SALVADOR É UMA CIDADE DESLUMBRANTE, ALÉM DE SUA BELEZA NATURAL, EM CADA RECANTO DE SEU TERRITÓRIO UM SÍMBOLO RETRATA SUA HISTÓRIA DE LUTA, DIGNIDADE, PAIXÕES CULTURAIS, RELIGIOSAS E LIBERTADORAS.
A LOCALIZAÇÃO DE UMA NECRÓPOLE SECULAR EM PLENO BAIRRO TRADICIONAL, A BARRA, RICO EM ATRATIVOS TURÍSTICOS, O CEMITÉRIO DOS INGLESES É UMA PROVA CONTUDENTE DOS MISTÉRIOS DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
OS INGLESES POR PROFESSAREM A RELIGIÃO ANGLICANA FICAVAM IMPEDIDOS DE SEREM SEPULTADOS NAS IGREJAS CATÓLICAS, DAI A NECESSIDADE DE CRIAR UM CEMITÉRIO PARA ATENDER AOS SEUS CIDADÃOS, FATO QUE OCORREU EM O8 DE FEVEREIRO DE 1811, A PRESENÇA INGLESA NA CIDADE DE SALVADOR SE DEU EM VIRTUDE DO TRATADO DE COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO ASSINADO ENTRE O BRASIL E A GRÃ BRETANHA EM 19 DE FEVEIRO DE 1810.
NESTA ÉPOCA OS SEPULTAMENTOS NA CIDADE DE SALVADOR ERAM REALIZADOS NO INTERIOR DAS IGREJAS, PARA OS MAIS ABASTADOS, OS DE MENOR PODER ECONÔMICO ENCONTRAVAM O REPOUSO DA MORTE NAS ADJACÊNCIAS DOS TEMPLOS RELIGIOSOS, AOS ESCRAVOS E A PLEBE, PODEMOS IMAGINAR LOCAIS NÃO HONROSOS E DISTANTES DA CASA DE DEUS. ESSA PRÁTICA FOI ABOLIDA PELAS MEDIDAS DE CARÁTER SANITÁRIO, QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DO CEMITÉRIO DO CAMPO SANTO, INAUGURADO EM 1836.
ACERVO DO BLOGPOR SEUS DOGMAS RELIGIOSOS, OS HABITANTES DA CIDADE NÃO ACEITARAM ESSA NOVA PRÁTICA DE SEPULTAMENTO, GEROU-SE ASSIM UMA REVOLTA, CONHECIDA COMO A CEMITERADA EM 1836. 3 DIAS APÓS SER INAUGURADO, O CEMITÉRIO DO CAMPO SANTO FOI DESTRUIDO.
ENTRADA DO CÉMITÉRIO ACERVO DO CEMITÉRIO BRITÂNICOO LOCAL ESCOLHIDO PARA A NECRÓPOLE INGLESA, TEM SUA ESTRUTURA LOCALIZADA NO PERÍMETRO DO SÍTIO HISTÓRICO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA, ESPECIFICAMENTE NA LADEIRA DA BARRA. DEBRUÇADA NA ENCOSTA DE ONDE SE AVISTA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS. DOCUMENTOS HISTÓRICOS DESCREVEM QUE EXISTIA UM PORTAL LIGANDO O CEMITÉRIO A IGREJA.
APESAR DE REPRESENTAR UM LOCAL SOTURNO, A VISTA QUE SE DESCORTINA É BELÍSSIMA, A NOSSA BAÍA EM SEU ESPLENDOR, JUNTO A UM POR DO SOL QUE DEVANEAMOS EM MOMENTOS DE TRANQUILIDADE.
VEGETAÇÃO PLURAL, COM ALGUMAS ÁRVORES REMANECENTES DA MATA ATLÂNTICA, OFERECE ADORNO DE SERENIDADE AO LÚGUBRE DOS TÚMULOS.
