quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DIA 13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO, DIA DO HOMEM DO MAR


                                                                          

HOJE DIA 13 DE DEZEMBRO, COMEMORA-SE O DIA DO MARINHEIRO, INSTITUÍDO EM 4 DE SETEMBRO DE 1925, EM HOMENAGEM AO ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA - MARQUÊS DE TAMANDARÉ, FIGURA TUTELAR DA MARINHA, EM SUA DATA DE NASCIMENTO. 

AOS HOMENS DO MAR, QUE A BORDO DOS NAVIOS DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL, NO MAR, EM RIOS E LAGOS CUMPREM SUAS FAINAS, DEFENDENDO NOSSA SOBERANIA DE POVO, MINHAS HOMENAGENS DE CIDADÃO. 

ESPECIALMENTE, OFEREÇO ESTA MENSAGEM, A MEMÓRIA DE MEU QUERIDO PAI, QUE SERVIU COM CORAGEM, PROFISSIONALISMO E HONRADEZ, A MARINHA DO BRASIL. MEU ABRAÇO FRATERNO 

APROVEITANDO O ENSEJO DO DIA DO MARINHEIRO, APRESENTAMOS O CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE NAVIOS, ATRAVÉS DE SÍMBOLOS. 

O CÓDIGO INTERNACIONAL DE BANDEIRAS, É UTILIZADO ENTRE EMBARCAÇÕES, COMPOSTO DE 26 BANDEIRAS, REPRESENTANDO O ALFABETO, 10 NUMÉRICAS, 3 SUBSTITUTAS E UM GALHARDETE DE RECONHECIMENTO. TODAS AS BANDEIRAS REPRESENTANDO LETRAS, TAMBÉM REPRESENTAM UMA MENSAGEM ESPECÍFICA, MENOS A LETRA "R"

O CÓDIGO FOI ELABORADO EM 1855, APÓS A CONDENSAÇÃO DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PUBLICADO NA INGLATERRA EM 1857. AS CONVENÇÕES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, TEM AUTONOMIA PARA REVISÕES OU OUTRAS ADEQUAÇÕES AO CÓDIGO, SEMPRE COM CHANCELA DO I.M.O - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 


JOSEMAR


Alfa
Bravo
Charlie
Delta
Conserve-se afastado de mimLevo carga perigosaSim (Afirmativo)Estou a manobrar com dificuldade

Echo
Foxtrot
Golf
Hotel
Estou a guinar para estibordoEstou com avaria, comunique comigoPeço pilotoTenho piloto a bordo

Índia
Julliet
Kilo
Lima
Estou a guinar para bombordoEstou com incêndio a bordo, mantenha-se afastadoTenho uma comunicação a fazerFaça parar o seu navio

Mike
November
Oscar
Papa
O meu navio está paradoNão (negativo)Homem ao marTodas as pessoas devem embarcar

Quebec
Romeo
Sierra
Tango
Peço livre práticaSem significadoEstou a fazer marcha a ré a toda a forçaMantenha-se afastado

Uniform
Victor
Whiskey
X-ray
Vai sobre um perigoPeço assistênciaPeço assistência médicaPare as suas manobras

Yankee
Zulu
Galhardete 1
Galhardete 2
Estou a garrarPeço reboqueNúmero umNúmero dois

Galhardete 3
Galhardete 4
Galhardete 5
Galhardete 6
Número trêsNúmero quatroNúmero cincoNúmero seis

Galhardete 7
Galhardete 8
Galhardete 9
Galhardete 0
Número seteNúmero oitoNúmero noveNúmero zero

Galhardete de Reconhecimento
1ª Substituta2ª Substituta3ª Substituta

http://www.cne-escutismo.pt/recursos/csoutroscodigos/bandeiras.htm


domingo, 2 de dezembro de 2012

BLOGS BEM ACESSADOS, SÃO REMUNERADOS


INTERESSANTE ESSA REPORTAGEM, PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO, SOBRE GANHOS COM BLOGS DE ACESSOS DIÁRIOS ELEVADOS, O QUE NÃO É O CASO DO VIAJANTE SEM PORTO. VEJAM A MATÉRIA:

JOSEMAR.

