terça-feira, 15 de maio de 2012

CLIPERES, CABO HORN, CORAGEM, UMA ERA DA NAVEGAÇÃO - HOMENS DE FERRO EM NAVIOS DE MADEIRA - CLIPPERS, CAPE HORN, COURAGE AND AN AGE OF SAILING - IRON MEN ON WOODEN SHIPS

UM DOS CAPÍTULOS LENDÁRIOS DA HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO, REFERE-SE AOS CLIPERES, " THE PERFECT SHIP " QUE FORAM OS NAVIOS À VELA MAIS VELOZES A SINGRAREM OS SETE MARES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, FORAM A OTIMIZAÇÃO DOS ARRANJOS DE MASTREAÇÃO, ATÉ O SURGIMENTO DAS MÁQUINAS A VAPOR, QUE FIZERAM ESSES BELÍSSIMOS NAVIOS PERDERAM COMPETITIVIDADE.

http://www.jadlamracingmodels.com/p-294-airfix-kit-a09253-cutty-sark-tea-clipper-ship-1862.aspx

LEMBRAM-SE DA CORRIDA DO OURO, NA CALIFÓRNIA? POIS, NESSA ÉPOCA NÃO ESTAVAM IMPLANTADAS AINDA, AS FERROVIAS DOS ESTADOS UNIDOS, LIGANDO A COSTA LESTE ONDE SE LOCALIZAVA O PORTO DE NOVA YORK, FILADÉLFIA  ENTRE OUTROS, AOS PORTOS DA COSTA OESTE, PRINCIPALMENTE O DE SÃO FRANCISCO, COM ISTO TODO AVENTUREIRO EM BUSCA DO ENRIQUECIMENTO RÁPIDO, EMBARCAVAM NOS CLIPERES PARA ESTA LONGA E TENEBROSA VIAGEM.

 
 http://www.ship-paintings.com/ship-paintings/young_america.htm

OUTRO RUMO DOS CLIPERES, ERA DA EUROPA COM DESTINO A COSTA CHILENA, PORTO DE VALPARAÍSO, TAMBÉM VIA CABO HORN, PARA CARREGAR SALITRE OU NITRATO DE POTÁSSIO.

 http://www.ship-paintings.com/ship-paintings/flying_cloud.htm

ESSAS ROTAS ERAM LENDÁRIAS, NÃO PELOS PORTOS DE ORIGEM, MAS PELA TRAVESSIA DO FAMIGERADO, OU DIRIA LENDÁRIO CABO HORN, A REGIÃO DO GLOBO MAIS TEMIDA PELOS NAVEGADORES. O HORN, ESTÁ LOCALIZADO NO ESTREITO DE DRAKE, QUE SEPARA O EXTREMO SUL DA AMÉRICA LATINA, DA PENÍSULA ANTÁRTIDA.

 http://www.capehorners.org/
                                                
http://www.viajenavida.com/cruzeirosantartida.htm


QUANDO UM CLIPER ZARPAVA DE ALGUM PORTO EUROPEU EM DIREÇÃO DO OCEANO PACÍFICO, ELE TRAÇAVA O SEU RUMO EM DIREÇÃO AO ATLÂNTICO SUL. PASSANDO PELA LINHA DO EQUADOR, CONTINUANDO A SUA DESCIDA, AS LATITUDES IAM AUMENTANDO, E AS CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO SE TORNAVAM MAIS SEVERAS, POIS QUANTO MAIS SE NAVEGA EM DIREÇÃO AOS PÓLOS A INTENSIDADE DOS VENTOS, A QUEDA DE TEMPERATURA SÃO EVIDENTES A CADA MILHA VENCIDA.

EXEMPLIFICANDO. AS FRENTES FRIAS QUE CHEGAM AO LITORAL BAIANO TRAZENDO VENTOS DE SUDESTE E SUL, IMPRIMEM CONSIDERÁVEL AGITAÇÃO MARÍTIMA, CHUVAS, RAJADAS DE VENTO, INCLUSIVE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, QUEM JÁ PEGOU UMA DESSAS TEMPESTADES NO FERRY, SABE DO QUE ESTOU FALANDO, ONDAS DE 2 M A 3 M. AGORA VEJAM, ESSAS FRENTES NASCEM NA ANTÁRTIDA, SOBEM TODO O LITORAL ARGENTINO E URUGUAIOO LITORAL SUL E SUDESTE DO BRASIL, ATÉ CHEGAREM A COSTA DA BAHIA. EM DIREÇÃO AOS TRÓPICOS ESSAS FRENTES VÃO PERDENDO FORÇA, AGORA IMAGINEM, COMO ELAS ATUAM EM SEU NASCEDOURO.

AO CHEGAR AO EXTREMO SUL DO CONTINENTE,  ESSES VALENTES E CONFIÁVEIS NAVIOS A VELA, ENFRENTAVAM TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO, COM SENSAÇÃO TÉRMICA ACENTUADA PELOS VENTOS INTENSOS, ONDAS QUE CHEGAVAM AOS 18 METROS, E DIANTE DESSE CENÁRIO PAVOROSO, ELES SÓ TINHAM A SUA CORAGEM E DESTREZA PARA LUTAR PELA SUAS VIDAS, CONTRA OS ELEMENTOS DA NATUREZA.

http://www.cosmaodumanoir.fr/index.php?page=bazoche

EM UM TALL SHIP, OU SEJA, NAVIOS A VELA, A FAINA A BORDO ERA SÓ PARA VERDADEIROS HOMENS, PARA OS FORTES, AS TROCAS DE VELAS ERAM CONSTANTES, DE ACORDO COM AS MUDANÇAS  DOS REGIMES E INTENSIDADE DOS VENTOS ,TINHAM QUE SER REALIZADAS EM QUALQUER CONDIÇÃO DE TEMPO. IMAGINEM NAVEGANDO NO HORN, NO INVERNO, VOCÊ NO CONVÉS VARRIDO PELAS ONDAS, DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS, SÓ DE PENSAR, DAR PAVOR. OLHEM QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIAM RÁDIOS, RADARES, SONARES, GPS, BALEEIRAS HERMÉTICAS, OU REBOCADORES PARA OFERECEREM SOCORRO.

POR TUDO ISSO, PERCEBE-SE QUE MUITOS MARUJOS PERDERAM A VIDA NESSA REGIÃO LONGÍNQUA DOS OCEANOS. UMA DAS TRADIÇÕES MAIS CONHECIDAS DO PASSADO DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, ERA O USO DE UM BRINCO NA ORELHA ESQUERDA PELOS QUE PASSARAM PELO HORN E SOBREVIVERAM, HOJE QUALQUER UM SEM LEGADO DE VIDA COLOCA UM BRINCO NA ORELHA. PUNTA ARENAS, PORTO CHILENO, ERA ESCALA PARA ABASTECIMENTO E DESCANSO DAS TRIPULAÇÕES.

O "CABO HORN" NA VERDADE É UMA ILHA ONDE UM PROMONTÓRIO DE 400 METROS DESPENCA SOBRE O MAR, DANDO A IDEIA DE UM CABO E LOGO A FRENTE ESTÁ A REGIÃO ANTÁRTIDA, SEPARADOS PELO ESTREITO DE DRAKE.

O NOME "HORN" NÃO TEVE ORIGEM  NA PALAVRA, TÃO TEMIDA, CHIFRE E SIM POR QUE OS NAVEGADORES HOLANDESES  QUE DESCOBRIRAM O CABO VINHAM DE UM PORTO COM ESSE MESMO NOME. 

A NAVEGAÇÃO PODIA SER REALIZADA PELO ESTREITO DE MAGALHÃES, CORTANDO CAMINHO ENTRE OS DOIS OCEANOS, MAS POR SER ESTREITO COMBINADO COM OS FORTES VENTOS DA REGIÃO FATALMENTE PODERIA ARREMESSAR UMA EMBARCAÇÃO A VELA CONTRA ROCHEDOS TRAIÇOEIROS. HOJE COM MELHOR BATIMETRIA E NAVIOS A MOTOR O ESTREITO É MAIS UTILIZADO, INCLUSIVE COMO ROTA TURÍSTICA QUE INCLUEM AS CIDADES DE "PUNTA ARENA" E "USHUAIA"

PUNTA ARENAS
 http://www.chileaustral.com/parenas/


NA  ILHA FUNCIONA UM PEQUENA BASE DA MARINHA CHILENA. O HORN SEMPRE FOI O TRECHO DE MAR MAIS TEMIDO PELOS MARUJOS DOS 7 MARES.

NA REGIÃO DO HORN AS PROFUNDIDADES NÃO SÃO TÃO ELEVADAS, ALÉM DISSE É UM FUNIL ENTRE A AMÉRICA DO SUL E A ANTÁRTIDA, ESTREITO DE DRAKE, TODOS ESSES FATORES ALIADOS A UMA INTENSA CORRENTE MARÍTIMA, POTENCIALIZA A ALTURA DOS VAGALHÕES.

NO VÍDEO 1, UM PETROLEIRO, POSSIVELMENTE, UM "VLCC", COM MAIS DE 300M DE COMPRIMENTO, PASSA AO LARGO DO "CABO HORN", ENFRENTANDO VENTO DE 75 NÓS. NO VÍDEO 2, UM NAVIO DE CRUZEIRO NAVEGA PELA PASSAGEM DE DRAKE, EM MAR GROSSO, VEJA QUE ELE SEGUE COM O TEMPO, OU SEJA, A FAVOR DAS ONDAS. IMAGINE ELE PEGANDO ESSES VAGALHÕES PELA PROA, OBSERVE A ALTURA DAS ONDAS EM RELAÇÃO AO NAVIO. 

                                                         VÍDEO  1                


                                                         VÍDEO 2
                            http://www.youtube.com/watch?v=EkGH98-xh3M&feature=related


O CUTTY SARK,  FOI O MAIS FAMOSO DOS CLIPERES, ADQUIRIDO PARA SE TRANSFORMAR EM NAVIO MUSEU, EM 1954, APÓS PASSAR POR DIVERSOS PROPRIETÁRIOS, SOFREU UM INCÊNDIO  EM  2007 DURANTE SUA RESTAURAÇÃO, ELE TRANSPORTAVA CHÁ DA CHINA PARA INGLATERRA, VIA CABO DA BOA ESPERANÇA, OUTRA ROTA DESSA CLASSE DE NAVIOS A VELA.


Foi construído em 1869 em Dumbarton , no rio Clyde ( Escócia ), nos estaleiros Scott & Linton, com projeto do engenheiro naval Hercules Linton . Foi lançado ao mar em 23 de Novembro de 1870 desse mesmo ano, tendo efetuado sua primeira viagem em Fevereiro de 1870. Deve o seu nome a um personagem de ficção chamado "Cutty Sark", uma bruxa dançarina em um poema cômico de Robert Burns , publicado em 1791.
Cutty Sark é um das três últimas embarcações sobreviventes da era dos clippers. Possui estrutura metálica e coberta em pranchas de madeira
  • Tonelagem Bruta de Registro: 921 toneladas
  • Comprimento: 210 pés (64 metros)
  • Altura do mastro principal: 152 pés (46,3 metros) acima do convés
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cutty_Sark

 CUTTY SARK NAVEGANDO A TODO PANO
CUTTY SARK REPOUSANDO EM LONDRES, ANTES DO INCÊNDIO, PRESERVADO

   
POIS É,  O CANAL DO PANAMÁ, JUNTO A MÁQUINA A VAPOR FORAM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO FIM DE UMA ERA DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, COMO ASSIM O FOI O FERRY BOAT E A CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS NA BAHIA, QUE TORNOU OS SAVEIROS UM SISTEMA DE TRANSPORTE  SUPERADO.


ATÉ A PRÓXIMA



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



quarta-feira, 9 de maio de 2012

FILME ENCONTRO MARCADO- MEET JOE BLACK - AS LIÇÕES QUE A MORTE PODE TRAZER - MOVIE MEETING MARKED - MEET JOE BLACK - THE LESSONS THAT DEATH CAN BRING


MAIS UMA VEZ ESTAMOS A COMENTAR SOBRE UM FILME. SEGUINDO A CONCEPÇÃO QUE O MESMO REPRESENTA UMA ESTÓRIA RELEVANTE EM TERMOS DE EXEMPLO DE DIGNIDADE HUMANA, PELO MENOS NA CONCEPÇÃO DESSE QUE ESCREVE.

COMEÇO EXALTANDO A BELEZA SÓBRIA DA ATRIZ "CLAIRE FORLAN", QUE PROTAGONIZA "SUSAN", NÃO É A TOA QUE ATÉ "A MORTE", "JOE BLACK" REPRESENTADO POR "BRAD PITT" SE ENAMOROU DELA. REALMENTE É UMA BELA MULHER.

http://staticmass.net/blu-ray-dvd/meet-joe-black/


O FILME RELATA A VINDA DA "MORTE" QUE QUER CONHECER UM POUCO DA EXISTÊNCIA DOS MORTAIS. PARA ISSO ESCOLHE UM HOMEM, QUE REPRESENTA VIRTUDES DE CARÁTER, "WILLIAN PARRISH" - "BILL" - (ANTHONY HOPKINS) PARA SER SEU CICERONE NESSA EMPREITADA, EM TROCA DE ALGUNS DIAS A MAIS DE VIDA.

GOSTEI DO FILME, INTERESSANTE, TANTO É QUE ESTOU TECENDO COMENTÁRIOS SOBRE O MESMO. A MENSAGEM  DESSA PELÍCULA É O FATO DA MORTE EM SUA FRIEZA, TER  ADQUIRIDO SENTIMENTOS EM RELAÇÃO A NÓS HUMANOS, MORTAIS, QUANDO A CONVIVÊNCIA SE DÁ COM UM PESSOA DO TIPO "BILL", 

DESTACO ESSE TRECHO ENTRE OS  DIÁLOGOS DO FILME, DITO POR "BILL":

"QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ COMO EU TIVE.
QUE ACORDEM UM DIA E DIGAM:
NÃO DESEJO MAIS NADA."

TUDO ISSO ACONTECENDO POR ALGUNS DIAS DE CONVÍVIO COM UM HOMEM BOM (WILLIAN PARRISH), QUE ACREDITAVA EM SEUS IDEAIS, PAI CARINHOSO, CARISMÁTICO, QUE NÃO SE ARREPENDIA DA VIDA NEM DO QUE FEZ, EM SUMA, DEIXARIA UM LEGADO DE VIRTUDES PARA OS QUE O CONHECERAM. 

DISCURSO DE "PARRISH" NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO DE  65 ANOS E ÚLTIMO ENTRE OS MORTAIS.
PENSEI QUE IA ESCAPAR.
QUE NOITE GLORIOSA!
CADA ROSTO QUE VEJO TRAZ UMA LEMBRANÇA.
PODE NÃO SER UMA LEMBRANÇA TOTALMENTE PERFEITA.
TIVEMOS NOSSOS ALTOS E BAIXOS.
MAS ESTAMOS TODOS JUNTOS.
E SÃO MEUS POR UMA NOITE.
VOU ABRIR UM PRECEDENTE E DIZER QUAL FOI O MEU PEDIDO.
QUE TENHAM UMA VIDA FELIZ COMO EU TIVE.
QUE ACORDEM UM DIA E DIGAM:
NÃO DESEJO MAIS NADA.
65 ANOS.
NÃO PASSAM VOANDO?


ÚLTIMO DIÁLOGO ENTRE "BILL" E "JOE" A "MORTE"

       PARABÉNS, BILL. ( JOE)
        OBRIGADO. (BILL)
        VOCÊ SE DESPEDIU? (BILL)
        NÃO EXATAMENTE. (JOE)
        DEVE TER SUAS RAZÕES. (BILL)
       IMPORTA SE EU AGRADECER PELO QUE FEZ POR "SUSAN"? (BILL)
        ELA NUNCA FALOU DE UM HOMEM COMO FALA DE VOCÊ. (BILL)
        É O QUE SEMPRE QUIS PARA ELA. (BILL)
        QUE VAI ACONTECER AGORA? (BILL)
        NÃO SE PREOCUPE, BILL. (JOE)
        ESSAS COISAS SE RESOLVEM SOZINHAS. (JOE)
        POSSO EXPRESSAR A MINHA GRATIDÃO? (JOE)
        POR VOCÊ. (JOE)
        PELO TEMPO QUE ME PROPORCIONOU. (JOE)
        PELA PESSOA QUE É. (JOE)
        NÃO PUXE MEU SACO. (BILL)
        IA ESTRAGAR MINHA AUTÓPSIA. (BILL)
        É DIFÍCIL LARGAR TUDO, NÃO (BILL)
        SIM,É, BILL (JOE)
        BEM, É A VIDA (BILL)
        QUE POSSO DIZER? (BILL)
        DEVO TER MEDO? (BILL)
        UM HOMEM COMO VOCÊ, NÃO (JOE)



http://fotolog.terra.com.br/cineatilafrancis:368


SINOPSE
http://www.videodetective.com/movies/meet-joe-black/7964



JOSEMAR

quarta-feira, 2 de maio de 2012

AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ TRANSFORMARÁ A LOGÍSTICA MARÍTIMA


SENHORES,


A MATÉRIA ABAIXO É INTERESSANTE, POIS DESCREVE A MUDANÇA DA LOGÍSTICA GLOBAL DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA APÓS A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, PRINCIPALMENTE PARA NAVIOS FULL CONTAINER.

PARA QUEM JÁ ESQUECEU, O CANAL DO PANAMÁ, LIGA ATRAVÉS DO ISTMO DO PANAMÁ, O OCEANO ATLÂNTICO AO PACÍFICO. FOI CONCLUÍDO EM AGOSTO DE 1914. ANTES DESTA OBRA DE ENGENHARIA, POR EXEMPLO, UM NAVIO QUE DEMANDASSE DA EUROPA PARA COSTA OESTE DA AMÉRICA DO SUL TERIA QUE DESCER TODO O OCEANO ATLÂNTICO RUMO AO SUL, CONTORNAR O CABO HORN – HOJE SE NAVEGA TAMBÉM PELO ESTREITO DE MAGALHÃES – ATÉ CHEGAR AO SEU PORTO DE DESTINO. IDEM DA COSTA LESTE DOS ESTADOS UNIDOS A SUA COSTA OESTE.

O CANAL TEM EXTENSÃO DE 81 KM, COM 4 ECLUSAS NO LADO PACÍFICO E OUTRAS 4 NO LADO ATLÂNTICO.

VISÃO CARTOGRÁFICA DA POSIÇÃO DO CANAL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1


ECLUSAS 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1


JOSEMAR


O ARTIGO:





Ter, 31 de Maio de 2011 08:39
A expansão do Canal de Panamá, com custo estimado em US$ 5,25 bilhões, pode ser considerada um dos megaprojetos em curso no mundo. E não só pela ótica da engenharia, dado o porte da obra, que requer trabalhos simultâneos em países das Américas, Europa e Ásia. Mas sobretudo pelo potencial impacto no transporte marítimo internacional, em especial no segmento de contêineres, a partir do fim de 2014, quando, se espera, a expansão do canal esteja concluída.

