segunda-feira, 16 de abril de 2012

TERMINAL MOINHO DIAS BRANCO - PORTO COTEGIPE - GRUPO "TPC" - ELEVA SUA CAPACIDADE OPERACIONAL


UM FATO INTERESSANTE QUE OBSERVAMOS DURANTE ESSA SEMANA AO ACESSAR A PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DO "PORTO DE ARATU", 16/04/2012, ELABORADA PELA "CODEBA", NA ÁREA REFERENTE AO TERMINAL DO "MOINHO DIAS BRANCO", FOI O MAIOR DESLOCAMENTO E COMPRIMENTO DOS NAVIOS QUE IRÃO OPERAR A PRÓXIMA SAFRA DE SOJA DA BAHIA.

ESSA MUDANÇA PODE SER CONSEQUÊNCIA DA DRAGAGEM QUE FOI REALIZADA PELO GRUPO "TPC" AO LONGO DO PIER E DA BACIA DE EVOLUÇÃO DE SEU TERMINAL GRANELEIRO LOCALIZADO NA BAÍA DE "ARATU", DRAGAGEM ESTA, QUE AO CONTRÁRIO DA REALIZADA PELA CODEBA,  JÁ DEVE TER SIDO HOMOLOGADA.

NA TEMPORADA PASSADA  OS NAVIOS QUE OPERAVAM SOJA VARIAVAM, EM SUA MAIORIA, O COMPRIMENTO DE 180 A 189 METROS E AS PARTIDAS ENTRE 40 E 50 MIL TONELADAS, PARA ESSA  SAFRA  JÁ ESTÃO PROGRAMADOS ATÉ O MOMENTO 6 NAVIOS NA FAIXA DE 229 METROS COM CARGA DE 63.OOO TONELADAS, ISSO SE CHAMA GANHO COM ECONOMIA DE ESCALA E PARA OS EXPORTADORES CAPACIDADE DE BARGANHAREM FRETES MENORES, COM ISSO AFERIREM MAIOR RENTABILIDADE.

O GRUPO "TPC" E SEU PARCEIRO O "MOINHO DIAS BRANCO" DEMONSTRAM COM SE DEVE  ATUAR NO CAMPO ESTRATÉGICO LASTREADO COM PLANEJAMENTO SÉRIO E FIRME, DIMINUINDO CUSTOS LOGÍSTICOS.


VISÃO PANORÂMICA DO PORTO  "COTEGIPE" - NO CANAL DE ARATU"
  http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=998865

ENQUANTO ISSO O ESTADO DA BAHIA FALHA EM NÃO PRIORIZAR A CAPACIDADE COMPETITIVA DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS", ONDE UM GAMA DE PORTOS E TERMINAIS JÁ ESTÃO INSTALADOS, A INFRA ESTRUTURA JÁ EXISTE, SÓ ESPERA INVESTIMENTOS EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO OPERACIONAL COM CUSTOS INFINITAMENTE MENORES DO QUE CONSTRUIR NOVO PORTO EM ÁREA ONDE A ATIVIDADE TURÍSTICA E AMBIENTAL SÃO AS ESPECIALIZAÇÕES E DEVERIAM SER AS PRIORIDADES, FALO DO PORTO SUL E DA FERROVIA OESTE/LESTE?

NÃO SOU CONTRÁRIO A NENHUMA DESSAS DUAS OBRAS O PORTO SUL E A FERROVIA OESTE/LESTE, PELO CONTRÁRIO QUANTO MAIS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS A BAHIA FOR POSSUIDORA, MAIOR SUA CAPACIDADE POR BRIGAR POR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS. O PROBLEMA É QUE OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS, DESSA FORMA DEVEMOS PRIORIZAR O QUE É RACIONAL DEPOIS CUIDA-SE DO RESTO. POR QUE NÃO SE MODERNIZA E RECUPERA A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR CRIANDO UM VETOR DE CARGA ENTRE O OESTE E OS TERMINAIS EXISTENTES NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS?

TUDO ISSO COMPLEMENTANDO A INTERMODALIDADE COM O TRANSPORTE HIDROVIÁRIO PELO RIO SÃO FRANCISCO, A SOJA QUE NÃO VIESSE  DE CAMINHÃO DO OESTE DO ESTADO, VIRIA ATRAVÉS DE COMBOIO DE BARCAÇAS, SENDO DESCARREGADA EM UM PORTO NA CIDADE DE JUAZEIRO, PASSANDO A SER TRANSPORTADA DE TREM ATÉ O PORTO COTEGIPE E ALI EMBARCADA EM NAVIOS PARA O RESTO DO MUNDO.

A EXPORTAÇÃO DE  FRUTAS PRODUZIDAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO TAMBÉM SERIA BENEFICIADA, POIS OS CONTÊINERES FRIGORÍFICOS PODERIAM SER TRANSPORTADOS EM VAGÕES ESPECIAIS, COM CAPACIDADE PARA ATÉ 2 CONTÊINERES, PARA SEREM EMBARCADOS NO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR. NA VIAGEM DE RETORNO A COMPOSIÇÃO LEVARIA CONTÊINERES VAZIOS. O MESMO PODE ACONTECER COM SUCOS DE FRUTAS, VINHOS E AÇÚCAR, PRODUZIDOS NO OESTE. É SIMPLES, QUALQUER CRIANÇA ENTENDERIA O QUE ESTOU FALANDO!!!!!!!!!!!

NÃO SOU, MAS SE FOSSE SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO GOVERNADOR JAQUE WAGNER E O PLANEJAMENTO FOSSE ALGO ESTRATÉGICO NO PROGRAMA DE GOVERNO, DIRIA: GOVERNADOR ESSE É O CAMINHO, SIGA-O E TERÁ REGISTRADO SEU NOME NOS ANAIS DOS HOMENS QUE COLOCARAM A BAHIA NO CAMINHO DO FUTURO.

O CERNE DA CIÊNCIA ECONÔMICA É COMPATIBILIZAR AS NECESIDADES ILIMITADAS COM OS RECURSOS ESCASSOS. NESSA LINHA MESTRA NÃO SE DEVE GASTAR OS PACOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS EM CAPRICHOS POLÍTICOS, E SIM EM PROJETOS QUE ATENDAM A UM CONTEXTO GERADOR DE ECONOMIAS EXTERNAS.

PARA FINALIZAR, QUERO DEIXAR CLARO QUE A ATIVIDADE PORTUÁRIA NÃO É A ÚNICA VIRTUDE DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS",EM SUA  CAPACIDADE DE GERAR RENDA, EMPREGO E TRIBUTOS,  A QUE, TAMBÉM SE DESTACAR A EXPLORAÇÃO DO TURISMO, LAZER E ESPORTE  NÁUTICOS, NÃO SÓ PELO ASPECTO DE NAVEGABILIDADE E CLIMA PROPÍCIO, MAS PRINCIPALMENTE PELO RICO ACERVO ARQUEOLÓGICO E CULTURAL QUE ENVOLVE A HISTÓRIA DO RECÔNCAVO BAIANO. COMO É TRISTE A AUSÊNCIA DE UM PLANO DE MANEJO  PARA REGER A OCUPAÇÃO DE NOSSA BAÍA. 

VEJA A TABELA DE PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS PARA O TERMINAL "MOINHO DIAS BRANCO " ELABORADA PELA CODEBA POSIÇÃO 16/04/2012 

O NAVIO "ATLANTIC DIANA" PELO SEU COMPRIMENTO MENOR EM RELAÇÃO AOS DEMAIS DEVE OPERAR TRIGO OU MALTE NA IMPORTAÇÃO.  OUTRO DETALHE É QUE ESSE TERMINAL CONCLUIU O SEU SEGUNDO BERÇO DE UM TOTAL DE 3 NO PROJETO ORIGINAL, NÃO TENHO INFORMAÇÕES SE ESSE SEGUNDO BERÇO ESTÁ COM SEU "SHIP LOADER", CARREGADOR DE NAVIOS INSTALADO.



NAVIO
CHEGADA 
COMPRIMENTO
(m)



CS CRYSTAL
05/04/2012
         178,7




IRON ANNE
11/04/2012
         229




INFINITY
16/04/2012          
        182,71




LONDON 2012
17/04/2012
        228,99




WASHINGTON TRADER
19/04/2012
        225




"
"
          "




SELANDIA
20/04/2012
        229




"
"
          "




FU ZHOU HAI
20/04/2012
        225




ATLANTIC DIANA
21/04/2012
       169,37




PELLA
22/04/2012
       228,99




MOONLIGHT
28/04/2012
       225







JOSEMAR

2 comentários:

  1. Olá, Josemar!
    Muito obrigada pela visita e pelos comentários - Fiquei bem envaidecida! rs
    Já que você conhece bem a Bahia e seu mar, gostaria de te pedir dicas de passeios para Salinas da Margarida e pelo Paraguaçu. Estou querendo visitar aquela área, mas não tenho sugestões. Você tem?
    Um grande abraço!

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  2. positivo sou suspeito para falar mas querendo sugestoes meu imail josemardos1978@gmail.com me add

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