segunda-feira, 29 de agosto de 2022

PORTO DE ILHÉUS - RIO CACHOEIRA - MINHAS MEMÓRIAS - ILHÉUS PORT - CACHOEIRA RIVER - MY MEMORIES

ESCREVER SOBRE ILHÉUS ME TRAZ UM SENTIMENTO PRAZEROSO, APESAR DE TER NASCIDO EM SALVADOR, OS MEUS VÍNCULOS FAMILIARES E MINHA TRAJETÓRIA REPORTAM DE FORMA INTENSA A ESTA CIDADE E SEU ANTIGO PORTO, O QUE IREMOS DISCORRER NA ELABORAÇÃO DESTE TEXTO.

NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 MEU PAI, SUA IRMÃ, TIA GLORILDES, MINHA AVÓ JOSEFA, PARTIRAM DE ALAGOAS, REGIÃO DE PÃO DE AÇÚCAR, A BORDO DO NAVIO  CHATA MIRANDA, DO LLOYDE BRASILEIRO, ZARPANDO DO PORTO DE PENEDO LOCALIZADO NO RIO SÃO FRANCISCO, COM DESTINO A ILHÉUS.

                               MEU PAI, A ESQUERDA. E SEU IRMÃO, MEU TIO ANTÔNIO EM ILHÉUS - 17/11/44

                                                                       ACERVO DO BLOG

TIA LICA, OUTRA IRMÃ DO MEU PAI, SE ANTECEDEU A ESTA MIGRAÇÃO FAMILIAR,  ENCONTRAVA-SE NA CIDADE, COM TODA LOGÍSTICA PARA RECEBER OS FAMILIARES.

DEDICATÓRIA DA FOTO ANTERIOR
                                                                          ACERVO DO BLOG

MEU PAI, JOÃO ALVES, NA ÉPOCA COM 17 ANOS, DE INÍCIO TRABALHOU NO TABELIONATO DE TONICO BASTOS, PERSONAGEM DO ROMANCE DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA, EM 1940,  JOÃO PARTIU DE ILHÉUS COM UM GRUPO DE MENINOS PARA PRESTAR EXAME NA ESCOLA DE APRENDIZ DE MARINHEIROS DE SALVADOR, FOI APROVADO, CUMPRINDO SEU DESTINO DE CONHECER OS 7 MARES, A CONTRA GOSTO DE TONICO QUE GOSTARIA QUE JOÃO PERMANECESSE NO TABELIONATO,  POR SE AFEIÇOAR A MEU PAI, ELE O COLOCARIA COMO SEU SUCESSOR.

NESTE ÍNTERIM TIA LICA  CASOU-SE COM TIO OSCAR, QUE ATUAVA COMO CONFERENTE NO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, ATENDENDO A NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA, MAIOR EMPRESA DE NAVEGAÇÃO NACIONAL À ÉPOCA, DO LLOYD E COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.

                 FOTO AÉREA -DATA DESCONHECIDA - PORTO RIO CACHOEIRA - PELO MENOS 4 PONTES DE ATRACAÇÃO SÃO VISÍVEIS

        https://ilheuscomamor.wordpress.com/2011/06/08/ilheense-ou-ilheuense/


ATÉ CHEGAR AO TEMPO DA MINHA IDA PARA ILHÉUS, QUANDO ASSUMI UMA SUPERVISÃO NO ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA, A CONVITE DE  JOSÉ HUGHES.  NO 1º ANO FIQUEI HOSPEDADO NA CASA DOS MEUS TIOS  LICA E OSCAR, FUI ACOLHIDO COMO FILHO, SEMPRE ÁS NOITES TINHAM RODAS DE CONVERSAS  COM TIO OSCAR E COLEGAS DE TRABALHO, EDUARDO (ARROZ DOCE), ZÉ CARLOS (ZÉ ESPETO), NALDO, GUIMARÃES (PISA), MERICA, BINHA, POSTERIORMENTE (PAULO UBIRAJARA) BIRA, QUE FOI TRANSFERIDO PARA A ILHÉUS 3 ANOS DEPOIS DE MINHA IDA.

BEBENDO UMAS CERVEJAS, FUMANDO CHARUTOS, CONTANDO ESTÓRIAS E HISTÓRIAS DO MAR, DE SALVADOR E ILHÉUS ANTIGAS, DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO VELHO PORTO RIO CACHOEIRA, OS NAVIOS, AS BARCAÇAS A PANO, A FERROVIA QUE TRAZIA CACAU DA ZONA RURAL PARA EXPORTAÇÃO. O CONVÍVIO COM TODOS  ESSES AMIGOS CITADOS, FAZIA O TEMPO TRANSCORRER DE MODO AGRADÁVEL

NESTA IMAGEM, NÃO TEMOS A DATA, OBSERVAMOS UM NAVIO MISTO, CARGAS E PASSAGEIROS POSSIVELMENTE DE CABOTAGEM. ALÉM DE COMPOSIÇÃO DE VAGÕES FERROVIÁRIOS QUE SERVIAM A ILHÉUS. A CHAMINÉ  NO DESTAQUE PERTENCIA A  FÁBRICA KAUFMANN  PROCESSADORA  DE CACAU.

https://pacoiosbateatro.webnode.com.br/album/ilheus-ontem/antigo-porto-de-ilheus-jpg/

O ADVENTO DA INTERNET PERMITIU-ME TER ACESSO A IMAGENS E TEXTOS, DE  FATOS QUE MEU PAI  E TIO OSCAR  RELATAVAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS LIGADAS AO MAR. HOJE, GOSTARIA DE DAR CONTINUIDADE AS CONVERSAS,  COM INDAGAÇÕES QUE IRIAM ESCLARECER MINHAS CURIOSIDADES. TEMPOS IDOS QUE FORAM MARAVILHOSOS. MAS SEGUIMOS. NA POSTERIDADE MEUS  RELATOS SOBRE O MAR DA BAHIA SERÃO ESTÓRIAS.

VAMOS AO OBJETIVO PRIMÁRIO DESTA POSTAGEM, QUE É O ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA. DESDE OS IDOS DE 1535, COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, A HISTÓRIA DE ILHÉUS E SEU PORTO SE INICIA. NÃO IREMOS DIVAGAR SOBRE ESSE PASSADO DISTANTE, QUE IMPLICA EM PESQUISAS MAIS APROFUNDAS, E SIM, SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, PRINCIPALMENTE DO PERÍODO DE 1940, DURANTE A II GRANDE GUERRA, INDO ATÉ A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO NO FINAL DE 1960. DESSE PERÍODO TENHO RELATOS DE PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA , A EXEMPLO DE MEU PAI E MEU TIO.

A CRESCENTE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAVOURA CACAUEIRA, JUNTO A RECEBIMENTOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, IMPULSIONARAM A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO ORGANIZADO E POR RAZÕES DE VANTAGENS NATURAIS O LOCAL ESCOLHIDO FOI O ESTUÁRIO DO RIO CACHOEIRA.