O programa consiste na instalação de um terceiro jogo de eclusas, que funcionam como elevadores para navios. Hoje o Canal de Panamá - cuja extensão, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, é de 80 quilômetros - é formado por duas linhas de navegação equipadas com eclusas. Será construída uma terceira linha com um novo conjunto de eclusas. A obra também prevê novos leitos fluviais de navegação e alargamento dos leitos existentes, além do aprofundamento do canal de navegação do chamado "Corte Culebra", ponto mais estreito do canal, e do lago Gatún, próximo ao Atlântico.

A partir do fim de 2014, empresas de navegação poderão implantar linhas de navios de maior tonelagem para operar através do canal. Hoje o Canal de Panamá está limitado, nos contêineres, a navios de 4,6 mil TEUs (equivalente a 20 pés). Essa capacidade será multiplicada por mais de duas vezes. A Autoridade do Canal de Panamá (ACP), que administra a via, diz que a expansão permitirá a passagem de navios de até 13,6 mil TEUs, mas entre armadores há quem entenda que essa capacidade poderá ficar em cerca de 10 mil TEUs, considerando o tamanho dos navios que cruzarão pela nova linha, que poderão ter até 366 metros de comprimento e transportar, ao largo, 19 fileiras de contêineres.

Nos graneleiros, cujo limite hoje é de 60 mil toneladas, poderão passar pelo canal embarcações de até 170 mil toneladas. Navios gaseiros poderão cruzar pelo istmo do Panamá, com impactos na produção tanto do lado do Atlântico quanto do Pacífico, disse Alberto Alemán Zubieta, administrador da ACP. A mesma lógica vale, segundo ele, para embarcações de carvão, que terão a opção de transitar pelo canal com navios maiores, obtendo ganhos de eficiência.

O uso de navios maiores para atravessar o canal vai representar economias de escala, com redução de custos

Zubieta prevê que o programa de expansão mudará as regras do jogo do transporte marítimo, com influência sobre a América Latina. "O Brasil pode usar o Panamá como plataforma de distribuição de seus produtos para o Pacífico, assim como a Amazônia pode usar o canal e a infraestrutura portuária de nosso país para conectar-se ao mundo", afirmou Zubieta.

A ACP e empresas de navegação concordam que o uso de navios maiores para atravessar o canal vai representar economias de escala, com redução de custos de transporte. Navios maiores tornam o transporte mais competitivo em grandes distâncias, disse Luiz Felipe Assis, chefe do departamento de engenharia naval da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "O tempo de trânsito entre a Costa Leste do Atlântico e a Ásia vai diminuir e, em função disso, haverá redução de custos para as companhias de navegação", previu Si-Hyun Park, gerente de navegação da sul-coreana STX Brasil.

Michael Kristiansen, diretor sênior de operações para a América Latina da dinamarquesa Maersk Line, maior armador de contêineres do mundo, disse que a possibilidade de os armadores utilizarem navios maiores para atravessar o canal tem diversas implicações. "Os navios mais modernos, que hoje servem a rota entre a Ásia e a Costa Leste dos Estados Unidos através do Canal de Suez, provavelmente vão se mover em direção ao Canal de Panamá, com ligeira redução do tempo de trânsito."

Em entrevista por email, Kristiansen disse que a expansão possibilitará que navios de contêineres mais modernos atendam os fluxos de comércio da Costa Oeste da América do Sul para a Costa Leste dos Estados Unidos e para a Europa. Esses serviços com navios maiores poderão acelerar a migração de carga de embarcações frigoríficas convencionais para porta-contêineres, disse Kristiansen. A Maersk tem cinco serviços pelo canal de Panamá. Em 2011, os navios da empresa devem fazer entre 475 e 500 travessias pela área.

Segundo o executivo, ao ampliar a capacidade de carga o canal pode criar demanda adicional para operações de transbordo em um porto concentrador. "Essa capacidade está amplamente disponível em vários locais do Mar do Caribe." O Panamá quer aproveitar a expansão para transformar o país em um centro importante de transbordo de cargas e logística.

Em 2010, o sistema portuário panamenho movimentou 5,7 milhões de TEUs, número que poderá crescer com a expansão do canal. Esse volume é mais do que o dobro de contêineres movimentados no porto de Santos, no ano passado, que atingiu 2,643 milhões de TEUs, segundo a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec).

Para Elias Gedeon, diretor-executivo do Centronave, entidade que representa as empresas de navegação no Brasil, existe a possibilidade de novo cenário para a navegação a partir da conclusão das obras do canal. Segundo ele, os navios "cape size" (acima de 80 mil toneladas) que trafegam para a Costa Leste da América do Sul via Cabo da Boa Esperança (na África do Sul) poderão chegar ao continente sul-americano pelo norte.

"Isso tende a incrementar a movimentação nos portos do Norte e Nordeste do Brasil, que terão de se preparar melhor para a nova fase de grandes navios na rota leste-oeste-leste, os chamados serviços de volta ao mundo, incluindo Ásia, Europa e América do Sul", disse Gedeon.

A ACP não fala sobre os preços dos pedágios para atravessar o canal a partir de 2014. Zubieta diz que a ACP está sempre atenta aos preços uma vez que, dependendo onde se origina a carga, o canal enfrenta concorrentes de peso. Se a carga for originada na Ásia e se destinar ao mercado americano, por exemplo, o produto pode chegar à costa oeste dos EUA e seguir dali para a costa leste via sistema intermodal (trem e caminhão).

Hoje, para cruzar o canal, um navio de contêineres de 4,6 mil TEUs paga US$ 82 por caixa cheia, disse Zubieta. Um armador afirmou que esse valor é maior e, se forem consideradas todas as sobretaxas, a média de preço pode ficar entre US$ 125 e US$ 150 por TEU, dependendo do navio e da rota. Os navios de contêineres contribuem com cerca de 28% do trânsito do canal, mas respondem por 58% das receitas, segundo o armador.

Fonte: Valor Econômico/Francisco Góes | Do Rio

segunda-feira, 30 de abril de 2012

TECON SALVADOR OPERA O "MSC NERISSA" COM 294 METROS

O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR OPEROU O NAVIO "MSC NERISSA" QUE ATRACOU NA NOITE DO DIA 29/04/2012 E ZARPOU ÁS 16:30 DO DIA 30/04/2012. O DETALHE É O COMPRIMENTO DE 294 METROS, BEM ACIMA DA MÉDIA DOS NAVIOS QUE FREQUENTAM ESSE TERMINAL.



O "MSC NERISSA" DESLOCA 68.178 TONELAGEM DE PESO MORTO ( DEADWEIGHT ) E 54.881  DE TONELAGEM GROSSA, CAPACIDADE PARA 5.048 TEUS, SENDO  400 TEUS REFRIGERADOS, VELOCIDADE MÁXIMA 23 NÓS, CALADO MÁXIMO 13,5 METROS, LANÇADO EM 2003 PELA "HANJIN HEAVY INDUSTRIES CO. LTD. , SOUTH KOREA".

"MSC NERISSA"


A OPERAÇÃO DESSE NAVIO REALÇA A REQUALIFICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR. PERCEBAM QUE O "MSC NERISSA" TEM CALADO MÁXIMO DE 13,5 METROS, ENQUANTO O TECON TEM PROFUNDIDADE OPERACIONAL DE 15 METROS, PERMITINDO A OPERAÇÃO DOS MAIORES NAVIOS DESSE TIPO DE CARGA QUE SINGRAM OS MARES DO PLANETA.  
                             
"MSC NERISSA"


JOSEMAR

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A REALIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA, OS VETORES PARA O FUTURO - ENTREVISTA COM O VICE - PRESIDENTE DO GRUPO TPC - PORTO COTEGIPE - SERGIO FRAGA SANTOS FARIA - THE PORT REALITY OF BAHIA, THE VECTORS FOR THE FUTURE - INTERVIEW WITH THE VICE - PRESIDENT OF THE TPC GROUP - PORTO COTEGIPE - SERGIO FRAGA SANTOS FARIA

PROCURANDO CONTRIBUIR COM ROTAS LOGÍSTICAS QUE LEVEM  O CENÁRIO ECONÔMICO DA BAHIA A PRIMEIRA LINHA DA COMPETITIVIDADE GLOBAL,  COM GANHOS DE QUALIDADE DE VIDA PARA SUA POPULAÇÃO, O NOSSO ESPAÇO VIRTUAL, TEVE A HONRA DE ENTREVISTAR O DR. "SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA", UM DOS MAIS CONCEITUADOS TÉCNICOS NA ÁREA DE PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO NO ESTADO, COM DENSA EXPERIÊNCIA NO MEIO ACADÊMICO, INSTITUCIONAL E EMPRESARIAL.

"SÉRGIO FRAGA SANTOS FARIA NASCEU EM SALVADOR, BAHIA, É ENGENHEIRO CIVIL PELA UFBA, MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM CONCENTRAÇÃO EM SISTEMAS DE TRANSPORTES PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA PUC/RJ E PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA, ONDE TEM SE DEDICADO, SOBRETUDO, AO ENSINO E PESQUISA DAS DISCIPLINAS DE "PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS" E "EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES".

INICIOU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM 1986, COMO ENGENHEIRO DA CIA. DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, CODEBA, ONDE PERMANECEU  ATÉ MARÇO DO ANO 2000, TENDO EXERCIDO VÁRIOS CARGOS, DENTRE ELES O DE DIRETOR DA ÁREA DE ENGENHARIA, NO PERÍODO DE 1993 A 1999.

