"EXISTEM OS HOMENS QUE ESTÃO VIVOS, OS QUE ESTÃO MORTOS E OS QUE SE FAZEM AO MAR" VITOR-MARIE HUGO (26 DE FEV DE 1802,BESANÇON - 23 MAI 1885, PARIS)
EM
TEMPOS REMOTOS OS HOMENS DO MAR TRAZIAM DE SUAS VIAGENS, PELOS SETE MARES,
RELATOS DE TEMPESTADES ONDE TERIAM ENFRENTADO ONDAS MONSTRUOSAS
SURGIDAS DO NADA E DE COMO CONSEGUIRAM ESCAPAR DA MORTE
CERTA.
A
TRADIÇÃO SINALIZAVA SOBRE A CAPACIDADE DOS MARUJOS AUMENTAREM UM POUQUINHO SEUS
FEITOS E PERIPÉCIAS. UMA VAGA DE 10 METROS PASSAVA A TER 15 METROS, DIANTE DO PODER
INEBRIANTE DE UM DOSE DE RUM. POR MAIS REALÍSTICA E DRAMÁTICA
QUE SEJA A NARRATIVA, A CONFIABILIDADE DOS FATOS DIANTE DOS OUVINTES NÃO ERA BEM
ACEITA.
NA
VERDADE ESSAS VAGAS DESCOMUNAIS, COM MAIS DE 30 METROS, QUE PENSAVA-SE SER
HISTÓRIAS SEM CRÉDITOS, REALMENTE EXISTEM, COMPROVADAS POR MEDIÇÕES
ATRAVÉS DE MEIOS ELETRÔNICOS. EM RAZÃO DISSO, MUITOS DESAPARECIMENTOS DE
NAVIOS, SEM DEIXAREM PISTAS DO QUE TERIA ACONTECIDO, COMEÇARAM A
SER CREDITADOS AS “FREAK WAVES”.
AS “FREAK WAVE” NÃO SÃO REGRAS EM MEIO A UMA
TEMPESTADE EM ALTO MAR, NÃO ACONTECEM NO MESMO EVENTO VÁRIAS VEZES, OU SEJA,
UMA EMBARCAÇÃO ENFRENTA MAR FORÇA 11 NA ESCALA BEAUFORT COM ONDAS DE ATÉ 13,5 M, NESSE TEMPO SE
AVISTA UM VAGALHÃO DE 30 METROS OU MAIS, VINDO DO NADA, AS CONSEQUÊNCIAS DESSE
ENCONTRO TENDEM A SER FUNESTAS.
A FOTO ABAIXO, MOSTRA O MOMENTO EM QUE O PETROLEIRO "ESSO LANGUEDOC" É ATINGIDO POR UMA FREAK WAVES NA COSTA DE DURBAN, ÁFRICA DO SUL, OCEANO ÍNDICO EM 1980. O TRIPULANTE QUE REGISTROU A IMAGEM, AFIRMOU QUE A ALTURA DO MASTRO A BORESTE É DE 25 M, POR COMPARAÇÃO A VAGA DEVER DE 25M A 30M. APESAR DO IMPACTO O NAVIO SOFREU APENAS PEQUENOS DANOS.
http://folk.uio.no/karstent/waves/index_en.html
TEORICAMENTE OS PROJETISTAS DE EMBARCAÇÕES QUANDO
REALIZAM SEUS CÁLCULOS ESTRUTURAIS, O FAZEM PARA QUE O CASCO POSSA
RESISTIR AS PIORES CONDIÇÕES DE TEMPO, MEDIDA EM SÉRIE HISTÓRICA, NAS REGIÕES
ONDE SE DEVA NAVEGAR, OU SEJA, SE O PICO FOI ONDAS DE 14 METROS E VENTOS 80 NÓS, ACRESCENTA-SE
UMA RESISTÊNCIA ESTRUTURAL PARA UM QUANTUM UM POUCO MAIOR DO QUE FOI REGISTRADO,
É UMA MARGEM DE SEGURANÇA.
SEGUE-SE A REGRA, ONDAS DE 14 METROS, ENTÃO
PROJETA-SE O NAVIO PARA RESISTIR A 16 METROS, O QUE NÃO SE PODE FAZER É ADEQUAR
O CASCO PARA ENFRENTAR VAGAS DE 30 METROS POR QUE EM ALGUM LUGAR SE OBSERVOU UM EVENTO DESSA NATUREZA, COM CARACTERÍSTICA DE RARIDADE E COM
CAUSAS AINDA DESCONHECIDA.
A ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA, TENTA REPRESENTAR COMO FOI O IMPACTO DE UMA "FREAK WAVES" NO NAVIO "MUNCHEN" DE BANDEIRA ALEMÃ, DESAPARECIDO MISTERIOSAMENTE NO ATLÂNTICO NORTE EM 13 DE DEZEMBRO DE 1978. INVESTIGAÇÕES LEVARAM A PROVÁVEL CONCLUSÃO QUE O NAVIO FOI A PIQUE POR UMA GRANDE ONDA SURGIDA EM MEIO AO MAU TEMPO.
http://www.surfersvillage.com/gal/cat.asp?iCat=58&offset=1773
MAQUETE DO MUNCHEN
QUANTO MAIS RESISTÊNCIA ESTRUTURAL É ACRESCIDA AO
PROJETO MAIOR SERÁ A QUANTIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS EMPREGADOS PARA EXECUTAR
O MESMO. O IDEAL SERIA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES QUE RESISTISSEM AOS TSUNAMIS
CRIADOS PELO IMPACTO DE UM METEORO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE, O LIMITE É A
RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO.
