O trabalho analisa alguns requisitos para o desenvolvimento da atividade náutica de lazer no Estado da Bahia, particularmente na Baía de Todos os Santos, com o objetivo de identificar mecanismos de geração de renda, emprego e ampliação da arrecadação tributária. Delineia a evolução e caracte rísticas do lazer náutico, bem como as vantagens competitivas e comparativas da Bahia em relação a outras regiões concorrentes no Brasil. A pesquisa apresentada denuncia a não preservação da cultura náutica e arte naval que se formou ao longo da história da Bahia e a falta de planejamento governamental como fatores que prejudicam a expansão desse setor. A ausência de instrumentos fiscais direcionados à concessão de incentivos para implantação de estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos é outro fator inibidor desta atividade no Estado. A participação complementar do Governo da Bahia em relação à Marinha de Guerra do Brasil nas atividades de salvaguarda da vida no mar traduz-se como um suporte aos navegantes do Litoral Baiano. Os autores concluem, com base nos argumentos delineados nessa monografia, que existe uma acentuada desproporcionalidade entre as estruturas náuticas atualmente existentes na Baía de Todos os Santos e o potencial exploratório. Cenário este que pode ser revertido com a adoção de políticas públicas responsáveis, induzindo a um crescimento deste setor com implicações favoráveis nos índices de desenvolvimento econômico e humano do Estado.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
FILME "QUESTÃO DE HONRA" - EXEMPLOS DE DIGNIDADE E CORAGEM
AOS VISITANTES, REPITO MAIS UMA VEZ QUE ME FALTA QUALIDADE PARA SER CRÍTICO DE CINEMA OU DE QUALQUER OUTRO RAMO DAS ARTES. OS POUCOS FILMES QUE COMENTAREI NESTE BLOG, SE FUNDAMENTAM EM APENAS UMA LÓGICA, OU SEJA, SEUS ENREDOS DEMONSTRAM EXEMPLOS DE HONRA, DE CORAGEM, DE COERÊNCIA, EM SUMA, BASEADOS EM FATOS REAIS OU FICÇÃO DEIXAM UM LEGADO DE DIGNIDADE.
FOI NESTE CONTEXTO, QUE TIVE A AUDÁCIA DE FALAR ALGUMA COISA SOBRE AS PELÍCULAS GLADIADOR E CORAÇÃO VALENTE, E HOJE VOLTO COM UMA NOVA RODADA, O FILME "QUESTÃO DE HONRA", CUJO TÍTULO EM INGLÊS É "A FEW GOOD MEN", LANÇADO EM 1992.
CARTAZ DO FILME
TOM CRUISE NO PAPEL DO TENENTE DANIEL KAEFE
O ENREDO RETRATA UM OFICIAL DA MARINHA AMERICANA, VIVIDO POR "TOM CUISE", NO PAPEL DO TENENTE "DANIEL KAFFE", INDICADO PARA SER DEFENSOR DE DOIS FUZILEIROS ACUSADOS DE TER ASSASSINADO UM COLEGA NA BASE NAVAL DE “GUANTÁNAMO’.
O OFICIAL QUE ATUAVA COMO PROMOTOR NO PROCESSO, OFERECE A KAFFE UM ACORDO, CONSIDERANDO OS RÉUS CULPADOS, MAIS REDUZINDO AS RESPECTIVAS PENAS. A PRINCÍPIO, "KAFFE" ACEITA, ACREDITANDO SER RAZOÁVEL, MAS SUA ASSISTENTE, TENENTE "JOANNE GALLOWAY" VIVIDA POR “DEMI MOORE”, INSISTE EM APURAR O CASO, TENDO COMO LINHA DE DEFESA QUE OS RÉUS AGIRAM COM CONSENTIMENTO DOS SEUS SUPERIORES.
DEMI MOORE - TENENTE GALLOWAY
APÓS ESTUDAR OS AUTOS, ACREDITANDO QUE TENHA HAVIDO UM "ALERTA VERMELHO", QUE É UMA PUNIÇÃO, NÃO OFICIAL, APLICADA PELOS PRÓPRIOS COLEGAS, NAQUELES QUE SE ACREDITAM FRAQUEJAREM NOS TREINAMENTOS.
NÃO VOU RELATAR MINÚCIAS DO FILME, POIS DIMINUIRIA AS ESPECTATIVAS DE QUEM, PRETENDE ASSISTIR. EM SUMA, TENENTE KAFFE, GALLOWAY E SAM, OUTRO OFICIAL NO CASO. PARTEM PARA A ILHA, REALIZANDO A FASE INVESTIGATÓRIA, RETORNANDO PARA PLANEJAR A LINHA DE DEFESA E ARROLAMENTOS DAS TESTEMUNHAS.
O GRUPO LOGO CHEGA A CONCLUSÃO QUE HOUVE INDÍCIOS FORTES DE UM "ALERTA VERMELHO" E QUE O COMANDANTE DA BASE E SEU OFICIALATO ENCOBRIA A VERDADE UTILIZANDO DE TRÂNSITO DE INFLUÊNCIA. DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE O CORONEL "JESSEP", VIVIDO POR "JACK NICHOLSON", TINHA PRETENSÕES E TRÂNSITO POLÍTICO NA CAPITAL AMERICANA.
"KAFFE" ACREDITA QUE SERIA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ALEGAR QUE OS DOIS RÉUS PRATICARAM O ALERTA VERMELHO, PELA DIFICULDADE DE ENCONTRAR EVIDÊNCIAS MATERIAIS E PROVAS TESTEMUNHAIS, E SE LEVASSE A JÚRI QUE UM OFICIAL SUPERIOR, O COMANDANTE DA BASE, TINHA CONHECIMENTO QUE SEUS SUBORDINADOS PRATICAVAM ABERTAMENTE ESSE TIPO DE ATO INFORMAL, E NÃO CONSEGUISSE CONVENCER O JÚRI, SUA CARREIRA DE OFICIAL DE MARINHA E ADVOGADO NÃO MAIS EXISTIRIA.