EM 06 DE ABRIL DE 1911 O EMPREENDEDOR BENTO BERILLO DE OLIVEIRA  FIRMOU COM A INTENDÊNCIA MUNICIPAL PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DO FUTURO PORTO DE ILHÉUS. COINCIDÊNCIA OU NÃO NESTE MESMO ANO EM 17 DE JULHO O VAPOR CANAVIEIRAS INAUGURAVA O PRIMEIRO TRECHO DE CAIS DO PORTO DE SALVADOR.

A ELITE ECONÔMICA DE ILHÉUS BUSCAVA NÃO DEPENDER  DA INFLUÊNCIA DE SALVADOR. EM ILHÉUS O CACAU ERA TRANSPORTADO EM PEQUENAS EMBARCAÇÕES E VELEIROS PARA SER EMBARCADO EM NAVIOS DE LONGO CURSO NO PORTO DA CAPITAL. O OBJETIVO MAIOR FOI ALCANÇADO COM A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE LONGO CURSO ATRAVÉS DO NAVIO DE BANDEIRA SUECA O FALCO, COM DESTINO A NOVA YORK EM 26 DE JANEIRO DE 1926.

IMAGEM INTERESSANTE, NÃO TEMOS A DATA, MAS PELA ESTRUTURA DOS NAVIOS,FUNDEADOS, 6 AO TODO, CARGUEIROS CLÁSSICOS, SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, PODE SER SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1950 A PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960. ESPERANDO EMBARQUE POR MEIO DE ALVARENGAS

https://transparencia.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/ilheus-completa-482-anos-de-historia/48560

PASSADO OS PRIMEIROS ANOS DO NOVO PORTO, FENÔMENOS NATURAIS COMEÇARAM A MOSTRAR SUAS FACETAS QUE DIFICULTAVAM O ENTRAR E SAIR DE EMBARCAÇÕES. ANTES DE RELATARMOS EPISÓDIOS ENVOLVENDO  OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO PERÍMETRO DO ANTIGO PORTO DE ILHÉUS SE FAZ NECESSÁRIO ESCLARECER  NUANCES ESPECIFICAS.

A BARRA DA BAÍA DO PONTAL É ESTREITA ENTRE SUAS MARGENS, A LESTE O MORRO DE PERNAMBUCO, A OESTE, ORLA QUE SE INICIA NA AV. 2 DE JULHO E SE PROLONGA PELA PRAIA DA AVENIDA. MESMO PARA ESSE TEMPO ONDE AS DIMENSÕES DOS NAVIOS DE LONGO CURSO ERAM BASTANTE INFERIORES AS EMBARCAÇÕES ATUAIS, A ENTRADA E SAÍDA DE NAVIOS ERAM REALIZADAS COM POUCA FOLGA NAS MANOBRAS. ESTE CENÁRIO SE POTENCIALIZAVA EM PERÍODOS DE VENTOS  INTENSOS E VAGALHÕES.

UM CASO EMBLEMÁTICO FOI O NAUFRÁGIO DO IATE ITACARÉ EM 23 DE AGOSTO DE 1939, NA ENTRADA DA BARRA FOI  AÇOITADO POR ENORMES VAGALHÕES, PROVOCANDO  O  EMBORCAMENTO DO CASCO, CAUSANDO INÚMERAS VÍTIMAS FATAIS, MANHÃ TRAUMÁTICA  PARA OS HABITANTES DA CIDADE, DURANTE MUITO TEMPO O EPISÓDIO MARCOU A VIDA  DOS ILHEENSES. TIA LICA ATUAVA COMO ENFERMEIRA PARTICIPOU DO ATENDIMENTO AOS NÁUFRAGOS.

COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO  SOBRE A ENTRADA E SAÍDA DAS EMBARCAÇÕES, POIS, NÃO SOU PRÁTICO, NEM COMANDANTE, OS NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, DEVERIAM SER REALIZADAS NA PREAMAR - NÍVEL MÁXIMO DE MARÉ, EVITANDO ENCALHES.

OS PORTOS LOCALIZADOS EM ESTUÁRIOS, QUANDO ÁGUA DOCE PROVENIENTES DE RIOS SE ENCONTRAM COM A ÁGUA DO MAR, PODENDO ACONTECER NO INTERIOR DE BAÍAS, A EXEMPLO DA BAÍA DE SANTOS, PARANAGUÁ E PONTAL. ESSES PORTOS RECEBEM CONSTANTEMENTE SEDIMENTOS TRAZIDOS PELA CORRENTEZA DOS RIOS, O QUE SE ACENTUA NOS PERÍODOS DE CHEIA 

DESCONHEÇO A DATA DESTA IMAGEM, NEM SEU CRÉDITO, MAS É RICA EM DETALHES, ONDE OBSERVAMOS  5 PONTES E UMA ESPÉCIE DE PIER. DA ESQUERDA PARA DIREITA UM VELEIRO ATRACADO, EM OUTRA PONTE 2 ALVARENGAS, SINALIZANDO QUE O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO ESTAVA OPERACIONAL, NEM EM SEU PIER DE MADEIRA. LOGO APÓS 2 EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS OFFSHORES, NA MARGEM DO PONTAL É VISÍVEL UM DESTROÇO DE NAUFRÁGIO, QUE DEVE SER O URUBATAN EM 1959 TRANSPORTANDO TAMBORES DE ASFALTO, OU  NOSSA SENHORA DE LOURDES EM 1957, TRANSPORTANDO GADO. POR ÚLTIMO NA ENTRADA DA BARRA UM REBOCADOR REALIZANDO O REBOQUE DE UMA ALVARENGA. QUE TEMPO SAUDOSO.


ESSE MATERIAL SE ACUMULA NAS BACIAS DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS REDUZINDO A PROFUNDIDADE, DEVIDO O ASSOREAMENTO, LEVANDO A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO PERIÓDICAS A FIM DE MANTER O CALADO  OPERACIONAL DE PROJETO.

A BAÍA DE ILHÉUS RECEBE ÁGUAS DE 3 RIOS, O ITACANOEIRA TAMBÉM CHAMADO DE FUNDÃO, SANTANA E CACHOEIRA, ESSE CENÁRIO LEVOU A DIFICULDADE DE ACESSO A NAVIOS DE LONGO CURSO FAZENDO COM QUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL DE ILHÉUS NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 TOMASSE POSIÇÃO QUANTO AO FUTURO PORTUÁRIO DA CIDADE.

IMAGEM ANTIGA DE ILHÉUS, NÃO TEMOS A DATA - O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO E MUITOS PRÉDIOS DA AV. SOARES LOPES AINDA NÃO EXISTIAM. A IMAGEM RETRATA O AEROPORTO NO BAIRRO DO PONTAL.

https://br.pinterest.com/pin/558939003731799477/

DEPOIS DE 3 ANOS VÁRIAS FORAM AS PROPOSTAS COLOCADAS À MESA DE DISCUSSÃO, DESDE A  ABERTURA DE UM CANAL LIGANDO O OCEANO ATLÂNTICO DIRETAMENTE A BAÍA DE PONTAL, ATÉ A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO OFFSHORE, EM MAR ABERTO, VENCEU A SEGUNDA. DIANTE DA DECISÃO, EM 1942 O ACESSO AO PORTO FOI CERCEADO A NAVIOS DE LONGO CURSO, FICANDO OS EMBARQUES REALIZADOS POR ALVARENGAS, BARCAÇAS SEM PROPULSÃO PRÓPRIA, ERAM REBOCADAS ATÉ OS NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DA CIDADE ILHÉUS.

NÃO É PRECISO SER ESPECIALISTA PARA ENTENDER QUE EM ÉPOCAS DE MAU TEMPO O SERVIÇO ERA INTERROMPIDO, EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS REBOCADORES E PELA PRÓPRIA BARCAÇA, POIS A SAÍDA DA BARRA SE TORNAVA PERIGOSA, ALÉM DO POSICIONAMENTO NO COSTADO DOS NAVIOS FICAR IMPRATICÁVEL.

PÁTIO DE TANCAGEM DA PETROBRAS - ANTES DO POLIDUTO LIGANDO A REFINARIA DE MATARIPE A ITABUNA E JEQUIÉ OS DERIVADOS DE PETRÓLEO DESTINADOS A REGIÃO SUL DO ESTADO ERAM DESEMBARCADOS NO PORTO DO MALHADO. NÃO EMOS A DATA.

https://br.pinterest.com/pin/558939003731799496/

NESSE INTERREGNO OS SERVIÇOS DE DRAGAGENS FORAM REALIZADOS DE FORMA CONTÍNUA, MITIGANDO O ASSOREAMENTO. A DECISÃO DE CONSTRUIR UM NOVO PORTO EM MAR ABERTO SÓ TEVE CONTORNOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, COM LOCALIZAÇÃO NA PONTA DO MALHADO, AO NORTE DO ANTIGO. RESSALTE-SE QUE O PORTO DO MALHADO, FOI O PRIMEIRO CONSTRUÍDO EM MAR ABERTO NO BRASIL

SOBRE O PORTO DO MALHADO TECEREMOS COMENTÁRIOS EM OUTRA OPORTUNIDADE.

RESSALTO QUE ILHÉUS NÃO ERA APENAS VISITADA POR NAVIOS, UMA IMENSA FROTA DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR ARMADOS EM TRAQUETE, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS E EMBARCAÇÕES MENORES MOVIDAS A MÁQUINA DENOMINADAS DE IATE, FREQUENTAVAM NÃO SÓ O ANCORADOURO DE ILHÉUS, COMO TODO LITORAL DA BAHIA, TRANSPORTANDO CARGAS, PRINCIPALMENTE CACAU, PIAÇAVA E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS, A ESSES HOMENS DEVEMOS NOSSO TRIBUTO, POIS NÃO SERÍAMOS UMA CIVILIZAÇÃO SEM SUA FAINA, CORAGEM E AUDÁCIA. 

A FREQUENTE ESCALA  DE NAVIOS DE BANDEIRA ESTRANGEIRA NA CIDADE PERMITIU A SOCIEDADE  ILHEENSE  MANTER UM ALTO  PADRÃO DE CONSUMO, EM BEBIDAS, ALIMENTOS EXÓTICOS, PERFUMES, ROUPAS, EM SUMA, COMPATÍVEL COM A RIQUEZA QUE O CACAU PROPORCIONAVA. O PORTO DE ILHÉUS FERVILHAVA COM FESTAS E RECEPÇÕES.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON - 2065  

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

AUSÊNCIA DE SAVEIROS NA LISTA DE INCRITOS DA REGATA ARATU MARAGOGIPE

ENTENDO QUE A LISTA DE SAVEIROS E ESCUNAS INSCRITOS PARA REGATA ARATU MARAGOGIPE DEVERIA TER DESTAQUE NO SITE, AFINAL DE CONTAS ESSAS EMBARCAÇÕES DOMINARAM O MAR DA BAHIA E DE SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE SÉCULOS.

IMAGEM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX, DENOTANDO QUE A PRAIA DO PORTO DA BARRA FAZ JUS AO NOME! VÁRIAS EMBARCAÇÕES ANCORADAS OU EM REFORMA NO SECO!!!! DESTACANDO. 3 SAVEIROS COM UM TIPO DE ESTRUTURA DE MASTREAMENTO, DESCONHECIDA POR MIM, SITUADA A MEIA NAU!!!!

DEVEMOS ENALTECER OS  SAVEIRISTAS QUE ENFRENTAVAM O RIGOR DO MAR, TANTO NO INTERIOR DA BAÍA COMO BARRA A FORA. HOMENS DE CORAGEM SEM IGUAL, NAVEGAVAM APENAS COM BÚSSOLA, OU ÀS VEZES, APENAS USANDO OS ASTROS PARA DEFINIREM SUA POSIÇÃO E SEU CURSO, SEM FONIA, SEM GPS, SEM PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO, SEM MOTOR, SEM PILOTO AUTOMÁTICO.

FOTOGRAFIA DO PORTO DA BARRA, COM ALGUNS SAVEIROS EM DESTAQUE! COMO, O MARCO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR ESTÁ PRESENTE NA IMAGEM, E O MESMO FOI INAUGURADO EM 29 DE MARÇO DE 1952, DESSA FORMA, A FOTOGRAFIA FOI TIRADA APÓS ESTA DATA.
http://www.salvador-antiga.com/barra/antigas.htm

LONGE DE SUAS FAMÍLIAS DURANTE SEMANAS, ENFRENTANDO O DURO SOPRAR DO VENTO SUL, MUITOS NAVEGANDO ATÉ SERGIPE E SUL DA BAHIA. QUANTAS ESPOSAS, AMANTES , FILHOS, NETOS, AMIGOS ESPERARAM NA BEIRA DO CAIS DO PORTO, A SILHUETA DAS VELAS BRANCAS NO HORIZONTE, MUITOS NÃO RETORNARIAM AO SEU PORTO.

NESTA IMAGEM, MAIS CONTEMPORÂNEA, POR VOLTA DO FINAL DE 1960, A PRAIA DO PORTO DA BARRA APRESENTA SEU FORMATO ATUAL, COM BALAUSTRADA, BANHISTAS, ETC! É VISÍVEL A MOVIMENTAÇÃO DE SAVEIROS DE CARGA. A ESTA ÉPOCA, A NAVEGAÇÃO AINDA PREDOMINAVA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS!!! AS ESTRADAS ERAM INCIPIENTES E O SISTEMA FERRY BOAT NÃO HAVIA SIDO IMPLANTADO!! OBSERVAMOS NA FOTOGRAFIA, 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA NO PRIMEIRO PLANO E MAIS ALGUNS DE VELA DE IÇAR EM SEGUNDO PLANO!! ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960, FUNCIONAVA UMA FEIRA E UMA PEIXARIA NO PORTO DA BARRA!!! LEMBRO-ME, QUANDO CRIANÇA, INDO ÀS SEXTA FEIRAS COM MINHA MÃE A ESTE LOCAL, ENQUANTO ELA PROVIDENCIAVA AS COMPRAS, EU CONTEMPLAVA A MOVIMENTAÇÃO MARÍTIMA NAS CERCANIAS DA ENSEADA, POIS DESDE CRIANÇA O MAR E SUAS EMBARCAÇÕES OFERECIAM SEU FASCÍNIO SOBRE MIM!!!

ESSES MARUJOS MERECEM SER REVERENCIADOS EM RELAÇÃO AOS COMANDANTES E TRIPULANTES DOS MAIS DE 100 VELEIROS QUE PARTICIPARÃO DA REGATA. EM PAÍSES CIVILIZADOS, QUE PERPETUAM SUA HISTÓRIA NAVAL, AS EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS SÃO AS VERDADEIRAS ATRAÇÕES EM EVENTOS NÁUTICOS. MUITO TRISTE, POR QUE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA SE DESENHOU POR MAIS DE V SÉCULOS COM SAVEIROS E SUAS VARIANTES LIGANDO O RECÔNCAVO A SUA METRÓPOLE, A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ESTA FOTOGRAFIA CUJA FONTE FOI O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS" DO NOSSO AMIGO HERALDO LAGO RIBEIRO, QUE TANTO CONTRIBUI PARA O RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA VELHA E QUERIDA CIDADE DE SÃO SALVADOR, OU SIMPLESMENTE A CIDADE DA BAHIA, COMO NOSSOS ANTEPASSADOS ASSIM À DENOMINAVA, REPRESENTA A REGATA DE SAVEIROS "JOÃO DAS BOTAS", INSTITUÍDA NA DÉCADA DE 1960 PELA MARINHA DO BRASIL, COM O INTUITO DE AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DOS SAVEIROS E DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA!! A REGATA QUE PERMANECE VIVA ATÉ HOJE, GRAÇAS A MARINHA DO BRASIL, SOFRE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA PELA FALTA DE INCENTIVOS AOS SAVEIRISTAS QUE AINDA MANTÉM ESTA ATIVIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!!!! PERCEBE-SE A GRANDE QUANTIDADE DE SAVEIROS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO A ÉPOCA DA IMAGEM EM COMPARAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, ALÉM DA PRESENÇA DE ESCUNAS QUE HOJE NÃO MAIS COMPETEM!!! A AUSÊNCIA  DO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR É LATENTE EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO, CUJA RAIZ É O MAR E SEUS HOMENS QUE DURANTE SECULOS LEVARAM O PROGRESSO, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO!!!!

SITE DA REGATA ARATU MARAGOGIPE -    http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/?nav=inscritos

A BAHIA E SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS. A IDENTIDADE, A FORÇA, A CORAGEM, O NACIONALISMO DO POVO BAIANO FORAM FORJADOS PELOS CAMINHOS DO MAR.SAVEIRO DE VELA DE IÇAR PARTICIPANDO DA PROCISSÃO MARÍTIMA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, EM 1950.VERIFIQUEM QUE À ARMAÇÃO VÉLICA É COMPOSTA DE UM MASTRO DE TRAQUETE POSICIONADO NA PROA.HOJE NÃO EXISTEM SAVEIROS COM ESTA CARACTERÍSTICA DE VELA, NAVEGANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, O QUE ERA COMUM ATÉ A DÉCADA DE 1960.
                          FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.



JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

PESCA ARTESANAL E SEMI INDUSTRIAL, UMA OPÇÃO VIÁVEL DE EMPREGO E RENDA PARA SALVADOR - BAHIA - ARTISANAL AND SEMI INDUSTRIAL FISHING, A VIABLE EMPLOYMENT AND INCOME OPTION FOR SALVADOR - BAHIA

PROSPECTANDO NICHOS SOCIOECONÔMICOS GERADORES DE RENDA E EMPREGO EM RELAÇÃO A SALVADOR E OUTRAS REGIÕES DO ESTADO, VAMOS TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADE PESQUEIRA  NA BAHIA.

O QUE SE FALA NOS ÚLTIMOS 16 ANOS ADJETIVANDO A BAHIA COMO TERRA DO JÁ FOI, NÃO É PRECONCEITO É UMA REALIDADE PALPÁVEL, MUITO ESCREVEMOS SOBRE O ASSUNTO, PRINCIPALMENTE EM ARTIGO DESTE BLOG QUE TRADUZ DE FORMA CLARA ESSE PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO E DESCONFIGURAÇÃO ECONÔMICA QUE LEVOU À FADIGA DO TECIDO SOCIAL DO ESTADO, CRISTALIZADA PELOS RECORDES  DE VIOLÊNCIA, ENTRE AS DEMAIS UNIDADES DA FEDERAÇÃO. O LINK DO ARTIGO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html.

SE TORNA ATÉ PATÉTICO E REPETITIVO INFORMAR QUE O ESTADO DA BAHIA POSSUI O LITORAL MAIS EXTENSO DO PAÍS, A MAIOR BAÍA, TODOS OS SANTOS, 2ª DO PLANETA, ALÉM DE UMA RICA HISTÓRIA NAVAL, TANTO EM NAVEGAÇÃO, COMO EM CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, HISTÓRIA ESTA, QUE SE FORMATOU EM MAIS DE V SÉCULOS, EM CONTRAPONTO IMPORTAMOS PESCADOS DE OUTROS ESTADOS PARA SUPRIR NOSSA DEMANDA DE CONSUMO.

AS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS QUE O MUNICÍPIO DE SALVADOR APRESENTA PARA  O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA SÃO INÚMERAS, ALÉM DE, EM DÉCADAS, NO ORGANOGRAMA DO GOVERNO DA BAHIA CONSTAR A EMPRESA PÚBLICA - BAHIA PESCA - VINCULADA A SECRETARIA DA AGRICULTURA, CRIADA COM O OBJETIVO DE TRAÇAR E VIABILIZAR RUMOS PARA O SETOR. UMA ENTIDADE DESSE PORTE GERA GASTOS ORÇAMENTÁRIOS  DE CUSTEIO E INVESTIMENTOS, QUE SERÃO ATENDIDOS PELO IMPOSTO PAGO PELO CIDADÃO, DESSE MODO, QUAL A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO EM SE MANTER EM ATIVIDADE A MESMA,  MUITO POUCO OU QUASE NADA FOI REALIZADO, A EXEMPLO DE POVOAR TANQUES E AGUADAS DE FAZENDAS COM ALEVINOS DE TILÁPIA E OUTROS PEIXES DE ÁGUA DOCE.

DESDE O DESEMBARQUE DOS PORTUGUESES EM TERRAS BAIANAS, CARPINTEIROS NAVAIS VINDOS NO SEIO DA ESQUADRA ENCONTRARAM EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS LOCAL IDEAL PARA CONSTRUÇÃO NAVAL, ALIADA A EXCEPCIONAL QUANTIDADE, DIVERSIDADE E QUALIDADE DE MADEIRAS PARA USO EM AMBIENTE MARÍTIMO. NO SÉCULO XIX O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL, CONSTRUINDO INCLUSIVE, NAVIOS DE BATALHA PARA NAÇÕES EUROPEIAS. 

