sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SERVIÇOS DE PRATICAGEM - ATIVIDADE RELEVANTE DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA - PILOTAGE SERVICES - RELEVANT MARITIME NAVIGATION ACTIVITY

TECEMOS ESTE ESCRITO SOBRE PRATICAGEM, COM INTUITO  DE TRAZER A TONA AOS SEGUIDORES DO BLOG, UM NICHO DE IMPORTÂNCIA PARA  NAVEGAÇÃO, SEJA MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE, EM SUMA, A PRATICAGEM É O INÍCIO E TÉRMINO DA ROTA , OU SEJA,  A ENTRADA E SAÍDA DE UM PORTO OU FUNDEADOURO.

A NAVEGAÇÃO EM ALTO MAR SE DESENVOLVE NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS, SEM OBSTÁCULOS, EXCEÇÃO DE ATOL, BAIXIOS OU OUTRAS EMBARCAÇÕES, DIFERENTE DO DESLOCAMENTO EM ÁGUAS RESTRITAS.

EM TEMPOS REMOTOS, O VIGIA NO NINHO DE PEGA, SITUADO NO MASTRO PRINCIPAL ALERTAVA SOBRE PERIGOS A NAVEGAÇÃO OU AVISTAMENTO DE EMBARCAÇÕES INIMIGAS. EM CERRAÇÃO OS SINOS DE BORDO ERAM ACIONADOS DE TEMPO EM TEMPO A ESPERA DE RESPOSTA DE OUTRA EMBARCAÇÃO CUJO RUMO CRUZADO LEVASSE A UM ABALROAMENTO.


FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

ATUALMENTE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE SOBREMANEIRA SUBSTITUÍRAM A EXPRESSÃO A OLHO NU. O RADAR APRIMORADO NO PERÍODO DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL FOI DECISIVO PARA REGISTRAR E IDENTIFICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS A NAVEGAÇÃO, ESTABELECENDO DISTÂNCIA E DIMENSÃO DOS MESMOS.

OUTRO APARATO ELETRÔNICO É O SISTEMA  A.I.S - AUTOMATIC INFORMATION SYSTEM, ONDE AS EMBARCAÇÕES EMITEM SINAIS ATUALIZADOS EM CURTOS ESPAÇOS DE TEMPO SOBRE SUA POSIÇÃO, RUMO, VELOCIDADE, ALÉM DE DADOS COMPLEMENTARES COMO, PORTO DE ORIGEM E DESTINO, CONDIÇÕES DE MAR CONFORME A ESCALA DE BEUFORT, COMPRIMENTO E DESLOCAMENTO. 

O RADAR, A.I.S E GPS - GLOBAL POSITIONING SYSTEM, SÃO SISTEMAS COMPLEMENTARES, IDENTIFICANDO ALVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS NO AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, COM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ENTRE SI, NÃO IREMOS NOS APROFUNDAR NO PRINCÍPIO ATIVO DE CADA UM, APENAS REALÇAMOS QUE SÃO FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AOS PROCEDIMENTOS NÁUTICOS. 

NO PASSADO,  AS PROFUNDIDADES EM ÁGUAS ERAM MEDIDAS ATRAVÉS DE UM PRUMO MERGULHADO ATÉ O FUNDO, POR MEIO DA QUANTIDADE DE CABO UTILIZADO O MARINHEIRO INFORMAVA EM VOZ ALTA  A MEDIÇÃO AO COMANDO. ATUALMENTE O ECOBATÍMETRO  INSTANTANEAMENTE MONITORA A LÂMINA D'ÁGUA ONDE A EMBARCAÇÃO TRAFEGA.

COM A EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO, A PARTIR DAS EXPLORAÇÕES OCEÂNICAS O RELEVO MARÍTIMO PASSOU A SER  REGISTRADO EM CARTAS NÁUTICAS, AS MESMAS PODEM SER ABRANGENTES OU ESPECÍFICA DE UM QUADRANTE INDICATIVO PARA ACESSO A CANAIS DE NAVEGAÇÃO OU PORTOS. NOS DIAS ATUAIS PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO TRAÇAM O RUMO DESEJADO, MONITORANDO OS AJUSTES NECESSÁRIOS, PROVOCADOS PRINCIPALMENTE POR DECLINAÇÃO MAGNÉTICAS, CORRENTES MARÍTIMAS E VENTOS VARRENDO A SUPERFÍCIE OCEÂNICA.

DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XIX JÁ OCORRIA AÇÕES PARA REGULAMENTAR O SERVIÇO DE PRATICAGEM EM PORTOS NACIONAIS, ESPECIFICAMENTE EM 28 DE JANEIRO DE 1808 A INICIATIVA TOMA CORPO. NO PRESENTE, A LEI  9.537, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1997, REGULAMENTADA PELO DECRETO 2.596, DE 18 DE MAIO DE 1998 E NORMAM 12, FORMAM O ARCABOUÇO LEGAL E NORMATIVO DO SETOR.

A PRATICAGEM  É OBRIGATÓRIA NAS OPERAÇÕES DE EMBARCAÇÕES ORIGINÁRIAS DE MAR ABERTO EM DEMANDA A TERMINAIS PORTUÁRIOS OU ÁREA DE FUNDEADOURO E VICE VERSA, O QUE FAZ COM ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DENOMINADO DE PRÁTICO.

AO SE APROXIMAR  DA COSTA, AS PROFUNDIDADES REDUZEM E OBSTÁCULOS SE APRESENTAM, NEM SEMPRE DETALHADOS EM CARTAS NÁUTICAS, RESTRINGINDO A CAPACIDADE DE MANOBRA DAS EMBARCAÇÕES, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM CONHECEDOR DO ACESSO À ÁREA,  ASSUMINDO AS FAINAS NA PONTE DE COMANDO, ONDE O CAPITÃO SE AFASTA, MAS SUPERVISIONA TODAS AS VARIÁVEIS DA MANOBRA, QUE VÃO DESDE INSTRUÇÕES A CASA DE MÁQUINA, SOLICITANDO OU AVANTE, REBOCADORES E PESSOAL EM TERRA PARA MANUSEAR OS CABOS DE AMARRAS. 

AS ÁREAS DE PRATICAGEM, EM CADA PORTO OU TERMINAL SÃO ESTABELECIDAS PELA AUTORIDADE MARÍTIMA, O COMANDANTE DA MARINHA ATRAVÉS DO DPC - DIRETORIA DE PORTO E COSTAS,.

EMBARCAÇÃO UTILIZADA EM SERVIÇO DE PRATICAGEM
https://www.maritime-executive.com/corporate/vigor-to-build-two-56-pilot-boats-for-la-port-pilots

AS ESTAÇÕES DE PRATICAGEM - PILOT STATION - SE RESUMEM AO POSTO DE COMANDO, JUNTO AS EMBARCAÇÕES OPERACIONAIS E O CORPO DE PRÁTICO. OS VALORES COBRADOS PELOS SERVIÇOS SÃO ESTABELECIDOS CONFORME LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

                         ESTAÇÃO DE PRATICAGEM - PILOT STATION - PORT OF LOS ANGELES

https://dornsife.usc.edu/uscseagrant/15-vessel-pilots-ensuring-safe-port-calls/

ALÉM DAS ESPECIFICIDADES INERENTES A FUNÇÃO DE PRÁTICO, CADA PORTO OU TERMINAL PORTUÁRIO TEM SEUS PRÓPRIOS PARÂMETROS OPERACIONAIS.

EM TEMPOS ATRÁS, A ARRIBADA DO NAVIO A UM PORTO ERA IMPRECISA, O SISTEMA DE RÁDIO QUE ANTECEDEU AO TELÉGRAFO ERA INCIPIENTE, A PRATICAGEM ESTABELECIA POSTOS DE ATALAIA ONDE A OLHO NU  OU COM BINÓCULOS VARRIA O HORIZONTE A ESPERA DOS NAVIOS PROGRAMADOS OU ALEATÓRIOS. TEMPO  ONDE A FIGURA DO HOMEM DO MAR  REPRESENTAVA O MÍSTICO.

