quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BAIRRISMO, UMA ARMA ECONÔMICA

SEJA BAIRRISTA, PROCURE COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS GERADOS NA BAHIA, DEIXE SEU IMPOSTO AQUI, GERE EMPREGOS E RIQUEZAS AQUI. BOICOTE QUALQUER PRODUTO FABRICADO COM MATÉRIA PRIMA OPERADA PELO PORTO DE SUAPE, BISCOITOS, MASSAS, PRODUTOS DE HIGIENE, LIMPEZA E OUTROS , A UNIÃO TEM INVESTIDO MAIS EM PERNAMBUCO DO QUE NA BAHIA, MESMO AQUI SENDO UM GOVERNO DO PT E LÁ, NÃO.


QUANDO FOR  AO EXTERIOR PROCURA VÔO QUE PARTA DO AEROPORTO DE SALVADOR, ALÉM DISSO POR NOSSA CIDADE SER UM CENTRO TURÍSTICO DE IMPORTÂNCIA, SE TORNA NECESSÁRIO UMA MAIOR QUANTIDADE DE VÔOS DIRETOS PARA O EXTERIOR

NÃO VÁ A "FERNANDO DE NORONHA" EMBARCANDO EM NAVIOS PARTINDO DE RECIFE, PEÇA QUE COLOQUE NAVIOS ZARPANDO DE SALVADOR. NÃO TOQUE OU DANCE FREVO EM TERRITÓRIO BAIANO.

EXERÇA SUA IDENTIDADE , FAÇA VALER SUA EXISTÊNCIA, DEIXE UM LEGADO DE CORAGEM. DEFENDA OS INTERESSES DA BAHIA QUE TAMBÉM É SEU, ISTO NÃO É DOM QUIXOTESCO, VOCÊ ESTARÁ LUTANDO POR TI E PELOS SEUS. NÃO SEJA MAIS UM NÚMERO SEJA UMA HISTÓRIA.

DESPREZE QUALQUER POLÍTICO QUE EM SUA VIDA PÚBLICA, FRAQUEJARAM DIANTE DOS INTERESSES DA BAHIA, USE SEU VOTO COMO UMA ARMA DE CIDADANIA. NÃO TENHA MEMÓRIA CURTA, LEMBREM-SE DAS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

DEFENDER A DIVISÃO DE SEU PRÓPRIO ESTADO, DE SUA TERRA, É TRAIR OS IDEAIS DE VIRTUDE E CORAGEM DOS NOSSOS ANCESTRAIS QUE LUTARAM PELA INTEGRIDADE E INDEPENDÊNCIA DA BAHIA EM 2 DE JULHO DE 1823.

PORTO DE SALVADOR

OS ESTANDARTES REPRESENTATIVOS DESSES EVENTOS HISTÓRICOS NÃO SERÃO DESONRADOS POR SANGUE IMPURO E COVARDE. A BAHIA NÃO SE DIVIDE, NEM AGORA NEM DEPOIS.

ENALTEÇA OS SÍMBOLOS DA BAHIA, O BRASÃO E A BANDEIRA. PRESERVE  NOSSOS VALORES CULTURAIS, A SOMA DELES REPRESENTAM A IDENTIDADE DE POVO.

OS SAVEIROS E SEUS TRIPULANTES, POR TUDO QUE SIMBOLIZAM PARA A EDIFICAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO BAIANA, DEVE POR TODOS OS MEIOS TER SEUS FEITOS PRESERVADOS E ENALTECIDOS PARA AS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS.

NÃO SE ESQUEÇA, REFORÇANDO, AO SE DIRIGIR AS COMPRAS VERIFIQUE NO RÓTULO DAS MERCADORIAS SE FORAM FABRICADAS NA BAHIA, ADQUIRA O QUE É NOSSO, NADA DE COMPRAR PRODUTOS DE PERNAMBUCO , PRINCIPALMENTE, OU DE OUTROS ESTADOS.

https://www.youtube.com/channel/UCna6bwLU3QZlx2Wqz2yZb2g


TEM UMA REDE DE SUPER MERCADO QUE EM SUAS PRATELEIRAS VOCÊ SÓ ENCONTRA, PRATICAMENTE, PRODUTOS FABRICADOS EM PERNAMBUCO, ELA OBTÉM SUA MAIOR RENTABILIDADE NA CIDADE DE SALVADOR E NÃO EM RECIFE, MAS NÃO PRESTIGIA A INDÚSTRIA BAIANA. VOCÊ SABE QUAL É! RETALIE, NÃO VÁ A ELA, DEIXE O RESULTADO ECONÔMICO E FÍSICO DE SEU CONSUMO FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.



"TODOS OS HOMENS MORREM, MAS NEM TODOS OS HOMENS VIVEM" - CORAÇÃO VALENTE.




JOSEMAR

MONOGRAFIA - ATIVIDADE NÁUTICA

NESSA PARTE DO NOSSO TRABALHO MONOGRÁFICO, APRESENTAMOS A CONCLUSÃO E ROTEIROS PARA QUE A BAHIA POTENCIALIZE A EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER EM TODAS AS SUAS VERTENTES, GERANDO RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE PARA A POPULAÇÃO BAIANA.


JOSEMAR



10. CONCLUSÃO

  
O lazer náutico constitui uma atividade econômica com grande potencial multiplicador de renda, emprego e tributos, ou seja, quando se adquire uma embarcação, antes houve ocupação de um estaleiro para construí-la, logo após, serão adquiridos equipamentos mecânicos e eletrônicos para equipá-la. Na fase operacional do barco haverá a necessidade de contratar os serviços de uma marina e, possivelmente, de um marinheiro. Durante sua vida útil, recursos serão utilizados nos serviços de manutenção preventiva e consertos de avarias.