2/12/2012 - 05h15

Blogs ganham até R$ 80 mil por elogios


JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Ganhar brindes de marcas, ser convidado para participar de eventos e receber entre R$ 500 e R$ 15 mil por uma opinião favorável a um produto estão entre as regalias de ser um blogueiro famoso.

Análise: 'Blogs-reality' seduzem ao vender estilo glamoroso
Blogueiros ganham comissão por venda de produtos
Conar adverte Sephora e blogueiras por propaganda velada
Após denúncia, Sephora diz que não tenta influenciar resenhas de blogs

Segundo levantamento feito pela Folha com 12 agências de publicidade que trabalham com marketing digital, um blogueiro cujo site tenha a partir de 40 mil acessos diários ganha entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por mês fazendo publieditoriais.

Também conhecidos como publiposts, post pagos e jabás, são textos financiados por marcas e veiculados em blogs. A maioria aparece com uma discreta identificação de que se trata de publicidade -apenas uma "tag" no pé do texto, com a palavra "publipost". Outros nem isso mostram. É comum que esses avisos apareçam só no fim do texto, em tamanho pequeno.

Publipost é todo material pago veiculado em blogs como se fosse um post normal. De certo modo, corresponde aos chamados "informes publicitários", textos com aparência jornalística feitos por empresas e publicados em jornais e revistas com identificação para que o leitor não o confunda com reportagem.

Por causa do post pago, é possível ver blogueiros elogiando marcas de absorvente, roupas, celulares, restaurantes e até dermatologistas.

A propaganda, que não tem cara de publicidade, nem sempre aparece identificada como tal. Escrita em primeira pessoa, assemelha-se a uma dica de amigo.

"O grande problema é a falta de regulamentação. Cada blogueiro identifica as propagandas como quer. Alguns com uma 'tag' minúscula no fim do post, outros com selos", diz o blogueiro e publicitário Alexandre Inagaki.

Para Inagaki, o correto seria identificar como propaganda logo no título.

Neste ano, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigou um caso de propaganda disfarçada em blogs pela primeira vez: três blogueiras publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja de maquiagens Sephora.

Ao final, o conselho recomendou que elas evitassem gerar desconfianças nos consumidores.

Segundo as agências de publicidade, os melhores blogs para anunciar são os de humor e os de moda, que já ganharam até uma rede para organizar os publiposts, chamada F.Hits.

A plataforma criada pela empresária Alice Ferraz reúne 24 blogs de moda e chegou a receber o título de oitava companhia mais inovadora do Brasil no ranking da americana Fast Company.

Um dos blogs de humor mais rentáveis é o "Não Salvo", feito por Maurício Cid. Ele afirma identificar suas publicidades por meio de 'tags'.

"O que o blogueiro tem de mais importante é a sua credibilidade. Além disso, meus leitores acham justo que eu ganhe dinheiro com o blog."

AGÊNCIAS

O procedimento padrão do publipost é feito por uma agência de publicidade ou setor de marketing de uma empresa. A agência entra em contato com blogueiros cujos sites tenham a ver com o produto. São acertados valores e a exposição do texto.

Há quem peça, por exemplo, que o texto fique na página principal do blog por um número determinado de dias.

O blogueiro costuma escrever o texto para que o material não seja muito diferente dos textos normais do site.

Há, porém, redatores publicitários especializados em imitar o estilo dos blogueiros. A marca aprova o material antes de ele ser publicado.

Outras ações publicitárias como vídeos, mudança do "layout" do blog e participação dos blogueiros em eventos costumam ser mais caras.

Para Daniel Oliveira, do blog "Não Intendo", não há como blogs grandes se sustentarem sem publicidade. Ele a identifica com uma tag.

"Publico uma média de 25 textos toda semana, apenas 2 ou 3 são publicidade. Um site com muitos acessos como o meu precisa de um servidor elástico, o que pode custar US$ 2.000 por mês."

Entre seus clientes, Oliveira já teve marcas de bebida, carros e lojas de roupa.

