segunda-feira, 4 de julho de 2011

COPEC - 33 ANOS - PARTE 4

NOVOS COMPLEXOS PETROQUÍMICOS AMEAÇAM INVESTIMENTOS EM CAMAÇARI


COM A CRIAÇÃO DA BRASKEM  EM 16 DE AGOSTO DE 2002, RESULTADO DA AQUISIÇÃO DA COPENE, GEROU-SE FORTE EXPECTATIVA DE UMA NOVA ONDA DE CRESCIMENTO NO SEIO DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI. O QUE SE OBSERVA QUASE 9 ANOS DEPOIS, É O SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO E PREOCUPAÇÃO QUANTO AO FUTURO DO MAIS IMPORTANTE  SETOR INDUSTRIAL DA BAHIA, EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE COMPETIR, NA BUSCA DE NOVOS INVESTIMENTOS.

NOVOS PÓLOS PETROQUÍMICOS SÃO PLANEJADOS E OUTROS  JÁ EM IMPLANTAÇÃO AMPLIAM A COMPETITIVIDADE NO SETOR, A EXEMPLO DO PÓLO DE PAULÍNIA EM SÃO PAULO, ONDE A BRASKEM INVESTIU R$ 700 MILHÕES, DO RIO DE JANEIRO, O QUAL APROVEITARÁ A DISPONIBILIDADEDE GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS. NO PRÓPRIO NORDESTE, EM SUAPE FOI INAUGURADO  EM 2007 A MAIOR FÁBRICA DE RESINA PET - POLI TEREFLATO ETILENO - DO MUNDO, COM PRODUÇÃO DE 450 MIL TONELADAS/ANO.

A COMPRA DOS ATIVOS DO GRUPO YPIRANGA NO PÓLO DE TRIUNFO PELA BRASKEM, PETROBRAS E ULTRA, PROPORCIONARÁ IMPORTANTES GANHOS DE ESCALA NA PRODUÇÃO DE RESINAS PLÁSTICAS NESSE COMPLEXO, O QUE NÃO ACONTECE NO COPEC, ONDE SUAS UNIDADES TÊM CAPACIDADE NOMINAL DE PRODUÇÃO BASEADA EM PROJETOS QUE REMONTAM A DÉCADA DE 70, NÃO POSSUEM ECONOMIA DE ESCALA ADEQUADA A REALIDADE DE MERCADO DOS DIAS DE HOJE.

CARÊNCIA DE ESTRUTURA LOGÍSTICA, PRINCIPALMENTE NO MODAL FERROVIÁRIO E MARÍTIMO, INCERTEZAS QUANTO AO FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL, MATÉRIA  - PRIMA BÁSICA DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA, AO LADO DA NAFTA, SÃO TAMBÉM DESAFIOS QUE DEVEM SER EQUACIONADOS PARA MANTER VIVO O COPEC.



JOSEMAR SOUZA SANTOS



COPEC - 33 ANOS - PARTE 3

 O COPEC SE DIVERSIFICA, JÁ É CHAMADO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI


HOJE SE OBSERVA NA REGIÃO DO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI UMA DIVERSIDADE DE UNIDADES PRODUTIVAS, FUGINDO AO PLANEJAMENTO INICIAL DE FOCAR ESSE COMPLEXO NO RAMO PETROQUÍMICO. ATUALMENTE, ESTÃO INSTALADAS EM CAMAÇARI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS, AUTOMOBILÍSTICA, PROCESSADORAS DE FERTILIZANTES, EMBALAGENS, ETC.

UM DOS FATORES QUE FAVORECE A MUDANÇA DO MIX DE RAMO PRODUTIVO DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI FOI A VANTAGEM COMPARATIVA OFERECIDA PELA INFRA-ESTRUTURA MONTADA PARA RECEBER A CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA  E AS INDÚSTRIAS DE 2ª GERAÇÃO, DIMINUINDO OS CUSTOS LOGÍSTICOS E ESTRUTURAIS PARA OS FUTUROS EMPREENDIMENTOS.

A CETREL, EMPRESA RESPONSÁVEL PELOS PROGRAMAS COLETIVOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ATUANDO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO E INCINERAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS E SÓLIDOS, TAMBÉM MONITORANDO A QUALIDADE DO AR E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, INICIOU SUA OPERAÇÃO PARALELAMENTE AO PÓLO.

A CAPTAÇÃO DOS DEJETOS É REALIZADA ATRAVÉS DE INTERLIGAÇÃO, POR MEIO DE DUTOVIAS ENTRE AS INDUSTRIAS  E A CENTRAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS, ONDE APÓS REMOÇÃO DE 90% DOS POLUENTES, OS MESMOS SÃO ENCAMINHADOS AO EMISSÁRIO SUBMARINO DA PRÓPRIA EMPRESA  E LANÇADOS NO OCEANO ATLÂNTICO COM RISCO MINIMIZADO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE. A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA CENTRAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SE TORNA UM GRANDE DIFERENCIAL  NO MOMENTO DE DECIDIR PELA ALOCAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTIVA.

OUTRA VANTAGEM COMPARATIVA É A PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU  E DOS TERMINAIS DA PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E GERDAU, ALÉM DO PORTO DE SALVADOR E SEU TERMINAL DE CONTAINER.

NO RASTRO DA AMPLIAÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NO ESTADO, O CASO DAS LAVOURAS DE SOJA E MILHO NO OESTE BAIANO E DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO E DO SUDOESTE, PROPORCIONOU-SE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A INSTALAÇÕES  DE MISTURADORAS DE FERTILIZANTES NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PÓLO DE CAMAÇARI, EM VIRTUDE DA PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU.

AS MATÉRIAS - PRIMAS DESSES INSUMOS SÃO EM SUA MAIORIA IMPORTADAS, E TRANSPORTADAS NA FORMA DE GRANÉIS SÓLIDOS. OS VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM SOJA ATÉ O PORTO COTEGIPE, RETORNAM AO OESTE COM FERTILIZANTES DESCARREGADOS EM ARATU .

A INSTALAÇÃO DA MONTADORA FORD EM CAMAÇARI REPRESENTA A 4ª ONDA DA HISTÓRICA ECONÔMICA DA BAHIA, OU SEJA, A TRANSFORMAÇÃO AQUI MESMO DAS RESINAS PLÁSTICAS PRODUZIDA NAS INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS DE 2ª GERAÇÃO DO PÓLO DE CAMAÇARI. A FORD E AS UNIDADES SATÉLITES ALIMENTAM SUA LINHA DE MONTAGEM ATRAVÉS DE PROCESSO “JUST IN TIME”, PRODUZEM EM TRÊS TURNOS, GERANDO MILHARES DE EMPREGOS E TENDO UMA PARTE DE SUA PRODUÇÃO EXPORTADA. NESSA ESTEIRA, FORAM IMPLANTADAS A CONTINENTAL E A BRIDGESTONE FIRESTONE FÁBRICAS DE PNEUS, QUE LEVARAM A BAHIA A SER UM DOS  PRINCIPAIS PÓLOS DESSA ESPÉCIE NO BRASIL.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

COPEC - 33 ANOS - PARTE 2

 O COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA


OS MESMOS DESAFIOS QUE DEVEM SER SUPERADOS PELA ECONOMIA BAIANA, VISANDO SOLUCIONAR OS GARGALOS LOGÍSTICOS SUFOCANTES DA SUA COMPETITIVIDADE ATINGEM DE FORMA PARTICULAR, O COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI EM SUA DINÂMICA DE ROMPER BARREIRAS DO FUTURO.

EM RELAÇÃO AO MODAL MARÍTIMO, A ESTRUTURA EXISTENTE NO PORTO DE ARATU É PRATICAMENTE A MESMA HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS. O SEU TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS – TGL – COM DOIS BERÇOS DE ATRACAÇÃO E O ANTIGO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS – TPG -, APRESENTAM SINAIS VISÍVEIS DE SATURAÇÃO, COM FILAS DE NAVIOS ESPERANDO A VEZ DE ATRACAR, O QUE TEM GERADO PAGAMENTO DE “DEMOURRAGE“, VALOR COBRADO PELOS DIAS DE ESPERA DO NAVIO, POR VAGA NO CAIS, CUSTO ESSE QUE INDUZ A PERDA DE COMPETITITVIDADE.

HÁ NECESSIDADE DE UM TERCEIRO PÍER DE ATRACAÇÃO EM ARATU, PARA OPERAÇÕES COM GRANÉIS LÍQUIDOS, ATENDENDO, ASSIM, A DEMANDA REPRIMIDA. A PRÓPRIA BRASKEM REALIZOU INVESTIMENTOS NO TERMINAL DE GASOSOS, AMPLIANDO O PÁTIO DE TANCAGEM, REFORÇANDO AS ESTRUTURAS DO PÍER E DRAGANDO O LOCAL, INICIALMENTE PARA 12 METROS E ATUALMENTE COM A DRAGAGEM EFETUADA PELA CODEBA, A PROFUNDIDADE PASSOU PARA 15 METROS, PROFUNDIDADE ESTA, NÃO OPERACIONAL, POIS CARECE DE HOMOLOGAÇÃO POR PARTE DA CAPITANIA DOS PORTOS, QUE É O ÓRGÃO COMPETENTE PARA ESSES PROCEDIMENTOS. A DRAGAGEM DO TERMINAL PERMITE A ATRACAÇÃO DE NAVIOS DE MAIOR PORTE E ASSIM BARGANHAR FRETES MENORES, EM VIRTUDE DOS GANHOS DE ESCALA, DIMINUINDO O CUSTO LOGÍSTICO.  
                                                          
                                                    PORTO DE ARATU
                                  http://infologis.blogspot.com/2011_01_24_archive.html

COM OS INVESTIMENTOS NO PORTO DE ARATU, A BRASKEM AMPLIOU O SEU MIX DE FORNECEDORES DE NAFTA, MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA PELA SUA CENTRAL DE PRODUTOS BÁSICOS OU SEJA, DE ACORDO COM AS CONVINIÊNCIAS DE MERCADO, ELA PODE ADQUIRIR O PRODUTO NAS MÃOS DA PETROBRÁS OU DO EXTERIOR. 


NA ÁREA DE GRANÉIS SÓLIDOS A SITUAÇÃO É MAIS CRÍTICA, POIS O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO É BEM MAIOR. HÁ CASOS, NO AUGE DAS IMPORTAÇÕES DE FERTILIZANTES, QUE VAI DE JUNHO A OUTUBRO, DE NAVIOS ESPERAREM MAIS DE 20 DIAS PARA COMEÇAREM A DESCARREGAR. PARA ESSE TIPO DE CARGA, TAMBÉM É URGENTE A NECESSIDADE DE MAIS UM PÍER, QUE SE JUNTARIA AOS DOIS EXISTENTES, QUE SOMAM TRÊS BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ALÉM DA MODERNIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS EXISTENTES, AUMENTANDO A CADÊNCIA DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS. A SITUAÇÃO É TÃO CRÍTICA QUE A UTILIZAÇÃO DE MAIS DE 90% DO TEMPO ÚTIL DO TERMINAL  GERA MAIOR FADIGA NOS EQUIPAMENTOS, DIFICULTANDO AS PRÓPRIAS PARADAS PARA MANUTENÇÃO.