DIVERSOS RELATOS CONTEMPORÂNEOS
DE TRIPULANTES E PASSAGEIROS DETALHAM O
IMPACTO DE “FREAK WAVES” NAS EMBARCAÇÕES EM QUE ESTAVAM. OS MEIOS ELETRÔNICOS
HOJE EXISTENTES PERMITEM COM FACILIDADE O REGISTRO DE ÁUDIO E VÍDEO DE UM EVENTO DESA NATUREZA.
O “QUEEN ELIZABETH II”, NAVIO DE
PASSAGEIRO QUE JÁ FOI CONSIDERADO O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO FOI ATINGIDO EM UM
DOS SEUS CRUZEIROS, 11 DE SETEMBRO DE 1995 NO ATLÂNTICO NORTE, POR UMA “FREAK WAVES” QUE ALCANÇOU SEU ÚLTIMO DECK. A ONDA SEGUNDO CÁLCULO DO COMANDANTE TINHA ENTRE 28 E 29 METROS, NÃO HOUVE DANOS SÉRIOS, NENHUM PASSAGEIRO OU TRIPULANTE FICOU FERIDO.
QUEEN ELIZABETH II
http://www.thisworldtraveler.com/labels/cruises.html
EM CRUZEIRO PELA ANTÁRTICA, NA "PASSAGEM DE DRAKE" O NAVIO ”CALEDONIAN STAR” FOI
ATINGIDO EM CHEIO POR UMA ONDA GIGANTE QUE QUEBROU OS VIDROS DAS JANELAS DA PONTE DE
COMANDO, DANIFICANDO OS INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS, COM ISSO O NAVIO FICOU SEM
CONTATO DURANTE ALGUM TEMPO, CALCULA-SE A ALTURA EM 30 METROS.
SUBINDO A COSTA DA ARGENTINA, O
“BREMEN” VOLTANDO DA ANTÁRTIDA, APANHADO POR UMA “FREK WAVES” , TEVE DANIFICADO
SEU SISTEMA ELÉTRICO, FICANDO O NAVIO A ESCURA ATÉ RESTABELECER A GERAÇÃO DE ENERGIA.
MS BREMEN
ESSES SÃO RELATOS MAIS RECENTES
DESSAS ONDAS EXTREMAS, QUE ATINGINDO UMA EMBARCAÇÃO, DIFICILMENTE A MESMA
CONTINUARÁ FLUTUANDO OU SAIRÁ ILESA PARA CONTAR HISTÓRIA DO EVENTO.
TRIPULANTES DE PLATAFORMAS DE PETRÓLEO LOCALIZADAS NO MAR DO NORTE, PRINCIPALMENTE AO LONGO DA COSTA DA NORUEGA, RELATAM ENCONTROS SINISTROS COM ESSAS ONDAS. ESSA ÁREA E O CABO DA BOA ESPERANÇA CONCENTRAM GRANDE PARTE DOS REGISTROS OFICIAIS DE "FREAK WAVES" NO PLANETA.
RESSALTAMOS QUE "FREAK WAVES" E "TSUNAMIS" NÃO SÃO EPISÓDIOS DE MESMA NATUREZA. AS PRIMEIRAS SURGEM DO ÂMAGO DE TEMPESTADES COM VENTOS INTENSOS, A SEGUNDA SÃO PROVOCADAS PELA ENERGIA GERADA POR TERREMOTOS COM EPICENTRO NO FUNDO DOS OCEANOS.
A TSUNAMI SÓ DEMONSTRA SUA FORÇA DESTRUIDORA QUANDO CHEGA EM TERRA FIRME, TANTO É QUE UM NAVIO PODE PASSAR POR UM GRANDE TSUNAMI EM ALTO MAR E SEUS EFEITOS PASSAREM DESPERCEBIDOS.
A SÉRIE DE VÍDEOS ELENCADA A SEGUIR, FOI PRODUZIDA PELA "BBC DE LONDRES", EM 5 EPISÓDIOS, COM ENTREVISTAS DE TRIPULANTES E CAPITÃES DE NAVIOS QUE FORAM ALCANÇADOS POR "FREAK WAVES". OS FATOS RELATIVOS AO "BREMEN", CALEDONIAN STAR","QUEEN ELIZABETH" E "MUNCHEN" SÃO NARRADOS COM DETALHES PELOS QUE SE ENCONTRAVAM A BORDO DURANTE O EVENTO ASSUSTADOR, O ÁUDIO ESTÁ EM INGLÊS E SEM LEGENDA.
PARA EFEITO COMPARATIVO OU USANDO DA ANALOGIA, AS CONDIÇÕES DE MAR GROSSO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM VENTOS DE QUADRANTES SUL E SUDESTE, SOPRANDO DE FORMA INTENSA DURANTE DIAS PODE OCASIONAR ONDAS DE 2,5 M OU RARAMENTE 3 M, OCASIONANDO A BORDO DOS FERRYS BOATS QUE FAZEM A TRAVESSIA SALVADOR / ITAPARICA CENAS DE DESESPERO A BORDO, IMAGINEM VOCÊ, OBSERVANDO EM ALTO MAR , A APROXIMAÇÃO DE UMA ONDA DE 30 METROS EM DIREÇÃO AO SEU NAVIO.
ATÉ A PRÓXIMA
JOSEMAR
BBC - FREAK WAVES - PARTE I
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BBC - FREAK WAVES - PARTE III
BBC - FREAK WAVES - PARTE IV
BBC - FREAK WAVES - PARTEVI