segunda-feira, 25 de julho de 2011

MONOGRAFIA - INTRODUÇÃO

1 INTRODUÇÃO



Poucas regiões no planeta Terra apresentam um conjunto de vantagens em relação ao lazer e esportes náuticos como o litoral baiano, o mais extenso do Brasil. Quando se leva em consideração apenas a Baía de Todos os Santos – BTS essas vantagens se tornam mais evidentes. Essa baía é a maior do Brasil e a segunda do planeta, a ponto de ser denominada em tempos remotos de Golfo da Bahia. As 56 ilhas que compõem seu espelho d’água, algumas praticamente em estado natural e diversos rios navegáveis permitem a interiorização das embarcações em direção ao continente (DESTINO, 2008).

 A Baía também possui um clima tropical, com regime de ventos favoráveis à prática da navegação à vela e profundidades adequadas ao tráfego náutico, não só de embarcações de lazer e navios de cruzeiros, mas também às embarcações mercantes de grande porte, como se comprovam nos inúmeros terminais marítimos existentes em seu interior.

A secular cultura náutica baiana estribada nas embarcações típicas denominadas de saveiros, e suas variantes, que operacionalizavam os transportes de passageiros e cargas com a capital, o recôncavo e o restante do litoral, foi relegada ao ostracismo, quando poderia se transformar em meios que incentivassem novas gerações de baianos a cultivar o mar, não pelas mesmas razões econômicas dos antigos saveiristas, mas pela preservação da identidade cultural de um povo.

A extinção da antiga Companhia de Navegação Baiana – CNB, empresa secular, que possivelmente é a marca mais conhecida dos baianos até a primeira metade do século XX, ligava por via marítima a cidade de Salvador às principais cidades do Recôncavo e ao restante do litoral baiano, foi outro fator negativo em relação à história naval da Bahia, pois durante o seu processo de liquidação não foram tomados os cuidados necessários no sentido de preservar o acervo documental.

Nações da Europa, Estados Unidos, Austrália, dentre outras, usam de todos os recursos possíveis para preservar as suas culturas náuticas, pois acreditam que a identidade de um povo começa no mar. Nesses países qualquer embarcação com algum valor histórico é conservada em estado operacional, com recursos financeiros não só provenientes dos seus governos, mas principalmente da sociedade civil.

Em relação às estruturas náuticas, verifica-se que a Bahia pouco tinha a oferecer àqueles que desejavam adquirir uma embarcação e guardá-la com segurança. O mesmo acontecia com os visitantes e suas embarcações, em busca dos atrativos no litoral da Bahia.

O cenário só começou a mudar com a construção da Bahia Marina na década de 90 do século XX, a maior do Nordeste e a mais moderna do Brasil, situada nas adjacências da Avenida Contorno, em pleno Centro Histórico de Salvador. A partir desse momento houve uma requalificação das estruturas náutica de lazer na capital baiana.

Outro fato importante neste período foi à criação do Centro Náutico da Bahia – CENAB, cuja sede ficava na antiga edificação onde funcionava a Companhia de Navegação Baiana – CNB. Este centro apesar de não ter atingido todas as metas propostas, através de uma pequena marina, viabilizou a atração de inúmeras regatas internacionais em direção à capital baiana.

A identificação de vazios, possíveis de serem preenchidos de forma sustentada no mercado náutico de lazer da Bahia, elevará as perspectivas de geração de renda, postos de trabalhos e arrecadação de tributos em toda cadeia de serviços desse segmento econômico, o que proporcionará melhorias nos índices de desenvolvimento humano do Estado. O Caribe, Bahamas e Mar Mediterrâneo são exemplos concretos de exploração racional da náutica de lazer, rendendo somas significativas pelo uso de marinas, construção de embarcações e gastos efetuados por passageiros de cruzeiros marítimos em visita a portos dessas regiões.

Essas vantagens competitivas da Baía de Todos os Santos em relação ao lazer náutico quando comparada a outras regiões do Brasil e do restante do planeta e a perspectiva de transformar o desenvolvimento dessa atividade em geração de renda, empregos e tributos, qualificando os índices de desenvolvimento da Bahia, foi o que levou a elaboração desse trabalho.

Esta monografia foi estruturada em segmentos: introdução, oito capítulos e conclusão, com o objetivo de demonstrar, em uma seqüência lógica, as potencialidades da BTS e atitudes possíveis a serem tomadas no sentido de desenvolver atividade náutica de lazer. A metodologia utilizada estruturou-se em pesquisa de campo, vivência empírica na área, consultas a outros trabalhos científicos e a órgãos governamentais. Ressalta-se a dificuldade de encontrar dados estatísticos confiáveis e atualizados.

O capítulo um demonstra o que é o lazer náutico, sua evolução e estruturas, possibilitando uma visão concisa do assunto discernido. No capítulo dois são observadas as vantagens climáticas, geográficas e culturais da Bahia em relação a outros litorais do Brasil, mas não totalmente potencializadas. A evolução das estruturas náuticas da Baía de Todos os Santos ao longo do tempo é retratada na terceira parte do trabalho.

Em seguida, relata-se a ausência de políticas públicas direcionadas ao crescimento sustentado da atividade náutica de lazer no Estado da Bahia. A necessidade de contar com estruturas eficientes de salvatagem[1], com a participação direta do governo baiano, visando proporcionar uma maior segurança aos navegadores é o assunto seguinte. No capítulo seis estão definidos os roteiros para o crescimento auto-sustentado da náutica de lazer na Baía de Todos os Santos.

Em seguida, se observa a necessidade de elaborar um mecanismo de política fiscal com o intuito de atrair estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos para o território baiano. Por fim, é revelado o caso do Estaleiro Fantástico como exemplo de iniciativa surgida em comunidade carente e que tem avançado em termos estruturais, mesmo sem contar com ajuda oficial.



