domingo, 16 de outubro de 2011

A BATALHA DO RIO DA PRATA - GRAFF SPEE - BATTLE OF THE RIVER PLATE

                                                                                                                            
EM VERDADE, O SITE DEVERIA TER COMENTADO EM PRIMEIRO LUGAR, SOBRE O GRAF SPEE E NÃO COMEÇADO PELO BISMARCK, ATÉ POR QUESTÃO DE CRONOLOGIA. OS FATOS QUE RONDARAM A BATALHA DO ATLÂNTICO SUL ACONTECERAM PRIMEIRAMENTE EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES DO BISMARCK.
O “GRAF SPEE” FOI UM PROJETO INTERESSANTE DOS ENGENHEIROS NAVAIS ALEMÃES, ERA CLASSIFICADO COM COURAÇADO DE BOLSO, TINHA DIMENSÕES DE UM CRUZADOR PESADO, PORÉM COM BATERIAS PRINCIPAIS DE MAIOR CALIBRE E BLINDAGEM SUPERIOR.


LANÇAMENTO DO "GRAF SPEE" EM 30 DE JUNHO DE 1934








FORAM CONSTRUÍDOS  3 NAVIOS DA CLASSE: "DEUTSCHLAND" DEPOIS RENOMEADO "LÜTZOW"; "ADMIRAL SCHEER" E O "ADMIRAL GRAF SPEE", COUBE AO “GRAF SPEE” A MISSÃO DE EFETUAR ATAQUES ISOLADOS A EMBARCAÇÕES MERCANTES ENVOLVIDAS NO ESFORÇO DE GUERRA ALIADO EM ROTA ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, ASSUMINDO O PAPEL DE CORSÁRIO.


"GRAF SPEE" NO FIM DE 1936 OU COMEÇO DE 1937


"GRAF SPEE" FIM DE 1936 OU COMEÇO DE 1937


TORRE SIMPLES DE CANHÃO DE 5.9' / 150 mm E GEMINADA DE 4.1' / 105 mm


EM SEU CRUZEIRO PELO ATLÂNTICO SUL O GRAF SPEE, INTERCEPTOU E AFUNDOU 9 NAVIOS MERCANTES. OS INGLESES ATRAVÉS DE SEU SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SABIAM DA PRESENÇA DE UM VASO DE GUERRA GERMÂNICO NESTA ÁREA, TANTO É QUE UM ESQUADRÃO DE CRUZADORES BASEADO NAS ILHAS FALKLAND, ESTAVA AO ENCALÇO DO CORSÁRIO ALEMÃO, MAS SEM AINDA SABER SUA IDENTIFICAÇÃO.

O SEU NAVIO DE SUPRIMENTO ERA O "ALTMARK"  O QUAL ENCONTROU PELA ÚLTIMA VEZ ANTES DA BATALHA. EM 03/09/1939. PARA O "ALTMARK" O "GRAF SPEE" , TAMBÉM TRANSFERIA OS PRISIONEIROS ORIUNDOS DOS NAVIOS AFUNDADOS.


AVIÃO EMBARCADO "ARADO - 196


"GRAF SPEE" RECEBE COMBUSTÍVEL DE SEU NAVIO DE APOIO "ALTMARK" EM 03/09/1939


O NAVIO ALEMÃO CHEGOU A ESTAR  PERTO DO LITORAL DO NORDESTE EM SUA EMPREITADA PELO ATLÂNTICO SUL, FOI AO SUL DA ÁFRICA E OCEANO ÍNDICO, RETORNADO AO ATLÂNTICO, QUANDO NA MANHÃ DE .13 DE DEZEMBRO DE 1939, AVISTOU NO HORIZONTE O PERFIL DE UM NAVIO DE GUERRA.


NESTA FOTO É VISÍVEL UMA TORRE FALSA MONTADA SOBRE OS CANHÕES DE 288 mm,  ARTIFÍCIO USADO PELOS CORSÁRIOS  ALEMÃES PARA CONFUNDIR OS OBSERVADORES DIFICULTANDO A IDENTIFICAÇÃO DO NAVIO.




