terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTUDO DE CASO: ESTALEIRO FANTÁSTICO

NESTA PARTE DA MONOGRAFIA, RELATAMOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE DOIS IRMÃOS QUE CRIARAM UMA ESTRUTURA NÁUTICA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. GUARDAM, REFORMAM E CONSTROEM EMBARCAÇÕES, ALÉM DE TRABALHOS ARTESANAIS COM RESTOS DE ANIMAIS MARINHO. FAÇA UMA VISITA AO ESTALEIRO FANTÁSTICO, LOCALIZA-SE ADJACENTE AO CLUBE DO SAVEIRO NA RIBEIRA. E NÃO SE ESQUEÇA: COMPRE UM BARCO E CURTA O PRÓXIMO VERÃO.


JOSEMAR



Um caso emblemático do segmento náutico da Bahia é o Estaleiro Fantástico, o qual foi visitado e pesquisado. Localizado na Ribeira, próximo do Saveiro Clube, essa estrutura, nascida na informalidade há 25 anos, tem a frente de todo o processo, dois irmãos, Fanta e Tico (como eles são conhecidos) (figura 24), filhos de pescador, que transformaram um objetivo em realidade, sem contar com apoio governamental ou de outra espécie. O lugar é um misto de estaleiro e marina, contando com uma área utilizada para exposição de miniatura de embarcações e carcaça de animais marinhos encontradas em ilhas da BTS.



            
                      Fanta e Tico realizando reforma na cabine de um veleiro
                                   casco de aço (da esquerda pra direita)
                                       Fonte: Realizada pelos autores



O Estaleiro Fantástico tem espaço em piers e em seco (figuras 25 e 26) para guarda de embarcações, podendo efetuar também consertos de motores, trabalhos de carpintaria, construção em madeira e fibra de vidro, inclusive, produzir barcos em série, já utilizados em diversas colônias de pescadores na orla de Salvador.
    

                                    
                                             Estaleiro Fantástico: pier
                                        Fonte: Realizada pelos autores                 

 
O grande diferencial desse projeto, além da vontade de Fanta e Tico de levá-lo à frente, é o trabalho de inclusão social desenvolvido em sua dependência. Os jovens da área dos alagados e adjacência são treinados em diversos ofícios náuticos: carpintaria, fibra de vidro, mecânica, técnica de calafetar, dentre outras, recebendo ajuda de custo pelas tarefas executadas.


                         
Vista área do Estaleiro Fantástico e o Pier do Saveiro Clube à direita
Fonte:Google Earth
                         
                                 

Iniciativas semelhantes a do Estaleiro Fantástico devem ser apoiada tanto pelo governo estadual e municipal, como também por segmentos da sociedade que tenham interesse em preservar a cultura náutica na Bahia.



MARGARIDA E JOSEMAR







           

COURAÇADO BISMARCK, UMA LENDA DOS SETE MARES - BATTLESHIP BISMARCK, A LEGEND OF THE SEVEN SEAS

                      
ENTRE AS INÚMERAS BATALHAS NAVAIS QUE OCORRERAM DURANTE A SEGUNDA MUNDIAL, DUAS SEMPRE AGUÇARAM MINHA CURIOSIDADE, POR TODA AMBIENTAÇÃO E PELOS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS. O BISMARCK E O GRAF SPEE. UM NO ATLÂNTICO NORTE O OUTRO NO ATLÂNTICO SUL. NESTE ARTIGO SERÁ A VEZ DE COMENTARMOS SOBRE A SAGA DO BISMARCK.

É DE CONHECIMENTO, AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS A ALEMANHA PELO TRATADO DE VERSAILES, NO CAMPO A NAVAL OS ALEMÃES SÓ PODERIAM CONSTRUIR UMA QUANTIDADE PRÉ DETERMINADA DE COURAÇADOS, CRUZADORES, ETC, ALÉM DESSE ASPECTO, HAVIA DETERMINAÇÕES QUANTO AO PORTE DOS VASOS DE GUERRA E CONSEQUENTEMENTE DO SEU PODER DE FOGO.

CONTUDO OS ENGENHEIROS NAVAIS GERMÂNICOS FORAM CRIATIVOS EM BURLAR ESSES OBSTÁCULOS EM CONJUNTO COM ATUAÇÕES ENGENDROSAS DA CHANCELARIA DO "TERCEIRO REICH" NEGANDO QUALQUER BURLA ÀS OBRIGAÇÕES COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL. EM DIVERSAS OCASIÕES FORAM OMITIDAS  ESPECIFICAÇÕES DOS NAVIOS PARA MENOS DA REALIDADE. NESSE MOMENTO SURGIRAM CONCEITOS COMO COURAÇADOS DE BOLSO, CRUZADORES DE BATALHAS.

OS ALEMÃES PARA CONSEGUIREM EXPANDIR A EXISTÊNCIA DO 3º REICH, PRECISARIAM TER MEIOS NAVAIS SUFICIENTES PARA ESTRANGULAR, NO PRIMEIRO MOMENTO, O SEU ADVERSÁRIO MAIS CONTUNDENTE, A GRÃ-BRETANHA, IMPEDINDO OU DIFICULTANDO O RECEBIMENTO DE SUPRIMENTOS PELAS ROTAS MARÍTIMAS, É BOM RESSALTAR QUE A INGLATERRA É UMA ILHA.

O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS NAZISTAS ERA A SUPERIORIDADE DA MARINHA REAL SOBRE OS MARES DO PLANETA, TANTO É QUE A INGLATERRA ERA CONHECIDA COMO A RAINHA DOS MARES. O ALTO COMANDO DA “KRIEGSMARINE” , NOME DADO A MARINHA ALEMÃ DURANTE O REGIME NAZISTAS, TRABALHAVA COM DIVERSAS ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODERIAM SER SEGUIDAS TODAS SIMULTANEAMENTE, OS RECURSOS SÃO ESCASSOS,  ALÉM DA INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA SOBRE O FUHER, PROCURANDO OBTER MAIOR INFLUÊNCIA PARA SUAS CORPORAÇÕES.

EM SUMA, A ALEMANHA NÃO PODERIA ENTRAR EM CONFLITO DIRETO COM A MARINHA REAL EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A DECISÃO  FOI PRIORIZAR A GUERRA SUBMARINA – U BOATS – E OS CORSÁRIOS QUE SERIAM OPERACIONALIZADOS POR ALGUNS NAVIOS DE LINHA E POR MERCANTES ARMADOS.

                 LANÇAMENTO DO BISMARCK EM HAMBURGO - ESTALEIRO  BLOHM & VOSS - 13 DE FEVEREIRO DE 1939         


OS CORSÁRIOS SERIAM OS PREDADORES DE ALTO MAR, ATACANDO OS COMBOIOS ALIADOS SEM DEIXAR PISTAS DE SUAS POSIÇÕES OU DA PRÓXIMA INVESTIDA. A LÓGICA RESIDE EM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE OS BRITÂNICOS, POIS OS ESTADOS UNIDOS NÃO TINHAM DECLARADO GUERRA DE IMEDIATO AO EIXO, TERIAM QUE DESTACAR NAVIOS PARA CAÇAR OS CORSÁRIOS PELOS MARES, DESFALCANDO OUTROS TEATROS DE OPERAÇÕES NAVAIS.

ESSA ERA A MISSÃO DO "BISMARCK", SAIR DE UM PORTO ALEMÃO, AGUARDAR EM ALGUM FIORDE NORUEGUÊS AS CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS IDEAIS, PARA SE FAZER AO ATLÂNTICO NORTE, INICIANDO SUA CAÇADA COM ATAQUES AOS COMBOIOS ALIADOS QUE DEMANDAVAM, DOS ESTADOS UNIDOS PARA O REINO UNIDO.

            BISMARCK COMISSIONADO -  ERNST LINDEMANN   DISCURSA EM 24 DE AGOSTO de 1940                        



                                         BISMARCK RECEBE SUPRIMENTOS EM 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - VERIFIQUE A TORRE GEMINADA DE 15 CM




APARENTEMENTE PARECIA UMA TÁTICA SIMPLES, MAS NÃO É BEM ASSIM. ESSA TÁTICA DE GUERRA NAVAL, EXIGIA EXAUSTIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO PARA SE TER PROBABILIDADE DE SUCESSO. PRIMEIRO ERA NECESSÁRIO ESTABELECER PONTOS DE ENCONTROS NO OCEANO COM O NAVIO OU NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO, REFAZENDO AS RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS, MANTIMENTOS E MUNIÇÕES, REPASSANDO PRISIONEIROS, ETC. SER HÁBIL EM DISSIMULAR SUAS ROTAS DE FUGA E ATAQUE.


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


O BISMARCK E SEU IRMÃO TIRPITZ, ERAM MODERNÍSSIMOS COURAÇADOS, APTOS A ENTRAR EM CONFRONTO COM QUALQUER VASO DE GUERRA DE LINHA DAS PRINCIPAIS MARINHAS DA ÉPOCA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA, A FRANÇA, ITÁLIA, INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. SUA TRIPULAÇÃO FOI EXAUSTIVAMENTE TREINADA EM CRUZEIROS PELO BÁLTICO ANTES DE ESTAR PRONTO PARA SUA FATÍDICA E ÚNICA MISSÃO.

        BISMARCK EM TREINAMENTO NO BÁLTICO EM ABRIL DE 1941- FOTO TIRADA DO CRUZADOR PESADO "PRINZ EUGEN"



                      FOTO DAS TORRES "ANTON" E "BRUNO" - CALIBRE 38 CM - BATERIA PRINCIPAL
                                       



UM DETALHE INTERESSANTE, ERA A GRANDE AUTONOMIA DE NAVEGAÇÃO DO BISMARCK, 9.280 MILHAS NÁUTICAS A 16 NÓS, EM VIRTUDE DO SEU PRINCIPAL OBJETIVO, VAGAR PELOS MARES DO MUNDO, A PROCURA DE PRESAS FÁCEIS.

O BISMARCK TEVE SUA QUILHA BATIDA EM 1 DE JULHO DE 1936, LANÇADO EM 14 DE FEVEREIRO DE 1939 E COMISSIONADO EM 24 DE AGOSTO DE 1940. APÓS REALIZAR UMA SÉRIE DE TESTES OPERACIONAIS E EXERCÍCIOS NO MAR BÁLTICO, O BISMARCK RECEBE A VISITA DO Führer”, EM 05 DE MAIO DE 1941, QUE PERMANECEU A BORDO POR 4 HORAS.

                                  ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941


                                   ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941



EM 13 DE MAIO DE 1941 REALIZA EXERCÍCIO CONJUNTO COM O CRUZADOR PESADO “PRINZ EUGEN”, EM 14 DE MAIO DE 1941  COM O CRUZADOR LEVE “LEIPZIG”,  ZARPANDO DE “GOTENHAFEM” EM 19 DE MAIO 1941, COM O PRINZ EUGEN E MAIS TRES DESTROYERS PARA INÍCIO A OPERAÇÃO  “RHEINUBUNG”.

                          CRUZADOR PESADO "PRINA EUGEN" NO BÁLTICO NA PRIMAVERA DE 1941

FOI FOTOGRAFADO POR UM “SPITFIRE” DO COMANDO DE COSTA EM 21 DE MAIO DE 1941, NUM FIORD PRÓXIMO A BERGEN. EM ALTO MAR DOIS CRUZADORES BRITÂNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM BISMARCK, TRANSMITINDO SUA POSIÇÃO AO ALMIRANTADO, INICIANDO ASSIM A CAÇADA AO NAVIO ALEMÃO.

EM 24 DE MAIO DE 1941, TEM INÍCIO A BATALHA DO ESTREITO DA DINAMARCA, ENTRE O GRUPO DE BATALHA ALEMÃO E OS COURAÇADOS INGLESES “HOOD” E “PRINCE OF WALES”.
BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO CONTRA O "PRINCE OF WALES" - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


                     BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941


DESSE ENFRENTAMENTO, O “HOOD” FOI A PIQUE APÓS SER ATINGIDO POR UMA SALVA DE TIROS DOS NAVIOS ALEMÃES. EXISTEM CONTROVÉRSIAS SE OS TIROS PARTIRAM DO “BISMARCK” OU DO “PRINZ EUGEN”, ALEGA-SE QUE A MUNIÇÃO ANTI AÉREA DO “HOOD” QUE ESTAVA NO CONVÉS EXPLODIU, LEVANDO A UMA REAÇÃO EM CADEIA CONTAMINANDO OS DEMAIS PAIÓIS, LEVANDO O NAVIO AO FUNDO EM MENOS DE 1 MINUTO.

APÓS O AFUNDAMENTO DO “HOOD” OS NAVIOS ALEMÃES CONCENTRAM SEU PODER DE FOGO NO “PRINCE OF WALES”, QUE TEVE SUA PONTE DE COMANDO ATINGIDA, LEVANDO O MESMO A FUGIR DO COMBATE. PORQUE O BISMARCK NÃO FOI A SEU ENCALÇO É OUTRA INTERROGAÇÃO.
LINKS INTERESSANTES SOBRE O BISMARCK;

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VEhCk4IcIXY#!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgqJ-O_UkE8

O “BISMARCK” NÃO SAIU INCÓLUME DO COMBATE, TENDO UM DOS SEUS TANQUES DE COMBUSTÍVEL PERFURADO, MESMO ASSIM NÃO OPTOU A VOLTAR AO CONTINENTE PARA REPAROS.

A PERDA DO “HOOD”, MAIS QUE UM REVÉS BÉLICO, FOI UM ABATIMENTO MORAL PARA O POVO INGLÊS, CHURCHIL PERCEBENDO O DELICADO MOMENTO PARA SEU ESFORÇO DE GUERRA, PRONUNCIOU A FAMOSA FRASE – AFUNDEM O BISMARCK –

O COURAÇADO ALEMÃO NÃO DIMINUI SUA VELOCIDADE CONTINUANDO SUA CORRIDA PARA MAR ABERTO. NESSE ÍNTERIM GRANDE PARTE DOS PRINCIPAIS NAVIOS DA “HOME FLEET”, PRÓXIMO DO TEATRO DE OPERAÇÕES FORAM ENGAJADOS NA CAÇADA AO BISMARCK.

ATACADO POR AVIÕES TORPEDEIROS BASEADOS EM PORTA AVIÕES BRITÂNICO, UM DOS TORPEDOS ATINGE O MECANISMO DO LEME DO BISMARCK, TRAVANDO-O. O NAVIO ALEMÃO FICA SEM RUMO, FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS COURAÇADOS BRITÂNICOS, QUE DIANTE DO IMOBILISMO DO BISMARCK, O MESMO TORNOU-SE PRESA FÁCIL DOS INGLESES, INDO A PIQUE ÀS 10:39 DO DIA 27 DE MAIO DE 1941.

NESSA OPERAÇÃO O BISMARCK ERA COMANDADO POR  "ERNST LINDEMANN", TENDO COM COMANDANTE DA FROTA, QUE INCLUÍA O "PRINZ EUGEN", O  ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS", AMBOS MORRERAM A BORDO DO BISMARCK.            

                                             ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS


Born: 25 May, 1889 in Wiesbaden, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 52.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Admiral.
Position (at the time of Bismarck's sinking): Chief of Fleet.
Promotions:
· 03.04.1907: Seekadett
· 21.08.1908: Fähnrich zur See
· 28.09.1910: Leutnant zur See
· 27.09.1913: Oberleutnant zur See
· 24.05.1917: Kapitänleutnant
· 01.04.1926: Korvettenkapitän
· 01.10.1931: Fregattenkapitän
· 01.07.1933: Kapitän zur See
· 01.10.1937: Konteradmiral
· 01.01.1940: Vizeadmiral
· 01.09.1940: Admiral


 CAPITÃO DE MAR E GUERRA ERNST LINDEMANN

Born: 28 March, 1894 in Altenkirchen/Westerwald, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 47.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Kapitän zur See.
Position: Ship's Commander (Kommandant).
Promotions:
· 1915 Oberleutnant zur See
· 1925 Kapitänleutnant
· 1932 Korvettenkapitän
· 1936 Fregattenkapitän
· 1938 Kapitän zur See
Additional notes: Last seen alive aboard the Bismarck in the bow area shortly before the ship capsized. Captain Lindemann was posthumously awarded the Knight's Cross (Ritterkreuz) on 27 December 1941.



                                                BISMARCK SOB FOGO DOS NAVIOS INGLESES


DA TRIPULAÇÃO DE 2.200 MARUJOS, SÓ 116 HOMENS FORAM RESGATADOS.

                                 SOBREVIVENTES DO BISMARCK - RESGATADO PELO CRUZADOR INGLÊS "DORSETSHIRE"       



 DADOS TÉCNICOS SOBRE O BISMARCK:









GENERAL CHARACTERISTICS











Battleship Bismarck










Laid down:









1 July 1936
Launched:









14 February 1939
Commissioned:









24 August 1940
Construction cost:









RM. 196.8 million
Displacement:
· Empty ship:
· Standard:
· Construction:
· Full load:
· Maximum:











40,250 metric tons
43,978 metric tons
47,870 metric tons
51,760 metric tons
53,486 metric tons
Dimensions:
· Waterline length:
· Overall length:
· Beam:
· Standard draught:
· Maximum draught:
· Freeboard amidships:
· Height of hull sides (depth):
· Waterplane area:











241.55 meters
251 meters
36 meters
9.33 meters
10.55 meters
between 4.45 - 5.67 meters
15 meters
5,740 m²
Armour Protection:
· Upper belt:
· Main belt:
· Main battery turrets:
· Secondary battery turrets:
· Upper deck:
· Third armour deck:
· Conning tower:
· Torpedo bulkhead:
· Protected length 1):
· PC/TC 2):
· Armour's weight:











145 mm
320 mm
130-360 mm
40-100 mm
50-80 mm
80-120 mm
220-350 mm
45 mm
70% (170.7 meters)
17/22
19,082 metric tons
Armament:
· Main:
· Secondary:
· Anti-aircraft:











8 x 38cm/L52
12 x 15cm/L55
16 x 10.5cm/L65
16 x 3.7cm/L83
18 x 2cm/L65
Fire control:









5 x 10.5-m base rangefinders
1 x 7-m base rangefinder
2 x 6.5-m base rangefinders
4 x 4-m Type SL-8 rangefinders
2 x 3-m rangefinders
Radar Equipment:









3 x FuMO 23
Propulsion plant:









12 Wagner boilers
Three Blohm & Voss turbine sets
150,170 hp (maximum obtained)
Speed:









30.12 knots (maximum obtained)
Endurance:









9,280 nautical miles at 16 knots
8,900 nautical miles at 17 knots
8,525 nautical miles at 19 knots
6,640 nautical miles at 24 knots
4,500 nautical miles at 28 knots
Fuel capacity:









8,294 metric tons
Aircraft:









4 x Arado Ar 196
Crew:









2,200+
Hull coefficients & ratios:
· Ratio length/beam:
· Ratio beam/draught:
· Ratio draught/depth:
· Ratio length/depth:
· Block coefficient:3)
· Midship coefficient:4)
· Waterplane coefficient:5)
· Prismatic coefficient:6)
· Metacentric height (GM):











6.71
3.85
0.62
16.10
0.55
0.97
0.66
0.56
4.00 meters

 

RECOMENDAMOS ACESSAR O SITE http://www.kbismarck.com/, EM NOSSA OPINIÃO O MAIS COMPLETO SOBRE O "BISMARCK", FOTOS E DADOS EXTRAÍDOS DO SITE CITADO.





 
 

JOSEMAR

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PORTO COTEGIPE OPERA MALTE

UM FATO IMPORTANTE, NO MEIO PORTUÁRIO DA BAHIA, É A SEGUNDA PARTIDA DE MALTE IMPORTADA, OPERADA PELO TERMINAL COTEGIPE, LOCALIZADO NA CANAL DE ACESSO A BAÍA DE ARATU.

O QUE NÃO POSSO RESPONDER NO MOMENTO, É SE O DONO DA CARGA É O MESMO QUE OPERAVA EM SALVADOR, SE FOR, OCORREU UMA MIGRAÇÃO DE CARGA DE UM TERMINAL PARA OUTRO, POR MOTIVOS ESTRATÉGICOS LASTREADOS EM TARIFA MAIS COMPETITIVA OU FACILIDADES NA OPERAÇÃO E ARMAZENAGEM DOS GRÃOS.

SERÁ UMA PARTIDA DE 5.000 TON, TRANSPORTADA PELO NAVIO "KIWI ARROW"  COM PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/09, ATRACAÇÃO NO MESMO DIA, OPERANDO ATÉ 24/09, FONTE LINE UP PORTO DE ARATU - CODEBA. O PORTO COTEGIPE, MOVIMENTA SOJA NA EXPORTAÇÃO E TRIGO NA IMPORTAÇÃO PARA ATENDER A DEMANDA DO MOINHO DIAS BRANCO.             

                            TERMINAL DE CONTÊINERES - PORTO DE SALVADOR


QUAL O TERMINAL QUE IRÁ OPERAR O MALTE É CONVENIÊNCIA DE MERCADO, O QUE IMPORTA É O QUE ESSA MATÉRIA PRIMA UTILIZADA PELA INDÚSTRIA CERVEJEIRA BAIANA, SEJA DESEMBARCADA EM NOSSO COMPLEXO PORTUÁRIO GERANDO TODA CADEIA LOGÍSTICA DE VALOR PARA A BAHIA.


                          PORTO DE COTEGIPE - COM O SEGUNDO BERÇO EM CONSTRUÇAO
                                  http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=998865


É PRUDENTE O GOVERNADOR DO ESTADO INSTRUIR A SECRETARIA DA FAZENDA IMPLEMENTAR MEDIDAS DE POLÍTICA FISCAL GRAVANDO O MALTE DESEMBARCADO EM VITÓRIA E RECIFE DESTINADO A BAHIA E BONIFICANDO AS CERVEJARIAS QUE ESCOLHEREM OS PORTOS DE SALVADOR OU O TERMINAL COTEGIPE PARA EFETUAREM SEUS DESEMBARQUES.




JOSEMAR

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CORAL MELODIAS - APRESENTAÇÃO NO MUSEU RODIN

PARABÉNS AO "CORAL MELODIAS" PELO SUCESSO E PROFISSIONALISMO DAS SUAS APRESENTAÇÕES, QUE HOJE VÃO ALÉM DA FRONTEIRA DA BAHIA. PARA QUEM, AINDA, NÃO TEM CONHECIMENTO O "CORAL MELODIAS", PARTICIPOU DO CONCURSO DE CORAIS NO PROGRAMA DA XUXA, COM UMA EMOCIONANTE APRESENTAÇÃO, SÓ NÃO GANHOU, PORQUE PARECE QUE O CANTOR LULU SANTOS E APRESENTADORA XUXA, TEM ALGUMA ADMIRAÇÃO PELO PARANÁ. VEJAM NA WEB A APRESENTAÇÃO DO NOSSO CORAL, COLOQUE CONCURSO DE CORAIS - PROGRAMA XUXA.

NESTE DOMINGO, 25/09/2011, NO MUSEU RODIN, ÁS 15 HORAS, O MELODIA ESTARÁ VIVIFICANDO MAIS UM PALCO COM SEU CHARME E PROFISSIONALISMO. VÁ, CURTA UM PROGRAMA DIFERENTE, LEVE ÀS CRIANÇAS, PRESTIGIE ESSE GRUPO.FICO MAIS ORGULHOSO, POR MEU FILHO THIAGO PERTENCER AO CORAL, QUE HONRA A BAHIA.

VEJAM AS FOTOS, ACERVO CORAL MELODIAS, DESSE MOMENTO TRIUNFANTE.

AO REGENTE MÁRCIO MEDEIROS, BOM COMANDANTE, QUE POTENCIALIZOU OS TALENTOS INDIVIDUAIS, NUM GRUPO HARMÔNICO E VITORIOSO, LEVANDO A ARTE DE CANTAR DO POVO DA BAHIA AOS RECANTOS DO PLANETA, VOTOS DE INCENTIVO.


JOSEMAR


                                    CORAIS NA XUXA - MELODIAS E TIMBRAS


                                     MELODIAS - ANTES DA APRESENTAÇÃO


                                               MELODIAS - BASTIDORES


                                           MELODIAS - ENSAIOS COM FLY


                                              MELODIAS - ENTREVISTAS


                                                MELODIAS - ESTÚDIO


                                          MELODIAS - INDO PRO ALMOÇO


                                                           MELODIAS - SÓ OS MACHOS

                                          MELODIAS - ZUMBIS ( CAMARIM )


                                                          MELODIAS E LULU SANTOS


                                                   MELODIAS E XUXA


JOSEMAR.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PORQUE OS EXTRATERRESTRES NÃO NOS VISITAM CORRIQUEIRAMENTE? É INTRIGANTE - PARTE 3 - WHY DON'T ALIENS VISIT US REGULARLY? IT'S INTRIGATING - PART 3

5 – A TERRA NÃO TEM EXPRESSÃO PARA OS “ETS”

TALVEZ, NÃO TENHAMOS RECURSOS NATURAIS OU ESTRATÉGICOS QUE MOTIVEM VISITAS EXPLORATÓRIAS A TERRA, MAS POR OUTRO LADO, SERÁ QUE ELES NÃO PRATICAM TURISMO EXÓTICO OU NÃO QUEREM CONHECER UM PLANETINHA MAIS ATRASADO.

SERÁ TAMBÉM, QUE AQUI NÃO PODERIA SERVIR DE BASE DE APOIO E ABASTECIMENTO PARA VIAGENS MAIS LONGAS, OU ALGUM PLANETA NÃO SÓ TECNOLOGICAMENTE EVOLUÍDO, MAS TAMBÉM MORALMENTE, SE INTERESSARIA EM TRAZER AVANÇOS NA ÁREA DE SAÚDE OU INTERVIR NO SENTIDO QUE TENHAMOS DIAS MELHORES.
VEJAM AS POSSIBILIDADES SÃO INÚMERAS PARA UMA ESTADIA OU PASSAGEM  DE UM OVNI NO NOSSO PLANETA TERRA.

6 – APARIÇÕES DE OVNIS

MUITO SE FALA SOBRE APARIÇÕES DE OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS. ISTO NÃO SIGNIFICA MUITA COISA, ACREDITO QUE MUITOS DESSES OVNIS SÃO DA TERRA MESMO, SÃO NOVAS TECNOLOGIAS, DE CARÁTER SECRETO, TESTADAS NOS ESPAÇOS AÉREOS DO PLANETA.

VOLTANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ALEMANHA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NO FIM DO CONFLITO DIVERSOS CIENTISTAS FORAM LEVADOS PELOS AMERICANOS. EXISTEM RELATOS QUE OS NAZISTAS DOMINAVAM TECNOLOGIA AVANÇADAS EM RELAÇÃO A PROPULSÃO DE DISCOS VOADORES, ALGUMAS FOTOS DESSES OBJETOS PODEM SER VISTAS EM SITES QUE COMENTAM SOBRE ESSES EPISÓDIOS.

COMO OS CIENTISTAS ALEMÃES DOMINARAM ESSA TECNOLOGIA, NÃO INTERESSA AO MEU ESTUDO, ALGUMAS  VERSÕES FALAM EM CONTATOS COM EXTRATERRESTRES. O IMPORTANTE É QUE LOGO QUE ESSES CIENTISTAS CHEGARAM AO USA, A APARIÇÃO DE OVNIS NO LOCAL ONDE ESTAVAM CONFINADOS CRESCEU DE FORMA GEOMÉTRICA.

MAS TODOS ESSES OBJETOS SÃO DE ORIGEM TERRÁQUEO? O QUE POSSO DIZER, É QUE, SE OS MESMOS SÃO EXTRATERRESTRES, BASEADO NA TEORIA DE TECNOLOGIA SUPERIOR, PORQUE PRECISARIAM SE ESCONDER, TER RECEIO DE AÇÕES OFENSIVAS PARTINDO DE UM PLANETA INFERIOR.

VAMOS A UM EXEMPLO DIDÁTICO, A INVASÃO DO IRAQUE NA 1ª E 2ª GUERRA DO GOLFO. QUEM POSSUÍA SISTEMAS DE ARMAS MAIS AVANÇADOS, A COALIZAÇÃO INTERNACIONAL OU AS FORÇAS ARMADAS IRAQUIANAS?

AS BATALHAS MODERNAS POUCO UTILIZAM DE CONTATOS FÍSICOS, NA SEGUNDA GUERRA UM NAVIO PRECISAVA TER O INIMIGO NO SEU CAMPO VISUAL PARA ATRAVÉS DA TELEMETRIA AJUSTAR OS DADOS DA SALVA DE TIROS, O RADAR AINDA ERA UM RECURSO PRECÁRIO. OS AVIÕES PRECISAVAM DE UM DIA LIMPO SEM NUVENS PARA REALIZAREM SUAS INCURSÕES, OS BOMBARDEIROS NOTURNOS NÃO ERAM PRECISOS. OS MILITARES NÃO POSSUÍAM APARELHOS DE VISÃO NOTURNA, TINHAM QUE TER O INIMIGO NO VISUAL.

HOJE OS ENQUADRAMENTOS DOS ALVOS NOS TEATROS DE OPERAÇÕES SÃO EFETUADOS POR MEIOS ELETRÔNICOS, OS CONTATOS VISUAIS SÓ ACONTECEM QUANDO A ÁREA É LIMPA PELOS BOMBARDEIROS INICIAIS, E AS TROPAS EM TERRA PARTEM PARA OCUPAÇÃO DA ÁREA COMPLETANDO A CONQUISTA.

VOLTANDO AO IRAQUE, QUANDO AS FORÇAS AMERICANAS ESTAVAM PRONTAS PARA AGIR, A PRIMEIRA ATITUDE FOI DESESTABILIZAR TODOS OS SENSORES IRAQUIANOS, A EXEMPLO DOS SISTEMAS DE RADARES, COM ISSO A FORÇA AÉREA IRAQUIANA FICOU A CEGA SEM DETECTAR ONDE ESTAVA O INIMIGO, OS SISTEMAS DE MISSEIS TAMBÉM NÃO CONSEGUIAM DISTINGUIR NEM QUALIFICAR OS ALVOS, OU SEJA, O ESPAÇO AÉREO FICOU LIVRE PARA OS CAÇAS INIMIGOS.

PERCEBAM, TEORICAMENTE, QUE A DIFERENÇA DE TECNOLOGIA ARMAMENTISTA ENTRE OS IRAQUIANOS E OS ESTADOS UNIDOS, QUE ESTÃO NO MESMO AMBIENTE GLOBAL, DEVE SER  BEM MAIS ESTREITAS DO QUE AS QUE NOS SEPARAM DE UM VIAJANTE INTER – ESTRELAR.

NÃO ESTOU FAZENDO APOLOGIA QUE OS VIAJANTES DO ESPAÇO SEJAM TODOS HOSTIS, O QUE ALMEJO É TENTAR AFIRMAR OU PROVAR, QUE ESSES ELEMENTOS NÃO TERIAM QUE TEMER O TERRÁQUEO, NÃO PRECISARIAM SE ESCONDER OU OFERECER SATISFAÇÃO DE SUA PRESENÇA ENTRE NÓS, POIS SE FOSSEM ATACADOS TERIAM MEIOS NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA NEUTRALIZAR QUALQUER SISTEMA OFENSIVO OU DE DEFESA QUE NÓS CONCEBEMOS.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

CARANGUEJOS - DOS - COQUEIROS - CRAB - DOS - COCONUT TREES

                                        
ONTEM AO ASSISTIR UM PROGRAMA NO CANAL FECHADO, RELATANDO A CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DE UM CASAL EM UM AMBIENTE HOSTIL, OU SEJA, ELES SÃO DEIXADOS SOZINHOS POR 2 OU 3 DIAS, COM PARCOS RECURSOS, APENAS UMA FACA POR EXEMPLO, TENDO QUE BUSCAR NA NATUREZA OS MEIOS PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES VITAIS.
ÁREAS DESÉRTICAS, ILHAS NO MEIO DO OCEANO, FLORESTAS ETC. O EPISÓDIO A QUAL ME REFIRO, DESENROLOU-SE NUMA ILHA DESABITADA DO PACÍFICO SUL. ENTRE UMA E OUTRA PERIPÉCIA EM CONSTRUIR UM ABRIGO, BUSCA POR ALIMENTAÇÃO E LÍQUIDO, TIVE A SURPRESA DE TOMAR CONHECIMENTO DE UMA ESPÉCIE MUITO ESTRANHA, O CARANGUEJO-DOS-COQUEIROS – BIRGUS LATRO.
NÃO ESPERAVA QUE EM TERRA, EXISTISSE ESPÉCIE DE CRUSTÁCEOS MAIORES DO QUE O NOSSO GAIAMUM, MAS EXISTE, ESSE CARANGUEJO DE FORMATO ESTRANHO, É O MAIOR DO MUNDO, VIVEM EM DIVERSAS ILHAS TROPICAIS DO OCEANO ÍNDICO E PACÍFICO.
PODE ALCANÇAR 1 METRO DE COMPRIMENTO E PESAR 17 KG, SÃO MEDIDAS REALMENTE INCRÍVEIS PARA QUEM SÓ CONHECE OS CRUSTÁCEOS QUE HABITAM O LITORAL DO BRASIL. OUTRA CURIOSIDADE É SUA DIETA PRINCIPAL, CONSTITUÍDA DE COCOS, É ISSO MESMO, SUAS POSSANTES GARRAS PODEM PARTIR UM COCO AO MEIO, IMAGINEM O QUE ELES NÃO FARIAM COM UMA PERNA OU BRAÇO HUMANO, ALÉM DISSO, ESCALAM OS COQUEIROS PARA BUSCAREM SUA IGUARIA.
NÃO SEI PARA VOCÊS, MAS PARA MIM FOI UMA GRANDE SURPRESA A EXISTÊNCIA DESSA ESPÉCIE. UM CRUSTÁCEO, TAMBÉM DE GRANDES DIMENSÕES É O CARANGUEJO GIGANTE DO ALASCA, MAS SEU HABITAT SÃO AS PROFUNDEZAS DO MAR.

                               http://www.mundogump.com.br/bicho-bizarro-o-caranguejo-do-coco/


                            http://www.mundogump.com.br/bicho-bizarro-o-caranguejo-do-coco/


                          http://www.rebelado.com/animais/fotos-do-maior-caranguejo-do-mundo/



JOSEMAR

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PORQUE OS EXTRATERRESTRES NÃO NOS VISITAM CORRIQUEIRAMENTE? É INTRIGANTE - PARTE 2 - WHY DON'T ALIENS VISIT US REGULARLY? IT'S INTRIGATING - PART 2

3 – ALGUNS PAÍSES MANTIVERAM CONTATOS DE DIVERSOS GRAUS COM OS “ET”.
RELATOS INDICAM QUE OS ESTADOS UNIDOS RECUPERARAM CORPOS DE VIAJANTES ESPACIAIS, OU IDENTIFICARAM NAVES AVARIADAS QUE POUSARAM EM SOLO TERRÁQUEO, PARA ESTUDÁ-LOS EM ÁREAS SECRETAS. SENHORES, SEGUNDO SE FALA, O ÚNICO ORBI QUE NÓS PISAMOS ALÉM DO NOSSO PLANETA, FOI NOSSO SATÉLITE, AO ALCANCE DE UM BINÓCULO.

VOCÊS ACREDITAM QUE VIAJANTES DE OUTROS SISTEMAS SOLAR, DE OUTRAS GALÁXIAS, IRIAM PERMITIR QUE UMA NAVE AVARIADA FOSSE CAIR EM MÃOS DE SIMPLES TERRÁQUEO, IMEDIATAMENTE ELES IRIAM ENVIAR UMA EQUIPE DE RESGATE E NÃO TOMAR CONHECIMENTO DE QUALQUER RESISTÊNCIA.

FALA-SE NO MUNDO CONSPIRATÓRIO, QUE OS NAZISTAS NA DÉCADA DE TRINTA DO SÉCULO PASSADO E NO PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MANTIVERAM CONTATOS COM CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES, ONDE OBTIVERAM TECNOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE OBJETOS VOADORES EM FORMA DE DISCO. INCLUSIVE ORGANIZARAM EXPEDIÇÕES PARA REGIÕES ÁRTICA E ANTÁRTICA, COM INTUITO DE VIABILIZAR BASES SECRETAS PARA RECEBER OS EXÓTICOS VISITANTES, ABSOLVENDO AS TECNOLOGIAS REPASSADAS.

SENHORES POR QUAL MOTIVO VISITANTES DO ESPAÇO TERIAM OBRIGAÇÃO DE FAZER ACORDOS DE REPASSES DE TECNOLOGIA COM A ALEMANHA OU OUTRO PAÍS QUALQUER, ELES SIMPLESMENTE ATERRISSARIAM SUAS  NAVES ONDE FOSSE CONVENIENTE E PRONTO. OS SISTEMAS DE ARMAS DE SUAS ESPAÇONAVES SÃO IMCOMPREENSÍVEIS PARA O RUDIMENTARÍSIMO CONHECIMENTO  CIENTÍFICO DOS TERRÁQUEO.



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SEMPRE PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE, DOMINANDO CONHECIMENTOS DE VIAGENS   ESPACIAIS, TEORICAMENTE SE DOMINA TECNOLOGIAS SUPERIORES AOS QUE AINDA NÃO SAÍRAM DE SEUS PLANETAS.

4 – ESTÃO ENTRE NÓS, CAMUFLADOS, ESTUDANDO NOSSO COMPORTAMENTO CIVILIZATÓRIO.

HORA, REPETINDO, ELES NÃO NECESSITARIAM DESSE PROCEDIMENTO, POSSIVELMENTE COM ALGUNS TIPOS DE SENSORES, A DISTÂNCIA, TERIAM DADOS SOBRE O ESTÁGIO TECNOLÓGICO DOS HABITANTES DA TERRA.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

EXTRATERRESTRES - ALIENS

ESTE NOVO MARCADOR FOI COLOCADO COM O OBJETIVO DE PENSARMOS UM POUCO SOBRE O QUE EXISTE ALÉM DE NOSSA CASA, O PLANETA TERRA. SEM PRETENSÕES, POIS O QUE SE CONHECE SOBRE ESSE ASSUNTO SÃO MUITAS ESPECULAÇÕES E POUCAS OU NENHUMA CONFIRMAÇÕES. DEVANEAR É MAIS PRODUTIVO QUE O IMOBILISMO DAS IDEIAS. 

                                                             OVINI

O QUE SERÁ ESPECULADO É PENSAMENTO DO AUTOR. VAMOS DIVIDIR EM PARTES O ASSUNTO. QUEM SABE UM EXTRATERRESTRE NÃO VENHA A ESTE SITE FALAR UM POUCO DO SEU MUNDO, DAS SUAS EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO.



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

TECON SALVADOR, EM DESTAQUE NA IMPRENSA ESPECIALIZADA

EM RESPEITO AS POSTAGENS ONDE ELOGIAMOS UMA MAIOR EXPOSIÇÃO DO UNIVERSO PORTUÁRIO BAIANO NA IMPRENSA ESPECIALIZADA E O GRANDE MOVIMENTO DE NAVIOS FULL CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR, TEMOS ALGUMAS OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS.

1 - O TECON E A CODEBA DEVERIAM NOTICIAR OS EMBARQUES MASSIVOS DE MAGNESITA POR CONTÊINERES, MOVIMENTAÇÃO REALIZADA ANTERIORMENTE NA FORMA DE GRANEIS NO PORTO DE ARATU. É UMA MUDANÇA RADICAL, NÃO POSSO ADIANTAR QUAIS OS FUNDAMENTOS OU RELAÇÃO CUSTO - BENEFÍCIO QUE LEVARAM A MAGNESITA TOMAR ESTA DECISÃO.

2  -  ESSA NOVA DEMANDA, EM MAIOR GRAU, É RESPONSÁVEL PELA INTENSO FLUXO DE NAVIOS FULL CONTÊINERES NO TECON SALVADOR. DESDE DE AGOSTO CONSTANTEMENTE TEMOS OBSERVADOS ENTRE 2 E 4 NAVIOS AO LARGO, SEM CONTAR QUE MUITAS DAS OPERAÇÕES TEM DURADO MAIS DE 24 HORAS, O QUE É MUITO PARA ESTE TIPO DE MOVIMENTAÇÃO, SINALIZANDO QUE NO MÊS DE AGOSTO TENHAMOS NOVOS RECORDES OPERACIONAIS, VAMOS ESPERAR  O RESULTADO ESTATÍSTICO DA CODEBA PARA CONFIRMAR OU NÃO ESTA PREVISÃO.

3 -  É INTERESSANTE QUE O TECON TENHA ANUNCIADO A MOVIMENTAÇÃO DE 3 CONTÊINERES COM SOJA PARA O JAPÃO, O QUE É RELEVANTE PELA PERSPECTIVA DE AMPLIAR ESTE NÚMERO, MAS NÃO TENHA ANUNCIADO A MOVIMENTAÇÃO DE CENTENAS DE CONTÊINERES COM MAGNESITA A GRANEL  A PARTIR DE ABRIL DESTE ANO.

4 - UM FATO QUE COMPROVA ESSE CENÁRIO, É A AUSÊNCIA HÁ MAIS DE TRÊS MESES DE OPERAÇÕES DE MAGNESITA A GRANEL NO PORTO DE ARATU

PARA CONCLUIR, TENHO CERTEZA, QUE ATÉ O FINAL DO ANO RETORNAREMOS A SER O PRINCIPAL TERMINAL DE CONTÊINERES DO NORDESTE, SUPERANDO O PORTO POLÍTICO DE SUAPE. ACRESCENTE QUE, OS NOVOS PORTÊINERES  NÃO CHEGARAM E O CAIS DE LIGAÇÃO  AINDA NÃO ESTÁ OPERANDO COM ESTA MODALIDADE DE MANUSEIO DE CARGA.

AGORA, SÃO 22:55 H, PELO MARINER TRAFIC, TEMOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, 3 FULL CONTÊINERES: CAP ROCA - CAP IRENE - MSC FORTUNATE - ATRACADO O CMA CGM AMERICA, COM MAIS DE 24 HORAS DE OPERAÇÃO





JOSEMAR




PORQUE OS EXTRATERRESTRES NÃO NOS VISITAM CORRIQUEIRAMENTE? É INTRIGANTE - PARTE 1 - WHY DON'T ALIENS VISIT US REGULARLY? IT'S INTRIGATING - PART 1

PARTICIPAMOS DE UMA REGATA PARA MUTÁ, A BORDO DE UMA ESCUNA, PARTINDO DA RIBEIRA, LOCALIDADE SITUADA EM FRENTE A CONTRA COSTA DA ILHA DE ITAPARICA. DEPOIS DAS FESTIVIDADES, LÁ PARA O FINAL DA NOITE, PEGAMOS A EMBARCAÇÃO DE APOIO E RETORNAMOS AO NOSSO BARCO.
CRIANÇAS ALOJADAS E DORMINDO, FUI A PROA E FIQUEI A CONTEMPLAR A LÚDICA PAISAGEM QUE NOS CERCAVA. O BARCO FUNDEADO ENTRE VÁRIOS OUTROS VELEIROS, A LUA IMPRIMINDO SEU RASTRO PRATEADO SOBRE AS ÁGUAS DA NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O VENTO ROMPENDO O SILÊNCIO DA NOITE AO PASSAR PELOS ESTAIS DO MASTRO. FIQUEI A PENSAR, COMO SERIA NOSSA BAÍA HÁ DÉCADAS E SÉCULOS ATRÁS?
MAS OUTRA DIVAGAÇÃO VEIO COMPLEMENTAR ESSE QUADRO PRAZEROSO, O FIRMAMENTO, COM PONTOS BRILHANTES, COMO SE ESTIVESSEM AO ALCANCE DAS MÃOS, A AUSÊNCIA DE ILUMINAÇÃO NATURAL, TRAZ OS ASTROS PARA MAIS PERTO DE NÓS. SÓ QUEM JÁ PASSOU PELA EXPERIÊNCIA SABE O QUE É OBSERVAR NO CONVÉS DE UMA EMBARCAÇÃO EM PLENO OCEANO OS ASTROS QUE PONTUAM O ESPAÇO SIDERAL, EM SEU ESPLENDOR DE LUZES.
NESSE MOMENTO, PERCEBI, NÃO É POSSÍVEL QUE ESTEJAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO, É IRRACIONAL ACREDITAR QUE SÓ A TERRA TERIA VIDA INTELIGENTE, ENTRE TANTAS GALÁXIAS, TALVEZ ENTRE TANTOS UNIVERSOS. NO ENTANTO, UMA QUESTÃO ME INTRIGA, SE ESSAS CIVILIZAÇÕES INTERPLANETÁRIAS EXISTEM PORQUE ENTÃO ELAS NÃO PASSAM OU VISITAM A “TERRA” CORRIQUEIRAMENTE.
                                                           LUA DE JUPITER
                              https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-06-19/

RELATOS DE CONTATOS, DE APARIÇÕES, DE RECUPERAÇÕES DE CORPOS E FRAGMENTOS DE NAVES, DE DEUSES QUE SERIAM VIAJANTES ESPACIAIS, POVOAM O IMAGINÁRIO, O CONSPIRATÓRIO DAS INFORMAÇÕES, MAS NADA DISSO EXPLICA PORQUE ELES NÃO ESTÃO VISIVELMENTE AQUI.
NESSE ESPAÇO, FIZEMOS UMA ENQUETE SOBRE O ASSUNTO, ENTRE DIVERSAS OPÇÕES, VENCEU A QUE INDICAVA QUE ELES ESTÃO ENTRE NÓS. VAMOS TENTAR POR ANALOGIA DISCORRER ALGUMAS HIPÓTESES SOBRE ESSE INTRIGANTE ASSUNTO.

1 - VAMOS COMEÇAR POR ELES ESTÃO ENTRE NÓS.

UM AMIGO , UM COLEGA, UMA PESSOA SENTADA AO NOSSO LADO NO CINEMA, NUMA FILA QUALQUER, PODE SER UM  “ET”, TUDO BEM, MAS PORQUE PRECISAM DO ANONIMATO? UM SER QUE POSSUI A CAPACIDADE DE PERCORRER MILHÕES DE ANOS LUZ DE DISTÂNCIA DO SEU PLANETA PARA A TERRA, DOMINA UMA TECNOLOGIA QUE NEM IMAGINAMOS QUE EXISTA, ELES NÃO PRECISAM TEMER OS TERRÁQUEO, NÃO PRECISARIAM SE ESCONDER.

2 – ESTIVERAM AQUI EM ALGUM MOMENTO

TUDO BEM, MAS PORQUE ESTES NÃO CONTINUAM A NOS VISITAR? PORQUE OUTROS NÃO VÊM AQUI? PORQUE OS QUE NOS VISITARAM NÃO CONTINUARAM NA TERRA? OU ESTABELECERAM UM LAÇO DE AMIZADE OU ESTRATÉGICO COM O NOSSO PLANETA. É ILÓGICO, ELES NÃO TERIAM NADA A TEMER, REPETINDO, PARA PERMANECEREM ESCONDIDOS E TEMEROSOS DOS POBRES TERRÁQUEO.

JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TECON SALVADOR, EM DESTAQUE NA IMPRENSA ESPECIALIZADA

É BOM PERCEBER QUE O PORTO DE SALVADOR HOJE TEM SIDO DESTAQUE NA IMPRENSA ESPECIALIZADA A CADA FATO NOVO, O QUE DEMONSTRA GANHOS DE OPERACIONALIDADE, VINDOS DE INVESTIMENTOS PROPORCIONADOS PELO TECON  E DE AÇÕES PROMOVIDAS PELA AUTORIDADE PORTUÁRIA A CODEBA. UM INVESTE BUSCANDO A RENTABILIDADE EMPRESARIAL - O TECON - O OUTRO, POR OBRIGAÇÃO, POR SER UM ENTE PÚBLICO, VIABILIZA OS CAMINHOS LOGÍSTICOS DA BAHIA.

O USO DA MÍDIA COM LASTRO NA VERDADE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA ALAVANCAR CADEIAS DE NEGÓCIOS. OS NOVOS PROGRESSOS  OBTIDOS NA ÁREA PORTUÁRIA DA BAHIA TEM QUE SER DIVULGADOS, CONSOLIDANDO O PORTO DE SALVADOR COMO O GRANDE TERMINAL DE CONTAINER DO NORDESTE E DOS MAIORES DO BRASIL, UM PORTO HUB,  A PARTIR DA EXECUÇÃO DA PONTA NORTE, UM PORTO COM LASTRO NA MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO, ENQUANTO SUAPE SEU LASTRO É POLÍTICO.

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CODEBA DEVE CONTINUAR COM ESTA ATUAÇÃO EFICIENTE POSTANDO CADA AVANÇO OPERACIONAL DOS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, E O TECON SALVADOR SEMPRE FAZENDO O MESMO EM RELAÇÃO AOS INVESTIMENTOS REALIZADOS. ANTES SÓ ENCONTRAVAMOS NOTICIÁRIOS SOBRE QUESTÕES PORTUÁRIAS NO NORDESTE REFERENTES A PECÉM E A SUAPE, HOJE NÃO, SEMPRE  ALGO POSITIVO SOBRE NOSSAS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS É VEICULADO, A EXEMPLO DA NOTÍCIA A SEGUIR.

SEMPRE LEMBRANDO, COMO ESTÁ O APORTE DE RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE DO PORTO DE SALVADOR QUE VIBIALIZARÁ A CONSTRUÇÃO DE NOVOS BERÇOS PARA OPERAÇÃO DE CONTAINER EM DIREÇÃO AO NORTE E OS PROJETOS QUE ENVOLVEM A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU.

EM RELAÇÃO AO TECON, VOU PROCURAR INFORMAÇÕES SE O MESMO PRETENDE OPERAR O PORTAINER, MAIS ANTIGO, PERTENCENTE A CODEBA.



JOSEMAR



TECON SALVADOR CONTRATA FINANCIAMENTO DE US$ 80 MILHÕES

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Ter, 13 de Setembro de 2011 21:56
A Wilson Sons Limited (WSON11) informou na noite de ontem que sua subsidiária Tecon Salvador firmou contrato de financiamento com o International Finance Corporation (IFC) no valor de US$ 80 milhões para a expansão do terminal de contêineres em Salvador (BA).

O processo de expansão, que dobrará a capacidade do terminal, compreende reforço do cais, pavimentação de retro-área, dragagem e compra de novos equipamentos para movimentação de contêineres.

Após o término da expansão, previsto para março de 2012, o terminal contará com dois berços de atracação, com 377 metros e 210 metros respectivamente, e uma área total de 118.000 m2.

A expansão, aliada à dragagem do terminal, permitirá o acesso eficiente de embarcações do tipo post-panamax ao porto de Salvador, que podem passar de 300 metros de comprimento e transportar até 9.000 TEU. Adicionalmente, investimentos dos Governos Estadual e Federal em acesso terrestre, como o Projeto Via Expressa Portuária, que fará a ligação entre a rodovia federal BR-324 e o Porto de Salvador, facilitarão ainda mais a movimentação e escoamento de cargas entre o terminal e as regiões baianas atendidas.

Em 2010, o Tecon Salvador movimentou 262.000 TEU, empregando cerca de 520 pessoas. Os principais produtos movimentados no terminal são petroquímicos, borracha, pneus, celulose, frutas e autopeças. A Europa, os Estados Unidos e a China estão entre os principais destinos das cargas exportadas.
Fonte: Jornal do Brasil