ACERVO DO BLOGNESTA ÁREA TAMBÉM SE LOCALIZA O YACHT CLUBE DA BAHIA, FUNDADO EM 23 DE MAIO DE 1935, ONDE FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE XALES. ESTA REGISTRADO NO ANUÁRIO DE 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CLUBE, QUE O MESMO OCUPOU UMA ÁREA DO CEMITÉRIO PARA ACESSO AO PORTO DA BARRA, INCLUSIVE COM PROFANAÇÃO DE SEPULTURAS, QUANDO FOI DESCRITO QUE MUITOS OSSOS FORAM JOGADOS AO MAR, INCLUSIVE SÓCIOS QUE TINHAM PARENTES SEPULTADOS NO LOCAL, SE DESASSOCIARAM DO CLUBE EM PROTESTO.
IMAGEM DO CEMITÉRIO DOS INGLESES (A DIREITA) EM 1870
IMAGEM ANTIGA DO INÍCIO DO YACHT CLUBE DA BAHIA, CEMITÉRIO BRITÂNICO, IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA.. LADEIRA DA BARRA, NA PARTE SUPERIOR DA IMAGEM A RESIDÊNCIA DE CLEMENTE MARIANI COM EXTENSA RESERVA DE MATA ATLÃNTICA.
O Yacht Clube da Bahia foi fundado em 1935, sua piscina, vista aqui, foi concluída em 1938. Nesse ano também foi desapropriado o nível inferior do Cemitério Britânico para a construção do acesso ao Clube, do lado da Baía - Mais: Ladeira da Barra antiga ► http://www.salvador-antiga.com/barra/yacht-clube.htmEM VISITA AO LOCAL, PUDE LER OS DIZERES DE ALGUMAS LÁPIDES, CONSTATEI A POUCA IDADE DAQUELES ALI SEPULTADOS, COM MENOS DE 30 ANOS, RAROS FORAM OS FALECIDOS QUE ALCANÇARAM 50 OU MAIS ANOS DE VIDA, OUTRO FATO QUE CHAMOU ATENÇÃO, É A QUANTIDADE DE MORTOS, CUJA CAUSA FOI PROVOCADA POR YELLOW FEVER, FEBRE AMARELA.
ACERVO DO BLOGMUITOS ALI SEPULTADOS ERAM MARINHEIROS E COMANDANTES DE NAVIOS QUE FALECEREM EM SALVADOR OU EM LOCAIS PRÓXIMOS, SE EM ALTO MAR A RITUALÍSTICA NAVAL OPERACIONALIZAVA-SE BAIXANDO O CORPO AO MAR, APÓS SUNCITA CERIMÔNIA FÚNEBRE, NÃO SE CONHECIA A ESSE TEMPO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO.
POR CURIOSIDADE PESQUISEI EM SITE DA ROYAL NAVY SOBRE O NAVIO HMS ESPRESS, O MESMO FOI COMISSIONADO EM 1835, COM SEU PRIMEIRO COMANDO EM 1836. O CAPITÃO WILLIAM FREDERICK ASSUMIU EM 03 DE JULHO DE 1851, ATÉ SEU FALECIMENTO NA BAHIA EM 14 DE MAIO DE 1853. - https://www.pdavis.nl/ShowShip.php?id=1422, OS PRÓXIMOS LINKS SÃO INFORMAÇÕES SOBRE SUA VIDA PESSOAL E HISTÓRICO DE SUA CARREIRA NA MARINHA BRITÂNICA - https://www.pdavis.nl/ShowBiog.php?id=820 - https://en.wikipedia.org/wiki/William_Frederick_Fead
A FIGURA A SEGUIR RETRATA DIZERES NA LÁPIDE DO CAPITÃO WILLIAM FREDERICK FEAD.
PODEMOS CITAR 2 FATOS QUE DEMONSTRAM O RELATADO. O PRIMEIRO É UM TRECHO DO DIÁRIO DO NATURALISTA DARWIN, NARRANDO SUA ESTADIA EM SALVADOR, ONDE MENCIONA UM JANTAR A BORDO DE UM NAVIO DE GUERRA INGLÊS, O HMS SAMARANG, EM 16 DE MARÇO DE 1832, TAMBÉM FUNDEADO. A SEGUNDA CONSTATAÇÃO É O MAUSOLÉO DO FUNDADOR DE UM DOS MAIORES CONGLOMERADOS DO SETOR NAVAL, WILSON & SONS, O SENHOR EDWARD PELIEW WILSON.