O litoral Baiano, com 932 km, é o mais extenso do Brasil, com um clima tropical Atlântico e onde estão localizadas a primeira e a terceira baía do País, a Baía de Todos os Santos e de Camamu, respectivamente. Neste cenário, desde o século XVII, prosperava uma intensa indústria naval, de onde saia inúmeros galeões, colocados entre os maiores desse tempo. Mas, hoje o nosso mercado náutico em números relativos está aquém de outros estados com menor potencial.

O governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Salvador e demais municípios do entorno da Baía de Todo os Santos (BTS), deve promover medidas eficazes, as quais serão listadas adiante, no sentido de potencializar o mercado náutico da Bahia, transformando-o em um rentável segmento econômico, impactando diretamente a qualidade de vida da população do Estado de maneira positiva. Essas medidas, a serem implementadas na BTS, objeto de estudo dessa monografia, devem ser estendidas as demais localidades do Litoral Baiano, no que couber.

a) MARINAS E ATRACADOUROS:
  
1) Proporcionar incentivos financeiros e estruturais, tornando atraente a construção  de marinas por empreendedores privados em locais previamente estudados em relação aos aspectos ambientais e de viabilidade econômica e urbana;

2) Construir estruturas náuticas simplificadas, permitindo o acesso da população  mais carente ao mar. Este é mais um meio de socialização para a náutica;
3) Além das reformas dos terminais marítimos de passageiros já existentes no entorno da Baía de Todos, outros devem ser construídos, facilitando o desenvolvimento do turismo náutico nessa área;

4) Retomar estudos, inicialmente realizados pela CONDER – Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, em 1981, quanto a viabilidade de construir um terminal de ferry boat  no interior da Baía de Aratu. Abriria mais uma frente para o turismo náutico.

b) CULTURA NÁUTICA
1) O Governo da Bahia deve não apenas recuperar a memória documental da extinta CNB, também, enquanto há tempo, entrevistar comandantes e tripulantes de navios da mesma, buscando o resgate da memória imaterial. Tudo isso, mais a história da construção naval na Bahia, constituem-se em importante acervo para a implantação de um museu náutico;

2) Construir duas réplicas de cada saveiro já extinto em estaleiros do Recôncavo Baiano, para participarem de regatas diversas no Estado ou outras atividades culturais. Os recursos podem ser alocados junto à iniciativa privada, principalmente aos empreendimentos localizados às margens da Baía de Todos os Santos. Seria uma espécie de bônus cultural que essas empresas teriam com o Estado;

3) Tanto o Governo Estadual como o Municipal devem participar diretamente da organização da Regata de Saveiros João das Botas, pela importância cultural do evento em pró da preservação dos saveiros. A Marinha de Guerra do Brasil é quem atualmente está à frente dessa regata. É relevante a participação de outros veleiros que não sejam saveiros e canoas, as  inscrições cobradas seriam revertidas em premiação aos saveiristas, além de proporcionar maior visibilidade ao evento, o que atrairia mais patrocinadores.

4) Construir uma embarcação clássica armada em escuna, seria um Tall Ship com recursos da iniciativa privada ou de pessoas físicas interessadas em cultivar a cultura náutica no Estado. Essa embarcação, cujo nome deve ser Bahia ou Baía de Todos os Santos, para participar de eventos locais ou internacionais, divulgando a Cultura Baiana e itens da pauta de exportação do Estado.


5) A realização de um festival náutico internacional em Salvador no Verão seria mais um atrativo turístico. O evento pode ter duração de um mês, com regatas, inclusive de Tall Ships, navios à vela clássicos com grande número de tripulantes, pesca oceânica, mergulho contemplativo a naufrágios, salão náutico, círculo de conferências ligados ao mar e outros;


6) Festas a exemplo da Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, realizada no primeiro dia do ano, deve promover atividades paralelas, como concurso de ornamentação e animação, o que permitiria mais uma atração para os pacotes turísticos para o ano novo em Salvador.
c) INDÚSTRIA NÁUTICA
  
1) Concessão de incentivos fiscais e de infraestrutura para que estaleiros e indústrias de equipamentos náuticos, a exemplo de coletes salva vidas, cabos diversos, velas, âncoras se instalassem no Estado.

d) SERVIÇOS DE SALVATAGEM
 
O Governo Baiano deve realizar estudo com intuito de criar um grupamento naval no âmbito da Policia Militar com capacidade de efetuar ações de salvatagem e patrulhamento, não só em águas abrigadas como também em águas costeiras. Essa atitude permitiria um maior espectro de segurança aqueles que vão ao mar por lazer ou sustento. Um exemplo similar de relação custo benefício favorável é o grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia.

e) CAPACITAÇÃO TÉCNICA
  
1) Promover estudos para a implantação de curso de graduação em engenharia naval, bem como, de níveis básico e profissionalizante.
2) A Capitania dos Portos do Estado da Bahiadisponibilizar informações detalhadas de caracterização das mesmas, dados estes que servirão não só a esta instituição, como a outros interessados.



JOSEMAR E MARGARIDA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTUDO DE CASO: ESTALEIRO FANTÁSTICO

NESTA PARTE DA MONOGRAFIA, RELATAMOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE DOIS IRMÃOS QUE CRIARAM UMA ESTRUTURA NÁUTICA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. GUARDAM, REFORMAM E CONSTROEM EMBARCAÇÕES, ALÉM DE TRABALHOS ARTESANAIS COM RESTOS DE ANIMAIS MARINHO. FAÇA UMA VISITA AO ESTALEIRO FANTÁSTICO, LOCALIZA-SE ADJACENTE AO CLUBE DO SAVEIRO NA RIBEIRA. E NÃO SE ESQUEÇA: COMPRE UM BARCO E CURTA O PRÓXIMO VERÃO.


JOSEMAR



Um caso emblemático do segmento náutico da Bahia é o Estaleiro Fantástico, o qual foi visitado e pesquisado. Localizado na Ribeira, próximo do Saveiro Clube, essa estrutura, nascida na informalidade há 25 anos, tem a frente de todo o processo, dois irmãos, Fanta e Tico (como eles são conhecidos) (figura 24), filhos de pescador, que transformaram um objetivo em realidade, sem contar com apoio governamental ou de outra espécie. O lugar é um misto de estaleiro e marina, contando com uma área utilizada para exposição de miniatura de embarcações e carcaça de animais marinhos encontradas em ilhas da BTS.



            
                      Fanta e Tico realizando reforma na cabine de um veleiro
                                   casco de aço (da esquerda pra direita)
                                       Fonte: Realizada pelos autores



O Estaleiro Fantástico tem espaço em piers e em seco (figuras 25 e 26) para guarda de embarcações, podendo efetuar também consertos de motores, trabalhos de carpintaria, construção em madeira e fibra de vidro, inclusive, produzir barcos em série, já utilizados em diversas colônias de pescadores na orla de Salvador.
    

                                    
                                             Estaleiro Fantástico: pier
                                        Fonte: Realizada pelos autores                 

 
O grande diferencial desse projeto, além da vontade de Fanta e Tico de levá-lo à frente, é o trabalho de inclusão social desenvolvido em sua dependência. Os jovens da área dos alagados e adjacência são treinados em diversos ofícios náuticos: carpintaria, fibra de vidro, mecânica, técnica de calafetar, dentre outras, recebendo ajuda de custo pelas tarefas executadas.


                         
Vista área do Estaleiro Fantástico e o Pier do Saveiro Clube à direita
Fonte:Google Earth
                         
                                 

Iniciativas semelhantes a do Estaleiro Fantástico devem ser apoiada tanto pelo governo estadual e municipal, como também por segmentos da sociedade que tenham interesse em preservar a cultura náutica na Bahia.



MARGARIDA E JOSEMAR







           

COURAÇADO BISMARCK, UMA LENDA DOS SETE MARES - BATTLESHIP BISMARCK, A LEGEND OF THE SEVEN SEAS

ENTRE AS INÚMERAS BATALHAS NAVAIS QUE OCORRERAM DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, DUAS SEMPRE AGUÇARAM MINHA CURIOSIDADE, POR TODA AMBIENTAÇÃO E PELOS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS. O BISMARCK E O GRAF SPEE. UM NO ATLÂNTICO NORTE O OUTRO NO ATLÂNTICO SUL. NESTE ARTIGO SERÁ A VEZ DE COMENTARMOS SOBRE A SAGA DO BISMARCK.

É DE CONHECIMENTO, AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS A ALEMANHA PELO TRATADO DE VERSAILES, NO CAMPO A NAVAL OS ALEMÃES SÓ PODERIAM CONSTRUIR UMA QUANTIDADE PRÉ DETERMINADA DE COURAÇADOS, CRUZADORES, ETC, ALÉM DESSE ASPECTO, HAVIA DETERMINAÇÕES QUANTO AO PORTE DOS VASOS DE GUERRA E CONSEQUENTEMENTE DO SEU PODER DE FOGO.

CONTUDO OS ENGENHEIROS NAVAIS GERMÂNICOS FORAM CRIATIVOS EM BURLAR ESSES OBSTÁCULOS EM CONJUNTO COM ATUAÇÕES ENGENDROSAS DA CHANCELARIA DO "TERCEIRO REICH" NEGANDO QUALQUER BURLA ÀS OBRIGAÇÕES COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL. EM DIVERSAS OCASIÕES FORAM OMITIDAS  ESPECIFICAÇÕES DOS NAVIOS PARA MENOS DA REALIDADE. NESSE MOMENTO SURGIRAM CONCEITOS COMO COURAÇADOS DE BOLSO, CRUZADORES DE BATALHAS.

OS ALEMÃES PARA CONSEGUIREM EXPANDIR A EXISTÊNCIA DO 3º REICH, PRECISARIAM TER MEIOS NAVAIS SUFICIENTES PARA ESTRANGULAR, NO PRIMEIRO MOMENTO, O SEU ADVERSÁRIO MAIS CONTUNDENTE, A GRÃ-BRETANHA, IMPEDINDO OU DIFICULTANDO O RECEBIMENTO DE SUPRIMENTOS PELAS ROTAS MARÍTIMAS, É BOM RESSALTAR QUE A INGLATERRA É UMA ILHA.

O GRANDE OBSTÁCULO PARA OS NAZISTAS ERA A SUPERIORIDADE DA MARINHA REAL SOBRE OS MARES DO PLANETA, TANTO É QUE A INGLATERRA ERA CONHECIDA COMO A RAINHA DOS MARES. O ALTO COMANDO DA “KRIEGSMARINE” , NOME DADO A MARINHA ALEMÃ DURANTE O REGIME NAZISTAS, TRABALHAVA COM DIVERSAS ESTRATÉGIAS QUE NÃO PODERIAM SER SEGUIDAS TODAS SIMULTANEAMENTE, OS RECURSOS SÃO ESCASSOS,  ALÉM DA INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA SOBRE O FUHER, PROCURANDO OBTER MAIOR INFLUÊNCIA PARA SUAS CORPORAÇÕES.

EM SUMA, A ALEMANHA NÃO PODERIA ENTRAR EM CONFLITO DIRETO COM A MARINHA REAL EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES, A DECISÃO  FOI PRIORIZAR A GUERRA SUBMARINA – U BOATS – E OS CORSÁRIOS QUE SERIAM OPERACIONALIZADOS POR ALGUNS NAVIOS DE LINHA E POR MERCANTES ARMADOS.
                 LANÇAMENTO DO BISMARCK EM HAMBURGO - ESTALEIRO  BLOHM & VOSS - 13 DE FEVEREIRO DE 1939         

OS CORSÁRIOS SERIAM OS PREDADORES DE ALTO MAR, ATACANDO OS COMBOIOS ALIADOS SEM DEIXAR PISTAS DE SUAS POSIÇÕES OU DA PRÓXIMA INVESTIDA. A LÓGICA RESIDE EM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE OS BRITÂNICOS, POIS OS ESTADOS UNIDOS NÃO TINHAM DECLARADO GUERRA DE IMEDIATO AO EIXO, TERIAM QUE DESTACAR NAVIOS PARA CAÇAR OS CORSÁRIOS PELOS MARES, DESFALCANDO OUTROS TEATROS DE OPERAÇÕES NAVAIS.

