quarta-feira, 17 de abril de 2024

O SILÊNCIO CIVILIZATÓRIO DAS ENTRANHAS DO UNIVERSO - POR QUE OS ETS NÃO NOS VISITAM - ONDE ESTÃO - THE CIVILIZATORY SILENCE FROM THE BOWELS OF THE UNIVERSE - WHY DON'T THE ETS VISIT US - WHERE ARE THEY

VOLTAMOS A DEVANEAR SOBRE A EXISTÊNCIA DE VIDA ALÉM DO PLANETA TERRA, NO CONTEXTO DA PROBALIDADE LASTREADA PELA IMENSIDÃO DO COSMO.


ESTE ESCRITO NÃO SE BASEIA EM EQUAÇÕES CIENTÍFICAS E NEM NO ACHISMO, MAS NO PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE DE QUE A TERRA É UM SIMPLES PLANETA, SEM REGALIAS, SEM PRERROGATIVAS ENTRE OS INCONTÁVEIS ORBES DO UNIVERSO VISÍVEL. HORA. POR QUE APENAS NOSSO PLANETA OFERECERIA CONDIÇÕES BIOLÓGICA PARA SUPORTAR VIDA INTELIGENTE.

A PROVA INCONTESTÁVEL DA PLURARIDADE CIVILIZATÓRIA DA NOSSA E OUTRAS GALÁXIAS SE MATERIALIZARIA COM A PRESENÇA PERCEPTÍVEL DE EXTRATERRESTRE, ENTRE NÓS.

CIVILIZAÇÕES INTELIGENTES, DOMINANDO TECNOLOGIAS SUPERIORES COM CAPACIDADE PARA REALIZAREM VIAGENS ESPACIAIS ENTRE SISTEMAS SOLARES DISTANTES, POR QUE NÃO ESCALAM NA TERRA.

POR ANALOGIA, EXPLORADORES DE PAISES EUROPEUS PARTIRAM EM BUSCA DE NOVAS TERRAS, DE RECURSOS NATURAIS, TAMBÉM PELO ÍMPETO DO DESCONHECIDO. O MESMO SERIA PROCEDIMENTO DE PLANETAS HABITADOS, QUE CONCOMITANTEMENTE AO SEU AVANÇO CIENTÍFICO PARTIRIAM PARA JORNADAS EXPLORATÓRIAS, PRIMEIRO PARA SUAS CERCANIAS, APÓS, PARA OUTROS SISTEMAS E OUTRAS GALÁXIAS. ASSIM FOI O ROTEIRO TERRESTRE, PRIMEIRO A LUA, QUE É QUESTIONÁVEL, DEPOIS MARTE E ASSIM POR DIANTE.

NO FINAL DA II GUERRA MUNDIAL OS AMERICANOS CONFISCARAM O ENGENHEIRO ALEMÃO WERNHER VON BRAUN, LEVANDO-O PARA OS EUA. O MESMO FOI RESPONSÁVEL POR INÚMEROS PROJETOS BÉLICOS UTILIZADOS PELA  WEHRMACHT, INCLUSIVE PARTICIPOU ATIVAMENTE NO PROJETO DA V2, CONSIDERADO O PRIMEIRO MÍSSIL BALÍSTICO GUIADO, DE LONGA ALCANCE DA HISTÓRIA.

LAYUOT DE UM FOGUETE V2
VON BRAUN NOS EUA DEU CONTINUIDADE A SEUS EXPERIMENTOS. DURANTE A DÉCADA DE 1950 OCORRERAM DIVERSOS RELATOS DE AVISTAMENTOS DE OVNIS EM TERRITÓRIO AMERICANO, PRINCIPALMENTE PRÓXIMO A ÁREA SECRETA ONDE SE DESENVOLVIA OS PROJETOS ESPACIAIS AMERICANOS. ORA, EXISTEM POSSIBILIDADES RACIONAIS DESSES OBJETOS TEREM SIDOS PARAFERNÁLIAS TESTADAS PELOS AMERICANOS NAQUELE MOMENTO.

VON BRAUN

A LÓGICA QUE PERMEIA MEU DISCERNIMENTO, COMO DISSE ANTES, SE BASEIA NA PEQUENEZ DO PLANETA TERRA PERANTE A INCOMENSURABILIDADE DO UNIVERSO, ALÉM DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES ESPECIAIS QUE COLOQUE O MESMO EM POSIÇÃO PRIVILEGIADA PARA AMPARAR VIDA BIOLÓGICA INTELIGENTE.

CURIOSAMENTE CONTINUO BUSCANDO A OPINÃO DE OUTROS SOBRE ESTE PARADOXO. O RETORNO, NO MEU ENTENDER NÃO É SATISFATÓRIO, VEJO COMO REFUTÁVEIS.

ALGUNS DIZEM QUE OS ET ESTÃO ENTRE NÓS, MAS SEM SE APRESENTAREM, PARA NÃO ASSUSTAREM OS TERRÁQUEOS. MAS POR QUE VIAJANTES ESPACIAIS COM TECNOLOGIAS INIMAGINÁVEIS PARA NOSSO CONHECIMENTO PRECISARIAM FICAR IMPERCEPTÍVEIS. COLOMBO, CABRAL E OUTROS EXPLORADORES QUE BUSCAVAM NOVAS TERRAS, AO ENCONTRAREM INDÍGENAS, COM FORMA DE VIDAS MAS RUDIMENTAR, ELES NÃO PEDIRAM LICENÇA, OCUPARAM.

OUTROS ALEGAM QUE OS ETS NÃO VÊM À TERRA POR QUE NOSSO PLANETA É INSIGNIFICANTE E NADA TERIA QUE OFERECER AOS VISITANTES. MAS SERÁ QUE NENHUMA NAVE SOFREU PANE MECÂNICO E NECESSITOU ATERRISAR POR AQUI PARA SANAR O PROBLEMA.

POR QUE A TERRA NÃO PODERIA SER CONSIDERADA UM PLANETA EXÓTICO PARA ALGUMAS DESSAS CIVILIZAÇÕES, QUE MERECESSE UMA VISITA, UM VIAGEM DE TURISMO INTERESTRELAR.

ALGUMAS DESSA CIVILIZAÇÕES PODE TER ÍMPETO COLONIZADOR, POR QUE NÃO DERAM UMA PASSADA POR NOSSO SISTEMA SOLAR E AQUI COLONIZARAM MARTE, JÚPITER, À TERRA.

TAMBÉM OS RÁDIOS TELESCÓPIOS NÃO CAPTARAM ATÉ O MOMENTO SINAIS CLAROS DE COMUNICAÇÃO VINDOS DO  ESPAÇO SIDERAL.

