sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A TODOS, UM FELIZ NATAL E UM 2013 PLENO DE DIGNIDADE

O "VIAJANTE SEM PORTO" DESEJA A TODOS, ESPECIFICAMENTE AOS VISITANTES DO BLOG, UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO BALIZADO PELA CAPACIDADE DE INDIGNARMOS PERANTE OS FATOS NEGATIVOS QUE TEIMAM EM PAIRAR SOBRE O PAÍS.

QUE EM 2013, A CONSCIÊNCIA DE QUE SOMOS CIDADÃOS, E QUE ESTE CARGO É O MAIS REPRESENTATIVO DA REPÚBLICA, QUE PAGAMOS TRIBUTOS PARA MANTER UM ESTADO, QUE FOI IDEALIZADO PARA NOS SERVIR COM EFICIÊNCIA E NÃO PARA  SERMOS REFÉM DO MESMO, ESTEJA BEM CLARO EM NOSSOS ANSEIOS CIVILIZATÓRIOS.


QUE A CAPACIDADE DE INDIGNAR-SE PERANTE A INJUSTIÇA, VENHA ELA DE ONDE VIER, NÃO SEJA ENSOMBREADA PELA PASSIVIDADE E OMISSÃO DAQUELES, QUE EM SEU SILÊNCIO DESPREZÍVEL, SEMELHANTES A MORTOS VIVOS, SE COMPORTAM COMO AVESTRUZES, ESCONDENDO A CABEÇA EM UM BURACO QUALQUER, DIANTE DO PERIGO, ACREDITANDO QUE DESSA FORMA TUDO ESTEJA RESOLVIDO.

QUE 2012, TENHA OFERECIDO A TODOS ÀQUELES QUE ALMEJAM UM PAÍS MAIS JUSTO SOCIALMENTE E ECONOMICAMENTE, O EXEMPLO QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA E PREVALECERÁ DIANTE DOS INCAUTOS QUE INSISTEM EM LANÇAR CRIMINOSAMENTE SUAS MÃOS IMPURAS SOBRE O ERÁRIO PÚBLICO, ACREDITANDO QUE EM NOME DE LEGADOS, DEUSES OU PARTIDOS POLÍTICOS PERMANECERÃO IMPUNES.

PARTICULARMENTE A NÓS BAIANOS, QUE ESPERAMOS A COPA DE 2014 COM ENTUSIASMO, QUE FICAMOS FELIZES COM O CAMPEONATO MUNDIAL CONQUISTADO POR UM TIME DO SUL, COM OS SUCESSOS ALCANÇADOS PELO BAHIA E VITÓRIA, TENHAMOS,TAMBÉM, TEMPO PARA ENTENDER E SERMOS CRÍTICOS DIANTE DE FATOS VERDADEIRAMENTE RELEVANTES COMO:

AS ESTATÍSTICAS DE MORTES VIOLENTAS EM NOSSA CAPITAL E NO ESTADO DA BAHIA, QUE DIFERENTE DE REGIÕES COMO A FAIXA DE GAZA ONDE SE MORRE POR UM IDEAL, AQUI SE PERDE A VIDA POR MOTIVOS BANAIS; 

AS FILAS DEGRADANTES NAS UNIDADES DE SAÚDE, ONDE MESMO QUE O CIDADÃO SEJA ATENDIDO, O PRÓXIMO RETORNO SÓ SE DARÁ DEPOIS DE MESES, O QUE SIGNIFICARÁ A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE; 

O SISTEMA FERRY BOAT QUE CHEGOU AO NÍVEL DE SUCATEAMENTO EM QUE ESTÁ,  DE OITO EMBARCAÇÕES ENTREGUES AO PRIMEIRO CONCESSIONÁRIO, A COMAB, HOJE, 21/12/2012, EM INTERVENÇÃO, A PORTA DE MOMENTOS CRÍTICOS EM TERMOS DE DEMANDA, O SISTEMA SÓ CONTA COM 3 EMBARCAÇÕES. O PIOR DE TUDO É QUE A SOCIEDADE ARCA COM UM ÓRGÃO REGULADOR, QUE DEVERIA TER AGIDO TEMPESTIVAMENTE, DESDE O INÍCIO DA DEGRADAÇÃO, COM FIRMEZA, PELO DESCUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS, AO INVÉS DE APLICAR MULTAS INÓCUAS, QUE NÃO SERÃO PAGAS, E TAL ÓRGÃO PÚBLICO, NÃO SOFREU RESPONSABILIZAÇÃO PELA SITUAÇÃO NEFASTA A QUE SE CHEGOU.

UM ESTADO QUE SE DESTACOU NO NORDESTE, HOJE SE APRESENTA EM DECADÊNCIA, TENDO A SUA CAPITAL UM RETRATO CLARO DESSE MOMENTO, SEM CONTAR COM O MÍNIMO DE MOBILIDADE URBANA, A EXEMPLO DO METRÔ, DO ELEVADOR LACERDA, DA ESCADA ROLANTE DA ESTAÇÃO DA LAPA, O ABANDONO DO CENTRO HISTÓRICO E DA NOSSA BELA ORLA MARÍTIMA, ENTRE MUITOS.

DIANTE DE TUDO DITO ACIMA, NÃO PODEMOS PERMANECER PASSIVOS E SER MEROS ESPECTADORES NARCOTIZADOS PELA  POLÍTICA DO PÃO E CIRCO DA ANTIGA ROMA.

"NOSSAS VIDAS COMEÇAM A TERMINAR NO DIA EM QUE NOS CALAMOS SOBRE COISAS QUE IMPORTAM. É AGRADÁVEL ESPERAR QUE AS COISAS SUMAM IGNORANDO-AS, MAS CHEGA UM TEMPO EM QUE SE TORNA NECESSÁRIO DIZER PARE! ISSO É INACEITÁVEL!" - MARTIN LUTHER KING, JR


JOSEMAR

sábado, 15 de dezembro de 2012

DRAGAS OPERAM EM SÃO ROQUE. CANTEIRO DA PETROBRAS OU NOVO ESTALEIRO DO PARAGUAÇU" ?

DURANTE ESSA SEMANA, PERCEBEMOS A MOVIMENTAÇÃO DE 3 DRAGAS QUE APORTARAM NO FUNDEADOURO DA  BAÍA DE TODOS OS SANTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTE BLOG ACREDITOU, QUE A ESCALA EM SALVADOR SERIA PARA ABASTECIMENTO, EM DEMANDA A OUTRO PORTO MAIS AO NORTE.

COM O DESLOCAMENTO DAS DRAGAS AO CANAL QUE LIGA A BTS À BAÍA DO IGUAPE, JUSTAMENTE ONDE SE LOCALIZA O CANTEIRO DE PLATAFORMAS MARÍTIMAS DA PETROBRAS, SÃO ROQUE, E O LOCAL ONDE DEVERÁ SER IMPLANTADO O ESTALEIRO DO PARAGUAÇU, ACREDITAMOS QUE, SERVIÇOS DE DRAGAGEM SERÃO OPERACIONALIZADOS NESSE SETOR.

ESSA HIPÓTESE SE TORNA MAIS CONSISTENTE, EM VIRTUDE DE 2 DOS 3 EQUIPAMENTOS, DESDE ONTEM, ESTAREM REALIZANDO DESLOCAMENTO DA BARRA DO PARAGUAÇU EM DIREÇÃO, APROXIMADAMENTE, DE 12 MILHAS  DO FAROL DA BARRA, O QUE CLARAMENTE INDICA DESCARTE DE SEDIMENTOS.