“GALLOWAY” CONSEGUE CONVENCER “KAFFE” A SUSTENTAR A LINHA DE DEFESA, PROVOCANDO O SEU AMOR PRÓPRIO, MOSTRANDO QUE ELE ERA UM ADVOGADO BRILHANTE E SAIRIA VENCEDOR. O RESTO VOCÊ VERÁ ASSISTINDO O FILME.
ACREDITAR NA POSSIBILIDADE DE VITÓRIA, MESMO QUE SEJA CONTRA FORÇAS HIERARQUICAMENTE SUPERIORES, NÃO É PARA TODOS OS HOMENS. NESSA AÇÃO O TENENTE “KAFFE” ENFRENTOU UM OFICIAL DE PATENTE SUPERIOR, ONDE O JUIZ DO CASO TAMBÉM ERA UM CORONEL DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAL, UM JÚRI CONSERVADOR, COORPARATIVISMO E TRÂNSITO DE INFLUÊNCIA, MAS VENCEU.
NO DIA A DIA DAS CORPORAÇÕES O QUE SE VERIFICA COM MUITA FREQUÊNCIA SÃO SINDICÂNCIAS E INQUÉRITOS TENDENCIOSOS ONDE A PUNIÇÃO EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, DEVIDO A FRAQUEZA DOS COMPONENTES DO GRUPO EM SE IMPOR ÀS FORÇAS ESTRANHAS LEVAM A CONCLUSÕES PARCIAIS APLICANDO PENAS RÍGIDAS AOS MAIS FRACOS E LIVRANDO DE PUNIÇÃO EXEMPLAR OS QUE ESTÃO EM ESFERA HIERÁRQUICA SUPERIOR, A ISTO CHAMAMOS DE IMPUNIDADE.
ATÉ A PRÓXIMA
JOSEMAR
JOSEMAR
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
PARADOXO - PORTO DE SALVADOR X SUAPE
DUAS INFORMAÇÕES CONFLITANTES QUE ENVOLVEM TANTO O PORTO DE SALVADOR COMO O PORTO DE SUAPE. REALMENTE NÃO SEI ONDE ESTÁ A VERDADE, OU ENTÃO, OS DADOS NÃO SÃO CONFLITANTES.
SÓ POSSO DIZER O SEGUINTE, FARIA TUDO AO MEU ALCANCE SE ESTIVESSE A FRENTE DOS DESTINOS DA MINHA TERRA, PARA QUE O ALGODÃO OU QUALQUER OUTRO PRODUTO GERADO EM TERRITÓRIO BAIANO FOSSEM EMBARCADOS EM PORTOS DA BAHIA, NADA DE SUAPE, PECÉM OU OUTRO QUALQUER.
VAMOS AOS FATOS:
NO SITE DA CODEBA, FOI POSTADA UMA MATÉRIA INTITULADA " PORTOS VÃO DAR SUSTENTAÇÃO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA" , CUJO TRECHO TRANSCREVEMOS ABAIXO, FALA SOBRE FUTURA EXPORTAÇÃO DE ALGODÃO PRODUZIDO NA BAHIA PELO PORTO DE SALVADOR.
" OUTRA NOVIDADE É A SAFRA DE ALGODÃO QUE COMEÇARA A SER EXPORTADA PELO PORTO DE SALVADOR, QUE DESENVOLVEU UMA GRANDE ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AOS PRODUTORES, TRAZENDO MAIOR CONVENIÊNCIA PARA QUEM OPTA POR ESCOAR O ALGODÃO PELA CAPITAL BAIANA. ESTA ESTRUTURA INCLUI A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DAS AGÊNCIAS DE CARGA, TRANSPORTADORAS, EMPRESAS DE DESPACHO ADUANEIRO E ARMAZÉNS COM CAPACIDADE DE ESTUFAGEM. ALÉM DISSO, AS OPERAÇÕES EM SALVADOR ESTÃO EM CONFORMIDADE COM PADRÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA INTERNACIONAIS QUE GARANTEM TRANQUILIDADE AOS IMPORTADORES E EXPORTADORES"
MATÉRIA COMPLETA NO ENDEREÇO A SEGUIR:
POR OUTRO LADO, NO SITE DA REVISTA " PORTOS E NAVIOS" OUTRA MATÉRIA INFORMA QUE SUAPE ESTÁ SE ESTRUTURANDO PARA ESCOAR O ALGODÃO PRODUZIDO NO OESTE DO ESTADO, INCLUSIVE USANDO A HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO E O PORTO FLUVIAL DE PETROLINA, ENQUANTO O DE JUAZEIRO É UM VERDADEIRO SÍMBOLO A INEFICIÊNCIA, SÓ EXISTE A ESTRUTURA E UM GUINDASTE MÓRBIDO.
OS PERNAMBUCANOS TÊM PORTO FLUVIAL E AEROPORTO INTERNACIONAL EM PETROLINA, AGORA QUEREM USAR A HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO QUE CORTA O TERRITÓRIO BAIANO, PARA ESCOAR POR SUAPE AS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO OESTE DA BAHIA. OS DETALHES ESTRATÉGICOS QUE PODEM PROPORCIONAR UM CAMINHO DESENVOLVIMENTISTA PARA OS BAIANOS SÃO ESQUECIDOS E RELEGADOS, ENQUANTO DELIRAMOS EM PROJETOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO , PORTO SUL, PONTE SALVADOR ITAPARICA E FERROVIA LESTE OESTE, QUE DEVEM ACONTECER, MAS NÃO HÁS RECURSOS PARA TODO O SONHO, CADA FATO TEM SEU MOMENTO.
PORQUE NÃO ANUNCIAMOS QUE VAMOS TRAZER O AÇÚCAR DE PERNAMBUCO PARA SER EXPORTADO POR PORTOS BAIANOS? AO INVÉS DE GASTARMOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS ESCASSOS EM UMA FERROVIA COMO A LESTE OESTE QUE SÓ EXISTE NO PAPEL, VAMOS RECUPERARMOS A FERROVIA JUAZEIRO / SALVADOR E INTERLIGARMOS A MESMA COM A FERROVIA TRANSNORDESTINA, PARA ESCOAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO OESTE DO ESTADO E DO PIAUÍ PELO PORTO DE ARATU OU PELO TERMINAL COTEGIPE.
VEJA O TRECHO DA MATÉRIA E NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO A SEGUIR;
" O FORTE DA NOVA LINHA DE NAVEGAÇÃO SERÁ A IMPORTAÇÃO DE LUGARES COMO CHINA, HONG KONG E ÁFRICA. " ESTA LINHA PODE SE TORNAR UM GRANDE CANAL DE EXPORTAÇÃO E SUAPE VAI GANHAR GRANDES CLIENTES QUE EXPORTAM", DEFENDEU BERGMANN. A EMPRESA ESTÁ ACERTANDO OS DETALHES PARA USAR OS CONTÊINERES DA NOVA LINHA PARA EXPORTAR PARA O JAPÃO CERCA DE 4 MIL TONELADAS DE PLUMA E LINTER (A FIBRA) DE ALGODÃO, ANUALMENTE, QUE SÃO PRODUZIDOS NO OESTE DA BAHIA.
O PRODUTO VAI SAIR DE IBOTIRAMA (NA BAHIA) PELAS BARCAÇAS DO SÃO FRANCISCO, DEPOIS SERÁ ALFANDEGADO NO PORTO DE PETROLINA, ONDE DEVE EMBARCAR EM CAMINHÕES COM DESTINO A SUAPE. "COM O TEMPO, VAI VIR MAIS ALGODÃO PRODUZIDO NO SUL DO PIAUÍ E DO MARANHÃO", COMENTOU".
GOSTARIA IMENSAMENTE, QUE O DIRETOR DO TECON E O PRESIDENTE DA CODEBA COMENTASSE SOBRE ESTE PARADOXO, QUE INDICA QUE MAIS UMA VEZ OS INTERESSES DO ESTADO PODEM FICAR PARA DEPOIS. A HISTÓRIA ENSINA QUE A FRAQUEZA É PERIGOSA.
JOSEMAR
VISIT THE CITY OF SALVADOR, BAHIA STATE
VISIT THE CITY OF SALVADOR, CAPITAL OF BAHIA STATE. COME TO NAVIGATE IN OUR SEAS, ONE OF THE MOST APPROPIATE PRACTICE OF YACHTING ON THE PLANET, NAUTICAL HISTORY, THE MOST CHARMING AND GREATER BAY OF BRAZIL, THE “BAY OF ALL SAINTS”, AGREABLE PEOPLE , SUNSHINES ALMOST OVER THE YEAR. IDEAL PLACE FOR THOSE WHO WANT TO INVEST IN SHIPBUILDING AND BOAT CHARTER. PARADISE FOR CONTEMPLATIVE DIVING AND SHIP WRECKS.
I WAIT FOR YOU IN SALVADOR - BAHIA
CITY OF SALVADOR
RELIGIOUS PARTY AT SEA OF BAHIA
ITAPARICA ISLAND
BEACH MORRO DE SÃO PAULO
http://www.brasilturismo.blog.br/ferias-fotos-vila-morro-de-sao-paulo-praias-sol-e-mar-na-bahia.html
BEACH MORRO DE SÃO PAULO
http://www.brasilturismo.blog.br/ferias-fotos-vila-morro-de-sao-paulo-praias-sol-e-mar-na-bahia.html
VESSEL TYPICAL OF BAHIA
TYPICAL BOAT OF BAHIA
TYPICAL BOAT OF BAHIA
http://ilhabomjesus.blogspot.com/2011/01/dia-19-de-janeiro-dia-do-saveiro-da.html
SALVADOR BAHIA CARNIVAL 2011
http://dicasgratisnanet.blogspot.com/2010/08/fotos-carnaval-2011-rj-salvador-sp.htmlSALVADOR BAHIA CARNIVAL 2011
BARRA LIGHTHOUSE
FORT SAN MARCELO
domingo, 7 de agosto de 2011
RIO PARAGUAÇU
BOM DIA
NESTE DOMINGO, PELA MANHÃ, - 7/08/2011 - FUI ALERTADO POR UMA AMIGA, QUE ESTAVA PASSANDO UMA INTERESSANTE REPORTAGEM SOBRE O "RIO PARAGUAÇU" NA TELEVISÃO, MOSTRANDO DESDE SUA FOZ ATÉ A DESEMBOCADURA NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS", REVELANDO OS ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS DOS LOCAIS BANHADOS PELA BACIA DESSE IMPORTANTE RIO BAIANO. VOCÊ PODE VER A MATÉRIA ACESSANDO O SITE DA REDE GLOBO , PROGRAMA GLOBO RURAL.
NO MARCADOR ROTEIRO NÁUTICO, DESTE BLOG, ENCONTRAMOS UM ARTIGO SOBRE NAVEGAR DE "SALVADOR" ATÉ A CIDADE DE "CACHOEIRA" ÀS MARGENS DO RIO PARAGUAÇU.
BOM DOMINGO
JOSEMAR
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
BOA NOTÍCIA - PORTOS BAIANOS - MINÉRIO EXPORTADO POR ARATU
DE SUMA IMPORTÂNCIA A NOTÍCIA A SEGUIR, NA VERDADE, O QUE SE OBSERVA É QUE OS FATOS DE IMPACTOS POSITIVOS NA ECONOMIA BAIANA TEM SURGIDO UNICAMENTE NO NOSSO "TRADE" PORTUÁRIO, COMO RELATAMOS EM POSTAGENS PASSADAS.
A EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO PELO PORTO DE ARATU, CONSOLIDA ESSA UNIDADE COMO O MAIS IMPORTANTE PORTO DE GRANEIS LOCALIZADO ENTRE O TERMINAL DE TUBARÃO NO ESPÍRITO SANTO E O PORTO DE ITAQUI - PONTA DA MADEIRA NA BAÍA DE SÃO MARCOS NO MARANHÃO.
O MIX DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA DE ARATU NO SENTIDO IMPORTAÇÃO INCLUI DIVERSOS GRANEIS: FERTILIZANTES, CLINKER, CONCENTRADO DE COBRE, ROCHA FOSFÁTICA, MANGANÊS, COQUE, ETC. NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, ULTIMAMENTE SÓ MAGNESITA, E AGORA MINÉRIO DE FERRO. A RESERVA DE 2,7 BILHÕES DE TONELADAS, SINALIZA UMA VIDA ÚTIL EXTENSA, O QUE PROPORCIONARÁ UMA DEMANDA OPERACIONAL INTERESSANTE PARA ARATU.
NA FOTO ABAIXO, PORTO DE ARATU, OBSERVA-SE NA EXTREMIDADE DIREITA O ANTIGO PIER DE GRANEIS GASOSOS, HOJE OPERANDO NAFTA PARA BRASKEM, O TGL - TERMINAL DE GRANEIS LÍQUIDOS, COM DOIS BERÇOS, O TGS - TERMINAL DE GRANEIS SÓLIDOS COM O BERÇO SUL E NORTE, E NA EXTREMIDADE ESQUERDA DA IMAGEM, MAIS AO NORTE, O PIER II QUE OPERA GRANEIS, COM APENAS UM BERÇO, MAS NA VERDADE É MULTIUSO, EM PASSADO RECENTE OPEROU MADEIRAS EM TORAS.
PORTO DE ARATU
A DRAGAGEM PARA 15 METROS, CONSTRUÇÃO DE NOVO PIER OU AMPLIAÇÃO DOS EXISTENTES, JUNTAMENTE COM MELHORIA DOS ACESSOS FERROVIÁRIOS, É UM GRANDE PASSO NA REQUALIFICAÇÃO DO PORTO DE ARATU. NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA, MAS ACREDITO QUE NO FUTURO, HAVENDO CONTINUIDADE E AMPLIAÇÃO DOS EMBARQUES, HAVERÁ NECESSIDADE DE DRAGAR PARA + - 19 METROS, PROPORCIONANDO A OPERAÇÃO DE NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, PARA SE ATINGIR MERCADOS MAIS DISTANTES ONDE O GANHO DE ESCALA SIGNIFICA FRETES ATRATIVOS E MAIOR COMPETITIVIDADE PARA EXPLORAÇÃO DESSA JAZIDA.
A REPORTAGEM NÃO COMENTA SOBRE O TEOR DE MINÉRIO DA MINA, NEM SOBRE OS MERCADOS QUE SERÃO ALCANÇADOS E QUANDO OCORRERÁ O EMBARQUE PILOTO, SE AINDA NESTE ANO.
TODA A LOGÍSTICA PORTUÁRIA TERÁ GANHOS COM ESTA OPERAÇÃO, NÃO SÓ O PORTO, MAS TAMBÉM, PRATICAGEM, REBOCADORES, AGÊNCIAS MARÍTIMAS, FORNECEDORES DE NAVIOS, ENTRE OUTROS. A ESTE FATO DE RELEVÂNCIA, JUNTA-SE O ADITIVO DO TECON, A PARCERIA DESSE MESMO TERMINAL COM A INTERMARÍTIMA, A DRAGAGEM DOS PORTOS DE SALVADOR E ARATU, A CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE.
CONGRATULAÇÕES AO PRESIDENTE DA CODEBA SENHOR JOSÉ MUNIZ REBOUÇAS, E A SUA DIRETORIA, ESPECIALMENTE O ENGENHEIRO RENATO ROCHA, PELA EFICIENTE GESTÃO FRENTE A COMPANHIA, AOS DIRETORES DA INTERMARÍTIMA E DO TECON, AO SENHOR SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA DO CPORT. NÃO ESQUECER, QUE APESAR DOS AVANÇOS MUITO AINDA FALTA A SER REALIZADO: AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PONTA NORTE, AMPLIAÇÃO DE ARATU.
JOSEMAR
Minério de ferro baiano será exportado por ferrovia
Foto: Ulgo Oliveira
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela Vale, e a Arc Alfa assinaram ontem (4/8), na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o contrato para o transporte de minério de ferro entre a região de Iaçu (BA) para o Porto de Aratu, no litoral baiano. O contrato prevê o transporte de quase 4 milhões de toneladas até 2016.
No ano que vem, devem ser escoados pelo corredor logístico cerca de 360 mil toneladas. Em 2013, o volume deverá ser de 550 mil. A partir de 2014, o montante será de 1 milhão de toneladas anuais. Se fosse feito pelo modal rodoviário, o transporte de 3,9 milhões demanda quase 14,5 mil viagens de caminhão.
Para realizar o transporte do minério, será construído um terminal no município de Iaçu. De lá, a carga segue por cerca de 300 quilômetros de linha férrea até o porto, localizado em Candeias.
"A parceria dará mais competitividade ao minério da Arc Alfa, já que a ferrovia é o meio de transporte ideal para o minério. Temos certeza de que a exportação da carga logo trará impactos positivos na balança comercial da Bahia", afirma o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli.
"Estamos muito contentes com essa parceria com a FCA e confiantes no potencial da produção da região de Iaçu. Este é apenas o passo inicial. Vamos contribuir muito com o desenvolvimento da Bahia", explica o diretor de Logística da Arc Alfa, Paulo Oliva.