RADIOTELESCÓPIOS

SE ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS, POR QUE NÃO ALONGARAM SUA ESTADIA EM NOSSO PLANETA,  TAMBÉM, ABERTAMENTE NÃO REPASSARAM TECNOLOGIAS SUPERIORES COMO LEGADO.

EM SUMA, DISCERNIMOS SOBRE ESTE TEMA COM A CONVICÇÃO INSTINTIVA QUE O UNIVERSO É PLURAL EM CIVILIZAÇÕES INTELIGENTES, NÃO SENDO UM PRIVILÉGIO DO PLANETA TERRA ESTA REGALIA. POR QUE ENTÃO AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIAS.

EM 2015, UM AMIGO CÁSSIO, ME INFORMOU SOBRE O PARADOXO DE FERMI, ENRICO FERMI ERA UM  FÍSICO QUE TRABALHAVA NO LABORATÓRIO NACIONAL DE LOS ALAMOS, EM CERTO DIA DE 1950, CAMINHANDO  PARA ALMOÇO JUNTO COM COLEGAS, OCORREU UMA DEBATE SOBRE UMA ONDA RECENTE DE AVISTAMENTO DE OVNIS. A DISCURSÃO SE APROFUNDOU, ATÉ QUE EM UM MOMENTO FERMI EXCLAMOU ONDE ELES ESTÃO.

ENRICO FERMI
NADA ACONTECE POR ACASO, O QUE EXISTE HOJE, EXISTIU ONTEM E EXISTIRÁ AMANHÃ, O  ALFA E ÔMEGA PRINCÍPIO E O FIM DE TUDO QUE FOI CRIADO. VEJAM, TOMEI CONHECIMENTO EM 2015 DE UM FÍSICO QUE ALMEJAVA ENTENDER A CAUSA DOS ETS E SEUS OVINIS, NÃO DEIXAREM EVIDÊNCIAS DE SUAS PASSAGENS E PRESENÇAS EM NOSSO PEQUENO MUNDO. TALVEZ OUTROS VIAGEM NESSA BUSCA DE RESPOSTA PARA O ENIGMA.




JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065 

terça-feira, 9 de abril de 2024

SOBRE A ÉTICA, SOBRE A ETIQUETA - ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA - ABOUT ETHICS, ABOUT ETIQUETTE - ARTICLE PRODUCED BY MATHEUS OLIVA

TRANSCREVEMOS NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO MAIS UM ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA. BOA LEITURA.

https://www.correio24horas.com.br/colunistas/sobre-etica-sobre-etiqueta-0324


Toda unanimidade é burra - Ética, Etiqueta, Acarajé, Salvador, Bahia, Brasil Crédito: Matheus Oliva

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


quarta-feira, 3 de abril de 2024

OS NAVIOS, MINHA INFÂNCIA -1963 - 1970, BARRA - CIDADE DO SALVADOR - ESTADO DA BAHIA - THE SHIPS, MY CHILDHOOD -1963 - 1970, BARRA - SALVADOR CITY - BAHIA STATE

NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60, PRECISAMENTE 1962, APÓS PASSARMOS UM ANO MORANDO NO RIO DE JANEIRO MEUS PAIS DECIDIRAM REGRESSAR A SALVADOR E  FIXAR RESIDÊNCIA. ALUGAMOS APARTAMENTO NO BAIRRO DA BARRA, EDIFÍCIO MARTA ROCHA.

MEU PAI, OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA, NÃO INDUZIA  AOS FILHOS AS ROTINAS DAS FAINAS NÁUTICAS, MAS, COMO  O PROGENITOR TEM UMA TENDÊNCIA A SE TORNAR UM ESPELHO DE EXEMPLOS PARA OS FILHOS, DESDE CRIANÇA ME ENVOLVI COM O MUNDO NAVAL.

NAS NOSSAS IDAS A LOBRAS - LOJAS BRASILEIRAS, QUE TAMBÉM ERA CONHECIDA PELO NOME 4400, COM MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS, QUANDO PASSEAVAMOS NA AV. 7, TIVE O MEU PRIMEIRO CONTATO COM OS MODELOS DE MINIATURA DE MONTAR DA REVELL, FIQUEI MARAVILHADO, FOI O PRESENTE DE NATAL MEU E DE MEU IRMÃO, ESTAVAMOS NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1971, FIQUEI COM O COURAÇADO U.S.S.  MISSOURI E MEU IRMÃO COM O CRUZADOR HELENA. A SEMANA QUE PASSOU ATÉ A NOITE DE NATAL FOI DE EXPECTATIVA, ATÉ ABRIRMOS NOSSOS PRESENTES. A INFÂNCIA TEM SUAS FACETAS DE UMA ALEGRIA INGÊNUA E VERDADEIRA.

U.S.S MISSOURI 

VERANEAVAMOS EM AMOREIRAS, NA ILHA DE ITAPARICA, NA ÉPOCA NÃO EXISTIA O FERRY BOAT, A VIAGEM ERA PELO SISTEMA ANTIGO, EMBARCAVAMOS NOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NO COMÉRCIO, O NAVIO ESCALAVA EM PORTO DOS SANTOS, POPULARMENTE CHAMADA DE PORTO SANTOS, QUANDO TINHA PASSAGEIROS, APÓS, MANGUINHOS, AMOREIRAS, E A CIDADE DE ITAPARICA.

NAVIO MASCOTE DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

AO LARGO DE CADA LOCALIDADE O NAVIO REDUZIA A MARCHA, SAVEIROS DE VELA DE PENA VINHAM PEGAR OS PASSAGEIROS. ERA UMA OPERAÇÃO PITORESCA, COM O TRANSBORDO DE CRIANÇAS, IDOSOS E MUITA  BAGAGEM, PRINCIPALMENTE COM ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS, QUE NÃO ERAM ENCONTRADOS FACILMENTE NOS ARMAZÉNS DESSES LOCAIS.

NAVIO JOÃO DAS BOTAS DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA
AS IDAS À AMOREIRAS ME APROXIMOU MAIS  AINDA DO CONVÍVIO COM O MUNDO NÁUTICO, PRINCIPALMENTE DOS SAVEIROS, SEUS MESTRES E MARINHEIROS.

SAVEIRO VELA DE PENA, DEMANDANDO DE SALVADOR PARA ALGUMA LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA OU RECÔNCAVO.

NO EDIFÍCIO MARTA ROCHA TINHAMOS UMA VISTA PRIVILEGIADA DO OCEANO ATLÃNTICO.  COMECEI A OBSERVAR AS EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAVAM OU ZARPAVAM DA BAÍA DE TODOS SANTOS, TANTO RUMO AO SUL, COMO AO NORTE. CURIOSO PERGUNTAVA A MEU PAI QUE TIPO DE NAVIO ERA AQUELE, SUAS DIMENSÕES, SEU RUMO, MESMO SENDO CRIANÇA, ME TORNEI UM ESPECIALISTA, SABIA DISTINGUIR UM CARGUEIRO DE UM PETROLEIRO, UM NAVIO DE  PASSAGEIRO, REBOCADOR, NAVIOS DE GUERRA.

EM 1970, JÁ COM 14 ANOS, MEU HORIZONTE SE AMPLIOU, POR QUE MINHA TIA GLÓRIA QUE MORAVA COM A GENTE, JUNTO COM MINHA PRIMA MARILEIDE, ADQUIRIU UM APARTAMENTO NO  BAIRRO DA VITÓRIA, EDIFICIO MONTE NEGRO JUNIOR, DO LADO MAR, ONDE COMECEI A FREQUENTAR, ESTUDAVA NO COLÉGIO MARISTAS PELA MANHÃ, NO FINAL DA TARDE RETORNAVA PARA CASA COM MINHA MÃE QUE LECIONAVA INGLÊS NO COLÉGIO CENTRAL.

DO APARTAMENTO TINHA UMA VISÃO DOS NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS  E UMA PARTE DO PORTO DE SALVADOR, DENOMINADO CAIS DE 10 METROS. 

QUANDO COMPLETEI 15 ANOS DE IDADE, EM 06 DE SETEMBRO DE DE 1971, GANHEI UM PRESENTE DOS DEUSES, DIGNO DE UM CAPITÃO, UM BINÓCULO, MINHA MÃE QUANDO CHEGOU MEIO DIA COM AQUELA CAIXA EMBALADA, AO ABRIR, A ALEGRIA FOI INCOMENSURÁVEL, UM BELO E POTENTE BINÓCULO, PARA OBSERVAR TODO TRAFÉGO MARÍTIMO NO PASSADIÇO DA BARRA E DA VITÓRIA. QUE DIA MARAVILHOSO,  NAQUELA MESMA TARDE FUI INAUGURAR MEU BINÓCULO NA CASA DE MINHA TIA.

LEMBRO DO PRIMEIRO NAVIO QUE OBSERVEI, UM PETROLEIRO COM SUPER ESTRUTURA A  RÉ E MEIA NAU, ESTAVA FUNDEADO, MAS APARENTEMENTE EM TESTE DE MAR, POIS LEVANTOU FERRO, DEMANDOU EM DIREÇÃO A MADRE DE DEUS, RETORNOU E FUNDEOU.

A PARTIR DESSE TEMPO ME TORNEI UM ESPECIALISTA EM IDENTIFICAR A QUE ARMADOR O NAVIO PERTENCIA, SUAS DIMENSÕES, CAPACIDADE DOS EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE CARGA, SUA BANDEIRA.

TINHA MEUS CARGUEIROS PREFERIDOS, OS LINERES DO LLOYD, ALIANÇA, NETUMAR E FROTA OCEÂNICA BEASILEIRA. ZEUS, NETUNO E MINERVA, DA NETUMAR, OLINDA, FLAMENGO E MARINGÁ DA ALIANÇA, ITANAGÉ, ITAITÉ, ITAPÉ DO LLOYD.

NETUNO
OS NAVIOS DE PASSAGEIROS ROSA DA FONSECA E ANA NERY DO LLOYD BRASILEIRO, REALIZAVAM CRUZEIROS DOS PORTOS DE SANTOS E RIO DE JANEIRO PARA MANAUS, ESCALANDO EM SALVADOR E OUTROS PORTOS DO NORDESTE.

OUTRA CLASSE DE NAVIOS COM VÁRIAS UNIDADES LANÇADAS E DIVERSAS VARIANTES FORAM OS SD-14, UM PROJETO INGLÊS DE CONSTRUÇÃO SIMPLES COM EXCELENTE OPERACIONALIDADE, ERAM CHAMADOS DE  VOLKS DO MAR.


NAVIO SERRA VERDE SD-14 MARK III DA ALIANÇA

A COMPANHIA AMERICANA MOORE MCCORMACK FREQUENTAVA O PORTO DE SALVADOR COM BELÍSSIMO LINERS, COM ROTA PARA A COSTA LESTE DOS EUA.

DURANTE A DÉCADA DE 1970, UM NOVO SISTEMA DE NAVIOS INICIOU ESCALA EM NOSSO PORTO, ERAM OS NAVIOS LASH, TRANSPORTAVAM BARCAÇA, QUANDO FUNDEAVAM AS BARCAÇAS ERAM DESCIDAS PELA POPA, ATRAVÉS DE UM GUINDASTE QUE SE DESLOCAVA SOBRE TRILHO NO CONVÉS, SEU MANUSEIO ERA REALIZADO POR REBOCADORES, OUTRAS BARCAÇAS QUE ESTAVAM ALOCADAS NO PORTO SEGUIAM O CAMINHO INVERSO. A PRINCÍPIO ESSE SISTEMA TEVE UM PERÍODO OPERACIONAL CURTO.

DELTA MAR


NA ÉPOCA, OS NAVIOS DA FRONAPE, BRAÇO LOGÍSTICO DA PETROBRAS, FREQUENTAVAM O TERMINAL DE MADRE DE DEUS. LEMBRO DA CLASSE PRESIDENTE, QUANDO CONSTRUÍDOS ERAM OS MAIORES NAVIOS DA AMÉRICA DO SUL. CONHECIDOS COMO SUPER TANQUES.

PRESIDENTE JOÃO GOULART
LLOYD CUIABÁ DA CLASSE DE PEQUENOS LINERS, COM OS IRMÃOS HUMAITÁ E ALTAMIRA


OUTROS ARMADORES QUE ESCALAVAM EM SALVADOR, CITO A YBARRA, ESPANHOLA COM SEUS NAVIOS DE CARGA GERAL, CASCOS BRANCOS, ALÉM DE 2 DE PASSAGEIROS, EM TRAFEGO DA EUROPA ATÉ O RIO DA PRATA, BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU, O CABO SAN VICENTE E CABO DE SAN ROQUE.



A ARMADORA ELMA ERA UMA ESTATAL ARGENTINA, HAMBURG SUD ALEMÃ, OUTROS NAVIOS ESTRANGEIROS HABITUALMENTE TOCAVAM NOSSO PORTO, POLONESES QUE CARREGAVAM MAGNESITA, DA ANTIGA IUGOSLÁVIA, HOLANDESES, JAPONESES EMBARCANDO FERRO LIGA, BELGAS, SUECOS, PORTUGUESES QUE TAMBÉM LEVAVAM SISAL EM FARDOS, NORUEGUESES DA IVARAN LINES, ENTRE OUTROS.