EM RELAÇÃO ÀS CARGAS ACONDICIONADAS EM CONTAINERS, MOVIMENTADAS PELO PORTO DE SALVADOR, O CENÁRIO DE ESTRANGULAMENTO LOGÍSTICO NÃO É MUITO DIFERENTE. O   ADITIVO DO CONTRATO COM O TECON, TROUXE NOVO FÔLEGO, POIS SE AMPLIOU O PÁTIO DE ARMAZENAGEM , E A PROFUNDIDADE DA BACIA DE EVOLUÇÃO, PARA 15 METROS, INVESTIMENTO ESTE, REALIZADO PELA CODEBA. AO LARGO DO CAIS, O TECON REFORÇA AS ESTRUTURAS, PARA DRAGAR, TAMBÉM, PARA 15 METROS. É BOM DESTACAR O “JOINT VENTURE“ ENTRE O TECON A INTERMARÍTIMA, OUTRA OPERADORA PORTUÁRIA. 

                        
                                          TECON PORTO DE SALVADOR
                       http://osvaldocampos.blogspot.com/2010/09/porto-de-salvador-uma-nova-etapa.html


SÃO GANHOS, MAS A SOLUÇÃO PARA SALVADOR SE LOCALIZA NA DENOMINADA “PONTA NORTE”, LOCAL ADEQUADO PARA SE INVESTIR EM UM NOVO TERMINAL DE CONTAINER, COM PROFUNDIDADE E RETROTERRA SUFICIENTES PARA RECLASSIFICAR NOSSO PORTO DE FEEDER PARA HUB, OU SEJA, DE ALIMENTADOR PARA CONCENTRADOR. É UMA SOBREVIDA QUE SALVADOR POSSUI, A PARTIR DAI, É DESLOCAR ESSAS OPERAÇÕES PARA ARATU.

O ENIGMA QUE DEVE SER DECIFRADO, SE TRADUZ, PELA UNIÃO NÃO TER FEITO NADA OU QUASE NADA NO SENTIDO DE ALOCAR VERBAS OU PERMITIR A ENTRADA E CAPITAL PRIVADO NUMA OBRA TÃO ESTRATÉGICA PARA O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA. ENQUANTO ISSO, SUAPE RECEBE RECURSOS FEDERAIS A FUNDO PERDIDO, O QUE NÃO DEIXA DE SER MUITO ESTRANHO. AFINAL DE CONTAS, SOMOS A MAIOR ECONOMIA DO NORDESTE E A SEXTA DO BRASIL.

A CONSTRUÇÃO DA VIA EXPRESSA, CUJO PROJETO, ENTRE OUTRAS VERTENTES, É VOLTADO PARA EXPURGAR O TRÁFEGO PORTUÁRIO DAS VIAS URBANAS ADJACENTES AO PORTO DE SALVADOR,  É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA DAR SUPORTE AO INCREMENTO DE VEÍCULOS PESADOS QUE ADVIRÁ COM A AMPLIAÇÃO DO PORTO DA CAPITAL.

O GOVERNO BAIANO PRETENDE INESTIR EM UM COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO NO SUL DO ESTADO, O QUE É SALUTAR, SÓ QUE, UM INVESTIMENTO DESSE PORTE LEVA TEMPO PARA SE MATURAR, PRINCIPALMENTE PELA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA VIABILIZÁ-LO. OS GARGALOS DE NOSSA ECONOMIA SÃO ATUAIS E SUFOCA NOSSA COMPETITIVIDADE.

OS PLANEJADORES DO ESTADO DEVEM PRIORIZAR O COMPLEXO PORTUÁRIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE EXISTE UMA SIGNIFICATIVA INFRA-ESTRUTURA JÁ MONTADA, À ESPERA DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS. É O CASO DO TECON DE SALVADOR, PORTO DE ARATU E   A BAÍA DO MESMO NOME. NO PRETENDIDO PORTO SUL AS OBRAS SERÃO OFF SHORE , EM MAR ABERTO, O QUE DEMANDARÁ MAIOR QUANTIDADE DE RECURSOS E TEMPO. NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS O ESPELHO D’ÁGUA É ABRIGADO, COM PROFUNDIDADES IDEAIS PARA O TRÂNSITO DE GRANDES NAVIOS NOS CANAIS DE ACESSO AS UNIDADES PORTUÁRIAS LÁ EXISTENTES.

O PORTO SUL, É NECESSÁRIO,  NO LONGO PRAZO. PARA NÃO SE TRANSFORMAR NUMA OBRA POLÍTICA, E SIM NUM PROJETO COM VIABILIDADE ECONÔMICA, TEM QUE TER DEMANDA, COM O TEMPO, QUE JUSTIFIQUE SUA EXECUÇÃO, UMA MINA COM MINÉRIO DE FERRO COM TEORES DE MENOS 40%, NÃO DÁ SUPORTE, TRAGA ESSE MINÉRIO PARA SER EMBARCADO EM ARATU, ONDE EXISTE UMA ESTRUTURA OPERACIONAL JÁ MONTADA. A CIÊNCIA ECONÔMICA É  O ESFORÇO PARA COMPATIBILIZAR NECESSIDADES ILIMITADAS COM RECURSOS ESCASSOS, COMO NÃO TEMOS DINHEIRO PARA TUDO, AS PRIORIDADES, VERDADEIRAS DEVEM SER ATENDIDAS PRIMEIRO, SALVADOR E ARATU SÃO ESSAS PRIORIDADES.

A LIBERAÇÃO DOS ARMAZÉNS 1 E 2 DO PORTO DA CAPITAL, PARA IMPLANTAR UM COMPLEXO TURÍSTICO NÁUTICO, É UMA OBRA IMPORTANTE PARA O ESTADO, DEVENDO SER REALIZADA, MAS A QUANTIDADE DE EMPREGO SERÁ DIRECIONADA A ÁREA DE SERVIÇOS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTAINER, QUE SERÁ INSTALADO NA “PONTA NORTE” , FAVORECERÁ A MANUTENÇÃO E A CRIAÇÃO DE MILHARES DE EMPREGOS EM DIVERSOS SEGMENTOS DA ECONOMIA BAIANA, ALÉM DISSO, VAMOS PERDER 2 BERÇOS EM TROCA DE NENHUM.

POR QUE A SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS NÃO FOI TÃO TEMPESTIVA EM LIBERAR RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DA “PONTA NORTE “ EM SALVADOR ? TALVEZ PORQUE, SUAPE, QUE NÃO CONSEGUIRIA SOBREVIVER SEM INJEÇÃO DE DINHEIRO  FEDERAL ,TEME A CONCORRÊNCIA DE UM GRANDE TERMINAL DE CONTEINER, AUTO SUSTENTÁVEL PELA LEIS DE MERCADO, NA BAHIA. SUAPE É UMA INVENÇÃO POLÍTICA.

O MODAL FERROVIÁRIO, APÓS AS PRIVATIZAÇÕES  NO SETOR, TEM OFERECIDO SERVIÇOS REGULARES LIGANDO CAMAÇARI A PAULÍNIA – SP , COM FREQUÊNCIA  DE 7 OU MAIS VIAGENS SEMANAIS , ATENDENDO A DIVERSOS CLIENTES DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, ENTRE ELES A MONTADORA FORD . A FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICO - , QUE OPERA ESSE TRECHO , TEVE SEU CONTROLE ACIONÁRIO ADQUIRIDO PELA  COMPANHIA VALE DO RIO DOCE , EM 2003, COM AUTORIZAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRE – ANTT - , O QUE FAVORECEU A INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS DE TRANSPORTES , PERMITINDO AOS SEUS CLIENTES DIVERSAS SOLUÇOES LOGÍSTICAS.

A EXEMPLO DOS PORTOS, AS FERROVIAS ENFRENTAM GARGALOS EM NOSSO TERRITÓRIO, É O QUE ACONTECE COM A PONTE DOM PEDRO II , LIGANDO A CIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX, NO RECÔNCAVO BAIANO . ESSA CONSTRUÇÃO DE QUASE 200 ANOS NÃO SE ENCONTRA APTA A ATENDER ÀS COMPOSIÇÕES DE TRENS MODERNOS , O QUE ACARRETA UM MAIOR “TRANSIT TIME ”  DAS VIAGENS. 

NO CONTEXTO RODOVIÁRIO , A BA – 535 , DENOMINADA VIA PARAFUSO , CRISTALIZA O GRANDE ENTRAVE À  CIRCULAÇÃO VEÍCULOS NA ÁREA DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI . ESSA VIA, COM EXTENSÃO DE 19,8 KM DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRINCIPAL CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA, NÃO SOFREU, PRINCIPALMENTE, EM QUASE 34 DE ANOS DE EXISTÊNCIA, NENHUM MELHORAMENTO ESTRUTURAL, ENQUANTO O TRÁFEGO POR ELA ATENDIDO TEM CRESCIDO AO LONGO DO TEMPO, EM PROPORÇÕES GEOMÉTRICAS. 

A SUA DUPLICAÇÃO PROPORCIONARIA  UMA EFICIÊNCIA E INTEGRAÇÃO DOS DIVERSOS MODAIS DE TRANSPORTES, DIMINUINDO O SUFOCO LOGÍSTICO PARA AS EMPRESAS LOCALIZADAS NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PÓLO.

A CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA DO PÓLO PETROQUÍMICO, NESSE PERÍODO, PRATICAMENTE QUADRUPLICOU SUA CAPACIDADE DE PRODUTOS BÁSICOS, PASSANDO DE 350.000 T PARA 1.300.000 T. JUNTO A ISSO, NOVAS INDÚSTRIAS SE INSTALARAM NA REGIÃO, A EXEMPLO DA MONTADORA DE AUTOMÓVEIS FORD, FÁBRICAS DE PNEUS, MISTURADORAS DE FERTILIZANTES ETC.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

COPEC - 33 ANOS - PARTE 1

O SURGIMENTO DE UM NOVO PÓLO INDUSTRIAL NA BAHIA E SUAS EXTERNALIDADES POSITIVAS

A ECONOMIA BAIANA SOFREU UM DECLÍNIO SISTEMÁTICO NO PERÍODO QUE SE ESTENDE ENTRE O INÍCIO DO SÉCULO XIX ATÉ A DÉCADA DE 1950, ATRELADO ÀS RAZÕES HISTÓRICAS QUE LEVARAM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL COLONIAL DE SALVADOR PARA O RIO DE JANEIRO. ANTES DESSE FATO, NO SÉCULO XVIII ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, A ANTIGA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS POSSUIA O MAIOR PORTO COMERCIAL ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, FERVILHANDO DE NAVIOS E NEGOCIANTES DE PAISES EUROPEUS EM BUSCA DE NOSSAS ESPECIARIAS. SERVIA TAMBÉM, COMO LOCAL PARA ABASTECIMENTOS DOS NAVIOS PROPULSIONADOS A VELA QUE DEMANDAVAM EM DIREÇÃO AO ORIENTE, VIA “CABO DA BOA ESPERANÇA”, EM RAZÃO DOS REGIMES DE VENTOS NO ATLÂNTICO SUL. 

