segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, UMA ATIVIDADE RELEGADA

DIANTE DAS ATUAIS E NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS DO CENÁRIO ECONÔMICO QUE  ENVOLVEM A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, A EXEMPLO DA NOVA FEIÇÃO QUE A GESTÃO ATUAL DA PREFEITURA VEM IMPLEMENTANDO EM QUALIFICAÇÕES DOS ESPAÇOS URBANOS, JUNTO À INAUGURAÇÃO DO MAGNÍFICO CENTRO DE CONVENÇÕES, NO FINAL DE 2019, A MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO, VOLTAMOS A TECER ALGUNS TÓPICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SETOR NÁUTICO DE LAZER COMO INDUTOR DE RENDA E EMPREGO.

O RETORNO DE EVENTOS NÁUTICOS INTERNACIONAIS CONQUISTADOS COM MUITO ESFORÇO, POSTERIORMENTE PERDIDOS EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE FUNCIONAL DE ALGUNS GOVERNOS, HOJE RETORNAM. CITAMOS A REGATA "JAQUES VABRE".


REGATA JACQUES VABRE

A RIBEIRA CAMINHA PARA POTENCIALIZAR SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, O QUE JÁ SE TORNA UM CAMINHO, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.

EM SUMA, O QUE PENSO À RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM  ABAIXO AS SUGESTÕES:


1) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE  SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NOS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO; 

a) MOTORES - VENDA E MANUTENÇÃO;

b) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL- MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS,VERNIZES, ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM, CABOS NAVAIS;

2) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL, E CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;



MARINA ARATU

3) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS  EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS  COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS. A EFICÁCIA DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINOU A PÁTRIA.

4) CONSTRUIR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA, NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, A EXEMPLO DE TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;

5) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC. 



IMAGEM DO PORTO DE SALVADOR EM 1873

6) ATUAR COM MECANISMO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTO NAVAIS PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS; A BAHIA É 3º MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;

7) PROMOVER CIRCUITO DE VELA DE OCEANO, FEIRAS NÁUTICAS, CONVIDANDO VELEJADORES E ESTALEIROS DE OUTROS PAÍSES, ALÉM DE BRASILEIROS;




SAVEIRO DE VELA DE IÇAR, COM MASTRO DE TRAQUETE - EMBARCAÇÃO TÍPICA DOS MARES DA BAHIA

8) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS  DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, A EXEMPLO DA REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DO DIA 2 DE FEVEREIRO EM SALVADOR;

09) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO, JUNTO A SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS. PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU. EVITANDO GASTOS EXORBITANTES COM CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIAS,  COM RESULTADOS PÍFIOS, EM GERAL,TENDO À FRENTE DITOS ESPECIALISTAS QUE NADA CONHECEM DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA. DEVE-SE VERIFICAR SE OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO TEM REALIZADO AUDITORIAS, INCLUSIVE OPERACIONAL. EM RELAÇÃO A ESSES CONTRATOS, E O SEU CUSTO BENEFÍCIO ENTRE O VALOR CONTRATADO E OS RESULTADOS OBTIDOS PARA À SOCIEDADE

10) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;



SAVEIRO VELA DE PENA

11) REQUISITAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E TRANSFORMÁ-LO EM UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS, E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;

12) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL, PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE A VELEJADORES VISITANTES;



NAVIO "ITAPARICA" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

13) POTENCIALIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO SERIAM ALOCADAS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS – COCISA – EM PARIPE. ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS





PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

14) CRIAR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL, COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E AÇÕES SOCIAIS, ACRESCENTAMOS QUE, ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA, MAS O RESULTADO FOI ARQUIVAMENTO DO PROCESSO, UM POUCO ANTES DO TRÁGICO ACIDENTE COM LANCHA QUE FAZIA LINHA DE SALVADOR PARA MAR GRANDE, COM LAMENTÁVEIS VÍTIMAS FATAIS;



                                         NAVIO "MASCOTE" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

15) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;

16) INSTALAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;



ESCUNA, EMBARCAÇÃO TÍPICA DA BAHIA

17) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;

18) SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;

19) CRIAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA , PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR.



CAIXA PREGO, ILHA DE ITAPARICA

20) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL.

21) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE REGATA DE TALL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;

22) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDROPORTO - RECEBIMENTO DE HIDRO AVIÕES

23) CONSTRUIR  RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS, QUE AINDA VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS PARTICIPARIAM DE REGATAS. 

JOSEMAR SOUZA SANTOS
             
             CORECON - 2065   



Um comentário:

  1. Os desgovernos que por aqui passaram nada fizeram para implementar qualquer tipo de evento marítimo. A regata João das Botas e a Aratu Maragogipe são eternas recordações.

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