[1] Salvatagem é o nome dado ao conjunto de equipamentos e medidas de resgate e manutenção da vida em um pós-desastre marítimo.




JOSEMAR  E  MARGARIDA SZABÓ

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS MISTÉRIOS E LENDAS DA ILHA DO MEDO - THE MYSTERIES AND LEGENDS OF THE ISLAND OF FEAR

O REPOVOAMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO PELOS EUROPEUS E AFRICANOS - É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ANTES DE QUALQUER COISA, ESSA REGIÃO JÁ ESTAVA HABITADA POR POVOS INDÍGENAS - ALÉM DOS VETORES ECONÔMICOS, TROUXE MUITAS LENDAS E MISTÉRIOS QUE REFORÇAM O IMAGINÁRIO E ACRESCENTA MAIOR VIVACIDADE E RIQUEZA A CULTURA BAIANA.

A ILHA DO MEDO É UM DESSES LOCAIS QUE INCITA A CURIOSIDADE, LOCALIZADA A 1,8 MILHAS OU 3,3 KM DA CIDADE DE ITAPARICA, COMO UMA ÁREA DE 12.000 M², SEU TERRITÓRIO É FORMADO DE RESTINGAS E MANGUEZAIS, NÃO TEM NASCENTE DE ÁGUA DOCE, O QUE DE CERTA FORMA EXPLICA A NÃO HABITABILIDADE DO LOCAL.

                                     ÁRVORE DE MANGUEZAL - ILHA DO MEDO
                                      http://www.panoramio.com/photo/18673173

OS MISTÉRIOS SÃO INÚMEROS, PASSADOS ORALMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS, NÃO SEI SE ESSES FATOS FORAM MOTIVOS PARA ALGUMA  PESQUISA CIENTÍFICA, OU QUEM SABE O ILUSTRE ESCRITOR ITAPARICANO “JOÃO UBALDO” PODERIA CEDER UMAS INFORMAÇÕES A MAIS, OBTIDAS DE SUAS CONVERSAS COM OS MORADORES SOBRE ESSAS “ESTÓRIAS” ASSOMBROSAS DA “ILHA DO MEDO”.

                                                    ILHA DO MEDO
                                       http://www.panoramio.com/photo/18681423

QUANDO CRIANÇA VERANEANDO EM “AMOREIRAS”, A VISÃO AO LONGE DAQUELA PEQUENA ILHA BEM PRÓXIMA DA CIDADE ITAPARICA, AGUÇAVA A MINHA CURIOSIDADE  AINDA MAIS QUANDO OUVIA DOS NATIVOS OS RELATOS PASSADOS DE PAI PARA FILHO, DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, SOBRE OS FANTASMAS DA "ILHA DO MEDO".

                                            MANGUEZAL ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680586

A VERDADE SOBRE O NOME REPOUSA EM VÁRIAS HIPÓTESES:

UMA DELAS FALA SOBRE UM PADRE QUE TERIA SIDO PAGO PARA REALIZAR UMA MISSA EM ITAPARICA E NÃO O FEZ. NAUFRAGANDO DIANTE DA ILHA,  SEU ESPÍRITO AMALDIÇOADO PELA HERESIA FICOU A VAGAR, CHAMANDO EVENTUALMENTE, ÁS  NOITES, PESCADORES PARA PARTICIPAREM DO ATO RELIGIOSO, LIBERTANDO ASSIM SUA ALMA.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/18680794

OUTROS RELATOS, DE PASSADO MAIS DISTANTE, FALAVAM DE GRITOS E UIVOS OUVIDOS À NOITE POR PESCADORES QUE PASSAVAM AO LARGO, QUE SERIAM DOS HOLANDESES INVASORES DA BAHIA E SEUS ESPÍRITOS QUE FICARAM VAGANDO NA ILHA.

                                              RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                         http://www.panoramio.com/photo/29517060

OS PORTUGUESES DURANTE ALGUM TEMPO USARAM A ILHA COMO DEPÓSITO DE PÓLVORA, FALA-SE QUE CERTA NOITE A GUARNIÇÃO FOI TESTEMUNHA DE FATOS HORRIPILANTES, LEVANDO TODOS, NO OUTRO DIA, ABANDONAREM  SEUS POSTOS SEM NUNCA RELATAREM O QUE VIRAM E OUVIRAM.

                                               RUÍNAS - ILHA DO MEDO
                                        http://www.panoramio.com/photo/29517170

A EPIDEMIA DE CÓLERA QUE ASSOLOU A BAHIA EM 1855, CEIFANDO INÚMERAS VIDAS, EM ITAPARICA MUITOS DOENTES, PRINCIPALMENTE ESCRAVOS, FORAM LEVADOS PARA A ILHA, LÁ TAMBÉM FUNCIONOU UM LAZARETO, SENDO ENTERRADOS NA AREIA DA PRAIA, SEUS ESPÍRITOS FICAM À ASSOMBRAR ÀS NOITES DA "ILHA DO MEDO".

                                                 ILHA DO MEDO

quarta-feira, 20 de julho de 2011

XXIII REGATA RECIFE / FERNANDO DE NORONHA - REFENO

RESSALTAR A EXUBERÂNCIA DE ATRATIVOS DE FERNANDO DE NORONHA SERIA ESTÉRIL, A ILHA FALA POR SI, A BELEZA DE SUA PAISAGEM CORRE O PLANETA ATRAVÉS DE RELATOS DE VISITANTES E NAVEGADORES QUE POR LÁ APORTARAM. MESMO ASSIM, NESTA POSTAGEM, RELATAREMOS ALGUNS DE SEUS “LANDMARKS”.