NO PRIMEIRO MOMENTO PENSOU-SE TRATAR DE UM DESTRÓIER, QUANDO O ALARME DE COMBATE TOCOU A BORDO, PERCEBEU-SE QUE NA VERDADE ERA A SILHUETA DE UM CRUZADOR, NÃO HAVENDO MAIS POSSIBILIDADES DE FUGIR AO ENGAJAMENTO. OS CRUZADORES  ERAM O “HMS AJAX”,  “HMS ARCHILLES” DA NOVA ZELÂNDIA – LEVES- E O  “HMS EXETER” – PESADO-
NA VERDADE A INSTRUÇÃO QUE LANGSDORF RECEBEU DO ALTO COMANDO  PARA EVITAR ENTRAR EM COMBATE COM VASOS DE GUERRA, PRINCIPALMENTE SE FOSSE COMPATÍVEL COM SEU APARATO BÉLICO, OU SEJA UM DESTRÓIER ISOLADO PATRULHANDO UM COMBOIO PODERIA SER ENFRENTADO, MAS UM CRUZADOR DE MANEIRA NENHUMA SÓ SE NÃO HOUVESSE OUTRA ALTERNATIVA, MESMO SENDO AS BATERIAS PRINCIPAIS DO GRAF SPEE E SUA BLINDAGEM SUPERIORES A DE QUALQUER CRUZADOR PESADO DO SEU TEMPO.
A ESTRATÉGIA DO COMANDANTE DO NAVIO ALEMÃ FOI DIRECIONAR SUAS BATERIAS PRINCIPAIS DE CANHÕES DE 288 mm NO ALVO DE MAIOR VALOR O ”EXETER”,  E AS BATERIAS SECUNDÁRIAS DE 150 mm  DESCARREGARIAM SUAS SALVAS NO DEMAIS NAVIOS .
O ALMIRANTE QUE ESTAVA A FRENTE DA FLOTILHA INGLESA, TRAÇOU SUA AÇÃO EM DIVIDIR SEUS NAVIOS EM DOIS FLANCOS, DILUINDO O PODER DE FOGO DO "GRAF SPEE".
NO AMANHECER DO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1939 INICIOU-SE A PRIMEIRA E UMA DAS MAIS NOTÓRIAS BATALHAS NAVAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A”BATALHA DO RIO DA PRATA”.
NO PRIMEIRO MOMENTO DO CONFRONTO, O EXETER FOI O NAVIO QUE MAIS SOFREU DANOS REDUZINDO SUA OPERACIONALIDADE. AS BATERIAS PRINCIPAIS DO “GRAF SPEE” ERAM CONSTITUÍDAS DE 6 CANHÕES DE 288 mm , DIVIDIDOS EM 2 TORRES TRIPLAS. O EXETER ERA DOTADO DE 3 TORRES COM 6 CANHÕES DE 203 mm ACRESCENTE A ISSO, UMA BLINDAGEM DAS PARTES VITAIS  DO CASCO DO COURAÇADO DE BOLSO ALEMÃO ERA SUPERIOR AO DO CRUZADOR PESADO INGLÊS.
NO DECORRER DO COMBATE AS TORRES DOS CANHÕES PRINCIPAIS DO EXETER FORAM DANIFICADAS E POSTAS FORA DE AÇÃO, A VELOCIDADE DO CRUZADOR INGLÊS CAIU DE 32 NÓS PARA 18 NÓS, COLOCANDO-O FORA DE COMBATE. O GRAF SPEE, APESAR DE NÃO SOFRER AVARIAS EM SEU ARMAMENTO, RECEBEU IMPACTOS DIRETOS DO EXETER, DANIFICANDO SEU CASCO EM ÁREAS DE POUCA BLINDAGEM, SUA COZINHA FOI DESTRUÍDA E O DESSALINIZADOR IDEM.


PROJÉTEIS DO "ACHILLES" ATINGEM A ÁGUA AO LARGO DO NAVIO ALEMÃO

OS MARINHEIROS VITIMADOS NO NAVIO ALEMÃO FORAM: 36 MORTOS E 60 FERIDOS; NOS TRÊS CRUZADORES FORAM 72 MORTOS, SENDO 61 NO "EXETER"; 7 NO "AJAX" E 4 NO "ACHILLES". ALÉM DE 28 FERIDOS.