NESSE PERÍODO, AQUI SE LOCALIZAVA UM DOS MAIORES ARSENAIS NAVAIS DO MUNDO, ONDE SE CONSTRUÍAM E REFORMAVAM NAVIOS DE GRANDE PORTE, TINHAMOS MADEIRA DE BOA QUALIDADE, ALÉM DE ENSEADAS PROPÍCIAS A ESSA FAINA.

O ÁPICE DESSE PROCESSO DE DECADÊNCIA CRISTALIZOU-SE NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO PASSADO, QUANDO NO ÂMBITO DA PRÓPRIA REGIÃO NORDESTE, A BAHIA PERDEU A LIDERANÇA INDUSTRIAL PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO. A ESSA ÉPOCA, PERNAMBUCO ERA VISTO COM OLHOS MAIS AMIGOS PELA UNIÃO DO QUE NOSSO ESTADO, POIS, TEVE MAIOR COMPETÊNCIA POLÍTICA PARA LUTAR POR VERBAS FEDERAIS. ESSE PERÍODO , CORRESPONDE A 1º METADE DO SÉCULO XX, QUE REPRESENTA A NÃO INDUSTRIALIZAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, É EXAUSTIVAMENTE ESTUDADO PELOS ECONOMISTAS E ESTUDIOSOS E DENOMINADO O “ ENIGMA BAIANO”.

OS VENTOS COMEÇARAM A SOPRAR FAVORÁVEIS, QUANDO DA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA LOCALIDADE DE LOBATO, SUBÚRBIO DE SALVADOR, NO DIA 21 DE JANEIRO DE 1939 E POSTERIORMENTE NO RECÔNCAVO BAIANO, QUE LEVOU À CONSTRUÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES EM 1949, INCORPORADA À PETROBRÁS EM 1953. ESSE MOMENTO ALICERÇOU O ESTADO NO PROCESSO INDUSTRIAL MODERNO, COMO PRODUTOR DE BENS INTERMEDIÁRIOS, ALIÁS, ESPECIALIZAÇÃO QUE A BAHIA ESTIGMATIZA ATÉ OS DIAS DE HOJE.

                                          REFINARIA  LANDULPHO ALVES

                   http://portalmaritimo.com/2010/09/30/refinaria-landulpho-alves-60-anos-de-servicos-ao-brasil/

EM NOVA TENTATIVA DE ALAVANCAR O SETOR SECUNDÁRIO NO ESTADO, FOI CRIADO EM 1966 O CIA – CENTRO INDUSTRIAL DE ARATU – COM BASE EM CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS, ALÉM DA INFRA - ESTRUTURA NECESSÁRIA À IMPLANTAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS. ESSE MODELO NÃO FOI A VANTE, POIS NÃO HAVIA COMPLEMENTARIEDADE ENTRE AS INDÚSTRIAS ALI EXISTENTES.

LOGO QUE O PRAZO LIMITE DOS INCENTIVOS FISCAIS FINDAVAM, UM GRANDE NÚMEROS DESSAS EMPRESAS FECHAVAM SUAS PORTAS, MIGRANDO PARA OUTROS ESTADOS.

JÁ NA DÉCADA DE 1970, COM BASE NO II PND – PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO – ALIADO À NECESSIDADE DE AMPLIAR A OFERTA DE PRODUTOS PETROQUÍMICOS BÁSICOS, DEMANDADOS PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS NO PERÍODO DO DITO MILAGRE BRASILEIRO, INICIOU-SE DEBATES EM TORNO DA VIABILIDADE DE SE IMPLANTAR UM NOVO PÓLO PETROQUÍMICO OU AMPLIAR-SE O JÁ EXISTENTE EM SÃO PAULO, A PETROQUÍMICA UNIÃO.

A DECISÃO DE SE INSTALAR O PÓLO PETROQUÍMICO NA BAHIA NÃO FOI PACÍFICA, ENVOLVEU INTENSAS CONTENDAS POLÍTICAS NOS BASTIDORES DE BRASÍLIA, ONDE AS ELITES CONSERVADORAS SULISTAS NÃO ACEITAVAM QUE UM ESTADO NORDESTINO PRODUZISSE BENS INTERMEDIÁRIOS COM VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO. ALÉM DAS VANTAGENS COMPARATIVAS, A EXEMPLO DE SERMOS O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO DO PAÍS NESSA ÉPOCA, POIS AS JAZIDAS EM MAR ABERTO NA BACIA DE CAMPOS NÃO HAVIAM SIDO DESCOBERTAS, 

                                      PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI

                                http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1138549

O GOVERNO MILITAR, BASEADO EM PRINCÍPIOS ESTRATÉGICOS, PRECONIZAVA A DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SUDESTE EM DIREÇÃO A OUTRAS REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS. NESSE MOMENTO HISTÓRICO HOUVE TAMBÉM COMPETÊNCIA DAS NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS E EMPRESARIAIS EM GARANTIR ESSE IMPORTANTE TRUNFO ESTRATÉGICO PARA O FUTURO ECONÔMICO DO ESTADO.

A ENGENHARIA ECONÔMICA QUE DEFINIU A COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA DAS EMPRESAS QUE IRIAM COMPOR O COPEC – COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI – VIABILIZOU-SE COM O MODELO TRIPARTITE; CAPITAL NACIONAL PÚBLICO, MAJORITÁRIO, CAPITAL NACIONAL PRIVADO, E CAPITAL PRIVADO MULTINACIONAL – MINORITÁRIO - , DETENTOR DA TECNOLOGIA. ASSIM, SURGIU EM CAMAÇARI O MAIOR COMPLEXO PETROQUÍMICO DO HEMISFÉRIO SUL, CONCEBIDO DE FORMA PLANEJADA, ONDE SUA CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA, QUE PRODUZIA INSUMOS  BÁSICOS OU DE 1º GERAÇÃO,  A EXEMPLO DO ETENO E BENZENO, E OS REPASSAVAM  ATRAVÉS DE DUTOS ÀS INDÚSTRIAS DE PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS OU DE 2º GERAÇÃO, QUE PRODUZIAM RESINAS TERMOPLÁSTICAS, DENTRE OUTROS.

OUTRAS VANTAGENS COMPETITIVAS DO COPEC À ÉPOCA  DA SUA CRIAÇÃO, FOI A CONSTRUÇÃO QUASE ÀS SUAS PORTAS, DO PORTO DE ARATU, MOVIMENTANDO INSUMOS NA FORMA DE GRANÉIS LÍQUIDOS, GASOSOS E SÓLIDOS, TANTO NO SENTIDO DE IMPORTAÇÃO COMO NA EXPORTAÇÃO. OS CONCEITOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL TAMBÉM ESTAVAM PRESENTES  NA CONCEPÇÃO DO COPEC, ATRAVÉS DO CINTURÃO VERDE QUE ENVOLVE O CONTORNO DA SUA ÁREA INDUSTRIAL E A CETREL  - CENTRAL DE TRATAMENTOS DE EFLUENTES LÍQUIDOS, EMPRESA DE EXCELÊNCIA NA ÁREA DE TRATAMENTOS DE DEJETOS INDUSTRIAIS LÍQUIDOS.

A CONSTRUÇÃO DO PÓLO DE CAMAÇARI GEROU INÚMERAS ECONOMIAS EXTERNAS PARA SALVADOR E SUA ÁREA METROPOLITANA, A EXEMPLO DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS, ORIUNDO DO PATAMAR SALARIAL DOS SEUS EMPREGADOS, LEVANDO A UMA NOTÁVEL EXPANSÃO URBANA NA CAPITAL BAIANA, LITORAL NORTE – CONDOMÍNIOS FECHADOS – E NA CIDADE DE CAMAÇARI. A ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA, ANTERIORMENTE CENTRADA NUMA ECONOMIA AGRO EXPORTADORA, PASSOU A TER O COPEC COMO MAIOR CONTRIBUINTE DO ERÁRIO BAIANO.

POR OUTRO LADO,  NEM TUDO FORAM FLORES NA ESTRADA DO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI. CRISES HOUVERAM E TIVERAM DE SER SUPERADAS. EM 1990, O BRASIL PROMOVEU ABERTURA DO SEU COMÉRCIO EXTERIOR, INVADINDO O MERCADO INTERNO COM RESINAS PLÁSTICAS E OUTROS SUBPRODUTOS PETROQUÍMICOS PRODUZIDOS EM PAISES EMERGENTES DO SUDESTE ASIÁTICO, QUE TINHAM CUSTOS DE PRODUÇÃO MENORES QUE O NOSSO, POIS O EMPRESARIADO BRASILEIRO ATUAVA EM UM AMBIENTE FECHADO NÃO ACOSTUMADO A CONCORRÊNCIA DE MERCADO.

HOUVE TAMBÉM A CRIAÇÃO DO COPESUL NO RIO GRANDE DO SUL, QUE TIROU NICHO DE MERCADO DO COPEC NO MERCORSUL, PELO FATO DE FICAR MAIS PRÓXIMO A ESTE BLOCO ECONÔMICO. NESSE CENÁRIO, AS EMPRESAS DO COPEC, VISANDO REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS, ADOTARAM O REGIME DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA, O QUE FEZ OS EMPREGOS DIRETOS CAIREM DE 25 MIL POSTOS NO SEU AUGE, PARA POUCO MAIS DE 6 MIL NOS DIAS DE HOJE. É CLARO QUE DEVEMOS INCLUIR NESTE EVENTO O COMPONENTE TECNOLÓGICO QUE INDUZ À AUTOMAÇÃO OPERACIONAL E, POR CONSEQUÊNCIA, LEVA Á DIMINUIÇÃO DA NECESSIDADE DA PRESENÇA HUMANA NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS.

ESSA NOVA REALIDADE QUE DOMINAVA O AMBIENTE ECONÔMICO BRASILEIRO, EM RAZÃO DESSA CONTEMPORÂNEA “ ABERTURA DOS PORTOS “, FOI IMPORTANTE PARA QUE GRUPOS EMPRESARIAIS NACIONAIS PROMOVESSEM ARRANJOS SOCIETÁRIOS, VISANDO ENFRENTAR O AMBIENTE DE CONCORRÊNCIA GLOBALIZADA. NA BAHIA, UM FATO ESPECÍFICO, A LIQUIDAÇÃO DO BANCO ECONÔMICO EM 2001, QUE MANTINHA BRAÇOS NO SETOR PETROQUÍMICO, LEVOU A MUDANÇA DO CONTROLE DA COPENE – CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA -, PARA AS MÃOS DO GRUPO ODEBRECHT, PASSANDO A SER DENOMINADA BRASKEM.

HOJE A PETROQUÍMICA BAIANA CONTINUA MANTENDO POSIÇÃO RELATIVA NO MERCADO NACIONAL, MAS DEVE BUSCAR NOVAS SINERGIAS PARA MANTER COMPETITIVIDADE DIANTE DOS  DESAFIOS DE MERCADO, NUM CENÁRIO GLOBALIZADO, ONDE UM PASSO ESTRATÉGICO, EM FALSO, PODE TER CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS.




JOSEMAR SOUZA SANTOS

COPEC - 33 ANOS

SENHORES

NO ÂMBITO DO ANIVERSÁRIO DO COPEC - COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, HOJE, DENOMINADO, COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, EM VIRTUDE DA AMPLIAÇÃO DO ESPECTRO DE NOVOS RAMOS PRODUTIVOS NA SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA, ESCREVEMOS , SEM  MAIORES PRETENSÕES, ALGUNS TÓPICOS, DIVIDIDOS EM PARTES, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA, PARA O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DO NOSSO PÓLO PETROQUÍMICO, TORNANDO-O MAIS COMPETITIVO, DIANTE DE OUTROS. SÃO 33 ANOS,  COMPLETADOS EM 29/06/2011, DESSA CONQUISTA QUE MUDOU O PERFIL INDUSTRIAL DA BAHIA, DE UMA ECONOMIA COM LASTRO NO SETOR PRIMÁRIO, PARA UMA ECONOMIA BASEADA NO SETOR SECUNDÁRIO, ESPERO QUE GOSTEM.

BOA SORTE

JOSEMAR SOUZA SANTOS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

IDENTIDADE BAIANA

CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 01 DE JULHO DE 2011

CAROS AMIGOS

NENHUM POVO PODE SEGUIR NA ESTRADA DA PRESERVAÇÃO DA SUA IDENTIDADE SE NÃO LUTAR POR SEUS MEIOS ECONÔMICOS QUE É A SUA SOBREVIVÊNCIA. ASSIM, A BAHIA TEM QUE CRIAR CAMINHOS E MECANISMOS PARA SOLIDIFICAR SUA POSIÇÃO RELATIVA DIANTE DOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, AGINDO AGRESSIVAMENTE NA CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA NATUREZA PARA ATRAIR E MANTER INVESTIMENTOS QUE GEREM RENDA E EMPREGO PARA NOSSA POPULAÇÃO. ESTA É A REGRA DO JOGO DO MOMENTO. NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE ACREDITAR NA BONDADE.  JÁ PERDEMOS A GM, A TOYOTA, A FIAT, DENTRE OUTROS E QUE TEMOS MAIS A PERDER NO FUTURO? A DIALÉTICA DE NÃO FICAR DE OLHO NO CRESCIMENTO DOS OUTROS ESTADOS E APENAS NO NOSSO, ESSE COMPORTAMENTO DE AVESTRUZ  É SIMPLISTA, DERROTISTA, DEVEMOS SIM, PERMANECER DE ATALAIA, NA PONTE DE COMANDO, OBSERVANDO OS PERIGOS E OBSTÁCULOS QUE PORVENTURA ESTEJAM PRESENTES NO RUMO DO NAVIO, POIS ASSIM, DEVE PROCEDER UM BOM COMANDANTE. A SEGURANÇA DOS SEUS SUBORDINADOS E DOS BENS ECONÔMICOS TRANSPORTADOS EM SEU NAVIO DEPENDE DA SUA CAPACIDADE DE COMANDAR. OS HERÓIS DO “2 DE JULHO“ SE INSPIRARAM NOS HERÓIS DO “14 DE JULHO “ PRESENTES NA QUEDA DA BASTILHA.

 UMA BAHIA PARA OS BAIANOS.

JOSEMAR 
ECONOMISTA - CORECON 2065 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

DISCERNERE, IDENTIDADE, AT VICTORIA

Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos em 30 de junho de 2011

                                     DISCERNERE, IDENTITADE, AT VICTORIA

Como se torna prazeroso o firme caminhar com o vento morno da liberdade de consciência tocando suavemente nossa face e nos indicando o rumo a ser seguido em direção às possibilidades de verdades. Uns te seguirão nessa jornada, não porque queiras ter subordinados, pois seu único e soberano comando tu exerce sobre si mesmo, e sim porque suas atitudes e seus passos cadenciados demonstram segurança.

Na densa fronteira entre a abstração acadêmica e o mundo real, um aprendiz pergunta em sala de aula, usando o discernimento como bússola: Instrutor, você foi contratado pela Instituição para ensinar-me, no meu papel de “colaborador” a se tornar uma eficaz unidade produtiva, mas, até o momento não demonstrou quais instrumentais devo usar no sentido que os novos e positivos resultados auferidos sejam compartilhados por mim e minha família, favorecendo novas atitude de mudanças nas estruturas sociais.


Vamos afastar o espectro da inconsciência e nos tornamos seres determinados a sufocar o oportunismo. Se não usas o discernimento, pelo menos se guie pelo extinto de sobrevivência, pela capacidade não de banalizar-se, mas de indignar-se.

Vivemos num país onde os procedimentos econômicos e sociais junto à imensa maioria de seus habitantes beira a fronteira da bestialidade. Vamos a partir desse momento, tratarmos de outro conhecimento, ou o que a sociedade deva fazer no sentido de ser crítica em relação ao modo que a realidade é passada para ela, podendo assim modificar um mundo maior que o mundo de sua empresa, ou seja, o verdadeiro mundo social.

Em inúmeras oportunidades, os órgãos de imprensa veiculam que o Risco Brasil - a confiança que os investidores observam em relação à segurança de seus investimentos – vem caindo, e esta informação é absorvida pelo observador menos atento como um conhecimento de algo favorável à sociedade brasileira, mera falácia.



Cada vez que este indicador diminui significa aumento da miséria, menos recursos disponíveis para aplicar no bem estar do povo brasileiro, pois ele representa a falta de vontade desse mesmo povo em reagir a estas transferências financeiras realizadas a título de remuneração desse capital aqui aplicado, agiotagem em outras palavras.

A Argentina é vista pelos investidores internacionais como um país de alto risco, pois o povo argentino usando da sua capacidade de indignar-se e possuidor de uma  identidade nacional muito forte, foi às ruas para dizer não a esse modelo econômico onde as nações pobres geram riquezas para engordar as crianças do primeiro mundo enquanto as suas morrem de fome.

O povo argentino disse não a servidão e sim a dignidade.Os indicadores sociais e econômicos da Argentina são de longe superiores ao dos brasileiros. O Brasil vem realizando o dever de casa, ou desculpe, o dever imposto pelos investidores internacionais e o FMI, e em troca  possui os piores indicadores de desenvolvimento humano da América Latina.

O governo em seus comunicados informa através dos meios de comunicação que a balança de comércio brasileira foi superavitária, indicando que, exportamos mais que importamos. Este fato é passado como algo benéfico ao bem estar da nossa população, pois aumentam nossas reservas financeiras. Mais uma falácia.

Nesse ínterim, um pai de família, morando nas encostas da periferia, sem sentir o gosto de qualquer refeição no dia, desprovido de intelectualidade ou como queira de escolaridade, mais provido de identidade e discernimento, se pergunta: “todos os dias vejo esta história de superávit, e porque a condição de vida de minha família não melhora”?

A mentira: a lógica do modelo econômico imposto ao Brasil, justamente reside na obtenção de divisas estrangeiras, não para serem aplicadas em pró da nossa população e melhoria de suas estruturas e sim visando garantir a amortização da dívida externa e por conseqüência a dívida interna. Caro amigo, sabe como as autoridades do Banco Central implementam esta política monetária?

Eles mantém as taxas de juros em patamares desumanos, visando com isso restringir o acesso ao crédito, criando assim meios para que  a demanda enfraqueça internamente, porque senão não sobrará produtos para serem exportados e gerar os dólares necessários a ganância dos banqueiros internacionais. Não crescendo, também não precisamos aumentar nossas importações. A fórmula da miséria é esta.

As autoridades econômicas, comentaristas e consultores detentoras do conhecimento, usando os órgãos de imprensa vem a público informar que as taxas de juros não podem cair a nível civilizado, porque geraria uma corrida ao crédito e conseqüentemente ao consumo, resultando em um cenário de inflação.

Isso pode ser uma verdade acadêmica mas não condiz com o quadro de necessidades que a grande maioria dos brasileiros passam. Não existe inflação de demanda no nosso país, pelo contrário às necessidades, mesmo que mínimas, não são atendidas. Entenderam porque o bem estar não chega na maioria dos lares brasileiros, na verdade produzimos riquezas para sustentar os lares do primeiro mundo.

A própria lei de Responsabilidade Fiscal ao contrário do que se apregoa abertamente  como um instrumento de moralização dos gastos públicos, na verdade foi imposta pelo Fundo Monetário Internacional ao Congresso Brasileiro no sentido de garantir o pagamento da dívida externa em detrimento do bem estar dos cidadãos brasileiros.Pagam-se os juros e o resto quando sobrar aplica-se no País.Mas uma mentira que se passa aos incautos como verdade.

Outra torpeza de nossa sociedade fica evidenciado quando pagamos mais de 40% de toda a nossa renda em impostos, o mesmo que paga a população das nações desenvolvidas, sendo que nelas você tem como contrapartida serviços dignos, taxas de juros civilizadas, estradas perfeitas, hospitais públicos onde os pacientes são tratados com respeito, boas escolas, salários que permitem você viver dignamente e onde os deslizes dos homens públicos são punidos exemplarmente. Aqui não temos nada, apenas uma maquiagem grosseira.

Povo brasileiro, porque até o momento não reagistes a tanta hipocrisia? Falta assistir mais aulas de gestão do conhecimento, lembra-te que, o academicismo simples e puro beira a fronteira da inutilidade, ou queres provar a máxima que cada povo tem o governo que merece.

Como é fácil no nosso País encontrar exemplos que demonstram que a nossa sociedade permanece mais escrava do que à época da lei Áurea, e que usa vendas que não a permite perceber os ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade da Revolução  Francesa, onde homens guiados pela coragem e honra não aceitavam o status de submissão e servidão, levando a cabeça dos depostas, ao cesto. Acreditar em seus ideais é um passo enorme na busca da justiça social.

A idéia que tentamos passar através deste texto é que devemos ser críticos em relação a qualquer informação que nossos sentidos absorvam, venham de onde vier, por intermédio de quem quer que seja. Tudo é certo e tudo é errado. O que é ético para uma civilização pode ser imoral a outra. Qual doutrina religiosa é verdadeira? Qual o convicto que devemos seguir?  Onde se encontra a fronteira entre a loucura e a sanidade?

A todo instante os ventos da relatividade varrem a nossa existência e a história da humanidade. A liberdade de consciência se torna uma bússola confiável o suficiente para nos guiar em nossa caminhada em direção ao norte que é a verdade de todas as mentiras.

“Multiplicai os zeros quantas vezes quiserdes sempre valerão zero; amontoai nadas e a nada chegareis, nada, nada.

Nada, eis aí o programa da maioria dos homens” , Do livro “O Grande Arcano”.


Isto é o que pensamos.


Josemar Souza Santos

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALERTA - FERRY BOAT

CAROS SENHORES


A IMPRENSA A TODO MOMENTO VEICULA NOTICIÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO PRECÁRIA  QUE SE ENCONTRA O SISTEMA FERRY BOAT NA TRAVESSIA SÃO JOAQUIM /  BOM DESPACHO.  ONDE A FISCALIZAÇÃO NÃO RESPONSABILIZA, O FISCALIZADO CORRE SOLTO.

MAS, NÃO É POR ISSO, QUE ESCREVO NESTE MOMENTO E NEM POR PROCESSOS ONDE OS QUALIFICADOS FORAM A TWB E AGERBA E  SEGUNDO NOTICIÁRIOS ,SIMPLESMENTE SUMIRAM, MAS ESTE FATO O MINISTÉRIO PÚBLICO BAIANO JÁ ENTROU COM REPRESENTAÇÃO PERANTE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA PARA  APURAR AS DEVIDAS RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS. O QUE ME PREOCUPA NESTE MOMENTO É A SEGURANÇA DOS QUE PRECISAM  UTILIZAR ESSE SISTEMA.

 COTIDIANAMENTE,  TOMAMOS CONHECIMENTO NA MÍDIA,  SOBRE  EMBARCAÇÕES -  AS POUCAS QUE SE ENCONTRAM OPERATIVAS -,  A DERIVA E  BARBEIRAGEM NAS OPERAÇÕES DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO. 

SENHORES, TODOS ESSES FATOS  ESTÃO OCORRENDO COM MAIOR FREQUÊNCIA DA PRIMAVERA PASSADA PARA CÁ. PERÍODO ONDE AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO  AMENAS, MAS MESMO ASSIM ,AQUELES QUE JÁ PASSARAM POR UMA SITUAÇÃO DESSA, CONHECEM OS MOMENTOS DE PÂNICO A BORDO, AGORA IMAGINEM : ESTAMOS AS PORTAS DO INVERNO ONDE A FREQUÊNCIA DE FRENTES FRIAS QUE ATINGEM O LITORAL BAIANO SÃO MAIS PROVÁVEIS, E OS QUE NAVEGAM NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SABEM QUE, COM AS FRENTES VEM OS VENTOS DE QUADRANTES SUL E SUDESTE, PROVOCANDO ACENTUADA AGITAÇÃO MARÍTIMA NO INTERIOR DA BTS. É NECESSÁRIO  FALAR MAIS ALGUMA COISA?

CALCULE  AS CENAS DE TERROR A BORDO DO FERRY BOAT, ENFRENTANDO ONDAS DE TRAVÉS, À DERIVA, COM RISCO REAL DE NAUFRÁGIO OU ABALROAMENTO COM OUTRAS EMBARCAÇÕES NOS DIVERSOS FUNDEADOUROS DA BTS, DEUS SABE O QUE PODERÁ OCORRER ATÉ O PEDIDO DE SOCORRO SER ATENDIDO, SE O CENÁRIO FOR A NOITE E COM CERRAÇÃO, PROVOCADA POR CHUVAS INTENSAS, O DRAMA SE POTENCIALIZA. 

TODOS OS NAVEGANTES SABEM O QUANTO É IMPORTANTE A MANUTENÇÃO DA  EMBARCAÇÃO, DO JEITO QUE OS FERRY ESTÃO , É PROVÁVEL QUE ATÉ SUAS CHAPAS DE AÇO OU SOLDAS DE ALUMÍNIO ESTEJAM  COMPROMETIDAS, E O CHOQUE DE VAGAS MAIORES CONTRA O CASCO  PODERÁ PROVOCAR DANOS QUE PERMITAM O NAVIO FAZER ÁGUA.  O CENÁRIO DELINEIA UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, E SE OCORRER, OS MAIORES CULPADOS SERÃO O ÓRGÃO QUE DEVERIA FISCALIZAR AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE DE QUALQUER EMBARCAÇÃO E O QUE DEVERIA FISCALIZAR O TRNSPORTE HIDROVIÁRIO NA BTS.

A TWB, TERÁ DE SER RESPONSABILIZADA, NÃO SOU JUIZ, POIS SE FOSSE IMPUTARIA A CULPABILIDADE MAIOR AOS DOIS PRIMEIROS, POIS A TWB  PRESTA UM SERVIÇO DE MÁ QUALIDADE,  POR ENCONTRAR CAMPO PARA ISSO. O ENGRAÇADO, É QUE VÃO CONTRATAR AQUELAS FAMOSAS "AUDITORIAS E CONSULTORIAS" INDEPENDENTES PARA VERIFICAR O ÓBVIO,OLHEM O PRAZO, 7 MESES, NESSE  ÍNTERIM O INVERNO JÁ SE FOI E DEUS SABE O QUE PODERÁ TER ACONTECIDO.

SE VOCES VERIFICAREM NO  GOOGLE EARTH ,  A ENTRADA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SUA BARRA VOLTADA PARA SUL, COM ISSO OS VENTOS DESSE QUADRANTE  TRAZEM VAGALHÕES DIRETAMENTE PARA O INTERIOR DA BTS, POTECIALIZANDO A ALTURA DAS ONDAS, POIS VINDO DO OCEANO ABERTO AO ENTRAR NA BTS A BARRA SE APRESENTA COMO UM GARGALHO .  AS ONDAS  PROVOCADAS POR VENTO DE SUDESTE  DERIVA PARA A COSTA DE SALVADOR, AS DO SUL NÃO VEM CONTUDO, O CAMINHO É ABERTO. FICA O ALERTA.

ATÉ MAIS 


JOSEMAR SOUZA SANTOS

PORTOS BAIANO, O INÍCIO DE NOVA ERA

CAROS SENHORES

NO RASTRO DAS BOAS NOTÍCIAS PARA O SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA, AS QUAIS, CITO, O ADITIVO DO CONTRATO DO TECON,QUE LEVARÁ A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DO TERMINAL; A LINHA MARÍTIMA DE NAVIOS FULL CONTÊINER LIGANDO O PORTO DE SALVADOR AO PACÍFICO; A DRAGAGEM DA BACIA DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR E ARATU E A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL COTEGIPE. PORÉM, OUTROS FATOS, QUE CONSIDERO RELEVANTES, PODERIAM SER DIVULGADOS PELOS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, FALO DA OPERAÇÃO DE ALGUMAS CARGAS QUE ALGUM TEMPO ESTAVAM AUSENTES NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, REFIRO-ME  A FIO MÁQUINA E O MALTE.

FIO MÁQUINA, OS EMBARQUES RETORNARAM DESDE O ANO PASSADO, DEPOIS DE UNS DOIS ANOS SEM APARECEREM NAS ESTATÍSTICAS DA CODEBA, TIVE RECEIO QUE ESSA AUSÊNCIA FOSSE UM SINAL QUE A GERDAU ESTARIA EM DIFICULDADES OU PRETENDIA SE MUDAR DA BAHIA, QUEM SABE PARA PERNAMBUCO. O QUE JÁ ACONTECEU COM PLANTAS DA DOW QUÍMICA E DA ANTIGA ALCAN ( NOVELIS ) QUE CERRARAM SUAS PORTAS. ESSE PRESSENTIMENTO SE ACENTUOU PORQUE OS DESEMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PARA EMPRESA NÃO ESTÃO OCORRENDO  EM ARATU OU EM SEU TERMINAL  PRÓPRIO, OU SEJA  NÃO RECEBENDO MATÉRIA PRIMA E NEM EXPORTANDO PRODUTO ACABADO, PODERIA SER SINAIS DE DIFICULDADES, A NÃO SER QUE O MINÉRIO ESTIVESSE VINDO POR TERRA  E A PRODUÇÃO ESTIVESSE DIRECIONADA PARA O MERCADO INTERNO.

 NÃO SEI O QUE VEM OCORRENDO, O IMPORTANTE É QUE ALGUMAS PEQUENAS PARTIDAS DE FIO MÁQUINA  FORAM OPERADAS EM SALVADOR PELO NAVIO “ SENECA MAIDEM “ 4.100 TONS ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE MAIO E O “ SIBONEY BELLE “ COM 4.100 TONS E PREVISÃO DE CHEGADA PARA O DIA 14/06.

EM RELAÇÃO ÀS OPERAÇÕES DE MALTE SE NÃO ME ENGANO HOUVE UM DESEMBARQUE NO INÍCIO DO ANO, E UM OUTRO PELO NAVIO “ VOGE EVA “ ENTRE OS DIAS 23 E  29/05 DE 7.000 TONS, MAIS UM PREVISTO PELO NAVIO “ TRUDY “, QUE INCLUSIVE JÁ SE ENCONTRA AO LARGO, DE 6.500 TONS. A BAHIA É O PRINCIPAL MERCADO CONSUMIDOR DE CERVEJAS DO NORTE E NORDESTE,  NÃO JUSTIFICANDO QUE ESTAS CERVEJARIAS SE ABASTEÇAM DE MALTE DESEMBARCADO EM RECIFE OU VITÓRIA, GERANDO RENDA, IMPOSTOS E SERVIÇOS PARA ESSES ESTADOS, QUE OS DESEMBARQUES CONTINUEM DE FORMA  CONSTANTE E CRESCENTE.

SENHORES, PERNAMBUCO HOJE É UM CONCORRENTE DA BAHIA EM TERMOS DE BUSCAS POR RECURSOS FEDERAIS E CONCESSÕES DE INCENTIVOS FISCAIS OU DE OUTRA ESPÉCIE PARA AMPLIAR SUAS BASES PRODUTIVAS, GERANDO DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO PARA SEU POVO, ADMIRO SEU GOVERNADOR QUE DE SEU GABINETE, SEM PRECISAR SE DESLOCAR PARA VIAGENS DE NEGÓCIO AO EXTERIOR, ADMINISTRA, COM COMANDO, OS DESTINOS DE SEU ESTADO.

NO QUE DIZ RESPEITO AO MALTE A BAHIA DEVERIA AGIR DE FORMA AGRESSIVA, TAXANDO COM SOBRECARGA TRIBUTÁRIA QUANDO O MESMO FOSSE DESCARREGADO EM OUTROS PORTOS, QUE NÃO OS PORTOS BAIANOS, COM DESTINO ÀS CERVEJARIAS  LOCAIS, E BONIFICANDO AS IMPORTAÇÕES POR AQUI REALIZADAS, O MESMO  TERIA QUE SER FEITO COM CAFÉ, PRODUZIDO NA BAHIA, E EXPORTADO POR VITÓRIA, SANTOS, E ATÉ PARANAGUÁ. IDEM PARA GRANITO QUE EM GRANDE PARTE SAI PELO PORTO DE VITÓRIA.

A CODEBA FAZ SUA PARTE, MAS O GOVERNO DA BAHIA, TEM QUE ATUAR HARMONICAMENTE COM A AUTORIDADE PORTUÁRIA PLEITEIANDO A BUSCA DE NOVAS OPERAÇÕES PARA NOSSO PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS PRIVATIVOS, VEJO COMO UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO ALTAMENTE FAVORÁVEL A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR, ARATU E MALHADO, MAS ISSO SERÁ ASSUNTO PARA OUTRO ESCRITO.

SENHORES, A BAHIA CONQUISTOU SUA  BASE INDUSTRIAL, COM COMPETÊNCIA E SAGACIDADE POLÍTICA, UTILIZANDO DOS MECANISMOS FISCAIS DE FORMA EFICIENTE, FOI ASSIM, COM O COPEC, FORD, CARAÍBAS, PÓLO PNEUMÁTICO, DENTRE OUTROS, NÃO GOSTARIA QUE TODAS ESSAS VITÓRIAS FOSSEM PARA O RALO DA TORPEZA, OMISSÃO E INEFICIÊNCIA.


ATÉ A PRÓXIMA


JOSEMAR SOUZA SANTOS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ECONOMIA BAIANA - NA CORDA BAMBA

CIDADE DE SÃO SALVADOR  DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 16/05/2011



CAROS SENHORES


A REPORTAGEM APENAS RATIFICA A DESPROPORCIONALIDADE ENTRE OS RECURSOS FEDERAIS APLICADOS NA BAHIA EM RELAÇÃO À OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, ESPECIALMENTE O ESTADO DE PERNAMBUCO. É BOM FRISAR QUE À FRENTE DO GOVERNO BAIANO ESTÁ UM PARTIDO QUE É O MESMO QUE COMANDA O BRASIL. ESTA SITUAÇÃO SE ARRASTA HÁ MAIS DE UMA GESTÃO, ENQUANTO EM PERNANAMBUCO O PARTIDO POLÍTICO É OUTRO E O GOVERNADOR NÃO ERA AMIGO HISTÓRICO DO EX PRESIDENTE LUIS IGNÁCIO.

O ENIGMA SE APRESENTA QUANDO SE CONTABILIZA A SOMA E A QUALIDADE DOS RECURSOS PÚBLICOS APLICADOS NO COMPLEXO PORTUÁRIO E INDUSTRIAL DE SUAPE EM RELAÇÃO AO QUE SE INVESTE NOS PORTOS PÚBLICOS BAIANOS, NO COMPLEXO DE CAMAÇARI, NO METRÔ TUPINIQUIM, ETC. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA CAIU 9% NESTE TRIMESTRE QUANDO COMPARAMOS AO MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR, PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO SUL TIVERAM CRESCIMENTOS. ÍSSO É APENAS A PONTA DO ICEBERG QUE DELINEIA O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO E POLÍTICO DA BAHIA.

EM CERTO MOMENTO DA HISTÓRIA, UM AUXILIAR DO GENERAL GOLBERY DO COUTO E SILVA, RELATOU AO MESMO QUE UM DOCUMENTO ASSINADO POR ELE ESTAVA INCORRETO E DESSE MODO  ERA LÓGICO EMITIR UM NOVO, O GENERAL DISSE, QUE NÃO ERA PRECISO POIS A MEMÓRIA DO BRASILEIRO NÃO PASSA DE 15 DIAS, SENHORES NÃO VAMOS, AQUI NA BAHIA VALER ESTA MÁXIMA, VAMOS HONRAR OS QUE DERRAMARAM SEU SANGUE HERÓICO NO “ 2 DE JULHO “.

 NÃO ESQUEÇAMOS O PASSADO E LEMBREM-SE QUE : A DOW QUÍMICA FECHOU DUAS UNIDADES EM SUA PLANTA INDUSTRIAL EM ARATU ; QUE FORAM PROMETIDOS 3 ESTALEIROS PARA A BAHIA, E ATÉ AGORA NÃO VI NENHUM, PERNAMBUCO TEM O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL E COM + DOIS DEFINIDOS PARA INSTALAREM EM SUAPE ; QUE O TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA, PROMETIDO EM GRANDE FESTA HÁ + DE 2 ANOS, HOJE SÓ EXISTE A PLACA; QUE PERDEMOS A FIAT PARA PENAMBUCO, O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA GM, PARA REGIÃO NORDESTE, PARA PERNAMBUCO, A PLANTA DE POLÍMERO VERDE DA BRASKEM PARA O RIO GRANDE DO SUL, IDEM PARA OS CDS DA SADIA E PERDIGÃO PARA PERNAMBUCO E ASSIM POR DIANTE;

A BAHIA É O PRINCIPAL EXPORTADOR DO NORDESTE, MAS PARA SE RESOLVER BUROCRACIA DE CÂMBIO, O EXPORTADOR TEM QUE IR PARA RECIFE; A BAHIA TEM O MAIOR  FLUXO TURÍSTICO DO NORDESTE, SEU AEROPORTO TEM UM MOVIMENTO DE PASSAGEIROS BEM SUPERIOR A RECIFE E TEMOS QUE TIRAR VISTO PARA TIO SAM EM TERRAS PERNAMBUCANAS, SITUAÇÃO VERGONHOSA; A FERROVIA TRANSNORDESTINA TERÁ RAMAL PARA PECÉM E SUAPE, MAS PARA ARATU NÃO, E OS POLÍTICOS DAQUI NADA FALAM, NADA BRADAM CONTRA ESTA SABOTAGEM DA ECONOMIA BAIANA, ISSO SIGNIFICA QUE AS RIQUEZAS DO OESTE DEVEM SER ESCOADAS POR PORTOS PERNAMBUCANOS E CEARENSES, PARA QUE NESSE MOMENTO PORTO SUL OU FERROVIA NOVA OU PONTE SALVADOR ITAPARICA, REFORME A FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR, IMPLEMENTEM  A HIDROVIA NO SÃO FRANCISCO, TRAGA UM RAMAL DA TRANSNORDESTINA PARA A BAÍA DE ARATU.

O QUE VEJO COMO EMBLEMÁTICO É  A IMPRENSA LOCAL NÃO DISCERNIR SOBRE O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO E POLÍTICO DO ESTADO, ANTES TÍNHAMOS POLÍTICOS BRIGANDO PELO ESTADO EM BRASÍLIA , TENTANDO ATRAIR VANTAGENS PARA O ESTADO. A IMPRESSÃO  É QUE, QUEREM DESMOBILIZAR TODAS AS CONQUISTAS QUE A BAHIA OBTEVE ATRAVÉS DE MUITA LUTA E CORAGEM, POIS ESSAS SÃO AS VIRTUDES DOS DESCENDENTES DO “ 2 DE JULHO “, COPEC, CARAÍBAS METAIS, FORD ETC.

PARA TERMINAR, NÃO ENTENDI QUAIS OS ELEMENTOS QUE O SENHOR CELESTINO TEM PARA COLOCAR EM DÚVIDAS A DRAGAGEM DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR, POR ISSO SE TORNA NECESSÁRIO UM NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CODEBA, POIS DINHEIRO PÚBLICO FOI APLICADO E O APROFUNDAMENTO DO CALADO DOS NOSSOS PORTOS É ESSENCIAL PARA O FUTURO DA CIVILIZAÇÃO BAIANA, ASSIM COMO OS POLÍTICOS QUE TENHAM A BAHIA COMO PRIORIDADE E SEJAM COMBATIVOS CONTRA OS INTERESSES SULISTAS E PERNAMBUCANOS.



A BAHIA, PARA OS BAIANOS






JOSEMAR SOUZA SANTOS
 

A Bahia e seus portos do atraso

Todos os Santos é uma das maiores e melhores baías abrigadas do mundo. Mesmo com essa extraordinária vantagem natural, o Estado da Bahia está condenado a não ter o desenvolvimento industrial que merece, com todas as vantagens que apresenta, além da sua privilegiada posição geográfica no Atlântico Sul. Praticamente, é um divisor do litoral brasileiro, o que facilitaria, teoricamente, a circulação do que poderia produzir, na direção Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, do PSB do Ceará, está em Salvador. Veio verificar o que acontece com os portos baianos, especialmente a Codeba e o porto de Aratu, dois entraves à industrialização do Estado. Além de conviver com a corrupção, ou assim parece, na medida em que o governo federal investiu em Aratu nada menos de R$200 milhões (houve licitação, sim) para aprofundar o berço de atracação, de modo que pudesse receber navios com 15 metros de calado. A obra foi feita e, como sempre, errada. O dinheiro se perdeu na lama do fundo do atracadouro, criando problemas para o Pólo Petroquímico baiano e a capacidade de o governo atrair indústrias e grandes projetos para aqui gerar empregos e riquezas.

Enquanto tal acontece, Pernambuco acelera o seu poder de atração, com o porto de Suape e o retro-porto, onde se constrói a refinaria Faria Lima, aliás, também marcada por denúncias de corrupção. Para variar. O calado de Aratu que custou R$200 milhões e não conseguiu, por erro e falta de fiscalização federal, chegar aos 15 metros pretendidos. Navios grandes lá não aportam. Deve ser (presumo) o paraíso das catraias e bom lugar para pescarias. Já a Codeba, com um orçamento (do ano passado) de R$37 milhões, por incompetência de gestão só conseguiu investir R$250 mil.

Sem Aratu e com a Codeba entravada pela incompetência, os portos da Bahia viraram anedota. Costuma-se dizer que eles só são melhores do que os de Minas Gerais. Que, como se sabe, só conhece o mar por ouvir falar ou por fotografia, outra anedota que persegue os laboriosos mineiros. O governador Jaques Wagner anda a espernear. Algumas vezes estrilou em Brasília, daí porque o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, se encontra hoje em Salvador. Se sua viagem terá conseqüência, é uma incógnita. Mas, se não tiver, a Bahia ficará sempre na retaguarda da política de atrair indústrias para se implantar no Estado. E o Pólo Petroquímico em desvantagem.

(Samuel Celestino)

domingo, 19 de junho de 2011

A FRAQUEZA E A CORAGEM OU A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

LEMBRO-ME DO FILME “ A SOMBRA E A ESCURIDÃO “ SOBRE DOIS LEÕES, DEVORADORES DE HOMENS, QUE ATORMENTAVAM OPERÁRIOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO NA ÍNDIA , APÓS DEVORAREM DIVERSOS TRABALHADORES, OS FELINOS FORAM MORTOS PELO CHEFE DO ACAMPAMENTO JUNTAMENTE COM UM CAÇADOR PROFISSIONAL CONTRATADO PARA AUXILIAR NA TAREFA. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE TODOS FUGIRAM DO LOCAL, DOMINADOS PELO MEDO, SÓ OS DOIS PERMANECERAM.

ESSE FILME, BASEADO EM FATO REAL, ENALTECE A CORAGEM, A ESTRATÉGIA, A INTELIGÊNCIA, VIRTUDES QUE FORAM OS FUNDAMENTOS DOS HERÓIS QUE LUTARAM PELA “CIVILIZAÇÃO BAIANA” COM DESFECHO EM 2 DE JULHO DE 1823, OS IDEAIS NACIONALISTAS DOS  BAIANOS PREVALECERAM, E, ESSAS VIRTUDES, CONTEMPORANEAMENTE FORAM TAMBÉM NORTE PARA CONQUISTAS ECONÔMICAS DA BAHIA. 


A LUTA PELA INSTALAÇÃO DO 2º PÓLO PETROQUÍMICO DO BRASIL NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, ONDE DISPUTÁVAMOS COM SÃO PAULO, QUE ALMEJAVA A DUPLICAÇÃO DA PETROQUÍMICA UNIÃO, MESMO A BAHIA SENDO POSSUIDORA DE VANTAGENS COMPARATIVAS COMO:  O PRIMEIRO PRODUTOR DE PETRÓLEO DO BRASIL, POIS A BACIA DE CAMPO NÃO ESTAVA OPERATIVA,TAMBÉM A NECESSIDADE ESTRATÉGICA DA DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS, LOCALIZADA NO SUDESTE, NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS NA ÉPOCA JUNTO A SOCIEDADE BAIANA ENFRENTARAM FORTE RESISTÊNCIA DOS SULISTAS, MAS VENCEMOS.

ASSIM FOI COM A CARAÍBAS METAIS, DENTRE OUTROS. O MAIS EMBLEMÁTICO ACONTECEU COM A FORD, QUE QUEBROU O FALSO PARADIGMA QUE A BAHIA NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA PRODUZIR BENS FINAIS COM ALTO VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO, VENCEMOS MAIS UMA VEZ E AGRADEÇO AS LIDERANÇAS DA ÉPOCA, OU DIGO MELHOR A LIDERANÇA POLÍTICA QUE ENFRENTOU TODOS OS ESTADOS SULISTAS QUE ERAM CONTRA A VINDA DESSA MONTADORA PARA A BAHIA. INICIALMENTE A FORD  ESTAVA PLANEJADA PARA SE INSTALAR NO RIO GRANDE DO SUL , MAS O GOVERNO DO SENHOR OLÍVIO DUTRA, DEIXOU ESSE INVESTIMENTO ESCAPAR  E OS GAÚCHOS NÃO PERDOARAM, E AI, O GOVERNO PETISTA PERDEU A ELEIÇÃO PELO EFEITO FORD.

ENQUANTO OS BAIANOS COMEMORARAM ESSA VITÓRIA. COMO DISSE ANTERIORMENTE, FOI SIGNIFICATIVA, LUTAMOS CONTRA TODOS OS ESTADOS SULISTAS, E PELA OMISSÃO DOS ESTADOS NORDESTINOS, ONDE ALGUNS FICARAM EM CIMA DO MURO E OUTROS A EXEMPLO DE PERNAMBUCO, TOMARAM ATITUDE CONTRA UM ESTADO DA MESMA REGIÃO, PERNAMBUCO PREFERIU FICAR AO LADO DOS SULISTAS, DIZ O DITADO QUE :  “ A PIOR CUNHA É A QUE SAI DA PRÓPRIA MADEIRA “ .

EM SUMA, NÃO QUERIAM A BAHIA COM UMA INDÚSTRIA INTENSIVA DE CAPITAL E TECNOLOGIA. MAS ESQUECERAM QUE AQUI NA BAHIA FICAVA, ATÉ O SÉCULO PASSADO  O MAIOR ARSENAL NAVAL DO HEMISFÉRIO SUL, QUE A PRIMEIRA EMBARCAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR COMO PROPULSÃO NO BRASIL, PERTENCIA A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA ( PORMENORES SOBRE ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO LOCALIZADOS EM MONOGRAFIA DE MINHA AUTORIA INTITULADA “ ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO “ PELA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA ) . 

A PRIMEIRA USINA HIDRÁULICA NO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NA ILHA DE ITAPARICA PELOS JESUÍTAS, QUE FOMOS O PRIMEIRO PRODUTOR DE CANA, CACAU, CAFÉ, TÍNHAMOS ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX O PORTO MAIS MOVIMENTADO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR. HOJE PERNAMBUCO QUE NÃO PRODUZ PETRÓLEO E GÁS, VAI TER UMA REFINARIA E UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA DO NADA, INCLUSIVE TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PORQUE QUEREM LEVAR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DO CAMPO DE MANATI PARA LÁ.

PERNAMBUCO QUE NÃO TEM NENHUMA TRADIÇÃO NAVAL, HOJE POSSUI O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, E JÁ ASSEGUROU A VINDA DE MAIS DOIS, ENQUANTO A BAHIA  COM UM DIQUE SECO – BASE NAVAL DE ARATU- , EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, NÃO CONSEGUIU NADA, SÓ PROTOCOLOS DE INTENÇÕES;  TEMOS DE LONGE A MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE, DO MODO QUE A BAHIA VEM SENDO ADMINISTRADA, EM BREVE ESTAREMOS ATRÁS DO PIAUÍ, MAS QUEM RECEBE VERBAS FEDERAIS , DESPROPORCIONALMENTE MAIOR,  PARA PORTOS É SUAPE E PECEM, PRINCIPALMENTE O PRIMEIRO.

ENQUANTO A PONTA NORTE ESTÁ NA INTENÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E ARATU TEM A MESMA QUANTIDADE DE BERÇO QUE TINHA HÁ 20 ANOS, PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, GERDAU E DOW QUÍMICA SÃO TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS CONQUISTADOS PELA BAHIA EM ÉPOCA RECENTE QUE TÍNHAMOS FORÇA POLÍTICA E PRESTÍGIO EM BRASÍLIA.

ANTES A EMISSÃO DE VISTO PARA VIAGEM AO EXTERIOR ERA EFETUADA EM SALVADOR, QUE TEM O MAIOR FLUXO AÉREO DE PASSAGEIRO NO NORDESTE, E HOJE TEMOS QUE VIAJAR PARA RECIFE PARA REALIZAR  ESSA OPERAÇÃO,  É VERGONHOSO; TEMOS A MAIOR BALANÇA DE COMÉRCIO NA REGIÃO NORDESTE E O CÂMBIO TEM QUE SER OPERACIONALIZADO EM RECIFE, QUER MAIS, AGORA É ESPERAR QUE DIVIDAM A BAHIA EM VÁRIOS ESTADOS OU NOSSO CAPITAL SEJA TRANSFERIDA PARA RECIFE OU PORTO ALEGRE.

A ÚNICA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO QUE A BAHIA TENTOU CONSEGUIR SEM SUCESSO FOI A PRETENSÃO DE TRAZER PARA NOSSO TERRITÓRIO UMA USINA NUCLEAR, EMPREENDIMENTO QUE NINGUÉM QUER, PERNAMBUCO LEVOU.

SENHORES PARECE-ME QUE TUDO QUE VEM ACONTECENDO COM A BAHIA SEJA UMA VINGANÇA PELA FORD, FORME O QUEBRA CABEÇA E ENTENDERÁS O QUE QUERO DIZER, OU SEJA A  CONSPIRAÇÃO.

LEMBREM DO TÍTULO DESSE ESCRITO, QUAL A OPÇÃO QUE VOCÊ FAZ ? A CORAGEM REPRESENTADA PELOS DOIS HOMENS QUE VENCERAM OS FELINOS OU A FRAQUEZA VERGONHOSA. A IDENTIDADE DE SUA TERRA NATAL É A ARMA DOS VERDADEIROS CIDADÃOS.


ATÉ A VISTA



JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065

NOTA CODEBA - RESPOSTA A SAMUEL CELESTINO

A NOTA DA CODEBA REPORTANDO AO ESCRITO DO SENHOR SAMUEL CELESTINO, FUNDAMENTA COM REALISMO OS PROGRESSOS OBTIDOS PELA COMPANHIA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A AMPLIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DOS PORTOS DE ARATU E SALVADOR, BEM COMO O ADITIVO AO CONTRATO DO TECON . DIGA-SE DE PASSAGEM, QUE ESSA DIRETORIA  FOI A QUE MAIS VEM REALIZANDO AÇÕES NOS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA,  EM MAIS DE VINTE ANOS, MESMO DIANTE DA DIFICULDADE EM OBTER RECURSOS EM BRASÍLIA, ONDE A PRIORIDADE É SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE. É CLARO, QUE OS INVESTIMENTOS TEM QUE SER CONSTANTES, O ATRASO É GRANDE, A PONTA NORTE ESPERA SER ESTRUTURADA E A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU IDEM. A BAHIA TEM QUE ESTAR  VIGILANTE EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

 
Codeba esclarece situação dos portos


A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, enviou uma nota de esclarecimento ao Bahia Notícias em resposta ao artigo A Bahia e seus portos do atraso, publicado na sexta-feira (13). A Codeba declara que, desde 1993, o Estado não realiza mais operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. Em consideração a isso, nos últimos dois anos, de acordo com a administradora, foram realizados investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões. Portanto, considera inverídica a informação de que apenas R$ 250 mil foram executados dos R$ 37 milhões disponíveis. A companhia também expõe que, em 2010, a movimentação de cargas aumentou em 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões, diferente dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões). Confira a seguir a nota na íntegra.
Salvador, 17 de maio de 2011
CE/DPR –  077/2011
ILMO. SR.
SAMUEL CELESTINO
RUA EWERTON VISCO, 324, EDF. HOLDING EMPRESARIAL, SALAS 805 A 807 - CAMINHO DAS ÁRVORES - CEP: 41820-022 - SALVADOR - BAHIA
Caro Jornalista,

Em face do artigo intitulado “A Bahia e seus portos do atraso”,  publicado no site Bahia Notícias, na última sexta-feira (13), a Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, na sua condição de Autoridade Portuária e administradora dos portos públicos de Salvador-Aratu e Ilhéus, vem requerer que sejam divulgados os esclarecimentos a seguir, que visam à correção do rumo da verdade e o desagravo quanto a alguns fatos e observações postas pelo referido escrito, de sua autoria.

Desde 1993, o Estado não mais realiza operações portuárias, as quais, na atualidade, são de responsabilidade da iniciativa privada, a quem cabe investir na melhoria da superestrutura dos portos. A despeito disso, nos últimos dois anos, realizamos investimentos com recursos próprios e da União que já somam mais de R$ 40 milhões, sendo inverídica a informação de que, dos R$ 37 milhões disponíveis, apenas foram executados R$ 250 mil. Em 2010, a movimentação de cargas dos portos registrou um aumento de 8,7% e a empresa obteve o lucro de R$ 12,2 milhões – diferentes dos resultados negativos de 2008 (R$ 59,1 milhões) e 2009 (R$ 12,1 milhões).

A receita operacional bruta no ano de 2010, oriunda de serviços de exploração e administração dos portos, somou R$ 87,1 milhões e o faturamento totalizou R$ 97,4 milhões. Nossos índices de desempenho estão sendo superados constantemente e fomos ranqueados pelo COPPEAD/UFRJ como o primeiro porto do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência, enquanto Suape é o 10º. colocado. A base da pesquisa considerou os parâmetros eficiência, custo de movimentação e tempo de espera para o navio atracar. Por isso, não assimilamos a injusta pecha da incompetência.

No que se refere à dragagem de aprofundamento para 15 metros, realizada diretamente pela Secretaria de Portos da Presidência da República e não pela Codeba, diferentemente do quanto retratado por Vossa Senhoria, consumiu recursos da ordem de R$ 110 milhões para Salvador e Aratu (e não R$ 200 milhões apenas para Aratu), tendo sido executada de maneira absolutamente correta e está em fase de homologação pela Capitania dos Portos. Tão adequada e oportuna que, já no primeiro trimestre deste ano, foram sensíveis os resultados obtidos quanto ao aumento da movimentação de cargas novas, cabendo destaque que no dia 18 deste, será operado o embarque de carga no primeiro navio de contêineres que sairá da Bahia diretamente para a Ásia, sem escalas, num feito inédito, uma vez que até então não reuníamos condições para uma operação desse porte.

Também imprópria e desconexa foi a afirmação de que a Companhia convive com a corrupção. Se Vossa Senhoria é sabedor de algum fato que autorize tão grave inculpação, pedimos nos seja dado conhecimento para que se adotem as providências cabíveis em situações dessa natureza. Ou que ela se desfaça, para que um rompante imponderado não manche indevidamente, a dignidade e a reputação de pessoas probas.

Ao concluir, registramos que a presente correspondência também é um o convite formal para que Vossa Senhoria, quando assim desejar, venha nos visitar e conhecer de perto os portos públicos baianos para, assim, constatar uma realidade bem diversa e melhor que aquela que aos seus olhos (e ouvidos) foi reproduzida.

Cordialmente

José Muniz Rebouças
Diretor Presidente

PRATICAGEM - PORTO PONTA DA MADEIRA



SENHORES


ESTA MATÉRIA, É INTERESSANTE PARA OS QUE OPERAM LOGÍSTICA PORTUÁRIA, POIS RELATA O PLANEJAMENTO ENVOLVIDO PELA PRATICAGEM DO PORTO DA PONTA DA MADEIRA NO MARANHÃO, POR ONDE É ESCOADA A PRODUÇÃO DA JAZIDA DE CARAJÁS, ATRACANDO O MAIOR GRANELEIRO DO PLANETA O " VALE BRASIL ".


                                                   VALE BRASIL
                                                 

VALE BRASIL

A BAHIA LADEIRA ABAIXO, TRISTE BAHIA

SENHORES,


QUEM DIRIA, A BAHIA QUE LUTAVA,  COM BRAVURA, PELO SEU ESPAÇO ECONÔMICO ENTRE AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, HOJE DESCE A LADEIRA, É UM ESTADO COM FRACA ATUAÇÃO POLÍTICA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA ESFERA FEDERAL E NÃO CONSEGUE ATRAIR GRANDES INDÚSTRIAS DE CARÁTER ESTRUTURANTE, PELO CONTRÁRIO O QUE HOJE SE OBSERVA É A FUGA DE CAPITAL PARA ESTADOS QUE OFERECEM MAIOR GAMA DE INCENTIVOS OU ATRATIVOS LOGÍSTICOS. ANTES, UTILIZAVAMOS DE MECANISMOS FISCAIS, COM EFICIÊNCIA, MAS AGORA, SOMOS SUPERADOS POR PERNAMBUCO, CEARÁ E OUTROS.O QUE TEMOS É A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE MISERÁVEIS, TANTO ASSIM QUE SOMOS CAMPEÃ DE BOLSA FAMÍLIA, TRISTE BAHIA!! VEJAM A MATÉRIA ASEGUIR.


JOSEMAR SOUZA SANTOS



 ESTADO DO CEARÁ COM RESULTADO MELHOR QUE A BAHIA



O comportamento da economia cearense no primeiro trimestre do ano, apesar de inferior ao do ano passado, destaca-se em nível regional. O crescimento do PIB local foi superior ao da Bahia, Estado que concentra grandes indústrias como automobilística e petroquímica. Lá, a economia expandiu-se 2,5%, com um decréscimo de 0,5% em seu setor secundário. A agropecuária baiana assinalou alta de 7,3%, bem inferior à taxa do Ceará
(28%), e os Serviços inflaram 3,4%, também abaixo da média local (5,4%).

"O que motivou o crescimento do Ceará acima da média baiana, primeiro, foi a expansão expressiva do setor de serviços. Como o setor do Ceará pesa relativamente mais do que na Bahia, você teve aí uma influência positiva. Na agropecuária, nós tivemos uma expansão de 26%, enquanto que na Bahia foi de 7,3%.E o terceiro componente foi a indústria. Nós tivemos uma expansão muito tímida, mas positiva, enquanto a Bahia teve uma retração. Isso mostra que o Ceará tem um crescimento superior à economia Baiana, que tem uma presença nacional muito maior que a cearense", destaca o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba.

De acordo com ele, as perspectivas para os próximos trimestres são fortes, principalmente com o nível do investimento estadual.

Aportes

Conforme Ataliba, o Ceará é o quarto estado do País que mais investe, em termos nominais, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já como proporção da Receita Corrente Líquida, o Estado é o que mais investe nacionalmente. "São investimentos públicos que vão se traduzir em privados, e em uma expansão consistente da economia", garante o diretor do Ipece.

Entretanto, o desempenho local ainda está aquém do "trator" Pernambuco. No primeiro trimestre, a economia do estado vizinho expandiu-se 7,6%, com taxas bem além da média nacional. O setor de serviços pernambucano, por exemplo, cresceu 7,8%, já a indústria assinalou incremento de 7,7% e a agropecuária, embora com desempenho inferior à taxa cearense, teve alta de 7,3%. "Nos próximos anos, vamos ter perfis de investimentos semelhantes ao estado de Pernambuco. O esforço que tem sido feito no Estado para trazer uma refinaria e a siderúrgica se justifica, porque vai mudar completamente o perfil da indústria no Estado e, consequentemente, a economia do Ceará", prevê Ataliba.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/DIEGO BORGES

quinta-feira, 16 de junho de 2011

GLADIADOR E CORAÇÃO VALENTE, FILMES QUE ENALTECEM O CARÁTER DOS VERDADEIROS HOMENS - GLADIATOR AND BRAVEHEART, FILMS THAT PRAISE THE CHARACTER OF TRUE MEN

SENHORES,


NÃO SOU CRÍTICO DE CINEMA,E NÃO TENHO COMPETÊNCIA PARA DESEMPENHAR ESSE PAPEL,  APENAS VEJO O QUE ACREDITO SER INTERESSANTE, NO ENTANTO, DOIS DELES GOSTARIA DE EXALTAR, POIS, SUAS HISTÓRIAS FORTALECEM O CARÁTER, A HONRA, A CORAGEM, A IDENTIDADE, A LIBERDADE,  É CLARO, DOS POUCOS  HOMENS POSSUIDORES DESSAS VIRTUDES.

CORAÇÃO VALENTE E GLADIADOR,  O PRIMEIRO, SIMPLES CAMPONÊS, TEVE SUA NOIVA MORTA PELOS INVASORES INGLESES, DAÍ, SE TORNOU UM LÍDER  DE UMA INSURGÊNCIA QUE LEVOU A ESCÓCIA A LIBERDADE, O SEGUNDO, GENERAL CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES  DE COMANDANTE, TEVE SUA FAMÍLIA ASSASSINADA EM VIRTUDE DE UMA CONSPIRAÇÃO NA ANTIGA ROMA, FOI VENDIDO COMO ESCRAVO, TORNOU-SE GLADIADOR, E POR FIM, DERRUBOU O IMPERADOR CORRUPTO. GRANDES FILMES, COM GRANDES PERSONAGENS.

FICO A DEVANEAR, QUANDO UM HOMEM PÚBLICO, INDIGNO E CORRUPTO, ASSISTE  FILMES DESSA MAGNITUDE, SE ELE NÃO SENTE VERGONHA DE SI MESMO, VERGONHA DE OLHAR PARA SUA ESPOSA, FILHOS E NETOS, PARA SEUS COMANDADOS, É INCRÍVEL COMO A FRAQUEZA É REPELENTE. O MESMO, DIGO DE UMA SOCIEDADE, OMISSA AOS SEUS DEVERES DE CIDADÃOS.

A SEGUIR, COLOCO  UMA FRASE DE CADA PERSONAGEM, DESSES BELÍSSIMOS FILMES, MAXIMUS DECIMUS - O GLADIADOR - E WILLIAM WALLACE - CORAÇÃO VALENTE -


             " TODOS OS HOMENS MORREM, MAS NEM TODOS OS HOMENS VIVEM" 

                                                CORAÇÃO VALENTE.

                           http://www.lumi7.com.br/2010/02/relembrando-coracao-valente.html          


                               http://arquivom.wordpress.com/2008/11/24/coracao-valente/
                                                                              
                             http://www.youtube.com/watch?v=ss1-yF0pubo&feature=related

" MEU NOME É MAXIMUS DECIMUS MERIDIUS, COMANDANTE DAS TROPAS DO NORTE, GENERAL FIEL AO VERDADEIRO IMPERADOR MARCUS AURELIUS, PAI DE UM MENINO ASSASSINADO, ESPOSO DE UMA MULHER ASSASSINADA, E TEREI MINHA VINGANÇA NESSA VIDA OU NA OUTRA"


                                                    O GLADIADOR


                                   http://cinemalizabrasil.blogspot.com/2011/06/gladiador.html



                           http://meiodecamporm.blogspot.com/2009/09/gladiador-ou-traidor.html

                        http://www.youtube.com/watch?v=i6ScnDb_P1A&feature=player_embedded

JOSEMAR SOUZA SANTOS