Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2025

TERMINAL MARÍTIMO COTEGIPE INAUGURA SEU TERCEIRO BERÇO - COTEGIPE MARITIME TERMINAL INAUGURATES ITS THIRD BERD

Uhttps://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-12.0/centery:25.0/zoom:4M IMPORTANTE PASSO PARA LOGISTICA PORTUÁRIA QUE ENVOLVE OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAIA DE TODOS OS  SANTOS FOI DADO COM A INAUGURAÇAO DO TERCEIRO BERÇO DO  TERMINAL COTEGIPE.

A ESQUERDA DA IMAGEM O TERCEIRO BERÇO
https://portocotegipe.com.br/


ESTE CENÁRIO IMPULSIONA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA EM FUNÇÃO NO MENOR TEMPO DE ESPERA PARA O NAVIOS QUE VÃO EMBARCAR SOJA.

O BERÇO CENTRAL OPERA TRIGO E MALTE

TUDO INDICA QUE SEJAM EMBARQUES PILOTOS PARA CALIBRAGEM DOS SHIPLOADERS E OUTROS AJUSTES OPERACIONAIS.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

FILOSOFIA DO DIA 21/03/25 - PHILOSOPHY OF THE DAY - 03/21/25

segunda-feira, 17 de março de 2025

VENDA DA WILSON SONS - CONTOLADORA DO TECON SALVADOR, PARA A HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - BOM SINAL PARA A BAHIA - THE SALE OF WILSON SONS - CONTROLLER OF TECON SALVADOR, TO HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - A GOOD SIGN FOR BAHIA

AS NEGOCIAÇÕES PARA VENDA DO TECON SALVADOR, CONTROLADO PELO GRUPO WILSON SONS, APÓS MUITAS ESPECULAÇÕES, SE CONCRETIZAM, PASSANDO O CONTROLE ACIONÁRIO PARA MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING  COMPANY.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/release/tecon-salvador-unidade-de-negocio-da-wilson-sons-registra-o-maior-volume-mensalde-conteineres-movimentados-nos-seus-24-anos-de-atuacao/

ACREDITAMOS QUE ESTE NOVO CENÁRIO SEJA FAVORÁVEL À ECONOMIA BAIANA EM SEU ASPECTO LOGÍSTICO, TORNANDO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA UM VETOR PARA ATRAÇÃO DE NOVAS ESCALAS MARÍTIMAS PARA PORTO DE SALVADOR, AMPLIANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NO LONGO CURSO E NA CABOTAGEM.



RETORNAREMOS A ESTE TEMA EM BREVE, COM MAIS CLAREZA A RESPEITO DA TRANSAÇÃO. OUTRO PONTO SE TRADUZ PELO NÃO ESCLARECIMENTO DO TECON SALVADOR EM RELAÇÃO AO CERCEAMENTO DAS ESCALAS DIRETAS PARA PORTOS ASIÁTICOS EM NAVIOS FULL CONTEINERES DE MAIOR PORTE, SUMIRAM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/onde-estao-as-escalas-dos-super-navios.html

JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065


quarta-feira, 5 de março de 2025

MELHOR RESULTADO DO BLOG EM UM MÊS - FEVEREIRO / 2025 - 15.941 ACESSOS - BEST BLOG RESULT IN A MONTH - FEBRUARY / 2025 - 15,941 VIEWS

COMEMORAMOS O MELHOR RESULTADO DO  BLOG VIAJANTE SEM PORTO EM UM ÚNICO MÊS, 15.941 ACESSOS.  PODERIA SER MAIS, FEVEREIRO/25 TEVE 28 DIAS.

AS POSTAGENS MAIS PROCURADAS FORAM:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/04/os-navios-e-minha-infancia-de-1963.html

212 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/onde-estao-as-escalas-dos-super-navios.html  

154 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/carnaval-2025-carnival-2025.html  

 95 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/12/marina-bonfim-ribeira-salvador-bahia.html 

 91 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/abondono-dos-casaroes-historicos-do.htm

 85 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/08/porto-de-ilheus-rio-cachoeira-um-legado.html 

 84 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.htm

77 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/programacao-de-navios-de-cruzeiros.html 

77 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/bulk-carrier-navios-uranus-atraca-em.html 

 67 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/05/filme-encontro-marcado-meet-joe-black.html 

57 ACESSOS

OS PAÍSES COM MAIS ACESSOS FORAM:

BRASIL - 9,64 MIL

PAISES BAIXOS - 2,72 MIL

ESTADOS UNIDOS - 1,75 MIL 

SINGAPURA - 1,31 MIL

ALEMANHA  - 650

O TOTAL GERAL DESDE O INÍCIO DO BLOG CHEGA EM 471.561 MIL.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

CARNAVAL 2025 - SALVADOR - BAHIA - CARNIVAL 2025 - SALVADOR - BAHIA

ESTAMOS PRÓXIMO DO INÍCIO DO CARNAVAL 2025, DESSE MODO DESEJAMOS A TODOS OS VISITANTES DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO, NO ÂMBITO DE SUAS CONCEPÇÕES EXISTENCIAIS, SEJA PARA PARTICIPAR DA FESTA, PARA VIAJAR, DESCANSAR OU MEDITAR, UM BOM CARNAVAL.


https://www.portalcubo.com/post/furdun%C3%A7o-2025-celebra-os-40-anos-do-ax%C3%A9-e-arrasta-multid%C3%A3o-no-pr%C3%A9-carnaval-de-salvador

JOSEMAR 

 ECONOMISTA -  CORECON 2065

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ONDE ESTÃO AS ESCALAS DOS SUPER NAVIOS FULL CONTAINER NO TECON SALVADOR - WILSON SONS - INCAPACIDADE OPERACIONAL - WHERE ARE THE SCALES OF THE SUPER FULL CONTAINER SHIPS AT TECON SALVADOR - WILSON SONS - OPERATIONAL INABILITY

EM OUTUBRO DE 2024, O TECON SALVADOR CONQUISTOU PARA NOSSO PORTO, ESCALAS QUE FORAM ATENDIDAS POR SUPER NAVIOS FULL CONTAINER. OCORREU A PRIMEIRA ATRACAÇÃO EM 24/07/24, COM O NAVIO MSC ORION, COM COMPRIMENTO DE 331 M E 51,11 M DE LARGURA.

MSC MARIE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:8412551/shipname:MSC%20MARIE?order=date_uploaded

A LINHA ATENDIA AOS PORTOS ASIÁTICOS, PERMITINDO QUE COMMODITIES PRODUZIDAS NA BAHIA SEGUISSEM DIRETAMENTE AO DESTINATÁRIO SEM TRANSBORDOS.

REALIZAMOS VÁRIAS POSTAGENS SOBRE O EVENTO, INCLUSIVE COMENTANDO O CONGESTIONAMENTO  DE FULL CONTAINER, ONDE ALGUNS DELES CANCELARAM ESCALAS, NÃO OPTANDO POR ESPERA DE VÁRIOS DIAS, EVITANDO DEMURRAGE, SOBRE - ESTADIA.

TECON - PORTO DE SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/noticia/tecon-salvador-tem-melhor-resultado-mensal-dos-ultimos-anos/

O ENIGMA PARA O VIAJANTE SEM PORTO, SE TRADUZ PELO FATO DE PASSADO QUASE 5 MESES NÃO OBSERVAMOS O RETORNO DESTES SUPER NAVIOS AO NOSSO PORTO. OS MOTIVOS NÃO TEMOS CONHECIMENTO, APENAS O TECON SALVADOR PODE ESCLARECER. 

A DEMORA POR ATRACAÇÃO PODERIA SER O MOTIVO, OS ARMADORES  TERIAM OPTADOS EM NÃO OPERAR NO PORTO DE SALVADOR, EM VIRTUDE DE COLAPSO OPERACIONAL. NA ÉPOCA,  ALGUNS GRANELEIROS TAMBÉM OCUPARAM OS BERÇOS PREFERENCIAIS PARA CONTAINER, O QUE AGRAVOU O CENÁRIO.

