quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NAUFRÁGIO DO "COSTA CONCÓRDIA" , DURO GOLPE PARA A FLORESCENTE INDÚSTRIA DE CRUZEIRO MARÍTIMO

A PERPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ACIDENTE COM O NAVIO "COSTA CONCÓRDIA" AO SE CHOCAR CONTRA ROCHAS SUBMARINAS NA ILHA "GLIGLIO", LITORAL DA "TOSCANA", TEM SUSCITADO INÚMEROS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO GRAU DE SEGURANÇA DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO EM NAVIOS DE CRUZEIROS.

OS PRIMEIROS INDÍCIOS APONTAM PARA PROVÁVEL ERRO HUMANO PRATICADO PELO COMANDANTE DA EMBARCAÇÃO, " FRANCESCO SCHETTINO". ABANDONANDO O NAVIO COM PASSAGEIROS E TRIPULANTES AINDA A BORDO E REALIZAVA MANOBRAS ARRISCADAS BEM PRÓXIMO A COSTA POR MOTIVO FÚTIL. OU SEJA, HOMENAGEAR DOIS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA QUE NASCERAM NESSA ÁREA.


COSTA CONCÓRDIA SEMI NAUFRAGADO
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/juiza-argentina-de-72-anos-nadou-para-escapar-de-naufragio

NO MOMENTO É TEMERÁRIO TOMAR PARTIDO DE SUPOSIÇÕES E ESPECULAÇÕES QUE SURGEM EM TORNO DO INCIDENTE, POIS SÓ O INQUÉRITO NAVAL APONTARÁ AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ENCALHE DO "COSTA CONCÓRDIA".

"COSTA CONCÓRDIA"
http://vereadorzezao11.blogspot.com/

INDEPENDENTE DAS FANFARRONICES DO CAPITÃO, UM DETALHE TEM SIDO POUCO EXPLORADO PELA MÍDIA NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM ESPECIALISTAS DA ÁREA. OU SEJA: POR QUE O "COSTA CONCÓRDIA", UM NAVIO MODERNO QUE ENTROU EM SERVIÇO EM 2006, ADERNOU COM TANTA FACILIDADE E DE FORMA ACENTUADA APÓS COMEÇAR A FAZER ÁGUA PELOS RASGOS PROVOCADOS ENTRE O ABARROAMENTO DO CASCO COM AS ROCHAS SUBMARINAS?


CAPITÃO "FRANCESCO SCHETTINO"
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/capitao-de-navio-naufragado-na-italia-e-mantido-sob-prisao-domic/n1597582312727.html

AS EMBARCAÇÕES MODERNAS POSSUEM EM SEU BOJO PORTAS E COMPARTIMENTOS ESTANQUES PARA EVITAREM O ALAGAMENTO POR COMPLETO DO NAVIO EM CASO DE COLISÕES QUE PROVOQUEM FISSURAS NO CASCO. O SISTEMA DE MONITORAMENTO INDICARÁ O SETOR QUE ESTÁ INUNDADO E AUTOMATICAMENTE O MESMO SERÁ ISOLADO CONFINANDO A ENTRADA DE ÁGUA A ÁREA ATINGIDA.

O "RMS TITANIC" QUE FEZ SUA PRIMEIRA E ÚNICA VIAGEM EM 1912, HÁ 100 ANOS ATRÁS, SE CHOCANDO COM ICEBERG NO "ATLÂNTICO NORTE", JÁ POSSUÍA ANTEPARAS ESTANQUES, QUE DE QUALQUER FORMA NÃO EVITARAM O NAUFRÁGIO. O RASGO NO CASCO FOI DE 90 METROS A ESTIBORDO. A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE ENTRAVA FOI MUITO GRANDE, MAS A IDEIA JÁ FOI UM AVANÇO PARA ÉPOCA.

APESAR DA TRAGÉDIA O "TITANIC" AINDA FLUTUOU POR DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS, TEMPO PRECIOSO PARA EFETUAR AS FAINAS DE ABANDONO DO NAVIO. NÃO ADERNOU E AFUNDOU PELA PROA. NA VERDADE AS VÍTIMAS FORAM, EM SUA MAIORIA, PELA QUANTIDADE INSUFICIENTE DE ESCALERES EXISTENTES A BORDO PARA ATENDER TODOS OS PASSAGEIROS E TRIPULANTES.

"RMS TITANIC"
http://50anosdetextos.com.br/1980/como-afundou-o-navio-que-nem-deus-podia-afundar/

É MUITO FÁCIL CULPAR SIMPLESMENTE UM HOMEM PELO INCIDENTE, POIS ESTARIA RESOLVIDO TODO A QUESTÃO NUM PASSE DE MÁGICA, DO QUE CULPABILIZAR UM ERRO DE PROJETO QUE PODE RESULTAR EM PREJUÍZO DE MILHÕES DE DOLARES, COM REPERCUSSÕES BEM MAIS PROFUNDAS E RESPONSABILIZADORAS.

É REALMENTE UM ENIGMA, COMO UM COMANDANTE COM FARTA EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO, TANTO É QUE ESTAVA A FRENTE DE UM DOS MAIORES NAVIOS DA EMPRESA, AUXILIADO POR UMA PARAFERNÁLIA DE INSTRUMENTO ELETRÔNICOS DE AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, TENHA COMETIDO ERRO TÃO GROSSEIRO. LEMBRAR QUE ELE ALEGA QUE A ROCHA NÃO CONSTAVA DA CARTA NÁUTICA, ALGO POUCO PROVÁVEL, MAS NÃO DESCARTADO, MAS QUE NÃO INVALIDARIA SUAS OUTRAS FALHAS.

O COMPORTAMENTO DO COMANDANTE "SCHETTINO", PELO DIÁLOGO QUE TRAVOU COM O CAPITÃO DOS PORTOS DE "LIVORNO", GREGORIO MARIA DE FALCO, DIGA DE PASSAGEM TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL, PODE SUSCITAR QUE "SCHETTINO" ESTAVA SOBRE EFEITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS ESTIMULANTES, NÃO FOI UMA ATITUDE COMPATÍVEL COM UM POSTO DE CAPITÃO DE LONGO CURSO. TUDO NO MOMENTO SÃO HIPÓTESES.