MAUSOLÉO SR. EDWARD PELIEW WILSON
CHARLES DARWIN, EM SEU CRUZEIRO DE ESTUDO CIENTIFICO AO REDOR DO MUNDO, A BORDO DE HMS BEAGLE, ESTEVE NA BAHIA, COMO DITO ANTERIORMENTE, APORTANDO EM SALVADOR EM 28 DE FEVEREIRO DE 1832, POSTERIORMENTE SEGUIRAM PARA O RIO DE JANEIRO. O CAPITÃO DO NAVIO FITZ -ROY, COM INTUITO DE AFERIR INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO TINHA PROGRAMADO RETORNO A BAHIA, NESSE INTERIM 3 MARINHEIROS DO BEAGLE ESTAVAM ADOENTADOS, POSSÍVELMENTE COM MALÁRIA, ELE ACREDITAVA QUE OS ARES DA VIAGEM FARIA BEM AOS MESMOS.
LÁPIDE COM HOMENAGEM DOS FILHOS AO PAI FALECIDO
ACERVO DO BLOGOS TRIPULANTES ERAM O MARINHEIRO MORGAN, O BOY JONES E O JOVEM CHARLES MUSTERS. MORGAN FALECEU DURANTE A VIAGEM, TENDO SEU CORPO BAIXADO AO MAR, OS OUTROS 2 FALECERAM EM SALVADOR, JONES UM DIA DEPOIS DE TER CHEGADO, MUSTERS 2 DIAS DEPOIS, EM 19 DE MAIO. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DOS INGLESES. NÃO LOCALIZAMOS AS LÁPIDES DOS MESMOS, NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTAIS. POSSIVELMENTE PODEM TER SIDO DESTRUÍDAS COM A OCUPAÇÃO DE PARTE DA ÁREA PELO YACHT CLUBE DA BAHIA.
PIA BASTIMAL DESDE A FUNDAÇÃO DA CAPELA
O NICHO DO CEMITÉRIO TEM UMA CAPELA EM SEU FORMATO ORIGINAL, COM ALGUMAS PEÇAS DA ÉPOCA DA FUNDAÇÃO.COM RESQUÍCIO DE ARVORES DE MATA ATLÂNTICA. A MAIOR PARTE DOS SEPULCROS TEM ESTRUTURA SINGELA.
INTERIOR DA CAPELA
ACERVO DO BLOGA FAMÍLIA CLEMENTE MARIANI, PROPRIETÁRIA DO TERRENO EM FRENTE AO LOCAL, ASSUMIU PAPEL DE PROTAGONISTA NA PRESERVAÇÃO DESSE SÍTIO AQUEOLÓGICO, FINANCIOU A AMPLA RESTAURAÇÃO REALIZADA NO LOCAL.
"FOTOGRAFIA DO CEMITÉRIO INGLÊS POR GUILHERME GAENSLY, POR VOLTA DE 1870 - BARRA NO SÉCULO 19"
http://www.salvador-antiga.com/barra/cemiterio-gaensly.htmVISITAR ESSA ESTRUTURA É IMPORTANTE PARA CONHECERMOS E ENTEDERMOS UMA PARCELA DOS CAMINHOS QUE SEDIMENTARAM A HISTÓRIA DA CIDADE DE SALVADOR, NOSSO LEGADO CIVILIZATÓRIO.
INSTITUIÇÂO MANTEDORA DO CEMITÉRIO DOS INGLESES -
British Cemetery in Bahia - St. George's SocietyJOSEMAR
ECONOMISTA CORECON 2065
Ótimo texto Josemar
ResponderExcluirBrilhante artigo sobre a história da cidade do São Salvador.
ResponderExcluirRecordar é viver Capitão.
ResponderExcluirJoão Guimarães Cunegundes
Obrigado amigo!! A história do Capitão da Royal Navy, sepultado no Cemitério Britânico, foi muito relevante para mim, no âmbito do escrito!
Excluir