A SEGUIR LINKS PERTINENTEA  AO ASSUNTO:

 https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/07/porta-conteiner-com-maior-deslocamento_23.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-intenso-de-navios-porto-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-massivo-de-full-containers.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/mais-uma-defeccao-no-tecon-salvador-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/maior-partida-de-conteineres-operada.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/fila-de-espera-para-full-conteineres-no.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/terceiro-cancelamento-de-escala-no.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/bulk-carrier-navios-uranus-atraca-em.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/mais-um-full-cantainer-desiste-de-ficar.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - O BRASIL À DERIVA

Artigo: O Brasil à Deriva

Por Matheus Oliva

Tribuna da Bahia, Salvador

29/12/2025 14:0116 dias, 2 horas e 31 minutos



Foto: Divulgação/Ascom

Na encruzilhada entre liderança e irrelevância, o Brasil escolheu a irrelevância. Enredado em uma barafunda regulatória e tributária que alimenta a crise dos, e entre os, poderes, enfraquecendo valores democráticos, o país se reduz ao mínimo papel de mero fornecedor orgulhoso de alimentos in natura para o mundo. Distraído por debates ideológicos obsoletos e incapaz de enfrentar os desafios de um cenário internacional tecnológico e inovador, o Brasil assemelha-se a um barco à deriva, com a bússola quebrada e sem sinal de GPS. Essa falta de rumo reflete-se diretamente na inflação que corrói os bolsos dos cidadãos e empobrece a economia como um todo. Paradoxalmente, enquanto se exalta a abundância de recursos naturais, grande parte dessa riqueza é consumida por estrangeiros, amparados por poder de compra e planejamento estratégico que o Brasil não consegue emular.

A falta de protagonismo do Brasil se reflete na incapacidade de mitigar os impactos de fatores externos. O World Container Index (WCI) registrou um aumento de 8% na semana de 19 de dezembro de 2024, em rotas mais estratégicas, o aumento foi acima de 25%. O custo médio global do frete atingiu US$ 3.803 por container de 40 pés. Esses valores, embora 63% abaixo do pico pandêmico, ainda são 168% superiores às médias pré-pandemia, de acordo com a Drewry, firma inglesa de consultoria marítima.

Custos dos fretes marítimos pressionam os custos internos, já que o Brasil depende de insumos importados para sua indústria. Em vez de modernizar sua infraestrutura logística e aumentar o valor e a competitividade de suas exportações, o país permanece isolado em portos congestionados, ferrovias insuficientes e rodovias precárias, vendendo seu solo onde tudo há de nascer.


O Contraste com a China

Enquanto o Brasil patina, a China avança com uma estratégia bem executada. Empresas como Xiaomi e BYD lideram o mercado global de VEs e simbolizam o avanço tecnológico do país. Fábricas “escuras”, sem funcionários e sem luz, inteiramente automatizadas, aumentam a produtividade e reduzem custos. A construção de uma frota de 170 navios para exportação de automóveis reforça a força do país, permitindo que a China domine mercados globais. Esse contraste é gritante. O Brasil se acomoda em sua abundância de recursos naturais, enquanto a China transforma esses mesmos recursos em produtos de alto valor agregado.

Geopolítica e Irrelevância Brasileira

Conflitos em regiões estratégicas, como o Mar Vermelho e o Canal Suez, destacam a fragilidade do comércio global. Para o Brasil, que depende de rotas estáveis para exportar commodities e importar insumos, essas instabilidades representam riscos diretos à economia.
Apesar disso, o Brasil não assume qualquer papel relevante nessas discussões. O país, que poderia liderar a integração comercial na América Latina e atuar como mediador em crises globais, permanece ausente, preso a disputas internas e desarticulado em sua política externa.

O Brasil Que Deveria Ser

O Brasil tem tudo para liderar: recursos, mercado interno robusto e posição estratégica. Mas liderança exige visão e ação. É necessário simplificar regras tributárias, regular atividades de maneira estadista ao invés de idealista, reduzir ultrajantes despesas do custo Brasília para investir em infraestrutura, educação e saúde e buscar integração estratégica nas cadeias globais de valor.

Apegado a debates ideológicos que consomem energia sem resultado, o Brasil permanece sendo uma promessa não cumprida. Para competir no mundo de amanhã, o país precisa, no mínimo, se localizar entre sul e norte, ocidente e oriente para sair da deriva e traçar uma rota de navegação segura. O dia para isso é ontem.

Um 2025 melhor que 2024 para todo o Brasil!

Matheus Oliva
Empresário do Setor Marítimo