QUANTO AO NAVIO ESTAR BEM PRÓXIMO A COSTA, NÃO SE CONSTITUI NECESSARIAMENTE UMA IMPERÍCIA DE NAVEGAÇÃO. OS NAVIOS DE CRUZEIROS NORMALMENTE NAVEGAM NA CHEGADA E PARTIDAS DOS PORTOS EM CANAIS PRÓXIMO A CIDADE VISITADA PARA PERMITIR UMA MELHOR VISÃO DOS PASSAGEIROS. DESDE QUE O PILOTO TENHA SEUS SISTEMAS ELETRÔNICOS DE NAVEGAÇÃO ALIMENTADOS COM CARTAS PRECISAS SOBRE A ÁREA A SER NAVEGADA, ALÉM DA PRESENÇA DE UM PRÁTICO A BORDO, QUANDO SE FIZER NECESSÁRIO.

OS PROJETOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS PRIORIZAM UMA GEOMETRIA QUE LEVEM A UM CALADO MENOR, JUSTAMENTE PARA TER ACESSO A MAIORIA DOS PORTOS LOCALIZADOS EM CIDADES E REGIÕES TURÍSTICAS. UM GRANELEIRO OU FULL CONTÊINER DO MESMO COMPRIMENTO DO "COSTA CONCÓRDIA", PRATICAMENTE  CALA DUAS VEZES MAIS.

QUEM PASSA PELA REGIÃO DO PORTO DE SALVADOR, NO BAIRRO DO COMÉRCIO, DEVE TER VISTO EM ALGUM MOMENTO,NOS MESES DE VERÃO, NAVIOS DE CRUZEIROS  DO PORTE DO "CONCÓRDIA", OU ATÉ ELE MESMO QUANDO ESTEVE AQUI, ATRACADOS NO 1º ARMAZÉM DAS DOCAS, ONDE O CALADO É O MENOR EM TODO TRECHO DE CAIS, O QUE NÃO PERMITIRIA UM NAVIO DE CARGA SECA OU TANQUE EM PLENA CARGA,COM METADE DO COMPRIMENTO DO CONCÓRDIA, OPERAR SEM RESTRIÇÕES

NA VERDADE TUDO QUEM TEM SIDO DITO NO MOMENTO SÃO ESPECULAÇÕES, SÓ AS INVESTIGAÇÕES OFERECERÃO A COMUNIDADE INTERNACIONAL, RESPOSTAS QUE ALMEJAM. A CONFIANÇA NO FUTURO DO MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DEPENDERÁ DA SERIEDADE DESSE PROCESSO


JOSEMAR

VEJAM, NA TABELA A SEGUIR, QUE O "COSTA CONCÓRDIA", CONFORME TEM SE NOTICIADO, ELE NÃO É UM DOS MAIORES NAVIOS DE CRUZEIROS DO MUNDO, ESTÁ APENAS NA 23 POSIÇÃO EM TERMOS DE TONELAGEM


Rank
Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
1
Allure of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2010
6,296
1
Oasis of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2009
6,296
3
Freedom of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2006
4,370
3
Liberty of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2007
4,370
3
Independence of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2008
4,370
6
Norwegian Epic
Norwegian Cruise Line
153,000 GT
2010
4,200
7
Queen Mary 2
Cunard Line
151,400 GT
2003
3,056
8
Navigator of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2002
3,114
9
Mariner of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2003
3,114
10
MSC Fantasia
MSC Cruises
138,000 GT
2008
3,900
11
MSC Splendida
MSC Cruises
138,000 GT
2009
3,900
12
Explorer of the Seas
Royal Caribbean International
137,308 GT
2000
3,114
13
Voyager of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
1999
3,138
14
Adventure of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
2001
3,114
15
Carnival Dream
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2009
3,652
16
Celebrity Solstice
Celebrity Cruises
122,000 GT
2008
2,850
17
Celebrity Equinox
Celebrity Cruises
122,000 GT
2009
2,850
18
Celebrity Eclipse
Celebrity Cruises
122,000 GT
2010
2,850
19
Ruby Princess
Princess Cruises
116,351 GT
2008
3,080
20
Azura
P&O Cruises
116,351 GT
2010
3,092
21
Diamond Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,674
22
Sapphire Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,670
23
Costa Concordia
Costa Cruises
114,500 GT
2006
3,700
24
Costa Serena
Costa Cruises
114,500 GT
2007
3,700
25
Costa Pacifica
Costa Cruises
114,500 GT
2009
3,700
26
Carnival Splendor
Carnival Cruise Lines
113,300 GT
2008
3,006
27
Crown Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2006
3,080
28
Emerald Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2007
3,114
29
Ventura
P&O Cruises
113,000 GT
2008
3,092
30
Caribbean Princess
Princess Cruises
112,894 GT
2004
3,622


Navios acima de 100,000 GT em construção
(* O Disney Dream foi lançado ao mar antes do prazo previsto e ocupa a 16 posição nos maiores navios)

Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2013
4,000
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2014
4,000
Royal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2013
3,600
Regal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2014
3,600
MSC Divina
MSC Cruises
139,000 GT
2012
3,900
Carnival Magic
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2011
3,652
Carnival Breeze
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2012
3,652
Disney Dream *
Disney Cruise Line
128,000 GT
2011
4,000
Disney Fantasy
Disney Cruise Line
128,000 GT
2012
4,000
Celebrity Silhouette
Celebrity Cruises
122,000 GT
2011
2,850
Celebrity Reflection
Celebrity Cruises
122,000 GT
2012
2,850
Costa Favolosa
Costa Cruises
114,500 GT
2011
3,700
Costa Fascinosa
Costa Cruises
114,500 GT
2012
3,700


http://www.viagensdenavio.com.br/main.asp?subject=os_30_maiores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MARINA PIER NORTE - VÍTIMA DA IMPRENSA


O JORNAL "TRIBUNA DA BAHIA"  NOS ÚLTIMOS DIAS TEM OFERECIDO COMO MANCHETE PRINCIPAL UMA CAMPANHA DESPROPORCIONAL A UM CIDADÃO QUE, POR INICIATIVA E RECURSOS PRÓPRIOS, VEM OFERECER ALGUMA ESTRUTURA AOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, CUJOS PROVENTOS NÃO PERMITEM, POR EXEMPLO, USAR OS SERVIÇOS DE MARINAS ELITIZADAS.