ESQUIFES COM MARINHEIROS MORTOS NO "GRAF SPEE" 14/12/1939


PESANDO O CENÁRIO E OS DANOS OCORRIDOS EM SEU NAVIO O COMANDANTE DO GRAF SPEE TOMOU DECISÃO DE ABANDONAR O TEATRO DE OPERAÇÕES, REFUGIANDO-SE NO PORTO NEUTRO DE MONTEVIDÉU. A BATALHA INICIOU-SE NA MANHÃ DE UMA QUARTA FEIRA DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1939, ÁS 06:14 PROLONGANDO-SE ATÉ ÁS 21:43. NA MANHÃ DO DIA 14 DE DEZEMBRO ELE FUNDEIA NA CAPITAL DO URUGUAI
.
"GRAF SPEE" EM MONTIVIDEO - NOTA-SE DANOS NO CASCO E  AVIÃO DESTRUÍDO NA CATAPULTA 14/12/39


ROMBO A BOMBORDO  NO CASCO DO "GRAF SPEE" 14/12/1939


"GRAF SPEE" FUNDEADO EM MONTEVIDÉU DEPOIS DA BATALHA 14/12/1939


SEGUNDO AS LEIS INTERNACIONAIS  FOI DADO UM PRAZO DE 72 HORAS PARA QUE OS "GRAF SPEE ZARPASSE.
UM DILEMA DEVE TER VARRIDO A MENTE DO CAPITÃO ALEMÃO, FINDO PRAZO TENTAR À NOITE FURAR O BLOQUEIO DOS VASOS DE GUERRA INGLESES, RETORNANDO PARA A ALEMANHA VITORIOSO SENDO CONDECORADO PELO FUHER OU DESTRUIR SEU NAVIO EVITANDO CAIR NAS MÃOS DO INIMIGO.


GUARDA DE HONRA AOS MORTOS NA BATALHA 15/12/1939


CAPITÃO "HANS W. LANGSDORFF" NO FUNERAL DE SEUS MARUJOS 15/12/1939


OPTANDO PELA PRIMEIRA OPÇÃO O NAVIO TERIA DIFICULDADES PARA ENFRENTAR O ATLÂNTICO NORTE NO INVERNO, POIS O SEU CASCO FOI ATINGIDO EM DIVERSAS PARTES E O TEMPO DE ESTADIA NO PORTO DE MONTEVIDÉU NÃO DARIA PARA SOLDAR CHAPAS  FECHANDO OS ORIFÍCIOS. OUTRO PONTO, SERIA SE REALMENTE OS INGLESES TERIAM RECEBIDO REFORÇOS.
A SEGUNDA OPÇÃO PARA SUA CARREIRA MILITAR NÃO ERA GLORIFICANTE, É NOTÓRIO QUE O FÜHRER NÃO ACEITAVA RENDIÇÃO, OU SEJA O GRAFF SPEE TERIA QUE LUTAR ATÉ O FIM.
O QUE SE PASSOU NOS PENSAMENTO DE LANGSDORFF, NESSES DIAS DE CONFINAMENTO, NINGUÉM SABERÁ, O CERTO É QUE ELE OPTOU POR DESTRUIR SEU NAVIO PARA NÃO CAIR NAS MÃOS DO INIMIGO.
EM 17 DE DEZEMBRO DE 1939 LANGSDORFF PASSA SUA TRIPULAÇÃO PARA EMBARCAÇÕES PORTUÁRIAS LEVANDO-OS PARA O TAMBÉM PORTO NEUTRO DE BUENOS AIRES, ONDE MUITO DELES FORMARAM NOVAS VIDAS NA ARGENTINA, CONSTITUINDO FAMÍLIAS, OUTROS DEVEM TER RETORNADO NO PÓS GUERRA E ALGUNS CONSEGUIRAM FUGIR PARA ALEMANHA, O CASO MAIS EMBLEMÁTICO É DO CAPITÃO DE FRAGATA "PAUL ASCHER" QUE CONSEGUIU ESCAPAR, FOGE PARA ALEMANHA, EMBARCA NO "BISMARCK" MORRENDO A BORDO QUANDO O NAVIO FOI A PIQUE.  


REBOCADOR "GIGANTE" LEVANDO TRIPULANTES DO "GRAF SPEE" PARA "BUENOS AIRES" EM 18/12/1939


CAPITÃO "LANGSDORFF" EM "BUENOS AIRES" APÓS O AFUNDAMENTO DE SEU NAVIO 18/12/1939

LANGSDORFF NA NOITE DE 20 DE DEZEMBRO DE 1939, APÓS SE REUNIR COM SEUS TRIPULANTES, SOBE A SEU QUARTO, ACENDE UM CIGARRO, TOMA UM COPO DE SCOTCH, ESCREVE UMA CARTA PARA SUA ESPOSA, PARENTES E O EMBAIXADOR, PONDO FIM A SUA VIDA COM UMA PISTOLA.


GUARDA DE HONRA PERANTE O ESQUIFE DE "LANGSDORFF" 20/12/1939


CORTEJO FÚNEBRE PARA O CAPITÃO "HANS W.LANGSDORFF" 21/12/1939 


RESSALTAMOS QUE OS RELATOS DE HISTÓRIA NAVAL QUE TEMOS PUBLICADO, TEM APENAS O INTUITO DE PASSAR INFORMAÇÕES PARA OS VISITANTES DO BLOG QUE NÃO TEM CONTATO MAIS ESTREITO COM ESTE ASSUNTO, PARA MAIORES APROFUNDAMENTOS EXISTEM SITES ESPECIALIZADOS QUE PODEM SER CONSULTADOS NA WEB, O QUAL CITAMOS http://www.maritimequest.com , DE ONDE RETIRAMOS TODAS ÀS FOTOS QUE ENRIQUECEM O TEXTO.



JOSEMAR

sábado, 15 de outubro de 2011

ESTALEIRO FANTÁSTICO - ENSEADA DOS TAINHEIROS

O ESTALEIRO FANTÁSTICO, ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DA MARINA  SAVEIRO CLUBE, NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NA VERDADE, FUNCIONA COMO MARINA E ESTALEIRO. FOI IDEALIZADO PELOS IRMÃOS FANTA E TICO, QUE UTILIZANDO DE IDEALISMO E POUCOS RECURSOS LEVARAM  AVANTE ESSE PROJETO.

NO ESTALEIRO FANTÁSTICO VOCÊ PODE ENCOMENDAR BARCOS COM CASCOS DE FIBRAS SINTÉTICAS, PARA PESCA E PASSEIO. OU ADQUIRIR OUTRO  TIPO DE EMBARCAÇÃO USADA.

NO MARCADOR MONOGRAFIA DESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRA MAIS DETALHES SOBRE O PROJETO DESSES DOIS IRMÃOS. INICIATIVA COMO ESTÁ, DE FORTE APELO SOCIAL, DEVERIAM SER INCENTIVADAS E APOIADAS PELO ESTADO E  PREFEITURA, PARA ISSO É QUE EXISTEM A SECRETARIA DO TRABALHO E OUTRAS COM FUNÇÕES DE CUNHO SOCIAL NO ÂMBITO DESSAS DUAS ESFERAS DE GOVERNO.

VISITEM O ESTALEIRO FANTÁSTICO, QUEM SABE, VOCÊ ENCONTRARÁ SEU PRIMEIRO BARCO PARA SE INICIAR NA NÁUTICA. CONHEÇA O TRABALHO DESSES 2 DESBRAVADORES QUE DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES MANTÉM VIVO O ESPÍRITO MARINHEIRO DO POVO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS


VEJAM AS FOTOS E TAMBÉM ACESSEM NO YOU TUBE O ENDEREÇO  http://www.youtube.com/watch?v=14jwInfNM_o -  http://www.youtube.com/watch?v=fK5STZhd_Eg VÍDEOS E FOTOS PRODUZIDOS PELO AUTOR DO BLOG, TENTAREMOS MELHORAR A QUALIDADE NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES, MAS NÃO DEIXAREMOS DE POSTAR, A INTENÇÃO É INFORMAR SOBRE À NÁUTICA NA BAHIA, É MELHOR UM VÍDEO COM POUCA QUALIDADE DO QUE NENHUM  OU  OSTRACISMO.

O ESTALEIRO FANTÁSTICO ESTÁ LOCALIZADO AO LADO NO CLUBE DO SAVEIRO, RIBEIRA.

VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO,  AO FUNDO  MARINA SAVEIRO CLUBE:  



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



EMBARCAÇÃO CLÁSSICA - TIPO SAVEIRO - ESCUNA , ESTALEIRO FANTÁSTICO:



RÉPLICA DE GALEÃO CONSTRUÍDA NA BAHIA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DA RAMPA ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




RÉPLICA DE GALEÃO CONSTRUÍDA NA BAHIA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




NOVA MARINA - ENSEADA DOS TAINHEIROS - VISTA DO PIER DO ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO - OBSERVEM A PRESENÇA DE LANCHAS, VELEIROS, SAVEIROS E ESCUNAS:




MARINA SAVEIRO CLUBE, MAIS AO FUNDO MARINA PIER NORTE - VISTAS DO PIER DO ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



ESTALEIRO FANTÁSTICO E PIER DA MARINA SAVEIRO CLUBE AO FUNDO:




BARCO DE FIBRA EM CONSTRUÇÃO NO ESTALEIRO FANTÁSTICO - PARA QUEM QUER INICIAR NA PESCA É UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL:



BARCO DE FIBRA CONSTRUÍDO NO ESTALEIRO FANTÁSTICO PERTO DE SER LANÇADO, FANTA A BORDO EM ATIVIDADE:



VISÃO DA RAMPA DE ACESSO AO MAR, GRUA PARA MOVIMENTAÇÃO DE PEÇA PESADAS, PRINCIPALMENTE MOTORES DIESEL:




VISÃO DA RAMPA DE ACESSO AO MAR, GRUA PARA MOVIMENTAÇÃO DE PEÇA PESADAS, PRINCIPALMENTE MOTORES DIESEL:




ESTALEIRO FANTÁSTICO - ÁREA A SECO , PIER AO FUNDO:




FORMA DE BARCO DE FIBRA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



FANTA DE BLUSA BRANCA E MÁSCARA EM ATIVIDADE: 




VISÃO DO PIER, ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER, ESTALEIRO FANTÁSTICO:



CONTATO COM FANTA: 71 8167 8311

FOTOS E VÍDEOS DO AUTOR DO BLOG.
DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR





JOSEMAR

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ARGENTINA DA DE GOLEADA EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA EM RELAÇÃO AO BRASIL - ARGENTINA DECREASES IN LOGISTICS INFRASTRUCTURE IN RELATION TO BRAZIL

NESSE ESPAÇO TEMOS ELOGIADO O POVO ARGENTINO PELO SEU DETERMINISMO, PROVADO EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, NO INTUITO DE LUTAR CONTRA A FRIEZA DO NEOLIBERALISMO, QUE RETIRA A PRESENÇA DO ESTADO COMO PROVEDOR DE SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA SOCIEDADE, ESTA QUE MANTÉM O SETOR PÚBLICO  COM OS TRIBUTOS PAGOS, ENTREGANDO A GRUPOS PRIVADOS ONDE O ÚNICO OBJETIVO SE CHAMA LUCRO.

PORTO DE BUENOS AIRES - TERMINAL DE CONTÊINERES
CREIO QUE O ESTADO DEVA ATENDER AS NECESSIDADES PRECÍPUAS DA POPULAÇÃO, E NÃO ESTAR PRESENTE EM ATIVIDADES CUJOS  FINS SEJAM DE CARÁTER ECONÔMICO OU FINANCEIRO, A EXEMPLO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. EM OUTROS SETORES A TRANSFERÊNCIA DE SERVIÇO PÚBLICO PARA PARTICULARES, DEVE SER FEITA DE MODO GRADATIVO PRINCIPALMENTE EM NAÇÕES SUB-DESENVOLVIDAS COMO O BRASIL, POIS O ÍNDICE DE CARÊNCIAS ECONÔMICAS E SOCIAIS SÃO GRANDES, NECESSITANDO DA INTERFERÊNCIA DO ESTADO PARA QUE SEJAM APLICADAS TARIFAS CONDIZENTES COM O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO O QUE NÃO SERIA FEITO PELO PARTICULAR.

UMA COISA É APLICAR A DOUTRINA NEOLIBERAL NA SUÉCIA, HOLANDA, CANADÁ, ETC, PAÍSES QUE ATINGIRAM UM GRAU ELEVADO DE DESENVOLVIMENTO,  ONDE OS IMPOSTOS PAGOS RETORNAM INTEGRALMENTE AOS CONTRIBUINTES, SEM DESVIOS NO MEIO DO CAMINHO - CORRUPÇÃO -, NA VERDADE NESSAS NAÇÕES O ESTADO POUCO INTERVÉM, POIS OS SERVIÇOS PÚBLICOS FUNCIONAM DE MODO EXEMPLAR.OUTRA SITUAÇÃO É ESTA FILOSOFIA SENDO APLICADA EM UM PAÍS POBRE COMO O BRASIL, ONDE A RENDA MAL DÁ PARA SE ALIMENTAR DIGNAMENTE.

NESSA LINHA O MINISTRO DA ECONOMIA DA ARGENTINA AMADO BOUDOU, E SEU VICE, ROBERTO FELETTI, DEFENDEM QUE AS FACULDADES FEDERAIS DE ECONOMIA PASSEM A DAR MAIS ESPAÇO A KARL MARX, JONH KEYNES E RAUL PREBISCH - ARGENTINO FUNDADOR DA CEPAL,  DANDO MAIOR ÊNFASE A GRADES HETERODOXAS AO INVÉS DE POLÍTICAS ORTODOXAS, ENFATIZANDO O DESENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DO CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO,  JUNTO A UM ESTADO COM MAIOR PRESENÇA NA CONDUÇÃO DA ECONOMIA DO PAÍS.

TERMOS COMO SUPERAVIT FISCAL E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, APENAS GARANTEM O LUCRO DOS BANCOS E ESPECULADORES FINANCEIROS, POUCO FICANDO PARA GASTOS DIRETAMENTE LIGADOS AO BEM ESTAR, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA.

SIMPATIZO COM O NACIONALISMO DO POVO ARGENTINO, QUE NÃO TEM APENAS O FUTEBOL COMO SÍMBOLO DO PAÍS, MAS PRINCIPALMENTE SUA AUTO DETERMINAÇÃO E ESTIMA.

VEJA QUE APESAR DA SITUAÇÃO SOCIAL E  ECONÔMICA DA ARGENTINA NÃO SER IDEAL, ELES ESTÃO EM DIVERSOS SETORES A FRENTE DO BRASIL.



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065







 26 de Setembro de 2011 07:47

Superioridade não está nem no futebol e nem na produção do grão, mas sim, na logística que faz inveja ao Brasil


Enquanto brasileiros e argentinos fazem de tudo para provar quem é o rei do futebol das Américas e que jogador melhor representa esta superioridade, se Pelé ou Maradona, na rentabilidade do agronegócio, sem dúvida alguma eles colocam o Brasil e Mato Grosso – maior produtor nacional de soja – no chinelo, como se diz popularmente. Além de terras naturalmente férteis, o escoamento da produção é feito por meio de uma invejada infraestrutura logística que permite, por exemplo, que o maior navio graneleiro do mundo – o Panamax que carrega de uma vez 65 mil toneladas – aporte do lado argentino do rio Paraná e saia do complexo portuário de Rosário direto para a China.


Mas a vantagem competitiva das exportações argentinas é apenas o ponto final de uma saga repleta de etapas positivas à produção de soja quando comparada ao que acontece no Brasil e em Mato Grosso. Enquanto toneladas de soja percorrem mais de 2 mil quilômetros de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP) para serem despachadas com destino à China, por exemplo, na Argentina a distância entre a região produtora do grão até o porto não passa de 500 quilômetros.


