terça-feira, 14 de junho de 2022

ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS

EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS  DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS  ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE  AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.


DESDE SUA INAUGURAÇÃO EM 26 DE FEVEREIRO DE 1975, HÁ 47 ANOS, O PORTO DE ARATU SÓ CONTOU COM UMA AMPLIAÇÃO EM TERMOS DE BERÇO, TGS PIER II. HOJE O BERÇO SUL DO TGS I SE ENCONTRA INATIVO, DIANTE DE LONGAS FILAS DE ESPERA PARA ATRAÇÃO, UM CENÁRIO SURREALISTA DIANTE DA MAGNITUDE DA ECONOMIA BAIANA.

OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.


https://www.trbn.com.br/materia/I62431/cs-portos-comeca-a-administrar-terminais-do-porto-de-aratu

OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS.  A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.

A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM  A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.

PORTO DE ARATU
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

SE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES  

APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

            

2 comentários: