberia [LR]
Gross Tonnage: 82778
Summer DWT: 156674 t
Length Overall x Breadth Extreme: 274.3 x 48 m
Year built: 2022
Port of registry: MONROVIA
Classification Society:
••••••••••
Builder:
••••••••••
Owner:
••••••••••
Manager:
••••••••••

HOJE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO MAIS UMA OPERAÇÃO DE TRANSBORDO EM ALTO MAR DA ACELEN. COM O NAVIO SEA CORAL, CALANDO 16 M, ALIVIANDO CARGA PARA O SOFIA. COM APOIO DO NS LORETO - OFFSHORE SUPPLY SHIP.

NS LORETO

Vessel Information
General
IMO: 9461764
Name: SOFIA
General vessel type: Tanker
Detailed vessel type: Crude Oil Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 241643000
Call sign: SVDD5
Flag: Greece [GR]
Gross Tonnage: 84795
Summer DWT: 164715 t
Length Overall x Breadth Extreme: 274.19 x 50.04 m
Year built: 2010
Port of registry: PIRAEUS
Classification Society:
••••••••••
Builder:
••••••••••
Owner:
••••••••••
Manager:
••••••••••

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - SOBRE HIPOCRISIA, SOBRE OPORTUNISMO

PUBLICAMOS ARTIGO DE MATHEUS OLIVA, PELA QUALIDADE E DISCERNIMENTO DO TEXTO. 

ABAIXO, PALAVRAS DO AUTOR.

Sobre Hipocrisia, Sobre Oportunismo 

Feliz Natal e um excelente 2024 de muita saúde, paz de espírito e boa convivência. 

No link meu artigo publicado pelo Correio da Bahia. Algumas questões são muito mais complexas do que parecem… Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? 

Boa leitura!

https://presidenteepitacio.com.br/o-oportunismo/

https://www.correio24horas.com.br/colunistas/matheus-oliva/sobre-hipocrisia-sobre-oportunismo-1223


JOSEMAR

CORECON - 2065

FELIZ ANO NOVO -2024 - HAPPY NEW YEAR - 2024 -

DESEJAMOS A TODOS LEITORES DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO UM ANO NOVO LASTREADO POR CAMINHOS DE SABEDORIA E REALIZAÇÕES, SEM CONTUDO  LAMENTAR 2023, POIS AS VICISSITUDES ENRIJECE O ESPÍRITO NO AVANÇAR DA EXISTÊNCIA.

https://happynewyearstatus.in/best-wishes-for-new-year/


JOSEMAR

CORECON - 2065 

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

FELIZ NATAL - 2023 - MERRY CHRISTMAS - 2023

A TODOS QUE ACESSAM O BLOG VIAJANTE SEM PORTO, UM NATAL INDUZIDO DE REALIZAÇÕES E DISCERNIMENTOS!!   


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 14 de novembro de 2023

SALÃO NÁUTICO GRAND PAVOIS EM SALVADOR - A IMAGEM DE UMA ATIVIDADE RELEGADA - GRAND PAVOIS NAUTICAL SALON IN SALVADOR - THE IMAGE OF A RELEGATED ACTIVITY

ACONTECERÁ EM SALVADOR A PARTIR DE DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023 SALÃO NÁUTICO INTERNACIONAL  GRAND PAVOIS, NÃO ADENTRAMOS A DETALHES EM VIRTUDE DESTE BLOG TRATAR O ASSUNTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, INCLUSIVE COM MONOGRAFIA PUBLICADA.

SAVEIRO VELA DE IÇAR

AO PASSAR PELA AVENIDA CONTORNO, OBSERVEI UM CASCO DE SAVEIRO VELA DE IÇAR, INCLUSIVE SEM MASTRO, NÃO SEI QUAL A INTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, SE FOI UMA HOMENAGEM A HISTÓRIA NÁUTICA DA BAHIA E SUA  EMBARCAÇÃO SÍMBOLO, VEJO COMO UM CONTRATE, AQUELE BARCO FORA DO SEU HABITAT, APENAS REALÇA O DESPREZO COM A CULTURA NÁUTICA DA BAHIA E SUA HISTÓRIA NAVAL, PELA SOCIEDADE BAIANA E  ENTIDADES GOVERNAMENTAIS.

RAMPA DO MERCADO MODELO - SALVADOR BAHIA



NESSE EVENTO DEVERIA ESTAR ATRACADO NO PIER DA MARINA DIVERSOS SAVEIROS, DE VELA DE IÇAR, VELA DE PENA, RABO DE PEIXE, ARMADO EM TRAQUETE E ESCUNAS, INCLUSIVE OFERECENDO PASSEIOS E REGATAS CURTAS PARA QUE OS VISITANTES TENHAM NOCÕES DO FUNCIONAMENTO DESSAS EMBARCAÇÕES QUE DURANTE SÉCULOS NAVEGARAM NAS ÁGUAS DE NOSSA BAÍA E DO NOSSO LITORAL. INFELIZMENTE O QUE VI É UMA IMAGEM PATÉTICA DE UM SAVEIRO MORTO.

ESCUNA DA BAHIA

https://www.marautour.com/passeios-e-atividades/escuna-e-lancha/

A REGATA JOÃO DAS BOTAS, PARA SAVEIROS, ANTES REALIZADA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, HOJE NÃO MAIS ACONTECE, REPRESENTAVA MUITO MAIS PARA A PRESERVAÇÃO DESSAS EMBARCAÇÕES.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

BAHIA, A INÉRCIA QUANTO ATRAÇÃO DE ESTALEIROS PARA EMBARCAÇÃO DE LAZER - BAHIA, INERTIA REGARDING ATTRACTION OF SHIPYARDS FOR LEISURE VESSELS

FINAL DE SEMANA COM O SOL A PINO EM SALVADOR, CENTENAS DE EMBARCAÇÕES NAVEGANDO PELAS CÁLIDAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS SANTOS. CENÁRIO LÚDICO QUE CONTRASTA COM INTENSA EVASÃO DE DIVISA, POIS PRATICAMENTE 100% DESSAS EMBARCAÇÕES NÃO FORAM FABRICADAS NA BAHIA

É INCOMPREENSÍVEL NÃO TER ESTALEIRO EM UM ESTADO COM TERCEIRO MERCADO NÁUTICO DO PAÍS, A MAIOR E A TERCEIRA BAÍA DO BRASIL, RESPECTIVAMENTE TODOS OS SANTOS E DE CAMAMU.

MARINA ARTU

https://www.marinaaratu.com/?lightbox=dataItem-ix3xira5

TEMOS INÚMERAS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS EM RELAÇÃO A OUTRAS REGIÕES, EM CONTRAPONTO ÓRGÃOS PÚBLICOS, EM SUA DIVERSAS ESFERAS DE GOVERNO, NÃO ATINGIRAM EFICÁCIA QUANTO A RESULTADO NESTE SETOR.  PREFEREM CONTRATAR CONSULTORIAS A PREÇO DE OURO, QUANDO AS TRATATIVAS PODERIAM SER FEITAS COM PESSOAS ATUANTES NA ARÉA, A EXEMPLO DE VELEJADORES, NAVEGADORES, PROPRIETÁRIO DE MARINAS, EMPRESAS DE CHARTER NÁUTICO, PESCADORES, ESSE CONJUNTO DE FORÇAS GERARIA MAIS EFICÁCIA.

BAHIA MARINA

https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/bahia-marina-pode-ter-servicos-suspensos-por-irregularidades-aponta-mpf-0622

NA DÉCADA DE 1990, O ESTALEIRO PERIMAR INICOU A PRODUÇÃO DE LANCHAS, INCLUSIVE BEM ACEITA NO MERCADO, MAS POR AUSÊNCIA DE APOIO GOVERNAMENTAL A INICIATIVA NÃO FOI AVANTE.

ARATU IATE CLUBE

https://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2010/11/aratu-iate-clube-um-grande-clube-so-de.html

POR OUTRO LADO A PRESERVAÇÃO DOS VALORES AMBIENTAIS, CULTURAIS E HISTÓRICOS DA NOSSA BAÍA DEVEM SER PRESERVADOS DIANTE DO AVANÇO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SEM O NECESSÁRIO PLANEJAMENTO. 

YACHT CLUBE DA BAHIA


AÇÕES GOVERNAMENTAIS COM APLICAÇÃO DE MECANISMO DE POLÍTICA FISCAL É UM CAMINHO PARA ATRAIR INSTALAÇÃO DE ESTALEIROS PARA CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE LAZER. 

MARINA SAVEIRO CLUBE

IMAGEM DO BLOG

ESTE BLOG DESDE O SEU INÍCIO EM 2011, TEM ENFATIZADO O POTENCIAL NAÚTICO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, INCLUSIVE COM PRODUÇÃO MONOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA. É IMPORTANTE ACESSAR OS LINKS ABAIXO PARA APROFUNDAMENTO DO ASSUNTO.

ACESSEM O LINK:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/02/atividade-nautica-de-lazer-na-bahia-um.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/search/label/MONOGRAFIA%20-%20ATIVIDADE%20N%C3%81UTICA

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/11/baia-de-todos-os-santos-preciosidade-da.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/10/enseada-dos-tainheiros-ribeira.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/10/sac-nautico-atendimento-ao-capitao-acao.html

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

ARTIGO ESCRITO POR MATHEUS OLIVA , O PARALELO SOBRE CRÔNICO, SOBRE ANACRÔNICO - ARTICLE WRITTEN BY MATHEUS OLIVA, THE PARALLEL ABOUT CHRONIC, ABOUT ANACHRONIC

ESTAMOS TRANSCREVENDO ARTIGO PUBLICADO POR MATHEUS OLIVA, CRIADOR DA MO -  MOVIMENTO & OPORTUNIDADE. O TEMA TRAÇA UM PARALELO SOBRE CRÔNICO, SOBRE ANACRÔNICO. 


https://www.correio24horas.com.br/colunistas/matheus-oliva/sobre-cronico-sobre-anacronico-1123?utm_medium=share-site&utm_source=whatsapp

