segunda-feira, 16 de julho de 2012
sábado, 14 de julho de 2012
BOB MARLEY - COMO AMAR UMA MULHER - UM DEFENSOR DA IRMANDADE ENTRE OS POVOS - BOB MARLEY - HOW TO LOVE A WOMAN - A DEFENDER OF BROTHERHOOD AMONG PEOPLES
"NÃO VIVA PARA QUE A SUA PRESENÇA SEJA NOTADA, MAS PARA QUE A SUA FALTA SEJA SENTIDA" BOB MARLEY
BOB MARLEY FOI UM COMPOSITOR, GUITARRISTA E CANTOR JAMAICANO, FIGURA MÁXIMA DO REGGAE MUNDIAL. NASCEU EM 06 DE FEVEREIRO DE 1945 EM SAINT ANN, JAMAICA, E MORREU EM MIAMI EM 11 DE MAIO DE 1981 AOS 36 ANOS DE IDADE VÍTIMA DE CÂNCER.
FILHO DE UM MILITAR BRANCO, CAPITÃO DO EXÉRCITO BRITÂNICO E UMA NEGRA DO NORTE DO PAÍS. UM DIA APÓS O CASAMENTO, EM 09/07/44, A MÃE DE MARLEY FOI ABANDONADA PELO SEU PAI, QUE APESAR DE TUDO DEU APOIO FINANCEIRO ATÉ A SUA MORTE EM 1955.
MARLEY E A MÃE FORAM MORAR EM UMA FAVELA DE KINGSTON, ONDE ELE ERA PROVOCADO PELO NEGROS LOCAIS POR SER MULATO E POR SUA BAIXA ESTATURA (1,63). A INFÂNCIA DIFÍCIL DE BOB MARLEY PROPORCIONOU UMA VISÃO CRÍTICA APURADA SOBRE OS PROBLEMAS SOCIAIS.
FOI O RESPONSÁVEL PRINCIPAL PELA DIVULGAÇÃO DO REGGAE FORA DA JAMAICA. ERA ADEPTO DA RELIGIÃO RASTAFÁRI TORNANDO-A CONHECIDA INTERNACIONALMENTE.
ERA UM DEFENSOR DA MACONHA. O USO ESPIRITUAL DA MARIJUANA ERA ENCONTRADO EM MUITA DAS SUAS MELODIAS.
MARLEY TORNOU-SE UMA LENDA APÓS SUA MORTE, E O MISTICISMO QUE ENVOLVIA SEU LEGADO MUSICAL COLOCOU-O NO PATAMAR DE ELVIS PRESLEY E JOHN LENNON.
MARLEY DURANTE SUA FECUNDA EXISTÊNCIA PREGOU A IRMANDADE, AMOR E PAZ PARA TODA HUMANIDADE, O ENTENDIMENTO ENTRE AS PESSOAS, LUTOU CONTRA O PRECONCEITO RACIAL E A DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA.
FRASES DE BOB MARLEY:
"ENQUANTO A COR DA PELE FOR MAIS IMPORTANTE QUE O BRILHO DOS OLHOS, HAVERÁ GUERRA"
" AMOR: 4 LETRAS, 2 VOGAIS, 2 CONSOANTES E 2 IDIOTAS"
"AS VEZES CONSTRUÍMOS SONHOS EM CIMA DE GRANDES PESSOAS... O TEMPO PASSA.... E DESCOBRIMOS QUE GRANDES MESMO ERAM OS SONHOS E AS PESSOAS PEQUENAS DEMAIS PARA TORNÁ-LOS REAIS!"
"VOCÊS RIEM DE MIM POR EU SER DIFERENTE, E EU RIO DE VOCÊS POR SEREM TODOS IGUAIS"
"QUERIA SER UM BASEADO
PARA NASCER EM SEUS DEDOS, MORRER EM SEUS LÁBIOS,
E FAZER SUA CABEÇA"
"SOU LOUCO PORQUE VIVO EM UM MUNDO QUE NÃO MERECE MINHA LUCIDEZ"
GOOD LUCK MY FRIEND
JOSEMAR
segunda-feira, 2 de julho de 2012
JORGE AMADO - PREFÁCIO - "RETRATOS DA BAHIA" - JORGE AMADO - PREFACE - "PORTRAITS OF BAHIA"
EMOCIONANTE O PREFÁCIO QUE JORGE AMADO ESCREVEU PARA RETRATOS DA BAHIA, DE PIERRE VERGER.
O FEITICEIRO
"SE ALGUMA RAZÃO DE VAIDADE ENCONTRO EM MEUS LIVROS, DECORRE DE UM FATO COMPROVADO E CONHECIMENTO PÚBLICO: A LEITURA DESSES ROMANCES, NO BRASIL E NO ESTRANGEIRO, TROUXE A BAHIA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS - VINDAS PELA MÃO DO NEGRO BALDUÍNO, DA MOÇA GABRIELA, DO MULATO PEDRO ARCANJO, DE QUINCAS BERRO DAGUA, VENCEDOR DA MORTE. ENTRE ESSES MUITOS VISITANTES, VÁRIOS AQUI FICARAM PARA SEMPRE, GANHOS PELO VIVER BAIANO, POR NOSSA CIVILIZAÇÃO MESTIÇA. ALGUNS, FIGURAS INTELECTUAIS DE PRIMEIRA ORDEM, TORNARAM-SE PEÇAS IMPORTANTES DE NOSSA CULTURA, A ELA SE INCORPORARAM, DANDO-LHE INESTIMÁVEL CONTRIBUIÇÃO.
DOIS ENTRE ELES FIZERAM-SE BAIANOS FUNDAMENTAIS PELO QUE REPRESENTAM EM NOSSA VIDA E EM NOSSA CRIAÇÃO. FALO DO ARTISTA CARYBÉ E DO EX-REPÓRTER FOTOGRÁFICO E SÁBIO ETNÓLOGO PIERRE VERGER. UM E OUTRO, O ARTISTA COM LÁPIS, O PINCEL, A GOIVA, O CIENTISTA COM A MÁQUINA FOTOGRÁFICA, A PESQUISA, O CONHECIMENTO PROFUNDO E A PROFUNDA ERUDIÇÃO, SÃO HOJE OS PRINCIPAIS PRESERVADORES DA MEMÓRIA DO POVO BAIANO - NA ARTE EXTRAORDINÁRIA DO PRIMEIRO, NA OBRA DE CIENTISTA DO SEGUNDO. EIS AI DOIS OBÁS DA BAHIA.
CARYBÉ E VERGER MANTIVERAM PRESENTE E ETERNA A MEMÓRIA DA BAHIA, APESAR DA MUTILAÇÃO, DA DEGRADAÇÃO, DA LIQUIDAÇÃO PERSISTENTE E CRIMINOSA DOS VALORES DE TODO TIPO DE NOSSA BEM-AMADA CIDADE: DA ARQUITETURA AOS COSTUMES, DO CLIMA AOS TRAJES, DA PAISAGEM ÁS FESTAS E DEVOÇÕES.
MEMÓRIA CONSERVADA INCLUSIVE ATRAVÉS O IMENSO DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO QUE, NA DÉCADA QUARENTA, PIERRE VERGER, ENAMORADO DA CIDADE E DO POVO, REALIZOU COM A CÂMARA MÁGICA DO REPÓRTER E A CONSCIÊNCIA DO CIENTISTA. UMA PRIMEIRA AMOSTRA DESSE DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO, PIERRE NOS DEU, NAQUELA ÉPOCA, COM A PUBLICAÇÃO NA EUROPA DE BAHIA DE TOUS LE POÉTES. MAS A CÂMARA DO ATOR DE DIEUX D'AFRIQUE FOI POSTA DE LADO POIS O TEMPO SE TORNARA CURTO PARA O PESQUISADOR DAS RELAÇÕES ÁFRICA - BRASIL - ÁFRICA E DOS MISTÉRIOS DOS ORIXÁS NA TERRA NATAL E NA TERRA DE ADOÇÃO. OS ENSAIOS SOBRE TEMAS AFRO - BRASILEIROS, O GRANDE LIVRO SOBRE O TRÁFICO DE ESCRAVOS, AS PESQUISAS SOBRE FOLHAS SAGRADAS, OCUPARAM POR INTEIRO O MEMBRO ILUSTRE DA RECHERCHE SCIENTIFIQUE DE FRANCE.