EM SUMA, NOS DIAS ATUAIS, NA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS, SUBÚRBIO DE SALVADOR, ILHAS E ORLA DA NOSSA BAÍA, ESTALEIROS ARTESANAIS E CARPINTEIROS INDEPENDENTES, MESMO DE FORMA PRECÁRIA, CONSTROEM EMBARCAÇÕES QUE SÃO UTILIZADAS PARA PESCA, FORNECENDO SUSTENTO PARA INÚMERAS FAMÍLIAS, ALÉM DE ALIMENTAR UMA CADEIA PRODUTIVA QUE ALCANÇA COMBUSTÍVEL, MADEIRAS, COMPENSADO NAVAL, FIBRAS PARA CONSTRUÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, MOTORES, CABOS MARÍTIMOS, MATERIAL DE SALVATAGEM E ELETRÔNICOS, TUDO REGULADO PELA MÃO INVISÍVEL DO MERCADO, SEM PRATICAMENTE NENHUM APOIO DE GOVERNOS DA ESFERA MUNICIPAL E ESTADUAL.

PORTO DA SARDINHA - ENSEADA DO CABRITO
https://www.facebook.com/belezas.suburbio/posts/2318768421519545/

JUNTO A VENDA DO PESCADO, CUJA RENDA SERÁ APLICADA EM OUTROS SETORES, GERANDO ECONOMIAS EXTERNAS SIGNIFICATIVAS, OBSERVAMOS QUE OS ENTES GOVERNAMENTAIS NÃO TOMARAM INICIATIVAS QUANTO A UM LEVANTAMENTO QUALITATIVO DO SETOR, COMO CAMINHO EMBRIONÁRIO PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO NECESSÁRIO.

OBSERVO EM MINHAS IDAS A RIBEIRA E PASSEIOS QUE REALIZEI NO TREM DO SUBÚRBIO, DESUMANAMENTE DESATIVADO SEM NENHUMA ALTERNATIVA EM TROCA, ALÉM DA CONSTATAÇÃO VIA IMAGEM DE SATÉLITE, A QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA PESCA ARTESANAL TEM CRESCIDO DE FORMA GEOMÉTRICA, MANTENDO UMA PROPORÇÃO AO ÍNDICE DE DESEMPREGADOS, AQUI ATIGINDO UM DOS MAIORES ÍNDICES DO PAÍS..

ESSE PEQUENO PREÂMBULO SE FAZ NECESSÁRIO PARA SE TER UMA VISÃO CONTEXTUAL DA PESCA ARTESANAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL. 

BARCOS DE PESCA - RIBEIRA - SALVADOR - BAHIA
https://www.vanezacomz.com.br/passeio-na-ribeira/


A SEGUIR ELENCAREMOS O QUE ESTE BLOG VISLUMBRA COMO AÇÕES EFETIVAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PARA QUALIFICAR E AMPLIAR A ESCALA PRODUTIVA DESSE SETOR.

1) ANULANDO A NECESSIDADE DE CONTRATAR CONSULTORIAS INERTES E DESPROPORCIONALMENTE CUSTOSAS, A PREFEITURA DE SALVADOR DEVE CRIAR GRUPO DE TRABALHO, COM PRAZOS CLAROS PARA FINALIZAÇÃO DE TAREFAS, A FIM DE REALIZAR LEVANTAMENTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DO PESSOAL, BEM COMO EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS COM A PESCA ARTESANAL  NA ORLA MARÍTIMA DE SALVADOR. A PARTIR DO RELATÓRIO FINAL IDEALIZAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA O SETOR.

2) EM PONTOS ONDE SE LOCALIZAM MAIOR ESCALA DE EMBARCAÇÕES, CONSTRUIR, PRIORITARIAMENTE ESTRUTURAS NECESSÁRIAS PARA ATRACAÇÃO E FAINAS DE EMBARQUE DE GELO, RANCHO, ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL E DESEMBARQUE DE PESCADOS. ESSAS ESTRUTURAS, APÓS CONCLUSÃO PODEM SER GERENCIADAS ATRAVÉS DE COOPERATIVAS DE PESCADORES:

EMBARCAÇÃO PARA PESCA EM ALTO MAR - SANTA CATARINA
https://www.4oito.com.br/noticia/santa-catarina-busca-solucoes-para-viabilizar-a-pesca-de-camarao-17589


3) PROPORCIONAR  AMBIENTE FISCAL FAVORÁVEL A IMPLANTAÇÃO DE ESTALEIROS NA REGIÃO DE SALVADOR, PRINCIPALMENTE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COM PRODUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PESCA A PREÇOS ATRATIVOS, EM VIRTUDE DE ISENÇÃO DE GRAVAMES FISCAIS:

4) SONDAR ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM NAÇÕES DE EXCELÊNCIA NA ÁREA PESQUEIRA, ALÉM DE ESTADOS COM PESCA INDUSTRIAL AVANÇADA, A EXEMPLO DE SANTA CATARINA;

5) VERIFICAR VIABILIDADE ECONÔMICA VISANDO AMPLIAR A PRODUÇÃO DE PESCADO EM SALVADOR E TERRITÓRIO BAIANO, AGREGANDO VALOR A CADEIA PRODUTIVA, ATRAVÉS DE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS PROCESSADORAS.

6) ÁREAS JÁ ESTABELECIDAS PELAS SUAS PRÓPRIAS VANTAGENS LOCACIONAIS E COMERCIAIS A EXEMPLO DO PORTO DAS SARDINHAS NO LOBATO, ENSEADA DOS TAINHEIROS TERIAM PRIORIDADES, SE TORNANDO UM PILOTO PARA AS PRÓXIMAS INTERVENÇÕES;

7) CONTEMPLAR NO ELENCO DO CURRÍCULO ESCOLAR, DISCIPLINA VOLTADA  PARA ATIVIDADE  PESQUEIRA, COM  MATÉRIAS RELATIVAS AO DESENVOLVIMENTO DA PESCA EM ÁGUAS MARÍTIMAS, MANEJO DO AMBIENTE MARINHO NO CONTEXTO DA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES.  TUDO ISTO, VALORIZANDO  O SABER POPULAR, O LEGADO DE CONHECIMENTO EMPÍRICO DAS GERAÇÕES ENVOLVIDAS NAS FAINAS PESQUEIRAS.

8) AQUIRIR UMA PARCELA DA PRODUÇÃO DE PESCADOS DE COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES, DIRECIONANDO A RESTAURANTES POPULARES E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE SALVADOR.

9) ECONOMIA CIRCULAR - APROVEITAMENTO DE RESTOS DE PESCADOS  DIRECIONADOS A FABRICAÇÃO DE FARINHA DE PEIXE, PARA DIETA ANIMAL ATRAVÉS DE RAÇÃO BALANCEADA DE ALTO VALOR PROTEICO E NUTRICIONAL.

10) CRIAÇÃO DO GRUPAMENTO NAVAL NO ÂMBITO DA POLICIA MILITAR, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES FISCALIZAR A PESCA PREDATÓRIA (BOMBA).  https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-grupamento-naval-pm-ba.html

11) UM EXEMPLO DE AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO NAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE NÃO DEVE SER SEGUIDO, FOI A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PESQUEIRO NA RIBEIRA, QUE HOJE OPERA DE  FORMA PRECÁRIA OU SEJA SUBUTILIZADA, QUANDO DA INICIATIVA PARA CONSTRUÇÃO NÃO  SE PENSOU EM TODO CONTEXTO QUE ENVOLVE A ATIVIDADE PESQUEIRA, COM A AQUISIÇÃO DE  EMBARCAÇÕES COM MAIOR AUTONOMIA E TECNOLOGIA, TREINAMENTO ADEQUADO DOS ENVOLVIDOS NA FAINA DE PESCA E UMA BASE DE PROCESSAMENTO PROPORCIONAL  A ESCALA DO PROJETO.


