terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAMUEL CELESTINO - A CORRUPÇÃO HERDADA POR DILMA

ESTAMOS COMPARTILHANDO UM ESCRITO DE "SAMUEL CELESTINO", PUBLICADO EM SEU SITE "BAHIA NOTÍCIA", EM 27 DE NOVEMBRO DE 2012, DISCERNINDO SOBRE PROVÁVEIS ATOS DE CORRUPÇÃO PRATICADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, NO CENÁRIO REPUBLICANO BRASILEIRO.

É MUITO TRISTE E PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DO PAÍS, NÃO RESTANDO DÚVIDAS DE ONDE PROVÉM AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE QUE GRASSA A VIDA DOS CIDADÃOS HONESTOS. MAS NÃO BASTA SER DIGNO E AGIR COMO À AVESTRUZ, COLOCANDO A CABEÇA NUM BURACO, ENTENDENDO DESSA MANEIRA QUE TUDO ESTÁ RESOLVIDO.

SE APRESENTA A NECESSIDADE DE SE INDIGNAR, REAGIR E AGIR PERANTE TANTAS MAZELAS, É DEVER DO CIDADÃO, LEMBRANDO QUE "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" E O "OMISSO NO PRESENTE SERÁ A VÍTIMA NO FUTURO", OU SEJA, A NOSSA PASSIVIDADE PERANTE UMA INJUSTIÇA COMETIDA A OUTREM, INDICA QUE  ESTAMOS CONSTRUINDO UM CENÁRIO SOCIAL, INSTITUCIONAL E POLÍTICO MUITO PERIGOSO.

" A INJUSTIÇA QUE SE FAZ A UM, É UMA AMEAÇA QUE SE FAZ A TODOS" CHARLES DE MONTESQUIE

27 novembro de 2012 - 09:10
por Samuel Celestino

É fato que a presidente Dilma herdou ministros corruptos e funcionários federais, inclusive a chefe de seu gabinete em São Paulo, Rosemary Noronha, que estavam envolvidos numa quadrilha que vendia favores em cargos elevados da República. É fato também que a Polícia Federal e o Ministério Público desmontaram a gatunagem que negociava facilidades, e tudo teria, supõe-se, sido herança do governo Lula, da qual ela, Dilma, é criatura. Assim posto, com tal concepção, o governo Lula foi um dos mais corruptos da República como demonstra o mensalão, que o Supremo Federal condena e que ele, Lula, dizia de nada saber, pediu desculpas ao País pelo acontecido e mais recentemente disse que tudo era uma farsa. O governo Lula passou. Pode até voltar, nunca se sabe, mas caberia à presidente Dilma Rousseff antes de nomear ministros bandidos e assessores gatunos investigá-los. Ou, talvez, não fosse sequer necessário porque, como Chefe da Casa Civil, enquanto o presidente fazia política, ela tocava a gestão e a conhecia pelo avesso, o que supõe que também não desconhecesse que herdara ministros complicados e funcionários do alto escalão no mínimo problemáticos, para não repetir a palavra gatuno, vendedores de facilidades. O PF e o MP trabalham corretamente. A ABIN, que deveria cuidar da segurança e funcionar como órgão de informação da Presidência, desapareceu do noticiário, depois da denúncia de que acolhia muitos arapongas. É certo, ainda, que em função da Polícia Federal e do Ministério Público negociatas são postas a nu na República. Mas, e daí? A cada operação, a cada revelação da podridão republicana Lula se cala e, mais adiante, ele está ao lado de Dilma. Ela reconhece a herança e ele sabe o que legou. É preciso saber até que ponto esse tipo de jogo estranho continuará. Enquanto isso, aguardam-se novos escândalos com o carimbo republicano no melhor estilo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O QUE O "SERRA POLAR" TEM OPERADO NO TEMADRE, LONGE DE SUA BASE EM SUAPE?

UMA INTERROGAÇÃO PAIRA SOBRE O "VIAJANTE SEM PORTO", NESSES ÚLTIMOS 20 DIAS! OU SEJA: O NAVIO "SERRA POLAR", FEZ DUAS VIAGENS AO "TEMADRE", TERMINAL DA TRANSPETRO, LOCALIZADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS". QUAL FOI A OPERAÇÃO REALIZADA? 

O "SERRA POLAR", NO MOMENTO, SALVO ENGANO, TEM COMO COMISSÃO, ABASTECER DE ÓLEO COMBUSTÍVEL MARÍTIMO "BUNKER", ÓLEO PESADO, OS NAVIOS QUE ARRIBAM AO PORTO DE "SUAPE" EM PERNAMBUCO, 

QUE TIPO DE CARGA O MESMO TEM EMBARCADO NO "TEMADRE"? ESSA É NOSSA DÚVIDA, DIGO EMBARCADO, POR QUE O NAVIO NA TARDE DE HOJE FUNDEOU NA BTS EM LASTRO.

SUAPE NÃO TEM REFINARIA INSTALADA EM SUA ÁREA INDUSTRIAL, ENTÃO, PODE-SE DEDUZIR QUE ELE TEM VINDO CARREGAR BUNKER, PRODUZIDO NA REFINARIA "LANDULFO ALVES" EM DEMANDA AO PORTO DE ORINGEM. É UMA POSSIBILIDADE.

ESTAMOS CONJECTURANDO. A PRINCÍPIO, O QUE ME TRAZ DÚVIDAS, É O PORTE DO "SERRA POLAR", QUE MEDE 74 M, NÃO TENHO SEU DESLOCAMENTO, OU SEJA, É UMA EMBARCAÇÃO RAZOAVELMENTE PEQUENA, CUJA QUANTIDADE DE CARGA TRANSPORTADA NÃO SUPRIRIA O ABASTECIMENTO DE UM NÚMERO MAIOR DE NAVIOS. 

ALÉM DISSO, UMA VIAGEM REDONDA ENTRE O TEMADRE E SUAPE, DEMANDARIA UMA MÉDIA DE 4 DIAS, ENTRE NAVEGAÇÃO E O PERÍODO DE EMBARQUE, ISSO SE NÃO HOUVER TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAR. NESSE INTERREGNO SUAPE FICARIA  DESCOBERTO?  O CUSTO OPERACIONAL VALERIA ESSA FAINA?  

SÓ PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, O NAVIO QUE OPERA COM SUPRIMENTOS DE COMBUSTÍVEIS PESADOS NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" É O "TANGO I" COM 101 M,  PORTE RELATIVAMENTE MAIOR QUE O "SERRA POLAR".

REPITO, É PRIMÁRIO APENAS FORNECER O COMPRIMENTO DA EMBARCAÇÃO, TERÍAMOS QUE TER OUTRAS MEDIDAS GEOMÉTRICAS, VOLUMÉTRICAS E APARATO DE MANUSEIO DE CARGA, FORNECIDOS PELA SOCIEDADE CLASSIFICADORA DO MESMO, COMO: DESLOCAMENTO, QUANTIDADE  E ESPECIFICIDADES DOS TANQUES, ETC. 