O QUE NÃO ESTÁ CLARO, É SE O SERVIÇO FOI CONTRATADO PELA PETROBRAS, PELO ESTALEIRO A SER IMPLANTADO OU POR AMBOS. ACREDITO QUE NOS PRÓXIMOS DIAS OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO VÃO INFORMAR SOBRE O ASSUNTO.

DRAGAGEM EM ÁGUAS INTERIORES, É UMA OPERAÇÃO SENSÍVEL, QUE DEVE SER AMPARADA POR UMA ESTUDO AMBIENTAL PROFUNDO, E TAMBÉM, EM RELAÇÃO A PROVÁVEIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EXISTENTES NO SETOR E NO ENTORNO DAS OPERAÇÕES.

LINK - ARQUEOLOGIA NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/arqueologia-naval-na-baia-de-todos-os.html

OS EQUIPAMENTOS SÃO: "KAISHUU", "PEDRO ALVARES CABRAL" E "NICCOLO MACHIAVELLI". 

A "NICCOLO MACHIAVELLI" É UMA DRAGA DE CORTE E SUCÇÃO, OU SEJA, SE POSICIONA E O MATERIAL DRAGADO É DEPOSITADO EM BATELÕES PARA DESCARTES OU POR DUTOS SÃO ENVIADOS E APROVEITADOS EM ÁREA, PRÓXIMA, A SER ATERRADA. EFETUOU DRAGAGEM NO PORTO DE TUBARÃO, CUJO CALADO PASSOU DE 22M PARA 27M, PODENDO OPERAR NAVIOS COM 25M DE CALADO E 400 MIL TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO, QUANDO HOJE,O DESLOCAMENTO MÁXIMO É 340 MIL TONELADAS.

A "KAISHUU" E A "PEDRO ALVARES CABRAL" SÃO AUTO TRANSPORTADORAS. O MATERIAL DRAGADO É ARMAZENADO EM SEUS COMPARTIMENTOS, LEVADO PARA UMA ÁREA SEGURA, PRÉ DETERMINADA E LONGE DA COSTA PARA DESCARTE.

NO ENDEREÇO A SEGUIR, "SANTOS SHIPPHOTOS"- O VISITANTE DO BLOG PODE VERIFICAR O DIA A DIA OPERACIONAL DE UMA DRAGA QUE OPERA COM  "GRABS", NO PORTO DE SANTOS, A "MERSEY M". http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/ghd-mersey-m-j8b4158-bordo-em-uma.html


JOSEMAR

"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
"NICCOLO MACHIAVELLI", ÁREA DESCONHECIDA
http://www.marinetraffic.com/ais/

"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
http://www.marinetraffic.com/ais/

Vessel's Details - "NICCOLO MACHIAVELLI"
Ship Type: Cutter suction dredger
Year Built: 2011
Length x Breadth: 120 m X 32 m
Gross Tonnage: 8015, DeadWeight: 2680 t
Speed recorded (Max / Average): 8.7 / 8.1 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXMC
IMO: 9500211, MMSI: 253450000


"PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA


PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/

PEDRO ALVARES CABRAL" SENDO LANÇADA AO MAR EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/


Vessel's Details - "PEDRO ALVARES CABRAL"
Ship Type: Trailing suction hopper dredge
Year Built: 2012
Length x Breadth: 135 m X 30 m
Gross Tonnage: 17130, DeadWeight: 26000 t
Speed recorded (Max / Average): 13.8 / 11.6 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXDY
IMO: 9606132, MMSI: 253365000

"KAISHUU" OPERANDO EM SINGAPURA

"KAISHUU" OPERANDO EM CANCUN - MÉXICO

"KAISHUU" OPERANDO EM SALVADOR - DRAGAGEM DO PORTO DE SALVADOR E ARATU

Vessel's Details - "KAISHUU"
Ship Type: Trailing suction hopper dredge
Year Built: 2002
Length x Breadth: 157 m X 28 m
Gross Tonnage: 17370, DeadWeight: 25900 t
Speed recorded (Max / Average): 6.9 / 6.3 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXHK
IMO: 9226152, MMSI: 253082000