ESSA ERA A MISSÃO DO "BISMARCK", SAIR DE UM PORTO ALEMÃO, AGUARDAR EM ALGUM FIORDE NORUEGUÊS AS CONDIÇÕES METEREOLÓGICAS IDEAIS, PARA SE FAZER AO ATLÂNTICO NORTE, INICIANDO SUA CAÇADA COM ATAQUES AOS COMBOIOS ALIADOS QUE DEMANDAVAM, DOS ESTADOS UNIDOS PARA O REINO UNIDO.

            BISMARCK COMISSIONADO -  ERNST LINDEMANN   DISCURSA EM 24 DE AGOSTO de 1940                        


                                         BISMARCK RECEBE SUPRIMENTOS EM 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - VERIFIQUE A TORRE GEMINADA DE 15 CM



APARENTEMENTE PARECIA UMA TÁTICA SIMPLES, MAS NÃO É BEM ASSIM. ESSA TÁTICA DE GUERRA NAVAL, EXIGIA EXAUSTIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO PARA SE TER PROBABILIDADE DE SUCESSO. PRIMEIRO ERA NECESSÁRIO ESTABELECER PONTOS DE ENCONTROS NO OCEANO COM O NAVIO OU NAVIOS DE APOIO LOGÍSTICO, REFAZENDO AS RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS, MANTIMENTOS E MUNIÇÕES, REPASSANDO PRISIONEIROS, ETC. SER HÁBIL EM DISSIMULAR SUAS ROTAS DE FUGA E ATAQUE.
                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE

                                             BISMARCK RECEBENDO PINTURA DE CAMUFLAGEM - 14-16 DE MARÇO DE 1941 - KIEL - BATERIA DE 38 CM EM DESTAQUE


O BISMARCK E SEU IRMÃO TIRPITZ, ERAM MODERNÍSSIMOS COURAÇADOS, APTOS A ENTRAR EM CONFRONTO COM QUALQUER VASO DE GUERRA DE LINHA DAS PRINCIPAIS MARINHAS DA ÉPOCA DA SEGUNDA GRANDE GUERRA, A FRANÇA, ITÁLIA, INGLATERRA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. SUA TRIPULAÇÃO FOI EXAUSTIVAMENTE TREINADA EM CRUZEIROS PELO BÁLTICO ANTES DE ESTAR PRONTO PARA SUA FATÍDICA E ÚNICA MISSÃO.
        BISMARCK EM TREINAMENTO NO BÁLTICO EM ABRIL DE 1941- FOTO TIRADA DO CRUZADOR PESADO "PRINZ EUGEN"

                      FOTO DAS TORRES "ANTON" E "BRUNO" - CALIBRE 38 CM - BATERIA PRINCIPAL
                                       

UM DETALHE INTERESSANTE, ERA A GRANDE AUTONOMIA DE NAVEGAÇÃO DO BISMARCK, 9.280 MILHAS NÁUTICAS A 16 NÓS, EM VIRTUDE DO SEU PRINCIPAL OBJETIVO, VAGAR PELOS MARES DO MUNDO, A PROCURA DE PRESAS FÁCEIS.

O BISMARCK TEVE SUA QUILHA BATIDA EM 1 DE JULHO DE 1936, LANÇADO EM 14 DE FEVEREIRO DE 1939 E COMISSIONADO EM 24 DE AGOSTO DE 1940. APÓS REALIZAR UMA SÉRIE DE TESTES OPERACIONAIS E EXERCÍCIOS NO MAR BÁLTICO, O BISMARCK RECEBE A VISITA DO Führer”, EM 05 DE MAIO DE 1941, QUE PERMANECEU A BORDO POR 4 HORAS.
                                  ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941

                                   ADOLF HITLER INSPECIONA O BISMARCK EM 5 DE MAIO DE 1941


EM 13 DE MAIO DE 1941 REALIZA EXERCÍCIO CONJUNTO COM O CRUZADOR PESADO “PRINZ EUGEN”, EM 14 DE MAIO DE 1941  COM O CRUZADOR LEVE “LEIPZIG”,  ZARPANDO DE “GOTENHAFEM” EM 19 DE MAIO 1941, COM O PRINZ EUGEN E MAIS TRES DESTROYERS PARA INÍCIO A OPERAÇÃO  “RHEINUBUNG”.
                          CRUZADOR PESADO "PRINA EUGEN" NO BÁLTICO NA PRIMAVERA DE 1941

FOI FOTOGRAFADO POR UM “SPITFIRE” DO COMANDO DE COSTA EM 21 DE MAIO DE 1941, NUM FIORD PRÓXIMO A BERGEN. EM ALTO MAR DOIS CRUZADORES BRITÂNICOS ENTRARAM EM CONTATO COM BISMARCK, TRANSMITINDO SUA POSIÇÃO AO ALMIRANTADO, INICIANDO ASSIM A CAÇADA AO NAVIO ALEMÃO.

