sexta-feira, 12 de maio de 2023

ANTIGA ESTRADA DE FERRO JUAZEIRO SALVADOR - PARTE 1 - OLD RAILWAY JUAZEIRO SALVADOR - PART 1

RETORNAMOS A COMENTAR SOBRE A ANTIGA ESTRADA DE FERRO / JUAZEIRO SALVADOR, QUE, PELO MEU ENTENDIMENTO  OFERECE PERSPECTIVAS DE DINAMISMO LOGÍSTICO E INTERLOCUÇÃO COM OS 2 PÓLOS ECONÔMICOS, REGIÃO DE JUAZEIRO, RIO SÃO FRANCISCO E O ENTORNO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, ENTRE OUTROS VETORES ECONÔMICOS, SE FOSSE RECONSTRUÍDA.

ESTAÇÃO DA CALÇADA, SALVADOR, BAHIA.ESTRADA DE FERRO DA BAHIA AO SÃO FRANCISCO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_da_Bahia_ao_S%C3%A3o_Francisco


SOJA, FRUTAS, AÇÚCAR, MINÉRIOS, SERIAM TRANSPORTADOS POR VIA HIDROVIÁRIA, EM COMBOIOS DE CHATAS EM DIREÇÃO AO PORTO DE JUAZEIRO, SOME-SE A ISTO, VINHOS, AÇUCAR, FILÉ DE PEIXE (TILÁPIAS), EMBARCANDO NAS COMPOSIÇÕES DA FUTURA FERROVIA, SEGUINDO PARA OS PORTOS DE SALVADOR, ARATU  E TERMINAIS PRIVATIVOS NA BTS. EM SENTIDO INVERSO FERTILIZANTES, ALÉM DE CONTÊINERES COM PRODUTOS MANUFATURADOS, PARA A REGIÃO OESTE DA BAHIA

RESSALTAMOS QUE, O PORTO DE SALVADOR, E DEMAIS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE ARATU, JUNTO A ESTE PROJETO DE UMA NOVA FERROVIA, JUAZEIRO / SALVADOR, PODEM SE TORNAR ESTRUTURAS OPERACIONAIS COMPLEMENTARES ENTRE SI,  ENQUANTO  A "FIOL" E O "PORTO SUL", TAMBÉM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA COMEÇAM DO ZERO, EXIGINDO MAIORES APORTES FINANCEIROS E CRONOGRAMA DE  TEMPO PARA SEREM EXECUTADOS, .

A SEGUIR, UM VÍDEO ILUSTRATIVO DA ANTIGA FERROVIA.


A FIOL, SEGUNDO SEU PROJETO EXECUTIVO MOVIMENTARIA NO PRIMEIRO MOMENTO 18 MILHÕES DE TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO E SOJA, SÃO GRANÉIS, CUJO O VALOR AGREGADO É INEXPRESSIVO DIANTE DA TONELAGEM TRANSPORTADA, ENQUANTO A JUAZEIRO / SALVADOR,  TERIA COMO NICHO CARGAS MANUFATURADAS COM ALTO VALOR AGREGADO, COM PERSPECTIVA DE COMPOSIÇÕES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, E VIABILIDADE DE RAMAL LIGANDO A FERROVIA NORTE / SUL.

É DE BOM ALVITRE ESCLARECER QUE A] ESTRUTURA] DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO, FOI DANIFICADA AO LONGO DO TEMPO PELO DESUSO, AINDA QUE TIVESSE] OPERACIONALIDADE NAO ATENDERIA] AS MODERNAS COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS, A COMEÇAR PELA LARGURA DA BITOLA, 

EM SUMA SE HOUVER VONTADE POLÍTICA, INVESTIDORES PRIVADOS E CAPITAL EXTERNO, DE PREFERRÊNCIA AMERICANO E EUROPEU, POIS A CHINA FUNCIONA COMO UM HOSPEDEIRO PARASITA, OFERECE VANTAGENS, DEPOIS DEPAUPERA O ORGANISMO E O DOMINA.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

5 comentários:

  1. Caro Amigo Josemar está é uma publicação bastante impactante ao meio Logístico baiana eu já fiz alguns trajeto desta ferrovia que não existe em lugar nenhum do mundo uma ferrovia ultrapassada cheia de defeito com uma velocidade hiper reduzida e muito ineficiente e de alto custo, para modernizar teria um gasto enorme primeiro porque além de mudar o projeto para tentar diminuir as milhares de curvas e por passar em diversas localidade urbana que teria um custo adicional de indenizações etc. na minha modesta opinião não vejo nenhum futuro para um concessão para modernização e implemento mesmo que se vislumbre uma boa demanda de mercado

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela valorosa contribuição para este BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho de competência e dedicação.

    ResponderExcluir
  4. Só da opinião de que teria de construir uma nova ferrovia e bastante distante dis centros urbanos e exigiria um gasto enorme com construções de novas pontes túneis e pontilhoes pois o relevo da Bahia é bastante acidentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Como o perfil de carga desse trecho envolve mercadorias industrializadas, com maior valor agregado, juntando-se a Hidroavia do Rio São Francisco, de Pirapora a Juazeiro, a construção de uma nova ferrovia, aproveitando trechos fora de zonas urbanas, é um projeto logístico estratégico para economia baiana, inclusive mais relevante do que a tal FIOL e o tal Porto Sul! A nova Ferrovia Juazeiro Salvador teria em uma de suas pontas o Porto de Juazeiro, em outra o Complexo Portuário da BAÍA DE Aratu! Em suma estruturas existentes!

      Excluir