UMA CLASSE DE NAVIOS ENCOMENDADA PELA ARMADORA NETUMAR, ERAM LINERS DA CLASSE PRINASA PRI 121, AMÁLIA, CAIÇARA E JOANA. TINHA ENTRE SEUS APARELHOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA UMA CÁBREA DE 60T. NO MEU MUNDO IMAGINÁRIO DE CRIANÇA, GOSTAVA DE OBSERVAR NAVIOS CARGUEIROS COM CÁBREAS E COM  DUAS ESTRUTURA HABITÁVEIS, A MEIA NAU E A RÉ, ERAM OS MEUS PREFERIDOS.

LINER AMÁLIA DA NETUMAR

TENTO REPRESENTAR NESTE ESCRITO, AS PRINCIPAIS CARGAS MOVIMENTADAS PELO PORTO DE SALVADOR A ESTE TEMPO, NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, FUMO, CACAU E DERIVADOS, SUCO CONCENTRADO DE LARANJA, MAGNESITA E FERRO LIGAS EM GRANEL,  BALER TWINE, CORDÉIS DERIVADOS DE SISAL E O PROPRIO SISAL EM FARDO, COUROS CURTIDOS, FIBRAS DE PIAÇAVA EM BRUTO.

A EXPORTAÇÃO DE ÓLEO DE MAMONA ERA OPERACIONALIZADA ATRAVÉS DE BARCAÇA AUTOPROPULSADA, A MESMA RECOLHIA O ÓLEO NA EMPRESA SANBRA, QUE TINHA SUA UNIDADE FABRIL NA ENSEADA DOS TAINHEIROS LOCALIZADA NO BAIRRO DA RIBEIRA, COM PIER PRÓPRIO. HAVIA OUTRA INDÚSTRIA EM PARIPE.

NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, TRIGO EM VOLUME ASSUMIA A LIDERANÇA, MANGANÊS, MAÇÃS, PAPEL IMPRENSA, ENXOFRE, BACALHAU, UVAS, FERTILIZANTES.

O PORTO DE SALVADOR PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS COM MAIOR DIMENSÃO E PESO TINHA UMA CÁBREA NUITO ANTIGA, CUJO NOME DESCONHEÇO, MAS EM IMAGENS DA DÉCADA DE 1940, OBSERVAVA A MESMA ATRACADA NO 1º ARMAZEM, ACREDITO QUE NO SEU INICIO ERA MOVIDA A VAPOR. NO DECORRER DE 1970 O PORTO FOI DOTADO DE UMA CÁBREA DE ORIGEM HÚNGARA, A RONDÔNIA, CAPACIDADE 100 TON, COM PROPULSÃO PRÓPRIA, ELÉTRICA. ESTE QUIPAMENTO FOI UTILIZADO PARA MOVIMENTAR CONTÊINERES, LOGO QUANDO SE INICIOU ESSA OPERAÇÃO NO NOSSO PORTO.

CÁBREA NO PORTO DE SALVADOR, A DIREITA DA FOTO, NO CAIS DA BAHIANA. IMAGEM PROVAVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1940.
HOJE ONDE SE LOCALIZA O TECON SALVADOR, CHAMAVA-SE CAIS DE 10 METROS, EM RAZÃO DO CALADO SER NESTE PATAMAR, NESTA ÁREA MOVIMENTAVA-SE  PRATICAMENTE TODA CARGA A GRANEL, A EXCEÇÃO DO TRIGO, CONTANDO COM UMA ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM DA MAGNESITA.

O CAIS DE LIGAÇÃO, LIGANDO O CAIS DE 10 METROS AO DE CARVÃO, OPERAVA FERTILIZANTES. O CAIS DE CARVÃO, TEM ESSA DENOMINAÇÃO POIS DURANTE O PÉRÍODO DA NAVEGAÇÃO A VAPOR, NESTE LOCAL FICAVA ARMAZENDO A CÉU ABERTO TODO CARVÃO QUE ABASTECIA OS VAPORES QUE POR AQUI TOCAVAM.


NAVIO ANA NERY, IRMÃO DO ROSA DA FONSECA
https://www.novomilenio.inf.br/rossini/loydbras.htm

ALMIRANTE GRAÇA ARANHA, CLASSE PERSONALIDADE DO LLOYD, ELEGANTES CARGUEIROS, ESCALANDO COM FREQUÊNCIA NO PORTO DE SALVADOR

NO INICIO DA DÉCADA DE 1970, ALÉM DO PORTO DA CAPITAL MUITOS DESSES NAVIOS APORTAVAM EM ILHÉUS, PORTO DE MALHADO, PARA EMBARQUE DE CACAU EM AMÊNDOAS E POSTERIORMENTE DERIVADOS, APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PARQUE MANUFATUREIRO NESSA CIDADE.


GUANABARA DO LLOYD COM SEUS IRMÃOS TURIAÇU, E TODOS OS SANTOS, UM QUARTO O PARANAGUÁ FOI A PIQUE
https://www.facebook.com/lloydbras/?locale=pt_BR

O QUE RETRATO NESTE TEXTO VEM A MINHA MENTE COM NOSTALGIA, EM RELAÇÃO AOS DIAS DE HOJE DA NAVEGAÇÃO COMERCIAL, ONDE OS NAVIOS CRESCERAM EM DESLOCAMENTO, EM DIMENSÕES GEOMÉTRICAS, EM PRODUTIVIDADE NA CADÊNCIA DAS OPERAÇÕES, MAS NÃO RETIVERAM O CHARME DOS  CARGUEIROS CLÁSSICOS DE CARGA GERAL DE 1950, 1960 E 1970, COM  SUPERESTRUTURAS A MEIA - NAU, CHAMADAS DE ILHAS, ALGUNS TINHAM ESPAÇO HABITÁVEL A RÉ, ONDE TAMBÉM FICAVAM LOCALIZADAS AS MÁQUINAS.

CARGUEIRO CLÁSSICO COM SUPERESTRUTURA A RÉ E MEIA - NAU, ERAM OS MEUS PREFERIDOS
ERAM APARELHADOS COM PAUS DE CARGAS, OS MAIS MODERNOS TINHAM COMPOSIÇÃO MISTA COM GUINDASTES, OUTROS POSSUIAM UMA CÁBREA A MEIA NAU PARA MOVIMENTAÇÃO COM PESO EXCESSIVO.

A ESTRUTURA A RÉ EM CARGUEIROS CLÁSSICOS MAIS ANTGOS ERA HABITÁVEL POR TRIPULANTES DE MENOR HIERARQUIA.
A PARTIR DO INICIO DE 1970 O PORTO DE SALVADOR INICIOU A OPERAÇÃO COM CONTÊINERES DE FORMA PONTUAL, PRINCIPALMENTE COM DERIVADOS DE CACAU, DIRECIONADOS PARA COSTA LESTE DOS EUA, EM NAVIOS MOORE MCCORMACK E NETUMAR.

AS UNIDADES PORTUÁRIAS EXISTENTES NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ALÉM DO PORTO DE SALVADOR, TÍNHAMOS O TERMINAL DA USIBA OPERANDO MINÉRIO DE FERRO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, O TERMINAL DA DOW QUÍMICA, PRODUTOS QUÍMICOS, O TEMADRE - TERMINAL DE MADRE DE DEUS, PETRÓLEO E DERIVADOS, CIMENTO ARATU, CALCÁRIO. EXISTIA OUTRO TERMINAL DE UMA CIMENTEIRA, PERTO DA USIBA.


CANTUÁRIA PERTENCIA A UMA SEGUNDA CLASSE DE LINERS
https://www.facebook.com/lloydbras/?locale=pt_BR

TENHO UMA DÚVIDA A RESPEITO DE NAVIOS DE PASSAGEIROS QUE APORTAVAM EM SALVADOR, MAS NÃO ATRACAVAM, FICANDO AO LARGO, COM OS PASSAGEIROS SE DIRIGINDO A TERRA EM LANCHAS E ESCALER DO PRÓPRIO NAVIO, COMO SE HOUVESSE RESTRIÇÃO DE CALADO E COMPRIMENTO PARA MANOBRAS NA BACIA DE EVOLUÇÃO. POSSO CITAR: QUEEN ELIZABETH, S.S. CANBERRA, SS ROTTERDAM,  SS MICHELANGELO. MUITOS DESSES NAVIOS FORAM CONSTRUÍDOS PARA A TRAVESSIA DO ATLÂNTICO ENTRE A  EUROPA E OS EUA, COM A CONCORRÊNCIA DOS AVIÕES O TRECHO NÃO SE TORNOU MAIS ATRATIVO, DIRECIONANDO MUITOS DELES AO NICHO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DE VOLTA AO MUNDO.

O SS FRANCE NESSE TEMPO ERA O MAIOR NAVIO DE PASSAGEIRO, TAMBÉM ESCALOU ALGUMAS VEZES EM SALVADOR, PERMANECENDO  AO LARGO.

SS FRANCE

EUGÊNIO C E FUNCHAL ERAM OUTRAS PRESENÇAS CONSTANTES EM NOSSO PORTO. 

EUGÊNIO C

PAQUETE FUNCHAL
https://marietaborges.blogspot.com/2011/06/que-saudade-do-navio-funchal.html

HOJE NAVIOS DO PORTE DO MSC GRANDIOSA, COM 331 M ATRACAM SEM RESTRIÇÃO NO PORTO DE SALVADOR E ATÉ EM MALHADO ILHÉUS, EM COMPARAÇÃO AOS 250 M DO CANBERRA. CONVERSANDO COM UM AMIGO, INCLUSIVE FOI GERENTE DO PORTO E DIRETOR DE OPERAÇÕES DA CODEBA, ME RESPONDEU QUE POSSIVELMENTE ERA POR RECEIO, MAS NEM ELE SOUBE REALMENTE A VERDADEIRA RAZÃO.

SS ROTTERDAM

A PRATICAGEM OPERAVA COM EMBARCAÇÕES DE CASCO DE MADEIRA. POUCOS ERAM OS BARCOS DE APOIO PARA LEVAREM RANCHO E PEÇAS AOS NAVIOS FUNDEADOS, LEMBRO-ME DA EL REIS QUE ATENDIA NAVIOS DA FRONAPE. EM RELAÇÃO AOS REBOCADORES É TRIVIAL COMENTAR SUAS DIMENSÕES E FORÇA DE TRAÇÃO EM RELAÇÃO AOS TUGS DE HOJE, MAS É EVIDENTE QUE OS NAVIOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970, TINHAM MENOR DESLOCAMENTO DO QUE OS NAVIOS ATUAIS.

SS MICHELANGELO
EM 1973 COM A CONSTRUÇÃO DO EMISSÁRIO SUBMARINO DO RIO VERMELHO, UM REBOCADOR CHAMADO LAURA MARIA ROUBAVA-ME A ATENÇÃO, POR SEU PORTE TRADICIONAL, SE NÃO ME ENGANO SEU PAVILHÃO ERA VENEZUELANO. EM OUTUBRO DE 1973 UMA FRENTE FRIA TROUXE MAR GROSSO E UMA DAS BALSAS FOI A PIQUE COM A PERDA DE 2 VIDAS. 

O PORTO DE SALVADOR RECEBEU PARA SUAS OPERAÇÕES EM 1976 OU INICIO DE 1977 O REBOCADOR MAR DE ESPANHA, POSSIVELMENTE TINHA A MAIOR FORÇA DE TRAÇÃO ENTRE AQUELES QUE OPERAVAM NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.TIVE O PRAZER DE VISITAR ESTE REBOCADOR JUNTO COM MEU PAI QUE ERA COLEGA E AMIGO DO COMANDANTE LARANJEIRA, EM 1977. NESTA MESMA OCASIÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE IR A BORDO DO NAVIO GUANABARA DO LLOYD BRASILEIRO.

MSC GRANDIOSA
É O QUE TENHO PARA CONTAR DESSE TEMPO RICO EM MINHAS LEMBRANÇAS DAS FAINAS  DO MAR, PODERIA TRAZER NOVOS DETALHES, MAS QUE ME FOGEM A MEMÓRIA NESTE MOMENTO


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


quinta-feira, 28 de março de 2024

LINHA FÉRREA LIGANDO O PORTO DE JUAZEIRO, HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO AO PORTO DE ARATU , INVESTIMENTO PRIORITÁRIO PARA BAHIA - RAILWAY LINE CONNECTING THE PORT OF JUAZEIRO, SÃO FRANCISCO WATERWAY TO THE PORT OF ARATU, PRIORITY INVESTMENT FOR BAHIA -

DURANTE O  SÉCULO XIX A BAHIA CONTAVA COM LINHA FÉRREA LIGANDO A CIDADE DE SALVADOR A JUAZEIRO NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO.

ESSE TRECHO FERROVIÁRIO ASSUMIU UM PROTAGONISMO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CAPITAL DA BAHIA E A REGIÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, CENTRALIZANDO EM JUAZEIRO E SEU PORTO.