HOJE, UM NAVIO ZARPA DE UM PORTO CHINÊS,POR EXEMPLO, COM RUMO  A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, É MONITORADO PELO AIS. PROGRAMAS DE NAVEGAÇÕES SUBSTITUEM O VELHO TRAÇAR DE RUMO NA CARTA NÁUTICA, O USO DO SEXTANTE PARA DEFINIR POSIÇÕES ATRAVÉS DOS ASTROS FOI RELATIVIZADO. EM SUMA, NAVEGAR NOS DIAS ATUAIS É UMA BRINCADEIRA.

O PONTO QUE É O MESMO PARA OS PRÁTICOS DE HOJE E DO PASSADO É O ACESSO AO NAVIO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, FEITA DE CABOS, POSICIONADA NO COSTADO DO NAVIO, SEU USO PODE SER COMBINADO COM A ESCADA DE PORTALÓ, PRINCIPALMENTE EM NAVIOS DE GRANDE DIMENSÃO QUANDO EM LASTRO, O QUE AMPLIA A BORDA LIVRE

PRÁTICO SUBINDO A BORDO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, COM ESCADA DE DE PORTALÓ A DIREITA

https://www.flickr.com/photos/lotsemann/2254783967

O USO DO SERVIÇO DE PRATICAGEM, PILOT EM INGLÊS, É  IMPOSIÇÃO LEGAL. CASO O COMANDANTE DISPENSE O SERVIÇO E OCORRA NA MANOBRA ALGUM ABALROAMENTO OU ENCALHE, NÃO HÁ COBERTURA DE SEGURADORA.

IMPORTANTE FRISAR QUE  UM COMANDANTE EXPERIENTE QUANDO ACESSA O CANAL DE NAVEGAÇÃO DE UM PORTO POR MAIS DE UMA VEZ ELE TAMBÉM ADQUIRE O CONHECIMENTO PRÁTICO, TENDO, SE FOSSE PERMITIDO, A CAPACIDADE DE FINALIZAR COM SUCESSO MANOBRAS DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO SEM NECESSIDADE DE PILOTO A BORDO. ALÉM DISSO, DIVERSAS EMBARCAÇÕES TANTO MERCANTE, COMO DE CRUZEIRO POSSUEM PROPULSORES LATERAIS, QUE COMBINADOS COM A MÁQUINA PRINCIPAL DISPENSA O USO DE REBOCADORES E AUXILIA NAS MANOBRAS DE APROXIMAÇÃO OU AFASTAMENTO DO CAIS.

ESCADA DE PORTALÓ

http://salvador-nautico.blogspot.com/2017/04/escada-portalo.html

PROCURAMOS DE FORMA ACESSÍVEL, TRANSMITIR AOS NOSSOS SEGUIDORES  UM ASSUNTO TÉCNICO E RELEVANTE PARA O PROCESSO ECONÔMICO. 

PASSAREMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS NICHOS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LINKS PERTINENTES. 

UM FATO LÍRICO E FIGURATIVO PARA REGISTRAR OS PERIGOS E CORAGEM QUE ENVOLVIAM OS HOMENS DO MAR DA BAHIA, NO PORTO DE SALVADOR, ATÉ A 2ª METADE DO SÉCULO XX,  ENCONTREI NA LEITURA DO LIVRO MAR MORTO DE JORGE AMADO

"Está no rumo certo novamente. Ouve o navio que apita, que chama. Mas a onda que vem é muito forte e arranca com Guma de junto do leme. Nada pára o saveiro, que vai desarvorado, rodopiando com o vento. Talvez tudo tenha acabado e ele não tem um nome para dizer nessa hora. Não chegou ainda seu momento de morrer. Porque ainda não chegou a sua mulher. Nada com desespero, alcança uma borda do saveiro, toma do leme. Mas está voltado contra o navio, que já se vê na distância. Luta contra o vento, contra as águas, contra o seu corpo, que treme de frio. Recomeça a corrida. Seus dentes "tão apertados uns contra os outros”. Não sente nenhum medo. Quer acabar com aquilo de uma vez. Próximo, muito próximo, brilha o navio iluminado. A chuva cai pesada. 0 vento parte suas velas, mas ele já está gritando, junto do casco do Canavieiras: — Uma escada! Os marinheiros acodem. Jogam uma corda, que é amarrada ao Valente. Depois é a aventura de passar do saveiro para a escada oscilante de bordo. Duas vezes esteve prestes a cair, e então não haveria salvação, seria esmagado entre o navio e o saveiro. Sorri. Está ensopado de água e no entanto está feliz. No cais, a estas horas pensarão que esteja morto, que seu corpo viaje com Iemanjá. Sobe para a ponte de comando, o inglês lhe entrega o navio. Os maquinistas põem as máquinas a funcionar, os foguistas avivam o fogo, os marinheiros manobram. Guma é quem comanda. É ele quem dá ordens. Só mesmo assim um homem da beira do cais pode chegar a comandante de um navio. Só por arte de Iemanjá. Será uma única noite. Amanhã nem o inglês, nem seu Godofredo o conhecerão mais quando ele passar com o Valente. Ninguém o chamará de herói. Guma sabe disso. Mas sabe que sempre foi assime que só mesmo um milagre, como quer D. Dulce, pode mudar essa lei. Duas horas depois -a tempestade ainda dominava a cidade e o mar— o Canavieiras ia encostando no cais. As velas do Valente estavam retas, seu casco furado do atrito com o navio, o leme despedaçado. Contam no cais que nunca mais João Pequeno apareceu porque o navio já tinha encontrado o caminho do porto. E foi desde esse dia que se começou a falar em Guma na beira do cais da Bahia."

FICO A IMAGINAR A CHEGADA DA ESQUADRA HOLANDESA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 06 DE MAIO DE 1624, DEPOIS DE 6 MESES DE NAVEGAÇÃO, PARTINDO DO PORTO DE TEXEL, COMPOSTA DE 26 NAVIOS E CERCA DE 3400 HOLANDESES, COM ESCASSOS DETALHAMENTO EM TERMOS DE INFORMAÇÕES NÁUTICAS, MAPAS IMPRECISOS SOBRE A COSTA DE SALVADOR, SEM PRÁTICOS, TALVEZ TENHA BUSCADO  INFORMAÇÕES COM ALGUM NATIVO . QUE ODISSÉIA!!!, COMO GOSTARIA DE BEBER UM RUM COM ESTES MARUJOS E SEUS COMANDANTES, CONVERSANDO SOBRE HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIAS NOS 7 MARES.

ZONAS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:

PORTO DE ARATU

PORTO DE SALVADOR

TERMINAL ENSEADA

TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS

TERMINAL SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU

TERMINAL USIBA

TERMINAL PONTA DA LAJE

TERMINAL DOW QUÍMICA

PORTO COTEGIPE

BASE NAVAL DE ARATU

TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA

PORTO DO MALHADO

ÁREAS DE FUNDEIO:

ÁREA -  I - 6 NAVIOS

ÁREA II - 16 NAVIOS

ÁREA III - 22 NAVIOS

ÁREA IV - 1 NAVIO

ÁREA V- 35 NAVIOS

ÁREA VI - 1 NAVIO

ÁREA VII - 4 IATES DE ESPORTE E/OU RECREIO COM COMPRIMENTO TOTAL A PARTIR DE 60 METROS

PORTARIA Nº 32/CPBA, DE 09 DE ABRIL DE 2018

LINKS PERTINENTES:

https://www.marinha.mil.br/cpba/sites/www.marinha.mil.br.cpba/files/portaria_32_cpba_09abr_de_2018.pdf

https://www.marinha.mil.br/dpc/institucional/hist%C3%B3rico-da-diretoria-de-portos-e-costas

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2596.htm

https://www.marinha.mil.br/cpba/content/capitania-dos-portos-da-bahia-portarias

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/praticagem-brasil/

https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/folhetos/folheto102018.pdf

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/logistica-portuaria-e-venda-da-rlam.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/09/codigo-internacional-de-sinais-o.html

 https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/transferencia-crude-oil-83-nm-da-baia.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000436.pdf


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sábado, 10 de setembro de 2022

CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS - O ALFABETO NAVAL - BANDEIRAS DE COMUNICAÇÃO MARÍTIMAS - INTERNATIONAL SIGNAL CODE - THE NAVAL ALPHABET - MARITIME COMMUNICATION FLAGS

O ASSUNTO SERÁ DESCRITO NÃO PARA ATENDER O PROFISSIONAL DA ÁREA MARÍTIMA, MAS PRINCIPALMENTE PARA ENRIQUECER A CURIOSIDADE DOS AFICCIONADOS EM MATÉRIAS  RELACIONADAS AO TEMA.

O AVANÇO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DE SOBREMANEIRA SE ESTRIBA NAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELO PERPETUAR CIVILIZATÓRIO. O SER HUMANO FOI EVOLUINDO EM SUAS SOLUCÕES PELA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE. ASSIM FOI NO DESLOCAMENTO MARÍTIMO. DO REMO PASSAMOS A VELA, AO VAPOR, AO PETRÓLEO ATÉ A PROPULASÃO NUCLEAR. DA MESMA FORMA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES ENTRE NAVIOS SEGUIRAM ESTA TRAJETÓRIA. DOS SINAIS DE BANDEIRA E SONOROS, ATÉ A FONIA E POSIÇÕES POR SATÉLITE. VAMOS ENTÃO FOCAR NA COMUNICAÇÃO REALIZADAS POR BANDEIRAS DE SINAIS.

NOS PRIMÓRDIOS DA NAVEGAÇÃO AS BANDEIRAS HASTEADAS NO CIMO DO MASTRO PRINCIPAL, ALÉM DE REPRESENTAR O PODERIO DE UM IMPÉRIO OU REINO,  TRANSMITIAM INFORMAÇÕES DE UM NAVIO PARA OUTRO. PRINCIPALMENTE EM UM CENÁRIO DE COMBATE. MAS APENAS EM 1855 OBTEVE A CONFIGURAÇÃO ATUAL. COM OS TRABALHOS SENDO CONDUZIDOS PELA CÂMARA BRITÂNICA DE COMÉRCIO.

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_internacional_de_sinais

APÓS DIVERSOS AJUSTES ENTRE OS PAISES POSSUIDORES  DAS PRINCIPAIS MARINHAS MERCANTES DO GLOBO, O C.I.S (CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS) ALCANÇOU SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL EM 1988 SOBRE A ÉGIDE DA IMO - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 

O C.I.S É CONSTITUÍDO DE 26 BANDEIRAS ALFABÉTICAS, 10 NÚMERICAS, 3 SUBSTITUTAS, E UM GALHARDETE DE CÓDIGO OU RECONHECIMENTO.

ALGUMAS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS  PARA LETRAS E SEUS SIGNIFICADOS

AC - Estou a abandonar o meu navio
AN - Preciso de um médico
AM - Preciso de um médico
BR - Necessito de um helicóptero
CD - Peço assistência imediata
DV - Estou à derivaEF 
- O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado
FA - Pode fornecer-me a minha posição?
GW - Homem ao mar. Execute a sua recolha
JL - Corre o risco de encalhar
NC - Estou em perigo e peço assistência imediata
PD - As suas luzes de navegação não são visíveis
PP - Mantenha-se bastante afastado de mim
QD - Estou a deslocar-me para vante
QT - Estou a deslocar-me para ré
QU - Fundear não é permitido
QX - Solicito autorização para fundear
RU - Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade
SO - Deve parar o seu navio imediatamente
UM - O porto está fechado ao tráfego marítimo
UP - Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades
YU - Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais
ZL - O seu sinal foi recebido mas não compreendido


DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A COMUNICAÇÃO ENTRE NAVIOS EM ALTO MAR E TERRA EXPERIMENTAVA AVANÇOS CONSIDERÁVEIS. INCLUSIVE O SISTEMA DE RADAR DAVA SEUS PRIMEIROS PASSOS ENTRE AS PRINCIPAIS MARINHAS BELIGERANTES. ENTRETANTO, MESMO COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS OS SINALEIROS DESEMPENHAVAM FUNCÕES FUNDAMENTAIS A BORDO. PRINCIPALMENTE QUANDO O SILÊNCIO DE RÁDIO ERA IMPOSTO.

SINALEIRO A BORDO DO CRUZADOR PESADO  PRINZ EUGEN  SINALIZA PARA O COURAÇADO BISMARCK ANTES DO ENGAJAMENTO EM COMBATE CONTRA NAVIOS DA ROYAL NAVY
AS BANDEIRAS DO C.I.S NÃO APENAS SÃO USADAS NA CODIFICAÇÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS MAS TAMBÉM EMBANDEIRAM EM DATAS MAGNAS, CONFORME A TRADIÇÃO DE CADA PAÍS, OS MASTROS DAS EMBARCAÇÕES. 

OS DIAS DE EMBANDEIRAMENTO NO BRASIL SÃO:

DE GRANDE GALA - 7 DE SETEMBRO E 15 DE NOVEMBRO

DE PEQUENA GALA - 1º DE JANEIRO, 21 DE ABRIL, 1º DE MAIO, 19 DE NOVEMBRO, 25 DE DEZEMBRO E 28 DE DEZEMBRO ( DIA DA MARINHA MERCANTE)

EM FUNERAL - 2 DE NOVEMBRO 

TAL SHIP EMBANDEIRADO EM MOMENTO FESTIVO, - PORTO DESCONHECIDO

                    CT PIAUÍ  (D-31) EMBANDEIRADO EM PARADA NAVAL

https://pt.wikipedia.org/wiki/CT_Piau%C3%AD_%28D-31%29#/media/Ficheiro:CT_Piau%C3%AD_-_(D-31).jpg


LÂMPADAS DE SINALIZAÇÃO TAMBÉM SÃO USADAS PARA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS. OUTRO ASSUNTO, PARA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.

             MARINHEIRO DA MARINHA REAL AUSTRALIANA OPERANDO UM PROJETOR DE SINAL
                          https://stringfixer.com/pt/Signalman_%28rank%29#wiki-3

 

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

ACELEN RETORNA COM FORNECIMENTO DE MARINE FUEL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - ACELEN RETURNS WITH SUPPLY OF MARINE FUEL IN BAY OF ALL SANTOS

ACELEN, NOVA DESIGNAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, RECENTEMENTE PRIVATIZADA, RETORNA O FORNECIMENTO DE MARINE FUEL PARA NAVIOS FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

RELEVANTE NOTÍCIA PARA O SETOR ENVOLVIDO COM OPERAÇÕES PORTUÁRIAS E ECONOMIA BAIANA COMO UM TODO. A INTERRUPÇÃO DO FONERCIMENTO DE BUNKER, COMO TAMBÉM É DESIGNADO O COMBUSTÍVEL MARÍTIMO PARA NAVIOS DE GRANDE PORTE, IMPACTOU O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE INÚMERAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR.

                                                       SERRA POLAR

https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:774412/mmsi:710000022/imo:9229570/vessel:SERRA_POLAR

ESSA OPERAÇÃO GERA INÚMERAS ECONOMIAS EXTERNAS, DESDE A PRÓPRIA ACELEN QUE AMPLIA SUA RECEITA COM VENDAS DE DERIVADOS, PASSANDO PELA PRATICAGEM E MANUTENÇÃO DO NAVIO ENVOLVIDO NO TRANSBORDO. O SERRA POLAR.

                                  SERRA POLAR EM FAINA DE ABASTECIMENTO

            http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

A FAINA ENVOLVE O NAVIO A SER ABASTECIDO FUNDEAR EM LOCAL SEGURO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, EM CONDIÇÕES DE TEMPO FAVORÁVEL. A BARCAÇA SE POSICIONA NO COSTADO, PROTEGIDA POR DEFENSAS, COM MANGOTES SE INICIA A FAINA DE TRANSFERÊNCIA.

                                                                           SERRA POLAR 

          http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

Vessel Information

General

IMO: 9229570
Name: SERRA POLAR
Vessel Type - Generic: Other
Vessel Type - Detailed: Oil Products Tanker
Status: Active
MMSI: 710000022
Call Sign: PS5933
Flag: Brazil [BR]
Gross Tonnage: 1785
Summer DWT: 3338 t
Length Overall x Breadth Extreme: 74.17 x 14.52 m
Year Built: 2004
Home Port: RIO DE JANEIRO
Classification Society:
 
LINKS CORRELATOS:



 

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 6 de setembro de 2022

HOJE 06/09, MEU ANIVERSÁRIO! 66 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA!

HOJE COMPLETO 66 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA, KKK, NÃO SÃO TODOS OS DIAS. TEM SIDO UMA JORNADA GRATIFICANTE! CONTINUAREI LUTANDO PARA DIGNIFICAR O COMANDO SOBRE MEUS MEDOS E DECISÕES!!

OBRIGADO AOS MEUS PAIS DORA E JOÃO, SEM OS SEUS EXEMPLOS SERIA MAIS COMPLICADO!

OBRIGADO AOS MEUS QUERIDOS FILHOS, THIAGO, JOÃO HENRIQUE, BÁRBARA, MATHEUS E FELIPE, E A TODOS QUE TENHO A HONRA DE CONVIVER E TER CONVIVIDO, ME PROPORCIONANDO O SABER ADVINDO DA DIVERSIVIDADE!




JOSEMAR

CORECON 2065

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

PORTO DE ILHÉUS - RIO CACHOEIRA - MINHAS MEMÓRIAS - ILHÉUS PORT - CACHOEIRA RIVER - MY MEMORIES

ESCREVER SOBRE ILHÉUS ME TRAZ UM SENTIMENTO PRAZEROSO, APESAR DE TER NASCIDO EM SALVADOR, OS MEUS VÍNCULOS FAMILIARES E MINHA TRAJETÓRIA REPORTAM DE FORMA INTENSA A ESTA CIDADE E SEU ANTIGO PORTO, O QUE IREMOS DISCORRER NA ELABORAÇÃO DESTE TEXTO.

NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 MEU PAI, SUA IRMÃ, TIA GLORILDES, MINHA AVÓ JOSEFA, PARTIRAM DE ALAGOAS, REGIÃO DE PÃO DE AÇÚCAR, A BORDO DO NAVIO  CHATA MIRANDA, DO LLOYDE BRASILEIRO, ZARPANDO DO PORTO DE PENEDO LOCALIZADO NO RIO SÃO FRANCISCO, COM DESTINO A ILHÉUS.

                               MEU PAI, A ESQUERDA. E SEU IRMÃO, MEU TIO ANTÔNIO EM ILHÉUS - 17/11/44

                                                                       ACERVO DO BLOG

TIA LICA, OUTRA IRMÃ DO MEU PAI, SE ANTECEDEU A ESTA MIGRAÇÃO FAMILIAR,  ENCONTRAVA-SE NA CIDADE, COM TODA LOGÍSTICA PARA RECEBER OS FAMILIARES.

DEDICATÓRIA DA FOTO ANTERIOR
                                                                          ACERVO DO BLOG

MEU PAI, JOÃO ALVES, NA ÉPOCA COM 17 ANOS, DE INÍCIO TRABALHOU NO TABELIONATO DE TONICO BASTOS, PERSONAGEM DO ROMANCE DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA, EM 1940,  JOÃO PARTIU DE ILHÉUS COM UM GRUPO DE MENINOS PARA PRESTAR EXAME NA ESCOLA DE APRENDIZ DE MARINHEIROS DE SALVADOR, FOI APROVADO, CUMPRINDO SEU DESTINO DE CONHECER OS 7 MARES, A CONTRA GOSTO DE TONICO QUE GOSTARIA QUE JOÃO PERMANECESSE NO TABELIONATO,  POR SE AFEIÇOAR A MEU PAI, ELE O COLOCARIA COMO SEU SUCESSOR.

NESTE ÍNTERIM TIA LICA  CASOU-SE COM TIO OSCAR, QUE ATUAVA COMO CONFERENTE NO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, ATENDENDO A NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA, MAIOR EMPRESA DE NAVEGAÇÃO NACIONAL À ÉPOCA, DO LLOYD E COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

                 FOTO AÉREA -DATA DESCONHECIDA - PORTO RIO CACHOEIRA - PELO MENOS 4 PONTES DE ATRACAÇÃO SÃO VISÍVEIS

        https://ilheuscomamor.wordpress.com/2011/06/08/ilheense-ou-ilheuense/


ATÉ CHEGAR AO TEMPO DA MINHA IDA PARA ILHÉUS, QUANDO ASSUMI UMA SUPERVISÃO NO ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA, A CONVITE DE  JOSÉ HUGHES.  NO 1º ANO FIQUEI HOSPEDADO NA CASA DOS MEUS TIOS  LICA E OSCAR, FUI ACOLHIDO COMO FILHO, SEMPRE ÁS NOITES TINHAM RODAS DE CONVERSAS  COM TIO OSCAR E COLEGAS DE TRABALHO, EDUARDO (ARROZ DOCE), ZÉ CARLOS (ZÉ ESPETO), NALDO, GUIMARÃES (PISA), MERICA, BINHA, POSTERIORMENTE (PAULO UBIRAJARA) BIRA, QUE FOI TRANSFERIDO PARA A ILHÉUS 3 ANOS DEPOIS DE MINHA IDA.

BEBENDO UMAS CERVEJAS, FUMANDO CHARUTOS, CONTANDO ESTÓRIAS E HISTÓRIAS DO MAR, DE SALVADOR E ILHÉUS ANTIGAS, DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO VELHO PORTO RIO CACHOEIRA, OS NAVIOS, AS BARCAÇAS A PANO, A FERROVIA QUE TRAZIA CACAU DA ZONA RURAL PARA EXPORTAÇÃO. O CONVÍVIO COM TODOS  ESSES AMIGOS CITADOS, FAZIA O TEMPO TRANSCORRER DE MODO AGRADÁVEL

NESTA IMAGEM, NÃO TEMOS A DATA, OBSERVAMOS UM NAVIO MISTO, CARGAS E PASSAGEIROS POSSIVELMENTE DE CABOTAGEM. ALÉM DE COMPOSIÇÃO DE VAGÕES FERROVIÁRIOS QUE SERVIAM A ILHÉUS. A CHAMINÉ  NO DESTAQUE PERTENCIA A  FÁBRICA KAUFMANN  PROCESSADORA  DE CACAU.

https://pacoiosbateatro.webnode.com.br/album/ilheus-ontem/antigo-porto-de-ilheus-jpg/

O ADVENTO DA INTERNET PERMITIU-ME TER ACESSO A IMAGENS E TEXTOS, DE  FATOS QUE MEU PAI  E TIO OSCAR  RELATAVAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS LIGADAS AO MAR. HOJE, GOSTARIA DE DAR CONTINUIDADE AS CONVERSAS,  COM INDAGAÇÕES QUE IRIAM ESCLARECER MINHAS CURIOSIDADES. TEMPOS IDOS QUE FORAM MARAVILHOSOS. MAS SEGUIMOS. NA POSTERIDADE MEUS  RELATOS SOBRE O MAR DA BAHIA SERÃO ESTÓRIAS.

VAMOS AO OBJETIVO PRIMÁRIO DESTA POSTAGEM, QUE É O ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA. DESDE OS IDOS DE 1535, COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, A HISTÓRIA DE ILHÉUS E SEU PORTO SE INICIA. NÃO IREMOS DIVAGAR SOBRE ESSE PASSADO DISTANTE, QUE IMPLICA EM PESQUISAS MAIS APROFUNDAS, E SIM, SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, PRINCIPALMENTE DO PERÍODO DE 1940, DURANTE A II GRANDE GUERRA, INDO ATÉ A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO NO FINAL DE 1960. DESSE PERÍODO TENHO RELATOS DE PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA , A EXEMPLO DE MEU PAI E MEU TIO.

A CRESCENTE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAVOURA CACAUEIRA, JUNTO A RECEBIMENTOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, IMPULSIONARAM A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO ORGANIZADO E POR RAZÕES DE VANTAGENS NATURAIS O LOCAL ESCOLHIDO FOI O ESTUÁRIO DO RIO CACHOEIRA.

EM 06 DE ABRIL DE 1911 O EMPREENDEDOR BENTO BERILLO DE OLIVEIRA  FIRMOU COM A INTENDÊNCIA MUNICIPAL PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DO FUTURO PORTO DE ILHÉUS. COINCIDÊNCIA OU NÃO NESTE MESMO ANO EM 17 DE JULHO O VAPOR CANAVIEIRAS INAUGURAVA O PRIMEIRO TRECHO DE CAIS DO PORTO DE SALVADOR.

A ELITE ECONÔMICA DE ILHÉUS BUSCAVA NÃO DEPENDER  DA INFLUÊNCIA DE SALVADOR. EM ILHÉUS O CACAU ERA TRANSPORTADO EM PEQUENAS EMBARCAÇÕES E VELEIROS PARA SER EMBARCADO EM NAVIOS DE LONGO CURSO NO PORTO DA CAPITAL. O OBJETIVO MAIOR FOI ALCANÇADO COM A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE LONGO CURSO ATRAVÉS DO NAVIO DE BANDEIRA SUECA O FALCO, COM DESTINO A NOVA YORK EM 26 DE JANEIRO DE 1926.

IMAGEM INTERESSANTE, NÃO TEMOS A DATA, MAS PELA ESTRUTURA DOS NAVIOS,FUNDEADOS, 6 AO TODO, CARGUEIROS CLÁSSICOS, SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, PODE SER SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1950 A PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960. ESPERANDO EMBARQUE POR MEIO DE ALVARENGAS

https://transparencia.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/ilheus-completa-482-anos-de-historia/48560

PASSADO OS PRIMEIROS ANOS DO NOVO PORTO, FENÔMENOS NATURAIS COMEÇARAM A MOSTRAR SUAS FACETAS QUE DIFICULTAVAM O ENTRAR E SAIR DE EMBARCAÇÕES. ANTES DE RELATARMOS EPISÓDIOS ENVOLVENDO  OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO PERÍMETRO DO ANTIGO PORTO DE ILHÉUS SE FAZ NECESSÁRIO ESCLARECER  NUANCES ESPECIFICAS.

A BARRA DA BAÍA DO PONTAL É ESTREITA ENTRE SUAS MARGENS, A LESTE O MORRO DE PERNAMBUCO, A OESTE, ORLA QUE SE INICIA NA AV. 2 DE JULHO E SE PROLONGA PELA PRAIA DA AVENIDA. MESMO PARA ESSE TEMPO ONDE AS DIMENSÕES DOS NAVIOS DE LONGO CURSO ERAM BASTANTE INFERIORES AS EMBARCAÇÕES ATUAIS, A ENTRADA E SAÍDA DE NAVIOS ERAM REALIZADAS COM POUCA FOLGA NAS MANOBRAS. ESTE CENÁRIO SE POTENCIALIZAVA EM PERÍODOS DE VENTOS  INTENSOS E VAGALHÕES.

UM CASO EMBLEMÁTICO FOI O NAUFRÁGIO DO IATE ITACARÉ EM 23 DE AGOSTO DE 1939, NA ENTRADA DA BARRA FOI  AÇOITADO POR ENORMES VAGALHÕES, PROVOCANDO  O  EMBORCAMENTO DO CASCO, CAUSANDO INÚMERAS VÍTIMAS FATAIS, MANHÃ TRAUMÁTICA  PARA OS HABITANTES DA CIDADE, DURANTE MUITO TEMPO O EPISÓDIO MARCOU A VIDA  DOS ILHEENSES. TIA LICA ATUAVA COMO ENFERMEIRA PARTICIPOU DO ATENDIMENTO AOS NÁUFRAGOS.

COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO  SOBRE A ENTRADA E SAÍDA DAS EMBARCAÇÕES, POIS, NÃO SOU PRÁTICO, NEM COMANDANTE, OS NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, DEVERIAM SER REALIZADAS NA PREAMAR - NÍVEL MÁXIMO DE MARÉ, EVITANDO ENCALHES.

OS PORTOS LOCALIZADOS EM ESTUÁRIOS, QUANDO ÁGUA DOCE PROVENIENTES DE RIOS SE ENCONTRAM COM A ÁGUA DO MAR, PODENDO ACONTECER NO INTERIOR DE BAÍAS, A EXEMPLO DA BAÍA DE SANTOS, PARANAGUÁ E PONTAL. ESSES PORTOS RECEBEM CONSTANTEMENTE SEDIMENTOS TRAZIDOS PELA CORRENTEZA DOS RIOS, O QUE SE ACENTUA NOS PERÍODOS DE CHEIA 

DESCONHEÇO A DATA DESTA IMAGEM, NEM SEU CRÉDITO, MAS É RICA EM DETALHES, ONDE OBSERVAMOS  5 PONTES E UMA ESPÉCIE DE PIER. DA ESQUERDA PARA DIREITA UM VELEIRO ATRACADO, EM OUTRA PONTE 2 ALVARENGAS, SINALIZANDO QUE O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO ESTAVA OPERACIONAL, NEM EM SEU PIER DE MADEIRA. LOGO APÓS 2 EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS OFFSHORES, NA MARGEM DO PONTAL É VISÍVEL UM DESTROÇO DE NAUFRÁGIO, QUE DEVE SER O URUBATAN EM 1959 TRANSPORTANDO TAMBORES DE ASFALTO, OU  NOSSA SENHORA DE LOURDES EM 1957, TRANSPORTANDO GADO. POR ÚLTIMO NA ENTRADA DA BARRA UM REBOCADOR REALIZANDO O REBOQUE DE UMA ALVARENGA. QUE TEMPO SAUDOSO.


ESSE MATERIAL SE ACUMULA NAS BACIAS DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS REDUZINDO A PROFUNDIDADE, DEVIDO O ASSOREAMENTO, LEVANDO A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO PERIÓDICAS A FIM DE MANTER O CALADO  OPERACIONAL DE PROJETO.

A BAÍA DE ILHÉUS RECEBE ÁGUAS DE 3 RIOS, O ITACANOEIRA TAMBÉM CHAMADO DE FUNDÃO, SANTANA E CACHOEIRA, ESSE CENÁRIO LEVOU A DIFICULDADE DE ACESSO A NAVIOS DE LONGO CURSO FAZENDO COM QUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL DE ILHÉUS NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 TOMASSE POSIÇÃO QUANTO AO FUTURO PORTUÁRIO DA CIDADE.

IMAGEM ANTIGA DE ILHÉUS, NÃO TEMOS A DATA - O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO E MUITOS PRÉDIOS DA AV. SOARES LOPES AINDA NÃO EXISTIAM. A IMAGEM RETRATA O AEROPORTO NO BAIRRO DO PONTAL.

https://br.pinterest.com/pin/558939003731799477/

DEPOIS DE 3 ANOS VÁRIAS FORAM AS PROPOSTAS COLOCADAS À MESA DE DISCUSSÃO, DESDE A  ABERTURA DE UM CANAL LIGANDO O OCEANO ATLÂNTICO DIRETAMENTE A BAÍA DE PONTAL, ATÉ A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO OFFSHORE, EM MAR ABERTO, VENCEU A SEGUNDA. DIANTE DA DECISÃO, EM 1942 O ACESSO AO PORTO FOI CERCEADO A NAVIOS DE LONGO CURSO, FICANDO OS EMBARQUES REALIZADOS POR ALVARENGAS, BARCAÇAS SEM PROPULSÃO PRÓPRIA, ERAM REBOCADAS ATÉ OS NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DA CIDADE ILHÉUS.