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

NAVIO IONIC PLEIONE INICIA OPERAÇÃO RECORDE COM FERTILIZANTE, ATRACADO NO CAIS DE LIGAÇÃO - PORTO SALVADOR - SHIP IONIC PLEIONE BEGINS RECORD OPERATION WITH FERTILIZER MOORED AT THE CONNECTING QUAY - PORT SALVADOR

O NAVIO PANAMAX  IONIC PLEIONE, ATRACOU NO TECON, CAIS DE LIGAÇÃO COM CALADO DE 12,5 M, NO DIA 02/11/2023 COM PREVISÃO DE FINALIZAR A FAINA DE DESCARGA DE 67.000 TON DE FERTILIZANTES  EM 18/11/2023. UM RECORDE PARA ESSE TIPO DE CARGA NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. PARTIDAS NO MESMO PATAMAR ENCONTRAMOS NOS EMBARQUES DE SOJA E FARELO NO PORTO COTEGIPE.

IONIC PLEIONE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4727877/shipname:IONIC%20PLEIONE?order=date_uploaded

VESSEL INFORMATION

IMO: 9785354
Name: IONIC PLEIONE
Vessel Type - Generic: Cargo
Vessel Type - Detailed: Bulk Carrier
Navigational Status: Active
MMSI: 538010105
Call Sign: V7A5608
Flag: Marshall Is [MH]
Gross Tonnage: 45255
Summer DWT: 84850 t
Length Overall x Breadth Extreme: 228.9 x 35.04 m
Year Built: 2017

O TECON SALVADOR, PRINCIPALMENTE O SEU CAIS AUXILIAR, CHAMADO CAIS DE LIGAÇÃO, TEM ADQUIRIDO EXPERTISE NO MANUSEIO DE CARGAS A GRANEL, OU SEJA, NÃO ARMAZENADAS EM EMBALAGEM INDIVIDUAL. EM 2023 TIVEMOS VÁRIAS PARTIDAS OPERADAS PELO MESMO.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/infraestrutura/

O PORTO DE ARATU, HOJE ARRENDADO A INICIATIVA PRIVADA, EM SEUS PÍERES OPERAVA PRATICAMENTE A DESCARGA DE TODO FERTILIZANTE IMPORTADO PELA BAHIA, DESDE SUA INAUGURAÇÃO. EM MOMENTOS DE CONGESTIONAMENTO, PARA DIMINUIR AS FILAS DE NAVIOS, ALGUMAS PARTIDAS ERAM DESVIADAS PARA O PORTO DE SALVADOR E TERMINAL DA ANTIGA USIBA. ANTES MESMO DA VINDA DO TECON, E DA AQUISIÇÃO DO TERMINAL DA USIBA/ GERDAU PELA INTERMARÍTIMA.

PORTO DE ARATU

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/09/04/areas-do-porto-de-aratu-na-regiao-metropolitana-de-salvador-serao-leiloadas.ghtml

INFELIZMENTE NÃO TENHO INFORMAÇÕES SE A OPERAÇÃO DO IONIC PLEIONE, SERÁ DE OPORTUNIDADE OU SE TRANSFOMARÁ EM UMA VERTICALIZAÇÃO PERMANENTE DAS ATIVIDADES DO TECON, INCLUSIVE PORQUE O CAIS DE LIGAÇÃO TEM ÍNDICES DE OCIOSIDADE EM SUA OCUPAÇÃO. INICIALMENTE SERIA VOLTADO PARA ATENDER FULL CONTAINER QUE ATUAVAM NA CABOTAGEM, COM PORTAINER PANAMAX, O QUE NÃO ACONTECE.

POSSIVELMENTE A CAUSA RESIDE NA EVOLUÇÃO GEOMÉTRICA EM TERMOS DE DIMENSIONAMENTO DOS NAVIOS PARA TRANSPORTE DE CARGAS CONTEINERIZADAS, A EXEMPLO DAQUELES QUE OPERAVAM NA CABOTAGEM, ANTES DA VINDA DO TECON SALVADOR, COM COMPRIMENTO ABAIXO DE 200 M, HOJE EMBARCAÇÕES, COMO O VICENTE PIZON, QUE ATUA ENTRE PORTOS DO BRASIL, TEM COMPRIMENTO DE  254,87 M E CALADO MÁXIMO DE 12,5 M, ENQUANTO O CAIS DE LIGAÇÃO TEM EXTENSÃO DE 240 M E CALADO HOMOLOGADO DE 12 M. 

   VICENTE PIZON                      

https://www.marinetraffic.com/es/photos/of/ships/shipid:756310/shipname:VICENTE%20PINZON?order=date_uploaded

UMA OBSERVAÇÃO SE REFERE QUE NO SITE DO TECON SALVADOR O CALADO INFORMADO PARA O CAIS DE LIGAÇÃO É 12M E O IONIC PLEIONE ATRACOU COM 12.5 M CONFORME O MARINER TRAFFIC  E PROGRAMAÇÃO DO PORTO DE SALVADOR - CODEBA.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065