PUBLICOU, NO BRASIL E NO EXTERIOR, VÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS NA ÁREA DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E É AUTOR DOS LIVROS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA, EDITADO PELA EDUFBA, EM 1995, TRANSPORTE AQUAVIÁRIO E A MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS, EDITADO PELA ADUANEIRAS, EM 1998 E FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DOS TRANSPORTES, EDITADO PELA ADUANEIRAS, EM 2001.

PARTICIPOU DE DIVERSOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE LOGÍSTICA, PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE TRANSPORTES, TENDO SIDO, INCLUSIVE, BOLSISTA DA JICA - JAPAN INTERNATIONAL COOPERATION AGENCY NO CURSO MARITIME SEARCH AND RESCUE OPERATION AND MARITIME DISASTER PREVENTION, REALIZADO EM KOBE, NO JAPÃO, DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 1997.

ATUALMENTE, ALÉM DA ATIVIDADE DOCENTE, É VICE-PRESIDENTE DO GRUPO TPC, EMPRESA QUE, EM PARCERIA COM O GRUPO DIAS BRANCO, OPERA E ADMINISTRA O TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE, EMPREENDIMENTO PIONEIRO COMO PORTO TOTALMENTE PRIVADO NO ESTADO DA BAHIA." 

MOINHO DIAS BRANCO E TERMINAL COTEGIPE


VIAJANTE SEM PORTO -  COMO SE DÁ A PARCERIA ENTRE O "GRUPO MOINHO DIAS BRANCO" E A "TPC"?


SERGIO FARIA – OS GRUPOS DIAS BRANCO E TPC SÃO SÓCIOS NA EMPRESA PORTO COTEGIPE LOGÍSTICA LTDA (C.PORT), RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE.


V.S.P -  A "TPC" É OPERADORA PORTUÁRIA NO PORTO "PONTA LAJE", ATENDENDO A MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS DA "FORD"?


S.F - SIM O GRUPO TPC É O PROVEDOR LOGÍSTICO DA FORD QUE RESPONDE PELA OPERAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO MIGUEL DE OLIVEIRA (TERMINAL DE PONTA DA LAJE)


V.S.P - REALIZAMOS UMA POSTAGEM NO BLOG SOBRE O MAIOR COMPRIMENTO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR DESLOCAMENTO DOS NAVIOS QUE EMBARCARÃO SOJA NESSA SAFRA, ESSE FATO É UMA CONSEQUÊNCIA DA DRAGAGEM REALIZADA?


S.F- SIM. NO FINAL DO ANO DE 2010, FORAM REALIZADOS SERVIÇOS DE DRAGAGEM E DERROCAGEM NA BACIA E NO CANAL DE ACESSO, O QUE PERMITIU A HABILITAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE PARA NAVIOS DE PORTE PANAMAX.


V.S.P - OS NAVIOS QUE HOJE FREQUENTAM O T.C É O LIMITE OPERACIONAL DE PROJETO OU EXISTE ESPAÇO PARA DIMENSÕES MAIORES?


S.F- COM AS OBRAS DE DRAGAGEM E DERROCAGEM, O TERMINAL ESTÁ APTO A OPERAR NAVIOS DE PORTE PANAMAX.
NESTE MOMENTO, POR ORIENTAÇÃO DA CAPITANIA DOS PORTOS, ESTAMOS OPERANDO EM CARATER EXPERIMENTAL COM NAVIOS DE ATÉ 230 METROS DE COMPRIMENTO E CALADO DE 13,65 METROS, MAS, ULTRAPASSADA A FASE DE EXPERIÊNCIA, PASSAREMOS A RECEBER NAVIOS DE ATÉ 240,00 METROS DE COMPRIMENTO.


V.S.P - O PROJETO ORIGINAL DO T.C, CONTEMPLAVA 3 BERÇOS, 2 FORAM TERMINADOS, O TERCEIRO JÁ ESTÁ EM OBRAS? E OS EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA - SHIP LOADER, DO SEGUNDO BERÇO, FOI ENCOMENDADO E QUAL PREVISÃO PARA COMEÇAR A OPERAR?


S.F- EXISTE O PROJETO DO TERCEIRO BERÇO, MAS ESTAMOS OBTENDO AS LICENÇAS NECESSÁRIAS E AINDA NÃO HÁ PREVISÃO PARA INÍCIO DESTAS OBRAS.


V.S.P - ATUALMENTE QUAL A CADÊNCIA OPERACIONAL NOS EMBARQUES DE SOJA, TONELAGEM DIA?


S.F- TODA A LINHA DE EMBARQUE DO TERMINAL ESTÁ DIMENSIONADA PARA UM FLUXO DE 2.000 TONELADAS/HORA.


V.S.P - O TERMINAL COTEGIPE VEM OPERANDO SOJA NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, TRIGO E MALTE NA IMPORTAÇÃO. QUAIS OS PLANOS PARA  ESSE TERMINAL VIR A ATRAIR OUTROS CLIENTES OU CARGAS A EXEMPLO DE GRANITO E CELULOSE?


S.F- NÃO HÁ PLANO OBJETIVO NESTE SENTIDO. COTEGIPE É UM TERMINAL GRANELEIRO POR EXCELÊNCIA E O OBJETIVO É A OPERAÇÃO DE GRÃOS ALIMENTÍCIOS.


V.S.P - O TERMINAL PODE OPERAR 24 HORAS, OU EXISTEM RESTRIÇÕES PARA OPERAÇÕES NOTURNAS OU EM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE MARÉS?


S.F- O TERMINAL OPERA EFETIVAMENTE 24 HORAS, 365 DIAS POR ANO.
NÃO OBSTANTE, APENAS PARA AS MANOBRAS DE ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, NO PERÍODO EXPERIMENTAL, HÁ RESTRIÇÃO PARA QUE AS MANOBRAS SEJAM FEITAS NO PERÍODO DIURNO.


V.S.P - COMO SE DÃO OS CAMINHOS LOGÍSTICOS DA SOJA DESDE O OESTE ATÉ SER EMBARCADA NOS NAVIOS PARA OS DIVERSOS MERCADOS NO T.C?


S.F- ATUALMENTE, TODA A SOJA É RECEBIDA NO TERMINAL POR VIA RODOVIÁRIA, MAS EXISTE PROJETO DA FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA PARA DOTAR O TERMINAL DE UMA OPÇÃO FERROVIÁRIA.


V.S.P - O PROJETO DO PORTO SUL É UMA AMEAÇA AO TERMINAL COTEGIPE, OU O SENHOR VER VANTAGENS COMPETITIVAS PARA SEU TERMINAL?


S.F- DIFÍCIL FALAR POR HIPÓTESES. O PROJETO DO PORTO SUL SE DESTINA, PELO MENOS NA SUA FASE INICIAL, AO ESCOAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO.
ENTRETANTO, CASO O PORTO SUL VENHA A SE HABILITAR PARA O ESCOAMENTO DE SOJA, HAVERÁ CONCORRÊNCIA COM O TERMINAL DE COTEGIPE, MAS COTEGIPE OFERECE INSTALAÇÕES DE UM TERMINAL DE PRIMEIRA LINHA, ESPECIALIZADO NA MOVIMENTAÇÃO DE GRÃOS E, EVIDENTEMENTE, SEMPRE SEREMOS UMA ALTERNATIVA BASTANTE COMPETITIVA.


V.S.P - A FRONTEIRA AGRÍCOLA DA SOJA NO OESTE BAIANO TEM ESPAÇO PARA EXPANDIR ÁREA FÍSICA E PRODUTIVIDADE, E SE TEM, EM QUE PATAMAR?


S.F- SIM. HÁ ÁREA PARA EXPANSÃO E O OESTE DA BAHIA É UMA REGIÃO BASTANTE PROMISSORA. É PERFEITAMENTE RAZOÁVEL PENSAR QUE, DENTRO DOS PRÓXIMOS 5 ANOS, A EXPORTAÇÃO DE SOJA NO ESTADO ALCANCE O PATAMAR DE 6 MILHÕES DE TONELADAS/ANO.


V.S.P - OS EMBARQUES DE SOJA NO T.C, TEM EVOLUÍDO EM QUE PERCENTUAIS, ANO A ANO, DESDE O INÍCIO DAS OPERAÇÕES E QUAL A PERSPECTIVA PARA O FUTURO?


S.F- NOS ÚLTIMOS ANOS, O CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO TEM SIDO DA ORDEM DE 15 A 20% AO ANO E O TERMINAL TEM REALIZADO INVESTIMENTOS PARA ATENDER TODAS AS EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO.


V.S.P - AS OPERAÇÕES COM SOJA NO PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS, APESAR DE DIMINUTAS EM RELAÇÃO AO T.C, SÃO MOTIVADAS POR QUAIS FATORES LOGÍSTICOS OU É CONVENIÊNCIA DE CERTOS EXPORTADORES?


S.F- POR ILHÉUS, TEM SIDO ESCOADA APENAS A PRODUÇÃO DE SOJA NÃO TRANGÊNICA, O QUE REPRESENTA UM VOLUME MUITO POUCO EXPRESSIVO. ENTRETANTO, A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO, COTEGIPE CONTARÁ COM NOVAS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM (MAIS 7 SILOS DE 18.000 TONELADAS CADA), O QUE PERMITIRÁ A SEGREGAÇÃO DE CARGA E, PORTANTO, TAMBÉM A SOJA NÃO TRANGÊNICA DEVERÁ SER ESCOADA PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS A PARTIR DA PRÓXIMA SAFRA.


V.S.P - EM RELAÇÃO AO MALTE, SALVO ENGANO, O DONO DA CARGA É SCHINCARIOL, O T.C TEM REALIZADO GESTÕES COM OUTRAS CERVEJARIAS PARA ANGARIAR MAIOR MOVIMENTAÇÃO DESSE GRANEL?