Durante a reunião, o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli anunciou ao Governo que fará a recomposição da linha férrea do Porto de Aratu e investimentos em torno de R$ 30 milhões.
As reservas da Arc Alfa na região são estimadas em 2,7 bilhões de toneladas de minérios em 87.302 hectares na região central da Bahia. A alta qualidade dos minérios da Arc Alfa, aliada a excelente condição geológica das reservas, irá permitir a produção de três tipos de minérios de ferro: lump ore, hematitinha e sinter feed.
Segundo o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, a Bahia vem investindo muito na área de Infraestrutura. “Com esse acordo irá facilitar o escoamento de minério de ferro. Também estamos lutando para escoar os grãos do Oeste baiano, com a implantação da ferrovia Oeste Leste. Em breve, creio que também estaremos anunciando mais obras para os baianos”, finaliza Otto.
No ano que vem, devem ser escoados pelo corredor logístico cerca de 360 mil toneladas. Em 2013, o volume deverá ser de 550 mil. A partir de 2014, o montante será de 1 milhão de toneladas anuais. Se fosse feito pelo modal rodoviário, o transporte de 3,9 milhões demanda quase 14,5 mil viagens de caminhão.
Para realizar o transporte do minério, será construído um terminal no município de Iaçu. De lá, a carga segue por cerca de 300 quilômetros de linha férrea até o porto, localizado em Candeias.
"A parceria dará mais competitividade ao minério da Arc Alfa, já que a ferrovia é o meio de transporte ideal para o minério. Temos certeza de que a exportação da carga logo trará impactos positivos na balança comercial da Bahia", afirma o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli.
"Estamos muito contentes com essa parceria com a FCA e confiantes no potencial da produção da região de Iaçu. Este é apenas o passo inicial. Vamos contribuir muito com o desenvolvimento da Bahia", explica o diretor de Logística da Arc Alfa, Paulo Oliva.
Durante a reunião, o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli anunciou ao Governo que fará a recomposição da linha férrea do Porto de Aratu e investimentos em torno de R$ 30 milhões.
As reservas da Arc Alfa na região são estimadas em 2,7 bilhões de toneladas de minérios em 87.302 hectares na região central da Bahia. A alta qualidade dos minérios da Arc Alfa, aliada a excelente condição geológica das reservas, irá permitir a produção de três tipos de minérios de ferro: lump ore, hematitinha e sinter feed.
Segundo o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, a Bahia vem investindo muito na área de Infraestrutura. “Com esse acordo irá facilitar o escoamento de minério de ferro. Também estamos lutando para escoar os grãos do Oeste baiano, com a implantação da ferrovia Oeste Leste. Em breve, creio que também estaremos anunciando mais obras para os baianos”, finaliza Otto.
TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS 2011/2012 - PORTO DE SALVADOR
O CARROSSEL DA EXISTÊNCIA CONTINUA A GIRAR, TRANSFORMANDO O TÉRMINO EM UM NOVO PRINCÍPIO, E ASSIM COMO TUDO NA VIDA A CADA ANO QUE PASSA NOVAS HISTÓRIAS DEVEM SER CONTADAS. FILOSOFIA A PARTE, VAMOS AGORA FALAR SOBRE OS CRUZEIROS MARÍTIMOS TEMPORADA 2011 / 2012 NA COSTA BRASILEIRA, OS NAVIOS, OS ROTEIROS, AS PERSPECTIVAS PARA O SETOR NA BAHIA.
CRUZEIRO MARÍTIMO É UMA FORMA BASTANTE PRÁTICA E PRAZEROSA DE REALIZAR UM SONHO ACALENTADO DE UMA VIAGEM TURÍSTICA. EXEMPLO: VOCÊ ESTÁ EM SÃO PAULO E QUER CONHECER A BAHIA - SALVADOR, DUAS OPÇÕES, AVIÃO E NAVIO.
A PRIMEIRA OPÇÃO VOCÊ SE DIRIGIRÁ A UM CONGESTIONADO AEROPORTO DE SÃO PAULO, COM CHANCES DE SEU EMBARQUE DEMORAR HORAS POR CONTA DOS GARGALOS QUE VARREM O SETOR AÉREO. CHEGANDO EM SALVADOR VAI ESPERAR O DESEMBARAÇO DAS BAGAGENS, SE DIRIGIR A UM TÁXI, IR A RECEPÇÃO DO HOTEL, DESFAZER MALAS E DEPOIS DE MUITO CANSAÇO TENTAR FAZER O PRIMEIRO TOUR PELA CIDADE, ESCOLHER O LOCAL DE ALMOÇAR, JANTAR, ETC. SE SEUS PLANOS CONSTAREM VISITAS A UMA OU MAIS CAPITAIS DO NORDESTE, IMAGINEM TODO ESSE RITUAL SE REPETINDO.
A SEGUNDA OPÇÃO, O NAVIO DE CRUZEIRO, CUJO SEU ÚNICO ESFORÇO SERÁ SE DIRIGIR A SANTOS PARA O EMBARQUE, POIS ELE SERÁ SEU HOTEL, SEU MEIO DE LOCOMOÇÃO, SEU CENTRO DE LAZER, 3 REFEIÇÕES AO DIA, MUITOS COM BEBIDAS INCLUSAS, MAIS DE UMA CIDADE PARA ESCALA, ESTRUTURA EM TERRA PARA TE LEVAR, SE VOCÊ QUISER, ÀS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO LOCAL.
FAÇA AS CONTAS, TANTAS AS FINANCEIRAS COMO AS DE FACILIDADES. PRATICAMENTE TODAS OPERADORAS REALIZAM PROMOÇÕES COMO CRIANÇA ATÉ CERTA IDADE NÃO PAGA, TERCEIRO PASSAGEIRO IDEM, QUANTO MAIS CEDO ADQUIRIR O BILHETE HAVERÁ UM MAIOR DESCONTO, E ASSIM POR DIANTE.
