ESTAMOS POSTANDO LINK DE ARTIGO DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIA VERSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USINAS PROCESSADORAS DE LIXO, NA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ESTAMOS POSTANDO LINK DE ARTIGO DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIA VERSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USINAS PROCESSADORAS DE LIXO, NA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ESTAMOS POSTANDO PETIÇÃO DIRECIONADA A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS QUANTO AO TRÂMITE DE PROCESSOS VERSANDO SOBRE O PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES LOTADOS NO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DA BAHIA.
https://sifam.org.br/?p=5922ESTE TEMA DEVE PERMEAR O CENÁRIO ELEITORAL DA BAHIA EM RELAÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL. O RECONHECIMENTO DO DIREITO AO PERCEBIMENTO DA URV ATINGIRIA UM UNIVERSO SIGNIFICATIVO DE VOTOS, SERVIDORES E SEUS DEPENDENTES.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
PROTOCOLO PJECOR
PROTOCOLO DO PROCESSO
PROCESSO DISTRIBUÍDO COM O NÚMERO 0000812-13.2022.2.00.0805 PARA O ÓRGÃO CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, POSTERIORMENTE ENVIADO A 1ª VICE - PRESIDÊNCIA DO TJBA.
Além do mais, fazem parte do processo em questão, um portador de deficiência física e uma cidadã com mais de 90 anos de idade, com diversas enfermidades, tudo isto amparado por Legislação que regula prioridades em trâmites de demandas judiciais.
A título de informação, processos sobre pagamento de URV a servidores do Poder executivo da Bahia, se transformaram em matéria sensível, pois a confirmação do direito poderia impactar com relevância o Tesouro Estadual, o que não procede, considerando que os proventos básicos dos servidores do Executivo da Bahia são relativamente aquém dos poderes que já perceberam esse benefício e incorporaram aos seus proventos.
Gostaria de ressaltar que na Administração Pública, seja qual for a hierarquia ou a nomenclatura do cargo, não existem Deuses e sim obediência a Constituição, o "Estado de Direito" e os deveres Regimentais.
Ressaltamos que o processo em voga foi iniciado em 2005, ou seja, 17 anos, tempo que envergonharia qualquer nação civilizada - "afinal a ausência de celeridade, sob certo ângulo, é ausência de justiça".
A questão do meu direito ao recebimento da URV, hoje não se resume apenas ao aspecto pecuniário, mas principalmente a honradez e a dignidade, lutarei em todas as instâncias possíveis e legais.
Em tempo, almejamos para que averiguações, a exemplo da "Operação Faroeste", atuando sobre relações promíscuas entre poderes, com tentativa de aparelhamento por parte do Executivo, não sejam mais necessárias acontecer.
Desde já agradeço por tudo, solicitando confirmação do recebimento desse pedido.
"A força do direito deve superar o direito da força" Ruy BarbosaRETORNO A COMENTAR SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV - UNIDADE REAL DE VALOR, PARA SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO DA BAHIA, EM SUA MAIORIA, O QUE SE COADUNA CONTRA O PRINCIPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI, EM CONTRAPONTO A PASSIVIDADE DOS INTERESSADOS.
APENAS PARA REFORÇAR O
ENTENDIMENTO DAQUELES QUE NÃO SÃO SERVIDORES PÚBLICO DO ESTADO, A URV FOI
INSTITUÍDA EM 01 DE MARÇO DE 1994, COMO ÍNDICE QUE REFERENCIAVA O PODER DE
COMPRA DA MOEDA. COM A CRIAÇÃO DO REAL, DIVERSAS AÇÕES JUDICIAIS
FORAM INICIADAS NOS TRIBUNAIS, COM FUNDAMENTO DE PERDAS SALARIAIS NO MOMENTO DA
CONVERSÃO PARA O NOVO PADRÃO MONETÁRIO.
SERVIDORES DO EXECUTIVO TAMBÉ GOSTAM DE DINHEIRO
https://cearaagora.com.br/dinheiro-a-caminhoNESSE DECORRER, SERVIDORES DA JUSTIÇA BAIANA, INCLUSIVE DESEMBARGADORES E JUÍZES, ATÉ DE FORMA ADMINISTRATIVA CONSEGUIRAM INCORPORAR O PERCENTUAL DE 11,98% DA URV EM SEUS VENCIMENTOS BASE. O MESMO OCORRENDO COM CORPO FUNCIONAL DO LEGISLATIVO, SEUS ÓRGÃOS AUXILIARES O TCE - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E TCM - TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO. DIGA-SE DE PASSAGEM, COM O PAGAMENTO DO RESPECTIVO PASSIVO, MESMO DE FORMA ESCALONADA.
FICO FELIZ QUE SERVIDORES DOS PODERES CITADOS TENHAM OBTIDO, EM UM PRETÉRITO DISTANTE ESTE RESULTADO PECUNIÁRIO, PARABÉNS, "A LEI NÃO SOCORRE OS QUE DORMEM", “QUEM LUTA TEM DIREITO”. AO MESMO TEMPO UM CONSTRANGIMENTO ME PERPASSA PELA INERCIA DA MAIORIA DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, NA BUSCA PELO REMÉDIO JURÍDICO INDICADO PARA CURA DE SUAS DEMANDAS POR ESTE DIREITO.
SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO EM
SUA MAIORIA ELEGERAM SEUS REPRESENTANTES SINDICAIS, QUE AO INVÉS DE
DEFENDEREM OS DIRETOS DOS REPRESENTADOS SEGUIRAM OS CAMINHOS DO PELEGUISMO E DO
APARELHAMENTO IMORAL, SEM SEREM COBRADOS.