S.F- O TERMINAL TEM REALIZADO, COM SUCESSO, A IMPORTAÇÃO DE MALTE PARA ESTE CLIENTE E PODERÁ ATENDER PERFEITAMENTE ÀS NECESSIDADES DE OUTROS CLIENTES QUE DESEJEM A IMPORTAÇÃO DESTE PRODUTO.


V.S.P - AS OPERAÇÕES COM MALTE E TRIGO SÃO REALIZADAS DIRETAMENTE DOS NAVIOS PARA OS CAMINHÕES, OU O T.C TEM EQUIPAMENTO PRÓPRIO E ESTEIRA PARA LEVAR OS GRANÉIS DO CAIS ATÉ OS SILOS DE ARMAZENAGEM?


S.F- AS OPERAÇÕES DE DESCARGA DE TRIGO SÃO FEITAS DIRETAMENTE PARA A ESTEIRA E A CARGA É TRANFERIDA PARA OS SILOS DE ARMAZENAGEM.
NO CASO DO MALTE, DE FATO, A DESCARGA É FEITA PARA CAÇAMBAS, É FEITA A PESAGEM DA CARGA NAS CAÇAMBAS E, EM SEGUIDA, A MERCADORIA VAI PARA OS SILOS. ENTRETANTO, COM AS MELHORIAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO, A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE, TAMBÉM O MALTE SERÁ DESCARREGADO DIRETAMENTE PARA AS INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM.


V.S.P - O GRUPO T.P.C TEM PLANOS PARA INVESTIR EM FUTURAS PARCERIAS NO PORTO DE ARATU NA ÁREA DE GRANÉIS SÓLIDOS?


S.F- O GRUPO TPC É OPERADOR PORTUÁRIO QUALIFICADO NO PORTO ORGANIZADO DE ARATU, ONDE OPERA, SOBRETUDO, FERTILIZANTES.


V.S.P - EM POSTAGEM NO BLOG CITAMOS O PÍFIO DESEMPENHO EM 2012 DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA -2,7% SEGUNDO NÚMEROS DA CODEBA, ENQUANTO O PORTO DE "SUAPE"  CRESCEU 25%, QUE LEITURA O SENHOR FAZ DESSES DADOS NO CONTEXTO DA LIDERANÇA ECONÔMICA E POLÍTICA DA BAHIA NO NORDESTE?


S.F- PENSO QUE NÃO SE PODE SIMPLIFICAR O QUE, DE FATO, NÃO É SIMPLES. A BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM UM COMPLEXO DE 7 PORTOS QUE, JUNTOS, TÊM UMA MOVIMENTAÇÃO BASTANTE SUPERIOR AO PORTO DE SUAPE.
SUAPE RECEBEU, DE FATO, MUITOS INVESTIMENTOS E VEM CRESCENDO, MAS O CRESCIMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA NÃO PODE SER AVALIADO SOMENTE A PARTIR DA REALIDADE DE SALVADOR E ARATU.


V.S.P - EM ALGUM MOMENTO DA HISTÓRIA ECONÔMICA DA BAHIA HOUVE UM PLANO DIRETOR PARA OCUPAÇÃO RACIONAL DA BAÍA DE ARATU, VISANDO A COMPLEMENTARIEDADE OPERACIONAL ENTRE OS TERMINAIS PORTUÁRIOS ALI INSTALADOS, OTIMIZANDO O USO DO ESPAÇO?


S.F- SIM, ESTA É UMA PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO. RECENTEMENTE, A SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E MINERAÇÃO APRESENTOU À SOCIEDADE ESTE TRABALHO.


V.S.P - AINDA EXISTEM ÁREAS PARA NOVOS TERMINAIS SEREM INSTALADOS OU AMPLIADOS NO CANAL DE ARATU?


S.F- SIM, A BTS É EXCEPCIONAL E AINDA EXISTEM ÁREAS COM GRANDE POTENCIAL, MAS, EVIDENTEMENTE, DEMANDARIAM ALGUNS INVESTIMENTOS DE DRAGAGEM, DERROCAGEM E ABERTURA DE ESPAÇO PARA QUE PUDESSEM OFERECER AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS.


V,S.P - O GRUPO TPC REALIZA ALGUM TIPO DE PARCERIA OU OPERA CARGA NO TECON DO PORTO DE SALVADOR?


S.F- NÃO


V.S.P - QUANDO DA IMPLANTAÇÃO DO PORTO DE ARATU, EM SEU PLANO DIRETOR FALAVA-SE QUE AS FUTURAS AMPLIAÇÕES INCORPORARIAM ÁREAS NA ILHA DE MARÉ, O SENHOR QUE JÁ OCUPOU CARGO DE DIRETORIA NA CODEBA ALÉM DE TER ATUADO COMO ENGENHEIRO NA EMPRESA, PODERIA TECER ALGO SOBRE ISSO?


S.F- DESCONHEÇO PLANOS DE EXPANSÃO DO PORTO DE ARATU QUE VISUALIZEM A OCUPAÇÃO DA ILHA DE MARÉ PARA FINS DE ATIVIDADE PORTUÁRIA.


V.S.P- EM RELAÇÃO A BAÍA DE CAMAMU, PORTO DE CAMPINHO, O SENHOR VISUALIZA ALGUMA ÁREA ESPECÍFICA PARA ATIVIDADE PORTUÁRIA, SEM CONCORRER COM A VOCAÇÃO PARA TURISMO NÁUTICO DESSA BAÍA?


S.F- A BAÍA DE CAMAMU É EXCEPCIONAL E, SEM DÚVIDA, REUNE EXCELENTES CONDIÇÕES NATURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA.
ESTE POTENCIAL, ALIÁS, FOI MINUCIOSAMENTE DETALHADO EM ESTUDOS FEITOS PELO SAUDOSO MESTRE VASCO NETO HÁ CINQUENTA ANOS.
OCORRE, ENTRETANTO, QUE, NÃO TENDO SIDO TEMPESTIVAMENTE EXPLORADO O POTENCIAL DA REGIÃO PARA A ATIVIDADE PORTUÁRIA, HOJE, CONSIDERANDO O FLUXO DO TURISMO LOCAL, A HIPÓTESE DE INSTALAÇÃO DE UM PORTO EM CAMPINHO ENCONTRARIA, SEM DÚVIDAS, INÚMEROS OBSTÁCULOS, NOTADAMENTE NO QUE SE REFERE AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL.


V.S.P - O SENHOR PODERIA FALAR ALGUMA COISA SOBRE A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, E SE A MESMA NÃO PODERIA SER REVITALIZADA, FAZENDO PARTE DE UM SISTEMA DE INTERMODALISMO? 


S.F- ESTE É UM ESTUDO ANTIGO E QUE CONECTARIA O PORTO DE JUAZEIRO À BAÍA DE TODOS OS SANTOS ATRAVÉS DA FERROVIA JÁ EXISTENTE.
UM DOS GRANDES PROBLEMAS É A PULVERIZAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES PARA JUNTAR TODAS AS ETAPAS DO PROJETO.


V.S.P- UM POUCO DE CONTEXTO POLÍTICO PARTIDÁRIO.  A BAHIA OFERECEU UMA VOTAÇÃO EXPRESSIVA TANTO PARA O EX PRESIDENTE "LULA" QUANTO A ATUAL PRESIDENTA "DILMA", EM CONTRAPARTIDA NÃO TEM RECEBIDO INVESTIMENTOS COMO OS OUTROS ESTADOS, COMO O SENHOR ANALIZARIA ESSE COMPORTAMENTO?


S.F- SOU EMPRESÁRIO E PROFESSOR. EM TODA A MINHA VIDA, JAMAIS MILITEI DIRETAMENTE NA POLÍTICA PARTIDÁRIA, DE FORMA QUE NÃO ME SINTO CAPAZ DE TECER COMENTÁRIOS SOBRE ESTES ASPECTOS.

  
V.S.P- QUAIS AS PRIORIDADES QUE DEVEM SER SEGUIDAS, DIANTE DA MÁXIMA ECONÔMICA - RECURSOS ESCASSOS E NECESSIDADES ILIMITADAS, EM RELAÇÃO À  ATIVIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA?


S.F- PENSO QUE UMA LINHA DE PRIORIDADE SERIA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, CUJO POTENCIAL É EXTRAORDINÁRIO, VERDADEIRA DÁDIVA DA NATUREZA.


V,S,P - PROFESSOR SERGIO FARIA, PARA ENCERRAR GOSTARÍAMOS QUE O SENHOR FIZESSE UM CONTRAPONTO ENTRE O PRESENTE E O FUTURO PORTUÁRIO DA BAHIA, SUA COMPETITIVIDADE NO CENÁRIO DO PAÍS. O  QUE DEVE SER FEITO, O QUE NÃO DEVERIA TER SIDO FEITO?