MILHARES DE NEGATIVOS DE FOTOS EXCEPCIONAIS FEITAS POR PIERRE VERGER PERMANECERAM DESCONHECIDAS NOS ARQUIVOS DO PESQUISADOR. DE ONDE FINALMENTE, TANTOS ANOS APÓS, FORAM RETIRADAS PELA OBSTINAÇÃO E PELO ENTUSIASMO DE DUAS MOÇAS VALENTES E OUSADAS, ARLETE SOARES E MARIA APARECIDA DA NÓBREGA QUE CONSEGUIRAM CONVENCER MESTRE VERGER E SE ATIRARAM À TAREFA GIGANTESCA DA QUAL RESULTOU ESSE LIVRO QUE É DESDE JÁ PARTE DE NOSSA MEMÓRIA DE POVO.
RETRATOS DA BAHIA, O TÍTULO NÃO PODERIA SER MAIS FELIZ. RETRATO COMPLETO, BELO, DRAMÁTICO, VERDADEIRO DA CIDADE DA BAHIA NA DÉCADA DE 40, VISTA DE TODOS OS ÂNGULOS, EM SUA POBREZA, EM SUA FORÇA DE VIVER, EM SUA BELEZA, NA AFIRMAÇÃO DE SUA GENTE. PIERRE ANDOU RUAS, BECOS, SUBIU E DESCEU LADEIRAS, TOCOU A REALIDADE E O MISTÉRIO, E A FORÇA QUE O IMPULSIONOU FOI O AMOR: AMOR PELA CIDADE E PELO POVO.
MUITAS E MUITAS DESSAS MARAVILHOSAS FOTOS NÃO MAIS PODERIAM SER TOMADAS HOJE DE TAL MANEIRA OS RICOS EM SUA MONSTRUOSA ÂNSIA DE DINHEIRO DESTRUÍRAM ESSA CIDADE LEVANTADA POR ÍNDIOS, NEGROS E BRANCOS NO ORIENTE DO MUNDO. HÁ UMA COISA PORÉM QUE PERMANECEU, QUE NÃO SUCUMBIU AO ASSALTO DA SOCIEDADE DE CONSUMO, QUE SE MANTEVE ÍNTEGRA; REFIRO-ME À DIGNIDADE DO POVO BAIANO FIXADA COMO JAMAIS PELA CÂMERA DE VERGER. A DIGNIDADE DA CIDADE E DE SEU POVO, EIS O TEMA PRINCIPAL DESSE RETRATOS DA BAHIA.
MÃE SENHORA, DONA DE SABEDORIA, COSTUMAVA DIZER QUE PIERRE VERGER É FEITICEIRO. MINHA MULHER ZÉLIA COMPROVA A ASSERTIVA DA INESQUECÍVEL IYALORIXÁ, CONTANDO IMAGINOSAS HISTÓRIAS. MAS ONDE HÁ FUMAÇA, EXISTE FOGO, DIZ O DITADO. TANTO AMOR HABITA O CORAÇÃO DE PIERRE VERGER A PONTO DE LHE CONFERIR O DOM DA FEITIÇARIA. NÃO POR ACASO ELE É OJU OBÁ, OS OLHOS DE XANGÔ. OLHOS PARA VER E FIXAR A VERDADE, O DRAMA E A BELEZA DA CIDADE, A POESIA, A FORÇA E A DIGNIDADE DO POVO DA BAHIA."
RETRATOS DA BAHIA, O TÍTULO NÃO PODERIA SER MAIS FELIZ. RETRATO COMPLETO, BELO, DRAMÁTICO, VERDADEIRO DA CIDADE DA BAHIA NA DÉCADA DE 40, VISTA DE TODOS OS ÂNGULOS, EM SUA POBREZA, EM SUA FORÇA DE VIVER, EM SUA BELEZA, NA AFIRMAÇÃO DE SUA GENTE. PIERRE ANDOU RUAS, BECOS, SUBIU E DESCEU LADEIRAS, TOCOU A REALIDADE E O MISTÉRIO, E A FORÇA QUE O IMPULSIONOU FOI O AMOR: AMOR PELA CIDADE E PELO POVO.
MUITAS E MUITAS DESSAS MARAVILHOSAS FOTOS NÃO MAIS PODERIAM SER TOMADAS HOJE DE TAL MANEIRA OS RICOS EM SUA MONSTRUOSA ÂNSIA DE DINHEIRO DESTRUÍRAM ESSA CIDADE LEVANTADA POR ÍNDIOS, NEGROS E BRANCOS NO ORIENTE DO MUNDO. HÁ UMA COISA PORÉM QUE PERMANECEU, QUE NÃO SUCUMBIU AO ASSALTO DA SOCIEDADE DE CONSUMO, QUE SE MANTEVE ÍNTEGRA; REFIRO-ME À DIGNIDADE DO POVO BAIANO FIXADA COMO JAMAIS PELA CÂMERA DE VERGER. A DIGNIDADE DA CIDADE E DE SEU POVO, EIS O TEMA PRINCIPAL DESSE RETRATOS DA BAHIA.
MÃE SENHORA, DONA DE SABEDORIA, COSTUMAVA DIZER QUE PIERRE VERGER É FEITICEIRO. MINHA MULHER ZÉLIA COMPROVA A ASSERTIVA DA INESQUECÍVEL IYALORIXÁ, CONTANDO IMAGINOSAS HISTÓRIAS. MAS ONDE HÁ FUMAÇA, EXISTE FOGO, DIZ O DITADO. TANTO AMOR HABITA O CORAÇÃO DE PIERRE VERGER A PONTO DE LHE CONFERIR O DOM DA FEITIÇARIA. NÃO POR ACASO ELE É OJU OBÁ, OS OLHOS DE XANGÔ. OLHOS PARA VER E FIXAR A VERDADE, O DRAMA E A BELEZA DA CIDADE, A POESIA, A FORÇA E A DIGNIDADE DO POVO DA BAHIA."
JORGE AMADO
Retratos da Bahia | |
Preço: Reais :220.00 |
Autor : Pierre Verger
Editora: Corrupio
Ano de edição :3ªedição 2002 (revisada e novo formato)
388 páginas
Tamanho:29x29x4
Versão em francês e inglês
Prefácio de Carybé e Jorge Amado
Editora: Corrupio
Ano de edição :3ªedição 2002 (revisada e novo formato)
388 páginas
Tamanho:29x29x4
Versão em francês e inglês
Prefácio de Carybé e Jorge Amado
Contém textos da 1ª edição (1980) e 250 fotos em preto e branco, produzidas por Pierre Verger entre os anos de 1946 e 1952. Uma declaração de amor à Bahia.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
DIA MUNDIAL DO HOMEM DO MAR - 25 DE JUNHO
O BLOG VIAJANTE SEM PORTO NO DIA INTERNACIONAL DO MARÍTIMO, 25 DE JUNHO, PRESTA UMA SINCERA HOMENAGEM A TODOS ÀQUELES QUE NA IMENSIDÃO E NA SOLIDÃO DOS OCEANOS, REALIZAM AS FAINAS A BORDO DE SUAS EMBARCAÇÕES, EM QUAISQUER CONDIÇÕES DE TEMPO, TRANSPORTANDO EM SEGURANÇA PASSAGEIROS E RIQUEZAS PELOS MARES E PORTOS DO GLOBO.
OBRIGADO AOS HOMENS DO MAR, QUE NETUNO GUIE SUAS ROTAS!
"EXISTEM OS HOMENS QUE ESTÃO VIVOS, OS QUE ESTÃO MORTOS E OS QUE SE FAZEM AO MAR" -
VITOR-MARIE HUGO ( 26 DE FEV 1802, BESANÇON - 23 MAI 1885, PARIS)
A IMO - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION - ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL - AGÊNCIA ESPECIALIZADA DAS NAÇÕES UNIDAS, COM FINALIDADE DE COADUNAR ESFORÇOS POR PARTE DOS GOVERNOS, VISANDO UNIFICAÇÃO E APRIMORAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS E DE SEGURANÇA NO MAR.
A IMO FOI CRIADA DURANTE UMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GENEBRA NO ANO DE 1948 COM O NOME DE IMCO - INTER-GOVERNAMENTAL MARITIME CONSULTATIVE ORGANIZATION - SEU NOME FOI TROCADO PARA IMO EM 1982.
SITE DA IMO - http://www.imo.org/Pages/home.aspx
"THANK SEAFARERS ON 2012 DAY OF THE SEAFARER" - "IT CAME BY SEA, I CAN'T LIVE WITHOUT IT"
JOSEMAR
sexta-feira, 22 de junho de 2012
ENTREVISTA COM ROBERTO OLIVA - VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA - SOBRE OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA - SALVADOR - ARATU - MALHADO
O BLOG VIAJANTE SEM PORTO REALIZA MAIS UMA ENTREVISTA COM UM IMPORTANTE EXECUTIVO DA ÁREA DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA NA BAHIA, ROBERTO ZITELMANN DE OLIVA - VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA, CUJO CONTEÚDO CONTRIBUIRÁ PARA FUTURAS DECISÕES EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS PRIVATIVOS NO ESTADO DA BAHIA.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CPRECON 2065
Roberto Zitelmann de Oliva
Av. Oscar Pontes, s/n - Área Secundária do Porto de Salvador
Salvador/BA
e-mail: roliva@intermaritima.com.br
http://www.intermaritima.com.br/index.asp
Tel: (71) 2202-5500
DADOS PESSOAIS:
- Data de Nascimento: 22 de agosto de 1954
- Naturalidade: Salvador-Ba
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- High School Monte Vista – California/ EUA. 1971
- Engenharia Civil – UFBA. 1978
- Master MBA – Business Administration – Amana/SP. 1994
HISTÓRICO PROFISSIONAL
- 1979 – 1986 Empreende Empreendimentos e Construções S/A
- Estagiário
- Engenheiro de Produção
- Diretor Superintendente
- A partir de 1986 – Associação Comercial da Bahia
- Diretor de Comércio Exterior do Conselho diretor
- A partir de 1986 – Marítima de Agenciamentos e Representações Ltda
- Diretor Presidente
- A partir de 1993 – Intermarítima Terminais Ltda
- Diretor Presidente
- 1995 - Sindicato de Operadores Portuários de Salvador e Aratu – SINDOPSA
- Fundador e Primeiro Presidente
- 1996 – Orgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu – OGMOSA
- Fundador e Primeiro Presidente
- 1996 –1999 Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP
- Vice Presidente
- 1999- 2004 - Conselho de Autoridade Portuária de Salvador Aratu
- Membro do Conselho
- 2000 - 2004 - Conselho de Autoridade Portuária de Ilhéus
Membro do Conselho
- A partir - 2000 – Associação Brasileira de Terminais Portuários – ABTP
- Membro do Conselho Deliberativo
- 2007 – Associação Comercial da Bahia
- Membro do Conselho Superior
Salvador,21 de junho de 2012
Roberto Zitelmann de Oliva
1) VIAJANTE SEM PORTO - SENHOR ROBERTO OLIVA, PODERIA RELATAR ALGUMA COISA SOBRE O SURGIMENTO E EVOLUÇÃO EMPRESARIAL DA INTERMARÍTIMA NO CAMPO DA LOGÍSTICA PORTUÁRIA NO ESTADO DA BAHIA?
R. O. - De fato, a logística portuária foi o passo inicial que a Intermarítima assumiu neste ramo tendo em vista sua experiência no processo de carga e descarga de navios de todos os tipos de carga. Hoje, a empresa atua além da logística portuária, em toda a cadeia de suprimentos dos clientes tanto no sentido de exportação quanto no sentido de importação, realizando a logística de armazenamento, a logística de transporte e de distribuição. Uma verdadeira logística integrada.
Contudo, o caso mais emblemático que temos para relatar nesta historia é
o desenvolvimento da cultura da soja no oeste da Bahia, principalmente em Luís
Eduardo Magalhães, antigo Mimoso do Oeste.
Naquele tempo, a Intermarítima fazia o descarregamento de fertilizantes
no porto de Aratu para duas empresas multinacionais que enviavam estes produtos
principalmente para o oeste da Bahia. Diretores destas empresas, em visita a
esta região, viram o grande potencial de produção de soja, já que exportavam o
produto produzido em outras regiões através de outros portos no Sul do
Brasil. Consultaram-nos sobre a possibilidade de transportar a soja para ser
embarcada em algum porto da Bahia.
Entramos em contato com a Codeba, começamos a exportar via porto de
Ilhéus. A soja chegava por estrada do oeste da Bahia. Começamos com 20 mil
toneladas e chegamos a 1 milhão de toneladas/ano, promovendo um desenvolvimento
de oportunidades nesta região, ilimitado.
Deixamos de exportar via Ilhéus porque tornou-se inviável, e a Codeba não
foi capaz de aceitar uma solução que atendesse o exportador em termos de custos
e eficiência .