ESSA NOVA TEMPORADA, SEGUNDO ANALISTAS DO SETOR COMEÇARA COM UM MENOR NÚMEROS DE NAVIOS QUE A TEMPORADA PASSADA, OS ARMADORES ACREDITAM QUE SUPER ESTIMARAM A CAPACIDADE LOGÍSTICA DOS PORTOS BRASILEIROS EM RECEBEREM OS NAVIOS DE CRUZEIROS, QUE A CADA GERAÇÃO CRESCEM ESTRUTURALMENTE.
COMO QUASE TUDO NO BRASIL, NÃO SE ANTECIPA AS DEMANDAS, FICAMOS SEMPRE A DESEJAR EM RELAÇÃO A EFICIÊNCIA QUANDO COMPARADO A OUTRAS NAÇÕES. DIZEM QUE AS OBRAS DA COPA, RESOLVERÃO TODOS OS PROBLEMAS DO PAÍS, NUM PASSE DE MÁGICA, ACESSIBILIDADE, SEGURANÇA E OUTROS, É MUITO TRISTE IMAGINAR QUE DEPENDEMOS DE UMA BOLA ROLANDO, CHUTADA DE UMA LADO PARA OUTRO, PARA QUE POSSAMOS TER DIGNADO NA APLICAÇÃO DOS TRIBUTOS QUE PAGAMOS.
DESSA VEZ SERÃO 16 NAVIOS, CONTRA 21 DO PERÍODO ANTERIOR, NEM TODOS ESCALARÃO NO PORTO DE SALVADOR, POIS MUITOS DOS CRUZEIROS ACONTECERÃO NO SUDESTE E EM DIREÇÃO A ARGENTINA.
UM FATO NEGATIVO PARA A BAHIA, FOI A RETIRADA DO NAVIO "BLEU DE FRANCE" QUE NA TEMPORADA PASSADA ZARPAVA DE SALVADOR EM DIREÇÃO A FERNANDO DE NORONHA E ALGUMAS CAPITAIS DO NORDESTE. HOJE QUEM VAI A NORONHA É O "OCEAN DREAM", O DETALHE É QUE PARTIRÁ DE RECIFE E NÃO MAIS DE NOSSA CAPITAL.
OCEAN DREAM
http://www.cvc.com.br/site/_hotSite/cruzeiro_1024/oceandream/oceandream.jsf?gclid=CK7YiZqHt6oCFdEn2god5D2U7A
ESPECIFICAÇÕES:
TONELAGEM - 36,674 GT
COMPRIMENTO - 204,76 M
LARGURA:26,45
VELOCIDADE 21 NÓS
PASSAGEIROS: 1.422
CALADO 7,00 M
AS AUTORIDADES TURÍSTICAS DO ESTADO PERDERAM ESSE MOMENTO PARA PERNAMBUCO, SEM FALAR QUE, PARA VOCÊ CONHECER ESSA ILHA TERÁ QUE SE DESLOCAR PARA RECIFE.. BOICOTE, NÃO VÁ, EXIJA QUE NO PRÓXIMO ANO SE COLOQUE UM NAVIO PARTINDO DE SALVADOR, OS PERNAMBUCANOS NÃO TEM MERCADO PARA VIABILIZAR UMA ROTA DESSA PRECISAM DA BAHIA, BASTA TERMOS QUE SE DESLOCAR PARA TIRARMOS VISTO FORA DO NOSSO ESTADO, TEMOS QUE AGIRMOS COM OMBRIDADE E NÃO PERMITIRMOS QUE NOSSOS INTERESSES SEJAM CERCEADOS.
UM NAVIO DE TURISMO QUANDO ATRACA NO PORTO DE SALVADOR, UTILIZA INÚMEROS SERVIÇOS, PRATICAGEM, REBOCADORES, TAXAS PORTUÁRIAS, AGÊNCIA MARÍTIMA, ABASTECIMENTO DE BUNKER E MANTIMENTOS, SEM CONTAR O GASTO EFETUADO POR CADA PASSAGEIRO EM SUA ESTADIA NA CIDADE. O ESTADO E O MUNICÍPIO NÃO PODEM DORMIR EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DESSE SETOR NA BAHIA.
QUANTO A VALORES DOS BILHETES, NÃO DECLINAREMOS, POIS O ESPECTRO É AMPLO, DEPENDENDO DO ROTEIRO, DA DURAÇÃO, DO ESTILO DO NAVIO, DA ÉPOCA QUE SERÁ REALIZADO O CRUZEIRO, ETC. NO ENTANTO POSSO ACRESCENTAR QUE É MUITO MENOS QUE VOCÊ ESPERA. PROCURE UMA AGÊNCIA DE VIAGEM E PASSE SUAS FÉRIAS A BORDO, NAVEGANDO PELOS SETE MARES.
