segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O QUE O "SERRA POLAR" TEM OPERADO NO TEMADRE, LONGE DE SUA BASE EM SUAPE?

UMA INTERROGAÇÃO PAIRA SOBRE O "VIAJANTE SEM PORTO", NESSES ÚLTIMOS 20 DIAS! OU SEJA: O NAVIO "SERRA POLAR", FEZ DUAS VIAGENS AO "TEMADRE", TERMINAL DA TRANSPETRO, LOCALIZADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS". QUAL FOI A OPERAÇÃO REALIZADA? 

O "SERRA POLAR", NO MOMENTO, SALVO ENGANO, TEM COMO COMISSÃO, ABASTECER DE ÓLEO COMBUSTÍVEL MARÍTIMO "BUNKER", ÓLEO PESADO, OS NAVIOS QUE ARRIBAM AO PORTO DE "SUAPE" EM PERNAMBUCO, 

QUE TIPO DE CARGA O MESMO TEM EMBARCADO NO "TEMADRE"? ESSA É NOSSA DÚVIDA, DIGO EMBARCADO, POR QUE O NAVIO NA TARDE DE HOJE FUNDEOU NA BTS EM LASTRO.

SUAPE NÃO TEM REFINARIA INSTALADA EM SUA ÁREA INDUSTRIAL, ENTÃO, PODE-SE DEDUZIR QUE ELE TEM VINDO CARREGAR BUNKER, PRODUZIDO NA REFINARIA "LANDULFO ALVES" EM DEMANDA AO PORTO DE ORINGEM. É UMA POSSIBILIDADE.

ESTAMOS CONJECTURANDO. A PRINCÍPIO, O QUE ME TRAZ DÚVIDAS, É O PORTE DO "SERRA POLAR", QUE MEDE 74 M, NÃO TENHO SEU DESLOCAMENTO, OU SEJA, É UMA EMBARCAÇÃO RAZOAVELMENTE PEQUENA, CUJA QUANTIDADE DE CARGA TRANSPORTADA NÃO SUPRIRIA O ABASTECIMENTO DE UM NÚMERO MAIOR DE NAVIOS. 

ALÉM DISSO, UMA VIAGEM REDONDA ENTRE O TEMADRE E SUAPE, DEMANDARIA UMA MÉDIA DE 4 DIAS, ENTRE NAVEGAÇÃO E O PERÍODO DE EMBARQUE, ISSO SE NÃO HOUVER TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAR. NESSE INTERREGNO SUAPE FICARIA  DESCOBERTO?  O CUSTO OPERACIONAL VALERIA ESSA FAINA?  

SÓ PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, O NAVIO QUE OPERA COM SUPRIMENTOS DE COMBUSTÍVEIS PESADOS NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" É O "TANGO I" COM 101 M,  PORTE RELATIVAMENTE MAIOR QUE O "SERRA POLAR".

REPITO, É PRIMÁRIO APENAS FORNECER O COMPRIMENTO DA EMBARCAÇÃO, TERÍAMOS QUE TER OUTRAS MEDIDAS GEOMÉTRICAS, VOLUMÉTRICAS E APARATO DE MANUSEIO DE CARGA, FORNECIDOS PELA SOCIEDADE CLASSIFICADORA DO MESMO, COMO: DESLOCAMENTO, QUANTIDADE  E ESPECIFICIDADES DOS TANQUES, ETC. 

DE QUALQUER FORMA, VAMOS TENTAR ELUCIDAR ESSA DÚVIDA, COM A GERÊNCIA DO TERMINAL DE MADRE DEUS, OU COM À AGENCIADORA DO ARMADOR.
  
"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570


 "SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

"TANGO I" - LAS PALMAS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9402665#top_photo


JOSEMAR

2 comentários:

  1. Caro Josemar a sua postagem é interessante como um aviso aos navegantes e gostaria de acrescentar o seguinte: a Baia de Todos os Santos devido a sua localização possui uma baia bastante protegida e como existe uma refinaria na Bahia, os armadores de navios utilizam esta baia para abastecimento dos navios com combustível chamado de Fuel Oil e Diesel e por isso a Petrobras sempre aparecia com uma das maiores empresas exportadora na Bahia justamente pela venda deste combustível e agora com a RLAM foi privatizada a ACELEN deve ter contratada a Serra polar para fazer o abastecimento dos navios que aportam a baia de todos santos para esta finalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito seus esclarecimentos Teruake!! Não podia ser de outra maneira pela sua experiência na área de operações portuárias, talvez uma das mais significativas da Bahia!! Essa contribuição só traz esclarecimento aos acessadores do BLOG!! Entendo dessa maneira, o Serra polar deve estar em substituição aos 2 Luiz Rebelo que operavam na Baía de todos os Santos, para BUNKER e foram dispensados após a privatização da RLAM! Possivelmente nesse instante deve estar atendendo a exigências burocráticas e legais, principalmente em relação a Capitania dos Portos da Bahia!!! Grande amigo, espero sempre seus comentários no BLOG, grande e fraterno abraço!!

      Excluir