NÃO É PRECISO SER ESPECIALISTA PARA ENTENDER QUE EM ÉPOCAS DE MAU TEMPO O SERVIÇO ERA INTERROMPIDO, EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS REBOCADORES E PELA PRÓPRIA BARCAÇA, POIS A SAÍDA DA BARRA SE TORNAVA PERIGOSA, ALÉM DO POSICIONAMENTO NO COSTADO DOS NAVIOS FICAR IMPRATICÁVEL.

PÁTIO DE TANCAGEM DA PETROBRAS - ANTES DO POLIDUTO LIGANDO A REFINARIA DE MATARIPE A ITABUNA E JEQUIÉ OS DERIVADOS DE PETRÓLEO DESTINADOS A REGIÃO SUL DO ESTADO ERAM DESEMBARCADOS NO PORTO DO MALHADO. NÃO EMOS A DATA.

https://br.pinterest.com/pin/558939003731799496/

NESSE INTERREGNO OS SERVIÇOS DE DRAGAGENS FORAM REALIZADOS DE FORMA CONTÍNUA, MITIGANDO O ASSOREAMENTO. A DECISÃO DE CONSTRUIR UM NOVO PORTO EM MAR ABERTO SÓ TEVE CONTORNOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, COM LOCALIZAÇÃO NA PONTA DO MALHADO, AO NORTE DO ANTIGO. RESSALTE-SE QUE O PORTO DO MALHADO, FOI O PRIMEIRO CONSTRUÍDO EM MAR ABERTO NO BRASIL

SOBRE O PORTO DO MALHADO TECEREMOS COMENTÁRIOS EM OUTRA OPORTUNIDADE.

RESSALTO QUE ILHÉUS NÃO ERA APENAS VISITADA POR NAVIOS, UMA IMENSA FROTA DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR ARMADOS EM TRAQUETE, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS E EMBARCAÇÕES MENORES MOVIDAS A MÁQUINA DENOMINADAS DE IATE, FREQUENTAVAM NÃO SÓ O ANCORADOURO DE ILHÉUS, COMO TODO LITORAL DA BAHIA, TRANSPORTANDO CARGAS, PRINCIPALMENTE CACAU, PIAÇAVA E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS, A ESSES HOMENS DEVEMOS NOSSO TRIBUTO, POIS NÃO SERÍAMOS UMA CIVILIZAÇÃO SEM SUA FAINA, CORAGEM E AUDÁCIA. 

A FREQUENTE ESCALA  DE NAVIOS DE BANDEIRA ESTRANGEIRA NA CIDADE PERMITIU A SOCIEDADE  ILHEENSE  MANTER UM ALTO  PADRÃO DE CONSUMO, EM BEBIDAS, ALIMENTOS EXÓTICOS, PERFUMES, ROUPAS, EM SUMA, COMPATÍVEL COM A RIQUEZA QUE O CACAU PROPORCIONAVA. O PORTO DE ILHÉUS FERVILHAVA COM FESTAS E RECEPÇÕES.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON - 2065  

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

AUSÊNCIA DE SAVEIROS NA LISTA DE INCRITOS DA REGATA ARATU MARAGOGIPE

ENTENDO QUE A LISTA DE SAVEIROS E ESCUNAS INSCRITOS PARA REGATA ARATU MARAGOGIPE DEVERIA TER DESTAQUE NO SITE, AFINAL DE CONTAS ESSAS EMBARCAÇÕES DOMINARAM O MAR DA BAHIA E DE SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE SÉCULOS.

IMAGEM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX, DENOTANDO QUE A PRAIA DO PORTO DA BARRA FAZ JUS AO NOME! VÁRIAS EMBARCAÇÕES ANCORADAS OU EM REFORMA NO SECO!!!! DESTACANDO. 3 SAVEIROS COM UM TIPO DE ESTRUTURA DE MASTREAMENTO, DESCONHECIDA POR MIM, SITUADA A MEIA NAU!!!!

DEVEMOS ENALTECER OS  SAVEIRISTAS QUE ENFRENTAVAM O RIGOR DO MAR, TANTO NO INTERIOR DA BAÍA COMO BARRA A FORA. HOMENS DE CORAGEM SEM IGUAL, NAVEGAVAM APENAS COM BÚSSOLA, OU ÀS VEZES, APENAS USANDO OS ASTROS PARA DEFINIREM SUA POSIÇÃO E SEU CURSO, SEM FONIA, SEM GPS, SEM PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO, SEM MOTOR, SEM PILOTO AUTOMÁTICO.

FOTOGRAFIA DO PORTO DA BARRA, COM ALGUNS SAVEIROS EM DESTAQUE! COMO, O MARCO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR ESTÁ PRESENTE NA IMAGEM, E O MESMO FOI INAUGURADO EM 29 DE MARÇO DE 1952, DESSA FORMA, A FOTOGRAFIA FOI TIRADA APÓS ESTA DATA.
http://www.salvador-antiga.com/barra/antigas.htm

LONGE DE SUAS FAMÍLIAS DURANTE SEMANAS, ENFRENTANDO O DURO SOPRAR DO VENTO SUL, MUITOS NAVEGANDO ATÉ SERGIPE E SUL DA BAHIA. QUANTAS ESPOSAS, AMANTES , FILHOS, NETOS, AMIGOS ESPERARAM NA BEIRA DO CAIS DO PORTO, A SILHUETA DAS VELAS BRANCAS NO HORIZONTE, MUITOS NÃO RETORNARIAM AO SEU PORTO.

NESTA IMAGEM, MAIS CONTEMPORÂNEA, POR VOLTA DO FINAL DE 1960, A PRAIA DO PORTO DA BARRA APRESENTA SEU FORMATO ATUAL, COM BALAUSTRADA, BANHISTAS, ETC! É VISÍVEL A MOVIMENTAÇÃO DE SAVEIROS DE CARGA. A ESTA ÉPOCA, A NAVEGAÇÃO AINDA PREDOMINAVA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS!!! AS ESTRADAS ERAM INCIPIENTES E O SISTEMA FERRY BOAT NÃO HAVIA SIDO IMPLANTADO!! OBSERVAMOS NA FOTOGRAFIA, 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA NO PRIMEIRO PLANO E MAIS ALGUNS DE VELA DE IÇAR EM SEGUNDO PLANO!! ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960, FUNCIONAVA UMA FEIRA E UMA PEIXARIA NO PORTO DA BARRA!!! LEMBRO-ME, QUANDO CRIANÇA, INDO ÀS SEXTA FEIRAS COM MINHA MÃE A ESTE LOCAL, ENQUANTO ELA PROVIDENCIAVA AS COMPRAS, EU CONTEMPLAVA A MOVIMENTAÇÃO MARÍTIMA NAS CERCANIAS DA ENSEADA, POIS DESDE CRIANÇA O MAR E SUAS EMBARCAÇÕES OFERECIAM SEU FASCÍNIO SOBRE MIM!!!

ESSES MARUJOS MERECEM SER REVERENCIADOS EM RELAÇÃO AOS COMANDANTES E TRIPULANTES DOS MAIS DE 100 VELEIROS QUE PARTICIPARÃO DA REGATA. EM PAÍSES CIVILIZADOS, QUE PERPETUAM SUA HISTÓRIA NAVAL, AS EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS SÃO AS VERDADEIRAS ATRAÇÕES EM EVENTOS NÁUTICOS. MUITO TRISTE, POR QUE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA SE DESENHOU POR MAIS DE V SÉCULOS COM SAVEIROS E SUAS VARIANTES LIGANDO O RECÔNCAVO A SUA METRÓPOLE, A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ESTA FOTOGRAFIA CUJA FONTE FOI O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS" DO NOSSO AMIGO HERALDO LAGO RIBEIRO, QUE TANTO CONTRIBUI PARA O RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA VELHA E QUERIDA CIDADE DE SÃO SALVADOR, OU SIMPLESMENTE A CIDADE DA BAHIA, COMO NOSSOS ANTEPASSADOS ASSIM À DENOMINAVA, REPRESENTA A REGATA DE SAVEIROS "JOÃO DAS BOTAS", INSTITUÍDA NA DÉCADA DE 1960 PELA MARINHA DO BRASIL, COM O INTUITO DE AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DOS SAVEIROS E DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA!! A REGATA QUE PERMANECE VIVA ATÉ HOJE, GRAÇAS A MARINHA DO BRASIL, SOFRE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA PELA FALTA DE INCENTIVOS AOS SAVEIRISTAS QUE AINDA MANTÉM ESTA ATIVIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!!!! PERCEBE-SE A GRANDE QUANTIDADE DE SAVEIROS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO A ÉPOCA DA IMAGEM EM COMPARAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, ALÉM DA PRESENÇA DE ESCUNAS QUE HOJE NÃO MAIS COMPETEM!!! A AUSÊNCIA  DO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR É LATENTE EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO, CUJA RAIZ É O MAR E SEUS HOMENS QUE DURANTE SECULOS LEVARAM O PROGRESSO, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO!!!!

SITE DA REGATA ARATU MARAGOGIPE -    http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/?nav=inscritos

A BAHIA E SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS. A IDENTIDADE, A FORÇA, A CORAGEM, O NACIONALISMO DO POVO BAIANO FORAM FORJADOS PELOS CAMINHOS DO MAR.SAVEIRO DE VELA DE IÇAR PARTICIPANDO DA PROCISSÃO MARÍTIMA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, EM 1950.VERIFIQUEM QUE À ARMAÇÃO VÉLICA É COMPOSTA DE UM MASTRO DE TRAQUETE POSICIONADO NA PROA.HOJE NÃO EXISTEM SAVEIROS COM ESTA CARACTERÍSTICA DE VELA, NAVEGANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, O QUE ERA COMUM ATÉ A DÉCADA DE 1960.
                          FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.



JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

PESCA ARTESANAL E SEMI INDUSTRIAL, UMA OPÇÃO VIÁVEL DE EMPREGO E RENDA PARA SALVADOR - BAHIA - ARTISANAL AND SEMI INDUSTRIAL FISHING, A VIABLE EMPLOYMENT AND INCOME OPTION FOR SALVADOR - BAHIA

PROSPECTANDO NICHOS SOCIOECONÔMICOS GERADORES DE RENDA E EMPREGO EM RELAÇÃO A SALVADOR E OUTRAS REGIÕES DO ESTADO, VAMOS TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADE PESQUEIRA  NA BAHIA.

O QUE SE FALA NOS ÚLTIMOS 16 ANOS ADJETIVANDO A BAHIA COMO TERRA DO JÁ FOI, NÃO É PRECONCEITO É UMA REALIDADE PALPÁVEL, MUITO ESCREVEMOS SOBRE O ASSUNTO, PRINCIPALMENTE EM ARTIGO DESTE BLOG QUE TRADUZ DE FORMA CLARA ESSE PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO E DESCONFIGURAÇÃO ECONÔMICA QUE LEVOU À FADIGA DO TECIDO SOCIAL DO ESTADO, CRISTALIZADA PELOS RECORDES  DE VIOLÊNCIA, ENTRE AS DEMAIS UNIDADES DA FEDERAÇÃO. O LINK DO ARTIGO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html.

SE TORNA ATÉ PATÉTICO E REPETITIVO INFORMAR QUE O ESTADO DA BAHIA POSSUI O LITORAL MAIS EXTENSO DO PAÍS, A MAIOR BAÍA, TODOS OS SANTOS, 2ª DO PLANETA, ALÉM DE UMA RICA HISTÓRIA NAVAL, TANTO EM NAVEGAÇÃO, COMO EM CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, HISTÓRIA ESTA, QUE SE FORMATOU EM MAIS DE V SÉCULOS, EM CONTRAPONTO IMPORTAMOS PESCADOS DE OUTROS ESTADOS PARA SUPRIR NOSSA DEMANDA DE CONSUMO.

AS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS QUE O MUNICÍPIO DE SALVADOR APRESENTA PARA  O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA SÃO INÚMERAS, ALÉM DE, EM DÉCADAS, NO ORGANOGRAMA DO GOVERNO DA BAHIA CONSTAR A EMPRESA PÚBLICA - BAHIA PESCA - VINCULADA A SECRETARIA DA AGRICULTURA, CRIADA COM O OBJETIVO DE TRAÇAR E VIABILIZAR RUMOS PARA O SETOR. UMA ENTIDADE DESSE PORTE GERA GASTOS ORÇAMENTÁRIOS  DE CUSTEIO E INVESTIMENTOS, QUE SERÃO ATENDIDOS PELO IMPOSTO PAGO PELO CIDADÃO, DESSE MODO, QUAL A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO EM SE MANTER EM ATIVIDADE A MESMA,  MUITO POUCO OU QUASE NADA FOI REALIZADO, A EXEMPLO DE POVOAR TANQUES E AGUADAS DE FAZENDAS COM ALEVINOS DE TILÁPIA E OUTROS PEIXES DE ÁGUA DOCE.

DESDE O DESEMBARQUE DOS PORTUGUESES EM TERRAS BAIANAS, CARPINTEIROS NAVAIS VINDOS NO SEIO DA ESQUADRA ENCONTRARAM EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS LOCAL IDEAL PARA CONSTRUÇÃO NAVAL, ALIADA A EXCEPCIONAL QUANTIDADE, DIVERSIDADE E QUALIDADE DE MADEIRAS PARA USO EM AMBIENTE MARÍTIMO. NO SÉCULO XIX O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL, CONSTRUINDO INCLUSIVE, NAVIOS DE BATALHA PARA NAÇÕES EUROPEIAS. 

EM SUMA, NOS DIAS ATUAIS, NA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS, SUBÚRBIO DE SALVADOR, ILHAS E ORLA DA NOSSA BAÍA, ESTALEIROS ARTESANAIS E CARPINTEIROS INDEPENDENTES, MESMO DE FORMA PRECÁRIA, CONSTROEM EMBARCAÇÕES QUE SÃO UTILIZADAS PARA PESCA, FORNECENDO SUSTENTO PARA INÚMERAS FAMÍLIAS, ALÉM DE ALIMENTAR UMA CADEIA PRODUTIVA QUE ALCANÇA COMBUSTÍVEL, MADEIRAS, COMPENSADO NAVAL, FIBRAS PARA CONSTRUÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, MOTORES, CABOS MARÍTIMOS, MATERIAL DE SALVATAGEM E ELETRÔNICOS, TUDO REGULADO PELA MÃO INVISÍVEL DO MERCADO, SEM PRATICAMENTE NENHUM APOIO DE GOVERNOS DA ESFERA MUNICIPAL E ESTADUAL.

PORTO DA SARDINHA - ENSEADA DO CABRITO
https://www.facebook.com/belezas.suburbio/posts/2318768421519545/

JUNTO A VENDA DO PESCADO, CUJA RENDA SERÁ APLICADA EM OUTROS SETORES, GERANDO ECONOMIAS EXTERNAS SIGNIFICATIVAS, OBSERVAMOS QUE OS ENTES GOVERNAMENTAIS NÃO TOMARAM INICIATIVAS QUANTO A UM LEVANTAMENTO QUALITATIVO DO SETOR, COMO CAMINHO EMBRIONÁRIO PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO NECESSÁRIO.

OBSERVO EM MINHAS IDAS A RIBEIRA E PASSEIOS QUE REALIZEI NO TREM DO SUBÚRBIO, DESUMANAMENTE DESATIVADO SEM NENHUMA ALTERNATIVA EM TROCA, ALÉM DA CONSTATAÇÃO VIA IMAGEM DE SATÉLITE, A QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA PESCA ARTESANAL TEM CRESCIDO DE FORMA GEOMÉTRICA, MANTENDO UMA PROPORÇÃO AO ÍNDICE DE DESEMPREGADOS, AQUI ATIGINDO UM DOS MAIORES ÍNDICES DO PAÍS..

ESSE PEQUENO PREÂMBULO SE FAZ NECESSÁRIO PARA SE TER UMA VISÃO CONTEXTUAL DA PESCA ARTESANAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL. 

BARCOS DE PESCA - RIBEIRA - SALVADOR - BAHIA
https://www.vanezacomz.com.br/passeio-na-ribeira/


A SEGUIR ELENCAREMOS O QUE ESTE BLOG VISLUMBRA COMO AÇÕES EFETIVAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PARA QUALIFICAR E AMPLIAR A ESCALA PRODUTIVA DESSE SETOR.

1) ANULANDO A NECESSIDADE DE CONTRATAR CONSULTORIAS INERTES E DESPROPORCIONALMENTE CUSTOSAS, A PREFEITURA DE SALVADOR DEVE CRIAR GRUPO DE TRABALHO, COM PRAZOS CLAROS PARA FINALIZAÇÃO DE TAREFAS, A FIM DE REALIZAR LEVANTAMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DO PESSOAL, BEM COMO EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS COM A PESCA ARTESANAL  NA ORLA MARÍTIMA DE SALVADOR. A PARTIR DO RELATÓRIO FINAL IDEALIZAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA O SETOR.

2) EM PONTOS ONDE SE LOCALIZAM MAIOR ESCALA DE EMBARCAÇÕES, CONSTRUIR, PRIORITARIAMENTE ESTRUTURAS NECESSÁRIAS PARA ATRACAÇÃO E FAINAS DE EMBARQUE DE GELO, RANCHO, ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL E DESEMBARQUE DE PESCADOS. ESSAS ESTRUTURAS, APÓS CONCLUSÃO PODEM SER GERENCIADAS ATRAVÉS DE COOPERATIVAS DE PESCADORES:

EMBARCAÇÃO PARA PESCA EM ALTO MAR - SANTA CATARINA
https://www.4oito.com.br/noticia/santa-catarina-busca-solucoes-para-viabilizar-a-pesca-de-camarao-17589


3) PROPORCIONAR  AMBIENTE FISCAL FAVORÁVEL A IMPLANTAÇÃO DE ESTALEIROS NA REGIÃO DE SALVADOR, PRINCIPALMENTE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COM PRODUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PESCA A PREÇOS ATRATIVOS, EM VIRTUDE DE ISENÇÃO DE GRAVAMES FISCAIS:

4) SONDAR ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM NAÇÕES DE EXCELÊNCIA NA ÁREA PESQUEIRA, ALÉM DE ESTADOS COM PESCA INDUSTRIAL AVANÇADA, A EXEMPLO DE SANTA CATARINA;

5) VERIFICAR VIABILIDADE ECONÔMICA VISANDO AMPLIAR A PRODUÇÃO DE PESCADO EM SALVADOR E TERRITÓRIO BAIANO, AGREGANDO VALOR A CADEIA PRODUTIVA, ATRAVÉS DE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS PROCESSADORAS.

6) ÁREAS JÁ ESTABELECIDAS PELAS SUAS PRÓPRIAS VANTAGENS LOCACIONAIS E COMERCIAIS A EXEMPLO DO PORTO DAS SARDINHAS NO LOBATO, ENSEADA DOS TAINHEIROS TERIAM PRIORIDADES, SE TORNANDO UM PILOTO PARA AS PRÓXIMAS INTERVENÇÕES;

7) CONTEMPLAR NO ELENCO DO CURRÍCULO ESCOLAR, DISCIPLINA VOLTADA  PARA ATIVIDADE  PESQUEIRA, COM  MATÉRIAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA PESCA EM ÁGUAS MARÍTIMAS, MANEJO DO AMBIENTE MARINHO NO CONTEXTO DA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES.  TUDO ISTO, VALORIZANDO  O SABER POPULAR, O LEGADO DE CONHECIMENTO EMPÍRICO DAS GERAÇÕES ENVOLVIDAS NAS FAINAS PESQUEIRAS.

8) AQUIRIR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DE PESCADOS DE COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES, DIRECIONANDO A RESTAURANTES POPULARES E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE SALVADOR.

9) ECONOMIA CIRCULAR - APROVEITAMENTO DE RESTOS DE PESCADOS  DIRECIONADOS A FABRICAÇÃO DE FARINHA DE PEIXE, PARA DIETA ANIMAL ATRAVÉS DE RAÇÃO BALANCEADA DE ALTO VALOR PROTEICO E NUTRICIONAL.

10) CRIAÇÃO DO GRUPAMENTO NAVAL NO ÂMBITO DA POLICIA MILITAR, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES FISCALIZAR A PESCA PREDATÓRIA (BOMBA).  https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-grupamento-naval-pm-ba.html

11) UM EXEMPLO DE AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO NAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE NÃO DEVE SER SEGUIDO, FOI A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PESQUEIRO NA RIBEIRA, QUE HOJE OPERA DE  FORMA PRECÁRIA OU SEJA SUBUTILIZADA, QUANDO DA INICIATIVA PARA CONSTRUÇÃO NÃO  SE PENSOU EM TODO CONTEXTO QUE ENVOLVE A ATIVIDADE PESQUEIRA, COM A AQUISIÇÃO DE  EMBARCAÇÕES COM MAIOR AUTONOMIA E TECNOLOGIA, TREINAMENTO ADEQUADO DOS ENVOLVIDOS NA FAINA DE PESCA E UMA BASE DE PROCESSAMENTO PROPORCIONAL  A ESCALA DO PROJETO.


JOSEMAR

ECONOMISTA  - CORECON - 2065 


domingo, 14 de agosto de 2022

13/08 - DIA DO ECONOMISTA

A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORTIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.




JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sábado, 6 de agosto de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE 27/08/2022 - CONTA COM 120 INSCRITOS ATÉ O MOMENTO

A REGATA ARATU MARAGOJIPE, QUE SERÁ RELIZADA NO DIA 27/08/2022 CONTA ATÉ ESTE MOMENTO COM 120 INSCRITOS, O RECORDE DE PARTICIPANTES DEVE SER QUEBRADO.

https://www.bahianoiteedia.com.br/regata-aratu-maragogipe-um-colorido-na-baia-de-todos-os-santos/

NÃO ESQUECENDO QUE MESMO SEM POSSUIR EMBARCAÇÃO VOCÊ PODE ALUGAR E PARTICIPAR, OU APENAS ACOMPANHAR ESSA GRANDE E ESPETACULAR FESTA NO MAR DA BAHIA.

http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/regata-aratu-maragojipe-53-anos-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/07/47-regata-aratu-maragojipe-200816-uma.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065








quinta-feira, 21 de julho de 2022

AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, ENTIDADE QUE PROMOVE AÇÕES EFETIVAS PARA O SETOR

FICO FELIZ POR POR TOMAR CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DA AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, COM OBJETIVO DE POTENCIALIZAR AÇÕES QUE VENHAM CONTRIBUIR PARA O AVANÇO QUALITATIVO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL DA BAHIA.

O BLOG VIAJANTE SEM PORTO SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR COM A AND NO QUE FOR POSSÍVEL. ABAIXO SEGUE ENDEREÇO ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO.

https://instagram.com/anb_bahia?igshid=YmMyMTA2M2Y=


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 12 de julho de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE - 27/08/2022 - CONTA COM 83 INSCRITOS

REGATA ARATU MARAGOJIPE QUE SERÁ REALIZADA NO SÁBADO 27/08/2022 CONTA, ATÉ ESTA DATA, COM 83 VELEIROS INSCRITOS, POSSIVELMENTE TEREMOS NOVO RECORDE DE PARTICIPANTES.


             https://joaoroma.com.br/em-defesa-da-regata-aratu-maragojipe

AQUELES COM INTERESSE EM PARTICIPAR MAS NÃO SÃO PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÃÕES PODEM ALUGAR VELEIROS, ESCUNAS, LANCHAS ACOMPANHANDO ESSE INTERESSANTE E PECULIAR EVENTO, TENHO CETERZA QUE MAGNÍFICAS RECORDAÇÕES FIGURARÃO NA MEMÓRIA

                              SAVEIROS - EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DA BAHIA