ALGUNS DOS NAVIOS QUE APORTARÃO EM SALVADOR:
SPLENDOUR OF THE SEAS
http://www.newmon.com.br/splendour20102011.htm
ESPECIFICAÇÕES:
ANO DE CONSTRUÇÃO: 1996
TONELAGEM: 70.950 toneladas
COMPRIMENTO: 264 metros
LARGURA: 32 metros
PASSAGEIROS: 2.076
VISION OF THE SEAS
http://www.newmon.com.br/splendour20102011.htm
ESPECIFICAÇÕES:
NO DE CONSTRUÇÃO: 1998
TONELAGEM: 78.491 toneladas
COMPRIMENTO: 279 metros
LARGURA: 32 metros
PASSAGEIROS: 2.416
GRAND HOLIDAY
ESPECIFICAÇÕES:
ANO DA CONSTRUÇÃO - 1999 REFORMADO EM 2005
TONELAGEM - 46.052 TON
COMPRIMENTO - 222 M
LARGURA - 28 M
CABINES - 730
VELOCIDADE - 21 NÓS
COSTA PACÍFICA
INTERIOR COSTA PACÍFICA
ESPECIFICAÇÕES:
COMPRIMENTO - 290 M
LARGURA - 35,5 M
TONELAGEM - 114.500 TON
VELOCIDADE - 23 NÓS
CABINES - 1.504
PASSAGEIROS - 3.780
TRIPULANTES - 1.110
GRAND MISTRAL
ESPECIFICAÇÕES:
TONELAGEM - 48.200 TON
COMPRIMENTO - 216 M
LARGURA - 29 M
VELOCIDADE - 20 NÓS
PASSAGEIROS - 1.700
TRIPULANTES - 624
MSC ORCHESTRA
SITES ARMADORES / OPERADORES PARA MAIORES DETALHES TÉCNICOS E TARIFÁRIOS DOS NAVIOS.
http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/homepage.aspx
http://www.costacruzeiros.com/B2C/BR/Default.htm
http://www.royalcaribbean.com.br/
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/home.php
http://rssc.com/ships/seven_seas_navigator/
http://www.pocruises.com/Cruise-Ships/Adonia/Ship-Overview/
http://www.hollandamerica.com/cruise-vacation-onboard/Prinsendam
MSC ORCHESTRA
ESPECIFICAÇÕES:
TONELAGEM - 92.409 TON
COMPRIMENTO - 293,8 M
LARGURA - 32,2 M
VELOCIDADE - 23 NÓS
TRIPULANTES - 987
PASSAGEIROS - 3013
SEVEN SEAS MARINER -CRUZEIRO INTERNACIONAL
ESPECIFICAÇÕES:
TONELAGEM - 48.075 TON
COMPRIMENTO - 216 M
LARGURA - 28,35 M
PASSAGEIROS - 700
TRIPULANTES - 445
VELOCIDADE - 20 NÓS
http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/homepage.aspx
http://www.costacruzeiros.com/B2C/BR/Default.htm
http://www.royalcaribbean.com.br/
http://rssc.com/ships/seven_seas_navigator/
http://www.pocruises.com/Cruise-Ships/Adonia/Ship-Overview/
http://www.hollandamerica.com/cruise-vacation-onboard/Prinsendam
QUADRO DOS NAVIOS DE PASSAGEIROS PROGRAMADOS PARA ATRACAREM NO PORTO DE SALVADOR TEMPORADA 2011 / 2012 - PESQUISA INTERNET - , AS INFORMAÇÕES SÃO PROVISÓRIAS, NOVAS ESCALAS PODERÃO SER ACRESCENTADAS OU CANCELADAS.VERIFIQUE QUE ENTRE OS DIAS 19/02/2012 E 22/02/2012 10 NAVIOS ESTARÃO ATRACADOS EM SALVADOR, JUSTAMENTE POR SER O PERÍODO DE CARNAVAL. NO SITE DA CODEBA TAMBÉM SE ENCONTRA POSIÇÃO COM BASE EM INFORMAÇÕES DOS AGENTES
http://www.codeba.com.br/programacao_navios/turisticos/navios_turismo.pdf
http://www.codeba.com.br/programacao_navios/turisticos/navios_turismo.pdf
POSIÇÃO 05/08/2011
NAVIO | CHEGADA | PARTIDA | |
1 | GRAND MISTRAL | 25/10/2011 | 25/10/2011 |
2 | AIDACARA | 06/11/2011 | 06/11/2011 |
3 | COLUMBUS | 11/11/2011 | 12/11/2011 |
4 | MSC ARMONIA | 13/11/2011 | 13/11/2011 |
5 | SILVER WHISPER | 23/11/2011 | 23/11/2011 |
6 | GRAND CELEBRATION | 25/11/2011 | 25/11/2011 |
7 | MSC OPERA | 25/11/2011 | 25/11/2011 |
8 | VISION OF THE SEAS | 29/11/2011 | 29/11/2011 |
9 | MSC ARMONIA | 01/12/2011 | 01/12/2011 |
10 | MSC ORCHESTRA | 02/12/2011 | 02/11/2011 |
11 | COSTA FORTUNA | 03/12/2011 | 03/12/2011 |
12 | SOBERANO | 04/12/2011 | 04/12/2011 |
13 | SPLENDOUR | 06/12/2011 | 06/12/2011 |
14 | INSIGNIA | 07/12/2011 | 07/12/2011 |
15 | COSTA MAGICA | 08/12/2011 | 08/12/2011 |
16 | COSTA VITÓRIA | 11/12/2011 | 11/12/2011 |
17 | COSTA PACIFICA | 12/12/2011 | 12/12/2011 |
18 | DEUTSCHLAND | 13/12/2011 | 13/12/2011 |
19 | MSC ORCHESTRA | 13/12/2011 | 13/12/2011 |
20 | AZAMARA JOURNEY | 15/12/2011 | 15/12/2011 |
21 | GRAND MISTRAL | 24/12/2011 | 24/12/2011 |
22 | GRAND HOLIDAY | 25/12/2011 | 25/12/2011 |