A região da grande Rosário, na província de Santa Fé, concentra cerca de 80% da produção nacional de soja na Argentina, cujo volume da safra 10/11 atingiu 50 milhões de toneladas. A primeira vista, a região poderia ser comparada ao Cerrado brasileiro devido a sua importância dentro da produção do grão no país. Entretanto, a similaridade que mal começou finda por aí mesmo, já que num raio de 65 quilômetros existem 13 indústrias de esmagamento de soja, o que torna a região a maior esmagadora do mundo, com capacidade para 130 mil toneladas ao dia. Para chegar até o porto, a soja roda em média 300 quilômetros em rodovias até chegar ao complexo portuário de Rosário, de onde pode seguir diretamente para a China e para a Europa.


Esse corredor de produção registra um crescimento exponencial nos últimos dez anos. De quatro portos na década passada, agora são 12 até o norte de Rosário, fruto de um esforço conjunto de ações público-privadas.


A logística da porteira para fora permite, por exemplo, que o custo de frete de uma tonelada até o porto fique em torno de US$ 20, ante uma média de US$ 120 t de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP), uma diferença de 500%.


“Muitas vantagens se revelam em favor da Argentina. A produção local está em plena expansão e isso pode ditar o mercado. Sem dúvida esse conjunto logístico e a anunciada expansão da área plantada rumo à região do Chaco, trazem riscos ao Brasil e mostram o quanto estamos defasados em relação às demandas logísticas, seja no Mato Grosso, seja no Brasil”, aponta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, que conheceu in loco o complexo portuário de Rosário.


NOVA ROTA – O complexo portuário de Rosário pode ser uma alternativa de escoamento à soja mato-grossense. A possibilidade de utilizar a hidrovia Paraguai-Paraná, partindo de Cáceres (225 quilômetros ao oeste de Cuiabáviavél, pois a maior parte da distância seria percorrida por hidroviaMarianna Peres viajou a convite da Aprosoja/MT/Veja mais na página C2)


Fonte:Diário de Cuiabá/MARIANNA PERES/Enviada Especial à Argentina

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E WHALE - 340 METROS FUNDEADO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR

HOJE -  10/10/2011 - AO PASSAR PELA AVENIDA CONTORNO, ENTRE 21 NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, UM IMPRESSIONAVA PELO SEU TAMANHO, O " E WHALE" - IMO: 9445461, MMSI: 636014690, MEDE 340 METROS DE COMPRIMENTO E 60 METROS DE LARGURA.

NÃO TENHO CONHECIMENTO SE O MESMO VAI OPERAR EM ALGUM TERMINAL,  ABASTECER OU REALIZAR ALGUM REPARO. POSSIVELMENTE SÓ O TEMADRE TERIA CAPACIDADE DE OPERAR UMA EMBARCAÇÃO DESSE PORTE, E MESMO ASSIM NÃO COM CARGA COMPLETA, O "E WHALE" DEVE CALAR MAIS DE 18 METROS E OS PIERS PRINCIPAIS DO TEMADRE 15 METROS DE CALADO OPERACIONAL.

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É QUE ESTE NAVIO ESTÁ CLASSIFICADO NO SITE "MARINETRAFFIC" COMO TANKER, MAS É VISÍVEL A BOMBORDO 5 GUINDASTES, SERÁ UM " ORE - OIL" NAVIOS QUE PODEM TRANSPORTAR TANTO MINÉRIO COMO PETRÓLEO CRU? SE ALGUM VISITANTE DO BLOG SOUBER, POR FAVOR ENVIE UM COMENTÁRIO.

A PETROBRAS E A ANTIGA DOCENAVE UTILIZAVAM DESSE TIPO DE NAVIOS, ERA UMA FORMA DE DILUIR CUSTOS LOGÍSTICOS, OS NAVIOS AO INVÉS DE LEVAREM MINÉRIO PARA O JAPÃO OU CARREGAREM PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO, FAZENDO UMA DAS PERNAS DA VIAGEM REDONDA EM LASTRO, TINHAM POSSIBILIDADE DE GANHAR FRETE ADICIONAL COM ESSA VERSATILIDADE DE OPÇÃO DE CARGA. POR OUTRO LADO ESTE TIPO DE NAVIO NÃO TEVE CONTINUIDADE, ALGUMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL MOTIVOU O ABANDONO DESSES PROJETOS, PELO MENOS NO BRASIL.

OBS: FOTOS RETIRADAS DO SITE "MARINETRAFFIC"














JOSEMAR