terça-feira, 23 de maio de 2023

CEMITÉRIO BRITÂNICO EM SALVADOR - BAHIA - BRITISH CEMETERY IN SALVADOR - BAHIA

SALVADOR É UMA CIDADE DESLUMBRANTE, ALÉM DE SUA BELEZA NATURAL, EM CADA RECANTO DE SEU TERRITÓRIO UM SÍMBOLO RETRATA SUA HISTÓRIA DE LUTA, DIGNIDADE, PAIXÕES CULTURAIS, RELIGIOSAS E LIBERTADORAS.

ACERVO DO BLOG

AGRADEÇO A SRA. MARÍLIA NONATO, SUPERVISORA ADMINISTRATIVA DA ASSOCIAÇÃO BRITÂNICA DA BAHIA A QUEM CABE A MANUTENÇÃO DO RESPECTIVO CEMITÉRIO, PELA GENTILEZA E PROFISSIONALISMO EM DISPONIBLIZAR AS INFORMAÇÕES NECESSSÁRIAS PARA ESTE ESCRITO.

                                                                         ACERVO DO BLOG

A LOCALIZAÇÃO DE UMA NECRÓPOLE SECULAR EM PLENO BAIRRO TRADICIONAL, A BARRA, RICO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS, O CEMITÉRIO DOS INGLESES É UMA PROVA CONTUDENTE DOS MISTÉRIOS DA CIDADE DE  SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

RESQUÍCIO DE MATA ATÇÃNTICA
                                                       ACERVO DO BLOG

OS INGLESES POR  PROFESSAREM A RELIGIÃO ANGLICANA FICAVAM IMPEDIDOS DE SEREM  SEPULTADOS NAS IGREJAS CATÓLICAS, DAI A NECESSIDADE DE CRIAR UM CEMITÉRIO PARA ATENDER AOS SEUS CIDADÃOS, FATO QUE OCORREU EM O8 DE FEVEREIRO DE 1811, A PRESENÇA INGLESA NA CIDADE DE SALVADOR SE DEU EM VIRTUDE DO TRATADO DE COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO ASSINADO ENTRE O BRASIL E A GRÃ BRETANHA EM 19 DE FEVEIRO DE 1810.

ACERVO DO BLOG

NESTA ÉPOCA OS SEPULTAMENTOS NA CIDADE DE SALVADOR ERAM REALIZADOS NO INTERIOR DAS IGREJAS, PARA OS MAIS ABASTADOS, OS DE MENOR PODER ECONÔMICO ENCONTRAVAM O REPOUSO DA MORTE NAS ADJACÊNCIAS DOS TEMPLOS RELIGIOSOS, AOS ESCRAVOS E A PLEBE, PODEMOS IMAGINAR LOCAIS NÃO HONROSOS E DISTANTES DA CASA DE DEUS. ESSA PRÁTICA FOI ABOLIDA PELAS MEDIDAS DE CARÁTER SANITÁRIO, QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DO CEMITÉRIO DO CAMPO SANTO, INAUGURADO EM 1836.

                                                       ACERVO DO BLOG 

POR SEUS DOGMAS RELIGIOSOS, OS HABITANTES DA CIDADE NÃO ACEITARAM ESSA NOVA PRÁTICA DE SEPULTAMENTO, GEROU-SE ASSIM UMA REVOLTA, CONHECIDA COMO A CEMITERADA EM 1836. 3 DIAS APÓS SER INAUGURADO, O CEMITÉRIO DO CAMPO SANTO FOI DESTRUIDO.                                                         

                                                   ENTRADA DO CÉMITÉRIO

                                        ACERVO DO CEMITÉRIO BRITÂNICO

O LOCAL ESCOLHIDO PARA A NECRÓPOLE INGLESA, TEM SUA ESTRUTURA LOCALIZADA  NO PERÍMETRO DO SÍTIO HISTÓRICO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA, ESPECIFICAMENTE NA LADEIRA DA BARRA.  DEBRUÇADA NA ENCOSTA DE ONDE SE AVISTA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS. DOCUMENTOS HISTÓRICOS DESCREVEM QUE EXISTIA  UM PORTAL LIGANDO O CEMITÉRIO A IGREJA.  


FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

APESAR DE REPRESENTAR UM LOCAL SOTURNO, A VISTA QUE SE DESCORTINA É BELÍSSIMA, A NOSSA BAÍA EM SEU ESPLENDOR, JUNTO A UM POR DO SOL QUE DEVANEAMOS EM MOMENTOS DE TRANQUILIDADE.


ACERVO DO BLOG

VEGETAÇÃO PLURAL, COM ALGUMAS ÁRVORES REMANECENTES DA MATA ATLÂNTICA, OFERECE ADORNO DE SERENIDADE AO LÚGUBRE DOS TÚMULOS. 

                                                      ACERVO DO BLOG

NESTA ÁREA TAMBÉM SE LOCALIZA O YACHT CLUBE DA BAHIA, FUNDADO EM 23 DE MAIO DE 1935, ONDE FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE XALES. ESTA REGISTRADO NO ANUÁRIO DE 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CLUBE, QUE O MESMO OCUPOU UMA ÁREA DO CEMITÉRIO PARA ACESSO AO PORTO DA BARRA, INCLUSIVE COM PROFANAÇÃO DE SEPULTURAS, QUANDO FOI DESCRITO QUE MUITOS OSSOS FORAM JOGADOS AO MAR, INCLUSIVE SÓCIOS QUE TINHAM PARENTES SEPULTADOS NO LOCAL, SE DESASSOCIARAM  DO CLUBE  EM PROTESTO.

IMAGEM ANTIGA DO INÍCIO DO YACHT CLUBE DA BAHIA, CEMITÉRIO BRITÂNICO, IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA.. LADEIRA DA BARRA, NA PARTE SUPERIOR DA IMAGEM A RESIDÊNCIA DE CLEMENTE MARIANI COM EXTENSA RESERVA DE MATA ATLÃNTICA.

O Yacht Clube da Bahia foi fundado em 1935, sua piscina, vista aqui, foi concluída em 1938. Nesse ano também foi desapropriado o nível inferior do Cemitério Britânico para a construção do acesso ao Clube, do lado da Baía - Mais: Ladeira da Barra antiga ► http://www.salvador-antiga.com/barra/yacht-clube.htm

EM VISITA AO LOCAL, PUDE LER OS DIZERES DE ALGUMAS LÁPIDES, CONSTATEI A POUCA IDADE DAQUELES ALI SEPULTADOS, COM MENOS DE 30 ANOS, RAROS FORAM OS FALECIDOS QUE ALCANÇARAM 50 OU MAIS ANOS DE VIDA, OUTRO FATO QUE CHAMOU ATENÇÃO, É A QUANTIDADE DE MORTOS, CUJA CAUSA FOI PROVOCADA POR YELLOW FEVER, FEBRE AMARELA.

                                                       ACERVO DO BLOG

O LINK A SEGUIR RELATA A LIGAÇÃO DOS MARINHEIROS E CAPITÂES INGLESES COM O RITO DAS HOMENAGENS FÚNEBRES-- https://www.historiaeparcerias.rj.anpuh.org/resources/anais/19/hep2021/1636045843_ARQUIVO_10b3c0040b69009aac2f4c573fa94477.pdf

MUITOS ALI SEPULTADOS ERAM MARINHEIROS E COMANDANTES DE NAVIOS QUE FALECEREM EM SALVADOR OU EM LOCAIS PRÓXIMOS, SE EM ALTO MAR  A RITUALÍSTICA NAVAL OPERACIONALIZAVA-SE  BAIXANDO O CORPO AO MAR, APÓS SUNCITA CERIMÔNIA FÚNEBRE, NÃO SE CONHECIA A ESSE TEMPO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO. 

LÁPIDE DE CIDADÃO COMERCIANTE LIGADO A ATIVIDADES MARÍTIMAS
                                                    ACERVO DO BLOG         

A IMAGEM ABAIXO REFERE=SE AO SEPULCRO DO CAPITÃO DO  HMS ESPRESS, WILLIAM FREDERICK FEAD R.N, FALECIDO EM 14 DE MAIO DE 1853. AOS 44 ANOS, NA PARTE SUPERIOR DO MONUMENTO É VISÍVEL A REPRESENTAÇÃO DE SEU UNIFORME E OBJETOS REPRESENTATIVOS DO SEU COMANDO.

                   LÁPIDE DO CAPITÃO WILLIAM FREDERICK FEAD R.N
                                                                            MARÍLIA NONATO

POR CURIOSIDADE PESQUISEI EM SITE DA ROYAL NAVY SOBRE O NAVIO HMS ESPRESS, O MESMO FOI COMISSIONADO EM 1835, COM SEU PRIMEIRO COMANDO EM 1836. O CAPITÃO WILLIAM FREDERICK ASSUMIU EM 03 DE JULHO DE 1851, ATÉ SEU FALECIMENTO NA BAHIA EM 14 DE MAIO DE 1853. - https://www.pdavis.nl/ShowShip.php?id=1422, OS PRÓXIMOS LINKS SÃO INFORMAÇÕES SOBRE SUA VIDA PESSOAL E  HISTÓRICO DE SUA CARREIRA NA MARINHA BRITÂNICA https://www.pdavis.nl/ShowBiog.php?id=820  -  https://en.wikipedia.org/wiki/William_Frederick_Fead 

A FIGURA A SEGUIR RETRATA DIZERES NA LÁPIDE DO CAPITÃO WILLIAM FREDERICK FEAD.

 MARÍLIA NONATO

ALÉM DE TRIPULANTES, CIDADÃOS COM ATIVIDADES LIGADAS A NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO - MERCHANT TAMBÉM SE ENCONTRAM REPRESENTADOS NO LOCAL, FICA DEMONSTRADA A MASSIVA PRESENÇA DE EMBARCAÇÕES INGLESAS QUE FREQUENTARAM O NOSSO PORTO.

PODEMOS CITAR 2 FATOS QUE DEMONSTRAM O RELATADO. O PRIMEIRO É UM TRECHO DO DIÁRIO DO NATURALISTA DARWIN, NARRANDO SUA ESTADIA EM SALVADOR, ONDE MENCIONA UM JANTAR A BORDO DE UM NAVIO DE GUERRA INGLÊS, O HMS SAMARANG, EM 16 DE MARÇO DE 1832, TAMBÉM FUNDEADO. A SEGUNDA CONSTATAÇÃO É O MAUSOLÉO DO FUNDADOR DE UM DOS MAIORES CONGLOMERADOS DO SETOR NAVAL, WILSON & SONS, O SENHOR EDWARD PELIEW WILSON.

                                                        MAUSOLÉO SR. EDWARD PELIEW WILSON

CHARLES DARWIN, EM SEU CRUZEIRO DE ESTUDO CIENTIFICO AO REDOR DO MUNDO, A BORDO DE HMS BEAGLE, ESTEVE NA BAHIA, COMO DITO ANTERIORMENTE, APORTANDO EM SALVADOR EM 28 DE FEVEREIRO DE 1832, POSTERIORMENTE SEGUIRAM PARA O  RIO DE JANEIRO. O CAPITÃO DO NAVIO FITZ -ROY, COM INTUITO DE AFERIR INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO TINHA PROGRAMADO RETORNO A BAHIA, NESSE INTERIM 3 MARINHEIROS DO BEAGLE ESTAVAM ADOENTADOS, POSSÍVELMENTE COM MALÁRIA, ELE ACREDITAVA QUE OS ARES DA VIAGEM FARIA BEM AOS MESMOS.

                           LÁPIDE COM HOMENAGEM DOS FILHOS AO PAI FALECIDO

                                                    ACERVO DO BLOG

OS TRIPULANTES ERAM  O MARINHEIRO MORGAN, O BOY JONES E O JOVEM CHARLES MUSTERS. MORGAN FALECEU DURANTE A VIAGEM, TENDO SEU CORPO BAIXADO AO MAR, OS OUTROS 2 FALECERAM EM SALVADOR, JONES UM DIA DEPOIS DE TER CHEGADO, MUSTERS 2 DIAS DEPOIS, EM 19 DE MAIO. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DOS INGLESES. NÃO LOCALIZAMOS AS LÁPIDES DOS MESMOS, NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTAIS. POSSIVELMENTE PODEM TER SIDO DESTRUÍDAS COM A OCUPAÇÃO DE PARTE DA ÁREA PELO YACHT CLUBE DA BAHIA.

                                               PIA BASTIMAL DESDE A FUNDAÇÃO DA CAPELA

ACERVO DO BLOG

O NICHO DO CEMITÉRIO TEM UMA CAPELA EM SEU FORMATO ORIGINAL, COM ALGUMAS PEÇAS DA ÉPOCA DA FUNDAÇÃO.COM RESQUÍCIO DE ARVORES DE MATA ATLÂNTICA. A MAIOR PARTE DOS SEPULCROS TEM ESTRUTURA SINGELA.

                                                    INTERIOR DA CAPELA

                                                     ACERVO DO BLOG

A FAMÍLIA  CLEMENTE MARIANI, PROPRIETÁRIA DO TERRENO EM FRENTE AO LOCAL, ASSUMIU PAPEL DE PROTAGONISTA NA PRESERVAÇÃO DESSE SÍTIO AQUEOLÓGICO, FINANCIOU A AMPLA RESTAURAÇÃO REALIZADA NO LOCAL.

"FOTOGRAFIA DO CEMITÉRIO INGLÊS POR GUILHERME GAENSLY, POR VOLTA DE 1870 - BARRA NO SÉCULO 19"

                   http://www.salvador-antiga.com/barra/cemiterio-gaensly.htm

VISITAR ESSA ESTRUTURA É IMPORTANTE PARA CONHECERMOS E ENTEDERMOS UMA PARCELA DOS CAMINHOS QUE SEDIMENTARAM A HISTÓRIA DA CIDADE DE SALVADOR, NOSSO LEGADO CIVILIZATÓRIO.

INSTITUIÇÂO MANTEDORA DO CEMITÉRIO DOS INGLESES

British Cemetery in Bahia - St. George's Society


O ARQUITETO RESPONSÁVEL PELA REFORMA DO CEMITÉRIO DOS INGLESES O DR. ERNESTO REGINO XAVIER DE CARVALHO ELABOROU DISSERTAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO EM 2006, INTITULADO - UMA NECRÓPOLE RENASCIDA - A HISTÓRIA DO CEMITÉRIO DOS INGLESES NA BAHIA. POR SE VINCULAR A REFERIDA POSTAGEM DESTE BLOG, CITO TAMBÉM, DO MESMO AUTOR - 'BAHIANIDADE' À MODA INGLESA OU ARQUITETURA BAIANA PARA INGLÊS VER - 
 - https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/ernesto_carvalho.pdf

JOSEMAR  

ECONOMISTA  CORECON 2065


segunda-feira, 22 de maio de 2023

ACELEN UM VETOR DESENVOLVIMENTISTA PARA ECONOMIA BAIANA - ACCELEN A DEVELOPMENTAL VECTOR FOR THE BAHIA ECONOMY

FOI NOTICIADO ATRAVÉS DA IMPRENSA UMA DECLARAÇÃO DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, QUE UM DOS SEUS OBJETIVOS SERIA REESTATIZAR A REFINARIA DE MATARIPE.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A REFINARIA, ANTES DE SUA PRIVATIZAÇÃO APRESENTAVA OCIOSIDADE DE 30% EM SUA OCUPAÇÃO OPERACIONAL, COM ALGUMAS UNIDADES APRESENTANDO NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOS PROCESSOS PRODUTIVOS.

HOJE DENOMINADA DE ACELEN, A REFINARIA AMPLIOU SUA CAPACIDADE DE REFINO, JUNTAMENTE AO MIX DE DERIVADOS OFERECIDOS AO MERCADO INTERNO E EXTERNO. 


https://www.acelen.com.br/?gclid=CjwKCAjwpayjBhAnEiwA-7ena8r971M3bgIdrxU20S1BO_XwmPaLWCpTZaF8Llp2qgAsb4C2cBJbdxoCaRMQAvD_BwE

HOUVE INVESTIMENTO NA ORDEM DE R$ 1.1 BI EM 11 PLANTAS DA UNIDADE, AMPLIANDO EM 22% A PRODUÇÃO. ESTÃO PROGRAMADAS NOVAS INVERSÕES, INCLUSIVE COM VERTICALIZAÇÃO NO OFERECIMENTO DE OUTROS PRODUTOS. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS A ACELEN CAMINHA  PARA SER O PRINCIPAL VETOR DE DESENVOLVIMENTO PARA ECONOMIA BAIANA.

EM RAZÃO DA AMPLIAÇÃO IMPLANTOU-SE LOGÍSTICA PARA APAZIGUAR A RESTRIÇÃO DE 12,5 M DO SEU CALADO OPERACIONAL DO TERMINAL DE MADRE DE DEUS,  TAMBÉM ADQUIRIDO DO BOJO DA VENDA, REALIZANDO OPERAÇÕES DE TRANBORDOS EM ALTO MAR, COM ALIVIAMENTO DE CARGAS DE NAVIOS QUE CHEGAM COM 15 M OU MAIS DE CALADO, COM GANHOS DE CUSTOS.