Para Ian Black, da agência New Vegas, o mercado está inflacionado: "A demanda de marcas que se interessam por esses serviços cresceu e surgiram agenciadores que sabem cobrar como agência".


Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1194551-blogs-ganham-ate-r-80-mil-por-elogios.shtml

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAMUEL CELESTINO - A CORRUPÇÃO HERDADA POR DILMA

ESTAMOS COMPARTILHANDO UM ESCRITO DE "SAMUEL CELESTINO", PUBLICADO EM SEU SITE "BAHIA NOTÍCIA", EM 27 DE NOVEMBRO DE 2012, DISCERNINDO SOBRE PROVÁVEIS ATOS DE CORRUPÇÃO PRATICADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, NO CENÁRIO REPUBLICANO BRASILEIRO.

É MUITO TRISTE E PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DO PAÍS, NÃO RESTANDO DÚVIDAS DE ONDE PROVÉM AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE QUE GRASSA A VIDA DOS CIDADÃOS HONESTOS. MAS NÃO BASTA SER DIGNO E AGIR COMO À AVESTRUZ, COLOCANDO A CABEÇA NUM BURACO, ENTENDENDO DESSA MANEIRA QUE TUDO ESTÁ RESOLVIDO.

SE APRESENTA A NECESSIDADE DE SE INDIGNAR, REAGIR E AGIR PERANTE TANTAS MAZELAS, É DEVER DO CIDADÃO, LEMBRANDO QUE "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" E O "OMISSO NO PRESENTE SERÁ A VÍTIMA NO FUTURO", OU SEJA, A NOSSA PASSIVIDADE PERANTE UMA INJUSTIÇA COMETIDA A OUTREM, INDICA QUE  ESTAMOS CONSTRUINDO UM CENÁRIO SOCIAL, INSTITUCIONAL E POLÍTICO MUITO PERIGOSO.

" A INJUSTIÇA QUE SE FAZ A UM, É UMA AMEAÇA QUE SE FAZ A TODOS" CHARLES DE MONTESQUIE

27 novembro de 2012 - 09:10
por Samuel Celestino

É fato que a presidente Dilma herdou ministros corruptos e funcionários federais, inclusive a chefe de seu gabinete em São Paulo, Rosemary Noronha, que estavam envolvidos numa quadrilha que vendia favores em cargos elevados da República. É fato também que a Polícia Federal e o Ministério Público desmontaram a gatunagem que negociava facilidades, e tudo teria, supõe-se, sido herança do governo Lula, da qual ela, Dilma, é criatura. Assim posto, com tal concepção, o governo Lula foi um dos mais corruptos da República como demonstra o mensalão, que o Supremo Federal condena e que ele, Lula, dizia de nada saber, pediu desculpas ao País pelo acontecido e mais recentemente disse que tudo era uma farsa. O governo Lula passou. Pode até voltar, nunca se sabe, mas caberia à presidente Dilma Rousseff antes de nomear ministros bandidos e assessores gatunos investigá-los. Ou, talvez, não fosse sequer necessário porque, como Chefe da Casa Civil, enquanto o presidente fazia política, ela tocava a gestão e a conhecia pelo avesso, o que supõe que também não desconhecesse que herdara ministros complicados e funcionários do alto escalão no mínimo problemáticos, para não repetir a palavra gatuno, vendedores de facilidades. O PF e o MP trabalham corretamente. A ABIN, que deveria cuidar da segurança e funcionar como órgão de informação da Presidência, desapareceu do noticiário, depois da denúncia de que acolhia muitos arapongas. É certo, ainda, que em função da Polícia Federal e do Ministério Público negociatas são postas a nu na República. Mas, e daí? A cada operação, a cada revelação da podridão republicana Lula se cala e, mais adiante, ele está ao lado de Dilma. Ela reconhece a herança e ele sabe o que legou. É preciso saber até que ponto esse tipo de jogo estranho continuará. Enquanto isso, aguardam-se novos escândalos com o carimbo republicano no melhor estilo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O QUE O "SERRA POLAR" TEM OPERADO NO TEMADRE, LONGE DE SUA BASE EM SUAPE?