JOSEMAR

ECONOMISTA  - CORECON - 2065 


domingo, 14 de agosto de 2022

13/08 - DIA DO ECONOMISTA

A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORTIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.




JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sábado, 6 de agosto de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE 27/08/2022 - CONTA COM 120 INSCRITOS ATÉ O MOMENTO

A REGATA ARATU MARAGOJIPE, QUE SERÁ RELIZADA NO DIA 27/08/2022 CONTA ATÉ ESTE MOMENTO COM 120 INSCRITOS, O RECORDE DE PARTICIPANTES DEVE SER QUEBRADO.

https://www.bahianoiteedia.com.br/regata-aratu-maragogipe-um-colorido-na-baia-de-todos-os-santos/

NÃO ESQUECENDO QUE MESMO SEM POSSUIR EMBARCAÇÃO VOCÊ PODE ALUGAR E PARTICIPAR, OU APENAS ACOMPANHAR ESSA GRANDE E ESPETACULAR FESTA NO MAR DA BAHIA.

http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/regata-aratu-maragojipe-53-anos-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/07/47-regata-aratu-maragojipe-200816-uma.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065








quinta-feira, 21 de julho de 2022

AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, ENTIDADE QUE PROMOVE AÇÕES EFETIVAS PARA O SETOR

FICO FELIZ POR POR TOMAR CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DA AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, COM OBJETIVO DE POTENCIALIZAR AÇÕES QUE VENHAM CONTRIBUIR PARA O AVANÇO QUALITATIVO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL DA BAHIA.

O BLOG VIAJANTE SEM PORTO SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR COM A AND NO QUE FOR POSSÍVEL. ABAIXO SEGUE ENDEREÇO ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO.

https://instagram.com/anb_bahia?igshid=YmMyMTA2M2Y=


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 12 de julho de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE - 27/08/2022 - CONTA COM 83 INSCRITOS

REGATA ARATU MARAGOJIPE QUE SERÁ REALIZADA NO SÁBADO 27/08/2022 CONTA, ATÉ ESTA DATA, COM 83 VELEIROS INSCRITOS, POSSIVELMENTE TEREMOS NOVO RECORDE DE PARTICIPANTES.


             https://joaoroma.com.br/em-defesa-da-regata-aratu-maragojipe

AQUELES COM INTERESSE EM PARTICIPAR MAS NÃO SÃO PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÃÕES PODEM ALUGAR VELEIROS, ESCUNAS, LANCHAS ACOMPANHANDO ESSE INTERESSANTE E PECULIAR EVENTO, TENHO CETERZA QUE MAGNÍFICAS RECORDAÇÕES FIGURARÃO NA MEMÓRIA

                              SAVEIROS - EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DA BAHIA

sexta-feira, 24 de junho de 2022

DIA DO HOMEM DO MAR - 25 DE JUNHO - DAY OF THE SEAFARER - JUNE 25

A TODOS HOMENS DO MAR NAVEGANDO PELOS 7 MARES, ENFRENTANDO A SOLIDÃO E INTEMPÉREIS DOS OCEANOS, TRANSPORTANDO RIQUEZAS E SONHOS, GUIADOS PELO  FAROL DE NETUNO, DESEJO VITÓRIAS E HONRA!!



 

JOSEMAR 

ECONOMISTA  - CORECON 2065

quinta-feira, 23 de junho de 2022

TRANSFERÊNCIA CRUDE OIL - 83 NM DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - TRANSFER CRUDE OIL - 83 NM FROM TODOS OS SANTOS BAY

CONFORME ESTE BLOG PREVIU, INICIOU ONTEM - 23/06/2022 - MAIS UMA OPERAÇÃO SHIP -TO - SHIP - OFFSHORE PARA A REFINARIA ACELEN, ENVOLVEMDO OS NAVIOS ELKA PARANA, COM 16,1 m DE CALDO E O NAVIO  ZUMBI DOS PALMARES.

ENQUANTO A REFINARIA ESTAVA NAS MÃOS DA PETROBRAS, PRODUZIA COM OCIOSIDADE, HOJE ,PRIVATIZADA, ATUA COMO UMA LOCOMOTIVA PARA O CENÁRIO INDUSTRIAL DA BAHIA. APENAS UM SENÃO, O COMANDO DA ACELEN DEVE IMPLEMENTAR DE FORMA CELERE O RETORNO DE ABASTECIMENTO DE BUNKER PARA NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

                          POSÍCÃO DAS EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO






JOSEMAR

ECONOMISTA -2065



quarta-feira, 22 de junho de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE - 53 ANOS DE FESTA NO MAR DA BAHIA - 27/08/2022 - ARATU MARAGOJIPE SAILING RACE - 53 YEARS OF PARTY IN THE SEA OF BAHIA - 08/27/2022

FALTA POUCO MAIS DE 1 MÊS PARA A REGATA ARATU-MARAGOJIPE COMPLETANDO 53 ANOS! O EVENTO, QUE É CONSIDERADO COMO A MAIOR REGATA - PERCURSO DO PAÍS LARGA NO DIA 27 DE AGOSTO DA BAÍA DE ARATU, PASSANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E RIO PARAGUAÇU ATÉ CHEGAR À HISTÓRICA CIDADE DE MARAGOJIPE, NO RECÔNCAVO BAIANO. ENTRE OS INSCRITOS, VELEIROS DE DIVERSAS PARTES DO BRASIL E DO EXTERIOR JÁ GARANTIRAM PRESENÇA. ACESSE http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/ E FAÇA SUA INSCRIÇÃO"

FOTOGRAFIA DA RAMPA DO MERCADO, QUANDO OS SAVEIROS DOMINAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS
                                                                        VOLTAIRE FRAGA

QUEM NÃO FOR PROPRIETÁRIO DE VELEIROS PODE ACOMPANHAR A REGATA ATRAVÉS DE EMBARCAÇÕES ALUGADAS. O FINAL DA REGATA NA CIDADE DE MARAGOJIPE É COMEMORADO COM DIVERSAS FESTIVIDADES QUE COINCIDEM COM O PADROEIRO DA CIDADE, SÃO BARTOLOMEU.

                                SAVEIROS DE VELA DE IÇAR AO LARGO DO FAROL DA BARRA
                                                                             VIVA SAVEIRO

                                                                            EDIÇÃO 2019
A PARTICIPAÇÃO DOS SAVEIROS DEVE SER PRIORITÁRIA, SEM ESSAS EMBARCAÇÕES QUE DOMINARAM OS MARES DA BAHIA DURANTE MAIS DE 5 SÉCULOS, A REGATA E NOSSO PRÓPRIO LEGADO DE POVO NÃO EXISTIRIA.
      
IREMOS ATUALIZAR CONSTATEMENTE ATRAVÉS DO VIAJANTE SEM PORTO TODA MOVIMENTAÇÃO PREPARATÓRIA PARA O EVENTO.