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DIA 13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO, DIA DO HOMEM DO MAR


                                                                          

HOJE DIA 13 DE DEZEMBRO, COMEMORA-SE O DIA DO MARINHEIRO, INSTITUÍDO EM 4 DE SETEMBRO DE 1925, EM HOMENAGEM AO ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA - MARQUÊS DE TAMANDARÉ, FIGURA TUTELAR DA MARINHA, EM SUA DATA DE NASCIMENTO. 

AOS HOMENS DO MAR, QUE A BORDO DOS NAVIOS DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL, NO MAR, EM RIOS E LAGOS CUMPREM SUAS FAINAS, DEFENDENDO NOSSA SOBERANIA DE POVO, MINHAS HOMENAGENS DE CIDADÃO. 

ESPECIALMENTE, OFEREÇO ESTA MENSAGEM, A MEMÓRIA DE MEU QUERIDO PAI, QUE SERVIU COM CORAGEM, PROFISSIONALISMO E HONRADEZ, A MARINHA DO BRASIL. MEU ABRAÇO FRATERNO 

APROVEITANDO O ENSEJO DO DIA DO MARINHEIRO, APRESENTAMOS O CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE NAVIOS, ATRAVÉS DE SÍMBOLOS. 

O CÓDIGO INTERNACIONAL DE BANDEIRAS, É UTILIZADO ENTRE EMBARCAÇÕES, COMPOSTO DE 26 BANDEIRAS, REPRESENTANDO O ALFABETO, 10 NUMÉRICAS, 3 SUBSTITUTAS E UM GALHARDETE DE RECONHECIMENTO. TODAS AS BANDEIRAS REPRESENTANDO LETRAS, TAMBÉM REPRESENTAM UMA MENSAGEM ESPECÍFICA, MENOS A LETRA "R"

O CÓDIGO FOI ELABORADO EM 1855, APÓS A CONDENSAÇÃO DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PUBLICADO NA INGLATERRA EM 1857. AS CONVENÇÕES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, TEM AUTONOMIA PARA REVISÕES OU OUTRAS ADEQUAÇÕES AO CÓDIGO, SEMPRE COM CHANCELA DO I.M.O - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 


JOSEMAR


Alfa
Bravo
Charlie
Delta
Conserve-se afastado de mimLevo carga perigosaSim (Afirmativo)Estou a manobrar com dificuldade

Echo
Foxtrot
Golf
Hotel
Estou a guinar para estibordoEstou com avaria, comunique comigoPeço pilotoTenho piloto a bordo

Índia
Julliet
Kilo
Lima
Estou a guinar para bombordoEstou com incêndio a bordo, mantenha-se afastadoTenho uma comunicação a fazerFaça parar o seu navio

Mike
November
Oscar
Papa
O meu navio está paradoNão (negativo)Homem ao marTodas as pessoas devem embarcar

Quebec
Romeo
Sierra
Tango
Peço livre práticaSem significadoEstou a fazer marcha a ré a toda a forçaMantenha-se afastado

Uniform
Victor
Whiskey
X-ray
Vai sobre um perigoPeço assistênciaPeço assistência médicaPare as suas manobras

Yankee
Zulu
Galhardete 1
Galhardete 2
Estou a garrarPeço reboqueNúmero umNúmero dois

Galhardete 3
Galhardete 4
Galhardete 5
Galhardete 6
Número trêsNúmero quatroNúmero cincoNúmero seis

Galhardete 7
Galhardete 8
Galhardete 9
Galhardete 0
Número seteNúmero oitoNúmero noveNúmero zero

Galhardete de Reconhecimento
1ª Substituta2ª Substituta3ª Substituta

http://www.cne-escutismo.pt/recursos/csoutroscodigos/bandeiras.htm