ESSE EMPREENDIMENTO DESEMPENHOU PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. HOJE APENAS ALGUNS RESQUÍCIOS DE TRILHOS EM ZONA URBANA SÃO  TESTEMUNHAS DESSE PASSADO.

ESTE BLOG DESCORTINA UM VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA ECONOMIA DO ESTADO COM CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TRECHO DE FERROVIA ENTRE ESTAS 2 CIDADES, TRANSPORTANDO CARGAS DE VALOR AGREGADO, A EXEMPLO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS VINDOS DO CENTRO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI E CARGAS DESEMBARCADAS POR CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR, TRAZENDO DA REGIÃO DO SÃO FRANCISCO, ATRAVÉS DO PORTO DE JUAZEIRO, COMMODITIES, PRODUTOS AGRÍCOLAS, EM SUA PREDOMINÂNCIA. 

PORTO COTEGIPE
COMBOIOS DE CHATAS NAVEGARIAM DE PIRAPORA PARA O PORTO DE JUAZEIRO, NO SENTIDO INVERSO OUTRAS DEMANDAS SERIAM ATENDIDAS.

PORTO DE ARATU

É NOTORIO QUE O RIO SÃO FRANCISCO TERIA QUE PASSAR POR UM PROCESSO DE BATIMETRIA E DESASSOREAMENTO PARA PERMITIR PROFUNDIDADES ADEQUADAS. 

VINHOS, AÇUCAR, GIPSITA, MINÉRIO DE FERRO, FRUTAS E OUTROS PRODUTOS AGRÍCOLAS, ARMAZENADOS EM CONTÊINERES SEGUIRIAM PARA O PORTO DE SALVADOR PARA SEREM EXPORTADOS. DOS CENTROS INDUSTRIAIS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SUA HINTERLÂNDIA, RESINAS PLÁSTICAS, INSUMOS QUÍMICOS, PEÇAS PARA ENERGIA EÓLICA, ALIMENTOS PROCESSADOS.

TERMINAL ENSEADA

OS INVESTIMENTOS EM ANDAMENTO NO PORTO DE ARATU, COM ADAPTAÇÃO DE UM DOS SEUS TERMINAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS AGRÍCOLA, O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, E EMBARQUES PIONEIROS DE SOJA NO PORTO ENSEADA, OFERECEM CONTORNO DE VIABILIDADE A ESTA FERROVIA.



UM PROJETO DESSA NATUREZA E SUA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO, APRESENTARIAM UM ATRATIVO SIGNIFICATIVO PARA INVESTIDORES ESTRANGEIROS E GRUPOS NACIONAIS, PRINCIPALMENTE PELO VALOR AGREGADO DAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS. SE CONSTITUINDO EM UM VETOR DESENVOLVIMENTISTA PARA BAHIA, MAIS RELEVANTES QUE PROJETOS FARAÔNICOS, COMO PONTE SALVADOR ITAPARICA, FIOL,  PORTO SUL, VLT E POR AI VAI.

RESSALTAMOS QUE, O INVESTIMENTO NÃO APROVEITARIA A ESTRUTURA REMANESCENTE,  PRATICAMENTE INEXISTENTE, E SIM SERIA UM NOVO PROJETO. ALÉM DA POSSIBILIDADE DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM COMPOSIÇÃO APENAS COM ESTA FINALIDADE. A DISTÂNCIA ENTRE SALVADOR E JUAZEIRO DE MAIS DE 500 KM SE TORNARIA COMPETITIVA EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO. TERÍAMOS CARROS LEITOS, DOTADOS DE RESTAURANTES.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065
 

segunda-feira, 25 de março de 2024

IRDR - INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS DA URV - TJBA - A POSTERGAÇÃO DA DECISÃO SÓ INTERESSA AO GOVERNO DA BAHIA - CNJ

EXCESSO DE PRAZO,  PODE SIGNIFICAR AUSÊNCIA DE JUSTIÇA, ABUSO DE PODER DO ESTADO SOBRE O CIDADÃO, O VERDADEIRO SENHOR DA REPÚBLICA.

O BRASIL, PRINCIPALMENTE A BAHIA NAVEGA NO MAR DAS DISTRAÇÕES, BA X VI, BIG BROTHER, NOVELAS, LEI ROUANET, ENTRE OUTROS NARCÓTICOS EXISTENCIAIS.

O DIREITO A INCORPORAÇÃO DA URV AOS PROVENTOS DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO ESTADUAL DA BAHIA ARRASTA-SE HÁ DÉCADAS, TRAMITANDO SEMELHANTE A ALMA PENADA PELOS CORREDORES  DO TJBA. HOJE MAIS UMA FIGURA JURÍDICA ENTRA EM CAMPO AUXILIANDO O PROTELAMENTO DESSAS AÇÕES, O IRDR.

INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS - IRDR FOI INSTITUÍDO PELA LEI 13.105/2015 ( CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL), ONDE DEMANDAS DA MESMA NATUREZA JURÍDICA PODEM SER AGLUTINADAS, PELO PRAZO DE 1 ANO, PRORROGÁVEL POR MAIS UM ANO, A ESPERA DE UMA DECISÃO JURISPRUDENCIAL.

https://www.facebook.com/bancocentraldobrasil/posts/voc%C3%AA-j%C3%A1-ouviu-falar-da-urv-a-urv-ou-unidade-real-de-valor-foi-uma-esp%C3%A9cie-de-moe/847488888968048/

O IRDR QUE VERSA SOBRE URV NO ÂMBITO DO TJBA SE DELONGA HÁ MAIS DE 6 ANOS, O QUE VAI DE ENCONTRO A UM DOS PRECEITOS DESTE INSTRUMENTO, DIMINUIR O TEMPO DE TRÂMITES DOS PROCESSOS. ESSE CENÁRIO APENAS BENEFICIA O ESTADO DA BAHIA, DE FORMA CLARA, QUE NÃO SE VÊ OBRIGADO A INCORPORAR O PERCENTUAL AOS SALÁRIOS DOS SEUS SERVIDORES.

O IRDR EM TELA, OBJETIVA CRISTALIZAR O MARCO TEMPORAL PARA CÁLCULOS DOS VALORES DEVIDOS. HÁ UMA SITUAÇÃO QUE DEVE SER APURADA. EM MUITOS PROCESSOS O JUIZ ORIGINAL TINHA DEFINIDO O TEMPO,  INCLUSIVE COM VALORES DE PRECATÓRIOS HOMOLOGADOS,O QUE NÃO CABERIA MAIS ARGUIÇÃO, OU SEJA, APESAR QUE O ESTADO DA BAHIA TINHA O DIREITO, NESTES CASOS, A RECORRER COM AGRAVO, PORQUE O PROCESSO NÃO ESTAVA TRANSITADO EM JULGADO, EM CONTRAPONTO A PGE PERDEU O PRAZO, POIS O MOMENTO PARA REFUTAR OS CÁLCULOS SERIA ANTES DA HOMOLOGAÇÃO DO PRECATÓRIO. PROCESSOS NESSE STATUS NÃO DEVERIAM SER ENQUADRADOS NO REFERIDO IRDR

É BOM RESSALTAR QUE O TJBA, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E SEUS ÓRGÃOS AUXILIARES, TCM E TCE, MINISTÉRIO PÚBLICO, TODOS TIVERAM DIREITO AOS ÍNDICES DA URV EM SEUS PROVENTOS. NO MÍNIMO É UMA SITUAÇÃO ONDE O DIREITO NÃO ATINGE A TODOS.E SIM A GRUPOS PRIVILEGIADOS, SOB A ÉGIDE DA PASSIVIDADE DA MAIORIA DOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO BAIANO, É PATÉTICO NÃO LUTAR E NÃO ACREDITAR NO MANTO DE UM DIREITO QUE PODE TE ALCANÇAR. COMO DIZIA FRIEDRICH NIETZSCHE -  "EIS OS TÍSICOS DA ALMA. MAL NASCERAM E JÁ COMEÇAM A MORRER, E SONHAM COM AS DOUTRINAS DO CANSAÇO E DA RENUNCIA".   

TAMBÉM ALMEJAMOS QUE, ATUAÇÃO CRIMINOSA, A EXEMPLO DA COMBATIDA PELA  OPERAÇÃO FAROESTE, ONDE RELAÇÕES PROMÍSCUAS ENTRE SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO, PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL AGIRAM DE FORMA  A NEGOCIAR  SETENÇAS OBTENDO BENEFÍCIOS PARA SI PRÓPRIOS, NÃO MAIS PROSPEREM. NESSA TOADA, O CNJ NO SENTIDO DE TOCAR, O TERMO É ESTE, PODE REALIZAR UMA VISITA AO TJBA,  AUXILIANDO O ANDAMENTO DOS PROCESSOS SOBRE A URV NO ESTADO DA BAHIA, ONDE MILHARES DE SERVIDORES E FAMILIARES ESPERAM POR DECISÃO HÁ DECADAS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


terça-feira, 19 de março de 2024

DOCUMENTÁRIO: BAHIA DE TODOS OS SANTOS - COLEÇÃO MAURICE CAPOVILLA - A DECADÊNCIA IDENTITÁRIA DA BAHIA

TENDO OPORTUNIDADE DE ASSISTIR UM VÍDEO INTITULADO BAHIA DE TODOS OS SANTOS, COM TEMA NOS ASPECTOS CULTURAIS DA VELHA CIDADE DA BAHIA, COMO ERA DENOMINADA  A CIDADE DE SALVADOR, ONDE PERCERBEMOS A DETERIORAÇÃO DA ARTE E CULTURA BAIANA.

MESTRE PASTINHA
https://www.brasildefato.com.br/2016/11/18/ha-35-anos-partia-mestre-pastinha-criador-da-capoeira-de-angola

A CAPOEIRA É ESPIRITUALIZADA E MATERIALIZADA NO EU DE CADA QUAL - MESTRE PASTINHA

ENTREVISTAS COM JORGE AMADO, MESTRE PASTINHA E OUTROS DEMONSTRAM ASPECTOS DE UM POVO QUE NÃO SE EMPENHOU EM MANTER SEU PASSADO HISTÓRICO. O CAPOEIRISTA MESTRE PASTINHA É UM SÍMBOLO MAIOR DESTA EVIDÊNCIA, ABANDONADO, MORREU CEGO, E PRIVADO DE SUAS NECESSIDADES BÁSICAS.

JORGE AMADO

https://veja.abril.com.br/cultura/jorge-amado-o-mosaico


A SORTE ME ACOMPANHA, TENHO CORPO FECHADO À INVEJA, A INTRIGA NÃO ME AMARRA OS PÉS, SOU IMUNE AO MAU - OLHADO - JORGE AMADO

PODEMOS EXEMPLIFICAR COM  NOSSA HISTÓRIA NAVAL, RIQUÍSSIMA, COM MAIS DE 500 ANOS, TENDO COMO FIGURA CENTRAL O SAVEIRO, HOJE DEFINHA DE FORMA PATÉTICA.

AGRAVANDO ESSE CENÁRIO, AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE OFERECEM BENESSES À ARTISTAS, QUE POUCO CONTRIBUEM PARA DEFESA DO SABER, DA IDENTIDADE E DA CULTURA POPULAR, VERDADEIROS BALUARTES DA INDOLÊNCIA. A EXEMPLO DA LEI ROUANET

O LINK DO VÍDEO A SEGUIR: https://www.youtube.com/watch?v=pBKcIE7Mm34


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sábado, 24 de fevereiro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - SOBRE O GOL, SOBRE A DEMOCRACIA

ARTIGO ESCRITO POR MATHEUS OLIVA,- SOBRE O GOL, SOBRE A DEMOCRACIA - ONDE TRAÇA PARALELO ENTRE OS CAMINHOS SEGUIDOS PELA NOSSA POLÍTICA EXTERNA E SEGUNDO PLANO EM SOLUCIONAR AS DEMANDAS INTERNAS. 

OUTRO PONTO TOCADO NESTE ESCRITO SE TRADUZ PELO ALINHAMENTO DO BRASIL COM PAÍSES QUE FEREM  A LIBERDADE INDIVIDUAL,

https://www.correio24horas.com.br/colunistas/sobre-gol-sobre-democracia-0224


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

CAPITALISMO DE ESTADO - INSEGURANÇA JURÍDICA - QUAL A POSIÇÃO DA FIEB, QUANTO A REESTATIZAÇÃO DA ANTIGA REFINARIA DE MATARIPE - ACELEN - - STATE CAPITALISM - LEGAL INSECURITY - WHAT IS FIEB'S POSITION REGARDING THE RESTATIZATION OF THE FORMER MATARIPE REFINERY - ACELEN

COM O RESULTADO DA ELEIÇÃO PASSADA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, UM TEMOR FOI ENQUADRADO NO MEU RADAR, OU SEJA, A TENTATIVA DE REESTATIZAÇÃO DA ANTIGA REFINARIA DE MATARIPE, HOJE ACELEN, ADQUIRIDA PELO GRUPO MUBADALA CAPITAL -   https://pt.wikipedia.org/wiki/Mubadala_Investment_Company

ENQUANTO A REFINARIA ESTAVA NO ÂMBITO DA PETROBRAS, OPERAVA COM OCIOSIDADE DE 20% DE SUA CAPACIDADE NOMINAL, CARECENDO DE ATUALIZAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM DIVERSAS DE SUAS UNIDADES. OS PROTOCOLOS LOGÍSTICOS DE RECEBIMENTOS DE PETRÓLEO BRUTO PELO TERMINAL DE MADRE DE DEUS, NÃO CONTORNAVAM A LIMITAÇÃO DE CALADO DE 12,5 M.

https://relatorioreservado.com.br/noticias/acelen-vira-o-grande-hub-de-energia-verde-do-mubadala-no-brasil/

RESUMINDO, A PETROBRAS RELEGOU INVESTIMENTOS NA ANTIGA RLAM, EM  ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA E AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA, VISANDO VIABILIZAR A REFINARIA ABREU E LIMA, PERNAMBUCO. 

HOJE À ACELEN TEM INVESTIDO RECURSOS SIGNIFICATIVOS NESTA UNIDADE, NÃO SÓ EM AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, COMO EM SOLUÇÃO LOGÍTICA PARA RECEBER PETRÓLEO BRUTO, A EXEMPLO DE TRANSFERÊNCIA DE CARGAS DE NAVIO PARA NAVIO -TRANSHIPMENT. ESTE CENÁRIO INVIABILIZA A AMPLIAÇÃO DA REFINARIA DE PERNAMBUCO. ENTENDERAM, OU QUER QUE DESENHE.

TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS

DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES A FIEB - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DA BAHIA, ÓRGÃO REPRESENTATIVO DE CLASSE TEM O DEVER DE SE POSICIONAR QUANTO AO FUTURO DA ECONOMIA BAIANA, RESALTANDO QUE OS ÍNDICES DE MEDIÇÃO DOS RESULTADOS DO NOSSO PRODUTO INDUSTRIAL NÃO SÃO PIORES EM VIRTUDE DA  ACELEN

NOS LINKS ABAIXO, COMENTAMOS MAIS DETALHES DA ACELEN:





JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CARNAVAL 2024 - SALVADOR - BAHIA - CARNIVAL 2024 - SALVADOR - BAHIA-

UMA NAÇÃO QUE NÃO TEM NADA ALÉM DE SEUS DIVERTIMENTOS, NÃO SE DIVERTIRÁ POR MUITO TEMPO - K. CHESTERTON

DESEJAMOS A TODOS ACESSADORES DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO, UM PRAZEROSO FERIADO DE CARNAVAL, TANTO PARA AQUELES QUE IRÃO VIAJAR, COMO TAMBÉM  APRECIADORES DA FESTA, ALÉM DOS COMERCIANTES QUE IRÃO OBTER RECURSOS COM VENDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIVERSOS COM O EVENTO.

https://www.queroabada.com.br/noticia/confira-a-data-do-carnaval-de-salvador-em-2023

NÃO TENHO CRÍTICAS EM RELAÇÃO AO CARNAVAL, INCLUSIVE APRECIO A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E SUAS FANTASIAS, NÃO CONSIDERO O CARNAVAL PÃO E CIRCO, PRINCIPALMENTE POR SE DESENROLAR EM UM PERÍODO CURTO, E PROPORCIONAR RENDAS EXTRA A UM AMPLO SEGMENTO DA ECONOMIA. DIFERENTE DO FUTEBOL, RELIGIÃO, NOVELAS, BIG BROTHER, ENTRE OUTROS QUE ENTORPECE O DISCERNIMENTO  AD AETERNUM.    


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

GRUPAMENTO NAVAL PM - FATOR DE SEGURANÇA NO MAR BAHIA - PM NAVAL GROUP - SAFETY FACTOR AT SEA BAHIA

A ESTRUTURA DO GRUPAMENTO NAVAL NO ÂMBITO DA POLICIA MILITAR DA BAHIA, PODE SER POTENCIALIZADA, COM AQUISIÇÃO DE EMBARCAÇÕES COM MAIS RECURSOS, PERMITINDO A SALVAGUARDA DE VIDAS HUMANAS NO MAR, ATUANDO DE FORMA COMPLEMENTAR A MARINHA DO BRASIL.

LANCHA PATRULHA

https://www.marinha.mil.br/noticias/comando-do-grupamento-de-patrulha-naval-do-sul-sudeste-incorpora-lancha-blindada-888-raptor

LEMBRAMOS DOS EVENTOS OCORRIDOS RECENTEMENTE, EM BOIPEBA, REGIÃO DE MORRO DE SÃO PAULO E MADRE DE DEUS, LAMENTAVELMENTE COM PERDAS DE VIDAS HUMANAS, O QUE PODERIA SER MITIGADO.

LANCHA PATRULHA

https://www.naval.com.br/blog/2012/12/28/cotecmar-fecha-venda-de-lanchas-patrulha-ao-brasil/#

OUTROSSIM, PROTOCOLAMOS NO COMANDO DA PM BAHIA MONOGRAFIA - ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UMA CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO -, ONDE TRATAMOS DESTE ASSUNTO E OUTROS PERTINENTES Á ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER. 

VEJAM OS LINKS A SEGUIR: 


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O BLOG VIAJANTE SEM PORTO NAVEGA NO INSTAGRAM - THE BLOG VIAJANTE SEM PORTO NAVIGATES ON INSTAGRAM

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO NO INSTAGRAM AS POSTAGENS DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO, NO ENDEREÇO https://www.instagram.com/lobodomarv/



FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

ENSEADA OPERA SOJA EM SEU TERMINAL - MAIS UM NICHO DE CARGA PARA O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BTS - ENSEADA OPERATES SOJA IN ITS TERMINAL - ANOTHER CARGO NICHE FOR BTS' PORT COMPLEX

TERMINAL DE USO PRIVADO ENSEADA REALIZOU SUA PRIMEIRA OPERAÇÃO COM GRANEL VEGETAL, SOJA. EM PARCERIA COM A INTERMARÍTIMA, RESULTANDO EM UMA PRANCHA DIÁRIA DE 12.000 T DIA.

    ULTRAMAX MV PROUD  UNITY
https://www.navegandojuntos.com.br/comunicacao/1a-operacao-de-movimentacao-de-graos-concluida-com-sucesso/

NAO OCORRERAM CONTRATEMPOS, MESMO DIANTE DE UMA OPERAÇÃO PIONEIRA. NOVA FRONTEIRA SE DESCORTINA PARA O COMPLEXO  PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IMPLICANDO EM MAIOR DENSIDADE PARA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.


JOSEMAR

ECONOMISTA  -   CORECON 2065