SE FERNANDO DE NORONHA É UMA ATRAÇÃO, IMAGINE SE VOCÊ CHEGAR POR LÁ DE BARCO, POIS É, A REGATA RECIFE - FERNANDO DE NORONHA É UM DESSES CAMINHOS, A EXEMPLO DA ARATU – MARAGOGIPE, É MAIS UMA FESTA, PARA MUITOS, DO QUE UMA COMPETIÇÃO.
                                                         
                                            IMAGEM ILUSTRATIVA



A DISTÂNCIA A SER PERCORRIDA ENTRE RECIFE E NORONHA É DE CERCA DE 300 MILHAS, OU 545 KM, EM MAR ABERTO, O QUE DIFERENCIA DA REGATA ARATU-MARAGOGIPE REALIZADA EM ÁGUAS ABRIGADAS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. O EVENTO É ORGANIZADO PELO "CABANGA IATE CLUBE" LOCALIZADO EM "RECIFE".

                                          LOCALIZAÇÃO DO "CABANGA"
                                     http://www.cabanga.com.br/home/clube.php?id=3
O TEMPO DE NAVEGAÇÃO É CONDIZENTE COM AS CARACTERÍSTICAS, PORTE DA EMBARCAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS VENTOS QUE ATUARÃO NO TRAJETO. MULTICASCO E MONOCASCO TERÃO PERFORMANCE DIFERENTES.

O RECORDE DA PROVA PERTENCE AO CATAMARÃ BAIANO “ADRENALINA PURA”, COM O TEMPO DE 14 HORAS, 34 MINUTOS E 54 SEGUNDOS EM 2007, O QUE DÁ UMA VELOCIDADE MÉDIA DE MAIS DE 20 MILHAS POR HORAS, EQUIVALENTE A 37KM – 1 MILHA MARÍTIMA EQUIVALE 1.852M-, PERFORMANCE MAGNÍFICA PARA UM VELEIRO.


                             CATAMARÃ BAIANO "ADRENALINA PURA" RECORDISTA DA PROVA
                                                 http://www.webventure.com.br


                                  ADRENALINA PURA - REFENO 2007
                           http://www.youtube.com/watch?v=pgJdVYQqNVw

A PROVA SE TRANSFORMOU EM UM EVENTO INTERNACIONAL, COM A PARTICIPAÇÃO DE VELEIROS DE INÚMEROS PAÍSES. A PRESENÇA DE BARCOS DA BAHIA É A MAIS SIGNIFICATIVA DE TODOS OS ESTADOS, SUPERANDO PERNAMBUCO. OS SKIPERS BAIANOS E SUAS TRIPULAÇÕES VÊM OBTENDO BOAS COLOCAÇÕES NAS DIVERSAS CLASSES DA REGATA.

MUITOS DOS VELEIROS VINDO DA ARGENTINA E DO SUL DO PAÍS PARA PARTICIPAREM DA REFENO, SE FAZEM PRESENTE NA REGATA ARATU-MARAGOGIPE, EM VIRTUDE DA PROXIMIDADE DOS DOIS CALENDÁRIOS. A NOSSA REGATA ACONTECERÁ EM 20/08/2001 A REFENO TERÁ SUA PARTIDA EM 24/09/20011.
HOJE, A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES É LIMITADA, EM RAZÃO DA CAPACIDADE ESTRUTURAL DA ILHA, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE. A ORGANIZAÇÃO DA REGATA CRIOU UMA BOLSA DE TRIPULANTES OFERECENDO OPORTUNIDADES ÀQUELES QUE MESMO SEM EXPERIÊNCIA EM NAVEGAÇÃO POSSAM SE INCLUIR NO EVENTO.

DADOS SOBRE FERNANDO DE NORONHA:
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito industrial de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.
pós uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes  de Conservação da Bio diversidade  ICMCbio

                                     VELEIROS DA REFENO EM NORONHA
                                           http://veleiroplanetaagua.blogspot.com

                                                 PRAIA DO SANCHO
                           http://www.mundi.com.br/Turismo-Fernando-de-Noronha-2710573.html   

                       MORRO DO PICO, PONTO MAIS ALTO DE NORONHA 321 METROS

terça-feira, 19 de julho de 2011

REGATA ARATU MARAGOGIPE 42ª EDIÇÃO

ESSA TRADICIONAL REGATA DOS MARES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS ESTÁ MUITO MAIS PARA UMA FESTA  DO QUE UMA COMPETIÇÃO EM SI. REALIZADA HÁ 42 ANOS, CUJO PERCURSO SE ESTENDE DO “IATE CLUBE ARATU”, LOCALIZADO NA BAÍA DO MESMO NOME ATÉ A CIDADE DE “MARAGOGIPE” NA FOZ DO RIO “PARAGUAÇU”.

                                         CIDADE DE MARAGOGIPE
                              http://www.brasilturismo.com/ba/maragogipe/

APÓS A LARGADA NO “IATE CLUBE ARATU”  OS VELEIROS PASSAM POR BORESTE AO LARGO DA COSTA SUDESTE DA “ILHA DE MARÉ”, “PONTA DE NOSSA SENHORA” NA “ILHA DOS FRADES”, ATÉ CHEGAR AO “RIO PARAGUAÇU” E FINALMENTE À CIDADE DE “MARAGOGIPE”, UM PERCURSO DE CERCA DE 32 MILHAS.

COMO JÁ DISSEMOS EM OUTRA OCASIÃO, O TRAJETO É MUITO PRAZEROSO, NÃO SÓ PELOS ASPECTOS DA PAISAGEM NATURAL, COMO TAMBÉM PELA RIQUEZA DE FATOS CULTURAIS E HISTÓRICOS. A REGATA COINCIDE COM AS HOMENAGENS A “SÃO BARTOLOMEU” EM “MARAGOGIPE”, ONDE OS PARTICIPANTES E ACOMPANHANTES SE INCORPORAM AO CLIMA DE FESTA REINANTE NO LOCAL.

