Loading...
Loading...

sábado, 16 de julho de 2011

MANOEL HENRIQUE PEREIRA, BESOURO

                          

FIGURA ENIGMÁTICA DO RECÔNCAVO BAIANO, ONDE EM CADA CIDADE, SEUS FEITOS ERAM CONTADOS E CANTADOS COMO EXEMPLO DE CORAGEM EM PRÓ DOS MAIS FRACOS. NASCEU EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO EM 1897, FILHO DE JOÃO GROSSO E MARIA HAIFA.


                                            LOCALIZAÇÃO DE SANTO AMARO
                                      http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm

SEGUNDO RELATOS, POIS HÁ INCONSISTÊNCIA SOBRE DETALHES DA SUA VIDA, BESOURO APRENDEU CEDO A ARTE DA CAPOEIRA COM MESTRE ALÍPIO, NA RUA DO TRAPICHE DE BAIXO NA CIDADE DE SANTO AMARO. A PRIMEIRA VEZ QUE TIVE CONTATO COM SEUS FEITOS, FOI DURANTE A LEITURA DO ROMANCE " MAR MORTO" DE JORGE AMADO.

DIZEM QUE BESOURO POSSUÍA O CORPO FECHADO, O QUE LHE PROTEGIA DE SEUS ALGOZES. NEM ARMA DE FOGO, NAVALHA OU PUNHAL PODIA ATINGILO. NÃO GOSTAVA DA POLÍCIA, EM VIRTUDE DESSA ÉPOCA, DÉCADA DE VINTE DO SÉCULO PASSADO, O CHEFE DA CORPORAÇÃO PEDRO DE AZEVEDO GORDILHO, PROMOVEU PERSEGUIÇÃO A PRÁTICA DA CAPOEIRA, DO CANDOMBLÉ E DO SAMBA, EM OUTRAS PALAVRAS, PRECONCEITO CONTRA A CULTURA AFRICANA E OS ESCRAVOS RECÉM LIBERTOS, PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA RODA DE CAPOEIRA ERA REUNIÃO DE VADIOS.

BESOURO INTERVEIO EM DIVERSAS OCASIÕES, RESGATANDO CONHECIDOS OU PESSOAS DO POVO, DAS MÃOS DA POLÍCIA, POR ESTAREM SENDO TRATADOS DE FORMA HUMILHANTE PELOS SOLDADOS. BATIA EM TODA PATRULHA, SEM SER ATINGIDO. VEJA RELATO ABAIXO.

"UM DIA ELE ESTAVA EM FRENTE AO LARGO DA CRUZ E PASSOU UM SOLDADO. BESOURO O FORÇOU A TOMAR UMA CACHAÇA. O SOLDADO SAIU DALI PARA O QUARTEL E FEZ QUEIXA AO TENENTE, QUE MANDOU 10 SOLDADOS PARA PRENDER BESOURO, TRAZER VIVO OU MORTO. CHEGANDO LÁ DERAM ORDEM DE PRISÃO, BESOURO SAIU DO BOTEQUIM DE COSTA, FOI PARA A CRUZ, ENCOSTOU NELA, ABRIU OS BRAÇOS E DISSE QUE NÃO SE ENTREGAVA. OS SOLDADOS COMEÇARAM A ATIRAR, BESOURO FINGIU ESTÁ BALEADO E CAIU, OS SOLDADOS ACHARAM QUE ELE ESTAVA MORTO E SE FORAM. BESOURO ENTÃO SE LEVANTOU E SAIU CANTANDO: ACERTARAM EM NOSSO SENHOR....”
HOMEM DE CORAGEM, IMPETUOSO, JUSTICEIRO, BESOURO CRIOU FAMA DE VALENTÃO, MAS, TAMBÉM, FORMOU MUITOS INIMIGOS. O QUE LHE FOI FATAL. SOBRE SUA MORTE RONDA CONTROVÉRSIAS, SE FOI CAUSADA POR CONFRONTO COM A POLÍCIA OU TRAIÇÃO.

GRANDE PARTE DOS ATOS DE BESOURO OCORRERAM NO LUGAREJO DE MARACANGALHA, IMORTALIZADO POR DORIVAL CAYMMI, COM A MÚSICA “EU VOU PARA MARACANGALHA”, ONDE BESOURO NÃO TINHA BOM RELACIONAMENTO COM OS FAZENDEIROS DA ÁREA, POIS O SEU COMPORTAMENTO REVOLUCIONÁRIO, SUA BRAVURA E LEALDADE EM PROTEGER OS MAIS FRACOS  ERAM EXEMPLOS AMEAÇADORES PARA OS QUE SE ACHAVAM ELITIZADOS NA ÉPOCA

RELATO SOBRE A MORTE DE BESOURO:

“Um fazendeiro, conhecido por dr. Zeca, após seu filho Memeu ter apanhado de Besouro, armou uma cilada, mandando-o entregar um bilhete a um amigo que administrava a fazenda Maracangalha. Tal bilhete pedia para que seu portador fosse morto. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino e que esclarecia que o portador era a vítima, ou seja, ele próprio. Assim, no dia seguinte, ao voltar para saber a resposta, quarenta soldados o estavam esperando. Um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe nas costas com uma faca de tucum (ou ticum), um tipo de madeira, tida como a única arma capaz de matar um homem de corpo fechado.
ESSA VERSÃO DA MORTE DE BESOURO, TALVEZ SEJA A MAIS ACEITA, VEM PASSADA HÁ DÉCADAS ORALMENTE EM RODAS DE CAPOEIRAS.. O APELIDO BESOURO MANGAGÁ, SEGUNDO O QUE SE CONTA, ADVEIO DE SUA AGILIDADE NA CAPOEIRA DANDO IMPRESSÃO QUE PODIA VOAR.


                                                 CARICATURA -  BESOURO
                                               http://wiki.portalcapoeira.com

EM 8 DE JULHO DE 1924, AOS 27 ANOS MORRIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, PARA ONDE FOI LEVADO FERIDO, EM SALVADOR, LOCAL QUE, EM 2007 FOI COLOCADA UMA PLACA EM SUA HOMENAGEM.

NÃO EXISTEM PROVAS DOCUMENTAIS FIRMES SOBRE A EXISTÊNCIA DESSE BRAVO CAPOEIRISTA, SOBRE SUAS PERIPÉCIAS, HÁ QUEM AFIRME SER ELE UM IMAGINÁRIO DA NECESSIDADE DE SER TER UM HERÓI NEGRO, UM ROBIN HOOD NEGRO, SE FOR UMA LENDA, É UMA BOA LENDA, FAZ BEM ACREDITAR EM BONS EXEMPLOS, EM TEMPOS DE HOMENS SEM VIRTUDES. O RESTO, SÓ A PESQUISA CIENTÍFICA PODE ELUCIDAR.

O SITE ABAIXO, É BEM INTERESSANTE, POIS LANÇA A HIPÓTESE DE BESOURO TER SIDO UM HERÓI CRIADO NO IMAGINÁRIO.


 CANTIGA QUE FALA SOBRE OS FEITOS DE BESOURO:

Cadê o Besouro
Canção muito conhecida na capoeira:
Besouro Mangangá era homem de corpo fechado
Bala não matava e navalha não lhe feria
Sentado ao pé da cruz enquanto a polícia o seguia
Desapareceu enquanto o tenente dizia

Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Chamado Cordão de Ouro

Besouro era um homem que admirava a valentia
Não aceitava a covardia maldade não admitia
Com a traição quebrou-se a feitiçaria
Mas a reza forte só Besouro quem sabia

Atrás de Besouro,
o tenente mandou a cavalaria
No estado da Bahia
E Besouro não sabia

Já de corpo aberto,
Fez sua feitiçaria
Cada golpe de Besouro
Era um homem que caía

FILME SOBRE BESOURO:



                                       http://www.infoescola.com/cinema/besouro-filme/   


MAIS UM SITE SOBRE O FILME:

http://www.besouroofilme.com.br/





JOSEMAR SOUZA SANTOS



4 comentários:

  1. Manoel Henrique Pereira, O besouro, não é uma figura lendária, existem parentes residentes em Santo Amaro da Purificação, tem poucos anos que uma irmã dele faleceu,

    ResponderExcluir
  2. Maracangalha, foi apenas a localidade onde prepararam uma emboscada e conseguiram esfaquear Besouro, com uma faca de ticum, maior parte de suas façanhas, foi mesmo em Santo Amaro da Purificação, principalmente na feira livre, rua direita, beco do bilhar e nas redondezas canavieiras.

    ResponderExcluir
  3. Uma das cantigas(Capoeira)em Santo Amaro da Purificação. Hoje é domingo, no pé do cachimbo, cachimbo é de ouro, que dá no BESOURO,BESOURO é valente, que dá no Tenente,Tenente é mofino, que dá no menino, menino é chorão, bate com a padaria no chão, na época,(padaria) substituía a palavra BUNDA,por ser um palavrão. Letra e Música,domínio popular.

    ResponderExcluir
  4. Uma das cantigas (Capoeira)em Santo Amaro da Purificação. Hoje é domingo, no pé do cachimbo, cachimbo é de ouro, que dá no Besouro, Besouro é valente, que dá no Tenente, Tenente é mofino, que dá no menino, menino é chorão, bate com a padaria no chão, na época (padaria) substituía a palavra BUNDA, por ser um palavrão. Autor:domínio popular.

    ResponderExcluir