EM 24 DE MAIO DE 1941, TEM INÍCIO A BATALHA DO ESTREITO DA DINAMARCA, ENTRE O GRUPO DE BATALHA ALEMÃO E OS COURAÇADOS INGLESES “HOOD” E “PRINCE OF WALES”.
BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO CONTRA O "PRINCE OF WALES" - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941

                     BATALHA DO ESTEITO DA DINAMARCA - BISMARCK ABRI FOGO - MANHÃ DE 24 DE MAIO DEM 1941

DESSE ENFRENTAMENTO, O “HOOD” FOI A PIQUE APÓS SER ATINGIDO POR UMA SALVA DE TIROS DOS NAVIOS ALEMÃES. EXISTEM CONTROVÉRSIAS SE OS TIROS PARTIRAM DO “BISMARCK” OU DO “PRINZ EUGEN”, ALEGA-SE QUE A MUNIÇÃO ANTI AÉREA DO “HOOD” QUE ESTAVA NO CONVÉS EXPLODIU, LEVANDO A UMA REAÇÃO EM CADEIA CONTAMINANDO OS DEMAIS PAIÓIS, LEVANDO O NAVIO AO FUNDO EM MENOS DE 1 MINUTO.
APÓS O AFUNDAMENTO DO “HOOD” OS NAVIOS ALEMÃES CONCENTRAM SEU PODER DE FOGO NO “PRINCE OF WALES”, QUE TEVE SUA PONTE DE COMANDO ATINGIDA, LEVANDO O MESMO A FUGIR DO COMBATE. PORQUE O BISMARCK NÃO FOI A SEU ENCALÇO É OUTRA INTERROGAÇÃO.
LINKS INTERESSANTES SOBRE O BISMARCK;

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VEhCk4IcIXY#!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pgqJ-O_UkE8

O “BISMARCK” NÃO SAIU INCÓLUME DO COMBATE, TENDO UM DOS SEUS TANQUES DE COMBUSTÍVEL PERFURADO, MESMO ASSIM NÃO OPTOU A VOLTAR AO CONTINENTE PARA REPAROS.
A PERDA DO “HOOD”, MAIS QUE UM REVÉS BÉLICO, FOI UM ABATIMENTO MORAL PARA O POVO INGLÊS, CHURCHIL PERCEBENDO O DELICADO MOMENTO PARA SEU ESFORÇO DE GUERRA, PRONUNCIOU A FAMOSA FRASE – AFUNDEM O BISMARCK –
O COURAÇADO ALEMÃO NÃO DIMINUI SUA VELOCIDADE CONTINUANDO SUA CORRIDA PARA MAR ABERTO. NESSE ÍNTERIM GRANDE PARTE DOS PRINCIPAIS NAVIOS DA “HOME FLEET”, PRÓXIMO DO TEATRO DE OPERAÇÕES FORAM ENGAJADOS NA CAÇADA AO BISMARCK.
ATACADO POR AVIÕES TORPEDEIROS BASEADOS EM PORTA AVIÕES BRITÂNICO, UM DOS TORPEDOS ATINGE O MECANISMO DO LEME DO BISMARCK, TRAVANDO-O. O NAVIO ALEMÃO FICA SEM RUMO, FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS COURAÇADOS BRITÂNICOS, QUE DIANTE DO IMOBILISMO DO BISMARCK, O MESMO TORNOU-SE PRESA FÁCIL DOS INGLESES, INDO A PIQUE ÀS 10:39 DO DIA 27 DE MAIO DE 1941.

NESSA OPERAÇÃO O BISMARCK ERA COMANDADO POR  "ERNST LINDEMANN", TENDO COM COMANDANTE DA FROTA, QUE INCLUÍA O "PRINZ EUGEN", O  ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS", AMBOS MORRERAM A BORDO DO BISMARCK.            

                                             ALMIRANTE GÜNTHER LÜTJENS


Born: 25 May, 1889 in Wiesbaden, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 52.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Admiral.
Position (at the time of Bismarck's sinking): Chief of Fleet.
Promotions:
· 03.04.1907: Seekadett
· 21.08.1908: Fähnrich zur See
· 28.09.1910: Leutnant zur See
· 27.09.1913: Oberleutnant zur See
· 24.05.1917: Kapitänleutnant
· 01.04.1926: Korvettenkapitän
· 01.10.1931: Fregattenkapitän
· 01.07.1933: Kapitän zur See
· 01.10.1937: Konteradmiral
· 01.01.1940: Vizeadmiral
· 01.09.1940: Admiral

 CAPITÃO DE MAR E GUERRA ERNST LINDEMANN

Born: 28 March, 1894 in Altenkirchen/Westerwald, Germany. Died: 27 May, 1941 aboard Bismarck.
Age (at the time of Bismarck's sinking): 47.
Rank (at the time of Bismarck's sinking): Kapitän zur See.
Position: Ship's Commander (Kommandant).
Promotions:
· 1915 Oberleutnant zur See
· 1925 Kapitänleutnant
· 1932 Korvettenkapitän
· 1936 Fregattenkapitän
· 1938 Kapitän zur See
Additional notes: Last seen alive aboard the Bismarck in the bow area shortly before the ship capsized. Captain Lindemann was posthumously awarded the Knight's Cross (Ritterkreuz) on 27 December 1941.

                                                BISMARCK SOB FOGO DOS NAVIOS INGLESES

DA TRIPULAÇÃO DE 2.200 MARUJOS, SÓ 116 HOMENS FORAM RESGATADOS.
                                 SOBREVIVENTES DO BISMARCK - RESGATADO PELO CRUZADOR INGLÊS "DORSETSHIRE"       

 DADOS TÉCNICOS SOBRE O BISMARCK:

GENERAL CHARACTERISTICS

Battleship Bismarck

Laid down:


1 July 1936



Launched:



14 February 1939






Commissioned:




24 August 1940





Construction cost:



RM. 196.8 million




Displacement:
· Empty ship:
· Standard:
· Construction:
· Full load:
· Maximum:



40,250 metric tons
43,978 metric tons
47,870 metric tons
51,760 metric tons
53,486 metric tons


Dimensions:
· Waterline length:
· Overall length:
· Beam:
· Standard draught:
· Maximum draught:
· Freeboard amidships:
· Height of hull sides (depth):
· Waterplane area:









241.55 meters

251 meters
36 meters
9.33 meters
10.55 meters
between 4.45 - 5.67 meters
15 meters
5,740 m²