OCORRERÁ NO DIA 20/08/2011, É A MAIOR REGATA LONGA DO BRASIL PODENDO CONTAR COM MAIS DE 300 BARCOS DIVIDIDOS EM DIVERSAS CLASSES, QUE VÃO DESDE VELEIROS CONSTRUÍDOS PARA COMPETIÇÃO ATÉ EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS A EXEMPLO DE SAVEIROS E ESCUNAS. MUITOS COMANDANTES QUE VÊM DO SUL E DO SUDESTE PARA PARTICIPAREM DA REGATA RECIFE / FERNANDO DE NORONHA (REFENO), ESCALANDO EM SALVADOR SE INCORPORAM A ARATU  /  MARAGOGIPE, AMPLIANDO O NÚMERO DE PARTICIPANTES.
   
O PRIMEIRO VÍDEO REALÇA A FAINA A BORDO DE UM VELEIRO PARTICIPANTE, O PRÓXIMO OFERECE UMA VISÃO PANORÂMICA DO EVENTO.                  

                          VELEIRO "ARTEMIS" 37ª REGATA ARATU X MARAGOGIPE
                             http://www.youtube.com/watch?v=QbQ4C5CS68g&feature=related

                                        REGATA ARATU MARAGOGIPE 2008
                                     http://www.youtube.com/watch?v=KqyZb6FzSW8

QUEM NÃO PARTICIPOU DE REGATAS OU POUCO CONHECE DO MUNDO NÁUTICO, TEM A CHANCE DE REALIZAR ESSA AVENTURA NA ARATU / MARAGOGIPE, ATRAVÉS  DE  EMBARCAÇÕES DE ALUGUEL QUE ACOMPANHAM A REGATA, ALÉM DE ESTAR PRESENTE NUMA HISTÓRICA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA DO RECÔNCAVO,  A FESTA DE “SÃO BARTOLEMEU”.

                        PERCURSO - IR AO ENDEREÇO PARA AMPLIAR VISUALIZAÇÃO

CLICK NO LINK PARA VER O AVISO DE REGATA:



FOTOS DA REGATA 2009:

                              ESCUNA  E  SAVEIRO VELA DE IÇAR
                          http://www.aratuiateclube.com.br/aratumaragogipe/                   


               RÉPLICA DE CARAVELA CONSTRUÍDA EM VALENÇA - BAHIA
                      http://www.aratuiateclube.com.br/aratumaragogipe/

                                            RÉPLICA DE CARAVELA
                         http://www.aratuiateclube.com.br/aratumaragogipe/



                                                 RÉPLICA DE CARAVELA 


IATE CLUBE ARATU
                         http://www.aratuiateclube.com.br/aratumaragogipe/



                                         VELEIRO "BOLA SETE"
                         http://www.aratuiateclube.com.br/aratumaragogipe/

                             VERIFICAR  NÚMERO DE PARTICIPANTES


PASSADO E PRESENTE SAVEIRO DE VELA DE IÇAR E VELEIRO

MOMENTOS DA HISTÓRIA

SENHORES

NESTA ÁREA VAMOS TRAZER TÓPICOS SOBRE ALGUNS IMPORTANTES MOMENTOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, SEM PRETENSÕES ACADÊMICAS, APENAS PARA LEMBRAR A RELEVÂNCIA. A PESQUISA MAIS EXTENSA FICARÁ POR CONTA  DO VISITANTE DO BLOG.


JOSEMAR

HERÓIS ESQUECIDOS DA BAHIA

NESTE ESPAÇO, TENTAREMOS TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE PERSONAGENS DA CULTURA E DA HISTÓRIA DA BAHIA, COLOCADAS ÀS MARGENS DAS SUAS VERDADEIRAS CONTRIBUIÇÕES  PARA A SOLIDIFICAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO BAIANA. É IMPORTANTE REALÇAR QUE OS VALORES IMPUTADOS A ESSAS PESSOAS, SÃO OS VALORES VISÍVEIS PELO AUTOR DESSE BLOG.


JOSEMAR

LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE

A REVOLUÇÃO FRANCESA NA MINHA CONCEPÇÃO, FOI UM DOS MOMENTOS MAIS RICOS DA HISTÓRIA. SE OS OBJETIVOS REVOLUCIONÁRIOS NÃO FORAM ATINGIDOS " IPSIS LITERIS', FICOU O EXEMPLO  REPRESENTADO POR HOMENS QUE NÃO ACEITAVAM A VIDA INDIGNA  EM QUE ESTAVAM, ENQUANTO O REI E SUA CORTE SE  BANQUETEAVAM   EM FESTAS INTERMINÁVEIS, ALHEIOS A TURBA ESFOMEADA A SUA VOLTA.

"Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799[1], alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte.

Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo [2] e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.

A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau.

Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

          A Liberdade Guiando o Povo, quadro de Eugéne Delacroix que representa a Revolução Francesa
                     http://verbo-adverbum.blogspot.com/2009/07/queda-da-bastilha-220-anos.html

A QUEDA DA BASTILHA, EM 14 DE JULHO DE 1789, FOI O AUGE DESSA CONJUNTURA, QUANDO O VERDADEIRO CONCEITO DE CIDADÃO SE SOLIDIFICOU, ONDE FICOU CLARO QUE ESTADO SURGIU PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO O CIDADÃO AO ESTADO, QUE O MAIOR CARGO DA REPÚBLICA É O DE CIDADÃO, POIS ESSE, É QUEM MANTÉM A  ESTRUTURA ADMINISTRATIVA  ATRAVÉS DO IMPOSTO PAGO.