                                               SAVEIRO VELA DE IÇAR ARMADO COM TRAQUETE
                          FOTO - MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES


LINKS PERTINENTES:





JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065

terça-feira, 21 de junho de 2022

LOGÍSTICA PORTUÁRIA E VENDA DA RLAM TRACIONAM COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA - PORT LOGISTICS AND SALE OF RLAM BRING COMPETITIVENESS TO THE ECONOMY OF BAIANA

A BAHIA VISLUMBRA UM CENÁRIO DE BONS VENTOS PARA COMPETITIVIDADE DA SUA ECONOMIA A PARTIR DO ANO DE 2020 ATÉ O PRESENTE. SE TORNA EVIDENTE QUE OS INVESTIMENTOS INAUGURADOS NESTE PERÍODO, OS QUAIS CITAREMOS NO DECORRER DO ARTIGO SÃO VETORES PRINCIPAIS.

EM DIVERSOS ARTIGOS E ESCRITOS NARRAMOS O QUÃO FOI INERTE A POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA PELA BAHIA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E QUALIFICAÇÃO DAS SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE PORTOS E FERROVIAS, NESTES ÚLTIMOS 16 ANOS, FAZER O QUÊ, CADA GRUPO POLÍTICO E SEUS RESPECTIVOS GOVERNADOS TEM A LIBERDADE PARA DECIDIR SUAS PRIORIDADES.

OPERAÇÃO SHIP -TO -SHIP
https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/baia-de-todos-os-santos-implanta-operacoes-ship-to-ship

A BAÍA DE TODOS SANTOS REPRESENTA UM ESPETACULAR ESPELHO D'ÁGUA NÃO SÓ PELOS SEUS ATRATIVOS NATURAIS, QUE POTENCIALIZA OS SERVIÇOS TURÍSTICOS, MAS TAMBÉM, PELA SUA  ACESSIBILIDADE Á NAVEGAÇÃO MARÍTIMA COMERCIAL. O CANAL PRINCIPAL TEM PROFUNDIDADES QUE PODEM SUPERAR  30 METROS,PORÉM NO PERÍMETRO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO ESSAS COTAS DIMINUEM, O QUE PODE SER AMPLIADA POR DRAGAGEM. 

TEMADRE

PARA SUPRIR ESTAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS, TERMINAIS MARÍTIMOS PRIVADOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM LANÇADO MÃOS DE OPERAÇÕES  TRANSSHIPMENT - SHIP - TO - SHIP. A ACELEN, ANTIGA REFINARIA LANDULPHO ALVES, JÁ REALIZOU ALGUMAS DESSAS AÇÕES, INCLUSIVE SHIP -TO-SHIP OFFSHORE. A ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL JÁ OBTEVE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DO INEMA PARA TRANBORDO DE CARGA ENTRE NAVIOS, INCLUSIVE  TIPO CAPESIZE                

                                          
                                                        PORTO COTEGIPE

                                    http://www.portocotegipe.com.br/

UM EXEMPLO PONTUAL É O NAVIO "ELKA PARANA" - SHUTTLE TANKER, QUE NAVEGA PARA SALVADOR, TRANSPORTANDO PETROLÉO BRUTO, DANDO 9,8 Kn, PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/06/22 AS 18 h, COM CALADO  DE 16,1 m, CALADO ESTE QUE NÃO PERMITIRIA SUA ATRACAÇÃO NO TEMADRE,  O MESMO DEVE REALIZAR OPERAÇÃO DE TRANSBORDO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS OU EM MAR ABERTO. A PRESENÇA DO REBOCADOR "DIDI K" NO FUNDEIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PODE SER UM INDICATIVO DESSA NOVA OPERAÇÃO, POIS O MESMO DEU APOIO EM OUTRAS OCASIÕES.

                                                           TANKER SHIP "ELKA PARANA"

A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR EM MAIS UM BERÇO, EQUIPADO COM PORTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, O PORTO COTEGIPE DEVE CONTAR COM MAIS UMA JANELA DE ATRACAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO, A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEVENDO REALIZAR INVESTIMENTOS, O ESTALEIRO ENSEADA ESTÁ AUTORIZADO A OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO EM DIVERSAS MODALIDADES DE CARGAS. NÃO ESQUECER DA PERMISSÃO DE USO DOS TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU, QUE DEMANDARÁ EXPRESSIVOS INVESTIMENTOS EM BERÇOS E NOVOS SHIPLOADER.

                                                                               TUG "DIDI K"

OUTRO FATO RELEVANTE FOI A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, QUE DEVE REALIZAR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS VISANDO AUMENTO DA CAPACIDADE DE REFINO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA TEVE CRESCIMENTO DE 2,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022, GRAÇAS AO INCREMENTO DE 40% NO REFINO DA ACELEN

TUP - ENSEADA
                    https://www.enseada.com/terminal-logistico/#single/0

PERCEBO ESTE CENÁRIO DESCRITO ANTERIORMENTE COMO UM FAROL INDICANDO NOVO PROTAGONISMO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, PROTAGONISMO QUE FOI ASSUMIDO EM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, ESPERO QUE O  GOVERNADOR ELEITO  POTENCIALIZE ESTAS NOVAS VERTENTES POSITIVAS PARA NOSSO ESTADO


JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/arrendamento-do-tgs-do-porto-de-aratu.html

http://www.brainmarket.com.br/2022/04/19/acelen-anuncia-investimentos-de-r-500-milhoes-na-refinaria-de-mataripe-a-antiga-rlam/

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/ship-to-ship/

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/baia-de-todos-os-santos-implanta-operacoes-ship-to-ship




quarta-feira, 15 de junho de 2022

ENDEREÇOS DE SITES - SERVIÇOS NÁUTICOS - SALVADOR - BAHIA - WEBSITE ADDRESSES - NAUTICAL SERVICES - SALVADOR - BAHIA

RELAÇÃO DE LINKS DE ESTALEIROS DE LANCHAS, SERVIÇOS, MARINAS LOCALIZADAS EM SALVADOR - BAHIA - SITES NÁUTICOS.


SALVADOR - BAHIA -1873


EMERGÊNCIA:

https://www.marinha.mil.br/cppr/emergencia  - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS / FLUVIAIS -  TELEFONE 185

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/VID-20201220-WA0022.mp4


ESTALEIROS:

https://www.fibrafort.com.br/pt/produtos

https://www.fsyachts.com.br/?

https://www.schaeferyachts.com.br/?

https://www.vistamarnautica.com.br/

http://lanchascaprice.com.br/teste/

http://stellanautica.tempsite.ws/

https://www.wellcraft.com.br/

https://lanchascoral.com.br/

https://armatti.com.br/

https://www.magnaestaleiros.com.br/


MARINAS E CLUBES NÁUTICOS SALVADOR - BAHIA:

https://www.marinaaratu.com/

https://www.saveiroclubedabahia.org/

https://www.bahiamarina.com.br/site/

https://www.aratuiateclube.com.br/

http://yachtclubedabahia.com.br/

https://cabotosports.com.br/contato

https://jet-marine.negocio.site/

http://socicamnauticaeturismo.com.br/amarina.php

https://ocemaiateclub.com.br/

https://www.facebook.com/salvadormarina.salvadormarina


ALUGUÉIS DE EMBARCAÇÕES - SALVADOR - BAHIA:

https://www.lanchasalvador.com.br/?

https://escunassalvador.com.br/?

https://charternautico.com.br/?

https://bahiaescuna.com/

https://apolonioturismo.com.br/

https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/salvador/servicos/central-de-escunas

https://www.nautal.com.br/aluguel-lanchas-salvador?


