domingo, 20 de janeiro de 2013

SAMUEL CELESTINO: SEPULTARAM A CULTURA BAIANA

BELÍSSIMO ARTIGO ESCRITO POR "SAMUEL CELESTINO" SOBRE A DECADÊNCIA DA RICA E PLURAL CULTURA BAIANA EM RAZÃO DO MARASMO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS QUE SÃO MANTIDAS PELO NOSSO IMPOSTO, CUJA CARGA NÃO É PEQUENA, E POUCO FAZEM PARA A SUA PERPETUAÇÃO.

SAMUEL, FICA TAMBÉM O REGISTRO SOBRE O NOSSO LEGADO CULTURAL NÁUTICO, REPRESENTADO PELOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, ALÉM DA HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, RELEGADOS A ESCÓRIA PELA INSENSIBILIDADE DAQUELES QUE DEVERIAM ZELAR POR ESSES ACERVOS DOCUMENTAIS E NÃO O FAZEM.

O ÚNICO EVENTO, REALIZADO PARA TENTAR RESGATAR O SAVEIRO COMO UM BEM HISTÓRICO É A REGATA "JOÃO DAS BOTAS" MANTIDA PELA MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, SEM UMA COLABORAÇÃO MAIS DENSA POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA E PREFEITURA DE SALVADOR.

ESPERAMOS, QUE O PREFEITO ACM NETO, EM SEU DINAMISMO, VENHA EXIGIR DE SEUS AUXILIARES ATITUDES QUANTO AO REGASTE DO NOSSO PASSADO NÁUTICO, A COMEÇAR COM APOIO A ESSA REGATA DE SAVEIROS E ESCUNAS.


JOSEMAR



VEJAM O ARTIGO, A SEGUIR:

Coluna A Tarde: Sepultaram a cultura

                                                       
Coluna A Tarde: Sepultaram a cultura
A decadência do ciclo de festas populares da Bahia, como pode ser observada ano após ano, pode ter como marco a Lavagem do Bonfim. Trata-se de um nítido reflexo do desleixo dos governos, estadual e municipal, em relação à política cultural que, praticamente, inexiste, em especial na capital. Do ciclo de festas resistem a Lavagem e o Dois de Fevereiro, em homenagem a Iemanjá, no Rio Vermelho. As demais quase não são lembradas.  A começar pela festa de Santa Luzia, em quatro de dezembro, seguindo-se a da Conceição da Praia; a de Monte Serrat, onde o povo costumava estar presente para a virada do ano e, muitas vezes, esperava pela saída da Galeota “Gratidão do Povo”, levando a imagem do Nosso Senhor dos Navegantes para a Igreja da Conceição. Esqueçam a festa de Reis, na Lapinha. Está viva, como disse, a Lavagem do Bonfim, mas a festa na Colina ficou no passado. Saudades para a festa da Ribeira. A de Iemanjá, como salientado, mantém-se. Outras de bairros, como a da Pituba, morreram. A de Itapoan resiste, mas distante do que já foi.
 
Estão ainda, é certo, no calendário, mas em total decadência. Perderam a pujança popular. O ciclo de festejos, acima citado, seguramente está incompleto. A festa da Lavagem do Bonfim se transformou num mero acontecimento de exibição dos políticos, de tal modo que são eles que agora marcam o horário do início do cortejo, quando, antes, isso ficava por conta das baianas, com roupas belíssimas, carregando potes com água de cheiro para a lavagem do adro da Igreja. Seguiam-se carroças ornamentadas, os fiéis, o povo de santo, enfim, quem desejava se divertir na Colina do Bonfim, marco de chegada. Certa feita a Igreja Católica pretendeu - e não conseguiu - acabar a lavagem por considerar que a festa ganhara conotações profanas, num claro desconhecimento do sincretismo religioso do povo baiano.

Esse ciclo de festas dava – porque não dá mais – uma conotação diferenciada à Cidade da Bahia, como está nas obras de Jorge Amado. Atraia visitantes de várias partes  e contribuiu, e muito, para que Salvador fosse reconhecida como um dos principais polos turísticos do País, hoje também decadente pela indiferença, ou falta de apoio das gestões municipal e estadual. Na verdade, já foi detentora de uma cultura riquíssima, incluindo o Recôncavo, com o seu samba de roda e outras expressões culturais enraizadas no povo. Tudo isso está a se perder, e não é de agora. É um processo lento, que se acentuou nas últimas décadas sem que houvesse manifestação governamental.

Até as igrejas que se concentram com mais intensidade e beleza na cidade velha, ou centro histórico, são decadentes. Um bom número delas sofreu saques de ladrões de santos e de peças sacras de valor. Estão hoje fechadas, sem que o povo tenha acesso, por falta de segurança. No início da gestão, a primeira, de Antônio Imbassahy, ele pretendeu resgatar tradições católicas. Conversamos a respeito e a este assunto dei a visibilidade que estava ao meu alcance na imprensa.
 
Tratava-se de resgatar a prática que vinha da época da construção dos templos, que resumia num projeto pequeno, mas, mesmo assim, encontrou barreiras intransponíveis. A ideia era ressuscitar a prática de, às seis horas da tarde, ou hora da Ave Maria. As igrejas, pelo menos as do centro histórico e das proximidades do centro, tocariam os seus sinos ao mesmo tempo, convocando os fiéis católicos à oração, mesmo que não fossem à reza. Embelezaria a velha Salvador com o som dos sinos que, também, perderam o seu significado. O então prefeito se deparou com um aspecto inimaginável: o projeto era inexequível porque já não havia sineiros nas igrejas. Os que existiam eram poucos. A ideia morreu por aí.

Retornando ao ciclo de festas populares, a pergunta que se faz é para que servem as secretarias de cultura, estadual e municipal. Há acontecimentos culturais nesta cidade que sejam, aos que aqui habitam, possível frequentar? Não. Definitivamente, não!  No primeiro quatriênio de Jaques Wagner a cultura desapareceu, enquanto se engabelava falando-se em “nova política de interiorização da cultura”. Interiorizar o quê, se o que aqui existe está morrendo? A cultura assim foi banida da capital (como o grupo de balé do Teatro Castro Alves), e no interior não chegou. Perdeu-se em razão da total falta de competência do então secretário. Foi afastado do cargo nas mudanças feitas por Wagner para o segundo quatriênio. Deveria ter sido antes, como sinalizou a primeira-dama Fátima Mendonça, ao declarar que “a mudança de pneu poderia ser feita com o carro andando”. Declaração publicada no jornal da Metrópole.
 
Já a prefeitura municipal esqueceu o significado de cultura nos oito anos de João Henrique, com o descalabro da Fundação Gregório de Matos. Agora, abrem-se esperanças com o novo governo municipal. Espera-se que não misture o significado do que seja cultura com entretenimento. Isso se encontra nos shows como os que no momento acontecem no Festival de Verão, ou em outros entretenimentos semelhantes.
  
A Lavagem do Bonfim, razão desse comentário, passou a ser “festa de exibição de políticos”, para aplausos e vaias. Assim como já acontece, também, com os festejos do Dois de Julho. A festa passou a ser deles, porque a do Bonfim, a da Colina do Bonfim, não acabava nem iniciava com a lavagem do adro da Igreja. Essa já não existe, a exemplo das demais. O que ficou virou palanque para declarações políticas desastradas, patéticas e incompetentes.
 
Se os políticos se utilizam daquilo que já foi do povo, os governos que eles compõem têm a obrigação de devolver o aspecto cultural que está, ou esteve, nas raízes do ciclo de festejos da cidade. Mas não apenas isso. Salvador e a Bahia, de maneira geral, se tornaram pobres nesse aspecto. Os gestores sepultaram a cultura baiana em cova rasa.

*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde deste domingo (20 de janeiro de 2013)

sábado, 12 de janeiro de 2013

ESTAMOS EM FÉRIAS, JANEIRO DE 2013!



ATÉ O FINAL DO CARNAVAL DE 2013, ESTAREI DE FÉRIAS, EM RELAÇÃO AO TRABALHO, APROVEITANDO A BELEZA E OS PRAZERES DO MAR E DO VERÃO DA BAHIA.

NESSE INTERVALO DE TEMPO, SÓ IREMOS POSTAR SOBRE ACONTECIMENTOS PONTUAIS. 

BOM INÍCIO DE VERÃO, BOA SORTE!


JOSEMAR

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NOVA DRAGA INCORPORADA ÀS OPERAÇÕES DO ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU

A DRAGA "JAMES COOK" SE INCORPOROU ÀS OPERAÇÕES DE DRAGAGEM AO LARGO DO LOCAL ONDE SERÁ IMPLANTADO O FUTURO ESTALEIRO "ENSEADA DO PARAGUAÇU", JUNTANDO-SE AOS 4 OUTROS EQUIPAMENTOS QUE JÁ ESTÃO ATUANDO NESSE SETOR -  "KAISHUU" - "NICCOLO MACHIAVELLI" - "PEDRO ALVARES CABRAL" E "DN46"


JOSEMAR

Detalhes do navio

Tipo de Navios: Trailing suction hopper dredge
Ano de contrução: 1992
Comprimento x largura: 144 m X 25 m
Gross Tonnage: 12065, Porte Bruto: 16895 t
Velocidade registada (Max/media): 10.1 / 9.3 knots
Bandeira: Luxembourg [LU]
Indicativo: LXBW
IMO: 9020261, MMSI: 253254000

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

GRUPAMENTO NAVAL PM DA BAHIA - AQUISIÇÃO DE EMBARCAÇÃO LEVE DE PATRULHA - BAHIA NAVAL GROUP PM - ACQUISITION OF LIGHT PATROL VESSEL

UM PROVÁVEL GRUPAMENTO NAVAL, A SER CRIADO PELO POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, TESE QUE ESTE BLOG DEFENDE E FUNDAMENTA, VISANDO OFERECER MAIOR SEGURANÇA E ATENDIMENTO EFICAZ AOS PEDIDOS DE SOCORRO DOS NAVEGANTES DO NOSSO LITORAL, PODERIA ESTUDAR A AQUISIÇÃO DE EMBARCAÇÃO BLINDADA DO ESTALEIRO CARIOCA "DGS DEFENCE", DESDE QUE O CONTRATO PERMITA QUE AS MESMAS SEJAM PRODUZIDAS EM TERRITÓRIO BAIANO.

O COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, NA ESTEIRA DA OPERAÇÃO DE CRÉDITO APROVADA PELO BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO NO VALOR DE US$ 85 MILHÕES, PARA SER APLICADO NA QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA NÁUTICA NO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DEVE LEVAR PROJETO A MESA  DO GOVERNADOR DA BAHIA, PARA SANÇÃO, NO SENTIDO DE CRIAR O GRUPAMENTO NAVAL DA CORPORAÇÃO, NOS MOLDES DO GRUPAMENTO AÉREO, QUE TANTAS VIDAS TEM SALVO, TRABALHANDO OS DOIS GRUPOS EM CONJUNTO.

A INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA NA BTS TEM AUMENTADO DE FORMA GEOMÉTRICA, ASSUSTANDO AO NAVEGADORES DE LAZER QUE FREQUENTAM A NOSSA BAÍA, O QUE SEM DÚVIDA NENHUMA, LEVARÁ O BID A EXIGIR COMO CONTRAPARTIDA PARA A LIBERAÇÃO DESSES RECURSOS, A CRIAÇÃO DE UMA POLÍCIA NAVAL QUE ATENDERÁ COM MAIOR EFICÁCIA A NOVAS DEMANDAS QUE SURGIRÃO.

É FUNDAMENTAL QUE O GOVERNADOR JAQUES WAGNER, EXIJA DE SEUS AUXILIARES ENVOLVIDOS NESSE PROJETO, ATENÇÃO AOS ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS, ARQUEOLÓGICOS  E AMBIENTAIS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, EVITANDO QUE ESSAS INTERVENÇÕES QUALITATIVAS SIRVAM APENAS PARA DELEITE DE VISITANTES EXTERNOS.




VEJAM OS LINKS A SEGUIR: 

DO ESTALEIRO:

ECONOMISTA - CORECON 2065

domingo, 23 de dezembro de 2012

SISTEMA FERRY BOAT NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NÃO UTILIZA O AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM

AS EMBARCAÇÕES DO SISTEMA DE FERRY BOAT QUE OPERAM NO INTERIOR NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NÃO UTILIZAM O SISTEMA A.I.S - AUTOMATIC INFORMATION SYSTEM, DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO ENTRE NAVIOS, ALÉM DE TRANSMITIR OUTRAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PONTUAIS DAS EMBARCAÇÕES EM DESLOCAMENTO EM DETERMINADA ÁREA.

EXISTE NORMA INTERNACIONAL QUANTO A OBRIGAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, LEVANDO EM CONTA: ANO DE CONSTRUÇÃO, PORTE E UTILIZAÇÃO, SE INCORPORAREM AO SISTEMA. NÃO ENTENDEMOS COMO NAVIOS ENVOLVIDOS NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, OS FERRIES, OPERANDO NUMA ÁREA DE TRÁFEGO MARÍTIMO INTENSO, NESSE CASO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ATÉ O MOMENTO NÃO ESTEJAM INCORPORADOS AO A.I.S.

F/B RIO PARAGUAÇU
http://www.carnaval.bahia.com.br/noticias/transporte-intermunicipal-metropolitano-e-ferry-boat-funcionam-com-esquema-especial/

RESSALTAMOS QUE AS BARCAS E MULTI CASCOS UTILIZADOS NO TRANSPORTES AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO INTERIOR DA BAÍA DA GUANABARA ALÉM DE ESTAREM ACOPLADOS AO A.I.S, MANTÉM SEUS TRANSPONDER ATIVOS.

EM VIRTUDE DESSE AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO REDUNDAR EM MAIOR SEGURANÇA AO TRÁFEGO MARÍTIMO, DEVE A CAPITANIA DOS PORTOS DO ESTADO DA BAHIA, EM CONJUNTO COM O ÓRGÃO ESTADUAL DE REGULAÇÃO DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO NO ESTADO, A AGERBA, DILIGENCIAREM PROCEDIMENTOS PARA A OBRIGATORIEDADE  DO USO DO A.I.S. POR EMBARCAÇÕES DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO, NÃO SÓ NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COMO TAMBÉM, EM ÁREAS DO LITORAL BAIANO COM TRÁFEGO MARÍTIMO INTENSO, A EXEMPLO DE MORRO DE SÃO PAULO E BAÍA DE CAMAMU.

ACRESCENTAMOS QUE, A MEDIDA DEVE SER AMPLIADA AOS REBOCADORES PORTUÁRIOS OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAM A MORRO DE SÃO PAULO. BALIZAMENTO FIXO E FLUTUANTE, PODEM TAMBÉM SER ACOPLADO AO A.I.S.

O CATAMARAM QUE FAZIA LINHA PARA MORRO DE SÃO PAULO, E NAUFRAGOU NA ALTURA DA COSTA DE ITAPARICA, SE ESTIVESSE EQUIPADO COM O TRANSPONDER  PARA TRANSMITIR DADOS VIA A.I,S, FACILITARIA ÀS EMBARCAÇÕES DE SOCORRO LOCALIZAREM COM MAIOR FACILIDADE SUA POSIÇÃO, É CLARO, SE AS MESMAS TAMBÉM ESTIVESSEM NO SISTEMA E ENQUANTO A FONTE DE ENERGIA ESTIVESSE ATIVA.

O LINK A SEGUIR É UMA POSTAGEM DO BLOG SOBRE O A.I.S:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/07/hoje-pasando-pela-avenida-contorno-as.html 


JOSEMAR

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A TODOS, UM FELIZ NATAL E UM 2013 PLENO DE DIGNIDADE

O "VIAJANTE SEM PORTO" DESEJA A TODOS, ESPECIFICAMENTE AOS VISITANTES DO BLOG, UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO BALIZADO PELA CAPACIDADE DE INDIGNARMOS PERANTE OS FATOS NEGATIVOS QUE TEIMAM EM PAIRAR SOBRE O PAÍS.

QUE EM 2013, A CONSCIÊNCIA DE QUE SOMOS CIDADÃOS, E QUE ESTE CARGO É O MAIS REPRESENTATIVO DA REPÚBLICA, QUE PAGAMOS TRIBUTOS PARA MANTER UM ESTADO, QUE FOI IDEALIZADO PARA NOS SERVIR COM EFICIÊNCIA E NÃO PARA  SERMOS REFÉM DO MESMO, ESTEJA BEM CLARO EM NOSSOS ANSEIOS CIVILIZATÓRIOS.


QUE A CAPACIDADE DE INDIGNAR-SE PERANTE A INJUSTIÇA, VENHA ELA DE ONDE VIER, NÃO SEJA ENSOMBREADA PELA PASSIVIDADE E OMISSÃO DAQUELES, QUE EM SEU SILÊNCIO DESPREZÍVEL, SEMELHANTES A MORTOS VIVOS, SE COMPORTAM COMO AVESTRUZES, ESCONDENDO A CABEÇA EM UM BURACO QUALQUER, DIANTE DO PERIGO, ACREDITANDO QUE DESSA FORMA TUDO ESTEJA RESOLVIDO.

QUE 2012, TENHA OFERECIDO A TODOS ÀQUELES QUE ALMEJAM UM PAÍS MAIS JUSTO SOCIALMENTE E ECONOMICAMENTE, O EXEMPLO QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA E PREVALECERÁ DIANTE DOS INCAUTOS QUE INSISTEM EM LANÇAR CRIMINOSAMENTE SUAS MÃOS IMPURAS SOBRE O ERÁRIO PÚBLICO, ACREDITANDO QUE EM NOME DE LEGADOS, DEUSES OU PARTIDOS POLÍTICOS PERMANECERÃO IMPUNES.

PARTICULARMENTE A NÓS BAIANOS, QUE ESPERAMOS A COPA DE 2014 COM ENTUSIASMO, QUE FICAMOS FELIZES COM O CAMPEONATO MUNDIAL CONQUISTADO POR UM TIME DO SUL, COM OS SUCESSOS ALCANÇADOS PELO BAHIA E VITÓRIA, TENHAMOS,TAMBÉM, TEMPO PARA ENTENDER E SERMOS CRÍTICOS DIANTE DE FATOS VERDADEIRAMENTE RELEVANTES COMO:

AS ESTATÍSTICAS DE MORTES VIOLENTAS EM NOSSA CAPITAL E NO ESTADO DA BAHIA, QUE DIFERENTE DE REGIÕES COMO A FAIXA DE GAZA ONDE SE MORRE POR UM IDEAL, AQUI SE PERDE A VIDA POR MOTIVOS BANAIS; 

AS FILAS DEGRADANTES NAS UNIDADES DE SAÚDE, ONDE MESMO QUE O CIDADÃO SEJA ATENDIDO, O PRÓXIMO RETORNO SÓ SE DARÁ DEPOIS DE MESES, O QUE SIGNIFICARÁ A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE; 

O SISTEMA FERRY BOAT QUE CHEGOU AO NÍVEL DE SUCATEAMENTO EM QUE ESTÁ,  DE OITO EMBARCAÇÕES ENTREGUES AO PRIMEIRO CONCESSIONÁRIO, A COMAB, HOJE, 21/12/2012, EM INTERVENÇÃO, A PORTA DE MOMENTOS CRÍTICOS EM TERMOS DE DEMANDA, O SISTEMA SÓ CONTA COM 3 EMBARCAÇÕES. O PIOR DE TUDO É QUE A SOCIEDADE ARCA COM UM ÓRGÃO REGULADOR, QUE DEVERIA TER AGIDO TEMPESTIVAMENTE, DESDE O INÍCIO DA DEGRADAÇÃO, COM FIRMEZA, PELO DESCUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS, AO INVÉS DE APLICAR MULTAS INÓCUAS, QUE NÃO SERÃO PAGAS, E TAL ÓRGÃO PÚBLICO, NÃO SOFREU RESPONSABILIZAÇÃO PELA SITUAÇÃO NEFASTA A QUE SE CHEGOU.

UM ESTADO QUE SE DESTACOU NO NORDESTE, HOJE SE APRESENTA EM DECADÊNCIA, TENDO A SUA CAPITAL UM RETRATO CLARO DESSE MOMENTO, SEM CONTAR COM O MÍNIMO DE MOBILIDADE URBANA, A EXEMPLO DO METRÔ, DO ELEVADOR LACERDA, DA ESCADA ROLANTE DA ESTAÇÃO DA LAPA, O ABANDONO DO CENTRO HISTÓRICO E DA NOSSA BELA ORLA MARÍTIMA, ENTRE MUITOS.

DIANTE DE TUDO DITO ACIMA, NÃO PODEMOS PERMANECER PASSIVOS E SER MEROS ESPECTADORES NARCOTIZADOS PELA  POLÍTICA DO PÃO E CIRCO DA ANTIGA ROMA.

"NOSSAS VIDAS COMEÇAM A TERMINAR NO DIA EM QUE NOS CALAMOS SOBRE COISAS QUE IMPORTAM. É AGRADÁVEL ESPERAR QUE AS COISAS SUMAM IGNORANDO-AS, MAS CHEGA UM TEMPO EM QUE SE TORNA NECESSÁRIO DIZER PARE! ISSO É INACEITÁVEL!" - MARTIN LUTHER KING, JR


JOSEMAR

sábado, 15 de dezembro de 2012

DRAGAS OPERAM EM SÃO ROQUE. CANTEIRO DA PETROBRAS OU NOVO ESTALEIRO DO PARAGUAÇU" ?

DURANTE ESSA SEMANA, PERCEBEMOS A MOVIMENTAÇÃO DE 3 DRAGAS QUE APORTARAM NO FUNDEADOURO DA  BAÍA DE TODOS OS SANTOS. NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTE BLOG ACREDITOU, QUE A ESCALA EM SALVADOR SERIA PARA ABASTECIMENTO, EM DEMANDA A OUTRO PORTO MAIS AO NORTE.

COM O DESLOCAMENTO DAS DRAGAS AO CANAL QUE LIGA A BTS À BAÍA DO IGUAPE, JUSTAMENTE ONDE SE LOCALIZA O CANTEIRO DE PLATAFORMAS MARÍTIMAS DA PETROBRAS, SÃO ROQUE, E O LOCAL ONDE DEVERÁ SER IMPLANTADO O ESTALEIRO DO PARAGUAÇU, ACREDITAMOS QUE, SERVIÇOS DE DRAGAGEM SERÃO OPERACIONALIZADOS NESSE SETOR.

ESSA HIPÓTESE SE TORNA MAIS CONSISTENTE, EM VIRTUDE DE 2 DOS 3 EQUIPAMENTOS, DESDE ONTEM, ESTAREM REALIZANDO DESLOCAMENTO DA BARRA DO PARAGUAÇU EM DIREÇÃO, APROXIMADAMENTE, DE 12 MILHAS  DO FAROL DA BARRA, O QUE CLARAMENTE INDICA DESCARTE DE SEDIMENTOS.

O QUE NÃO ESTÁ CLARO, É SE O SERVIÇO FOI CONTRATADO PELA PETROBRAS, PELO ESTALEIRO A SER IMPLANTADO OU POR AMBOS. ACREDITO QUE NOS PRÓXIMOS DIAS OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO VÃO INFORMAR SOBRE O ASSUNTO.

DRAGAGEM EM ÁGUAS INTERIORES, É UMA OPERAÇÃO SENSÍVEL, QUE DEVE SER AMPARADA POR UMA ESTUDO AMBIENTAL PROFUNDO, E TAMBÉM, EM RELAÇÃO A PROVÁVEIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EXISTENTES NO SETOR E NO ENTORNO DAS OPERAÇÕES.

LINK - ARQUEOLOGIA NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/arqueologia-naval-na-baia-de-todos-os.html

OS EQUIPAMENTOS SÃO: "KAISHUU", "PEDRO ALVARES CABRAL" E "NICCOLO MACHIAVELLI". 

A "NICCOLO MACHIAVELLI" É UMA DRAGA DE CORTE E SUCÇÃO, OU SEJA, SE POSICIONA E O MATERIAL DRAGADO É DEPOSITADO EM BATELÕES PARA DESCARTES OU POR DUTOS SÃO ENVIADOS E APROVEITADOS EM ÁREA, PRÓXIMA, A SER ATERRADA. EFETUOU DRAGAGEM NO PORTO DE TUBARÃO, CUJO CALADO PASSOU DE 22M PARA 27M, PODENDO OPERAR NAVIOS COM 25M DE CALADO E 400 MIL TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO, QUANDO HOJE,O DESLOCAMENTO MÁXIMO É 340 MIL TONELADAS.

A "KAISHUU" E A "PEDRO ALVARES CABRAL" SÃO AUTO TRANSPORTADORAS. O MATERIAL DRAGADO É ARMAZENADO EM SEUS COMPARTIMENTOS, LEVADO PARA UMA ÁREA SEGURA, PRÉ DETERMINADA E LONGE DA COSTA PARA DESCARTE.

NO ENDEREÇO A SEGUIR, "SANTOS SHIPPHOTOS"- O VISITANTE DO BLOG PODE VERIFICAR O DIA A DIA OPERACIONAL DE UMA DRAGA QUE OPERA COM  "GRABS", NO PORTO DE SANTOS, A "MERSEY M". http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/ghd-mersey-m-j8b4158-bordo-em-uma.html


JOSEMAR

"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
"NICCOLO MACHIAVELLI", ÁREA DESCONHECIDA
http://www.marinetraffic.com/ais/

"NICCOLO MACHIAVELLI",OPERANDO NO PORTO DE TUBARÃO
http://www.marinetraffic.com/ais/

Vessel's Details - "NICCOLO MACHIAVELLI"
Ship Type: Cutter suction dredger
Year Built: 2011
Length x Breadth: 120 m X 32 m
Gross Tonnage: 8015, DeadWeight: 2680 t
Speed recorded (Max / Average): 8.7 / 8.1 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXMC
IMO: 9500211, MMSI: 253450000


"PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA


PEDRO ALVARES CABRAL" OPERANDO EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/

PEDRO ALVARES CABRAL" SENDO LANÇADA AO MAR EM PULA, CROÁCIA
http://www.marinetraffic.com/ais/


Vessel's Details - "PEDRO ALVARES CABRAL"
Ship Type: Trailing suction hopper dredge
Year Built: 2012
Length x Breadth: 135 m X 30 m
Gross Tonnage: 17130, DeadWeight: 26000 t
Speed recorded (Max / Average): 13.8 / 11.6 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXDY
IMO: 9606132, MMSI: 253365000

"KAISHUU" OPERANDO EM SINGAPURA

"KAISHUU" OPERANDO EM CANCUN - MÉXICO

"KAISHUU" OPERANDO EM SALVADOR - DRAGAGEM DO PORTO DE SALVADOR E ARATU

Vessel's Details - "KAISHUU"
Ship Type: Trailing suction hopper dredge
Year Built: 2002
Length x Breadth: 157 m X 28 m
Gross Tonnage: 17370, DeadWeight: 25900 t
Speed recorded (Max / Average): 6.9 / 6.3 knots
Flag: Luxembourg [LU]
Call Sign: LXHK
IMO: 9226152, MMSI: 253082000

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DIA 13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO, DIA DO HOMEM DO MAR


                                                                          

HOJE DIA 13 DE DEZEMBRO, COMEMORA-SE O DIA DO MARINHEIRO, INSTITUÍDO EM 4 DE SETEMBRO DE 1925, EM HOMENAGEM AO ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA - MARQUÊS DE TAMANDARÉ, FIGURA TUTELAR DA MARINHA, EM SUA DATA DE NASCIMENTO. 

AOS HOMENS DO MAR, QUE A BORDO DOS NAVIOS DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL, NO MAR, EM RIOS E LAGOS CUMPREM SUAS FAINAS, DEFENDENDO NOSSA SOBERANIA DE POVO, MINHAS HOMENAGENS DE CIDADÃO. 

ESPECIALMENTE, OFEREÇO ESTA MENSAGEM, A MEMÓRIA DE MEU QUERIDO PAI, QUE SERVIU COM CORAGEM, PROFISSIONALISMO E HONRADEZ, A MARINHA DO BRASIL. MEU ABRAÇO FRATERNO 

APROVEITANDO O ENSEJO DO DIA DO MARINHEIRO, APRESENTAMOS O CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE NAVIOS, ATRAVÉS DE SÍMBOLOS. 

O CÓDIGO INTERNACIONAL DE BANDEIRAS, É UTILIZADO ENTRE EMBARCAÇÕES, COMPOSTO DE 26 BANDEIRAS, REPRESENTANDO O ALFABETO, 10 NUMÉRICAS, 3 SUBSTITUTAS E UM GALHARDETE DE RECONHECIMENTO. TODAS AS BANDEIRAS REPRESENTANDO LETRAS, TAMBÉM REPRESENTAM UMA MENSAGEM ESPECÍFICA, MENOS A LETRA "R"

O CÓDIGO FOI ELABORADO EM 1855, APÓS A CONDENSAÇÃO DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PUBLICADO NA INGLATERRA EM 1857. AS CONVENÇÕES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, TEM AUTONOMIA PARA REVISÕES OU OUTRAS ADEQUAÇÕES AO CÓDIGO, SEMPRE COM CHANCELA DO I.M.O - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 


JOSEMAR


Alfa
Bravo
Charlie
Delta
Conserve-se afastado de mimLevo carga perigosaSim (Afirmativo)Estou a manobrar com dificuldade

Echo
Foxtrot
Golf
Hotel
Estou a guinar para estibordoEstou com avaria, comunique comigoPeço pilotoTenho piloto a bordo

Índia
Julliet
Kilo
Lima
Estou a guinar para bombordoEstou com incêndio a bordo, mantenha-se afastadoTenho uma comunicação a fazerFaça parar o seu navio

Mike
November
Oscar
Papa
O meu navio está paradoNão (negativo)Homem ao marTodas as pessoas devem embarcar

Quebec
Romeo
Sierra
Tango
Peço livre práticaSem significadoEstou a fazer marcha a ré a toda a forçaMantenha-se afastado

Uniform
Victor
Whiskey
X-ray
Vai sobre um perigoPeço assistênciaPeço assistência médicaPare as suas manobras

Yankee
Zulu
Galhardete 1
Galhardete 2
Estou a garrarPeço reboqueNúmero umNúmero dois

Galhardete 3
Galhardete 4
Galhardete 5
Galhardete 6
Número trêsNúmero quatroNúmero cincoNúmero seis

Galhardete 7
Galhardete 8
Galhardete 9
Galhardete 0
Número seteNúmero oitoNúmero noveNúmero zero

Galhardete de Reconhecimento
1ª Substituta2ª Substituta3ª Substituta

http://www.cne-escutismo.pt/recursos/csoutroscodigos/bandeiras.htm