Armour Protection:
· Upper belt:
· Main belt:
· Main battery turrets:
· Secondary battery turrets:
· Upper deck:
· Third armour deck:
· Conning tower:
· Torpedo bulkhead:
· Protected length 1):
· PC/TC 2):
· Armour's weight:










145 mm

320 mm
130-360 mm
40-100 mm
50-80 mm
80-120 mm
220-350 mm
45 mm
70% (170.7 meters)
17/22
19,082 metric tons










Armament:
· Main:
· Secondary:
· Anti-aircraft:

8 x 38cm/L52

12 x 15cm/L55
16 x 10.5cm/L65
16 x 3.7cm/L83
18 x 2cm/L65




Fire control:5 x 10.5-m base rangefinders
1 x 7-m base rangefinder
2 x 6.5-m base rangefinders
4 x 4-m Type SL-8 rangefinders
2 x 3-m rangefinders









Radar Equipment:




3 x FuMO 23





Propulsion plant:12 Wagner boilers
Three Blohm & Voss turbine sets
150,170 hp (maximum obtained)










Speed:




30.12 knots (maximum obtained)





Endurance:









9,280 nautical miles at 16 knots

8,900 nautical miles at 17 knots
8,525 nautical miles at 19 knots
6,640 nautical miles at 24 knots
4,500 nautical miles at 28 knots





Fuel capacity:




8,294 metric tons





Aircraft:




4 x Arado Ar 196





Crew:




2,200+





Hull coefficients & ratios:
· Ratio length/beam:
· Ratio beam/draught:
· Ratio draught/depth:
· Ratio length/depth:
· Block coefficient:3)
· Midship coefficient:4)
· Waterplane coefficient:5)
· Prismatic coefficient:6)
· Metacentric height (GM):









6.71

3.85
0.62
16.10
0.55
0.97
0.66
0.56
4.00 meters










 

RECOMENDAMOS ACESSAR O SITE http://www.kbismarck.com/, EM NOSSA OPINIÃO O MAIS COMPLETO SOBRE O "BISMARCK", FOTOS E DADOS EXTRAÍDOS DO SITE CITADO.
 

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PORTO COTEGIPE OPERA MALTE

UM FATO IMPORTANTE, NO MEIO PORTUÁRIO DA BAHIA, É A SEGUNDA PARTIDA DE MALTE IMPORTADA, OPERADA PELO TERMINAL COTEGIPE, LOCALIZADO NA CANAL DE ACESSO A BAÍA DE ARATU.

O QUE NÃO POSSO RESPONDER NO MOMENTO, É SE O DONO DA CARGA É O MESMO QUE OPERAVA EM SALVADOR, SE FOR, OCORREU UMA MIGRAÇÃO DE CARGA DE UM TERMINAL PARA OUTRO, POR MOTIVOS ESTRATÉGICOS LASTREADOS EM TARIFA MAIS COMPETITIVA OU FACILIDADES NA OPERAÇÃO E ARMAZENAGEM DOS GRÃOS.

SERÁ UMA PARTIDA DE 5.000 TON, TRANSPORTADA PELO NAVIO "KIWI ARROW"  COM PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/09, ATRACAÇÃO NO MESMO DIA, OPERANDO ATÉ 24/09, FONTE LINE UP PORTO DE ARATU - CODEBA. O PORTO COTEGIPE, MOVIMENTA SOJA NA EXPORTAÇÃO E TRIGO NA IMPORTAÇÃO PARA ATENDER A DEMANDA DO MOINHO DIAS BRANCO.             

                            TERMINAL DE CONTÊINERES - PORTO DE SALVADOR


QUAL O TERMINAL QUE IRÁ OPERAR O MALTE É CONVENIÊNCIA DE MERCADO, O QUE IMPORTA É O QUE ESSA MATÉRIA PRIMA UTILIZADA PELA INDÚSTRIA CERVEJEIRA BAIANA, SEJA DESEMBARCADA EM NOSSO COMPLEXO PORTUÁRIO GERANDO TODA CADEIA LOGÍSTICA DE VALOR PARA A BAHIA.


                          PORTO DE COTEGIPE - COM O SEGUNDO BERÇO EM CONSTRUÇAO
                                  http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=998865


É PRUDENTE O GOVERNADOR DO ESTADO INSTRUIR A SECRETARIA DA FAZENDA IMPLEMENTAR MEDIDAS DE POLÍTICA FISCAL GRAVANDO O MALTE DESEMBARCADO EM VITÓRIA E RECIFE DESTINADO A BAHIA E BONIFICANDO AS CERVEJARIAS QUE ESCOLHEREM OS PORTOS DE SALVADOR OU O TERMINAL COTEGIPE PARA EFETUAREM SEUS DESEMBARQUES.




JOSEMAR

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CORAL MELODIAS - APRESENTAÇÃO NO MUSEU RODIN

PARABÉNS AO "CORAL MELODIAS" PELO SUCESSO E PROFISSIONALISMO DAS SUAS APRESENTAÇÕES, QUE HOJE VÃO ALÉM DA FRONTEIRA DA BAHIA. PARA QUEM, AINDA, NÃO TEM CONHECIMENTO O "CORAL MELODIAS", PARTICIPOU DO CONCURSO DE CORAIS NO PROGRAMA DA XUXA, COM UMA EMOCIONANTE APRESENTAÇÃO, SÓ NÃO GANHOU, PORQUE PARECE QUE O CANTOR LULU SANTOS E APRESENTADORA XUXA, TEM ALGUMA ADMIRAÇÃO PELO PARANÁ. VEJAM NA WEB A APRESENTAÇÃO DO NOSSO CORAL, COLOQUE CONCURSO DE CORAIS - PROGRAMA XUXA.