RETORNOU COM AS OPERAÇÕES DE BUNKER, ABASTECENDO NAVIOS QUE DEMANDAM A BAÍA DE TUDOS OS SANTOS, IMPLEMENTANDO RECEITAS CAMBIAIS, MAIOR DEMANDAS PARA AS ATIVIDADES LOGÍSTICAS AUXILIARES DO SETOR MARÍTIMO. PRATICAGEM, REBOCADORES, FORNECEDORES DE NAVIOS, AGÊNCIAS MARÍTIMAS.

A ECONOMIA DE ESCALA GERADA  PELO AUMENTO CRESCENTE DA PRODUÇÃO,  A ACELEN TEM EVITADO QUE OS INDICES  REPRESENTATIVOS DO PIB BAIANO SEJAM AINDA MAIS NEGATIVOS, 

EM SUMA COMO ENTENDER UMA DECLARAÇÃO TÃO DESASTROSA COMO ESTA,  PARA  UM ASSUNTO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA PARA A BAHIA, E CONSEQUENTEMENTE PARA O BRASIL. APARENTEMENTE COMO SE FOSSE UMA RETALIAÇÃO A UMA MEDIDA TOMADA PELO GOVERNO PASSADO, O QUE GERA  INSEGURANÇA JURÍDICA PARA O AMBIENTE DE NEGÓCIOS, 

OS SEGMENTOS QUE MAIS FICARAM CONTRARIADOS COM A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA BAIANA FORAM SINDICATOS LIGADOS À ATIVIDADE PETROLEIRA, INCLUSIVE IMPETRANDO AÇÕES NA JUSTIÇA, OFERECENDO IMAGEM QUE ALMEJAM CARGOS DE COTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA, NO MOMENTO EM QUE A REFINARIA VOLTASSE PARA AS MÃOS DO ESTADO. 

EM CONTRAPONTO, A FIEB - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA COMO ÓRGÃO REPRESENTATIVO DO SETOR INDUSTRIAL, DEVE SE POSICIONAR SOBRE O ASSUNTO COM VIÉS TÉCNICO E NÃO NORTEADA POR INTERESSES PARTIDÁRIOS - IDEOLÓGICOS, DEFENDENDO OS INTERESSES ECONÔMICOS E ESTRATÉGICOS DO ESTADO DA BAHIA.

SITE ACELEN -

https://www.acelen.com.br/?gclid=CjwKCAjwpayjBhAnEiwA-7enaxDpEmXJ2UyxKjJdGcjyZOdZ5xDeR5qVwx-sldjmFvpijZ45nET44BoCOgEQAvD_BwE

JOSEMAR 

CORECON 2065


sexta-feira, 19 de maio de 2023

DIA DA MULHER MARÍTIMA - 18 DE MAIO - INTERNATIONAL DAY FOR WOMEN IN MARITIME 18 MAY

DIA 18 DE MAIO COMEMORA-SE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER MARÍTIMA, INSTITUÍDO PELA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL - IMO . PARABÉNS A TODAS MARINHEIRAS E CAPITÃS QUE CONTRIBUEM PARA O FUTURO DO TRANSPORTE MARÍTIMO.  SITE DA IMO - https://www.imo.org/ 


https://www.seafarerswelfare.org/news/2020/celebrating-women-at-sea-part-3
 
A HOMENAGEM SE TRADUAZ EM AUMENTAR A PRESENÇA DA MULHER NO SETOR MARÍTIMO, AMPARANDO O COMPROMISSO  DA IMO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM SEU ÍTEM 5 - IGUALDADE DE GÊNERO.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/imo-institui-18-de-maio-como-dia-internacional-da-mulher-no-mar


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 16 de maio de 2023

ARTIGO PUBLICADO - AUTOR DO BLOG - COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA - PARTE II

ARTIGO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE AUSÊNCIA DE PRIORIDADES EM RELAÇÃO A PROJETOS INTEGRADOS PARA ESSE SETOR.

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii


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ECONOMISTA - CORECON 2065

ARTIGO PUBLICADO - AUTOR DO BLOG - COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA - PARTE I

ARTIGO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE AUSÊNCIA DE PRIORIDADES EM RELAÇÃO A PROJETOS INTEGRADOS PARA ESSE SETOR.

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

ARTIGO PUBLICADO - AUTOR DO BLOG - USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO

ARTIGO USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO, COMENTAMOS SOBRE AS POTENCIALIDADES AMBIENTAIS E ECONÔMICAS DE UM PROJETO DESTA NATUREZA;

 https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1464-usina-de-processamento-de-lixo-gera-renda-emprego-e-sustentabilidade


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

ARTIGO PUBLICADO - AUTOR DO BLOG - ECONOMIA BAIANA

ARTIGO ECONOMIA BAIANA, COMENTAMOS SOBRE A PERDA DE POSIÇÕES RELATIVAS DA ECONOMIA BAIANA FRENETE A OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO.

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1388-economia-baiana-um-processo-de-decadencia-nexo-de-causa-e-efeito


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ECONOMISTA - CORECON 2065

ARTIGO PUBLICADO - AUTOR DO BLOG - ATIVIDADE NÁUTICA NA BAHIA

ARTIGO ATIVIDADE NÃUTICA NA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE O POTENCIAL DA NÁUTICA DE LAZER NA BAÎA DE TODOS OS SANTOS.

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1443-atividade-nautica-na-bahia-um-caminho-para-o-desenvolvimento


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


MARCADOR - ARTIGOS PUBLICADOS - AUTOR DO BLOG,

ESTE MARCADOR ENGLOBA ARTIGOS PUBLICADOS PELO AUTOR DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO,


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 12 de maio de 2023

ANTIGA ESTRADA DE FERRO JUAZEIRO SALVADOR - PARTE 1 - OLD RAILWAY JUAZEIRO SALVADOR - PART 1

RETORNAMOS A COMENTAR SOBRE A ANTIGA ESTRADA DE FERRO / JUAZEIRO SALVADOR, QUE, PELO MEU ENTENDIMENTO  OFERECE PERSPECTIVAS DE DINAMISMO LOGÍSTICO E INTERLOCUÇÃO COM OS 2 PÓLOS ECONÔMICOS, REGIÃO DE JUAZEIRO, RIO SÃO FRANCISCO E O ENTORNO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, ENTRE OUTROS VETORES ECONÔMICOS, SE FOSSE RECONSTRUÍDA.

ESTAÇÃO DA CALÇADA, SALVADOR, BAHIA.ESTRADA DE FERRO DA BAHIA AO SÃO FRANCISCO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_da_Bahia_ao_S%C3%A3o_Francisco


SOJA, FRUTAS, AÇÚCAR, MINÉRIOS, SERIAM TRANSPORTADOS POR VIA HIDROVIÁRIA, EM COMBOIOS DE CHATAS EM DIREÇÃO AO PORTO DE JUAZEIRO, SOME-SE A ISTO, VINHOS, AÇUCAR, FILÉ DE PEIXE (TILÁPIAS), EMBARCANDO NAS COMPOSIÇÕES DA FUTURA FERROVIA, SEGUINDO PARA OS PORTOS DE SALVADOR, ARATU  E TERMINAIS PRIVATIVOS NA BTS. EM SENTIDO INVERSO FERTILIZANTES, ALÉM DE CONTÊINERES COM PRODUTOS MANUFATURADOS, PARA A REGIÃO OESTE DA BAHIA

RESSALTAMOS QUE, O PORTO DE SALVADOR, E DEMAIS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE ARATU, JUNTO A ESTE PROJETO DE UMA NOVA FERROVIA, JUAZEIRO / SALVADOR, PODEM SE TORNAR ESTRUTURAS OPERACIONAIS COMPLEMENTARES ENTRE SI,  ENQUANTO  A "FIOL" E O "PORTO SUL", TAMBÉM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA COMEÇAM DO ZERO, EXIGINDO MAIORES APORTES FINANCEIROS E CRONOGRAMA DE  TEMPO PARA SEREM EXECUTADOS, .

A SEGUIR, UM VÍDEO ILUSTRATIVO DA ANTIGA FERROVIA.


A FIOL, SEGUNDO SEU PROJETO EXECUTIVO MOVIMENTARIA NO PRIMEIRO MOMENTO 18 MILHÕES DE TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO E SOJA, SÃO GRANÉIS, CUJO O VALOR AGREGADO É INEXPRESSIVO DIANTE DA TONELAGEM TRANSPORTADA, ENQUANTO A JUAZEIRO / SALVADOR,  TERIA COMO NICHO CARGAS MANUFATURADAS COM ALTO VALOR AGREGADO, COM PERSPECTIVA DE COMPOSIÇÕES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, E VIABILIDADE DE RAMAL LIGANDO A FERROVIA NORTE / SUL.

É DE BOM ALVITRE ESCLARECER QUE A] ESTRUTURA] DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO, FOI DANIFICADA AO LONGO DO TEMPO PELO DESUSO, AINDA QUE TIVESSE] OPERACIONALIDADE NAO ATENDERIA] AS MODERNAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS, A COMEÇAR PELA LARGURA DA BITOLA, 

EM SUMA SE HOUVER VONTADE POLÍTICA, INVESTIDORES PRIVADOS E CAPITAL EXTERNO, DE PREFERRÊNCIA AMERICANO E EUROPEU, POIS A CHINA FUNCIONA COMO UM HOSPEDEIRO PARASITA, OFERECE VANTAGENS, DEPOIS DEPAUPERA O ORGANISMO E O DOMINA.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 9 de maio de 2023

FILA DE NAVIOS PARA ABASTECIMENTO DE BUNKER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - QUEUE OF SHIPS FOR BUNKER SUPPLY IN ALL SANTOS BAY

DESDE A ÚLTIMA SEXTA FEIRA, 05/05/2023. ATÉ O DOMINGO 07/05/23, O NAVIO SERRA POLAR ATENDEU A 5 OU 6 NAVIOS PARA ABASTECIMENTO DE BUNKER, ÓLEO PESADO, COMBUSTÍVEL PARA NAVIOS,

ALGUMAS DESSAS EMBARCAÇÕES PERMANECERAM MAIS DE 2 DIAS FUNDEADAS, ESPERANDO SUA VEZ, EXEMPLO DO VICENTE PINZON, CONTAINER SHIP, E O GRANELEIRO MV SEACON DALIAN, CARREGADO COM MINÉRIO DE FERRO EMBARCADO NO TUP ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL, COM DESTINO A  SINGAPURA

                                                                        SERRA NEVADA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:738698/shipname:SERRA%20NEVADA?order=date_uploaded


O RETORNO DESSAS OPERAÇÕES POR PARTE DA REFINARIA ACELEN, NÃO SÓ POSICIONA A BAHIA NO EIXO DA LOGÍSTICA  MARÍTIMA, COMO SE TORNA UM VETOR PARA ATRAÇÂO DE DIVISA.

                                                         SERRA POLAR
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:774412/shipname:SERRA%20POLAR?order=date_uploaded


EM RAZÃO DA ALTA DEMANDA POR BUNKER NO FUNDEADOURO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ACREDITO QUE, O SERRA NEVADA, IRMÃO DO SERRA POLAR, QUE LANÇOU ÂNCORA AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, NO DOMINGO DIA 07/05/23, VENHA REFORÇAR ESSAS OPERAÇÕES COM BUNKER.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

ABALOS SÍSMICOS NA BAHIA SE REPETEM COM ENIGMÁTICA FREQUÊNCIA - EARTHQUAKES IN BAHIA REPEAT WITH ENIGMATIC FREQUENCY

A BAHIA TEM REGISTRADO UMA SÉRIE PREOCUPANTE DE ABALOS SÍSMICOS, TAMBÉM DESIGNADO DE TERREMOTO, A PARTIR DO ANO DE 2020, CONFORME NOTICIÁRIO NA IMPRENSA. 

NÃO PERCEBO ESSE CENÁRIO DE FORMA SIMPLÓRIA, POIS A NATUREZA É PRÓDIGA EM ALERTAR SUAS AÇÕES MAIS SEVERAS, COMO SE OFERECESSE UM TEMPO RAZOÁVEL PARA QUE OS HABITANTES DE UMA ÁREA POSSAM SE SAFAR DOS EFEITOS DE UM EVENTO DE MAIOR MAGNITUDE, OU SEJA, PEQUENOS TREMORES PODEM SER UM AVISO PRÉVIO.

A ESCALA RICHTER, MEDE A INTENSIDADE DOS EVENTOS SÍSMICOS, FOI CRIADA POR CHARLES FRANCIS RICHTER EM 1929, NESTA TABELA A BAHIA SOFREU O SEU MAIS INTENSO TERREMOTO,  DE 4,2 NA ESCALA, EM 30/08/2020 NA CIDADE DE AMARGOSA.

OS NAVEGADORES CRIARAM O TERMO MAR ESPELHADO, SEM QUALQUER ONDULAÇÃO, NÃO SIGNIFICANDO UM CENÁRIO DE NAVEGAR TRANQUILO POR MUITO TEMPO, É UM ALERTA QUE A SITUAÇÃO METEOROLÓGICA IRÁ SE INVERTER. EM MAR GROSSO, CIENTIFICAMENTE ISSO É RESULTADO DA MUDANÇA DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA, SE OFERECEU UM TEMPO PARA PREPARAR O NAVIO DIANTE DA TORMENTA QUE SE APROXIMA,

EM 18/09/2020 FOI REGISTRADO NA REGIÃO DOS ROCHEDOS DE SÂO PEDRO E SÃO PAULO TERREMOTO DE 6,9 NA ESCALA RICHTER, O QUE PODE CAUSAR DESTRUIÇÃO EM UMA ÁREA NO RAIO DE 100 KM NO MAR, LONGE DE LOCAIS HABITADOS, MAS PODERIA TER GERADO TSUNAMI, QUE ATINGIRIA UMA EXTENSA PARTE DO LITORAL LESTE DA REGIÂO NORDESTE. OS ESTUDIOSOS RELATAM QUE NESTE SETOR AS PLACAS TECTÔNICAS SE MOVIMENTAM HORIZONTALMENTE E NÂO VERTICALMENTE, O QUE AFASTARIA O RISCO DE ONDULAÇÔES EM DIREÇÃO A TERRA;

                                                 ESCALA RICHTER

OUTRO  ABALO SÍSMICO NO MAR, OCORREU EM 29/07/2020, A 75 KM AO NORDESTE DE ILHÉUS, COM 3,5 DE MAGNITUDE. MAIS UMA VEZ A SOMBRA DE UM TSUNAMI ASSUTA.

NÃO TEMOS HISTÓRICO DE TERREMOTO CATASTRÓFICO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, MAS POR PRUDÊNCIA AS AUTORIDADES TÊM O DEVER DE OFÍCIO NO QUE CONCERNE A IMPLANTAÇÂO DE DIRETRIZES MÍNIMAS QUE NORTEIEM AS CONSTRUÇÕES PARA RESISTIREM A TREMORES DE PEQUENA  MAGNITUDE. NO PROJETO DA PRETENDIDA PONTE SALVADOR ITAPARICA, SE DEVE PREVER AÇÔES COMO ESTA.

MESMO COM OS ESTUDOS DOS ESPECIALISTAS, A PREVISÃO MILIMÉTRICAS PARA SE ANTECIPAR A GRANDES ABALOS SÍSMICOS É RELATIVA.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 24 de abril de 2023

MEUS VERANEIOS EM AMOREIRAS, ILHA DE ITAPARICA, DÉCADA DE 1960 - MY SUMMER TIMES IN AMOREIRAS, ITAPARICA ISLAND 1960s

DESCREVEREI OS VERANEIOS DURANTE MINHA INFÂNCIA EM AMOREIRAS, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, DURANTE A DÉCADA DE 1960.

ATRAVÉS DE MEU TIO ARISTEU QUE JÁ FREQUENTVA A ILHA, COMEÇAMOS A  VERANEAR EM AMOREIRAS, LOCALIZADA EM ITAPARICA, A ORIGEM DO NOME, NÃO SEI, MAS PODE ESTAR LIGADO A QUANTIDADE DE ÁRVORES COM ESTA DENOMINAÇÃO, QUE EXISTIA NO  LOCAL.

                                               MAPA ILUSTRATIVO DA ILHA DE ITAPARICA

NO INÍCIO ALUGAVAMOS CASA DE PROPRIEDADE DO SR. FELIPE, MORADOR NATIVO DA ILHA, CASADO COM DONA ZELINDA.TINHAM UMA FILHA, QUE CHAMAVAMOS DE FIA, AINDA MORADORA DO LOCAL.

MINHA MÃE, ATÉ HOJE COMENTA SOBRE NOSSA IDA A ILHA NO SAVEIRO DE SEU NAJÉ, EU TINHA MENOS DE 1 ANO DE IDADE, ELA PONDEROU COM MEU PAI, SOBRE O PERIGO DA TRAVESSIA, ELE OFICIAL DE MARINHA NÃO CANCELOU A VIAGEM,  ASSIM TIVE MEU BATISMO DE MAR, SEU NAJÉ, QUANDO VINHA A SALVADOR TRAZIA MANGAS, CAJÚS E CASTANHA ASSADAS, SEMPRE RECOMPENSADO POR MEU PAI. 

NESSE TEMPO RESIDIAMOS NA BARRA, EDIFÍCIO MARTA ROCHA. A TRAVESSIA ERA FEITA NOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, EMPRESA SECULAR, MARCA COMERCIAL MAIS CONHECIDA PELOS BAIANOS ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. FOI PIONEIRA EM USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL

AS EMBARCAÇÕES QUE FAZIAM A TRAVESSIA PARA ITAPARICA, PERIODICAMENTE ZARPAVAM NO INÍCIO DA TARDE, DO PIER DA EMPRESA, QUE FICAVA PRÓXIMO AO ANTIGO MERCADO MODELO, COM ESCALA EM PORTO SANTOS, MANGUINHOS, AMOREIRAS JUNTO COM PONTA DE AREIA E FINALMENTE À ATRACAÇÃO EM ITAPARICA.

VIAJAVAMOS COM MAIS FREQUÊNCIA NO NAVIO ITAPARICA, CONSTRUÍDO NA ALEMANHA, OUTROS, A EXEMPLO DO MASCOTE, NAVIO MAIS VELOZ DA BAHIANA, FOI ORIGINALMENTE CORVETA DE GUERRA, O JOÃO DAS BOTAS, DE ORIGEM  HOLANDESA E AS LANCHAS BELANISIA, ESPERA, ANUNCIADA, FLOR DE LA MAR, EM OCASIÕES ESPECÍFICAS TAMBÉM ESCALAVAM EM AMOREIRAS.

MEU PAI  COMENTAVA QUE O  NAVIO MASCOTE TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL,  CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".


NESSA ÉPOCA A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA AS DIVERSAS ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS  OPERAVA DA SEGUINTE FORMA, A EMBARCAÇÃO PARAVA  NAS LOCALIDADES E OS SAVEIROS ATRACAVAM A CONTRA BORDO, PARA REALIZAREM AS FAINAS. NA ILHA DE ITAPARICA CIRCULAVAM JEEPS QUE ERAM TRANSPORTADOS PELO NAVIO ITAPARICA EM CIMA DA ESCOTILHA DE SEU PORÃO DE PROA, TAMBÉM DOTADO DE 2 PAUS DE CARGA. TEMPO ONDE O SISTEMA FERRY BOAT  NÃO EXISTIA.

LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE DOS 2 SAVEIRISTAS PRINCIPAIS, QUE REALIZAVAM O TRANBORDO DE TERRA PARA OS NAVIOS E LANCHAS DA BAHIANA, E VICE VERSA. PENDOR COM SEU SAVEIRO PINTADO DE PRETO E VERMELHO, E CARLITO COM SEU BARCO PINTADO DE AZUL, BRANCO E VERMELHO. INFELIZMENTE, COM TRISTEZA, NÃO POSSO AFIRMAR SE TINHA ALGUMA RELAÇÃO AS CORES DOS BARCOS COM TIME DE FUTEBOL

ESTIVE RAPIDAMENTE EM AMOREIRAS NO FINAL DE 2014 PARA TENTAR CONTATO COM  A FILHA DE SEU SEU FELIPE, FIA, TIVE  O PRAZER E A EMOÇAO DE ENCONTRÁ-LA, CONSERVARMOS BASTANTE, INDO EMBORA PAREI PARA BEBER UMA CERVEJA, TERMINANDO POR BATER UM AGRADÁVEL PAPO SOBRE O PASSADO COM ALGUNS NATIVOS, POR SURPRESA ME INFORMARAM QUE CARLITO ESTAVA VIVO E FORAM CHAMÁ-LO, MAIS EMOÇAO PELAS LENBRANÇAS DO PASSADO DISTANTE, INFELIZMENTE NÃO TINHA OS MEIOS PARA GRAVAR ESSE ENCONTRO.

NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO A CIDADE DE ITAPARICA
https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

ALÉM DOS NAVIOS DA BAHIANA UMA FROTA DE MILHARES DE SAVEIROS ATENDIAM AO RECÔNCAVO, TRANSPORTANDO CARGAS E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS. ERAM ARMADOS EM  VELA DE IÇAR, DE VELA DE PENA, ESCUNAS, PERUAS, DENTRE MUITAS OUTRAS.

UMA CURIOSIDADE INTERESSANTE ERA O USO DE CABOS MARÍTIMOS FEITOS DE PIAÇAVA, QUE É UMA PALMEIRA, NAS AMARRAÇÕES DOS SAVEIROS QUE NAVEGAVAM NO LITORAL BAIANO, TESTEMUNHEI  ESSE FATO  EM AMOREIRAS. A PIAÇAVA  ERA MAIS RESISTENTE AO AMBIENTE MARINHO DO QUE CABOS PRODUZIDOS COM OUTRAS FIBRAS A EXEMPLO DO SISAL. O SEU USO VEM DO PERÍODO COLONIAL, INCLUSIVE POR NAVIOS ESTRANGEIROS.

                                                     PALMEIRA DE PIAÇAVA

https://www.researchgate.net/figure/Figura-01-Piacava-Fonte-Amaral-2015_fig1_336349451

PARTINDO  DE SALVADOR, DE LOCAIS COMO PORTO DA BARRA, GAMBOA, PRAIA DA PREGUIÇA, RAMPA DO MERCADO MODELO, SÃO JOAQUIM, ÁGUA DE MENINOS, RIBEIRA, OU DE QUALQUER LUGAR ONDE TIVESSE UMA PRAIA ABRIGADA. AS VELAS BRANCAS DOS SAVEIROS TORNAVAM A VISÃO DO MAR DA BAHIA UM CENÁRIO DE RARA E MISTERIOSA BELEZA.

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE

FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

AMOREIRAS NOS ANOS DE 1960, UMA COMUNIDADE TRANQUILA, DESPROVIDA DE QUALQUER INFRAESTRUTURA, O TEMPO DIVAGAVA, SEM ENERGIA ELÉTRICA, SEM OS CONFORTOS DAS METRÓPOLES, MAS COM A PRESENÇA DE UM CENÁRIO MARCANTE, ENTRE COQUEIROS, CAJUEIROS E MANGUEIRAS. OS NATIVOS CALÇADOS DE TAMANCOS, CHAPÉUS DE PALHA, FACÃO NA CINTURA, OS SAVEIROS FUNDEADOS, PONTA DE NOSSA SENHORA, NA ILHA DOS FRADES, A ENIGMÁTICA ILHA DO MEDO, FORMAVAM UMA REALIDADE QUE MARCOU A  MINHA EXISTÊNCIA.

MEU PAI EM PRIMEIRO PLANO, CALÇANDO TAMANCOS, SEGURANDO MEU IRMÃO TÚLIO. ACIMA MEU TIO MANOEL COM MEU PRIMO JORGE

IMAGEM ARQUIVO PESSOAL

A VISÃO DA ILHA DO MEDO REMETIA-ME AS IMPRESSIONANTES HISTÓRIAS QUE OS NATIVOS CONTAVAM SOBRE SUAS ASSOMBRAÇÕES. NO LINK A SEGUIR DO MEU PRÓPRIO BLOG, VOCÊS TERÃO MAIS DETALHES DESSES  CONTOS FANTASMAGÓRICOS.

                                                                          ILHA DO MEDO

http://www.hoteis-em-salvador.com/ilha-do-m%C3%AAdo-itaparica

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/os-misterios-e-lendas-da-ilha-do-medo-o.html

SAVEIRO DE VELA DE PENA - FORTE DE SÃO MARCELO NO FUNDO DA IMAGEM

https://www.salvadordabahia.com/eventos/mostras-virtuais-da-fundacao-pierre-verger/

APESAR DE LEVARMOS UMA BOA QUANTIDADE DE MANTIMENTOS, TÍNHAMOS O ARMAZÉM DE SEU RODRIGO ONDE COMPLEMENTAVAMOS O QUE FALTAVA. LEMBRO DAS VENDENDORAS DE DOCE DE AIPIM, COBERTO DE FOLHAS DE BANANEIRAS E COCADAS DE GOIABA, ABACAXI E COCO. 

SEMPRE ERA O PRIMEIRO A ACORDAR, IA CONTAR AS MANGAS QUE TINHAM CAÍDO, NO MEIO DA TARDE ME DIRIGIA À PRAIA PARA ACOMPANHAR OS CARREGAMENTOS DOS SAVEIROS COM MANGAS, CAJÚS E GOIABAS, ZARPAVAM NO FINAL DA MADRUGADA,  APROVEITANDO O VENTO  QUE SOPRA DE TERRA PARA O INTERIOR DA BAÍA, IMPULSIONANDO-OS PARA SALVADOR. OS BALAIOS ERAM COBERTOS COM FOLHAS DE BANANEIRAS. 

ME RECORDO DE PEQUENOS ABRIGOS NA PRAIA, COBERTOS DE PALHA DE PIAÇAVA, ONDE OS SAVEIRISTAS GUARDAVAM SEUS APRETECHOS, VELAS, REMOS, LEMES. GOSTAVA DE ENTRAR E FICAR ALGUM TEMPO, CURIOSIDADE DE MENINO.