23 | COSTA PACIFICA | 26/12/2011 | 26/12/2011 |
24 | MSC ORCHESTRA | 27/12/2011 | 27/12/2011 |
25 | GRAND HOLIDAY | 02/01/2012 | 03/01/2012 |
26 | COSTA PACIFICA | 02/01/2012 | 03/01/2012 |
27 | MSC ORCHESTRA | 03/01/2012 | 03/01/2012 |
28 | MSC MUSICA | 05/01/2012 | 05/01/2012 |
29 | GRAND MISTRAL | 07/01/2012 | 07/01/2012 |
30 | GRAND HOLIDAY | 09/01/2012 | 09/01/2012 |
31 | VISION OF THE SEAS | 09/01/2012 | 09/01/2012 |
32 | COSTA PACIFICA | 10/01/2012 | 10/01/2012 |
33 | SOBERANO | 10/01/2012 | 11/01/2012 |
34 | MSC ORCHESTRA | 11/01/2012 | 11/01/2012 |
35 | GRAND HOLIDAY | 16/01/2012 | 16/01/2012 |
36 | VISION OF THE SEAS | 16/01/2011 | 16/01/2011 |
37 | SOBERANO | 17/01/2012 | 18/01/2012 |
38 | SEABOURN QUEST | 17/01/2011 | 17/01/2011 |
39 | COSTA PACIFICA | 17/01/2012 | 17/01/2012 |
40 | MSC ORCHESTRA | 18/01/2012 | 18/01/2012 |
41 | MSC MUSICA | 19/01/2012 | 19/01/2012 |
42 | SILVER WHISPER | 20/01/2012 | 20/01/2012 |
43 | GRAND MISTRAL | 22/01/2012 | 22/01/2012 |
44 | GRAND HOLIDAY | 23/01/2012 | 23/01/2012 |
45 | VISION OF THE SEAS | 23/01/2012 | 23/01/2012 |
46 | COSTA PACIFICA | 24/01/2012 | 24/01/2012 |
47 | SOBERANO | 24/01/2012 | 25/01/2012 |
48 | MSC ORCHESTRA | 25/01/2012 | 25/01/2012 |
49 | GRAND HOLIDAY | 30/01/2012 | 30/01/2012 |
50 | VISION OF THE SEAS | 30/01/2012 | 30/01/2012 |
51 | SOBERANO | 31/01/2012 | 01/02/2012 |
52 | COSTA PACIFICA | 31/01/2012 | 31/01/2012 |
53 | MSC ORCHESTRA | 01/02/2012 | 01/02/2012 |
54 | MSC MUSICA | 02/02/2012 | 02/02/2012 |
55 | GRAND HOLIDAY | 06/02/2012 | 06/02/2012 |
56 | GRAND MISTRAL | 06/02/2012 | 06/02/2012 |
57 | VISION OF THE SEAS | 06/02/2012 | 06/02/2012 |
58 | SOBERANO | 07/02/2012 | 08/02/2012 |
59 | MSC ORCHESTRA | 08/02/2012 | 08/02/2012 |
60 | ADONIA | 12/02/2012 | 12/02/2012 |
61 | GRAND HOLIDAY | 13/02/2012 | 13/02/2012 |
62 | ASTOR | 13/02/2012 | 13/02/2012 |
63 | VISION OF THE SEAS | 13/02/2012 | 13/02/2012 |
64 | SOBERANO | 14/02/2012 | 15/02/2012 |
65 | MSC MUSICA | 16/02/2012 | 16/02/2012 |
66 | PRINSENDAM | 19/02/2012 | 19/02/2012 |
67 | GRAND MISTRAL | 20/02/2012 | 22/02/2012 |
68 | MSC ORCHESTRA | 20/02/2012 | 21/02/2012 |
69 | GRAND HOLIDAY | 20/02/2012 | 20/02/2012 |
70 | VISION OF THE SEAS | 20/02/2012 | 21/02/2012 |
71 | COSTA PACIFICA | 21/02/2012 | 21/02/2012 |
72 | SOBERANO | 21/02/2012 | 22/02/2012 |
73 | CVC SOBERANO | 21/02/2012 | 22/02/2012 |
74 | OCEAN DREAM | 21/02/2012 | 23/02/2012 |
75 | MSC MUSICA | 21/02/2012 | 22/012/2012 |
76 | SEVEN SEAS MARINER | 27/02/2012 | 27/02/2012 |
77 | GRAND HOLIDAY | 27/02/2012 | 27/02/2012 |
78 | AZAMARA JOURNEY | 28/02/2012 | 28/02/2012 |
79 | SOBERANO | 28/02/2012 | 29/02/2012 |
80 | MSC ORCHESTRA | 29/02/2012 | 29/02/2012 |
81 | GRAND HOLIDAY | 05/03/2012 | 05/03/2012 |
82 | SOBERANO | 06/03/2012 | 07/03/2012 |
83 | AIDACARA | 07/03/2012 | 07/03/2012 |
84 | GRAND MISTRAL | 07/03/2012 | 07/03/2012 |
85 | MSC MUSICA | 07/03/2012 | 07/03/2012 |
86 | SPLENDOUR | 08/03/2012 | 08/03/2012 |
87 | CRISTAL SYMPHONY | 09/03/2012 | 09/03/2012 |
88 | COSTA VITORIA | 10/03/2012 | 10/03/2012 |
89 | BAIMORAL | 13/03/2012 | 13/03/2012 |
90 | SOBERANO | 13/03/2012 | 13/03/2012 |
91 | MSC ORCHESTRA | 14/03/2012 | 14/03/2012 |
92 | COSTA PACIFICA | 14/03/2012 | 14/03/2012 |
93 | GRAND CELEBRATION | 17/03/2012 | 17/03/2012 |
94 | MSC ARMONIA | 21/03/2012 | 21/03/2012 |
95 | COSTA FORTUNA | 23/03/2012 | 23/03/2012 |
96 | MSC ORCHESTRA | 23/03/2012 | 23/03/2012 |
97 | COSTA MAGICA | 29/03/2012 | 29/03/2012 |
98 | MSC ARMONIA | 06/04/2012 | 06/04/2012 |
99 | VISION OF THE SEAS | 19/04/2012 | 19/04/2012 |
100 | OPERA | 19/04/2012 | 19/04/2012 |
101 | MSC ARMONIA | 25/04/2012 | 25/04/2012 |
JOSEMAR
Assinar:
Postagens (Atom)