                                                           FORTALEZA DA BASTILHA

sábado, 16 de julho de 2011

MANOEL HENRIQUE PEREIRA, BESOURO

                          

FIGURA ENIGMÁTICA DO RECÔNCAVO BAIANO, ONDE EM CADA CIDADE, SEUS FEITOS ERAM CONTADOS E CANTADOS COMO EXEMPLO DE CORAGEM EM PRÓ DOS MAIS FRACOS. NASCEU EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO EM 1897, FILHO DE JOÃO GROSSO E MARIA HAIFA.


                                            LOCALIZAÇÃO DE SANTO AMARO
                                      http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm

SEGUNDO RELATOS, POIS HÁ INCONSISTÊNCIA SOBRE DETALHES DA SUA VIDA, BESOURO APRENDEU CEDO A ARTE DA CAPOEIRA COM MESTRE ALÍPIO, NA RUA DO TRAPICHE DE BAIXO NA CIDADE DE SANTO AMARO. A PRIMEIRA VEZ QUE TIVE CONTATO COM SEUS FEITOS, FOI DURANTE A LEITURA DO ROMANCE " MAR MORTO" DE JORGE AMADO.

DIZEM QUE BESOURO POSSUÍA O CORPO FECHADO, O QUE LHE PROTEGIA DE SEUS ALGOZES. NEM ARMA DE FOGO, NAVALHA OU PUNHAL PODIA ATINGILO. NÃO GOSTAVA DA POLÍCIA, EM VIRTUDE DESSA ÉPOCA, DÉCADA DE VINTE DO SÉCULO PASSADO, O CHEFE DA CORPORAÇÃO PEDRO DE AZEVEDO GORDILHO, PROMOVEU PERSEGUIÇÃO A PRÁTICA DA CAPOEIRA, DO CANDOMBLÉ E DO SAMBA, EM OUTRAS PALAVRAS, PRECONCEITO CONTRA A CULTURA AFRICANA E OS ESCRAVOS RECÉM LIBERTOS, PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA RODA DE CAPOEIRA ERA REUNIÃO DE VADIOS.

BESOURO INTERVEIO EM DIVERSAS OCASIÕES, RESGATANDO CONHECIDOS OU PESSOAS DO POVO, DAS MÃOS DA POLÍCIA, POR ESTAREM SENDO TRATADOS DE FORMA HUMILHANTE PELOS SOLDADOS. BATIA EM TODA PATRULHA, SEM SER ATINGIDO. VEJA RELATO ABAIXO.

"UM DIA ELE ESTAVA EM FRENTE AO LARGO DA CRUZ E PASSOU UM SOLDADO. BESOURO O FORÇOU A TOMAR UMA CACHAÇA. O SOLDADO SAIU DALI PARA O QUARTEL E FEZ QUEIXA AO TENENTE, QUE MANDOU 10 SOLDADOS PARA PRENDER BESOURO, TRAZER VIVO OU MORTO. CHEGANDO LÁ DERAM ORDEM DE PRISÃO, BESOURO SAIU DO BOTEQUIM DE COSTA, FOI PARA A CRUZ, ENCOSTOU NELA, ABRIU OS BRAÇOS E DISSE QUE NÃO SE ENTREGAVA. OS SOLDADOS COMEÇARAM A ATIRAR, BESOURO FINGIU ESTÁ BALEADO E CAIU, OS SOLDADOS ACHARAM QUE ELE ESTAVA MORTO E SE FORAM. BESOURO ENTÃO SE LEVANTOU E SAIU CANTANDO: ACERTARAM EM NOSSO SENHOR....”
HOMEM DE CORAGEM, IMPETUOSO, JUSTICEIRO, BESOURO CRIOU FAMA DE VALENTÃO, MAS, TAMBÉM, FORMOU MUITOS INIMIGOS. O QUE LHE FOI FATAL. SOBRE SUA MORTE RONDA CONTROVÉRSIAS, SE FOI CAUSADA POR CONFRONTO COM A POLÍCIA OU TRAIÇÃO.

GRANDE PARTE DOS ATOS DE BESOURO OCORRERAM NO LUGAREJO DE MARACANGALHA, IMORTALIZADO POR DORIVAL CAYMMI, COM A MÚSICA “EU VOU PARA MARACANGALHA”, ONDE BESOURO NÃO TINHA BOM RELACIONAMENTO COM OS FAZENDEIROS DA ÁREA, POIS O SEU COMPORTAMENTO REVOLUCIONÁRIO, SUA BRAVURA E LEALDADE EM PROTEGER OS MAIS FRACOS  ERAM EXEMPLOS AMEAÇADORES PARA OS QUE SE ACHAVAM ELITIZADOS NA ÉPOCA

RELATO SOBRE A MORTE DE BESOURO:

“Um fazendeiro, conhecido por dr. Zeca, após seu filho Memeu ter apanhado de Besouro, armou uma cilada, mandando-o entregar um bilhete a um amigo que administrava a fazenda Maracangalha. Tal bilhete pedia para que seu portador fosse morto. Besouro, analfabeto, não pôde ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino e que esclarecia que o portador era a vítima, ou seja, ele próprio. Assim, no dia seguinte, ao voltar para saber a resposta, quarenta soldados o estavam esperando. Um homem conhecido por Eusébio de Quibaca acertou-lhe nas costas com uma faca de tucum (ou ticum), um tipo de madeira, tida como a única arma capaz de matar um homem de corpo fechado.
ESSA VERSÃO DA MORTE DE BESOURO, TALVEZ SEJA A MAIS ACEITA, VEM PASSADA HÁ DÉCADAS ORALMENTE EM RODAS DE CAPOEIRAS.. O APELIDO BESOURO MANGAGÁ, SEGUNDO O QUE SE CONTA, ADVEIO DE SUA AGILIDADE NA CAPOEIRA DANDO IMPRESSÃO QUE PODIA VOAR.