S.F- NÃO APENAS A BAHIA, MAS O BRASIL NÃO FOI CAPAZ DE PERCEBER O MOMENTO DE INVESTIR ESTRATEGICAMENTE NO SETOR, A EXEMPLO DO QUE FEZ A CHINA E HOJE TEM OS PRINCIPAIS PORTOS DO MUNDO.
O QUE ACONTECE COM A BAHIA NÃO É DIFERENTE DO QUE ACONTECE EM TODO O PAÍS. O BRASIL NÃO ACORDOU PARA A IMPORTÂNCIA DA QUESTÃO PORTUÁRIA E ESTAMOS SENTINDO OS REFLEXOS DISSO NA ECONOMIA.
PARTICULARMENTE, NO CASO DA BAHIA, ACHO QUE UM ASPECTO INTERESSANTE SERIA A ESTADUALIZAÇÃO DOS PORTOS ORGANIZADOS, O QUE PERMITIRIA UMA MAIOR SINTONIA ENTRE AS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA OS PORTOS E O PLANEJAMENTO ECONÔMICO DO ESTADO.



terça-feira, 24 de abril de 2012

EM AGOSTO DE 2012 A VELA DE OCEANO REINARÁ NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

UMA CONJUNÇÃO DE FATORES LEVOU A SUBSTITUIÇÃO DO ANTIGO  "CIRCUITO SALVADOR DE VELA DE OCEANO" PELO NOVO "CIRCUITO YACHT CLUBE DA BAHIA DE VELA DE OCEANO". 

"BOLA 7" , BARCO DA BAHIA, NO XIV CIRCUITO SALVADOR DE VELA DE OCEANO EM JANEIRO DE 2009
http://feneb.blogspot.com.br/2009/01/bola-7-vira-o-jogo-e-vence-o-circuito.html

UM DOS MOTIVOS É QUE O CIRCUITO ANTERIOR ERA REALIZADO NO MÊS DE JANEIRO, ÉPOCA QUE ACONTECIA DIVERSAS COMPETIÇÕES NO PAÍS, CONCORRENDO COM O EVENTO EM SALVADOR DIMINUINDO A QUANTIDADE DE PARTICIPANTES.

ALÉM DO CIRCUITO PROMOVIDO PELO YCB, QUE ATRAIRÁ VELEIROS DE OCEANO DO BRASIL E DA BACIA DO PRATA, NO MÊS DE AGOSTO CHEGA A SALVADOR O "CRUZEIRO COSTA LESTE" QUE PARTIRÁ DO RIO EM 7 DE JULHO DE 2012, ESCALANDO EM DIVERSOS LOCAIS ANTES DE ATRACAR EM PERNAMBUCO, ONDE MUITOS COMPETIDORES PARTICIPARÃO DA REGATA "RECIFE/FERNADO DE NORONHA.


http://aratuiateclube.ning.com

AGORA É SÓ IMAGINAR A QUANTIDADE DE VELEIROS PRESENTES NA "REGATA ARATU/MARAGOGIPE", QUE TAMBÉM ACONTECE NO MÊS DE AGOSTO, TEREMOS QUEBRA DE RECORD, NÃO TENHO DÚVIDAS.

POR TUDO DITO ACIMA, AFIRMAMOS QUE A BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM AGOSTO DE 2012 SERÁ O TEMPLO DA VELA DE OCEANO NO PAÍS, PELA CONJUNÇÃO DESSES 3 EVENTOS, CUJO ÁPICE ACONTECERÁ NA CIDADE DE MARAGOGIPE. TORÇO PARA QUE NETUNO ESTEJA PRESENTE TRAZENDO COM A MAGIA DE SEU TRIDENTE BONS VENTOS PARA ESSE MOMENTO.


SITE DO CIRCUITO YCB DE VELA DE OCENANO: 

SITE DO CRUZEIRO COSTA LESTE:
http://www.abvc.com.br/images/costa_leste2012/CCL_-_Regulamento_2012_V5.pdf
http://www.abvc.com.br/interna.asp?Menu=CostaLeste12


JOSEMAR 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

TERMINAL MOINHO DIAS BRANCO - PORTO COTEGIPE - GRUPO "TPC" - ELEVA SUA CAPACIDADE OPERACIONAL


UM FATO INTERESSANTE QUE OBSERVAMOS DURANTE ESSA SEMANA AO ACESSAR A PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DO "PORTO DE ARATU", 16/04/2012, ELABORADA PELA "CODEBA", NA ÁREA REFERENTE AO TERMINAL DO "MOINHO DIAS BRANCO", FOI O MAIOR DESLOCAMENTO E COMPRIMENTO DOS NAVIOS QUE IRÃO OPERAR A PRÓXIMA SAFRA DE SOJA DA BAHIA.

ESSA MUDANÇA PODE SER CONSEQUÊNCIA DA DRAGAGEM QUE FOI REALIZADA PELO GRUPO "TPC" AO LONGO DO PIER E DA BACIA DE EVOLUÇÃO DE SEU TERMINAL GRANELEIRO LOCALIZADO NA BAÍA DE "ARATU", DRAGAGEM ESTA, QUE AO CONTRÁRIO DA REALIZADA PELA CODEBA,  JÁ DEVE TER SIDO HOMOLOGADA.

NA TEMPORADA PASSADA  OS NAVIOS QUE OPERAVAM SOJA VARIAVAM, EM SUA MAIORIA, O COMPRIMENTO DE 180 A 189 METROS E AS PARTIDAS ENTRE 40 E 50 MIL TONELADAS, PARA ESSA  SAFRA  JÁ ESTÃO PROGRAMADOS ATÉ O MOMENTO 6 NAVIOS NA FAIXA DE 229 METROS COM CARGA DE 63.OOO TONELADAS, ISSO SE CHAMA GANHO COM ECONOMIA DE ESCALA E PARA OS EXPORTADORES CAPACIDADE DE BARGANHAREM FRETES MENORES, COM ISSO AFERIREM MAIOR RENTABILIDADE.

O GRUPO "TPC" E SEU PARCEIRO O "MOINHO DIAS BRANCO" DEMONSTRAM COM SE DEVE  ATUAR NO CAMPO ESTRATÉGICO LASTREADO COM PLANEJAMENTO SÉRIO E FIRME, DIMINUINDO CUSTOS LOGÍSTICOS.


VISÃO PANORÂMICA DO PORTO  "COTEGIPE" - NO CANAL DE ARATU"
  http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=998865

ENQUANTO ISSO O ESTADO DA BAHIA FALHA EM NÃO PRIORIZAR A CAPACIDADE COMPETITIVA DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS", ONDE UM GAMA DE PORTOS E TERMINAIS JÁ ESTÃO INSTALADOS, A INFRA ESTRUTURA JÁ EXISTE, SÓ ESPERA INVESTIMENTOS EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO OPERACIONAL COM CUSTOS INFINITAMENTE MENORES DO QUE CONSTRUIR NOVO PORTO EM ÁREA ONDE A ATIVIDADE TURÍSTICA E AMBIENTAL SÃO AS ESPECIALIZAÇÕES E DEVERIAM SER AS PRIORIDADES, FALO DO PORTO SUL E DA FERROVIA OESTE/LESTE?

NÃO SOU CONTRÁRIO A NENHUMA DESSAS DUAS OBRAS O PORTO SUL E A FERROVIA OESTE/LESTE, PELO CONTRÁRIO QUANTO MAIS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS A BAHIA FOR POSSUIDORA, MAIOR SUA CAPACIDADE POR BRIGAR POR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS. O PROBLEMA É QUE OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS, DESSA FORMA DEVEMOS PRIORIZAR O QUE É RACIONAL DEPOIS CUIDA-SE DO RESTO. POR QUE NÃO SE MODERNIZA E RECUPERA A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR CRIANDO UM VETOR DE CARGA ENTRE O OESTE E OS TERMINAIS EXISTENTES NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS?

TUDO ISSO COMPLEMENTANDO A INTERMODALIDADE COM O TRANSPORTE HIDROVIÁRIO PELO RIO SÃO FRANCISCO, A SOJA QUE NÃO VIESSE  DE CAMINHÃO DO OESTE DO ESTADO, VIRIA ATRAVÉS DE COMBOIO DE BARCAÇAS, SENDO DESCARREGADA EM UM PORTO NA CIDADE DE JUAZEIRO, PASSANDO A SER TRANSPORTADA DE TREM ATÉ O PORTO COTEGIPE E ALI EMBARCADA EM NAVIOS PARA O RESTO DO MUNDO.

A EXPORTAÇÃO DE  FRUTAS PRODUZIDAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO TAMBÉM SERIA BENEFICIADA, POIS OS CONTÊINERES FRIGORÍFICOS PODERIAM SER TRANSPORTADOS EM VAGÕES ESPECIAIS, COM CAPACIDADE PARA ATÉ 2 CONTÊINERES, PARA SEREM EMBARCADOS NO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR. NA VIAGEM DE RETORNO A COMPOSIÇÃO LEVARIA CONTÊINERES VAZIOS. O MESMO PODE ACONTECER COM SUCOS DE FRUTAS, VINHOS E AÇÚCAR, PRODUZIDOS NO OESTE. É SIMPLES, QUALQUER CRIANÇA ENTENDERIA O QUE ESTOU FALANDO!!!!!!!!!!!

NÃO SOU, MAS SE FOSSE SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO GOVERNADOR JAQUE WAGNER E O PLANEJAMENTO FOSSE ALGO ESTRATÉGICO NO PROGRAMA DE GOVERNO, DIRIA: GOVERNADOR ESSE É O CAMINHO, SIGA-O E TERÁ REGISTRADO SEU NOME NOS ANAIS DOS HOMENS QUE COLOCARAM A BAHIA NO CAMINHO DO FUTURO.

O CERNE DA CIÊNCIA ECONÔMICA É COMPATIBILIZAR AS NECESIDADES ILIMITADAS COM OS RECURSOS ESCASSOS. NESSA LINHA MESTRA NÃO SE DEVE GASTAR OS PACOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS EM CAPRICHOS POLÍTICOS, E SIM EM PROJETOS QUE ATENDAM A UM CONTEXTO GERADOR DE ECONOMIAS EXTERNAS.

