ESTE BLOG ENTENDE COMO PECULIAR A ATRACAÇÃO DO GRANELEIRO NAVIOS URANUS EM BERÇO PREFERENCIAL DO TECON SALVADOR PARA NAVIOS FULL CONTAINER, DIANTE DO CENÁRIO DE CONGESTIONAMENTO QUE O TERMINAL VEM APRESENTANDO. EM CONDIÇÕES NORMAIS, COM O BERÇO OCIOSO, É TRANSLÚCIDO QUE O TERMINAL OPERARIA OUTRO TIPO DE CARGA. O QUE NÃO VEM ACONTECENDO HÁ MAIS DE 30 DIAS, SUA OCUPAÇÃO TEM SIDO DE 100%. NESTE MOMENTO 7 NAVIOS ESPERAM PARA ATRACAREM, MSC SAMIRA III, LOG IN JATOBÁ, MSC MARIE, MSC PETRA, MSC EMMA, TRAIGUEN E MSC SARA ELENA;
NAVIOS URANUS
O TERMINAL É DOTADO DE CAIS AUXILIAR, QUE SE DENOMINAVA CAIS DE LIGAÇÃO, COM 240 M DE EXTENSÃO E 12 M DE CALADO OPERACIONAL, ONDE HOJE O TECON VEM OPERANDO COM DESEMBARQUE DE GRANÉIS, PRINCIPALMENTE FERTILIZANTES, POSSIVELMENTE POR RAZÃO DE DESVIOS DE CARGAS DO PORTO DE ARATU, QUE NO MOMENTO TEM UM DOS SEUS PIER PARALISADO EM VIRTUDE DE SOFRER ADAPTAÇÕES PARA MANUSEIO DE GRANÉIS VEGETAIS. O BERÇO SUL DO PIER PRINCIPAL, TAMBÉM RECEBE NOVOS SHIPLOADER, ENCONTRA-SE IGUALMENTE INOPERANTE. ACREDITAMOS QUE, A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS TERÁ CONTINUIDADE PELO TECON, MESMO COM ARATU RETORNANDO A SUA PLENITUDE, AMPLIANDO NOSSAS VANTAGENS COMPETITIVAS, PELA MAIOR OPÇÃO DE OPERADORES PORTUÁRIOS DISPONÍVEIS PARA ESTE TIPO DE CARGA.
TECON SALVADOR
https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/infraestrutura/DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, POR QUE O TECON SALVADOR NÃO UTILIZA O CAIS AUXILIAR PARA ATENDER NAVIOS FULL CONTAINER COM DIMENSÕES POSSÍVEIS DE ATRACAÇÃO NESSE BERÇO, DIMINUINDO A PRESSÃO EM SEU ATRACADOURO PRIMÁRIO. MUITOS DOS NAVIOS QUE ATUAM NA CABOTAGEM TEM COMPRIMENTO MENOR QUE 240M E CALADO MÁXIMO INFERIOR A 12M. EQUIPAMENTOS NÃO SERIAM EMPECILHO, POIS ESSE TRECHO DE CAIS É DOTADO DE 3 PORTÊINERES PANAMAX, UM DELES É MAIS ANTIGO, ESTAVA HÁ ALGUNS ANOS NO PORTO DE SANTOS, QUANDO O DIRETOR DE OPERAÇÕES DA CODEBA NA ÉPOCA, RENATO NEVES, REALIZOU GESTÕES PARA TRAZÊ-LO, COM SUCESSO.
ALGUNS DOS FULL CONTAINER QUE OPERAM NA CABOTAGEM SÃO DOTADOS DE GUINDASTES PRÓPRIOS, O QUE FACILITARIA OPERAÇÃO SE OS PORTÊINERES DO CAIS DE LIGAÇÃO NÃO ESTIVESSEM APTOS. É CLARO QUE A CADÊNCIA OPERACIONAL DE CRANE DE BORDO É MENOR QUE OS LOCALIZADOS NO CAIS, MAS É PREFERÍVEL A ESTAR EM UMA FILA DE ESPERA HÁ DIAS. O LOG IN JATOBÁ, NA FILA DE ESPERA, EM SUA CONFIGURAÇÃO INICIAL TINHA 3 GUINDASTES, QUE FORAM RETIRADOS, PERMITINDO AMPLIAR A CAPACIDADE DE CONTAINER
LOG IN JATOBÁ - CONFIGURAÇÃO ANTERIOR
LOG IN JATOBÁ - CONFIGURAÇÃO ATUAL
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:775119/shipname:LOG%20IN%20JATOBA?order=date_uploaded
PORTÊINERES - PORTO DE SALVADOR
TENTAREMOS MANTER CONTATO COM O TECON SALVADOR, OU ENTREVISTAR DEMIR LOURENÇO, DIRETOR DO TERMINAL, QUE DESDE O ANO DE 2000 TEM PLANEJADO E EXECUTADO INVESTIMENTOS RELEVANTES PARA A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Verdade, Josemar. O New Pier do porto de Aratu tem bastante tempo em reforma, acredito que fique muito bom. Provavelmente o Tecon com a reinauguração desse pier em Aratu, irá perder essa demanda.
ResponderExcluirmuito bom com grande relevância.
ResponderExcluirExcelente trabalho Capitão.
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