                                                 CARICATURA -  BESOURO
                                               http://wiki.portalcapoeira.com

EM 8 DE JULHO DE 1924, AOS 27 ANOS MORRIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, PARA ONDE FOI LEVADO FERIDO, EM SALVADOR, LOCAL QUE, EM 2007 FOI COLOCADA UMA PLACA EM SUA HOMENAGEM.

NÃO EXISTEM PROVAS DOCUMENTAIS FIRMES SOBRE A EXISTÊNCIA DESSE BRAVO CAPOEIRISTA, SOBRE SUAS PERIPÉCIAS, HÁ QUEM AFIRME SER ELE UM IMAGINÁRIO DA NECESSIDADE DE SER TER UM HERÓI NEGRO, UM ROBIN HOOD NEGRO, SE FOR UMA LENDA, É UMA BOA LENDA, FAZ BEM ACREDITAR EM BONS EXEMPLOS, EM TEMPOS DE HOMENS SEM VIRTUDES. O RESTO, SÓ A PESQUISA CIENTÍFICA PODE ELUCIDAR.

O SITE ABAIXO, É BEM INTERESSANTE, POIS LANÇA A HIPÓTESE DE BESOURO TER SIDO UM HERÓI CRIADO NO IMAGINÁRIO.


 CANTIGA QUE FALA SOBRE OS FEITOS DE BESOURO:

Cadê o Besouro
Canção muito conhecida na capoeira:
Besouro Mangangá era homem de corpo fechado
Bala não matava e navalha não lhe feria
Sentado ao pé da cruz enquanto a polícia o seguia
Desapareceu enquanto o tenente dizia

Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Cadê o Besouro
Chamado Cordão de Ouro

Besouro era um homem que admirava a valentia
Não aceitava a covardia maldade não admitia
Com a traição quebrou-se a feitiçaria
Mas a reza forte só Besouro quem sabia

Atrás de Besouro,
o tenente mandou a cavalaria
No estado da Bahia
E Besouro não sabia

Já de corpo aberto,
Fez sua feitiçaria
Cada golpe de Besouro
Era um homem que caía

FILME SOBRE BESOURO:


quinta-feira, 14 de julho de 2011

SUBIR O RIO PARAGUAÇU DE BARCO - UP THE PARAGUAÇU RIVER BY BOAT

AS OPÇÕES DE PASSEIOS NÁUTICOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS SÃO MUITAS E INTERESSANTES, NÃO GOSTARIA DE DESTACAR UMA OU OUTRA COMO A MELHOR, VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE DE TEMPO OU DE OUTROS FATORES DE CADA UM.

UM DESSES ROTEIROS É SUBIR O RIO PARAGUAÇU ATÉ O ANTIGO PORTO DE CACHOEIRA, ÚLTIMO TRECHO NAVEGÁVEL DO RIO. PARA QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ATÉ A DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX, EXISTIA UMA LINHA MARÍTIMA LIGANDO SALVADOR A CACHOEIRA.
                                        CONJUNTO DO CARMO , CACHOEIRA
                http://historiaearquitetura.blogspot.com/2011/08/cidade-historica-de-cachoeira-bahia.html

VEJA NA FOTO ABAIXO, O LONGO CAMINHO QUE O NAVIO PERCORRIA DO CAIS DA "BAHIANA" ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO DA IMAGEM. DE SALVADOR NAVEGAVA ATÉ O LARGO DA CIDADE DE ITAPARICA, MARAGOGIPE, BAÍA DE IGUAPE, ADENTRAVA O "PARAGUAÇU" E FINALMENTE SEU DESTINO.

                                              BAÍA DE TODOS OS SANTOS
                                      http://dhost.info/etno/capoeira/cld_hist_capo.htm

AS FOTOS A SEGUIR SÃO DE IMPORTANTE RELEVÂNCIA HISTÓRICA. A FOTO 1 SEGUNDO A FONTE  FOI TIRADA NOS ANOS 20 DO SÉCULO XX, ERA REALMENTE UM VAPOR, AS FOTOS 2 E 3  SEGUNDO A MESMA FONTE SÃO PROVAVELMENTE DOS ANOS 40 DO SÉCULO XX, TALVEZ A PROPULSÃO JÁ NÃO FOSSE A CARVÃO OU A LENHA E SIM A ÓLEO, MAS A TRADIÇÃO DO "VAPOR DE CACHOEIRA" PREVALECIA.

                                    FOTO - 1   VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA
                                http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html
                                         
                                     FOTO - 2   VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA    
                             http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

                                        FOTO - 3 VAPOR NO CAIS DE CACHOEIRA 
                              http://vapordecachoeira.blogspot.com/2009_10_01_archive.html                                     
                                                         
ANTES DA PROLIFERAÇÃO DAS RODOVIAS EM TERRITÓRIO BAIANO, A CIDADE DE CACHOEIRA ERA A ENTRADA DO SERTÃO PARA OS QUE DEMANDAVAM À CAPITAL DA BAHIA. OS VIAJANTES VINHAM MONTADOS NOS LOMBOS DE ANIMAIS OU EM TRENS  EMBARCANDO NOS NAVIOS DA ANTIGA “COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA”.

O RECÔNCAVO BAIANO FOI A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA E RICA DA COLÔNIA, ANTES DOS FATOS HISTÓRICOS QUE DIRECIONARAM O EIXO ECONÔMICO DA BAHIA PARA O SUDESTE, MOMENTO ESSE, EM QUE PERDEMOS O STATUS DE CAPITAL DA COLÔNIA PARA O RIO DE JANEIRO.

O RIO PARAGUAÇU, NASCE NA REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA, COM 600 KM DE CURSO, É NAVEGÁVEL DA SUA FOZ ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX, NUM TRECHO DE 46 KM DE EXTENSÃO, PASSANDO PELA CIDADE DE MARAGOGIPE.

NAVEGAR NO PARAGUAÇU, É COMO ENTRASSEMOS NUMA MARAVILHOSA VIAGEM DE VOLTA AO TEMPO, NAS SUAS MARGENS, A CADA MILHA NAVEGADA VAI SE DESCORTINANDO INÚMERAS RELÍQUIAS ARQUITETÔNICAS, HISTÓRIAS E LENDAS DO PASSADO DO RECÔNCAVO, ENSEADAS, ILHAS E PRAIAS DE RARA BELEZA NATURAL, POVOADOS ONDE O RÍTIMO DE VIDA CAMINHA COMO SE NADA TIVESSE MUDADO NO PASSAR DO TEMPO.


                                                    RIO PARAGUAÇU 
                                             http://photos.belle-isle.eu/
                                                           
                                                   RIO PARAGUAÇU
                                             http://photos.belle-isle.eu/

ESSE ROTEIRO EXIGE UM PLANEJAMENTO PRÉVIO, APESAR DE SER REALIZADO EM ÁGUAS ABRIGADAS DA “BAÍA DE TODOS OS SANTOS”, DEPENDE DA ESCOLHA DA MARÉ IDEAL PARA SUBIR E DESCER O RIO, EM VIRTUDE DE ASSOREAMENTO DE SEU LEITO EM ALGUNS TRECHOS, E A AUSÊNCIA DE BALIZAMENTO OU CARTA NÁUTICA PARA TODO O PERCURSO.

O GRUPO DEVE SER REDUZIDO E FORMADO DE PESSOAS CONHECIDAS, FICAR 2 DIAS SEGUIDOS A BORDO DE UMA EMBARCAÇÃO É BOM TODOS TEREM UM POUCO DE SIMILARIDADE DE COMPORTAMENTO, AFINAL, ZARPANDO DA RAMPA DO MERCADO, SÃO + OU - 32 MILHAS DE TRAJETO.

QUE EMBARCAÇÃO ALUGAR? ACONSELHARIA UMA ESCUNA COM CAPACIDADE PARA 30 A 40 PESSOAS, E QUE O GRUPO NÃO ULTRAPASSE 60% DA OCUPAÇÃO PARA QUE HAJA MAIOR CONFORTO A BORDO, O QUE SE PRETENDE NÃO É UM SIMPLES PASSEIO DE BARCO PELAS ILHAS, É UMA EXCURSÃO DE MAIOR COMPLEXIDADE EM TERMOS DE LOGÍSTICA.

 LANCHA TEM CAPACIDADE DE PASSAGEIROS MENOR E O CUSTO DE ALUGUEL MAIOR, UM VELEIRO POR TER MAIOR CALADO SERIA MAIS COMPLICADO A NAVEGAÇÃO PELO RISCO DE ENCALHE, A NÃO SER UM MULTICASCO E A LOTAÇÃO TAMBÉM É MENOR. A ESCUNA É O IDEAL.

SE FOR NUM FINAL DE SEMANA, ZARPANDO ÁS 8 HORAS  DE UM SÁBADO E RETORNANDO NO DOMINGO FINAL DO DIA, TERÍAMOS DE TER UMA PREAMAR NO INÍCIO DA TARDE PARA INGRESSARMOS  NO RIO PARAGUAÇU. NESSE TEMPO, ANCORARÍAMOS EM “PONTA DE NOSSA SENHORA”, NA ILHA DOS ”FRADES”, PARA BANHO DE MAR E ALMOÇO. COMO DISSEMOS ANTES, ZARPANDO A TARDE EM DIREÇÃO A CACHOEIRA.

                                           PONTA DE NOSSA SENHORA
                              http://guiadolitoral.uol.com.br/ilha_dos_frades-2609_2009.html

LOGO NA ENTRADA DO PARAGUAÇU VAMOS PASSAR PELA ILHA DE “MONTE CRISTO” E DOS “FRANCESES”, O RIO VAI SE AFUNILANDO E PODEMOS OBSERVAR DIVERSAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS, O “FORTE DE SALAMINA”, A CAPELA DE “NOSSA SENHORA DA PENHA”, AS RUÍNAS DO CONVENTO E IGREJA DA “ORDEM FRANCISCANA”, ATÉ CHEGARMOS A HISTÓRICA CIDADE DE CACHOEIRA COM SEU ACERVO ARQUITETÔNICO.
                                                           
                                              ILHA DE MONTE CRISTO
                                            http://photos.belle-isle.eu/

                                CONVENTO SANTO ANTÔNIO DO PARAGUAÇU  
                                            CONSTRUÇÃO FRANCISCANA
                                            http://photos.belle-isle.eu/   

                                                FORTE DE SALAMINA
                                  http://blogjuracireboucas.blogspot.com/     

PODE-SE OPTAR POR DORMIR A BORDO OU EM TERRA EM ALGUMA POUSADA. NO OUTRO DIA, PELA MANHÃ, APÓS O CAFÉ, É HORA DE ZARPAR E TOMAR O RUMO INVERSO.COM SORTE ALGUNS BOTOS PODERÃO ACOMPANHAR O BARCO. MAIS UMA PARADA PARA BANHO E ALMOÇO, TALVEZ EM PONTA DE AREIA OU ITAPARICA. A TARDE NAVEGARMOS PARA SALVADOR.

                                     ITAPARICA
                                            http://itaparica.olx.com.br/



OBSERVAÇÃO:  VERIFICAR A REGULARIDADE DA EMBARCAÇÃO COM A CAPITANIA DOS PORTOS: MATERIAL DE SALVATAGEM E  SE ESTÁ CADASTRADA PARA " CHARTER".

