DURANTE ESSA SEMANA, PERCEBEMOS A MOVIMENTAÇÃO DE 3 DRAGAS QUE APORTARAM NO FUNDEADOURO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTE BLOG ACREDITOU, QUE A ESCALA EM SALVADOR SERIA PARA ABASTECIMENTO, EM DEMANDA A OUTRO PORTO MAIS AO NORTE.
COM O DESLOCAMENTO DAS DRAGAS AO CANAL QUE LIGA A BTS À BAÍA DO IGUAPE, JUSTAMENTE ONDE SE LOCALIZA O CANTEIRO DE PLATAFORMAS MARÍTIMAS DA PETROBRAS, SÃO ROQUE, E O LOCAL ONDE DEVERÁ SER IMPLANTADO O ESTALEIRO DO PARAGUAÇU, ACREDITAMOS QUE, SERVIÇOS DE DRAGAGEM SERÃO OPERACIONALIZADOS NESSE SETOR.
ESSA HIPÓTESE SE TORNA MAIS CONSISTENTE, EM VIRTUDE DE 2 DOS 3 EQUIPAMENTOS, DESDE ONTEM, ESTAREM REALIZANDO DESLOCAMENTO DA BARRA DO PARAGUAÇU EM DIREÇÃO, APROXIMADAMENTE, DE 12 MILHAS DO FAROL DA BARRA, O QUE CLARAMENTE INDICA DESCARTE DE SEDIMENTOS.
O QUE NÃO ESTÁ CLARO, É SE O SERVIÇO FOI CONTRATADO PELA PETROBRAS, PELO ESTALEIRO A SER IMPLANTADO OU POR AMBOS. ACREDITO QUE NOS PRÓXIMOS DIAS OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO VÃO INFORMAR SOBRE O ASSUNTO.
DRAGAGEM EM ÁGUAS INTERIORES, É UMA OPERAÇÃO SENSÍVEL, QUE DEVE SER AMPARADA POR UMA ESTUDO AMBIENTAL PROFUNDO, E TAMBÉM, EM RELAÇÃO A PROVÁVEIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EXISTENTES NO SETOR E NO ENTORNO DAS OPERAÇÕES.
LINK - ARQUEOLOGIA NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/arqueologia-naval-na-baia-de-todos-os.html
LINK - ARQUEOLOGIA NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/arqueologia-naval-na-baia-de-todos-os.html
OS EQUIPAMENTOS SÃO: "KAISHUU", "PEDRO ALVARES CABRAL" E "NICCOLO MACHIAVELLI".
A "NICCOLO MACHIAVELLI" É UMA DRAGA DE CORTE E SUCÇÃO, OU SEJA, SE POSICIONA E O MATERIAL DRAGADO É DEPOSITADO EM BATELÕES PARA DESCARTES OU POR DUTOS SÃO ENVIADOS E APROVEITADOS EM ÁREA, PRÓXIMA, A SER ATERRADA. EFETUOU DRAGAGEM NO PORTO DE TUBARÃO, CUJO CALADO PASSOU DE 22M PARA 27M, PODENDO OPERAR NAVIOS COM 25M DE CALADO E 400 MIL TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO, QUANDO HOJE,O DESLOCAMENTO MÁXIMO É 340 MIL TONELADAS.
A "KAISHUU" E A "PEDRO ALVARES CABRAL" SÃO AUTO TRANSPORTADORAS. O MATERIAL DRAGADO É ARMAZENADO EM SEUS COMPARTIMENTOS, LEVADO PARA UMA ÁREA SEGURA, PRÉ DETERMINADA E LONGE DA COSTA PARA DESCARTE.
NO ENDEREÇO A SEGUIR, "SANTOS SHIPPHOTOS"- O VISITANTE DO BLOG PODE VERIFICAR O DIA A DIA OPERACIONAL DE UMA DRAGA QUE OPERA COM "GRABS", NO PORTO DE SANTOS, A "MERSEY M". http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/ghd-mersey-m-j8b4158-bordo-em-uma.html
JOSEMAR
"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
"NICCOLO MACHIAVELLI", ÁREA DESCONHECIDA
http://www.marinetraffic.com/ais/
"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
http://www.marinetraffic.com/ais/
PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/
PEDRO ALVARES CABRAL" SENDO LANÇADA AO MAR EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/
http://www.marinetraffic.com/ais/
"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
http://www.marinetraffic.com/ais/
Vessel's
Details - "NICCOLO MACHIAVELLI"
Ship Type:
Cutter suction dredger
Year Built:
2011
Length x
Breadth: 120 m X 32 m
Gross
Tonnage: 8015, DeadWeight: 2680 t
Speed
recorded (Max / Average): 8.7 / 8.1 knots
Flag:
Luxembourg [LU]
Call Sign:
LXMC
IMO: 9500211, MMSI: 253450000
"PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA
PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/
PEDRO ALVARES CABRAL" SENDO LANÇADA AO MAR EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/
Vessel's
Details - "PEDRO ALVARES CABRAL"
Ship Type:
Trailing suction hopper dredge
Year Built:
2012
Length x
Breadth: 135 m X 30 m
Gross
Tonnage: 17130, DeadWeight: 26000 t
Speed
recorded (Max / Average): 13.8 / 11.6 knots
Flag:
Luxembourg [LU]
Call Sign:
LXDY
IMO: 9606132, MMSI: 253365000
"KAISHUU" OPERANDO EM SINGAPURA
"KAISHUU" OPERANDO EM CANCUN - MÉXICO
"KAISHUU" OPERANDO EM SALVADOR - DRAGAGEM DO PORTO DE SALVADOR E ARATU
Vessel's
Details - "KAISHUU"
Ship Type:
Trailing suction hopper dredge
Year Built:
2002
Length x
Breadth: 157 m X 28 m
Gross
Tonnage: 17370, DeadWeight: 25900 t
Speed
recorded (Max / Average): 6.9 / 6.3 knots
Flag:
Luxembourg [LU]
Call Sign:
LXHK
IMO: 9226152, MMSI: 253082000
Nenhum comentário:
Postar um comentário