NESTE DOMINGO, 25/09/2011, NO MUSEU RODIN, ÁS 15 HORAS, O MELODIA ESTARÁ VIVIFICANDO MAIS UM PALCO COM SEU CHARME E PROFISSIONALISMO. VÁ, CURTA UM PROGRAMA DIFERENTE, LEVE ÀS CRIANÇAS, PRESTIGIE ESSE GRUPO.FICO MAIS ORGULHOSO, POR MEU FILHO THIAGO PERTENCER AO CORAL, QUE HONRA A BAHIA.

VEJAM AS FOTOS, ACERVO CORAL MELODIAS, DESSE MOMENTO TRIUNFANTE.

AO REGENTE MÁRCIO MEDEIROS, BOM COMANDANTE, QUE POTENCIALIZOU OS TALENTOS INDIVIDUAIS, NUM GRUPO HARMÔNICO E VITORIOSO, LEVANDO A ARTE DE CANTAR DO POVO DA BAHIA AOS RECANTOS DO PLANETA, VOTOS DE INCENTIVO.


JOSEMAR


                                    CORAIS NA XUXA - MELODIAS E TIMBRAS


                                     MELODIAS - ANTES DA APRESENTAÇÃO


                                               MELODIAS - BASTIDORES


                                           MELODIAS - ENSAIOS COM FLY


                                              MELODIAS - ENTREVISTAS


                                                MELODIAS - ESTÚDIO


                                          MELODIAS - INDO PRO ALMOÇO


                                                           MELODIAS - SÓ OS MACHOS

                                          MELODIAS - ZUMBIS ( CAMARIM )


                                                          MELODIAS E LULU SANTOS


                                                   MELODIAS E XUXA


JOSEMAR.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

UFOS - PORQUE OS EXTRATERRESTRES NÃO NOS VISITAM CORRIQUEIRAMENTE? É INTRIGANTE - PARTE 3 - UFOs - WHY DON'T ALIENS VISIT US REGULARLY? IT'S INTRIGATING - PART 3

5 – A TERRA NÃO TEM EXPRESSÃO PARA OS “ETS”

TALVEZ, NÃO TENHAMOS RECURSOS NATURAIS OU ESTRATÉGICOS QUE MOTIVEM VISITAS EXPLORATÓRIAS A TERRA, MAS POR OUTRO LADO, SERÁ QUE ELES NÃO PRATICAM TURISMO EXÓTICO OU NÃO QUEREM CONHECER UM PLANETINHA MAIS ATRASADO.

SERÁ TAMBÉM, QUE AQUI NÃO PODERIA SERVIR DE BASE DE APOIO E ABASTECIMENTO PARA VIAGENS MAIS LONGAS, OU ALGUM PLANETA NÃO SÓ TECNOLOGICAMENTE EVOLUÍDO, MAS TAMBÉM MORALMENTE, SE INTERESSARIA EM TRAZER AVANÇOS NA ÁREA DE SAÚDE OU INTERVIR NO SENTIDO QUE TENHAMOS DIAS MELHORES.
VEJAM AS POSSIBILIDADES SÃO INÚMERAS PARA UMA ESTADIA OU PASSAGEM  DE UM OVNI NO NOSSO PLANETA TERRA.

6 – APARIÇÕES DE OVNIS

MUITO SE FALA SOBRE APARIÇÕES DE OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS. ISTO NÃO SIGNIFICA MUITA COISA, ACREDITO QUE MUITOS DESSES OVNIS SÃO DA TERRA MESMO, SÃO NOVAS TECNOLOGIAS, DE CARÁTER SECRETO, TESTADAS NOS ESPAÇOS AÉREOS DO PLANETA.

VOLTANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ALEMANHA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NO FIM DO CONFLITO DIVERSOS CIENTISTAS FORAM LEVADOS PELOS AMERICANOS. EXISTEM RELATOS QUE OS NAZISTAS DOMINAVAM TECNOLOGIA AVANÇADAS EM RELAÇÃO A PROPULSÃO DE DISCOS VOADORES, ALGUMAS FOTOS DESSES OBJETOS PODEM SER VISTAS EM SITES QUE COMENTAM SOBRE ESSES EPISÓDIOS.

COMO OS CIENTISTAS ALEMÃES DOMINARAM ESSA TECNOLOGIA, NÃO INTERESSA AO MEU ESTUDO, ALGUMAS  VERSÕES FALAM EM CONTATOS COM EXTRATERRESTRES. O IMPORTANTE É QUE LOGO QUE ESSES CIENTISTAS CHEGARAM AO USA, A APARIÇÃO DE OVNIS NO LOCAL ONDE ESTAVAM CONFINADOS CRESCEU DE FORMA GEOMÉTRICA.

MAS TODOS ESSES OBJETOS SÃO DE ORIGEM TERRÁQUEO? O QUE POSSO DIZER, É QUE, SE OS MESMOS SÃO EXTRATERRESTRES, BASEADO NA TEORIA DE TECNOLOGIA SUPERIOR, PORQUE PRECISARIAM SE ESCONDER, TER RECEIO DE AÇÕES OFENSIVAS PARTINDO DE UM PLANETA INFERIOR.

VAMOS A UM EXEMPLO DIDÁTICO, A INVASÃO DO IRAQUE NA 1ª E 2ª GUERRA DO GOLFO. QUEM POSSUÍA SISTEMAS DE ARMAS MAIS AVANÇADOS, A COALIZAÇÃO INTERNACIONAL OU AS FORÇAS ARMADAS IRAQUIANAS?

AS BATALHAS MODERNAS POUCO UTILIZAM DE CONTATOS FÍSICOS, NA SEGUNDA GUERRA UM NAVIO PRECISAVA TER O INIMIGO NO SEU CAMPO VISUAL PARA ATRAVÉS DA TELEMETRIA AJUSTAR OS DADOS DA SALVA DE TIROS, O RADAR AINDA ERA UM RECURSO PRECÁRIO. OS AVIÕES PRECISAVAM DE UM DIA LIMPO SEM NUVENS PARA REALIZAREM SUAS INCURSÕES, OS BOMBARDEIROS NOTURNOS NÃO ERAM PRECISOS. OS MILITARES NÃO POSSUÍAM APARELHOS DE VISÃO NOTURNA, TINHAM QUE TER O INIMIGO NO VISUAL.