PARA FINALIZAR, QUERO DEIXAR CLARO QUE A ATIVIDADE PORTUÁRIA NÃO É A ÚNICA VIRTUDE DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS",EM SUA  CAPACIDADE DE GERAR RENDA, EMPREGO E TRIBUTOS,  A QUE, TAMBÉM SE DESTACAR A EXPLORAÇÃO DO TURISMO, LAZER E ESPORTE  NÁUTICOS, NÃO SÓ PELO ASPECTO DE NAVEGABILIDADE E CLIMA PROPÍCIO, MAS PRINCIPALMENTE PELO RICO ACERVO ARQUEOLÓGICO E CULTURAL QUE ENVOLVE A HISTÓRIA DO RECÔNCAVO BAIANO. COMO É TRISTE A AUSÊNCIA DE UM PLANO DE MANEJO  PARA REGER A OCUPAÇÃO DE NOSSA BAÍA. 

VEJA A TABELA DE PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS PARA O TERMINAL "MOINHO DIAS BRANCO " ELABORADA PELA CODEBA POSIÇÃO 16/04/2012 

O NAVIO "ATLANTIC DIANA" PELO SEU COMPRIMENTO MENOR EM RELAÇÃO AOS DEMAIS DEVE OPERAR TRIGO OU MALTE NA IMPORTAÇÃO.  OUTRO DETALHE É QUE ESSE TERMINAL CONCLUIU O SEU SEGUNDO BERÇO DE UM TOTAL DE 3 NO PROJETO ORIGINAL, NÃO TENHO INFORMAÇÕES SE ESSE SEGUNDO BERÇO ESTÁ COM SEU "SHIP LOADER", CARREGADOR DE NAVIOS INSTALADO.



NAVIO
CHEGADA 
COMPRIMENTO
(m)



CS CRYSTAL
05/04/2012
         178,7




IRON ANNE
11/04/2012
         229




INFINITY
16/04/2012          
        182,71




LONDON 2012
17/04/2012
        228,99




WASHINGTON TRADER
19/04/2012
        225




"
"
          "




SELANDIA
20/04/2012
        229




"
"
          "




FU ZHOU HAI
20/04/2012
        225




ATLANTIC DIANA
21/04/2012
       169,37




PELLA
22/04/2012
       228,99




MOONLIGHT
28/04/2012
       225







JOSEMAR

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A LEGALIDADE PREVALECEU - O DECRETO 13.913/12 QUEBRA A EXCLUSIVIDADE DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CONCEDIDA AO BANCO DO BRASIL - PARTE II

DO MESMO MODO QUE TECEMOS ELOGIOS A INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E CIDADÃOS QUE CONTRIBUIRAM DE ALGUMA FORMA PARA O DECRETO PONDO FIM A EXCLUSIVIDADE DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CONCEDIDO AO BANCO DO BRASIL FOSSE PUBLICADO, TAMBÉM TEMOS RESSALVA AOS QUE FORAM OMISSOS, EM SEUS DEVERES, AO FATO.

PRIMEIRO CITO A COORDENADORA DA "FETRAB" - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA - A SENHORA "MARINALVA NUNES", QUE NESSE MOMENTO VEM COMEMORAR UMA VITÓRIA QUE ELA E A INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTA, NÃO FIZERAM NENHUM ESFORÇO PARA QUE O DIREITO CONSTITUCIONAL DE LIVRE ESCOLHA FOSSE RESTABELECIDO.

A "FETRAB" COMO ÓRGÃO QUE REPRESENTA OU AGLUTINA ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE SERVIDORES PÚBLICOS DA "BAHIA", TINHA DEVER DE SE POSICIONAR CONTRA ESSA FAMIGERADA EXCLUSIVIDADE, INCLUSIVE MOVENDO UMA AÇÃO JUDICIAL.

A OUTRA SENHORA, "SUELY CASTRO" DIRETORA DO "SINSPE" - SINDICATO DOS SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA, APRESENTOU ARGUMENTO FRÁGIL E MUITO ESTRANHO, AFIRMANDO QUE A QUEBRA DA EXCLUSIVIDADE SÓ  BENEFICIARIA OS BANCOS, EM VERDADE PARECE-ME QUE ELA QUERIA  APENAS QUE O BANCO DO BRASIL LUCRASSE.

SENHORA SUELY, O QUE ESTÁ EM JOGO NÃO É A QUESTÃO SIMPLICISTA DE OPERAÇÃO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, É SIM, O CERCEAMENTO DE UM DIREITO CONSTITUCIONAL DE "LIVRE E ESCOLHA, E O POR QUE O ESTADO DA BAHIA LEVOU TANTO TEMPO PARA EXECUTAR UMA ORDEM JUDICIAL? E POR QUE A JUSTIÇA, APARENTEMENTE, NÃO TOMOU AS MEDIDAS COERCITIVAS NECESSÁRIAS, DURANTE ESSES 11 MESES? ENTENDEU SENHORA SUELY?.

AS SENHORAS MARINALVA E SUELY, QUE ESTÃO À FRENTE DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS, AO INVÉS DE TENTAREM USUFRUIR DOS LOUROS DA VITÓRIA, QUE NÃO CONTRIBUÍRAM, DEVERIAM SIM, LUTAR VEDADEIRAMENTE POR QUESTÕES ESTRUTURANTES PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA, A EXEMPLO DA URV DO EXECUTIVO BAIANO, ATUALIZAÇÃO DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO TAMBÉM DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, E APROVAÇÃO DAS REGULAMENTAÇÕES DAS CARREIRAS DO ESTADO, ENTRE AS QUAIS CITAMOS ANALISTA TÉCNICO E GESTORES.

CARAS SENHORAS DO JEITO QUE VOCÊS ESTÃO MILITANDO DAR A TRANSPARECER QUE A "FETRAB' E O "SINSPE" SÃO SECRETARIAS DO GOVERNO "JAQUES WAGNER".


JOSEMAR

quinta-feira, 12 de abril de 2012

RECORDE DE ACESSOS NO BLOG "VIAJANTE SEM PORTO"

NO DIA DE HOJE, 12/04/12, NOSSO BLOG - "VIAJANTE SEM PORTO, NAVEGA RUMO AO FAROL DAS ESTRELAS - ODIM" - BATEU SEU RECORDE DIÁRIO DE ACESSOS - 249 VISITANTES.

É GRATIFICANTE PERCEBER QUE A NOSSA NAVE TEM DESPERTADO INTERESSE EM UM NICHO DE PESSOAS QUE NÃO ACEITAM RESPONDER A PERGUNTAS JÁ EXISTENTES, E SIM FORMULAR NOVAS QUESTÕES SOBRE A RAZÃO DE SER DO MUNDO QUE NOS CERCA.

HOJE TAMBÉM, UMA LUTA DO BLOG TERMINOU EM VITÓRIA, A PUBLICAÇÃO PELO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA DO DECRETO QUE OPERACIONALIZA O FIM DA EXCLUSIVIDADE CONCEDIDA AO BANCO DO BRASIL AO ARREPIO DA CONSTITUIÇÃO.

OBRIGADO A TODOS, O NOSSO NAVIO CONTINUARÁ SUA ROTA PELO IMAGINÁRIO DOS MUNDOS, NAVEGANDO PELO MAR DA RELATIVIDADE, EM BUSCA DO PRINCÍPIO E DA RAZÃO DE TODAS AS COISAS.

OUTROSSIM, EM BREVE FAREMOS UMA POSTAGEM MAIS COMPLETA SOBRE O PERFIL DE ACESSOS AO BLOG.

"VENCER SEM LUTA É TRIUNFAR SEM GLÓRIA"


JOSEMAR

A LEGALIDADE PREVALECEU - O DECRETO 13.913/12 QUEBRA A EXCLUSIVIDADE DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CONCEDIDA AO BANCO DO BRASIL - PARTE I


HOJE É UM DIA IMPORTANTE PARA MIM, DEPOIS DE MUITAS BATALHAS O GOVERNO DO ESTADO ATENDE A DETERMINAÇÃO JUDICIAL E QUEBRA A EXCLUSIVIDADE DE EMPRÉSTIMO CONCEDIDA AO BANCO DO BRASIL SOBRE O MANTO DA INCONTITUCIONALIDADE.

EM PRIMEIRA MÃO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE RESSALTAR A ATUAÇÃO DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER EM COBRAR DOS SEUS AUXILIARES, COM FIRMEZA , A CONCLUSÃO DESSE ATO, QUE CULMINOU NO DIA DE HOJE COM A PUBLICAÇÃO DO DECRETO Nº 13.913/12.

TAMBÉM RESSALTAMOS O PROFISSIONALISMO E SENSIBILIDADE NO CUMPRIMENTO DO DEVER, DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE PROCUREI RESPALDO NESSA CRUZADA CONTRA A EXCLUSIVIDADE, OS QUAIS CITAMOS: A CASA MILITAR DO GOVERNADOR, NA PESSOA DO CAPITÃO PM VERGNER; A DRA. IRLENE, COORDENADORA DE ARTICULAÇÃO SOCIAL DA "SERIN"; E TODO CORPO FUNCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA PELA PRESTEZA EM ATENDER OS DEMANDANTES. ESSES EXEMPLOS NOS PERMITEM, AINDA, ACREDITAR EM UM ESTADO QUE ACIMA DE TUDO RESPEITA OS CIDADÃOS.

NESTE CONTEXTO, TAMBÉM RESSALTAMOS O APRESENTADOR "MÁRIO KERTZ" QUE EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO DEU ESPAÇO PARA OS OUVINTES QUE CLAMAVAM OBEDIÊNCIA A ORDEM JUDICIAL E ELE PRÓPRIO TECIA COMENTÁRIOS SOBRE A DELONGA.

A COLUNA "CARTÃO DE PONTO" DO JORNAL "CORREIO DA BAHIA", ESCRITA POR "GRACIELA ALVAREZ", TAMBÉM EM DIVERSAS  OPORTUNIDADES COMENTOU SOBRE A DEMORA DO PROCESSO SER ANALISADO PELA PGE - PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM DE ALGUMA FORMA PARA ESSA VITÓRIA, O ESTADO DE DIREITO AGRADECE.

QUANDO O "ESTADO DE DIREITO"  OU O "IMPÉRIO DA LEI" PREVALECE, A VITÓRIA NÃO PERTENCE A UM NICHO ESPECÍFICO E SIM A TODA A SOCIEDADE.


JOSEMAR

VALORIZE O TEATRO BAIANO - PEÇA "ENSAIO DE CASAMENTO

NO TEATRO "SESC SENAC PELOURINHO", LOCALIZADO NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR, LARGO DO PELOURINHO 19, SERÁ ENCENADA A PEÇA "ENSAIO DE CASAMENTO", DE 07 A 28 DE ABRIL, SEXTAS E SÁBADOS, 20H. INFORMAÇÕES (71) 3324-4520

O ESPETÁCULO É UM PROJETO DE "MARIA MARIGHELLA"  E "WANDERLEY MEIRA" AUTOR DO TEXTO, QUE     CRIARAM A COMPANHIA  - "TEATRO EM BOA COMPANHIA".

A PEÇA FALA SOBRE UM CASAL DE ATORES, QUE FALAM SOBRE A CONTINUIDADE DO CASAMENTO ENQUANTO ENSAIAM.

UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA PARA QUEM NÃO TEM O HÁBITO DE IR AO TEATRO. ALÉM DISSO, ASSISTINDO A PEÇA ESTAMOS PRESTIGIANDO UMA DAS VERTENTES CULTURAIS DA BAHIA E OS EXCELENTES ATORES "MARIA MARIGHELLA" E "WANDERLEY MEIRA". 





JOSEMAR

terça-feira, 10 de abril de 2012

QUERO A COPA, MAS ANTES QUERO CIDADANIA! - I WANT THE CUP, BUT FIRST I WANT CITIZENSHIP!


                               PANEM ET CIRCENSES
 


COLISEU ROMANO         
http://pt.wikinoticia.com/entretenimento/turismo/13166-o-coliseu-romano-nova-maravilha-do-mundo

OS DOIS NÃO SE PARECEM?

 FONTE NOVA EM REFORMA
http://www.futebolbahiano.com/2012/01/fonte-nova-com-51-de-obras-concluidas.html



O COLISEU BAIANO, "A FONTE NOVA", TEM DEMONSTRADO SER  MAIS IMPORTANTE QUE:


1) A CONSTRUÇÃO DA "PONTA NORTE" DO PORTO DE SALVADOR, DOTANDO-O COM SEU SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINER, SUAPE ESTÁ PARTINDO PARA O TERCEIRO; CONSTRUIR MAIS BERÇOS NO PORTO DE ARATU; DISCIPLINAR ESTRATEGICAMENTE A OCUPAÇÃO DA BAÍA DE ARATU.

A ESTAÇÃO MARÍTIMA POUCO RESULTADO ECONÔMICO TRARÁ PARA ECONOMIA BAIANA, SÃO ALGUNS NAVIOS DE CRUZEIROS QUE APORTARÃO DURANTE O VERÃO, ONDE ALGUNS  TURISTAS DESEMBARCARÃO, CONSUMIRÃO UMA ÁGUA DE COCO, PEGARÃO UM TÁXI, ALÉM DE  FICAR OCIOSA DURANTE A BAIXA ESTAÇÃO. EM CONTRAPARTIDA UM SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINER MOVIMENTARÁ BILHÕES DE DOLARES EM MERCADORIAS. 
  
A QUEDA DE 2,7% NA MOVIMENTAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, QUE RETRATA A DESCIDA DE LADEIRA DO PIB BAIANO, O "PORTO É O TERMÔMETRO DE UMA ECONOMIA", ENQUANTO "SUAPE" CRESCEU 25% NO VOLUME DE CARGA EM 2011, É ISSO, 25%, NÃO ACREDITA?. OS CONTOS DE FADAS ALEGAM QUE O PÍFIO RESULTADO DOS PORTOS BAIANOS É CREDITADO A CRISE EUROPÉIA, CRISE ESSA QUE NÃO ATINGIU PERNAMBUCO. FALAM COMO SE TODOS FOSSEM IDIOTAS;

2)TER HOSPITAIS PÚBLICOS DESCENTES PARA ATENDER BEM ÀQUELES QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS E  CRIANÇAS NÃO MORRAM POR FALTA DE ATENDIMENTO; 

3) AS ESCOLAS PÚBLICAS SEJAM DIGNAS EM CUMPRIR SUAS MISSÕES ;

4) SALVADOR TENHA UM SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE, COMO AS GRANDES METRÓPOLES DO PLANETA; 

5) OS JUROS DO BRASIL NÃO SEJAM O MAIS ELEVADO DO MUNDO, SANGRANDO O CIDADÃO PARA ALIMENTAR O SISTEMA FINANCEIRO, CUJOS SERVIÇOS BANCÁRIOS TODOS NÓS SABEMOS SOBRE SUA QUALIDADE; 

6) NOSSOS IMPOSTOS RETORNEM INTEGRALMENTE EM FORMA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DIGNOS E NÃO VÃO PARAR NO RALO DA CORRUPÇÃO; 

7) OS JUÍZES DO BRASIL, TEM ALTOS SALÁRIOS, TEM MAIOR PERÍODO DE FÉRIAS E RECESSOS ENTRE OS SEUS COLEGAS DE PAÍSES EMERGENTES, ENQUANTO ISSO OS PROCESSO FICAM PENDENTES DE SOLUÇÃO POR MAIS DE UMA DÉCADA;

8) TODO BRASILEIRO TENHA ACESSO A MORADIA DECENTE;
 
9)A FUGA DE UNIDADES INDUSTRIAIS DE NOSSOS COMPLEXOS PRODUTIVOS PARA OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO QUE OFERECEM MAIORES VANTAGENS LOGÍSTICAS E COMPETITIVAS, ALÉM DE MAIOR PRESTÍGIO POLÍTICO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL. LEMBREM-SE QUE FOI A TERCEIRA UNIDADE DA DOW QUÍMICA QUE CERROU AS PORTAS EM MENOS DE 4 ANOS, JUNTO A NOVELIS PRODUTORA DE ALUMÍNIO E A FALTA DE INVESTIMENTO NO COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI PARA  AUMENTAR A ECONOMIA DE ESCALA DE SUAS UNIDADES.

10) O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA -CNJ, ENCAMINHE UM FORÇA TAREFA A BAHIA, PARA APURAR PORQUE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO TOMOU AS MEDIDAS COERCITIVAS NECESSÁRIAS NO SENTIDO DO GOVERNO BAIANO AINDA NÃO TER PUBLICADO O DECRETO ABRINDO O CRÉDITO CONSIGNADO ÀS DEMAIS INSTITUIÇÕES NO ESTADO.

O GOVERNADOR FIQUE ATENTO A ESSA DEMORA POR PARTE DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO- PGE E DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO- SAEB EM COLOCAR A MINUTA DO DECRETO PARA SER ASSINADO. É MUITO ESTRANHO COMO OS RESPONSÁVEIS, DESSES DOIS ÓRGÃOS, TEM UM CARINHO ESPECIAL POR ESSE BANCO, E NÃO ZELAM PELAS PERDAS QUE OS SERVIDORES DO EXECUTIVO ESTADUAL ESTÃO TENDO COM ESSA EXCLUSIVIDADE. ALÉM DISSO DEVEMOS FICAR ATENTO PARA QUE NÃO SE INCLUA, SUTILMENTE, CLÁUSULA(S) BENEFICIADORA(S) AO BANCO DO BRASIL

ESSE CENÁRIO SÓ FAZ DESGASTAR POLITICAMENTE O GOVERNADOR "JAQUES WAGNER", HOMEM DE PERFIL DEMOCRÁTICO QUE SABERÁ COBRAR IMEDIATA SOLUÇÃO DE SEUS SUBORDINADOS PARA CUMPRIMENTO DA SENTENÇA JUDICIAL. 

11) REABRIR O CONSULADO AMERICANO EM SALVADOR?

12) EXISTEM OUTRAS SITUAÇÕES, NÃO ME LEMBRO DE TODAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!;


SABE POR QUE ESSE CENÁRIO ACONTECE? UM ESTÁDIO OU DIRIA UM COLISEU CONSTRUÍDO PARA SEDIAR UM EVENTO ESPORTIVO, ASSUMIR MAIS RELEVÂNCIA DO QUE DEMANDAS EFETIVAS DE CIDADANIA, NÃO SABE? ESTUDE UM POUCO MAIS SOBRE A "POLÍTICA DO PÃO E CIRCO" DA ANTIGA ROMA E ENTENDERÁS O MOTIVO DE SE MANTER O POVO CONTROLADO EMOCIONALMENTE, IMBUÍDO DE UMA FALSA ALEGRIA, OU SEJA, PARA O MESMO NÃO SE REVOLTAR OU SENTIR A DOR DA FOME QUE APERTA SEU CORPO FÍSICO MAS NÃO DESPERTA SUA ALMA CONTRA INJUSTIÇA. DÊ A DIVERSÃO, O CIRCO,  O ALIMENTO, O PÃO, E ELE ESTARÁ NARCOTIZADO PARA A REALIDADE MESQUINHA QUE O CERCA.




JOSEMAR