UMA INTERROGAÇÃO PAIRA SOBRE O "VIAJANTE SEM PORTO", NESSES ÚLTIMOS 20 DIAS! OU SEJA: O NAVIO "SERRA POLAR", FEZ DUAS VIAGENS AO "TEMADRE", TERMINAL DA TRANSPETRO, LOCALIZADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS". QUAL FOI A OPERAÇÃO REALIZADA? 

O "SERRA POLAR", NO MOMENTO, SALVO ENGANO, TEM COMO COMISSÃO, ABASTECER DE ÓLEO COMBUSTÍVEL MARÍTIMO "BUNKER", ÓLEO PESADO, OS NAVIOS QUE ARRIBAM AO PORTO DE "SUAPE" EM PERNAMBUCO, 

QUE TIPO DE CARGA O MESMO TEM EMBARCADO NO "TEMADRE"? ESSA É NOSSA DÚVIDA, DIGO EMBARCADO, POR QUE O NAVIO NA TARDE DE HOJE FUNDEOU NA BTS EM LASTRO.

SUAPE NÃO TEM REFINARIA INSTALADA EM SUA ÁREA INDUSTRIAL, ENTÃO, PODE-SE DEDUZIR QUE ELE TEM VINDO CARREGAR BUNKER, PRODUZIDO NA REFINARIA "LANDULFO ALVES" EM DEMANDA AO PORTO DE ORINGEM. É UMA POSSIBILIDADE.

ESTAMOS CONJECTURANDO. A PRINCÍPIO, O QUE ME TRAZ DÚVIDAS, É O PORTE DO "SERRA POLAR", QUE MEDE 74 M, NÃO TENHO SEU DESLOCAMENTO, OU SEJA, É UMA EMBARCAÇÃO RAZOAVELMENTE PEQUENA, CUJA QUANTIDADE DE CARGA TRANSPORTADA NÃO SUPRIRIA O ABASTECIMENTO DE UM NÚMERO MAIOR DE NAVIOS. 

ALÉM DISSO, UMA VIAGEM REDONDA ENTRE O TEMADRE E SUAPE, DEMANDARIA UMA MÉDIA DE 4 DIAS, ENTRE NAVEGAÇÃO E O PERÍODO DE EMBARQUE, ISSO SE NÃO HOUVER TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAR. NESSE INTERREGNO SUAPE FICARIA  DESCOBERTO?  O CUSTO OPERACIONAL VALERIA ESSA FAINA?  

SÓ PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, O NAVIO QUE OPERA COM SUPRIMENTOS DE COMBUSTÍVEIS PESADOS NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" É O "TANGO I" COM 101 M,  PORTE RELATIVAMENTE MAIOR QUE O "SERRA POLAR".

REPITO, É PRIMÁRIO APENAS FORNECER O COMPRIMENTO DA EMBARCAÇÃO, TERÍAMOS QUE TER OUTRAS MEDIDAS GEOMÉTRICAS, VOLUMÉTRICAS E APARATO DE MANUSEIO DE CARGA, FORNECIDOS PELA SOCIEDADE CLASSIFICADORA DO MESMO, COMO: DESLOCAMENTO, QUANTIDADE  E ESPECIFICIDADES DOS TANQUES, ETC. 

DE QUALQUER FORMA, VAMOS TENTAR ELUCIDAR ESSA DÚVIDA, COM A GERÊNCIA DO TERMINAL DE MADRE DEUS, OU COM À AGENCIADORA DO ARMADOR.
  
"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570


 "SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
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"TANGO I" - LAS PALMAS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9402665#top_photo


JOSEMAR

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LAGO TITICACA - LAKE TITICACA, O OCEANO DA BOLÍVIA - LAGO TITICACA - LAKE TITICACA, THE OCEAN OF BOLIVIA


DESDE NOSSA PASSAGEM PELA ESCOLA FOI NOS ENSINADO QUE A BOLÍVIA NÃO É BANHADA POR OCEANOS, OU NÃO TEM ACESSO ÀS ÁGUAS MARÍTIMAS, É UMA VERDADE GEOGRÁFICA. 