DIVERSOS:

https://www.marbahia.com.br/

http://fundacaobaiaviva.org.br/


MUSEUS NÁUTICOS:

https://www.instagram.com/museudomar.aleixobelov/

https://www.museunauticodabahia.org.br/


INSTITUCIONAIS:

https://www.marinha.mil.br/com2dn/

https://www.marinha.mil.br/cpba/content/principal

https://www.marinha.mil.br/bna/

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo

https://www.codeba.gov.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/home.php

http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=854

http://www.agerba.ba.gov.br/index.php/transporte/hidroviario/lanchinhas


TRNASPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIRO:

https://www.internacionaltravessias.com.br/   - FERRY BOAT

https://ilhabelatm.com.br/ - MORRO DE SÃO PAULO

https://www.reserva-cassiturismo.com.br/?MORRO DE SÃO PAULO


SERVIÇO DE PRATICAGEM:

https://bahiapilots.com.br/

http://www.salvadorpilots.com.br/



JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065


terça-feira, 14 de junho de 2022

ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS

EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS  DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS  ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE  AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.


DESDE SUA INAUGURAÇÃO EM 26 DE FEVEREIRO DE 1975, HÁ 47 ANOS, O PORTO DE ARATU SÓ CONTOU COM UMA AMPLIAÇÃO EM TERMOS DE BERÇO, TGS PIER II. HOJE O BERÇO SUL DO TGS I SE ENCONTRA INATIVO, DIANTE DE LONGAS FILAS DE ESPERA PARA ATRAÇÃO, UM CENÁRIO SURREALISTA DIANTE DA MAGNITUDE DA ECONOMIA BAIANA.

OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.


https://www.trbn.com.br/materia/I62431/cs-portos-comeca-a-administrar-terminais-do-porto-de-aratu

OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS.  A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.

A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM  A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.

PORTO DE ARATU
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

SE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES  

APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

            

sexta-feira, 6 de maio de 2022

quinta-feira, 21 de abril de 2022

PROCESSO JUDICIAL - URV - CORREGEDORIA DE JUSTIÇA TJBA - CAPITAL

ESTAMOS POSTANDO PETIÇÃO DIRECIONADA A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS QUANTO AO TRÂMITE DE PROCESSOS VERSANDO SOBRE O PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES LOTADOS NO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DA BAHIA.

https://sifam.org.br/?p=5922

ESTE TEMA DEVE PERMEAR O CENÁRIO ELEITORAL DA BAHIA EM RELAÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL. O RECONHECIMENTO DO DIREITO AO PERCEBIMENTO DA  URV ATINGIRIA UM UNIVERSO SIGNIFICATIVO DE VOTOS, SERVIDORES E SEUS DEPENDENTES.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


PROTOCOLO PJECOR

PROTOCOLO DO PROCESSO

PROCESSO DISTRIBUÍDO COM O NÚMERO 0000812-13.2022.2.00.0805 PARA O ÓRGÃO CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, POSTERIORMENTE ENVIADO A 1ª VICE - PRESIDÊNCIA DO TJBA.


Caros servidores, eu Josemar Souza Santos , residente na Av. Euclides da Cunha 443, Apt. 703, Graça, CEP: 40.150120, CPF 169 896 945 72, venho solicitar no possível, informações quanto ao processo que faço parte nº 0122550-09.2005.8.05.000, julgado em 29 de novembro 2018, acatado o mérito em favor deste solicitante, com estabelecimento, inclusive, do passivo a ser pago, agravado pelo nº 8012855-59.2020.8.05.0000 2º Grau, onde o Relator Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro atendeu o pedido de suspensão da decisão homologatória, além de colocar o pleito no status  de IRDR.  O que solicitamos é denominar quem pediu ou tomou a iniciativa para instauração do IRDR sobre a pauta URV nesse TJBA, e quais seus pressupostos, além da definição do prazo para esse IRDR finalizar, máximo de um ano, com preferência sobre os demais feitos.

O instituto legal do IRDR, ao ser criado no bojo do Código Civil de 2015, não foi operacionalizado com o intuito de ser um "cheque em branco" para represar ações com caráter repetitivas, protegidas por "cortina de fumaça" do protelamento velado, atendendo a interesses outros, pelo contrário, o legislador objetivou "preocupação  de criar mecanismos processuais que, de modo efetivo possam dar vazão ao volume de processos", 

Em relação aos processos que versam sobre o pagamento da URV pelo governo do Estado da Bahia, vejo um cenário inverso em relação ao que preconiza o IRDR. Esses processos estão represados no 2º Grau, inclusive antes do advento do COVID 19. Particularmente o processo que faço parte, já homologado, passivo definido, julgado o direito pelo Juízo do 1º Grau, hoje se encontra com a homologação desfeita e colocado em status de IRDR. Não sou jurista, nem advogado, sou economista no papel de cidadão,  navego em meu direito para não aceitar o que acontece com meu pleito. 

Como todo trâmite legal o instituto do  IRDR não devaneia no mar da eternidade, da subjetividade, é imbuído de prazo (1 ano), de fundamentação e identificação do solicitante, para não se tornar uma benesse ao poder executivo. 

Além do mais, fazem parte do processo em questão, um portador de deficiência física e uma cidadã com mais de 90 anos de idade, com diversas enfermidades, tudo isto amparado por Legislação que regula prioridades em trâmites de demandas judiciais.

A título de informação, processos sobre pagamento de URV a servidores do Poder executivo da Bahia, se transformaram em matéria sensível, pois a confirmação do direito poderia impactar com relevância o Tesouro Estadual, o que não procede, considerando que os proventos básicos dos servidores do Executivo da Bahia são relativamente aquém dos poderes  que já perceberam esse benefício e incorporaram aos seus proventos.

Gostaria de ressaltar que na Administração Pública, seja qual for a hierarquia ou a nomenclatura do cargo, não existem Deuses e sim obediência a Constituição, o "Estado de Direito" e os deveres Regimentais. 

Ressaltamos que o processo em voga foi iniciado em 2005, ou seja, 17 anos, tempo que envergonharia qualquer nação civilizada - "afinal a ausência de celeridade, sob certo ângulo, é ausência de justiça".

A questão do meu direito ao recebimento da URV, hoje não se resume apenas ao aspecto pecuniário, mas principalmente a honradez e a dignidade, lutarei em todas as instâncias possíveis e legais.

Em tempo, almejamos para que averiguações, a exemplo da "Operação Faroeste", atuando sobre relações promíscuas entre poderes, com tentativa de aparelhamento por parte do Executivo, não sejam mais necessárias acontecer. 

Desde já agradeço por tudo, solicitando confirmação do recebimento desse pedido.

"A força do direito deve superar o direito da força" Ruy Barbosa

At.te

Josemar Souza Santos, 04 de maio de 2022