HOJE OS ENQUADRAMENTOS DOS ALVOS NOS TEATROS DE OPERAÇÕES SÃO EFETUADOS POR MEIOS ELETRÔNICOS, OS CONTATOS VISUAIS SÓ ACONTECEM QUANDO A ÁREA É LIMPA PELOS BOMBARDEIROS INICIAIS, E AS TROPAS EM TERRA PARTEM PARA OCUPAÇÃO DA ÁREA COMPLETANDO A CONQUISTA.

VOLTANDO AO IRAQUE, QUANDO AS FORÇAS AMERICANAS ESTAVAM PRONTAS PARA AGIR, A PRIMEIRA ATITUDE FOI DESESTABILIZAR TODOS OS SENSORES IRAQUIANOS, A EXEMPLO DOS SISTEMAS DE RADARES, COM ISSO A FORÇA AÉREA IRAQUIANA FICOU A CEGA SEM DETECTAR ONDE ESTAVA O INIMIGO, OS SISTEMAS DE MISSEIS TAMBÉM NÃO CONSEGUIAM DISTINGUIR NEM QUALIFICAR OS ALVOS, OU SEJA, O ESPAÇO AÉREO FICOU LIVRE PARA OS CAÇAS INIMIGOS.

PERCEBAM, TEORICAMENTE, QUE A DIFERENÇA DE TECNOLOGIA ARMAMENTISTA ENTRE OS IRAQUIANOS E OS ESTADOS UNIDOS, QUE ESTÃO NO MESMO AMBIENTE GLOBAL, DEVE SER  BEM MAIS ESTREITAS DO QUE AS QUE NOS SEPARAM DE UM VIAJANTE INTER – ESTRELAR.

NÃO ESTOU FAZENDO APOLOGIA QUE OS VIAJANTES DO ESPAÇO SEJAM TODOS HOSTIS, O QUE ALMEJO É TENTAR AFIRMAR OU PROVAR, QUE ESSES ELEMENTOS NÃO TERIAM QUE TEMER O TERRÁQUEO, NÃO PRECISARIAM SE ESCONDER OU OFERECER SATISFAÇÃO DE SUA PRESENÇA ENTRE NÓS, POIS SE FOSSEM ATACADOS TERIAM MEIOS NECESSÁRIOS E SUFICIENTES PARA NEUTRALIZAR QUALQUER SISTEMA OFENSIVO OU DE DEFESA QUE NÓS CONCEBEMOS.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

CARANGUEJOS - DOS - COQUEIROS - CRAB - DOS - COCONUT TREES

                                        
ONTEM AO ASSISTIR UM PROGRAMA NO CANAL FECHADO, RELATANDO A CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DE UM CASAL EM UM AMBIENTE HOSTIL, OU SEJA, ELES SÃO DEIXADOS SOZINHOS POR 2 OU 3 DIAS, COM PARCOS RECURSOS, APENAS UMA FACA POR EXEMPLO, TENDO QUE BUSCAR NA NATUREZA OS MEIOS PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES VITAIS.
ÁREAS DESÉRTICAS, ILHAS NO MEIO DO OCEANO, FLORESTAS ETC. O EPISÓDIO A QUAL ME REFIRO, DESENROLOU-SE NUMA ILHA DESABITADA DO PACÍFICO SUL. ENTRE UMA E OUTRA PERIPÉCIA EM CONSTRUIR UM ABRIGO, BUSCA POR ALIMENTAÇÃO E LÍQUIDO, TIVE A SURPRESA DE TOMAR CONHECIMENTO DE UMA ESPÉCIE MUITO ESTRANHA, O CARANGUEJO-DOS-COQUEIROS – BIRGUS LATRO.
NÃO ESPERAVA QUE EM TERRA, EXISTISSE ESPÉCIE DE CRUSTÁCEOS MAIORES DO QUE O NOSSO GAIAMUM, MAS EXISTE, ESSE CARANGUEJO DE FORMATO ESTRANHO, É O MAIOR DO MUNDO, VIVEM EM DIVERSAS ILHAS TROPICAIS DO OCEANO ÍNDICO E PACÍFICO.
PODE ALCANÇAR 1 METRO DE COMPRIMENTO E PESAR 17 KG, SÃO MEDIDAS REALMENTE INCRÍVEIS PARA QUEM SÓ CONHECE OS CRUSTÁCEOS QUE HABITAM O LITORAL DO BRASIL. OUTRA CURIOSIDADE É SUA DIETA PRINCIPAL, CONSTITUÍDA DE COCOS, É ISSO MESMO, SUAS POSSANTES GARRAS PODEM PARTIR UM COCO AO MEIO, IMAGINEM O QUE ELES NÃO FARIAM COM UMA PERNA OU BRAÇO HUMANO, ALÉM DISSO, ESCALAM OS COQUEIROS PARA BUSCAREM SUA IGUARIA.
NÃO SEI PARA VOCÊS, MAS PARA MIM FOI UMA GRANDE SURPRESA A EXISTÊNCIA DESSA ESPÉCIE. UM CRUSTÁCEO, TAMBÉM DE GRANDES DIMENSÕES É O CARANGUEJO GIGANTE DO ALASCA, MAS SEU HABITAT SÃO AS PROFUNDEZAS DO MAR.

                               http://www.mundogump.com.br/bicho-bizarro-o-caranguejo-do-coco/


                            http://www.mundogump.com.br/bicho-bizarro-o-caranguejo-do-coco/


                          http://www.rebelado.com/animais/fotos-do-maior-caranguejo-do-mundo/



JOSEMAR