MAS ESSE PAÍS, JUNTO COM O PERU, TÊM NO BOJO DE SEUS TERRITÓRIOS O LAGO COM NAVEGAÇÃO COMERCIAL MAIS ALTO DO MUNDO, O TITICACA, E O SEGUNDO  EM EXTENSÃO, ATRÁS DO LAGO MARACAÍBO NA VENEZUELA.  LOCALIZADO A 3.821 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR.

LAGO TITICACA
http://www.boliviaweb.com/tours/tourdetails.aspx?TourId=49&lang=es&step=1

A ÁREA DO LAGO EQUIVALE A 8.562 KM², 56% (4.772 KM²) PERTENCENTE AO PERU E 44% (3.790 KM²) NO TERRITÓRIO BOLIVIANO. COM 1.125 KM DE COSTA. É O 19º DO MUNDO EM SUPERFÍCIE.


O TITICACA, TEM COMPRIMENTO DE 194 KM  E UMA LARGURA MÉDIA DE 65 KM. SUA PROFUNDIDADE MÉDIA É DE 107 M E A MÁXIMA DE 281 M. A TEMPERATURA DAS SUAS ÁGUAS ENTRE OUTUBRO E MAIO OSCILA ENTRE 9º C E 11º C, NO PERÍODO DE INVERNO OSCILA DE -7º C   A -10 C, MAS SUAS ÁGUAS NÃO CONGELAM. 25 RIOS DESAGUAM NO TITICACA.

EMBARCAÇÃO PARA PASSEIOS PELO LAGO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca_tourist_boat.jpg

A FAUNA É CONSTITUÍDA DE AVES, PRINCIPALMENTE PATOS E MERGULHÕES, DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, INCLUSIVE A TRUTA QUE FOI INTRODUZIDA. NA CERCANIAS DE SUAS MARGENS  ENCONTRA-SE RAPOSAS, LHAMAS, PORQUINHOS DA ÍNDIA DENTRE OUTROS. O LAGO É O ÚNICO HABITAT DE UM RÃ GIGANTE A "TELMATOBIUS CULEUS", CONHECIDA COMO  "RÃ DO TITICACA", QUE PODE CHEGAR A 50 CM DE COMPRIMENTO E PESAR UM QUILOGRAMA, O QUE FAZ DESSA ESPÉCIE A MAIOR DO GLOBO.

TELMATOBIUS CULEUS
http://www.masterfile.com/stock-photography/image/848-02816111/Lake-Titicaca-Frog-(Telmatobius-culeus)-the-world's-largest-aquatic-frog,-held-by-researcher-at-Lake-Titicaca-at

BARCOS CONSTRUÍDOS COM TOTORA - TOTORA BOATS
http://creativeroots.org/2010/07/totora-boats-lake-titicaca/

A FLORA É CONSTITUÍDA DE 12 VARIEDADES DE PLANTAS AQUÁTICAS, COMO CURIOSIDADE DESTACAMOS A "TOTORA" - SCIRPUS CALIFORNICUS", ELAS SÃO DOTADAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE PERMITEM SEREM UTILIZADAS EM CONSTRUÇÕES DE EMBARCAÇÕES E ILHAS FLUTUANTES. SUA RAIZ SERVE COMO ALIMENTO, SUAS FOLHAS SÃO UTILIZADAS EM INFUSÕES E DAS FLORES PRODUZEM ALIMENTOS.

ILHAS FLUTUANTES
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

AS ILHAS FLUTUANTES SÃO UMA DAS ATRAÇÕES DO "TITICACA", DENOMINADAS  DE "UROS". MESMO NOME DO POVO QUE A HABITA, DESCENDENTES DOS INCAS,  DESDE A ÉPOCA "PRÉ COLOBIANA" CRIARAM ESSAS ESTRUTURAS PRINCIPALMENTE VISANDO A SEGURANÇA.