SITES DE EMPRESAS DE ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES EM SALVADOR:

http://www.salvadorcharters.com/

http://www.bahiacharter.com.br/portugues.htm

http://www.hotdayaventuras.com/embarcacao.html

http://www.escunassalvador.com.br/barcos/index.htm

http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html

http://www.schoonerresort.com.br/

http://www.gurucacat.com.br/album_fotos.php

http://www.barcos-lanchas-bahia-boat.com.br/barragrande.htm


ILUSTRAÇÕES DE EMBARCAÇÕES QUE PODEM SER ALUGADA;


                                         ESCUNA ANTARES - 38 LUGARES
                                      http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html

         
                                     ESCUNA VERA LUCIA I  - 45 PASSAGEIROS
                                     http://www.centraldeescunas.com.br/galeria.html 


                                          CATAMARÃ GURUÇA CAT    54'
                                         http://www.gurucacat.com.br/

                                              INTERIOR DO GURUÇA CAT

ROTEIROS NÁUTICOS

NESTE ESPAÇO, COMENTAREMOS DESDE  ROTEIROS NÁUTICOS DE CURTA DURAÇÃO ATÉ LONGOS PERCURSOS EM NAVIOS DE CRUZEIROS. PROCURAREMOS DAR ÊNFASE AOS NÃO TRADICIONAIS, MAS NÃO MENOS INTERESSANTES.

POR ESTAREM À POUCAS MILHAS DE NAVEGAÇÃO E PELAS SUAS CARACTERÍSTICAS PROPÍCIAS A ESSA ATIVIDADE, A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REGIÃO DE MORRO DE SÃO PAULO, BOIPEBA, CAMAMU, PODEM SER LOCAIS CITADOS COM MAIOR FREQUÊNCIA,

ENTÃO, VAMOS ARRUMAR A MOCHILA, PEGAR O BARCO, SOLTAR OS CABOS, TRAÇAR O RUMO, E NAVEGAR PELO MAR DA BAHIA.


JOSEMAR

quarta-feira, 13 de julho de 2011

IMPORTAÇÃO DE FERTILIZANTE PELO PORTO DE ARATU EM ALTA

ACOMPANHANDO O “LINE UP” DO PORTO DE ARATU TENHO VERIFICADO QUE TANTO A QUANTIDADE DE GRANELEIROS COMO AS PARTIDAS DE FERTILIZANTES POR ELES TRANSPORTADAS, TEM SIDO BASTANTE SUPERIOR AO MESMO PERÍODO DE ANOS ANTERIORES.

TRADICIONALMENTE, POR RAZÕES DE MERCADO, INÍCIO DA PRÓXIMA SAFRA, O SEGUNDO SEMESTRE É O MAIS DEMANDADO POR ESSE INSUMO, MAS, NESSE ANO PERCEBO UMA MAIOR AQUISIÇÃO DAS MISTURADORAS PARA REFORÇAR SEUS ESTOQUES.

 A BAIXA DA MOEDA AMERICANA DIANTE DO REAL, PODE SER UM INDICATIVO DESSE COMPORTAMENTO DO MERCADO, ANTECIPANDO COMPRAS, POR CAUTELA EM RELAÇÃO A NOVOS FUNDAMENTOS DO MERCADO CAMBIAL, ACREDITANDO QUE A POLÍTICA MONETÁRIA ATUE CRIANDO MECANISMOS QUE VENHAM IMPEDIR A VALORIZAÇÃO DA MOEDA NACIONAL, AUXILIANDO OS EXPORTADORES.

OUTRA VERTENTE DEVE SER O AUMENTO DA ÁREA PLANTADA DE ALGUMAS ”COMMODITIES” AGRÍCOLAS, SOJA, MILHO E CAFÉ, POR EXEMPLO, QUE LEVARIA AOS AGRICULTORES ELEVAREM SUAS COMPRAS DE FERTILIZANTES NESSA SAFRA.

O QUADRO ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE DE NAVIOS COM CARGAS DE FERTILIZANTES PARA O PORTO DE ARATU COM OPERAÇÃO FINALIZADA, EM ANDAMENTO E COM PREVISÃO, É RESSALTAR QUE DESDE O INÍCIO DO ANO JÁ HOUVE DESEMBARQUES E OUTROS DEVERÃO OCORRER.

          DESEMBARQUE DE FERTILIZANTE - PORTO DE ARATU ENTRE 22 DE JUNHO E 06/08/11

NAVIO

FUNDEIO

ATRACAÇÃO

DESATRACAÇÃO

TONELAGEM

MASTER DAVIDOV

24/06/11

09/07/11

11/07/11

3.632

MERCURIUS

01/07/11

15/07/11

15/07/11

10.000

POWER RANGER

06/07/11

15/07/11

19/07/11

13.084

TAMAR

08/07/11

19/07/11

26/07/11

17.161

ALTIS

17/07/11

26/07/11

03/08/11

25.664

MAREM BULKER

20/07/11

03/08/11

08/08/11

15.217

FLORAL LAKE

25/07/11

08/08/11

15/08/11

17.000

PALAEMON

06/08/11

15/08/11

20/08/11

15.000

CLIPER TERMINUS

11/07/11

19/07/11

27/07/11

19.850

PEGASUS

25/07/11

30/07/11

10/08/11

27.337

AVRAMIT

30/06/11

10/07/11

21/07/11

24.550

PAXI

22/06/11

09/07/11

12/07/11

10.992

BULK LEO

05/07/11

12/07/11

18/07/11

10.000

AKTEA R

09/07/11

18/07/11

22/07/11

9.000

BRANT

16/07/11

22/07/11

03/08/11

28.704

TOTAL







247.191



ATRACAÇÃO - PREVISÃO

PARTIDA – PREVISÃO
TONELAGEM - PREVISTA


JOSEMAR