OUTRO PONTO SE TRADUZ POR
POLÍTICOS QUE EM CAMPANHA PARA GOVERNADOR PROMETERAM O PAGAMENTO DA URV, FORAM
ELEITOS, NÃO CUMPRIRAM A PROMESSA EM SUAS GESTÕES E ESSES MESMOS
SERVIDORES OS ELEGERAM PELA SEGUNDA VEZ.
ESTE É O MOMENTO DOS SERVIDORES
DO EXECUTIVO REFLETIREM E COBRAREM UM POSICIONAMENTO FIRME E CLARO DOS
CANDIDATOS COM RELAÇÃO A ESSE TEMA. LEMBRAR SEMPRE DAQUELES QUE PROMETERAM E
NÃO HONRARAM AS SUAS PROMESSAS.
O FATO DE UM PROCESSO JUDICIAL
TRAMITAR DÉCADAS A FIO, SEM UMA SENTENÇA, REFORÇA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS
CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, O MANTENEDOR DO ERÁRIO E RAZÃO DE SER DO ESTADO
CONSTITUÍDO, OU SEJA, O MESMO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO ESTE SER
REFÉM DE ARBÍTRIO DO PODER PÚBLICO. UM ABSURDO QUE OS INTERESSADOS ACEITAM COMO
UM DETERMINISMO DEPRIMENTE, DE SERVOS, DE PATRULHADOS, QUASE SEMPRE FALECENDO
SEM PERCEBER O RESULTADO FAVORÁVEL DA SENTENÇA, FICANDO PARA OS HERDEIROS, QUE
TAMBÉM NÃO SE INDIGNAM POR SEUS ENTES QUERIDOS.
QUE OS EVENTOS QUE NORTEARAM A
OPERAÇÃO FAROESTE, JAMAIS, NEM EM SONHO VOLTEM A CONTAMINAR A RELAÇÃO ENTRE OS
PODERES NO ESTADO DA BAHIA. QUE OS INTERESSES DO EXECUTIVO BAIANO EM NÃO HONRAR
E PROTELAR O PAGAMENTO DA URV, NÃO SEJAM FATORES DE PRESSÃO SOBRE DECISÃO
JUDICIAL DO TJBA EM RELAÇÃO À QUESTÃO. TENHO CERTEZA QUE NÃO. O MP – MINISTÉRIO
PÚBLICO DA BAHIA QUE JÁ FOI AGRACIADO COM O PERCEBIMENTO DA URV MONITORE MAIS
DE PERTO OS PROCESSOS JUNTO AO TJBA, EM RELAÇÃO À OBRIGAÇÃO DE FAZER DESSE
DIREITO.
PARA FECHAR, ARGUMENTOS SOBRE
IMPACTO DO PAGAMENTO DA URV ONERARIA O TESOURO DA BAHIA, PELO QUANTITATIVO DE
SERVIDORES LOTADO NESSE PODER, É UM ARGUMENTO FALACIOSO, NÃO EXISTE DOIS
DIREITOS, UM BENÉFICO PARA GRUPOS MENORES E OUTRO DRACONIANO PARA GRUPOS
MAIORES.
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/processo-judicial-urv-corregedoria-de.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065
NO CONTEXTO DESTE SITE, BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS QUE VENHAM AGREGAR PRODUTIVIDADE A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, PARTICULARMENTE NO ESPELHO D'ÁGUA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DAMOS CONTINUIDADE A NOSSA SÈRIE DE ENTREVISTAS, NESSE MOMENTO COM SENHOR MATHEUS OLIVA, DIRETOR COMERCIAL DA INTERMARÍTIMA, OPERADOR LOGÍSTICO E PORTUÁRIO.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
1-VIAJANTE SEM PORTO - O SENHOR PODE RELATAR O HISTÓRICO DA INTERMARÍTIMA, COMO GRUPO EMPRESARIAL LIGADO A LOGÍSTICA PORTUÁRIA NO ESTADO DA BAHIA?
MATHEUS OLIVA – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A é uma empresa baiana com 35 anos de atividades. Fruto do mais genuíno empreendedorismo, buscamos suprir serviços com excelência em apoio as atividades de comércio exterior dos nossos clientes. Através das mais atuais e melhores práticas de gestão e contínuos investimentos em infraestrutura e tecnologia, exercemos nosso propósito de trazer competitividade a economia baiana.
2-V.S.P - A INTERMARÍTIMA SE ESTRUTURA APENAS COMO OPERADOR PORTUÁRIO, OU TAMBÉM POSSUI CONCESSÕES NA RETROTERRA DO PORTO DE SALVADOR, ARATU OU MALHADO?
M.O – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A oferece soluções completas de logística e operações portuárias. Operamos no porto de Salvador dois terminais de carga para conteineres e carga geral. Recentemente arrendamos terminal portuário no Rio Grande do Norte, responsável por 100% das exportações de sal do Brasil. Nossas atividades vão muito além da operação portuária. Temos mais de 500.000m2 de área própria em Centros de Distribuição e extensa frota de caminhões e equipamentos.
3-V.S.P - QUAL LEITURA QUE O SENHOR FAZ, COMO EMPRESÁRIO DA ÁREA PORTUÁRIA ACERCA DOS LEILÕES DE ARRENDAMENTOS DE PIERS DO PORTO DE ARATU E QUE RESULTADOS PODEMOS ESPERAR EM RELAÇÃO A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DO SETOR PARA A BAHIA?
M.O – Os leilões foram imprescindíveis para possibilitar o investimento nos terminais de granéis sólidos do Porto de Aratu. Esperamos que a Bahia se torne mais competitiva com os investimentos a serem realizados pelo arrendatário.
4-V.S.P - A INTERMARÍTIMA EM ALGUM MOMENTO TEVE INTERESSE ESTRATÉGICO EM PARTICIPAR DO CERTAME COMENTADO ANTERIORMENTE?
M.O – Disputamos o certame do ATU 18 para movimentação de granéis vegetais com ultimo lance de R$ 50 milhões no leilão, sagrou-se vencedora a maior proposta de R$ 52 milhões.
5- V.S.P - HOJE A BAHIA CONTA COM UM TERMINAL PORTUÁRIO ESPECIALIZADO EM GRANÉIS VEGETAIS, O PORTO COTEGIPE NA BAÍA DE ARATU, OPERANDO TRIGO E MALTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO E SOJA NA EXPORTAÇÃO, QUE INCLUSIVE PASSA POR UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BERÇO. O SENHOR VER PERSPECTIVA PARA MAIS UM OPERADOR DE GRANÉIS VEGETAIS NO MÉDIO PRAZO?
M.O – Sim, é necessário expandir nossa infraestrutura para dar competitividade à produção do Estado bem como garantir que os produtos sejam escoados para Bahia. Hoje temos parte da produção baiana sendo escoada por Santos e por Itaqui.
6-V.S.P - A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O TERMINAL GRANELEIRO QUE FAZIA PARTE DO COMPLEXO DA EXTINTA USIBA, DEPOIS GERDAU OU APENAS TEM UMA CONCESSÃO DA ÁREA ATUANDO COMO OPERADORA?
M.O – A Intermarítima adquiriu o Terminal Marítimo Gerdau.
7-V.S.P - O SENHOR PODE ELENCAR OS GRANÉIS MOVIMENTADOS PELO TERMINAL GERDAU. SÃO CONTRATOS FIRMADOS, ESTABELECENDO UM PATAMAR DE MOVIMENTAÇÃO, OU OPERAÇÕES PONTUAIS?
M.O – O Terminal opera granéis sólidos com contratos de longo prazo e também cargas eventuais “spot”.
8-V.S.P - QUAL O CALADO HOMOLOGADO E PRANCHA DIÁRIA DE MOVIMENTAÇÕES DOS GRANÉIS OPERADOS PLO TERMINAL?
M.O – 11,30m de profundidade e prancha atual de 6.000t/dia. Porém com os investimentos e melhorias que estamos realizando, elevaremos a profundidade para 13m e a prancha para 12.000t/dia.
9-V.S.P - O TERMINAL GERDAU - INTERMARÍTIMA SE POSICIONA COMO CONCORRENTE DO PORTO DE ARATU EM RELAÇÃO A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS?
M.O – Os usuários e clientes que demandam serviços portuários para movimentação de granéis sólidos terão mais e melhores opções entre a Aratu e TMG. Com essa salutar concorrência, ganha a economia como um todo.
10-V.S.P - POR SER ARATU UM TERMINAL PÚBLICO, SE POSSÍVEL PERGUNTO SE O SR. TEM CONHECIMENTO DAS CAUSAS QUE TEM LEVADO A SUB UTILIZAÇÃO DO BERÇO SUL DO TGS DESSE PORTO. E SE ESTE CENÁRIO BENEFICIA A INTERMARÍTIMA EM CAPTURAR ESSE ECESSO DE GRANÉIS, EM VIRTUDE DE ARATU TER UM TEMPO DE ESPERA RAZOÁVEL PARA ATRACAÇÃO?
M.O – Falta de investimentos necessários para manutenção e melhorias do TGS Sul levaram a essa subutilização. Com o arrendamento e os investimentos previstos no edital, esperamos que essa situação se reverta.
11-V.S.P - A INTERMARÍTIMA TEM ATUADO COMO OPERADORA NA EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA, QUAIS AS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIO EM RELAÇÃO A ESSA PARCERIA
M.O – Somente posso desejar que o TUP Enseada prospere em sua iniciativa de oferecer mais uma solução portuária na Bahia.
12-V.S.P - A SENHOR PODE DETALHAR OS CAMINHOS LOGÍSTICOS PERCORRIDO PELA COMMODITIES DAS JAZIDAS AO COSTADO DO NAVIO
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
13-V.S.P - QUAL A CADÊNCIA DIÁRIA DE TONELADAS EMBARCADAS?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
14-V.S.P - AS OPERAÇÕES UNICAMENTE SÃO REALIZADAS COM GUINDASTES DE BORDO,
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
15-V.S.P - FAZ PARTE DE UM CENÁRIO FUTURO À AQUISIÇÃO DE SHIPLOADER , PARA ATENDER DEMANDAS CRESCENTES COM À EXPLORAÇÃO DE NOVAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO E USUÁRIOS.
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
16- V.S.P - QUAL O CALADO MÁXIMO OPERACIONAL E COMPRIMENTO LIMITE DE NAVIOS QUE SÃO HOMOLOGADOS PARA OPERAREM NO T.U.P ENSEADA?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
17-V.S.P- O ENSEADA OBTEVE RECENTEMENTE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÕES DE TRANSBORDO ENTRE NAVIO - TRANSSHIPMENT - A INTERMARÍTIMA SERÁ SUJEITO ATIVO NESSE PROCESSO. JÁ EXISTE UM PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO E HÁ PREVISÃO PARA O EMBARQUE PILOTO?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
18-V.S.P - QUAL O TIPO DE CARGA OPERADA PELA INTERMARÍTIMA NO PORTO DE ILHÉUS?
M.O – Soja, cacau, minérios e carga geral.
19- V.S.P - COMO O SENHOR VER O PROJETO DO PORTO - SUL
M.O – Uma solução completa para atender as exportações da BAMIN.
20-V.S.P -EM 22 DE JUNHO DE 2012, REALIZAMOS NESTE BLOG ENTREVISTA COM O SENHOR ROBERTO OLIVA VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA, NO DECORRER DESSE PERÍODO COMO O SENHOR COMPARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA DE ONTEM E NO MOMENTO, EVOLUÍMOS EM TERMOS DE COMPETITIVIDADE, ESTACIONAMOS OU REGREDIMOS.
M.O – Evoluímos na oferta de alternativas ao mercado vide os TUPs Gerdau e Enseada e a expansão do Tecon Salvador. Mas houve um retrocesso muito pernicioso à economia do Estado na questão ferroviária.
NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO
ELEITORAL PARA ESCOLHA DO PRÓXIMO GOVERNADOR DA BAHIA, TRAZEMOS ESTE TEXTO,
COMO UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, SUA
ZONA DE INFLUÊNCIA, ALÉM DAS MAIS POPULOSAS CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO
POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO
SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS MALÉFICOS LIXÕES A CÉU ABERTO, QUE INCLUSIVE
PELO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO TEM PRAZOS PARA SEREM EXTINTOS.
SALVADOR HOJE DESTINA
GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS
MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA
PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS
SE ACUMULAM DURANTE DIAS.
MESMO SENDO UMA OPÇÃO
LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO
IDEAL DE DESTINAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO E HOSPITALAR.
AS CÉLULAS QUE
COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UMA ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO
PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS PARA FACILITAR A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DO
RESÍDUO; QUE POR SUA VEZ SÃO SATURADAS MUITO RÁPIDO, EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO
POPULACIONAL, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ NECESSIDADE FREQUENTE DE AMPLIAÇÃO DE SUA
INFRAESTRUTURA.
MESMO SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS PARA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO
TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO
SUBSOLO CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.
SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR
BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO
CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL
DOS DIREITOS HUMANOS, CONSIDERANDO QUE O MARCO DE SANEAMENTO ESTABELECEU PRAZO
PARA EXTINGUIR ESTA PRÁTICA.
O QUE PROPOMOS É A
CONSTRUÇÃO DE UMA MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO
INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, APROVEITANDO A ESTRUTURA JÁ EXISTENTE DE EMPRESAS
MISTURADORAS DE FERTILIZANTES MINERAIS, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM
SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.
METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS SERIAM NESSA USINA SEGREGADOS E
UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS
PROCESSADORAS, O QUE INCENTIVARIA A ECONOMIA CIRCULAR. ESTA SEGREGAÇÃO DE
RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR NUMA ESCALA MENOR, MAS NÃO
O PROCESSAMENTO.
UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS, COMPONENTES E METAIS PESADOS, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.
http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.htmlA LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL A SER RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.
NESSAS UNIDADES O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SERÁ OPERACIONALIZADO ATRAVÉS DE MEIOS MAGNÉTICOS, POR ELETRÓLISE E MECÃNICOS, EVITANDO O CONTATO HUMANO.
AS CIDADES COM MAIOR
DENSIDADE POPULACIONAL QUE SE LOCALIZAM FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, A
EXEMPLO DE ILHÉUS, JUAZEIRO E VITORIA DA CONQUISTA TERIAM USINAS BASEADAS EM
ESTUDO DE VIABILIDADE, QUE SERIAM ALIMENTADAS COM LIXO COMPACTADO ORIUNDOS DAS
CIDADES CIRCUNVIZINHAS.
A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA REPRESENTA
INÚMERAS VANTAGENS NO CAMPO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL.
PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DE TAMANHA MAGNITUDE DEVE-SE CONTAR COM APOIO FINANCEIRO DO ESTADO, DOS MUNICÍPIOS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE, SEM MENCIONAR QUE O ESTADO SE TORNARIA UMA REFERENCIA INTERNACIONAL NO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.
O RESULTADO FINANCEIRO
PROVENIENTE DA OPERAÇÃO ADVINDA DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA
DOS PROCESSOS OPERACIONAIS E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS
GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
RESSALTAMOS QUE A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA GRANDEZA PASSA PELA
VONTADE POLITICA E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A
EXISTÊNCIA E O FUTURO, INDUZINDO GANHOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ESCRITO TÉCNICO, PARA SER ACESSADO POR PROPRIETÁRIO DE EMBARCAÇÕES DE LAZER OU INTERESSADOS, SOBRE OPERACIONALIDADE DE MOTORES DE POPA DE 2 E 4 TEMPOS.
https://blog.motooeste.com.br/motor-de-popa-4-tempos-2-tempos/
JOSEMAR
CORECON - BAHIA - 2065
HOJE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO É A RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS ONDE UMA INCIATIVA CAMINHA EM DIREÇÃO AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NESSA ÁREA.
PERSPECTIVA DA NOVA MARINA DA PENHAEM SUMA, O QUE PENSO A RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM ABAIXO AS SUGESTÕES:
01) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE SALVADOR, ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DEMAIS LOCALIDADES EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO;
A) VENDA E MANUTENÇÃO DE MOTORES E GERADORES MARÍTIMOS;
B) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL A EXEMPLO DE MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS, VERNIZES,
ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM E CABOS NAVAIS;
02) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL E BEM COMO CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;
03) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS, O PROPOSITO DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINA NOSSA CAPITAL;
04) PROPORCIONAR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, COMO TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;
05) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS DE EMBARCAÇÕES QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC.
06) ATUAR COM MECANISMO DE
INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NAVAIS
PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS
SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS. SALIENTAMOS QUE A BAHIA É 3º
MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE
SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE
RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;
07) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, COMO REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DE IEMANJÁ EM SALVADOR;
08) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO JUNTO COM SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS, PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU.
09) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;
ANTIGA EMBARCAÇÃO DA "COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA"10) TRANSFORMAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E IMPLANTAR UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;
11) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA EMBARCAÇÕES VISITANTES;
12) UTILIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE EMPREENDIMENTOS ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO, SERIAM ALOCADOS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS COCISA EM PARIPE, ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS;
13) INSTITUIR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ACRESCENTAMOS QUE ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA;
14) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;
15) IMPLANTAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM ÊNFASE AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;
16) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;
17) O SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;
18) ESTRUTURAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA, PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR;
19) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA,
EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL
DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL;
20) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE
REGATAS DE TAL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;
21) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA
ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO
D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS
MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDRO
PORTO;
22) FABRICAR RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE
NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE
CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS QUE AINDA
VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO
INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO
PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS
PARTICIPARIAM DE REGATAS.
ARTIGO TAMBÉM PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA":
JOSEMAR SOUZA SANTOS
ECONOMISTA - 2065
ESCREVO ESTE ARTIGO COM FELICIDADE INDOMÁVEL E RESILIÊNCIA, PELO DEVER CUMPRIDO EM OUTROS ESCRITOS, RELATANDO A IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, EM SE AMPLIAR O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, A "PONTA NORTE". MAIS DE 15 ANOS SE PASSARAM, UMA DELONGA INJUSTIFICÁVEL QUE DEIXA SEQUELAS DE ATRASO PARA A COMPETITIVIDADE DE NOSSAS TROCAS COMERCIAIS. MAS COMO TRADUZ O DITADO POPULAR - "ANTES TARDE DO QUE NUNCA".
SEM PRETENSÕES ACADÊMICAS,
RELATAREI UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DE FATOS QUE FIZERAM PARTE DA VIDA
ECONÔMICA DA BAHIA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX ATÉ O PRESENTE, PARA TENTARMOS
ELUCIDAR O APAGÃO DE ATITUDES E AÇÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA QUE TANTO ATRASAM O
AVANÇO DA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA E SUA PROJEÇÃO A NÍVEL GLOBAL,
JUNTO A UM FUNESTO PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE TAMBÉM AVANÇA
PERVERSAMENTE SOBRE NOSSO FUTURO ESTRATÉGICO.
NO SÉCULO XIX INICIOU-SE O
ESVAZIAMENTO DA ECONOMIA BAIANA, COM O DINAMISMO SE DIRECIONANDO PARA O SUDESTE
POR DIVERSAS RAZÕES HISTÓRICAS.
OS PORTUGUESES CHEGARAM, NO
PRIMEIRO MOMENTO, EM TERRAS BAIANAS E DURANTE MAIS DE 04 SÉCULOS TUDO ACONTECEU POR AQUI, EM VIRTUDE DOS RECURSOS NATURAIS E LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.
NOS IDOS DE 1500 O PODERIO
GEOPOLÍTICO E MILITAR PERTENCIA AOS POVOS QUE DOMINAVAM OS OCEANOS, PELA
QUANTIDADE E QUALIDADE DOS NAVIOS ASSOCIADO A PRONTIDÃO DE SUAS TRIPULAÇÕES.
PORTUGAL VISUALIZOU LOGO NO
INÍCIO O QUANTO ERA ESTRATÉGICO TER O DOMÍNIO DE UM ACIDENTE GEOGRÁFICO DO
PORTE E LOCALIZAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. OS
MESMOS A DENOMINARAM DE GOLFO, PELA SUA GRANDIOSA DIMENSÃO.
AQUI ENCONTRARAM ÁGUAS ABRIGADAS,
COM PROFUNDIDADES ADEQUADAS, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO POR DIVERSOS RIOS QUE
CONTRIBUÍRAM PARA A EXPLORAÇÃO DE SUAS ENTRANHAS, PELA NAVEGABILIDADE DE SEUS
CURSOS E TERRAS AGRICULTÁVEIS, FECHAVAM ESTE LEQUE.
AGREGA A ESTES FATOS ANTERIORES,
A RIQUEZA DA FLORESTA TROPICAL, PELA SUA DIVERSIDADE DE MADEIRAS APROPRIADAS A
CONSTRUÇÃO NAVAL E REFORMAS DE
EMBARCAÇÕES.
A BAHIA FOI SE DESTACANDO NO
CENÁRIO GLOBAL PELAS FACILIDADES PORTUÁRIAS E EXPORTAÇÃO DE ESPECIARIAS. AS EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAVAM AO SUL DA
ÁFRICA, CABO DA BOA ESPERANÇA, OU AO PACÍFICO VIA CABO HORN, ESCALAVAM NO PORTO
DE SALVADOR EM VIRTUDE DOS REGIMES DE VENTOS, QUE FAVORECIAM A NAVEGAÇÃO.
EM NOSSO PORTO, AS TRIPULAÇÕES
DESCANSAVAM, REALIZAVAM REFORMAS NAS EMBARCAÇÕES, O PORTO DA BAHIA, COMO ERA
DENOMINADO À ÉPOCA, ESTAVA SEMPRE COALHADO DE NAVIOS, SENDO O MAIS IMPORTANTE
ANCORADOURO NO HEMISFÉRIO SUL DURANTE GRANDE PARTE DO SÉCULO XIX.
EXEMPLIFICANDO A PROJEÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, PODEMOS CITAR O PRIMEIRO USO DO VAPOR PARA PROPULSÃO DE EMBARCAÇÕES NO BRASIL PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIOR ESTALEIRO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, INCLUSIVE SENDO AQUI CONSTRUÍDOS NAVIOS DE GUERRA PARA PAÍSES EUROPEUS, PRIMEIRA OBRA DE ENGENHARIA HIDRÁULICA DO PAÍS FOI EDIFICADA PELOS JESUÍTAS NA ILHA DE ITAPARICA, A PESCA DA BALEIA, INICIADA NOS IDOS DE 1602, PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO SÉCULO XX FOI A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DA BAHIA, NOSSOS ENGENHOS POVOARAM O RECÔNCAVO BAIANO, FORNECENDO AÇÚCAR PARA O MERCADO INTERNACIONAL.
NAVIO "ITAPARICA" APORTANDO NA CIDADE DO MESMO NOME. ESSA EMBARCAÇÃO JUNTO A SEU IRMÃO "MARAGOGIPE" FORAM AS ÚLTIMAS UNIDADES, COMPRADAS NA ALEMANHA, PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA "FERRY BOAT".A BAHIA ERA UMA REFERÊNCIA PARA COLÔNIA PORTUGUESA. CENÁRIO QUE FOI SE ALTERANDO EM CONSEQUÊNCIA DA MUDANÇA DA CAPITAL COLONIAL DE SALVADOR PARA O RIO DE JANEIRO EM 1763, JUNTO AO CICLO DE OURO. ASSIM, INICIA-SE O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO DA BAHIA.
É IMPORTANTE FRISAR QUE, O CACAU
SE APRESENTAVA EM PRATICAMENTE TODO O SÉCULO XX COMO UMA ATIVIDADE ECONÔMICA
RELEVANTE NO SUL DO ESTADO, GERANDO RIQUEZAS, ALÉM DO COMPLEXO FUMAGEIRO NO
RECÔNCAVO, LASTREADO COM CAPITAL ALEMÃO. O AUGE E DECLÍNIO DESSAS
"COMMODITIES", SERÁ TRATADO EM OUTRO ARTIGO.
A DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO ANO
DE 1939, NA LOCALIDADE DO LOBATO, CONFIGUROU-SE UM NOVO CICLO PARA ECONOMIA
BAIANA, QUE TEVE CONTINUIDADE COM A CONSTRUÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES EM
SETEMBRO DE 1950 NO RECÔNCAVO BAIANO. UMA REFINARIA DE PETRÓLEO REPRESENTA UMA
INDÚSTRIA DE BASE, SENDO MULTIPLICADORA DE INVESTIMENTOS E FORNECEDORA DE
INSUMOS PRIMÁRIOS PARA TODA CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS QUÍMICOS E
PETROQUÍMICOS.
NA ESTEIRA DA REFINARIA DE MATARIPE, COMO É CONHECIDA, SURGIU O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, O QUE POTENCIALIZOU UM NOVO NICHO PARA EXPLORAÇÃO LOGÍSTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
NO FINAL DA DÉCADA DE 1960
DEVE-SE RESSALTAR A PRIMEIRA INICIATIVA DE INSTALAÇÃO DE UM CENTRO INDUSTRIAL
COM RAÍZES NO PLANEJAMENTO, O CIA - CENTRO INDUSTRIAL DE ARATU, MAS COM VIDA
CURTA, POIS NÃO SE PENSOU NA INTEGRAÇÃO DE SUAS EMPRESAS. EM MEADOS DE 60 PARA
70 DO SÉCULO XX, NOVOS VENTOS SE INICIAM COM INSTALAÇÃO DE EMPRESAS DO
SETOR SIDERÚRGICO, A FERBASA E SIBRA,
PROCESSADORAS DE FERRO LIGAS E USIBA- USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, MARCO
PARA ESTADO, POR SER A ÚNICA SIDERÚRGICA
DO NORDESTE, A PRIMEIRA A UTILIZAR GÁS DE PETRÓLEO EM SUA OPERAÇÃO, NO PROCESSO
DE REDUÇÃO DIRETA. ALCAN - ALUMÍNIO E CARAÍBAS METAIS - CONCENTRADO DE COBRE.
COM AS VANTAGENS COMPETITIVAS E
COMPARATIVAS ADVINDAS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E DA PRESENÇA DA REFINARIA DE
MATARIPE, A BAHIA OBTEVE UMA VITÓRIA POLÍTICA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, ONDE
CONSEGUIU ATRAIR A INSTALAÇÃO DE UM POLO PETROQUÍMICO. O PRIMEIRO CENTRO
PETROQUÍMICO INTEGRADO DO HEMISFÉRIO SUL, SUPERANDO AS PRETENSÕES DO ESTADO DE
SÃO PAULO QUE ALMEJAVA EXPANDIR O MESMO EM DETRIMENTO DA CRIAÇÃO DE UM NOVO. A
VISÃO ESTRATÉGICA DE DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SUDESTE PARA OUTRAS REGIÕES
DO PAÍS, TAMBÉM FOI FATOR DECISIVO.
O COPEC – COMPLEXO PETROQUÍMICO
DE CAMAÇARI FOI A SEGUNDA E MAIS IMPORTANTE ONDA DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO
SETOR SECUNDÁRIO DO NOSSO ESTADO, COMO PRODUTOR DE BENS INTERMEDIÁRIOS.
POR FIM, NA DÉCADA DE 90, DEPOIS
DE OUTRA INTENSA LUTA POLÍTICA O GOVERNADOR DA ÉPOCA CONSEGUIU TRAZER A FÁBRICA
DA FORD PARA SER INSTALADA EM CAMAÇARI. A BAHIA INGRESSAVA NO RESTRITO CLUBE DE
PRODUTOR DE BENS FINAIS, CUJA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA SIMBOLIZA A EXPRESSÃO
MÁXIMA.
A PARTIR DE 2007, O GOVERNO DO
ESTADO PERTENCIA AO MESMO GRUPO POLITICO DO PRESIDENTE DO PAÍS, NA PERSPECTIVA
DO NOSSO DISCERNIMENTO, COMEÇA NESSE MOMENTO A PERDA DE POSIÇÕES RELATIVAS NO
ESPECTRO DO PIB NORDESTINO E NACIONAL, OU SEJA, UMA SITUAÇÃO POLÍTICA QUE
APARENTAVA SER FAVORÁVEL A BAHIA, SE MOSTROU UM CAMINHO INVERSO.
ESTE CENÁRIO SE MATERIALIZA COM A
DISPUTA PELA FÁBRICA DE POLÍMERO VERDE DO GRUPO BRASKEM. DENTRE AS OPÇÕES,
ENCONTRAVA-SE A BAHIA COM SEU POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI E OS GAÚCHOS COM O
POLO DE TRIUNFO. AS APOSTAS DO MERCADO
ERAM FAVORÁVEIS PARA O NOSSO COMPLEXO PETROQUÍMICO, NÃO SÓ PELA DIVERSIDADE E
COMPLEMENTARIEDADE DE SUAS UNIDADES PRODUTIVAS, EM RELAÇÃO A TRIUNFO, COMO
TAMBÉM A BAHIA ERA POSSUIDORA DE LAVOURAS DE CANA DE AÇÚCAR, O RIO GRANDE DO
SUL, NÃO. A CONQUISTA FICOU COM OS GAÚCHOS.
NESSE MESMO PRETÉRITO O NOSSO
ESTADO NECESSITAVA DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS PARA AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DE
SALVADOR - A "PONTA NORTE" E DE ARATU QUE TINHA CONGESTIONAMENTOS
CRÔNICOS, MAS, POR OUTRO LADO AS VERBAS FEDERAIS FORAM DIRECIONADAS PARA O
PORTO DE SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE, ESTE ÚLTIMO PARECIA UMA VINGANÇA PELA PERDA
DA FORD, QUE CULMINOU COM A NÃO REELEIÇÃO
DO GOVERNO PROTAGONISTA DO FATO.
SALVADOR ERA O ÚNICO PORTO A
MOVIMENTAR CONTÊINERES NO NORDESTE, DEPOIS DO BOOM DE INVESTIMENTOS EM SUAPE,
ESSE PORTO NOS ULTRAPASSOU NESTE TIPO DE
CARGA, PRINCIPALMENTE EM VIRTUDE DOS TRANSBORDOS, NAVIOS DE LONGO CURSO TRAZEM MERCADORIAS DE
IMPORTAÇÃO, DESCARREGAM, E ESSES CONTÊINERES SÃO CARREGADOS EM NAVIOS COM MENOR
DESLOCAMENTO E CONSEQUENTEMENTE COM MENOR CALADO, QUE PODEM SER OPERADOS EM
PORTOS COM PROFUNDIDADE RESTRITA, A EXEMPLO
DE MANAUS E OUTROS DA REGIÃO NORTE.
PERNAMBUCO, MAIS UMA VEZ GANHANDO
ESPAÇO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO À BAHIA, BUSCOU O CD - CONCEITO
DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, AS MERCADORIAS CHEGAM DOS CENTROS PRODUTORES DO
SUDESTE E SUL DO PAÍS, SENDO CONCENTRADAS NO PORTO DE SUAPE, EM SEGUIDA SÃO
DISTRIBUÍDAS NOS ESTADOS DA REGIÃO, GANHAM COM RECEITAS LOGÍSTICAS, POSTOS DE
TRABALHO E IMPOSTOS. ISTO EXPLICA POR QUE MUITOS NAVIOS DE CONTÊINERES VINDO DO
EXTERIOR TEM SUAPE COMO PRIMEIRO TERMINAL A SER TOCADO E NÃO O TECON SALVADOR.
É JUSTO AFIRMAR QUE, NA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO, SENTIDO EXPORTAÇÃO O TECON
SALVADOR É LÍDER ABSOLUTO, O QUE REFLETE AINDA A MAGNITUDE E DIVERSIFICAÇÃO DA
NOSSA ECONOMIA.
ENQUANTO CEARÁ E PERNAMBUCO AVANÇARAM
A PARTIR DE 2003, A BAHIA RETROAGE. NESSE INTERREGNO AO INVÉS DA AMPLIAÇÃO DA
REFINARIA LANDULPHO ALVES, OS INVESTIMENTOS FORAM DESTINADOS PARA A IMPLANTAÇÃO
DA ABREU DE LIMA, ENQUANTO A USIBA CERRA SUAS PORTAS, O CEARÁ CRIA SEU PARQUE
SIDERÚRGICO.
EM MAIS UMA CONTENDA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS, TENTAMOS ATRAIR A MONTADORA JEEP, MAS A MESMA FOI INSTALADA EM PERNAMBUCO. O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU FOI ERIGIDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, APÓS PERNAMBUCO JÁ CONTAR COM 3 ESTALEIROS, INCLUSIVE CONSTRUIU DIVERSOS NAVIOS SUEZMAX PARA TRANSPETRO, HOJE DOCA NAVIOS E O NOSSO CONTINUA FECHADO.
A NOVELIS ANTIGA ALCAN ENCERROU
SUAS ATIVIDADES, A NITROFERTIL, A SIBRA, A FORD IDEM, O PARQUE QUÍMICO DA DOW
REDUZIU SUAS UNIDADES PRODUTIVAS. APENAS CITANDO AS EMPRESAS ESTRUTURANTES E
MAIS SIGNIFICATIVAS.
PASMEM QUE, SALVADOR TENDO O
TURISMO COMO ATIVIDADE DA MAIS IMPORTANTE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM HOTÉIS,
TRANSPORTES, ALIMENTAÇÃO, RECEPTIVOS, FICOU SEM CENTRO DE CONVENÇÕES DURANTE UM
LONGO PERÍODO, É INACEITÁVEL.
A ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER COM
DIVERSAS VANTAGENS COMPETITIVAS, A EXEMPLO DE CLIMA PROPÍCIO A NAVEGAÇÃO A
VELA, ASSOCIADA A PRIMEIRA E TERCEIRA BAÍAS DO BRASIL, MAIOR EXTENSÃO LITORÂNEA, TUDO REPRESENTANDO O TERCEIRO MERCADO
NÁUTICO DE EMBARCAÇÕES DE RECREIO DO PAÍS.
MESMO POSSUIDOR DESSAS VANTAGENS,
NÃO TEMOS ESTALEIROS ORGANIZADOS COM ECONOMIA DE ESCALA PARA ATENDER NOSSAS
DEMANDAS NÁUTICAS, O QUE CONSTITUI MAIS UMA SANGRIA PARA ECONOMIA BAIANA.
QUANDO ADQUIRIMOS EMBARCAÇÕES E EQUIPAMENTOS NÁUTICOS EM OUTRAS UNIDADES DA
FEDERAÇÃO, TRANSFERIMOS RENDAS, EMPREGOS E IMPOSTOS PARA ESTES LOCAIS.
A AÇÃO A SER VIABILIZADA NESTE
CONTEXTO PELA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO SERIA A ELABORAÇÃO DE UM
PLANO ESTRATÉGICO E A SECRETARIA DA FAZENDA ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS
FINANCEIROS, IMPLEMENTARIA POLÍTICA FISCAL E LOCACIONAL PARA EXECUÇÃO DESSE
PROJETO. CONVOCANDO OS EMPRESÁRIOS DA ÁREA NÁUTICA DE LAZER DE OUTRAS REGIÕES,
ALÉM DOS PRODUTORES DE ROCHAS ORNAMENTAIS, PRODUTORES DE CAFÉ E OUTRAS
ATIVIDADES, OFERTANDO AOS MESMOS ESSES BENEFÍCIOS PARA REALIZAREM SEUS
INVESTIMENTOS EM NOSSO TERRITÓRIO, CONDICIONANDO O EMBARQUE DESSES PRODUTOS EM
PORTOS BAIANOS.
UM FATO À PARTE E EMBLEMÁTICO É A
POSIÇÃO QUE A BAHIA ASSUME COMO SEGUNDO PRODUTOR NACIONAL DE ALGODÃO, MAIS UMA
VEZ O ESTADO NÃO IMPRIMI AÇÕES EFETIVAS NO SENTIDO QUE A RIQUEZA AQUI GERADA,
REVERTA EM BENEFÍCIO DA ECONOMIA BAIANA. QUASE TODA EXPORTAÇÃO DESTE PRODUTO É
REALIZADA PELO PORTO DE SANTOS QUE FICA A MAIS DE 900 KM DAS REGIÕES
PRODUTORAS, EM RELAÇÃO AO PORTO DE SALVADOR. ASSOCIADA A ESTA REALIDADE, HÁ OS
CONSTANTES CONGESTIONAMENTOS DO PORTO PAULISTA, O QUE ELEVA O FRETE COBRADO,
POIS SÃO INCORPORADAS AS TAXAS DE "DEMURRAGE"- SOBREESTADIA. ENQUANTO
ISTO O PORTO DE SALVADOR GANHOU MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, UMA VANTAGEM PARA
ATRAIR ESSA CARGA. SÃO SITUAÇÕES INADMISSÍVEIS DIANTE DAQUELES QUE TEM O DEVER
GOVERNAMENTAL DE DESENVOLVER O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA.
A INERCIA DA FIEB – FEDERAÇÃO DAS
INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA, COMO
ÓRGÃO REPRESENTATIVO DE CLASSE, PERANTE ESSE PROCESSO DE
DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE GRAVITA SOBRE NOSSO PARQUE PRODUTIVO, É NOTÓRIO. CABE TAMBÉM A FIEB
REALIZAR ESTUDO SOBRE AS VOCAÇÕES PRODUTIVAS DE CADA REGIÃO DO ESTADO E
CONSTRUIR PONTES PARA EFETIVAÇÃO DOS RESULTADOS COM AS RESPECTIVAS ESFERAS
GOVERNAMENTAIS.
AQUISIÇÃO DA RLAM PELO FUNDO MUBADALA INVESTMENT COMPANY DE ABU DHABI DOS EMIRADOS ÁRABES PROPORCIONARÁ A AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESGARGALAMENTO DAS PLANTAS DESSA UNIDADE INDUSTRIAL, ALÉM DESSE GRUPO SER CONTROLADOR DA DETEN SITUADA NO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, CUJA RLAM É FORNECEDORA DE INSUMOS, VERTICALIZANDO A ATUAÇÃO DO MUBADALA NO AMBIENTE ECONÔMICO DO ESTADO. A VENDA DOS ATIVOS DA BRASKEM NA BAHIA TAMBÉM ESTÁ NA TELA DO RADAR DO GRUPO.
NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, AÇÕES IMPORTANTES
NO CENÁRIO LOGÍSTICO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMO CITADOS ANTERIORMENTE, EM 2020,
TEMOS A AMPLIAÇÃO DO TECON SALVADOR, EM MAIS UM BERÇO PARA NAVIOS PORTA
CONTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO E AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA AO ESTALEIRO ENSEADA DO
PARAGUAÇU PARA OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, COM EMBARQUES
INICIAIS DE MINÉRIOS DE FERRO.
JOSEMAR SOUZA SANTOS - CORECON 2065
SALVADOR, EM 10 DE AGOSTO DE 2021
ECONOMISTA, PELA UCSAL
PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU,
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL PÚBLICA, REALIZADO NO PERÍODO DE ABRIL
A DEZEMBRO DE 2000, UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - MONOGRAFIA -
ESTRUTURA PORTUÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, UM RELATO OPERACIONAL.
"PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM ÓRGÃO DE INFRA ESTRUTURA DE TRANSPORTES, INÍCIO EM 24/03/2007 E TÉRMINO EM 07/05/2008, UFBA -UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - MONOGRAFIA -ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO.
PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTICIAS EM 10/09/2021: https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1388-economia-baiana-um-processo-de-decadencia-nexo-de-causa-e-efeito.htmlNETUNO OFEREÇA O RUMO A TODOS HOMENS DO MAR NA SUA FAINA DIÁRIA NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS!!