EMBARCAÇÃO URO CONSTRUÍDA DE TOTORA
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

OS UROS SÃO CONSTRUÍDOS, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE TOTORAS AMARRADAS EM FEIXES COM CORDA E MADEIRA EM CAMADAS SOBREPOSTAS, CONSTITUINDO A BASE DA ILHA, ONDE FICA AS ESTRUTURAS HABITÁVEIS. QUANDO A CAMADA QUE ESTÁ SOBRE A ÁGUA APODRECE, É SUBSTITUÍDA POR OUTRA, PERPETUANDO A VIDA ÚTIL DA ILHA DE FORMA INDETERMINADA, OU SEJA TUDO DEPENDE DE UMA MANUTENÇÃO PERIÓDICA, MANTENDO ASSIM A FLUTUABILIDADE DO CONJUNTO. NO CENTRO DE CADA ILHA TEM UMA ESTACA, PONTO DE AMARRAÇÃO PRINCIPAL PARA OS FEIXES FLUTUANTES.

COLHENDO TOTORA - TITICACA
http://www.panoramio.com/photo/23143552

ILHA FLUTUANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca-isola02.jpg

OS UROS VIVEM DA PESCA E CAÇA E DA VENDA DE SEU RICO ARTESANATO AOS TURISTAS QUE VISITAM AS ILHAS, ALÉM DE PASSEIOS EM SUAS EMBARCAÇÕES TÍPICAS.

MULHERES UROS - CHOLAS
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

O LAGO TEM SEU LADO MÍSTICO. MITOLOGICAMENTE  CONSIDERADO COMO O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO INCA. EM SEU ENTORNO VÁRIOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS PODEM SER VISITADOS.

A CIDADE DE "PUNO" NO PERU E "COPACABANA" NA BOLÍVIA SÃO PORTAS DE ENTRADA PARA O LAGO "TITICACA", A PRIMEIRA É CONSIDERADA A CAPITAL FOLCLÓRICA DAS AMÉRICAS, COM DIVERSOS FESTIVAIS ACONTECENDO DURANTE O ANO.

A CIDADE DE "PUNO" FOI FUNDADA EM 1668. OS CONQUISTADORES ESPANHÓIS TENTANDO CATEQUIZAR OS INDÍGENAS PARA RELIGIÃO CATÓLICA, COMEÇARAM A CONSTRUIR IGREJAS, QUE PELA IMAGINAÇÃO DOS ARTESÃOS LOCAIS FICARAM COM UM ESTILO ARQUITETÔNICO ÚNICO, HÍBRIDO DA CULTURA ESPANHOLA E INCA.

FICA O REGISTRO QUE O "TITICACA" TEM SIDO AGREDIDO CONSTANTEMENTE POR LANÇAMENTOS DE DEJETOS NÃO TRATADOS ORIUNDOS DO CENTROS URBANOS LOCALIZADOS EM SEU ENTORNO, DEMANDANDO DAS AUTORIDADES PERUANAS E BOLIVIANAS ATITUDES FIRMES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ESPELHO D'ÁGUA E ENTORNO DO LAGO. DIVERSOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS LIGADOS A QUESTÕES DO MEIO AMBIENTE, TÊM MANISFESTADO PREOCUPAÇÃO QUANTO O DESTINO DO LAGO.


JOSEMAR

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HOMOLOGAÇÃO DO NOVO CALADO DO TECON SALVADOR É OFICIAL

O NOVO CALADO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR FOI HOMOLOGADO, COLOCANDO ESSA UNIDADE OPERACIONAL NA ROTA DOS MAIORES NAVIOS DE TRANSPORTES DESSE TIPO DE CARGA NO GLOBO. COM ESSA NOVA REALIDADE, OS CUSTOS LOGÍSTICOS DA ECONOMIA BAIANA ESTARÃO EM QUEDA E A COMPETITIVIDADE EM ASCENDÊNCIA.

O ANTIGO CAIS DE 10 METROS, QUE ATUALMENTE OPERAVA UM CALADO DE 12 M PASSARÁ A 13,9 M E O CAIS DE LIGAÇÃO, QUE PREFERENCIALMENTE RECEBE NAVIOS DE CABOTAGEM, FICA COM 12 M.