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

AS MARINAS EXISTENTES HOJE NA ORLA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AO INVÉS DE PREJUDICAR O BAIRRO DA RIBEIRA, SÃO AGENTES DE REVITALIZAÇÃO DESSA ÁREA. NO MOMENTO EM QUE TODOS OS PARTICIPANTES DO SISTEMA, PROPRIETÁRIOS DE BARCOS,  EMPREENDIMENTOS E RESTAURANTES, MARINHEIROS, MECÂNICOS, E OUTROS ZELAM  PELA SUSTENTABILIDADE DESSA PITORESCA ENSEADA, A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA FAZ PARTE DA EXISTÊNCIA MARINHEIRA COISA QUE APARENTEMENTE ALGUNS MORADORES E PODERES PÚBLICOS NÃO VÊM REALIZANDO A CONTENTO.

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG
POR QUE ESSES MORADORES QUE APARECEM EM ENTREVISTAS NA TELEVISÃO E JORNAIS NÃO TOMARAM À FRENTE PARA IMPEDIR OS CRIMINOSOS ATERROS QUE ROUBARAM PARTES PRECIOSAS DO ESPELHO D'ÁGUA DOS TAINHEIROS, ALÉM DE EXIGIR UMA MAIOR FISCALIZAÇÃO PARA IMPEDIR LANÇAMENTO DE LIXO, ESGOTO E PESCA PREDATÓRIA COM BOMBAS, QUE EXTERMINAM A FAUNA E FLORA MARINHA, HOJE SE POSICIONAM CONTRA UM EMPREENDIMENTO QUE VAI VALORIZAR A ÁREA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MAIS EMBARCAÇÕES?

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

POR QUE ESSE JORNAL E MORADORES, NÃO SOLICITAM AO GOVERNO DA BAHIA PARA QUE A MARINA DA PENHA SEJA VOLTADA PARA SUA VOCAÇÃO, GUARDA DE BARCOS, E NÃO PARA REALIZAÇÃO DE SHOWS QUE DEVE TRANSTORNAR MUITO MAIS A ACESSIBILIDADE DOS MORADORES  DO QUE A ESTRUTURA DA MARINA PIER NORTE, QUE SE TORNARÁ UM  ATRATIVO A MAIS PARA TURISTAS, PRINCIPALMENTE ESTRANGEIROS, QUE VALORIZAM A ARTE DE NAVEGAR, ATIVIDADE QUE A BAHIA APESAR DE SUAS POTENCIALIDADES NÁUTICAS POUCO EXPLORADAS, ESCOLHE FICAR CHUTANDO UMA BOLA DE UM LADO A OUTRO?

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

O AUMENTO DA QUANTIDADE DE ESTRUTURAS NÁUTICAS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS E ORLA DA RIBEIRA DEVE VALORIZAR O BAIRRO E OS IMÓVEIS LÁ EXISTENTES.

É CLARO QUE O PROPRIETÁRIO DESSA MARINA DEVE SEGUIR A LEI E TOMAR PROVIDÊNCIAS QUANTO A REGULARIZAÇÃO DA OBRA. CONTUDO, DEIXO AQUI MEU VOTO DE CONGRATULAÇÕES A TODOS EMPREENDEDORES QUE SEM APOIO GOVERNAMENTAL VÊM PROCURANDO OFERECER UMA GAMA DE ESTRUTURA NÁUTICA PARA O LITORAL DA BAHIA FAZENDO COM QUE O NOSSO ESTADO POSSA POTENCIALIZAR ESSE SETOR EM VETORES DE RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE.

QUE ESSE JORNAL, DO MESMO MODO QUE ESTÁ CONTRA ESSE EMPREENDEDOR, PROCURE COBRAR AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA, NO SENTIDO DE DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. 

OUTRA INCOERÊNCIA E AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO DE CAUSA A RESPEITO DESSE FATO, FOI COMPARAR BARRACAS DE PRAIAS DEMOLIDAS NA ORLA DE SALVADOR POR ROUBAREM ESPAÇOS DOS BANHISTAS, COM A MARINA "PIER NORTE" , LOCALIZADA EM UM TRECHO DE ORLA IMPRÓPRIO PARA BANHO. OS CLUBES NÁUTICOS, MARINAS E PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, VÊM MANTENDO ESSA ÁREA LIMPA, COISA QUE OS PODERES PÚBLICOS E UMA PARCELA DA POPULAÇÃO NÃO FAZEM SUA PARTE.

ENQUANTO EM NAÇÕES MAIS CIVILIZADAS, QUE NÃO TÊM UM CLIMA TÃO PROPÍCIO  COMO NÓS TEMOS AQUI NA BAHIA, SEUS HABITANTES SE VOLTAM A CADA DIA EM MAIOR NÚMERO A PRÁTICA DA NÁUTICA  , A EXEMPLO DA ARGENTINA E CHILE, O BRASIL SÓ PENSA EM FUTEBOL E SAMBA, POR ISSO OCUPAMOS A 85º POSIÇÃO EM  IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

OS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, MARINAS, ESTALEIROS, RESTAURANTES E BARES VINCULADOS AO MUNDO NÁUTICO DA RIBEIRA, DEVERIAM SE ASSOCIAR, FORTALECENDO ASSIM, OS CAMINHOS REIVINDICATÓRIOS PARA TORNAR A ESSA ÁREA DA CIDADE EM UM GRANDE CENTRO NÁUTICO E PONTO DE PASSEIO PARA  SOTEROPOLITANOS E VISITANTES.

PARA TERMINAR, ACRESCENTO QUE O BAIRRO DA RIBEIRA E A ENSEDA DOS TAINHEIROS SÃO ÁREAS HISTORICAMENTE VOLTADAS PARA A NÁUTICA. E ASSIM SERÁ !


JOSEMAR


domingo, 8 de janeiro de 2012

MUDANÇA PARA CAIXA ECONÔMICA, ACABA COM EXCLUSIVIDADE DO BANCO DO BRASIL PARA CONSIGNADO- BAHIA

INTERESSANTE COMENTÁRIO SOBRE A INCONSTITUCIONAL EXCLUSIVIDADE OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL, CITADO NO FIM DA POSTAGEM, FATO ESTE, QUE DEVE ACABAR EM BREVE COM A MUDANÇA DA ADMINISTRAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DO GOVERNO DA BAHIA PARA CAIXA ECONÔMICA.

EM VERDADE, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, CONDENOU A EXCLUSIVIDADE OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL PELO GOVERNO DO ESTADO, POR 27 VOTOS CONTRA 1, A GRANDE INTERROGAÇÃO SE ESCONDE NO BOJO DO NÃO CUMPRIMENTO DESSA ORDEM JUDICIAL, O QUE ENFRAQUECE O ESTADO DE DIREITO.

DESDE O ANO QUE PASSOU, A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, DEVERIA TER MINUTADO UM NOVO DECRETO SOBRE AS NORMAS QUE REGEM A CONSIGNAÇÃO, COLOCADO NA MESA DO GOVERNADOR DO ESTADO PARA SER ASSINADO E PUBLICADO, AUTORIZANDO OS DEMAIS CONSIGNATÁRIOS, CADASTRADOS, A REALIZAREM EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS NO PRAZO DE 72 MESES, AO INVÉS DOS 24 MESES HOJE EM VIGOR..

LEMBRAMOS QUE TAMBÉM EXISTE RESOLUÇÃO DO "CADE" CONDENANDO ESSA PRÁTICA ABUSIVA E TOTALITÁRIA DE RESERVA DE MERCADO PARA UM BANCO APENAS, FERINDO DIVERSOS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS QUE PROTEGEM A LIBERDADE DE ESCOLHA DO CIDADÃO.

O "CNJ" DEVERIA INVESTIGAR ORDEM JUDICIAL QUE NÃO É ACATADA PELOS CONDENADOS, SEM APLICAÇÃO, PELOS TRIBUNAIS, DAS MEDIDAS COERCITIVAS NECESSÁRIAS PARA SE RESTABELECEREM OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DOS CIDADÃOS, ISSO É ESTADO DE DIREITO QUE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA ESPERA DE SUAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS.

CONFIAMOS NO PERFIL REPUBLICANO DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER, QUE IRÁ ORDENAR AOS SEUS ASSESSORES DIRETOS O CÉLERE RESTABELECIMENTO DA LIVRE CONCORRÊNCIA EM RELAÇÃO AS REGRAS DO CONSIGNADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA.


JOSEMAR


    1. Jorge da Silva Aguiar 22.12.2011 às 04:33
      Graças a Deus que com essa migração, chega ao fim o monopólio do Banco na Bahia na concessão de empréstimo consignado em mais de 24 parcelas. Hoje o Governo permite ao Banco do Brasil, financiar o Consignado em até 72 parcelas, enquanto os oustros bancos como o BMG, Mercantil, Bradesco, Matone etc, os contratos são de no máximo 24 parcelas, forçando o servidor a apelar para fazer empréstimo no Banco do Brasil. Ocorre que este Banco Burocratico, impõe muitas restrições para concessão de crédito consignado. Mesmo com margem, o servidor é submetido à analise de crédito, com consulta ao SPC SERASA, ao contrário dos demais bancos. Um absurdo, já que o desconto é feito diretamente na folha e, em se tratando de servidores, os riscos são mínimos. Isso sem falar do péssimo atendimento deste Banco Horroroso. Que venha a nossa folha de pagamento para a Caixa Econômica Federal, com consignado sem consulta a SPC/SERASA e sem monopólio. É necessário que os outros bancos possam conceder empréstimos consignados com prazos iguais aos da CEF, dando-nos opção de escolha na hora de contratá-lo.
    http://www.brasil247.com.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EMPRESA ESPANHOLA DE CONSTRUÇÃO DE MARINAS

RECEBEMOS EMAIL DE UMA EMPRESA ESPANHOLA QUE EMPREGA TECNOLOGIA DE PONTA EM CONSTRUÇÃO DE MARINAS, O QUAL REPASSAMOS, PRINCIPALMENTE PELO POTENCIAL QUE O MERCADO DA BAHIA DEMANDA EM RELAÇÃO A ESSAS ESTRUTURAS.

QUEM SABE, ALGUM GRUPO EMPRESARIAL DA BAHIA POSSA NO FUTURO ASSOCIAR-SE AOS ESPANHÓIS NESSE SEGMENTO NÁUTICO, A "BELOV ENGENHARIA", ESTALEIRO "COREMA" SERIAM EXEMPLOS, OU A "ALFER METAL" ENTRARIA EM CONTATO COM O GOVERNO DA BAHIA, QUE TEM AÇÕES PARA DESENVOLVER A NÁUTICA, EM BUSCA DE INCENTIVOS PARA COLOCAR UMA FILIAL EM NOSSO ESTADO.


JOSEMAR




Nos é grato apresentar-lhes ALFER METAL, uma empresa espanhola construtora de portos e marinas ecológicas. Entre as mais de 155 marinas que realizou em Europa e África ao longo de duas décadas de existencia, destacamos a construção do Porto de Sanxenxo en Galicia (sede da competição Volvo Ocean Race 2005) e do Porto de San Adrián de Cobres (pertencente à Rede Natura 2000).
Para a sua maior comodidade, adjunto enviamos uma apresentação da empresa em português; podem ver mais detalhes no nosso site www.alfermetal.com .
Também estamos lançando uma nova linha de piers com sistema atenuante de ondas de última geraçao, desenvolvido pelo departamento de I+D da empresa e cuja finalidade é dar maior estabilidade ao pier, dissipando a energia proveniente de ondas e marolas.
Agradecemos desde já a sua atenção e desejamos que essa informação seja do seu interesse. Nesse caso nao duvidem em entrar em contactar conosco.
Atentamente,
Manuel García Hermida
(director comercial)



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MARINA BONFIM - RIBEIRA - SALVADOR - BAHIA

COMPLETANDO O PROJETO DO BLOG, A RIBEIRA E SUAS MARINAS, EM PARTICULAR A "ENSEADA DOS TAINHEIROS", VAMOS NARRAR SOBRE A "MARINA BONFIM", LOCALIZADA NO FINAL DA "AVENIDA BEIRA MAR", BAIRRO DA RIBEIRA.


PONTE DE ACESSO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE - MARINA BONFIM


VISÃO DA MARINA A PARTIR DA PONTE DE ACESSO


ESSA MARINA OPERA NO ESPAÇO ONDE FUNCIONAVA O "ESTALEIRO BONFIM" HOJE DESMOBILIZADO, QUE NA DÉCADA DE 6O DO SÉCULO PASSADO DOCAVA E CONSTRUÍA, PRINCIPALMENTE,  EMBARCAÇÕES DA PETROBRAS ENVOLVIDAS COM EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.


VISÃO DA MARINA A PARTIR DA PONTE DE ACESSO


VISÃO DE BARES LOCALIZADOS ADJACENTE A MARINA


A MARINA BONFIM OFERECE VAGAS NO SECO E UMA PONTE PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PESSOAS, NÃO HÁ VAGAS EM PÍER E SIM POITAS PARA OS BARCOS QUE ESTÃO NA ÁGUA.


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS - VISÃO A PARTIR DA PONTE ACESSO


VISÃO DA PONTE DE ACESSO


CONTA COM RESTAURANTE E BAR, POR SINAL BEM AGRADÁVEL, APOIO DE PROFISSIONAIS DE MOTORES, FIBRAS E OUTROS. RAMPA DE ACESSO AO MAR.

VISÃO DA AVENIDA BEIRA MAR - RIBEIRA  - A PARTIR DA PONTE ACESSO


IGUAL AS DEMAIS ESTRUTURAS QUE VISITAMOS, A MARINA BONFIM NÃO TEM VAGAS PARA NOVOS BARCOS, EXISTE ATÉ LISTA DE ESPERA. O MERCADO NÁUTICO AMPLIA-SE EM SALVADOR DE FORMA ACELERADA MAS A OFERTA DE VAGAS NÃO SEGUE COM O MESMO ÍMPETO.

EMBARCAÇÕES FUNDEADAS


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS



COMO SEMPRE, ALERTAMOS AO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR, QUE MEDIDAS URGENTES DEVEM SER OPERACIONALIZADAS NO SENTIDO DE OFERECER INCENTIVOS DESBUROCRATIZADOS À IMPLANTAÇÃO DE MARINAS NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS DE TODOS OS SANTOS", AMPLIANDO A GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE ADVINDAS DA ATIVIDADE DE LAZER NÁUTICO.


PONTE DE ACESSO


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS


OUTRO DADO INTERESSANTE SOBRE A "MARINA BONFIM", É QUE NESSE ESPAÇO EXISTE DE FORMA ORGANIZADA DIVERSAS FLOTILHAS DE MONOTIPOS, PRANCHA A VELA, LASER E OUTROS, ALÉM DE MUITOS JET SKIS.

AO FUNDO - PORTO DE ARATU


PÁTIO DA MARINA


RAMPA DE TRANSFERÊNCIA DE EMBARCAÇÕES


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS



CONTATOS COM O RESTAURANTE "QUIOSQUE SABORES DO MAR", LOCALIZADO NA MARINA, PODEM SER COM "EDNA CARVALHAL" - 71 3208-2531  /  8606-3081


VÍDEOS:

http://www.youtube.com/watch?v=a1e9PRA-Q0Y&list=UUHFvUK3kV6UppSFWe6DOM8g&index=1&feature=plcp


FOTOS E VÍDEOS PRODUZIDOS PELO AUTOR DO BLOG.



JOSEMAR

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE FINAL DO ANO



DESEJAMOS A TODOS NOSSOS VISITANTES E COLABORADORES, VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM NOVO ANO DE GRANDE SUCESSO EXISTENCIAL, QUE OS ACONTECIMENTOS DE 2011 SEJAM VISTOS COMO ALGO POSITIVO, PELAS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM PROPORCIONADAS, EVITANDO OS MESMOS TROPEÇOS DO ANO QUE PASSOU.

AFIRMANDO SEMPRE, NOSSA CRENÇA QUE O BRASIL, CONSIGA LIBERTAR-SE DO ESTIGMA DA MALANDRAGEM, DA "LEI DO GERSON", DA ROUBALHEIRA E DA PASSIVIDADE DE SUA GENTE DIANTE DO MAU USO DO SEU TRIBUTO PAGO. DA DEGRADAÇÃO SOCIAL, DA CONSTATAÇÃO DE TANTOS POBRES E "LADRÕES DE GALINHA" NAS CADEIAS SUPERLOTADAS. ENQUANTO QUE OUTROS, DIANTE DE ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO, ALEGAM SUA BIOGRAFIA ILIBADA. UMA VIDA PÚBLICA DEDICADA AO PAÍS. ISSO É CÔMICO, PARA NÃO DIZER TRISTE. 

QUE A BAHIA EM 2012, VOLTE AO SEU PAPEL HISTÓRICO DE LIDERANÇA REGIONAL, ATRAINDO INVESTIMENTOS PRODUTIVOS QUE REDUNDEM EM BEM ESTAR PARA SUA POPULAÇÃO.

QUE OS LIDERES E SEUS LIDERADOS, PERCEBAM QUE SEM IGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA A HARMONIA ENTRE OS POVOS SERÁ SEMPRE UMA UTOPIA.


QUE A PAZ ESTEJA CONVOSCO.




JOSEMAR



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FREAK WAVES , ROGUE WAVES – ONDAS MONSTRUOSAS EXISTEM - FREAK WAVES , ROGUE WAVES – MONSTROUS WAVES, THERE ARE



"EXISTEM OS HOMENS QUE ESTÃO VIVOS, OS QUE ESTÃO MORTOS E OS QUE SE FAZEM AO MAR"  VITOR-MARIE HUGO (26 DE FEV DE 1802,BESANÇON - 23 MAI 1885, PARIS)


EM TEMPOS REMOTOS OS HOMENS DO MAR TRAZIAM DE SUAS VIAGENS, PELOS SETE MARES, RELATOS DE TEMPESTADES ONDE TERIAM ENFRENTADO ONDAS MONSTRUOSAS SURGIDAS DO NADA E DE COMO CONSEGUIRAM ESCAPAR DA MORTE CERTA.

A TRADIÇÃO SINALIZAVA SOBRE A CAPACIDADE DOS MARUJOS AUMENTAREM UM POUQUINHO SEUS FEITOS E PERIPÉCIAS. UMA VAGA DE 10 METROS PASSAVA A TER 15 METROS, DIANTE DO PODER INEBRIANTE DE UM DOSE DE RUM. POR MAIS REALÍSTICA E DRAMÁTICA QUE SEJA A NARRATIVA, A CONFIABILIDADE DOS FATOS DIANTE DOS OUVINTES NÃO ERA BEM ACEITA.

NA VERDADE ESSAS VAGAS DESCOMUNAIS, COM MAIS DE 30 METROS, QUE PENSAVA-SE SER HISTÓRIAS SEM CRÉDITOS,  REALMENTE EXISTEM, COMPROVADAS POR MEDIÇÕES ATRAVÉS DE MEIOS ELETRÔNICOS. EM RAZÃO DISSO, MUITOS DESAPARECIMENTOS DE NAVIOS, SEM DEIXAREM PISTAS DO QUE TERIA ACONTECIDO, COMEÇARAM A SER CREDITADOS  AS “FREAK WAVES”.

AS “FREAK WAVE” NÃO SÃO REGRAS EM MEIO A UMA TEMPESTADE EM ALTO MAR, NÃO ACONTECEM NO MESMO EVENTO VÁRIAS VEZES, OU SEJA, UMA EMBARCAÇÃO ENFRENTA MAR FORÇA 11 NA ESCALA BEAUFORT  COM ONDAS DE ATÉ 13,5 M, NESSE TEMPO SE AVISTA UM VAGALHÃO DE 30 METROS OU MAIS, VINDO DO NADA, AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ENCONTRO TENDEM A SER FUNESTAS.

A FOTO ABAIXO, MOSTRA O MOMENTO EM QUE O PETROLEIRO "ESSO  LANGUEDOC" É ATINGIDO POR UMA FREAK WAVES NA COSTA DE DURBAN, ÁFRICA DO SUL, OCEANO ÍNDICO EM 1980. O TRIPULANTE QUE REGISTROU A IMAGEM, AFIRMOU QUE A  ALTURA DO MASTRO A BORESTE É DE 25 M, POR COMPARAÇÃO A VAGA DEVER DE 25M A 30M. APESAR DO IMPACTO O NAVIO SOFREU APENAS PEQUENOS DANOS.

http://folk.uio.no/karstent/waves/index_en.html

TEORICAMENTE OS PROJETISTAS DE EMBARCAÇÕES QUANDO REALIZAM SEUS CÁLCULOS ESTRUTURAIS, O FAZEM PARA QUE O CASCO  POSSA RESISTIR AS PIORES CONDIÇÕES DE TEMPO, MEDIDA EM SÉRIE HISTÓRICA, NAS REGIÕES ONDE SE DEVA NAVEGAR, OU SEJA, SE O PICO FOI ONDAS DE 14 METROS E VENTOS 80 NÓS, ACRESCENTA-SE UMA RESISTÊNCIA ESTRUTURAL PARA UM QUANTUM UM POUCO MAIOR DO QUE FOI REGISTRADO, É UMA MARGEM DE SEGURANÇA.


SEGUE-SE A REGRA, ONDAS DE 14 METROS, ENTÃO PROJETA-SE O NAVIO PARA RESISTIR A 16 METROS, O QUE NÃO SE PODE FAZER É ADEQUAR O CASCO PARA ENFRENTAR VAGAS DE 30 METROS POR QUE EM ALGUM LUGAR SE OBSERVOU UM EVENTO DESSA NATUREZA, COM CARACTERÍSTICA DE RARIDADE E COM CAUSAS AINDA DESCONHECIDA.


A ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA,  TENTA REPRESENTAR COMO FOI O IMPACTO DE UMA "FREAK WAVES" NO NAVIO "MUNCHEN" DE BANDEIRA ALEMÃ, DESAPARECIDO MISTERIOSAMENTE NO ATLÂNTICO NORTE EM 13 DE DEZEMBRO DE 1978. INVESTIGAÇÕES LEVARAM A PROVÁVEL CONCLUSÃO QUE O NAVIO FOI A PIQUE POR UMA GRANDE ONDA SURGIDA EM MEIO AO MAU TEMPO.

http://www.surfersvillage.com/gal/cat.asp?iCat=58&offset=1773


MAQUETE DO MUNCHEN



QUANTO MAIS RESISTÊNCIA ESTRUTURAL É ACRESCIDA AO PROJETO MAIOR SERÁ A QUANTIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS EMPREGADOS PARA EXECUTAR O MESMO. O IDEAL SERIA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES QUE RESISTISSEM AOS TSUNAMIS CRIADOS PELO IMPACTO DE UM METEORO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE, O LIMITE É A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO.
 
DIVERSOS RELATOS CONTEMPORÂNEOS DE TRIPULANTES E PASSAGEIROS  DETALHAM O IMPACTO DE “FREAK WAVES” NAS EMBARCAÇÕES EM QUE ESTAVAM. OS MEIOS ELETRÔNICOS HOJE EXISTENTES PERMITEM COM FACILIDADE O REGISTRO DE ÁUDIO E VÍDEO DE UM EVENTO DESA NATUREZA.

O “QUEEN ELIZABETH II”, NAVIO DE PASSAGEIRO QUE JÁ FOI CONSIDERADO O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO FOI ATINGIDO EM UM DOS SEUS CRUZEIROS, 11 DE SETEMBRO DE 1995 NO ATLÂNTICO NORTE, POR UMA “FREAK WAVES” QUE ALCANÇOU SEU ÚLTIMO DECK. A ONDA SEGUNDO CÁLCULO DO COMANDANTE TINHA ENTRE 28 E 29 METROS, NÃO HOUVE DANOS SÉRIOS, NENHUM PASSAGEIRO OU TRIPULANTE FICOU FERIDO.

 QUEEN ELIZABETH II
http://www.thisworldtraveler.com/labels/cruises.html

 
EM CRUZEIRO PELA ANTÁRTICA, NA "PASSAGEM DE DRAKE" O NAVIO ”CALEDONIAN STAR” FOI ATINGIDO EM CHEIO POR UMA ONDA GIGANTE QUE QUEBROU OS VIDROS DAS JANELAS DA PONTE DE COMANDO, DANIFICANDO OS INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS, COM ISSO O NAVIO FICOU SEM CONTATO DURANTE ALGUM TEMPO, CALCULA-SE A ALTURA EM 30 METROS.


SUBINDO A COSTA DA ARGENTINA, O “BREMEN” VOLTANDO DA ANTÁRTIDA, APANHADO POR UMA “FREK WAVES” , TEVE DANIFICADO SEU SISTEMA ELÉTRICO, FICANDO O NAVIO A ESCURA ATÉ RESTABELECER A GERAÇÃO DE ENERGIA.


MS BREMEN
ESSES SÃO RELATOS MAIS RECENTES DESSAS ONDAS EXTREMAS, QUE ATINGINDO UMA EMBARCAÇÃO, DIFICILMENTE A MESMA CONTINUARÁ FLUTUANDO OU SAIRÁ ILESA PARA CONTAR HISTÓRIA DO EVENTO.

TRIPULANTES DE PLATAFORMAS DE PETRÓLEO LOCALIZADAS NO MAR DO NORTE, PRINCIPALMENTE AO LONGO DA COSTA DA NORUEGA, RELATAM ENCONTROS SINISTROS COM ESSAS ONDAS. ESSA ÁREA E O CABO DA BOA ESPERANÇA CONCENTRAM GRANDE PARTE DOS REGISTROS OFICIAIS DE "FREAK WAVES" NO PLANETA.

RESSALTAMOS QUE "FREAK WAVES" E "TSUNAMIS" NÃO SÃO EPISÓDIOS DE MESMA NATUREZA. AS PRIMEIRAS SURGEM DO ÂMAGO DE TEMPESTADES COM VENTOS INTENSOS, A SEGUNDA SÃO PROVOCADAS PELA ENERGIA GERADA POR TERREMOTOS COM EPICENTRO NO FUNDO DOS OCEANOS.

A TSUNAMI SÓ DEMONSTRA SUA FORÇA DESTRUIDORA QUANDO CHEGA EM TERRA FIRME, TANTO É QUE UM NAVIO PODE PASSAR POR UM GRANDE TSUNAMI EM ALTO MAR E SEUS EFEITOS PASSAREM DESPERCEBIDOS.

A SÉRIE DE VÍDEOS ELENCADA A SEGUIR, FOI PRODUZIDA PELA "BBC DE LONDRES", EM 5 EPISÓDIOS, COM ENTREVISTAS DE TRIPULANTES E CAPITÃES DE NAVIOS QUE FORAM ALCANÇADOS POR "FREAK WAVES". OS FATOS RELATIVOS AO "BREMEN", CALEDONIAN STAR","QUEEN ELIZABETH" E "MUNCHEN" SÃO NARRADOS COM DETALHES PELOS QUE SE ENCONTRAVAM A BORDO DURANTE O EVENTO ASSUSTADOR, O ÁUDIO ESTÁ EM INGLÊS E SEM LEGENDA.

PARA EFEITO COMPARATIVO OU USANDO DA ANALOGIA, AS CONDIÇÕES DE MAR GROSSO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM VENTOS DE QUADRANTES SUL E SUDESTE, SOPRANDO DE FORMA INTENSA DURANTE DIAS PODE OCASIONAR ONDAS DE 2,5 M OU RARAMENTE 3 M, OCASIONANDO A BORDO DOS FERRYS BOATS QUE FAZEM A TRAVESSIA SALVADOR / ITAPARICA CENAS DE DESESPERO A BORDO, IMAGINEM VOCÊ, OBSERVANDO EM ALTO MAR , A APROXIMAÇÃO DE UMA ONDA DE 30 METROS EM DIREÇÃO AO SEU NAVIO.


ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR


BBC - FREAK WAVES - PARTE I



BBC - FREAK WAVES - PARTE II



BBC - FREAK WAVES - PARTE III




BBC - FREAK WAVES - PARTE IV


BBC - FREAK WAVES - PARTEVI



domingo, 18 de dezembro de 2011

JUSTIÇA DERRUBA EXCLUSIVIDADE DO BB NO CONSIGNADO EM GAURULHOS/SP


O BRASIL É UM PAÍS MUITO INTERESSANTE, ALEGRE, RESIGNADO, CHEIO DE ESPERANÇA, DEMOCRÁTICO, PAÍS DO FUTEBOL, DO SAMBA, DAS NOVELAS, DA CACHAÇA, DA PLURALIDADE RELIGIOSA, DA HONESTIDADE POLÍTICA E PARTIDÁRIA,  ONDE O ESTADO DE DIREITO É SOBERANO E A JUSTIÇA É RÁPIDA EM EMITIR SENTENÇAS, HONRANDO O TRIBUTO PAGO PELO CONTRIBUINTE. TEM MAIS, É UM PAÍS EMERGENTE.

COM TANTOS PREDICADOS, QUE NOSSO BRASIL É POSSUIDOR, NÃO ENTENDO COMO A JUSTIÇA DA BAHIA, QUE CONDENOU POR 27 CONTRA 1, A EXCLUSIVIDADE PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL, AINDA, NÃO ORDENOU MEDIDA COERCITIVA PARA QUE O ESTADO DA BAHIA ABRA SEU SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO A OUTROS BANCOS E FINANCEIRAS PARA OPERAREM NO PRAZO MÁXIMO CONTIDO NO BOJO DO DECRETO REGULAMENTADOR DA MATÉRIA.

O CADE JÁ DECIDIU PELO PAGAMENTO DE MULTA DIÁRIA AOS MENTORES DESSA BENESSE OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL.MATÉRIA QUE NÃO CABE MAIS RECURSOS. REALMENTE PARA UM CIDADÃO ESCLARECIDO É ESTARRECEDOR ACOMPANHAR COMO UM ATO COMO ESSE DA EXCLUSIVIDADE, QUE FERE INÚMEROS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, AINDA SE MANTENHA EM VIGOR EM DIVERSOS LOCAIS DO PAÍS, APESAR DA CONDENAÇÃO EM SÉRIE DA JUSTIÇA E OS RESPONSÁVEIS NÃO SEJAM PUNIDOS PELO RIGOR DA LEI.


VEJAM A MATÉRIA A SEGUIR, COM SENTENÇA DO TITULAR DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE GUARULHOS/SP. PERCEBAM NA SENTENÇA EMANADA, COMO A CONSTITUIÇÃO É FERIDA EM DIVERSOS PRINCÍPIOS POR ESSA "EXCLUSIVIDADE"  



JOSEMAR



Empréstimo consignado

Justiça derruba exclusividade do BB no consignado em Guarulhos/SP
O juízo da 1ª vara da Fazenda Pública de Guarulhos/SP concedeu tutela antecipada para permitir a imediata inscrição do Banco BMG S/A no sistema de consignações em folha de pagamento dos servidores e pensionistas municipais de Guarulhos. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada pena de multa diária em R$ 10 mil.
Para o juízo, a ilegalidade da exclusividade do consignado ao BB "salta aos olhos", citando precedentes do TJ/MS, TJ/RN e TJ/BA, além do STJ.
A causa foi patrocinada pelo escritório Bianchini Advogados.
  • Processo : 224.01.2011.062807-3

Veja abaixo a decisão.
__________
Despacho Proferido
Trata-se de ação de obrigação de fazer, com pedido de tutela antecipada, proposta por Banco BMG S/A contra o Município de Guarulhos.
O requerido, por meio do contrato de prestação de serviços financeiros e outras avenças n.º 9/2008, em sua cláusula primeira, alínea «i», estabeleceu, em favor do Banco do Brasil S/A, exclusividade na concessão de empréstimos consignados aos servidores ativos e inativos e aos pensionistas municipais.
Alegou que essa exclusividade contraria vários dispositivos constitucionais, tais como a livre iniciativa (art. 1º, IV, da CF), a livre concorrência (art. 170, IV, da CF), e o repúdio ao abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros (art. 173, § 4º, da CF).
Além disso, ela estaria tipificada com infração da ordem econômica pelo art. 20, § 3º, da Lei n.º 8.884/1994 (Lei de Defesa da Concorrência); tanto que o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em 9 de dezembro de 2008, determinou preventivamente ao Banco do Brasil que suspenda de imediato quaisquer acordos que tenham ou possam vir a ter por escopo, entre outros, restringir o acesso de seus clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições.
Não bastasse, o art. 4º, I, «f», II, «b» e III, da Lei n.º 8.137/1990 (Lei de Economia Popular) tipifica esse tipo de monopólio como crime contra a ordem econômica.
Requereu, em sede de antecipação de tutela, sua inscrição no sistema de consignações em folha de pagamentos dos servidores municipais de Guarulhos, sob pena de multa diária.
Estão presentes os requisitos para a antecipação da tutela.
A ilegalidade da exclusividade concedida ao Banco do Brasil S/A para o processamento de empréstimos consignados aos servidores ativos e inativos e pensionistas municipais de Guarulhos salta aos olhos, em cotejo com os dispositivos constitucionais e legais acima mencionados, tanto que os Tribunais de Justiça de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia já declararam incidentalmente a inconstitucionalidade de contratos do mesmo naipe; e o Egrégio Superior Tribunal de Justiça, em 13 de abril do corrente ano, por decisão do Senhor Ministro Ary Pargendler, confirmou liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Pará com esse fundamento. Portanto, concedo a antecipação de tutela para permitir a imediata inscrição do Banco BMG S/A no sistema de consignações em folha de pagamento dos servidores e pensionistas municipais de Guarulhos, sob pena de multa diária que fixo em R$ 10.000,00 (dez mil reais). Cite-se Int.
http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia.aspx?op=true&cod=142444


PERIGO EM ALTO MAR - SUSPENSE E TENSÃO A CADA CENA

ASSISTI A UM BOM FILME NO CANAL FECHADO HOJE A TARDE, "PERIGO EM ALTO MAR',  "THE REEF", SUSPENSE A CADA CENA, BASEADO EM FATO REAL, PRODUZIDO E FILMADO NA AUSTRÁLIA. 

O FILME REPRESENTA O DRAMA VIVIDO POR 5 PESSOAS QUANDO O VELEIRO EM QUE ESTAVAM NAUFRAGOU. NÃO CONTAREI DETALHES DO DRAMA OU COMO FOI O EPÍLOGO.

CARTAZ DO FILME
http://www.submarino.com.br/produto/6/23810608/dvd+perigo+em+alto+mar

GOSTEI DO FILME E PRINCIPALMENTE DAS LIÇÕES QUE PODEM SER TIRADAS DO MESMO EM RELAÇÃO A TODOS AQUELES QUE PROCURAM O MAR COMO AMBIENTE DE LAZER, MAS QUE DEVEM COMPREENDER QUE A DISTÂNCIA ENTRE A FATALIDADE E A SOBREVIVÊNCIA DEPENDE EM SEGUIR ESTRITAMENTE AS NORMAS DE SEGURANÇA RELATIVAS À NAVEGAÇÃO.

AS FALHAS SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO FORAM:

O EPIRB -EMERGENCY POSITION INDICATING RADIO BEACONS- A BORDO ERA VELHO E POSSIVELMENTE COM BATERIAS FRACAS. NÃO TINHAM EPIRB PESSOAL OU INDIVIDUAL. O EPIRB SÃO APARELHOS, QUANDO ACIONADOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA TRANSMITEM  A POSIÇÃO VIA SATÉLITE DAS PESSOAS OU EMBARCAÇÕES QUE NECESSITAM DE AUXÍLIO. O EPIRB FAZ PARTE DO SISTEMA DE APOIO A SEGURANÇA MARÍTIMA GLOBAL - GLOBAL MARITIME DISTRESS SAFETY SYSTEM


 TIPOS DE EPIRBS

É BOM ACRESCENTAR, QUE OS NAVEGANTES AMADORES NO BRASIL EM SUA GRANDE MAIORIA, PRINCIPALMENTE DE VELEIROS ONDE O RISCO DE HOMEM AO MAR É MAIOR EM VIRTUDE DAS CONSTANTES FAINAS DE TROCA DE VELAME, PARA ECONOMIZAR UNS TROCADOS, NÃO TÊM A BORDO ESSE IMPORTANTE INSTRUMENTO DE SEGURANÇA.

NÃO LEVAVAM BALSAS SALVA VIDAS INFLÁVEIS PARA ABANDONO DA EMBARCAÇÃO COM RAÇÃO, SINALIZADORES E DEMAIS ITENS QUE PERMITISSEM A SOBREVIVÊNCIA DOS NÁUFRAGOS ATÉ A CHEGADA  DE ALGUM RESGATE. VEJA O LINK A SEGUIR.

NÃO HAVIA RADIO VHF PORTÁTIL E A PROVA D'ÁGUA PARA RECEPÇÕES E TRANSMISSÕES DE  CURTO ALCANCE.

RADIO VHF A PROVA D'ÁGUA


É SEMPRE ACONSELHÁVEL QUE MAIS DE UMA PESSOA A BORDO TENHA ALGUM TIPO DE EXPERIÊNCIA EM NAVEGAÇÃO E MANEJO DA EMBARCAÇÃO, A CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA AMPLIA-SE.

NO FILME NÃO PERMITE CONCLUIR SE ANTES DE ZARPAREM NOTIFICARAM A MARINA OU CLUBE NÁUTICO SOBRE O ROTEIRO DA NAVEGAÇÃO QUE SERIA REALIZADA E O TEMPO ESTIMADO DE RETORNO, ISSO AJUDA NO CASO DE IMPREVISTOS, POIS NÃO RETORNANDO  NO TEMPO ESTIMADO, O ALERTA SERÁ ACIONADO.

SEMPRE QUE POSSÍVEL VIA RADIO INFORMAR POSIÇÃO E PROGRESSO DA NAVEGAÇÃO, SE OCORRER ALGUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA A ÁREA DE BUSCA A SER RASTREADA SERÁ MENOR, DIMINUINDO O TEMPO DE LOCALIZAÇÃO DA EMBARCAÇÃO OU DOS NÁUFRAGOS AMPLIANDO AS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA.


TRAILLER OFICIAL
JOSEMAR