FICAVAMOS ESPERANDO A CHEGADA DO NAVIO PARA CHECAR SE NOS SAVEIROS VINHAMM ALGUM CONHECIDO, ATO SIMPLES MAIS, PRAZEROSO. 

COMO NÃO HAVIA ENERGIA NA ILHA, EXCEÇÃO DE MAR GRANDE E ITAPARICA, QUE ERAM PROVIDAS DE GERADORES, USAVAMOS A NOITE FIFÓ OU CANDEEIROS, ALIMENTADAS POR QUEROSENE JACARÉ. COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA SURGIU O ALADIM, QUE MANTINHA A LUMINOSIDADE CONSTANTE E MAIS ABRANGENTE.

                                                              QUEROSENE MARCA JACARÉ

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ERA UM RITUAL DA NOSSA INFÂNCIA EM AMOREIRAS BEBERMOS UMA CAJUADA  ANTES DE IRMOS A PRAIA, E AO RETORNAR TOMÁVAMOS BANHO DE CISTERNA.

PRATICAMENTE AO LADO DA CASA QUE VERANEAVAMOS TINHA O CLUBE DE AMOREIRAS, ONDE SE PROMOVIAM BAILES,  COMEMORAVA-SE O CARNAVAL TAMBÉM.

OS NATIVOS TINHAM O HÁBITO DE FUMAR CHARUTOS, A BAHIA TINHA GRANDE FÁBRICAS, A EXEMPLO DA SUERDIECK E DANNEANN, TODAS DE CAPITAL ALEMÃ. NÃO SE USAVA CIGARROS. 

OUTRA DIVERSÃO ERA PEGAR GUAIAMUMM, UM CARANGUEJO AZULADO, QUE ERAM COMUNS NA ILHA DE ITAPARICA, USANDO RATOEIRA COM LIMÃO. DEPOIS COLOCAVA- OS  EM UM TONEL COM DENDÊ PARA CEVAR.

GUAIAMU
http://www.klimanaturali.org/2011/05/guaiamu-cardisoma-guanhumi.html

OS ENTERROS EM AMOREIRAS E ADJACÊNCIAS ERAM REALIZADOS NO CEMITÉRIO DE ITAPARICA. O ESQUIFE ERA TRANSPORTADO PELOS PRESENTES, SEGUINDO PELA PRAIA ATÉ ITAPARICA. ME LEMBRO DE EM ALGUMAS OPORTUNIDADES TER PRESENCIADO ESSA PROCISSÃO LÚGUBRE.

O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA ERA EM POTES, COM MAIOR CAPACIDADE DO QUE AS MORINGAS QUE SERVIAM AO CONSUMO IMEDIATO, TODOS PRODUZIDOS COM BARRO COZIDO.

UM NATIVO, QUE CONHECÍAMOS COMO SEU NOÉ, TRABALHAVA NA ENGARRAFADORA DA ÁGUA MINERAL DE ITAPARICA. AO RETORNAR DO TRABALHO SEMPRE TRAZIA UMA MORINGA DE ÁGUA PARA NOSSSO CONSUMO. LEMBRO-ME QUE O TRANSPORTE DE ÁGUA ENTRE A FONTE DA BICA E COMUNIDADES PRÓXIMAS À CIDADE DE ITAPARICA ERA REALIZADO POR JUMENTOS COM 4 BARRICAS, 2 DE CADA LADO DA CANGALHA.

                          FOTO DA FONTE DA BICA, ONDE SE VÊ UM JUMENTO COM SUA CARGA  DE ÁGUA MINERAL
https://visaocidade.com.br/2019/07/fonte-da-bica-um-patrimonio-material-maltratado.html

A FONTE DE ITAPARICA É CONSIDERADA A ÚNICA LOCALIZADA A BEIRA MAR NO BRASIL, INFELIZMENTE A FÁBRICA ENGARRAFADORA FECHOU, PERDENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGOS PARA OS MORADORES DA ILHA, ONDE AS OPÇÕES ERAM RESTRITAS.

                                                  POTES NO PRIMEIRO PLANO DA IMAGEM - PRODUZIDOS EM MARAGOGIPINHO - RECÔNCAVO BAIANO


                         MORINGAS  - PRODUZIDAS EM MARAGOGIPINHO - RECÔNCAVO BAIANO

TIVE A OPORTUNIDADE DE VER BALAS DE CANHÕES E OSSOS DE BALEIA QUE REPRESENTAVAM ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DA ILHA DE ITAPARICA,  A LUTA PELA INDEPDÊNCIA DA BAHIA E MANGUINHOS ONDE DURANTE METADE SÉCULO XIX E INÍCIO XX TINHA  ATIVIDADE DE CAÇA DE BALEIAS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO.

SALVO ENGANO O ÚLTIMO VERANEIO QUE FIZEMOS FOI NO VERÃO DE 1969, APÓS ESSE PERÍODO NUNCA MAIS FOMOS À AMOREIRAS. INTENSAS E PRAZEROSAS RECORDAÇÕES PERMANECEM EM MINHAS MEMÓRIAS

JOSEMAR

CORECON 2065

sexta-feira, 31 de março de 2023

DOCUMENTOS E RELATOS ANTIGOS SOBRE A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB - OLD DOCUMENTS AND REPORTS ABOUT COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB

O LINK ABAIXO TRADUZ SIGNIFICATIVA FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FINAL DA DÉCADA DE 1950 E INÍCIO DE 1960.

Historico Navegação Bahiana..pdf - Google Drive

                                                 NAVIO "MASCOTE"

https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

RESSALTA O ABANDONO DA INSTITUIÇÃO PELAS AUTORIDADES, DIANTE DO IMPORTANTE SERVIÇO PRESTADO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CAPITAL SALVADOR E LOCALIDADES DO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SUAS ILHAS.

                                    LANCHA "BELANÍSIA"

https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

CONTINUAREMOS A TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, PELA SUA REPRESENTATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

PROCISSÃO MARÍTIMA DO SENHOR DO BONFIM EM 11/01/23, SALVADOR - BAHIA - MARITIME PROCESSION OF THE LORD OF BONFIM ON 01/11/23, SALVADOR - BAHIA

NO DIA 11/01/23 IRÁ OCORRER A PROCISSÃO MARÍTIMA COM A REALIZAÇÃO DO TRANSLADO DA IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM PARA A IGREJA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, ONDE A MESMA RETORNARÁ PARA SEU NICHO NO DIA SEGUINTE EM CORTEJO TERRESTRE.

UM PERCURSO INTERESSANTE PELAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COMBINANDO COM AS BELEZAS NATURAIS, DANDO CONTORNO A FÉ E O SINCRETISMO.

O VALOR DO INGRESSO É R$ 80,00, PODE SER ADQUIRIDO DIRETAMENTE NA IRMANDADE DO SENHOR DO BONFIM.





JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



MAIS UMA OPERAÇÃO COM VLCC REALIZADA PELA REFINARIA ACELEN - ANOTHER OPERATION WITH VLCC CARRIED OUT BY THE ACELEN REFINERY

A SEGUNDA OPERAÇÃO COM UM VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, O DHT STALLION. INICIOU-SE NO DIA 07/01/23, ESTANDO EM ANDAMENTO.

O MESMO APORTOU AO LARGO DE SALVADOR COM UM CALADO + DE 19 M, APÓS A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE ALÍVIO ATRAVÉS DO EAGLE SAN ANTONIO, APRESENTA 16,6 M.

O REBOCADOR DE APOIO AS FAINAS, COM OPERAÇÃO DE MANGOTES E DEFENSAS É O NS LORETO.



Vessel Information

General

IMO: 9813448
Name: DHT STALLION
Vessel Type - Generic: Tanker
Vessel Type - Detailed: Crude Oil Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 477372800
Call Sign: VRSX9
Flag: Hong Kong [HK]
Gross Tonnage: 163571
Summer DWT: 319713 t
Length Overall x Breadth Extreme: 336 x 60 m
Year Built: 2018



Vessel Information

General

IMO: 9594822
Name: EAGLE SAN ANTONIO
Vessel Type - Generic: Tanker
Vessel Type - Detailed: Crude Oil Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 566453000
Call Sign: 9V9330
Flag: Singapore [SG]
Gross Tonnage: 80783
Summer DWT: 157849 t
Length Overall x Breadth Extreme: 274 x 49.03 m
Year Built: 2012


https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:775864/mmsi:710999986/imo:7911741/vessel:NS_LORETO


Vessel Information

General

IMO: 7911741
Name: NS LORETO
Vessel Type - Generic: Other
Vessel Type - Detailed: Offshore Supply Ship
Navigational Status: Active
MMSI: 710999986
Call Sign: PP2152
Flag: Brazil [BR]
Gross Tonnage: 1106
Summer DWT: 550 t
Length Overall x Breadth Extreme: 63.95 x 11.48 m
Year Built: 1982
Home Port: RIO DE JANEIRO


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO - DECEMBER 13, SAILOR'S DAY

HOJE SE COMEMORA O DIA DO MARINHEIRO, 13 DE DEZEMBRO.

QUE NETUNO SEJA NOSSO FAROL, INDICANDO O RUMO CERTO, CONDUZINDO NOSSAS FAINAS A BORDO.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

RESUMO MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DIA O8/12/22, COMPLEXO PORTUÁRIO BAÍA DE TODOS OS SANTOS - SUMMARY HANDLING OF SHIPS ON 12/8/22, BAÍA DE TODOS OS SANTOS PORT COMPLEX

HOJE DIA 08/12/22, 08 H DA MANHÃ, FAREMOS UM BREVE RESUMO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

O PORTO DE ARATU, DEPOIS DE LONGO PERÍODO OPERA COM SEUS 3 BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS OCUPADOS SIMULTANEAMENTE. EM  ALGUMAS OCASIÕES A OCUPAÇÃO "FULL" OCORRIA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MINÉRIO.DE COBRE.

ESTÃO ATRACADOS NO TGS PORTO DE ARATU O ERISORT, COM 34.000 T DE ENXOFRE, LADY SINEM OPERANDO  10.OOO T DE FERTILIZANTES E RED ORCHID, 11.OOO T DE FERTILIZANTES.

NO TGL ENCONTRAM-SE ATRACADOS O  BOW HARMONY BERÇO SUL, CHEMICAL SAILOR BERÇO NORTE E FORTE DE SÃO MARCOS NO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS.

FREYA SCHULTE INICIAMENTE PROGRAMADO PARA O TGS BERÇO SUL DE ARATU, FOI REPROGRAMADO PARA O ANTIGO TERMINAL DA USIBA. PARTIDA DE 22.070 T  DE MINÉRIO DE COBRE.

NO PORTO DE SALVADOR, INÍCIO DA MANHÃ, DESATRACOU O BBC  RUSHMORE, OPEROU PEÇAS. PERMANECE ATRACADO O NORSE CAMDEN,  OPERANDO UMA SIGNIFICATIVA PARTIDA DE  34.OOO T DE TRIGO. ATRACA NO TECON SALVADOR, NESTE MOMENTO,  O FULL CONTÊINER O VICENTE PINZON. MAIS CEDO O LEOPOLD STAFF ATRACOU PARA OPERAR PEÇAS.

                                                              NORSE CAMDEN

                                                                                   MARINER TRAFIC

ONTEM A NOITE, DIA 07 DESATRACOU DO TUP ENSEADANKR ALICE, COM 11,30 M DE CALADO, COM DESTINO. A SINGAPURA  CARREGADO COM MINÉRIO DE FERRO. PERMANECE AO LARGO DA BTS  POSSIVELMENTE PARA RECEBER BUNK DO SERRA POLAR

O FATO OPERACIONAL MAIS SIGNIFICATIVO NESSE PERÍODO, ACONTECE NA ÁREA OFFSHORE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE O NAVIO DABA,  COM 21 M DE CALADO REALIZA OPERAÇÃO SHIP TO SHIP COM O EAGLE SAN ANTONIO, TRANSFERINDO PETRÓLEO BRUTO, COM DESTINO A REFINARIA DA ACELEN. SE CONFIRMADO ESTE CALADO, A OPERAÇÃO SERÁ UM MARCO PARA LOGÍTICA PORTUÁRIA DA BAHIA. O COMPRIMENTO DO DABA É 332,98 M.

NAVIO DABA
                                                                             MARINER TRAFIC

POR CURIOSIDADE,  NO DIA 12/12/2022 ESTARÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR 3 NAVIOS DE CRUZEIROS. O EUROPA 198,6 M, COSTA FIRENZE 323,60 M, HAMBURG 144,13 M.

ACRESCENTAMOS QUE  ESTE RELATO É SUCINTO, APENAS EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS.

JOSEMAR  

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

REMINICÊNCIAS DA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO BAIRRO DA BARRA E VITÓRIA - SALVADOR - BAHIA - DÉCADA 1960 E1970 - AN ACCOUNT OF MY CHILDHOOD AND ADOLESCENCE IN THE BARRA AND VITÓRIA NEIGHBORHOOD - SALVADOR - BAHIA - 1960's AND 1970'S

ESTE ESCRITO ME PROPORCIONA UMA VIAGEM PRAZEROSA AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, INSTANTE QUE REPRESENTOU MINHA INFÂNCIA E MEUS PRIMEIROS REGISTROS DE VIDA, SENDO ASSIM PARA OS ACESSADORES DO VIAJANTE SEM PORTO, QUE VIVERAM A ÉPOCA,  E TAMBÉM PARA OS MAIS JOVENS UM SAUDOSISMO DE UMA REALIDADE DISTINTA DO PRESENTE. TUDO PASSA TÃO RÁPIDO, QUE ALGUMAS MEMÓRIAS  SE PERDEM  AO LONGO DO TEMPO.

MEU PAI, JOÃO ALVES, SE TORNOU OFICIAL DE MARINHA, NASCEU EM ALAGOAS, PÃO DE AÇÚCAR,  MINHA MÃE MARIA DORALICE, PROFESSORA DE INGLÊS, LECIONOU NO COLÉGIO CENTRAL, INCLUSIVE, FOI A PRIMEIRA DIRETORA, MULHER, EM MAIS DE 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO MESMO, EM VIRTUDE DA INTENSA  LIGAÇÃO EMOCIONAL COM SUA MÃE, MINHA AVÓ ELIZA, ELA PREFERIA  MANTER RESIDÊNCIA EM SALVADOR AO INVÉS DO RIO DE JANEIRO, CIDADE PREFERIDA POR MEU PAI. A ESTA ÉPOCA, JÁ COM 3 FILHOS.

PREVALECEU O DESEJO DA MINHA MÃE. DEPOIS DE UM ANO NO RIO DE JANEIRO RETORNAMOS PARA SALVADOR EM 1962, FICAMOS UM TEMPO ESTABELECIDO NO Nº 112, AVENIDA 7 DE SETEMBRO, ONDE AVÓ ELIZA E TIA MARIETA MORAVAM E MANTINHAM UM ATELIER DE COSTURA. CASARÃO ANTIGO, COM UM AR FANTASMAGÓRICO, LÚGUBRE, PRINCIPALMENTE A NOITE. TINHA MEDO, KKK.

POSTERIORMENTE, NOS MUDAMOS PARA O BARRIS, RUA JUNQUEIRA AIRES E 2 DE JULHO,  DEPOIS PARA BARRA, RUA AFONSO CELSO, ED. MARTHA ROCHA, ONDE PASSAMOS O RESTANTE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, DE 1962 A 1976. ESSE EDIFÍCIO FOI CONSTRUÍDO E PERTENCIA A ALVARO ROCHA, PAI DE MARTA ROCHA, EX MISS BRASIL, ELA PASSAVA AS FÉRIAS DE VERÃO HOSPEDADA NA CASA DOS PAIS, QUE FICAVA ANEXA AO EDIFÍCIO.

                               IMAGEM DO EDIFÍCIO MARTA ROCHA - FOTO CONTEMPORÂNEA
https://www.123i.com.br/condominio-1bf0557cc.html

EM 1963 MINHA MÃE ME MATRICULOU JUNTO COM MINHA IRMÃ ELIZA NO COLÉGIO OSVALDO VALENTE, SITUADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, NA BARRA, QUE DEPOIS FOI TRANSFORMADO EM UMA DOCERIA DENOMINADA MEIGUICE DE IAIÁ. INICIEI MINHA VIDA ESTUDANTIL NO 1º ANO A, COM PROFESSORA LÍGIA, CONTINUEI ATÉ 1967 ONDE CONCLUI A 4ª SÉRIE, INDO FAZER ADMISSÃO NO COLÉGIO MARISTAS, ONDE PERMANECI ATÉ 1975. MINHA IRMÃ ELIZA TERMINOU O PRIMÁRIO FOI FAZER O GINASIAL NO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA, CONCLUIU O 3º ANO NO MARISTAS, DEPOIS CURSOU MEDICINA.

A MORADA NO EDIFÍCIO MARTHA ROCHA ERA ESPETACULAR, APARTAMENTO AMPLO, VISTA PARA O MAR, PRÓXIMO A PRAIA DO FAROL. NA BARRA, A ESTA ÉPOCA, BAIRRO TRADICIONAL, SENTÍAMOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM UM VERANEIO, PRATICAMENTE A PRAIA SÓ ERA FREQUENTADA PELOS MORADORES, NÃO EXISTIA LINHAS DE ÔNIBUS PARA OUTROS BAIRROS, APENAS 2 ROTEIROS ERAM ATENDIDOS, BARRA - PRAÇA DA SÉ, SUBINDO A LADEIRA DA BARRA E BARRA AVENIDA - PRAÇA DA SÉ INDO PELA PRINCESA ISABEL.

                                                      MARTA ROCHA - MISS BRASIL EM 1954 

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ERAM ESCASSOS, EXISTIAM OS RESTAURANTES BARRAVENTO, O OCEANIA, LOCALIZADOS NOS MESMOS LOCAIS ONDE SE ENCONTRAM HOJE. O PRIMEIRO ARRANHA CÉU DE SALVADOR,  EDIFÍCIO OCEANIA CONSTRUÍDO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1940,  TINHA.INSTALADO EM SEU TÉRREO O  SUPERMERCADO PAES MENDONÇA,  ALGUNS ARMAZÉNS PERTENCENTES A ESPANHÓIS COMPLETAVAM O PERFIL COMERCIAL DA BARRA NESTE TEMPO..

LOJA 2 DO PAES MENDONÇA EM 23 DE DEZEMBRO DE 1989 ( IMAGEM FERNANDO AMORIM / ARQUIVO CORREIO
PIZZARIA ERA RARIDADE, MAS O HOTEL GUANABARA, SEM FALHA DE MEMÓRIA, SERVIA PIZZA TRADICIONAL. APENAS  EM 1970, A ZUCA PIZARIA SE INSTALOU NO FINAL DA RUA AFONSO CELSO.

O VEÍCULO MODELO KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA FICAVA ESTACIONADA NO FAROL DA BARRA, DE TEMPOS EM TEMPOS CIRCULAVA PELO BAIRRO,  TOCANDO SEU  SEU SINO. OUTRAS FIGURAS MARCANTES ERAM OS BALEIROS, VENDEDORES DE TABOCAS, COM SEU TRIANGULO, MARCAVA SUA PRESENÇA, ACAÇA IGUARIA DA CULINÁRIA BAIANA MAIS DE ORIGEM AFRICANA E LIGADA AO RITUAL DO CANDOMBLÉ, EMBALADO EM PALHA DE BANANEIRA, SEMELHANTE AO ABARÁ, SÓ QUE FEITO DE MILHO BRANCO, BATIDO COM LEITE, ERA MUITO SABOROSO, NÃO ESQUECENDO DA FIGURA DO AMOLADOR DE FACAS E TESOURAS, ANUNCIAVA SUA PRESENÇA COM TOQUE DA SUA GAITA.

                                                          KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA
https://www.facebook.com/amoahistoriadesalvador.byloutibahia/photos/a.729839003722159/2796041687101870/


MEU PAI NOS LEVAVA PARA A PRAIA DO FAROL, NA SEGUNDA ESCADA. OUTRO PASSEIO QUE GOSTÁVAMOS MUITO ERA IR AO CENTRO DA CIDADE, FICÁVAMOS NA EXPECTATIVA DO LANCHE NA 4 - 4 - 400 OU LOBRAS, NA AV. 7, ONDE TINHA UMA LANCHONETE  QUE SERVIA BANANA SPLIT, O MEU PREFERIDO ERA  O SANDUÍCHE DE QUEIJO. ANTES PASSÁVAMOS NA SESSÃO DE BRINQUEDOS, É CLARO. NÃO ESQUEÇO QUANDO MINHA MÃE COMPROU NOSSO PRIMEIRO REVELL (RÉPLICAS PARA MONTAR), O COURAÇADO MISSOURI, PARA MIM. E O CRUZADOR HELENA PARA MEU IRMÃO, NO NATAL DE 1971. FICAMOS UMA SEMANA OLHANDO PARA OS PRESENTE, ANSIOSOS PARA ABRIR, 

                                                                                   ACAÇA
https://www.facebook.com/belagiloficial/posts/698392440315390/


UM POUCO MAIS ADIANTE, SUBINDO A RUA CHILE, FICAVA A LOJA 2 AMÉRICAS, COM A PRIMEIRA ESCADA ROLANTE DE SALVADOR, ERA O MAGAZINE MAIS COMPLETO, COM LANCHONETE NO FUNDO DA LOJA, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE DEGUSTÁVAMOS UM SABOROSO BOLO DE ARROZ.

BALEIROS

QUANDO ÍAMOS  À RUA CHILE, LEMBRO PERFEITAMENTE DA FIGURA ENIGMÁTICA DA MULHER DE ROXO, MUITAS HISTÓRIAS TENTAVAM DECIFRAR SUA TRAJETÓRIA. 

                                                       MULHER DE ROXO

COMPLETA O ELENCO DE MAGAZINES, A FLORENSILVA, A MESBLA, A  SLOPPER, E O GIRASSOL.

NA DÉCADA DE 1970, TIA GLÓRIA, MOROU UM PERÍODO CONOSCO, DEPOIS ADQUIRIU UM APARTAMENTO NA BAIRRO DA VITÓRIA, ED. MONTE NEGRO JÚNIOR, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ESSE LOCAL, DURANTE QUASE 3 DÉCADAS, ATÉ MINHA TIA VENDÊ-LO, ME PROPORCIONOU MUITAS ALEGRIAS, POIS DESDE AQUELA ÉPOCA ERA MUITO LIGADO AO MUNDO NÁUTICO, OBSERVA OS AS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAVAM EM DIREÇÃO A ENTRADA DA BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PARA FUNDEIO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR.

EM VIRTUDE DESTA LIGAÇÃO COM O MAR, MINHA MÃE ME PRESENTEOU COM UM BINÓCULO, QUANDO FIZ 15 ANOS, EM 06 DE SETEMBRO DE 1971, NESSA TARDE FUI PARA O APARTAMENTO DE MINHA TIA. LEMBRO-ME COMO HOJE, DO PRIMEIRO NAVIO QUE OBSERVEI , UM PETROLEIRO COM CASARIO LOCALIZADO A RÉ E MEIA NAU.   

UM DETALHE, ERA  PODER OBSERVAR  A CHEGADA DOS NAVIOS QUE DEMANDAVAM AO PORTO DE SALVADOR, VINDO DO NORTE E DO SUL, SENDO QUE DESTE ÚLTIMO QUADRANTE, PUDE  COMPROVAR A  FORMA ESFÉRICA DA TERRA ENSINADA  NAS AULAS DE GEOGRAFIA. PRIMEIRO SE AVISTAVA A FUMAÇA NO HORIZONTE, A CHAMINÉ E DEPOIS TODA ESTRUTURA DA EMBARCAÇÃO SE TORNAVA VISÍVEL.

GOSTAVA QUANDO O VENTO SUL SOPRAVA E AS ÁGUAS DA BAÍA SE TORNAVAM TEMPESTUOSAS, OBSERVANDO DA JANELA DO MEU QUARTO OU DA VARANDA OS VAGALHÕES ARREBENTANDO NO BANCO DE SANTO ANTÔNIO. AS TEMPESTADES, DESDE CRIANÇA ALIMENTAVAM MEU ESPÍRITO COM UM PRAZER INCOMENSURÁVEL.

ESTES FORAM OS MOMENTOS MAIS AGRADÁVEIS DA MINHA EXISTÊNCIA, EU, MEU BINÓCULO, OS NAVIOS E A NOSSA BELA E ENIGMÁTICA BAÍA,. É INCRÍVEL COMO O QUE É SIMPLES, DESPROVIDO DE SUPERFICIALIDADES, PODE OFERECER PRAZERES INDESCRITÍVEIS A UM  SER. 

DESDE SEMPRE TENHO UMA LIGAÇÃO MISTERIOSA COM O MAR, SUAS HISTÓRIAS, SEUS NAVIOS, SEUS MISTÉRIOS, APESAR DE MEU PAI TER SERVIDO A MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, ELE NÃO FAZIA APOLOGIA PARA QUE SEUS FILHOS SEGUISSEM O MESMO DESTINO. MAS QUEM SABE, PELA REFERÊNCIA QUE O PAI REPRESENTA ISSO PODE TER PROVOCADO ALGUMA INFLUÊNCIA.

O TEMPO PASSAVA, ÍAMOS CRESCENDO, AVANÇANDO NOS ESTUDOS,NOS  PREPARANDO PARA O VESTIBULAR, ATÉ QUE UM DIA NA SEGUNDA METADE DO ANO DE 1976 SAÍMOS DA BARRA, MORADA QUE MUITO MARCOU AS NOSSAS VIDAS, MUDAMOS PARA A RUA 8 DE DEZEMBRO E DEPOIS PARA GRAÇA.

EM PRÓXIMA OPORTUNIDADE FALAREI SOBRE NOSSOS VERANEIOS EM AMOREIRA, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, OCORRIDOS NA CRONOLOGIA DO RELATO ANTERIOR.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065