PARABENIZAMOS O SENHOR DEMIR LOURENÇO JÚNIOR, DIRETOR DO TECON, EMPRESA DO GRUPO WILSON SONS, PELA SUA COMPETÊNCIA EM AMPLIAR E QUALIFICAR OS INVESTIMENTOS NO PORTO DE SALVADOR,  E O PRESIDENTE DA CODEBA JOSÉ MUNIZ REBOUÇAS, CUJA GESTÃO FORMATOU UM AMBIENTE ADEQUADO AO CRESCIMENTO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE SALVADOR- OS 3 NOVOS PORTÊINERES  A DIREITA, E OS 3 MAIS ANTIGOS TRANSFERIDOS PARA O CAIS DE LIGAÇÃO, A ESQUERDA DA FOTO
FOTO, AUTOR DO BLOG

O MOMENTO É PROFÍCUO, MAS NÃO DEVEMOS RELAXAR A GUARDA, EMBAINHAR AS ESPADAS, COMO SEMPRE ALERTAMOS, UMA BATALHA PELA COMPETITIVIDADE FOI GANHA, MAS A GUERRA NÃO ACABOU. E NESSE CONTEXTO A SOCIEDADE BAIANA DEVE COBRAR E ESTAR ALERTA NO QUE SE REFERE A CONTINUIDADE DAS AÇÕES RELATIVAS A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU.

É BOM LEMBRAR A "LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES", EXEMPLIFICANDO: QUANDO EM UMA UNIDADE ECONÔMICA VOCÊ MANEJA ALGUNS FATORES PARA MAIS E MANTÉM OUTRO CONSTANTE, ASSIM PROCEDENDO EM UM DELTA TEMPO, IREMOS OBTER RENDIMENTOS CRESCENTES, NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTABILIZAÇÃO NO SEGUNDO MOMENTO E DESCENDO A CURVA DE PRODUTIVIDADE NO TERCEIRO MOMENTO.

TRAZENDO A LEI PARA O PORTO DE SALVADOR, O TECON TEM 4 VARIÁVEIS A MANEJAR: BERÇO DE ATRACAÇÃO, RETROTERRA, EQUIPAMENTOS E CALADO. FOI AMPLIADO O CALADO, COMPROU-SE NOVOS EQUIPAMENTOS, ACRESCEU NOVA ÁREA A SUA RETROTERRA E AO BERÇO JÁ EXISTENTE.

É EVIDENTE QUE NESSE PRIMEIRO MOMENTO, HAVERÁ GANHOS DE PRODUTIVIDADE  PARA O TECON E PARA A ECONOMIA BAIANA. EQUIPAMENTOS MODERNOS E MAIOR  CALADO INDUZEM MAIOR CADÊNCIA OPERACIONAL EM NAVIOS MAIORES, PERMITINDO MENOR ESTADIA DOS NAVIOS NO PORTO E DIMINUIÇÃO DOS FRETES.  

COM ESSES NOVOS INVESTIMENTOS ATINGIU-SE O LIMITE DE OPERAÇÕES DO PORTO, É CERTO QUE HAVERÁ UMA SOBREVIDA, QUE NÃO SERÁ GRANDE EM VIRTUDE DA DEMORA PARA QUE TUDO ISSO ACONTECESSE, HOUVE UM REPRESAMENTO DA DEMANDA, QUE AGORA CORRE COM VIGOR, MAS O FUTURO REQUISITARÁ NOVAS NECESSIDADES QUE SÓ PODERÃO SER ATENDIDAS COM AMPLIAÇÃO DA ÁREA FÍSICA EXISTENTE, E ESSA ÁREA É A PONTA NORTE.

É SEMPRE BOM RESSALTAR QUE NÃO HOUVE ACRÉSCIMO DE NOVOS BERÇOS AO PORTO DE SALVADOR E ARATU, O QUE SE INVESTE É EM ÁREAS OCIOSAS.


JOSEMAR

VEJA O LINK DA REPORTAGEM: