O COPEC SE DIVERSIFICA, JÁ É CHAMADO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI
HOJE SE OBSERVA NA REGIÃO DO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI UMA DIVERSIDADE DE UNIDADES PRODUTIVAS, FUGINDO AO PLANEJAMENTO INICIAL DE FOCAR ESSE COMPLEXO NO RAMO PETROQUÍMICO. ATUALMENTE, ESTÃO INSTALADAS EM CAMAÇARI INDÚSTRIAS DE BEBIDAS, AUTOMOBILÍSTICA, PROCESSADORAS DE FERTILIZANTES, EMBALAGENS, ETC.
UM DOS FATORES QUE FAVORECE A MUDANÇA DO MIX DE RAMO PRODUTIVO DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI FOI A VANTAGEM COMPARATIVA OFERECIDA PELA INFRA-ESTRUTURA MONTADA PARA RECEBER A CENTRAL DE MATÉRIA PRIMA E AS INDÚSTRIAS DE 2ª GERAÇÃO, DIMINUINDO OS CUSTOS LOGÍSTICOS E ESTRUTURAIS PARA OS FUTUROS EMPREENDIMENTOS.
A CETREL, EMPRESA RESPONSÁVEL PELOS PROGRAMAS COLETIVOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ATUANDO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO E INCINERAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS E SÓLIDOS, TAMBÉM MONITORANDO A QUALIDADE DO AR E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, INICIOU SUA OPERAÇÃO PARALELAMENTE AO PÓLO.
A CAPTAÇÃO DOS DEJETOS É REALIZADA ATRAVÉS DE INTERLIGAÇÃO, POR MEIO DE DUTOVIAS ENTRE AS INDUSTRIAS E A CENTRAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS, ONDE APÓS REMOÇÃO DE 90% DOS POLUENTES, OS MESMOS SÃO ENCAMINHADOS AO EMISSÁRIO SUBMARINO DA PRÓPRIA EMPRESA E LANÇADOS NO OCEANO ATLÂNTICO COM RISCO MINIMIZADO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE. A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA CENTRAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SE TORNA UM GRANDE DIFERENCIAL NO MOMENTO DE DECIDIR PELA ALOCAÇÃO DE UMA UNIDADE PRODUTIVA.
OUTRA VANTAGEM COMPARATIVA É A PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU E DOS TERMINAIS DA PONTA DA LAGE, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E GERDAU, ALÉM DO PORTO DE SALVADOR E SEU TERMINAL DE CONTAINER.
NO RASTRO DA AMPLIAÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NO ESTADO, O CASO DAS LAVOURAS DE SOJA E MILHO NO OESTE BAIANO E DA FRUTICULTURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO E DO SUDOESTE, PROPORCIONOU-SE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A INSTALAÇÕES DE MISTURADORAS DE FERTILIZANTES NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PÓLO DE CAMAÇARI, EM VIRTUDE DA PROXIMIDADE DO PORTO DE ARATU.
AS MATÉRIAS - PRIMAS DESSES INSUMOS SÃO EM SUA MAIORIA IMPORTADAS, E TRANSPORTADAS NA FORMA DE GRANÉIS SÓLIDOS. OS VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM SOJA ATÉ O PORTO COTEGIPE, RETORNAM AO OESTE COM FERTILIZANTES DESCARREGADOS EM ARATU .
A INSTALAÇÃO DA MONTADORA FORD EM CAMAÇARI REPRESENTA A 4ª ONDA DA HISTÓRICA ECONÔMICA DA BAHIA, OU SEJA, A TRANSFORMAÇÃO AQUI MESMO DAS RESINAS PLÁSTICAS PRODUZIDA NAS INDÚSTRIAS PETROQUÍMICAS DE 2ª GERAÇÃO DO PÓLO DE CAMAÇARI. A FORD E AS UNIDADES SATÉLITES ALIMENTAM SUA LINHA DE MONTAGEM ATRAVÉS DE PROCESSO “JUST IN TIME”, PRODUZEM EM TRÊS TURNOS, GERANDO MILHARES DE EMPREGOS E TENDO UMA PARTE DE SUA PRODUÇÃO EXPORTADA. NESSA ESTEIRA, FORAM IMPLANTADAS A CONTINENTAL E A BRIDGESTONE FIRESTONE FÁBRICAS DE PNEUS, QUE LEVARAM A BAHIA A SER UM DOS PRINCIPAIS PÓLOS DESSA ESPÉCIE NO BRASIL.
JOSEMAR SOUZA SANTOS
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