DE QUALQUER FORMA, VAMOS TENTAR ELUCIDAR ESSA DÚVIDA, COM A GERÊNCIA DO TERMINAL DE MADRE DEUS, OU COM À AGENCIADORA DO ARMADOR.
  
"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
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"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
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 "SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
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"TANGO I" - LAS PALMAS
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JOSEMAR

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HOMOLOGAÇÃO DO NOVO CALADO DO TECON SALVADOR É OFICIAL

O NOVO CALADO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR FOI HOMOLOGADO, COLOCANDO ESSA UNIDADE OPERACIONAL NA ROTA DOS MAIORES NAVIOS DE TRANSPORTES DESSE TIPO DE CARGA NO GLOBO. COM ESSA NOVA REALIDADE, OS CUSTOS LOGÍSTICOS DA ECONOMIA BAIANA ESTARÃO EM QUEDA E A COMPETITIVIDADE EM ASCENDÊNCIA.

O ANTIGO CAIS DE 10 METROS, QUE ATUALMENTE OPERAVA UM CALADO DE 12 M PASSARÁ A 13,9 M E O CAIS DE LIGAÇÃO, QUE PREFERENCIALMENTE RECEBE NAVIOS DE CABOTAGEM, FICA COM 12 M.

PARABENIZAMOS O SENHOR DEMIR LOURENÇO JÚNIOR, DIRETOR DO TECON, EMPRESA DO GRUPO WILSON SONS, PELA SUA COMPETÊNCIA EM AMPLIAR E QUALIFICAR OS INVESTIMENTOS NO PORTO DE SALVADOR,  E O PRESIDENTE DA CODEBA JOSÉ MUNIZ REBOUÇAS, CUJA GESTÃO FORMATOU UM AMBIENTE ADEQUADO AO CRESCIMENTO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE SALVADOR- OS 3 NOVOS PORTÊINERES  A DIREITA, E OS 3 MAIS ANTIGOS TRANSFERIDOS PARA O CAIS DE LIGAÇÃO, A ESQUERDA DA FOTO
FOTO, AUTOR DO BLOG

O MOMENTO É PROFÍCUO, MAS NÃO DEVEMOS RELAXAR A GUARDA, EMBAINHAR AS ESPADAS, COMO SEMPRE ALERTAMOS, UMA BATALHA PELA COMPETITIVIDADE FOI GANHA, MAS A GUERRA NÃO ACABOU. E NESSE CONTEXTO A SOCIEDADE BAIANA DEVE COBRAR E ESTAR ALERTA NO QUE SE REFERE A CONTINUIDADE DAS AÇÕES RELATIVAS A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU.

É BOM LEMBRAR A "LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES", EXEMPLIFICANDO: QUANDO EM UMA UNIDADE ECONÔMICA VOCÊ MANEJA ALGUNS FATORES PARA MAIS E MANTÉM OUTRO CONSTANTE, ASSIM PROCEDENDO EM UM DELTA TEMPO, IREMOS OBTER RENDIMENTOS CRESCENTES, NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTABILIZAÇÃO NO SEGUNDO MOMENTO E DESCENDO A CURVA DE PRODUTIVIDADE NO TERCEIRO MOMENTO.

TRAZENDO A LEI PARA O PORTO DE SALVADOR, O TECON TEM 4 VARIÁVEIS A MANEJAR: BERÇO DE ATRACAÇÃO, RETROTERRA, EQUIPAMENTOS E CALADO. FOI AMPLIADO O CALADO, COMPROU-SE NOVOS EQUIPAMENTOS, ACRESCEU NOVA ÁREA A SUA RETROTERRA E AO BERÇO JÁ EXISTENTE.

É EVIDENTE QUE NESSE PRIMEIRO MOMENTO, HAVERÁ GANHOS DE PRODUTIVIDADE  PARA O TECON E PARA A ECONOMIA BAIANA. EQUIPAMENTOS MODERNOS E MAIOR  CALADO INDUZEM MAIOR CADÊNCIA OPERACIONAL EM NAVIOS MAIORES, PERMITINDO MENOR ESTADIA DOS NAVIOS NO PORTO E DIMINUIÇÃO DOS FRETES.  

COM ESSES NOVOS INVESTIMENTOS ATINGIU-SE O LIMITE DE OPERAÇÕES DO PORTO, É CERTO QUE HAVERÁ UMA SOBREVIDA, QUE NÃO SERÁ GRANDE EM VIRTUDE DA DEMORA PARA QUE TUDO ISSO ACONTECESSE, HOUVE UM REPRESAMENTO DA DEMANDA, QUE AGORA CORRE COM VIGOR, MAS O FUTURO REQUISITARÁ NOVAS NECESSIDADES QUE SÓ PODERÃO SER ATENDIDAS COM AMPLIAÇÃO DA ÁREA FÍSICA EXISTENTE, E ESSA ÁREA É A PONTA NORTE.

É SEMPRE BOM RESSALTAR QUE NÃO HOUVE ACRÉSCIMO DE NOVOS BERÇOS AO PORTO DE SALVADOR E ARATU, O QUE SE INVESTE É EM ÁREAS OCIOSAS.


JOSEMAR

VEJA O LINK DA REPORTAGEM: 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CUÍCA DE SANTO AMARO, SER SEU COMPATRIOTA É UMA HONRA! CUÍCA DE SANTO AMARO, SER SEU COMPATRIOTA É UMA HONRA

A BAHIA PRIMA POR OFERECER AO MUNDO FIGURAS EXTRAORDINÁRIAS, NÃO É POR ACASO, QUE NÃO SOMOS UMA TERRA, UM ESTADO, UM PAÍS, SOMOS SIM, UMA CIVILIZAÇÃO, CUJA A FIGURA PRINCIPAL É O POVO BAIANO E O SEU IRREVERENTE  ESTILO DE VIDA, LEVADO AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ATRAVÉS DE LIVROS, GRAVURAS, CORDÉIS E RELATOS DE VIAJANTES QUE POR AQUI PASSARAM.  

UNS SE TORNARAM PERSONAGENS PRINCIPAIS  DA RICA CULTURA DA BAHIA, OS SAVEIRISTAS, A VELHA ESTIVA DO PORTO DE SALVADOR, OS CAPITÃES DA AREIA, BESOURO DE SANTO AMARO, MARIA FELIPA, OS HERÓIS DA REVOLUÇÃO DOS ALFAIATES, O SINCRETISMO RELIGIOSO E SUAS FIGURAS MARCANTES, OS CORDELISTAS QUE ENCANTAVAM  AS PRAÇAS DA CIDADE BAIXA COM SEUS VERSOS INTRIGANTES.

                                                   CUÍCA DE SANTO AMARO
https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/15437-historia-do-trovador-cuica-de-santo-amaro-origina-filme-lancamento-acontece-dia-23.html


OUTROS SE ENCARREGARAM, NOS DIVERSOS CAMPOS DA ARTE, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE PERPETUAREM A CIVILIZAÇÃO BAIANA PELOS CAMINHOS DO TEMPO, NOSSO JORGE AMADO, É O EXEMPLO MARCANTE, MUITOS OUTROS SEGUIRAM ESSE CAMINHO, ATÉ OS QUE NÃO ERAM BAIANOS DE NASCIMENTO MAS SE TORNARAM BAIANOS DE ALMA, AO SE APAIXONAREM PELA MISTERIOSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, CARIBÉ, HANSEN BAHIA, PIERRE VERGER, SÃO MUITOS, A MEMÓRIA NÃO SABERIA CITAR TODOS NESSE MOMENTO.

MAS UM ADENDO DEVO FAZER, A SANHA AVASSALADORA DO PROGRESSO E SEUS TENTÁCULOS REPRESENTADOS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E OUTRA FORÇAS, SOMBREARAM O CHARME E A EXCENTRICIDADE DA CULTURA BAIANA. HOJE POUCOS  SÃO OS QUE HERDAM, ORGULHAM-SE E TENTAM PRESERVAR SUA IDENTIDADE DE POVO. A VELHA CIDADE DA BAHIA, NÃO É MAIS A MESMA!

MAS ESSE PREÂMBULO É PARA FALAR DE "CUÍCA DE SANTO AMARO", O CORDELISTA DO POVO DA BAHIA, QUE EM SEUS VERSOS CANTAVA, VAMOS DIZER ASSIM, OS "CAUSOS" DAS "ELITES" BAIANAS, OS SUBTERRÂNEOS DAS TRAIÇÕES AMOROSAS DENTRE OUTROS. ELE SERÁ HOMENAGEADO NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA DIA 09, ÀS 18:30 COM O LIVRO "A VERVE DE CUÍCA", E O LANÇAMENTO DO FILME "CUÍCA DE SANTO AMARO" DE JOEL DE ALMEIDA E JOSIAS PIRES, NO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA, ENTRADA FRANCA.

MARAVILHOSO CUÍCA, A BAHIA TE HONRA, PELO FILHO BRILHANTE QUE TU ÉS.


 JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ESTRADA DE FERRO JUAZEIRO - SALVADOR - FERROVIA OESTE LESTE E APLICAÇÃO QUALITATIVA DO RECURSO PÚBLICO

SEMPRE TEMOS LIDO E ASSISTIDO NOTÍCIAS SOBRE IRREGULARIDADES NA OBRA DA FERROVIA OESTE LESTE, APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, REFERENTES A SUPERFATURAMENTO. RESSALTAMOS QUE ESTA OBRA JÁ HAVIA ANTERIORMENTE SIDO EMBARGADA POR AUSÊNCIA DE LICENÇA AMBIENTAL.

NESSE ESCRITO NÃO DISCUTIREMOS SOBRE ESSES FATOS  EM RELAÇÃO AO ERÁRIO PÚBLICO, POIS ISTO É ASSUNTO DE ESFERAS PENAIS E ADMINISTRATIVAS, MAS SIM NO QUE DIZ RESPEITO A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESSE EMPREENDIMENTO NO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA ECONOMIA BAIANA.

REPETINDO MAIS UMA VEZ, A MÁXIMA QUE FUNDAMENTA AS CIÊNCIAS ECONÔMICAS, "NECESSIDADES ILIMITADAS FRENTE A RECURSOS ESCASSOS", REAFIRMAMOS QUE NÃO SOMOS CONTRA OS PROJETOS DA "FIOL" NEM DO "PORTO SUL", O QUE DISCERNIMOS É A EXISTÊNCIA DE PROJETOS MAIS IMEDIATOS, PRIORITÁRIOS E ESTRATÉGICOS, EM RELAÇÃO A ESSES DOIS ÚLTIMOS, QUE PROPORCIONARÃO UM DESGARGALAMENTO DA REDE LOGÍSTICA DO ESTADO DA BAHIA, EM CONTRAPONTO QUE NÃO HÁ RECURSOS DISPONÍVEIS PARA TUDO QUE SE PRETENDE.

CITAMOS COMO PROJETOS COM MAIOR PRIORIDADE QUE O "PORTO SUL' E A 'FIOL" A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO DOS BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DO PORTO DE ARATU E A REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR.

OS INVESTIMENTOS PREVISTOS, HOJE, PARA FIOL CHEGAM A R$ 7,43 BILHÕES ATÉ 2014, NO FUTURO SÓ DEUS SABE ONDE ESSA CIFRA VAI CHEGAR. PARA O PORTO SUL R$ 2.6 BILHÕES. OU SEJA, ESSAS 2 OBRAS DEMANDARÃO R$ 10 BILHÕES, ENQUANTO PARA TOCAR A PONTA NORTE SERIA NECESSÁRIO UM APORTE DE MENOS DE R$ 400 MILHÕES, E AMPLIAÇÃO DO PORTO ARATU EM MAIS UM TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS E OUTRO DE LÍQUIDO SERIA NECESSÁRIO MENOS DE R$ 300 MILHÕES. COMPARE OS VALORES!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ferrovias_da_Bahia


O ADITIVO A CONCESSÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, FOI UM GANHO INESTIMÁVEL, AMPLIANDO O LEQUE OPERACIONAL DESSE TERMINAL, COLOCANDO O PORTO DA CAPITAL DA BAHIA NA ROTAS DOS MAIORES NAVIOS FULL CONTÊINER DA ATUALIDADE, COM REFLEXOS POSITIVOS NA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA,

MAS TUDO TEM SEU MOMENTO, MESMO COM ESSA AMPLIAÇÃO O TECON JÁ INDICA SINAIS DE SATURAÇÃO, COM A PRESENÇA DE NAVIOS AO LARGO ESPERANDO VAGAS PARA ATRACAÇÃO. ESSE SINAL VERMELHO DEVERIA DIRECIONAR OS PLANEJADORES DO GOVERNO DO ESTADO A TOMAREM ATITUDES NO SENTIDO DE EQUACIONAR A ENGENHARIA FINANCEIRA E POLÍTICA PARA LEVAR ADIANTE ESSE NOVO PROJETO.

A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE É FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DAS INVERSÕES DA PONTA NORTE, MAS NÃO TENHO VISTO PRATICAMENTE NENHUMA NOTÍCIA RELATIVA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ESTA OBRA, PELO CONTRÁRIO O QUE VEJO É APOLOGIA A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA DO PORTO DE SALVADOR, OBRA DE FACHADA, OU SEJA COM EFICÁCIA ESTÉTICA, QUE POUCO IRÁ GERAR EM TERMOS DE RENDA E EMPREGO, AO CONTRÁRIO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES.

EM RELAÇÃO AO PORTO DE ARATU, SE TORNA ATÉ REDUNDANTE FALARMOS DA SATURAÇÃO OPERACIONAL DE SUAS ESTRUTURAS, DIGA-SE DE PASSAGEM HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS PERMANECEM COM SEUS 6 BERÇOS E NADA MAIS. TUDO ISSO LEVANDO  A DIMINUIÇÃO DAS MARGENS DE LUCROS DAS EMPRESAS QUE DEPENDEM DESSE PORTO PARA EXPORTAR E IMPORTAR INSUMOS EM RAZÃO DO TEMPO DE ESPERA DOS NAVIOS E DA BAIXA CADÊNCIA OPERACIONAL DOS SEUS ANTIQUADOS CARREGADORES DE NAVIOS.

A FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR ASSUME RELEVANTE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA, PELA ABRANGÊNCIA DAS ÁREAS PRODUTIVAS DO OESTE BAIANO COM OS PORTOS E TERMINAIS LOCALIZADOS NO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.


ESTAÇÃO DA CALÇADA, SALVADOR, BAHIA.ESTRADA DE FERRO DA BAHIA AO SÃO FRANCISCO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_da_Bahia_ao_S%C3%A3o_Francisco


A SOJA, FRUTAS, AÇÚCAR, MINÉRIOS, E NO SENTIDO INVERSO FERTILIZANTES, ALÉM DE CONTÊINERES, SERIAM TRANSPORTADOS POR VIA HIDROVIÁRIA, EM COMBOIOS DE CHATAS EM DIREÇÃO AO PORTO DE JUAZEIRO E DAÍ EMBARCADOS NAS COMPOSIÇÕES DA FERROVIA, SEGUINDO PARA OS PORTOS DE SALVADOR, ARATU  E TERMINAIS PRIVATIVOS NA BTS.

RESSALTAMOS QUE, O PORTO DE SALVADOR, ARATU E A FERROVIA JUAZEIRO / SALVADOR SÃO ESTRUTURAS OPERACIONAIS, ESTÃO ATIVAS, ESPERANDO APENAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO, ENQUANTO A "FIOL" E O "PORTO SUL", COMEÇARIAM DO NADA, EXIGINDO MAIORES APORTES FINANCEIROS E TEMPO PARA EXECUÇÃO DOS REFERIDOS PROJETOS.

É CLARO A PERCEPÇÃO QUE ESTAS INVERSÕES, DITAS ANTERIORMENTE SÃO AMPLAMENTE MAIS ESTRATÉGICAS PARA E ECONOMIA DO ESTADO, NO CURTO E MÉDIO PRAZO, QUE AS OBRAS DA FIOL E PORTO SUL. SE HOUVESSEM RECURSOS PARA TUDO, TOCARÍAMOS TODAS AS OBRAS DO NOSSO IMAGINÁRIO, MAS A REALIDADE É OUTRA EM RELAÇÃO AO ERÁRIO PÚBLICO, E NO JOGO DA COMPETITIVIDADE TEM QUE SER ESTRATÉGICO E NÃO FARAÔNICO OU DEVANEADOR.


JOSEMAR


OS LINKS A SEGUIR TRATAM DE TEMAS CORRELATOS:


http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/09/msc-methoni-maior-navio-de-conteineres.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/terminal-moinho-dias-branco-porto.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/estadualizacao-da-codeba-um-caminho.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/11/porto-de-salvador-ilusao-e-realidade.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/retificamos-suape-conta-6-porteineres.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/ENTREVISTAS%20-%20LOG%C3%8DSTICA%20PORTU%C3%81RIA

domingo, 21 de outubro de 2012

UM FINAL DE TARDE EM FRENTE A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM PAPO SOBRE O MAR


COLOCAMOS NESTA POSTAGEM ALGUMAS FOTOS E VÍDEOS DE UM FINAL DE TARDE EM FRENTE A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NO YACHT CLUBE DA BAHIA NO 22/09/2012.

UM VÍDEO SOBRE O TELEFÉRICO, QUE LIGA A LADEIRA DA BARRA A ÁREA OPERACIONAL E SOCIAL DO CLUBE, E OUTRO SOBRE ALGUMAS DIVAGAÇÕES A RESPEITO DA HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO MUNDIAL, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS  VELEIROS CLIPPERS. 



TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

EU, BEBENDO UMA BEER
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NEOJIBA COMEMORA 5 ANOS COM FINAL DE SEMANA DE CONCERTOS EM SALVADOR


PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, DIAS 20 E 21, NO TEATRO CASTRO ALVES,  O PROGRAMA NEOJIBA - NÚCLEOS ESTADUAIS DE ORQUESTRAS SINFÔNICAS JUVENIS E INFANTIS DA BAHIA, PROMOVERÁ CONCERTOS ESPECIAIS, COM 500 MÚSICOS DO PROGRAMA E SOLISTAS INTERNACIONAIS, EM COMEMORAÇÃO AO TEATRO CASTRO ALVES.

OS PREÇOS VARIAM DE R$ 4 INTEIRA E R$ 2 MEIA. UM EVENTO CULTURAL DE MAGNITUDE PARA UM FINAL DE SEMANA, VAMOS PRESTIGIAR A NOSSA CULTURA.




http://www.neojiba.org/en/noticias/228-neojiba-comemora-5-anos-com-final-de-semana-de-concertos-no-tca



JOSEMAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA 15 DE OUTUBRO, DIA DO MESTRE!


A TODOS EDUCADORES, ESPECIALMENTE À MINHA MÃE, QUE SOUBE AO LONGO DE SUA VIDA HONRAR SEU OFÍCIO, NESSE DIA, 15 OUTUBRO DE 2012, O BLOG VIAJANTE SEM PORTO, DESEJA VOTOS DE RESPEITO E ADMIRAÇÃO, POR ESSA PROFISSÃO, QUE ANTES, DE APENAS REPASSAR CONHECIMENTO, EDUCA O CIDADÃO PARA SEUS FUTUROS VÔOS PELA ESTRADA DA EXISTÊNCIA.

POR OUTRO LADO, AOS GOVERNANTES QUE NÃO OFERECEM O DEVIDO VALOR AOS PROFESSORES E AO SISTEMA  EDUCACIONAL, E À SOCIEDADE QUE NÃO COBRA DESSES MESMOS GOVERNANTES ATENÇÃO A ESTE SETOR, NÃO TENHO DÚVIDAS QUE O FUTURO OFERECERÁ AOS DOIS, O TRONO DO OSTRACISMO.




JOSEMAR

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ELEIÇÃO SALVADOR OUTUBRO DE 2012 - VAMOS USAR A CONSCIÊNCIA E O AMOR PRÓPRIO NO MOMENTO DO VOTO

SENHORES, NO DIA 07 DE OUTUBRO DE 2012, NA NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS IREMOS MAIS UMA VEZ EXERCER UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA, O VOTO, ONDE A VONTADE DA MAIORIA PREVALECERÁ DURANTE 4 LONGOS ANOS.

ESSE É O SISTEMA QUE CONHECEMOS, O SUFRÁGIO UNIVERSAL, PARA DEFINIRMOS A RELAÇÃO CIDADÃO, ESTADO E GOVERNO, SE NÃO É PERFEITO, TAMBÉM NÃO É UTÓPICO, É O MAIS PRÓXIMO,  TEORICAMENTE, DO RAZOÁVEL.

O CERNE TALVEZ ESTEJA LOCALIZADO NA NOSSA INÉRCIA, EM PENSAR QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA ESTEJA APENAS EM OFICILIZAR SEU VOTO, QUANDO DEVERÍAMOS COBRAR, COM RIGOR, DESDE A POSSE DOS NOVOS MANDATÁRIOS, NO SEU PRIMEIRO DIA, E DURANTE O TEMPO RESTANTE PARA FINDAR OS 4 ANOS, AS PROMESSAS DE CAMPANHAS SEJAM AS FALACIOSAS, AS DE BOAS INTENÇÕES, OU COM OUTROS INTUITOS.

O ESTELIONATO ELEITORAL, OU SEJA PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, DEVERIA SER LEI QUE LEVASSE AO IMPEDIMENTO E CONSEQUENTE PERDA DE MANDATO POR PARTE DO MENTIROSO. INFELIZMENTE O CIDADÃO OU O "POVO", COM EXCEÇÕES, NO BRASIL TEM A MEMÓRIA BASTANTE CURTA PARA OS ESPISÓDIOS POLÍTICOS QUE INFLUENCIAM EM SUA EXISTÊNCIA, APENAS DECORAM RESULTADOS DE PARTIDAS DE FUTEBOL E OUTROS FATOS NÃO RELEVANTES.

SENHORES, O QUE SE ESPERA É QUE AQUELES QUE NÃO TENHAM INTERESSE DIRETO EM BARGANHAS FUTURAS COM CANDIDATOS X OU Y, PENSEM EM SUAS EXISTÊNCIAS, SE OS IMPOSTOS PAGOS RETORNAM EM FORMA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DECENTES, ANTES DE DEPOSITAR SEU VOTO NA URNA.

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! BOA ELEIÇÃO.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MSC METHONI - MAIOR NAVIO DE CONTÊINERES QUE APORTARÁ NO PORTO DE SALVADOR


ESTÁ PREVISTO PARA CHEGAR NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NO DIA 01/10/2012 O "MSC METHONI" COM 304 METROS,  MAIOR NAVIO DE CONTÊINER A OPERAR NO TECON DO PORTO DE SALVADOR.

NÃO EXISTEM DÚVIDAS QUE OS INVESTIMENTOS EM COMPRA DE EQUIPAMENTOS E AMPLIAÇÃO DA ÁREA OPERACIONAL,  REALIZADOS PELO TECON - SALVADOR - TÊM GERADO GANHOS DE EFICIÊNCIA, PERMITINDO QUE NAVIOS DE CONTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO OPEREM SEM RESTRIÇÕES NO NOSSO PORTO.

ESTE É UM MOMENTO IMPORTANTE, MAS TERÁ SEU TEMPO DE MATURAÇÃO, SENDO ASSIM É NECESSÁRIO  ESTARMOS ALERTAS EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS BERÇOS NA PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR.

ESSE ARGUMENTO É FUNDAMENTADO PELA QUANTIDADE DE NAVIOS FULL CONTÊINER ESPERANDO BERÇO PARA ATRACAR NO DIA DE HOJE, 26/09/2012, NO TOTAL DE 4 - MSC CADIZ -CAP GREGORY - CAP HENRI E MIRAMARIN. ATRACADOS - FOLEGANDROS  E MAESTRA CARIBE.

VEJAM SENHORES, MESMO OPERANDO O SEGUNDO BERÇO, CONFORME INFORMAMOS EM POSTAGEM ANTERIOR A ESTA, O TECON ENFRENTA CONGESTIONAMENTO, PODE-SE IMAGINAR O QUE SE ESPERA DO FUTURO, SE OS PLANEJADORES DO GOVERNO BAIANO NÃO AGIR DE FORMA AGRESSIVA COMO VÊM FAZENDO OS PERNAMBUCANOS EM RELAÇÃO A SUAPE.

A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE É UMA DESSAS INTERVENÇÕES, JUNTAMENTE COM ATERRO DA RETROTERRA ADJACENTE AO TERMINAL DO FERRY BOAT, NECESSÁRIAS A VIABILAZAÇÃO DESSE INVESTIMENTO DE CARÁTER ESTRUTURANTE PARA MANTER NOSSA COMPETITIVIDADE PELA BUSCA DE NOVOS INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.

A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, É MUITO MAIS UMA OBRA DE CARÁTER ESTÉTICO DO QUE MULTIPLICADORA, POUCO ATRAIRÁ DE RECURSOS E RETORNO DE INVESTIMENTO PARA NOSSA ECONOMIA, É UMA MAQUIAGEM NECESSÁRIA. MAS O TERMINAL DE CONTÊINERES NA PONTA NORTE COM 2 NOVOS BERÇOS, ATENDERÁ AS DEMANDAS FUTURAS NA IMPORTAÇÃO DE INSUMOS E EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS ACABADOS, INJETANDO BILHÕES DE DÓLARES E CRIANDO MILHARES DE EMPREGO PARA A SOCIEDADE BAIANA.

DEVEMOS TOMAR BASTANTE CUIDADO PARA NÃO TROCARMOS GATO POR LEBRE E EMOCIONARMOS COM DISCURSOS POLÍTICOS FALACIOSOS.

JOSEMAR


MSC METHONI
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9256755

MSC METHONI
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MSC METHONI
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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

2 NOTÍCIAS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA


APÓS UM PERÍODO INTERDITADO, POR NÃO ATENDER NORMAS DE SEGURANÇAS, VIDE POSTAGEM NO BLOG, O TGS - TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU RETORNA AS OPERAÇÕES COM O NAVIO "ARIS T" DE BANDEIRA GREGA, COM 229,50M DE COMPRIMENTO, CARREGANDO 69.000 TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO.
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/08/a-justica-ratificou-interdicao-do-porto.html

O "ARIS T" ATRACOU NO DIA 21/09/2012 E DEVE, CONFORME PREVISÃO, ENCERRAR AS OPERAÇÕES NO DIA 30/09, RESSALTE-SE QUE, O NAVIO FUNDEOU NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NO DIA 01/08, FICANDO EM RAZÃO DA INTERDIÇÃO QUASE 60 DIAS AO LARGO.

AMANHÃ ,25/09, ESTÁ PREVISTA A CHEGADA E FUNDEIO DE OUTRA EMBARCAÇÃO PARA OPERAR, DESSA VEZ, 60.500 TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO, COM PREVISÃO DE ATRACAR LOGO DEPOIS QUE "ARIS T" ZARPAR. É O " PANAMAX JADE" COM 225 METROS E BANDEIRA DE "CYPRUS".

OS EMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PELO PORTO DE ARATU, VIABILIZADOS PELA DRAGAGEM EFETUADA, ASSUMEM UM CARÁTER DE VANGUARDA PARA ECONOMIA E O SISTEMA DE LOGÍSTICA PORTUÁRIO DA BAHIA, POIS ENTRAMOS NO UNIVERSO DE TERMINAIS MARÍTIMOS, NO PAÍS, COM CAPACIDADE DE EFETUAR COM REGULARIDADE OPERAÇÕES COM ESSE TIPO DE GRANÉIS.

OUTRO FATO RELEVANTE É O INÍCIO DAS OPERAÇÕES DO SEGUNDO BERÇO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, LOCALIZADO NO CAIS DE LIGAÇÃO. ESSE BERÇO, ATENDERÁ, PREFERENCIALMENTE, OS NAVIOS DE LINHA DE CABOTAGEM.

OS EQUIPAMENTOS DE TRANSFERÊNCIAS DOS CONTÊINERES DO NAVIO PARA O CAIS E VICE VERSA, SÃO 2 PORTÊINERES PANAMAX E UM MAIS ANTIGO QUE PERTENCIA A CODEBA.

ESSA NOVA FASE DO TECON SALVADOR, REDUNDARÁ EM DIMINUIÇÃO DAS FILAS DE NAVIOS ESPERANDO VAGAS PARA ATRACAREM E MAIOR EFICIÊNCIA OPERACIONAL. AGORA A NOITE ESTÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR, NO CAIS DE LIGAÇÃO O "MAESTRA PACÍFICO" E NO BERÇO SUL O "NORTH SEA".


JOSEMAR


ARIS T
   http://www.marinetraffic.com/ais/


ARIS T
 http://www.marinetraffic.com/ais/


NORTH SEA
 http://www.marinetraffic.com/ais/


MAESTRA PACÍFICO
 http://www.marinetraffic.com/ais/

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MSC FANTASIA, PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DE SALVADOR - TEMPORADA DE CRUZEIROS 2012/2013


NA PRÓXIMA TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS - 2012/2013 - O PORTO DE SALVADOR RECEBERÁ O MSC FANTASIA, QUE SERÁ O MAIOR NAVIO, NAS ESCALAS REGULARES.

SE VOCÊ TEM INTERESSE EM NAVEGAR NESSE NAVIO OU OUTRO DA MSC VISITE O SITE DO ARMADOR:  
http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/HomePage.aspx

VEJAM A SEGUIR, ALGUMAS INFORMAÇÕES E IMAGENS DO NAVIO:













Tonelagem 137.936 toneladas
Comprimento / Largura / Altura 333,3 m / 37,92 m post panamax. / 66,8 m
Àrea 450.000 m2
, 27.000 m2
 de áreas públicas
Decks 18, 13 dos quais são para passageiros
Elevadores 25, 15 para passageiros (2 pnorâmicos e 1 para passageiros do MSC Yacht Club)
Voltagem 110/220 Volts (sitema de economização de energia)
Velocidade máxima 22,55 nós
Estabilizadores Estabilizadores de eixo vertical
Total de passageiros 3.274 (em ocupação dupla)
Total de camarotes 1.637, 43 dos quais para deficientes
Tripulação 1.332 tripulantes
Piscinas 5 das quais: 1 com tecto de abrir, 1 para MSC Yacht Club, 1 para crianças. 12 hidromassagens
Moeda a bordo Euro (Mediterrãneo)
Tecnologia ambiental AWT-Advanced Water Treatment, Energy Saving & Monitoring System, Clean Ship 2

terça-feira, 4 de setembro de 2012

AVISO DE MAU TEMPO - PRÓXIMAS 48 HORAS LITORAL BAIANO - ALERTA AOS NAVEGANTES


A PREVISÃO DE TEMPO DA MARINHA DO BRASIL, PARA ÀS PRÓXIMAS 48 HORAS,  INDICA MAR GROSSO NO LITORAL BAIANO, COM VENTOS, NA ÁREA FOXTROT (DE SALVADOR ATÉ NATAL), SE/E FORÇA 4/5,  OCASIONALMENTE 5/6 COM RAJADAS, ONDAS DE S/SE 1.5 / 2.5 PASSANDO A 2.5 / 3.5 DO DIA 06 - 00 HORAS ATÉ 07 - 00 HORAS.

SÃO CONDIÇÕES DURAS, QUE SERÃO OBSERVADAS INCLUSIVE NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. QUEM VIAJAR NO FERIADO PROLONGADO TERÁ MUITO QUE CONTAR.

O BLOG ALERTA A TODOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, QUE ESTÃO EM ÁREAS DE FUNDEIO DESPROTEGIDAS, A COLOCAREM SEUS BARCOS EM SECO, OU SE DIRIGIREM A LOCAIS COM MAIOR CONDIÇÃO DE ABRIGO. 

EM SALVADOR SÃO VULNERÁVEIS O FUNDEIO DA PRAIA DA PACIÊNCIA NO RIO VERMELHO, PORTO DA BARRA E RUA K NO FAROL DE ITAPUAN.

TRANSCREVEMOS A SEGUIR A ESCALA DE BEAUFORT, QUE MEDE A INTENSIDADE DOS VENTOS E ONDULAÇÕES OCEÂNICAS, INDO DE 0 CALMA ATÉ 12 FURACÃO, E AS ÁREAS  MARÍTIMAS DO LITORAL DO BRASIL PARA EFEITO DE PREVISÃO DE TEMPO AOS NAVEGANTES. PARA MAIOR ENTENDIMENTO DE NOSSOS VISITANTES.


JOSEMAR

VEJAM A PREVISÃO, 06/09 A 07/09 DE 2012, LOGO A SEGUIR:
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/meteoro/boletim.htm#48hs


Meteoromarinha
Previsão para 48 horas
PREVISAO DO TEMPO VALIDA DE 060000 ATÉ 070000

ÁREA ALFA (DO ARROIO CHUI ATÉ CABO DE SANTA MARTA)
VENTO NE/NW RONDANDO PARA SW/SE 3/4. ONDAS DE SE/NE 2.0/3.0 COM RESSACA 2.5/3.0 ENTRE RIO GRANDE(RS) E CABO DE SANTA MARTA (SC) PASSANDO 1.5/2.5.

ÁREA BRAVO (DE CABO DE SANTA MARTA ATÉ CABO FRIO – OCEANICA)
VENTO NE/NW 4/5 PASSANDO 5/6 COM RAJADAS NO NOROESTE DA ÁREA. ONDAS DE SE/NE 3.0/4.0 PASSANDO 2.5/3.0.

ÁREA CHARLIE (DE CABO DE SANTA MARTA ATÉ CABO FRIO - COSTEIRA)
VENTO SE/NE 3/4 COM RAJADAS NO NORTE DA ÁREA. ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 COM RESSACA ENTRE SANTOS (SP) E CABO FRIO (RJ) PASSANDO 1.5/2.5.

ÁREA DELTA (DE CABO FRIO ATÉ CARAVELAS)
VENTO NE/N 4/5 COM RAJADAS NO SUDOESTE DA ÁREA. ONDAS DE S/SE 3.0/4.0.

ÁREA ECHO (DE CARAVELAS ATÉ SALVADOR)
VENTO SE/E 4/5 COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE S/SE 2.5/3.5.

ÁREA FOXTROT (DE SALVADOR ATÉ NATAL)
VENTO SE/E 4/5 OCASIONALMENTE 5/6 COM RAJADAS. ONDAS DE S/SE 1.5/2.5 PASSANDO 2.5/3.5.

ÁREA GOLF (DE NATAL ATÉ SÃO LUÍS)
VENTO SE/NE 5/6 COM RAJADAS. ONDAS DE SE/NE 1.5/2.5.

ÁREA HOTEL (DE SÃO LUÍS ATÉ CABO ORANGE)
VENTO SE/NE 4/5 COM RAJADAS. ONDAS DE SE/E 1.0/1.5 JUNTO À COSTA E 1.5/2.5 NO RESTANTE DA ÁREA.

ÁREA SUL OCEÂNICA

SUL DE 25S
OESTE DE 030W

VENTO NE/NW 4/5 COM RAJADAS PASSANDO 3/4. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0 PASSANDO 2.0/3.0.

LESTE DE 030W
VENTO SW/SE 4/5 COM RAJADAS RONDANDO PARA NW/SW 5/6 AO SUL DE 33S. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0.

NORTE DE 25S
VENTO SE/NE 4/5 COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0.

ÁREA NORTE OCEÂNICA
VENTO SE/E 4/6 COM RAJADAS AO SUL DO EQUADOR E SW/SE 3/4 NO RESTANTE DA ÁREA COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE S/SE 1.5/2.5 PASSANDO 2.5/3.5 AO SUL DE 5S E 1.5/2.5 NO RESTANTE DA ÁREA.

ORLA MARÍTIMA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
VENTO SE/NE 3/4 PASSANDO 4/5 COM RAJADAS PELA MADRUGADA/MANHÃ AO SUL DE CABO FRIO E A TARDE/NOITE AO NORTE DE CABO FRIO. ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 COM RESSACA.



A Escala de Beaufort classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e terra. Foi desenhada pelo meteorologista anglo-irlandês Francis Beaufort no início do século XIX. Na década de 1830,  a escala de Beaufort já era  amplamente utilizada pela Marinha Real Britânica.

Escala Beaufort'
GrauDesignaçãom/skm/hnósAspecto do marEfeitos em terra
0Calmo<0,3<1<1EspelhadoFumaça sobe na vertical
1Aragem0,3 a 1,51 a 51 a 3Pequenas rugas na superfície do marFumaça indica direcção do vento
2Brisa leve1,6 a 3,36 a 114 a 6Ligeira ondulação sem rebentaçãoAs folhas das árvores movem; os moinhos começam a trabalhar
3Brisa fraca3,4 a 5,412 a 197 a 10Ondulação até 60 cm, com alguns carneirosAs folhas agitam-se e as bandeiras desfraldam ao vento
4Brisa moderada5,5 a 7,920 a 2811 a 16Ondulação até 1 m, carneirosfrequentesPoeira e pequenos papéis levantados; movem-se os galhos das árvores
5Brisa forte8 a 10,729 a 3817 a 21Ondulação até 2.5 m, com cristas e muitos carneirosMovimentação de grandes galhos e árvores pequenas
6Vento fresco10,8 a 13,839 a 4922 a 27Ondas grandes até 3.5 m; borrifosMovem-se os ramos das árvores; dificuldade em manter um guarda chuva aberto; assobio em fios de postes
7Vento forte13,9 a 17,150 a 6128 a 33Mar revolto até 4.5 m com espuma e borrifosMovem-se as árvores grandes; dificuldade em andar contra o vento
8Ventania17,2 a 20,762 a 7434 a 40Mar revolto até 5 m com rebentação e faixas de espumaQuebram-se galhos de árvores; dificuldade em andar contra o vento; barcos permanecem nos portos
9Ventania forte20,8 a 24,475 a 8841 a 47Mar revolto até 7 m; visibilidade precáriaDanos em árvores e pequenas construções; impossível andar contra o vento
10Tempestade24,5 a 28,489 a 10248 a 55Mar revolto até 9 m; superfície do mar brancaÁrvores arrancadas; danos estruturais em construções
11Tempestade violenta28,5 a 32,6103 a 11756 a 63Mar revolto até 11 m; pequenos navios sobem nas vagasEstragos generalizados em construções
12Furacão>32,7>118>64Mar todo de espuma, com até 14 m; visibilidade nulaEstragos graves e generalizados em construções



ÁREAS MARÍTIMAS DE PREVISÃO DE TEMPO SOB RESPONSABILIDADE DO BRASIL

http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/info/transmissoes/apend1.htm


ALFA - ARROIO CHUÍ - CABO DE SANTA MARTA

BRAVO - CABO DE SANTA MARTA - CABO FRIO (OCEÂNICA)

CHARLIE- CABO DE SANTA MARTA - CABO FRIO (COSTEIRA)

DELTA - CABO FRIO - CARAVELAS

ECHO - CARAVELAS - SALVADOR

FOXTROT- SALVADOR - NATAL

GOLF - NATAL -SÃO LUIZ

HOTEL - SÃO LUIZ - CABO ORANGE

NOVEMBER - NORTE OCEÂNICA

SIERRA - SUL OCEÂNICA

domingo, 26 de agosto de 2012

MOTOR DE USO MARÍTIMO: DIESEL OU GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS - ENGINE FOR MARITIME USE: DIESEL OR GASOLINE - NEGATIVE AND POSITIVE POINTS

NESSA POSTAGEM, É DEMONSTRADO UM COMPARATIVO DE PONTOS FAVORÁVEIS OU NEGATIVOS ENTRE MOTORIZAÇÃO A DIESEL E A GASOLINA. TEXTO TRANSCRITO DA EDIÇÃO DE ABRIL DE 2006, REVISTA NÁUTICA, PUBLICAÇÃO MENSAL DA G.R. UM EDITORA LTDA.
AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA OS FUTUROS COMPRADORES DO PRIMEIRO BARCO, SUBSIDIANDO A ESCOLHA DA MOTORIZAÇÃO ADEQUADA EM HARMONIA COM O RESPECTIVO ESTILO DE VIDA.

MOTOR A GASOLINA

http://www.nauticexpo.es/fabricante-barco/motor-gasolina-16598.html


JOSEMAR

VEJAM:

MOTOR DIESEL - PONTOS POSITIVOS:

MANUTENÇÃO - OS MOTORES DIESEL MECÂNICOS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM CONSERTADOS, ATÉ MESMO SE O BARCO ESTIVER NA ÁGUA.

SEGURANÇA - O DIESEL NÃO É TÃO INFLAMÁVEL QUANTO A GASOLINA. SE HOUVER UM VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL A BORDO, COM O DIESEL, É MENOS ARRISCADO A UM INCÊNDIO.

DESEMPENHO -  OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIS TORQUE, OU SEJA, MAIS FORÇA PARA IMPULSIONAR OS BARCOS. DAÍ, ALÉM DE MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, O FATO DE SER A ÚNICA OPÇÃO PARA EMBARCAÇÕES MAIORES E MAIS PESADAS.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL - UM MOTOR DIESEL É CERCA DE 35% MAIS ECONÔMICO QUE UM SIMILAR A GASOLINA, JÁ QUE MOTORES A DIESEL APROVEITAM MELHOR O COMBUSTÍVEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - A DIFERENÇA PARA A GASOLINA JÁ FOI BEM MAIOR. MAS, AINDA HOJE, O DIESEL CUSTA 40% MENOS POR LITRO E RENDE MAIS. (DADOS DE 2006)

DURAÇÃO DO COMBUSTÍVEL - O ÓLEO DIESEL DURA CERCA DE QUATRO MESES PARADO NO TANQUE, SEM DETERIORAR, DUAS VEZES MAIS QUE A GASOLINA.

AUTONOMIA - POR CAUSA DO MENOR CONSUMO, OS MOTORES A DIESEL OFERECEM AUTONOMIA DE CERCA DE 50% MAIOR QUE OS MOTORES A GASOLINA.

VALOR DE MERCADO - COMO DURAM MAIS E SÃO MAIS POTENTES, OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIOR VALOR DE REVENDA.

DURABILIDADE - SÃO MAIS RESISTENTES AO TEMPO, POIS O CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO É FECHADO E A ÁGUA SALGADA NÃO PASSA POR DENTRO DO MOTOR. E SEUS COMPONENTES SÃO MAIS DURADOUROS, PORQUE FORAM CONSTRUÍDOS PARA SUPORTAR UMA ALTA TAXA DE COMPRESSÃO E ALGUNS DELES TRABALHAM EM ROTAÇÕES MAIS BAIXAS QUE OS MOTORES A GASOLINA.

MOTOR A GASOLINA - PONTOS POSITIVOS:

REVISÕES - AS REVISÕES -DOS MOTORES A GASOLINA NÃO SÃO TÃO CARAS. NAS PRIMEIRAS 50 HORAS DE USO, POR EXEMPLO, A MANUTENÇÃO DE UM MERCRUISER 220HP 4.3 MPI, COM RABETA BRAVO III, CUSTA CERCA DE R$ 1.000 (EM 2006). JÁ UM DIESEL CUMMINS MERCRUISER 220 HP 4.2 MS 230, TAMBÉM COM RABETA BRAVO III, CUSTA EM MÉDIA R$ 1.500 ( EM 2006).

PESO - GERALMENTE, SÃO CERCA DE 40% MAIS LEVES. E ISSO AJUDA NO DESEMPENHO, ESPECIALMENTE NAS ARRANCADAS.

POUCA FUMAÇA - MOTORES A GASOLINA TAMBÉM POLUEM, MAS NÃO TANTO QUANTO OS DIESEL MECÂNICOS.

DESEMPENHO - MOTORES A GASOLINA SÃO BONS NA ARRANCADA E IDEIAS, POR EXEMPLO, PARA QUEM GOSTA DE ESQUIAR. JÁ AS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA EQUIVALEM AO DESEMPENHO DO DIESEL.

INSTALAÇÃO - É BEM MAIS SIMPLES, POIS NÃO TEM, POR EXEMPLO, MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL, APENAS MANGUEIRA DE ALIMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, O MOTOR É MENOR, FACILITANDO O ACESSO E A MONTAGEM.

PREÇO - CUSTA, EM MÉDIA, A METADE DO PREÇO DE UM MOTOR SIMILAR A DIESEL.

MENOS BARULHO - NÃO VIBRAM COMO OS MOTORES A DIESEL NEM SÃO TÃO BARULHENTOS.

MOTOR A DIESEL - PONTOS NEGATIVOS:

POLUIÇÃO - OS MOTORES MECÂNICOS A DIESEL NÃO APROVEITAM BEM TODO O COMBUSTÍVEL, COMO FAZEM OS ELETRÔNICOS. POR ISSO SOLTAM MAIS FUMAÇA.

INSTALAÇÃO - É MAIS COMPLEXA, POIS A BATERIA E O FILTRO DO MOTOR SÃO MAIORES E NECESSITAM DE MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL PARA O TANQUE.

LIMPEZA DO TANQUE - O DIESEL CRIA UMA ESPÉCIE DE "LAMA" NO FUNDO DO TANQUE E, POR ISSO, É PRECISO LIMPÁ-LO, PELO MENOS, UMA VEZ POR ANO.

ACELERAÇÃO - SÃO MAIS LENTOS NA ARRANCADA. E, NAS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA, SE EQUIVALEM AOS A GASOLINA.

PESO - GERALMENTE, OS DIESEL SÃO CERCA DE 40% MAIS PESADOS QUE OS MOTORES A GASOLINA, O QUE ACABA PREJUDICANDO A ARRANCADA E A ESTABILIDADE DO BARCO. AINDA, POR SEREM MAIORES, OCUPAM MAIS ESPAÇO A BORDO.

REVISÕES - AS REVISÕES DOS MOTORES DIESEL SÃO CARAS. EM RELAÇÃO AOS A GASOLINA, CUSTAM UNS 50% A MAIS. ELAS SÃO FEITAS NOS MESMOS PERÍODOS QUE O MOTOR A GASOLINA.

RUÍDO - SÃO MAIS BARULHENTOS, POIS TRABALHAM COM TAXA DE COMPRESSÃO MAIS ALTA QUE OS MOTORES A GASOLINA.

PREÇO -  GERALMENTE, UM MOTOR A DIESEL CUSTA QUASE O DOBRO DE UM MOTOR SIMILAR A GASOLINA.

MOTOR  A GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS:

POUCA FORÇA - NÃO SÃO MOTORES COM MUITA FORÇA E, POR ISSO, IMPRÓPRIOS PARA BARCOS MAIS PESADOS.

SEGURANÇA - A GASOLINA É MUITO MAIS INFLAMÁVEL QUE O DIESEL, PODENDO PROVOCAR UM INCÊNDIO A BORDO SE A INSTALAÇÃO DO MOTOR NÃO FOR BEM FEITA.

VIDA ÚTIL - SÃO MENOS RESISTENTES AO TEMPO, POIS A PARTE MECÂNICA É MAIS FRÁGIL QUE A DOS SIMILARES A DIESEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - JÁ FOI BEM MAIS CARO. MAS INDA HOJE CUSTA CERCA DE 40% A MAIS QUE O DIESEL POR LITRO (EM 2006).

LIMPEZA - OS MOTORES ELETRÔNICOS A GASOLINA SÃO MAIS DIFÍCEIS DE LAVA, POIS ALGUNS CONECTORES E CHI´PS SÃO MAIS SENSÍVEIS À ÁGUA, COMPARADOS AOS MOTORES DIESEL MECÂNICOS.

AUTONOMIA - COMO O CONSUMO É MAIOR, A AUTONOMIA É CERCA DE 50% MENOS EM RELAÇÃO AOS MOTORES DIESEL.

DURABILIDADE DO COMBUSTÍVEL - A GASOLINA COMUM DURA APENAS CERCA DE DOIS MESES DENTRO DO TANQUE DE UM BARCO, ANTES DE PERDER PARTE DE SUAS PROPRIEDADES - DUAS VEZES MENOS QUE O DIESEL.

BOA ESCOLHA!