Chegou-se a aprovar um terminal no porto de Aratu, mas, forças ocultas
não aceitaram esta exportação via porto público.
Hoje, a soja do oeste é exportada unicamente por terminal privado de
trigo, cerca de 2,5 milhões de ton/ano.
Caso houvesse outro terminal, a produção agrícola do oeste estaria muito
maior, considerando que o principal fator para viabilizar a exportação de
produtos primários é a solução logística .
Neste momento, a Intermarítima está viabilizando a exportação de milho,
que esperamos, tenha o mesmo sucesso da soja.
A Intermarítima também foi pioneira na viabilização da navegação de
cabotagem no porto de Salvador quando operava containers. Os navios faziam a
rota Manaus/Buenos Aires. O serviço não teve continuidade porque a empresa de
navegação nacional acabou e vendeu os navios. Todavia, hoje existe serviço
regular de cabotagem de forma crescente conforme iniciado por nossa empresa.
2) COMO SE OPERACIONALIZOU A PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA DA INTERMARÍTIMA NO CAPITAL DO TECON, PORTO DE SALVADOR?
R.O
- Através da compra de ações.
3) OS EQUIPAMENTOS, RETROTERRA E ARMAZÉNS DA INTERMARÍTIMA SERÃO GERENCIADOS PELO TECON APÓS O "JOINT VENTURE"?
R.O - Não. Não existe “joint-venture”. O Tecon Salvador e a Intermarítima são duas empresas independentes. Nosso objetivo é atrair cargas para o porto de Salvador através de eficiência e custo compatível, apoiando assim o maior desenvolvimento da Bahia a partir de uma maior sinergia nas operações portuárias em Salvador.
4) ONDE SE CONFIGURA A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A INTERMARÍTIMA E O TECON NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO PORTO DE SALVADOR?
R.O – A principal diferença está no tipo de carga nas operações de carregamento e descarregamento de navios, o Tecon opera cargas em containers e a Intermaritima opera carga especiais de projetos, granéis sólidos e líquidos e carga geral.
5) HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS A INTERMARÍTIMA OPERAVA NAVIOS DE CONTÊINERES NA PONTA NORTE COM GUINDASTES DE BORDO, O QUE SERIA UMA SEGUNDA OPÇÃO PARA OS USUÁRIOS, MESMO COM O TECON JÁ ATUANDO EFETIVAMENTE EM SALVADOR. O QUE FEZ ESSAS OPERAÇÕES NÃO IREM AVANTE?
R.O - O que fez as operações de containers com guindastes de bordo não irem avante foi, em primeiro lugar os tipos de navios que ora atuam no porto de Salvador, bem mais modernos e maiores, não possuindo guindastes de bordo. Em segundo lugar, a rapidez que hoje as empresas de navegação exigem nas operações, demandando equipamentos muito modernos e caríssimos além de espaço físico. Hoje, a operação de containers é uma operação de alto capital intensivo face aos equipamentos requeridos para atender a rapidez necessária na atividade.
6) PROCEDE A INFORMAÇÃO QUE A INTERMARÍTIMA TEM PLANOS JUNTO A CODEBA, PARA MODERNIZAR E AMPLIAR AS OPERAÇÕES COM GRANÉIS AGRÍCOLAS NO PORTO DE
SALVADOR, PRINCIPALMENTE TRIGO?
R.O - A Intermaritima juntamente com o usuário do porto têm planos para modernizar a descarga de trigo, tendo em vista a proximidade do moinho e do porto, evitando os desperdícios e aumentando a rapidez no desembarque do trigo, além de prover a entrega do produto via dutos e não por caminhão como agora acontece.
7) NÃO TEMOS OBSERVADO EMBARQUE DE GRANITO, EM FORMA DE CARGA GERAL, NO PORTO DE SALVADOR. OS EXPORTADORES DEMANDARAM PARA O PORTO DE VITÓRIA OU ESSAS OPERAÇÕES ESTÃO SENDO REALIZADA POR CONTÊINERES?
R.O - Inicialmente a principal causa foi a concorrência do porto de Vitória que, por apresentar mais oferta de navios, tinha um frete mais em conta além de maiores opções de datas de embarque. Isto porque nosso porto de Salvador não se modernizou no sentido de ampliação e mais oferta de serviços, fazendo com que muitos navios não escalassem Salvador.
Em segundo lugar, já está se exportando muito granito através de
containers, ou seja, é uma tendência mundial a carga ser movimentada através
containers.
8) O SENHOR PODE FALAR ALGUMA COISA SOBRE O PERFIL DAS OPERAÇÕES DE CARGA DE PROJETO, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TEM CRESCIDO BASTANTE?
R.O - Ultimamente o perfil das cargas de projeto é muito diversificado em função do grande fluxo de investimento no país e também a maior abertura da economia para o exterior, o que faz as empresas buscarem o que há de mais moderno para seus projetos de implantação além de procurarem a modernização constantemente.
9) NOTAMOS A TRANSFERÊNCIA DA PONTA SUL PARA O CAIS DE LIGAÇÃO DOS 2 PORTÊINERES PANAMAX, ALÉM DO MAIS ANTIGO PERTENCENTE A CODEBA. O SENHOR PODE INFORMAR SE É VIÁVEL A UTILIZAÇÃO DESSE ÚLTIMO PELO TECON?
R.O- Sobre a utilização do portainer que era da Codeba e o tipo de cargas e navios que serão operados somente o Tecon Salvador poderá dizer da viabilidade do uso.
10) A TOTAL UTILIZAÇÃO PARA OPERAÇÕES COM CONTÊINERES DA PONTA NORTE, SUL E CAIS DE LIGAÇÃO DO PORTO DE SALVADOR, PODE PREJUDICAR A OPERAÇÃO DOS DEMAIS TIPOS DE CARGA?
R.O - Acredito que não, tendo em vista o projeto de ampliação da operação de containers, com construção de ampliação de cais, retro área ,etc. já em seguida ao atual crescimento. Aliás, o aumento do fluxo de cargas é sempre um ótimo problema para resolver porque cria novas oportunidades de desenvolvimento e eficiência.
11) A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR TRARIA ALGUM IMPACTO NA ECONOMIA DO ESTADO?
R.O - A segunda ampliação da operação de containers em Salvador trará um impacto muito maior que a primeira ampliação ora em implantação . Isto porque a atual ampliação veio para atender uma demanda reprimida de muito tempo, ou seja, veio com muito atraso. A próxima ampliação que será feita de imediato não será feita com o objetivo de resolver problemas ou gargalos. Pelo contrário, criará uma nova oferta de serviços, desta vez com um impacto muito grande na economia de escala, tão importante neste tipo de atividade.
12) O SENHOR TEM DADOS ESTATÍSTICOS QUANTO AS PRINCIPAIS MERCADORIAS, TANTO NA EXPORTAÇÃO COMO NA IMPORTAÇÃO MOVIMENTADAS POR CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR?
R.O - No sentido de importação: insumos básicos e produtos para indústria automotiva, pneumáticos, celulose e petroquímica representam 80% do movimento. No sentido de exportação o agronegócio em geral, resinas petroquímicas, pneus e partes e peças de automóveis representam também cerca de 80% do movimento total.
13) EM RELAÇÃO A CABOTAGEM, QUAL O PERCENTUAL NO TOTAL DE TEUS MOVIMENTADOS?
R.O - No momento é de 35%, porém, tem mostrado um crescimento constante. A tendência é aumentar muito mais não só por causa de um movimento em todo Brasil, mas, principalmente pelo início das operações do Tecon Salvador no Cais de Ligação já equipado para movimentar containers.
14) CELULOSE É UMA CARGA QUE PODE SER EMBARCADA POR CONTÊINERES?
R.O - Sim. A carga de celulose pode e deve ser embarcada por containers tendo em vista o cuidado que a carga deve ter para evitar agressões externas como poeira, ar salitroso, etc.
Por esta razão, o porto de Ilhéus tem uma vocação enorme para atrair a
carga de celulose do sul da Bahia que hoje é exportado via Espírito Santo.
Como o Porto Sul será um porto oceânico com longo píer mar adentro e
especializado em minérios, será inviável para exportação de celulose.
15) O SENHOR PODE, RESUMIDAMENTE, DESCREVER PARA NOSSOS VISITANTES QUAIS OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NUM PÁTIO DE UM TERMINAL DE CONTÊINER?
R.O - Basicamente os porteineres, que são os guindastes para carregamento e descarregamento dos navios, os RTGs, que são pontes rolantes móveis para formação de pilhas de contêineres no pátio e as reach stackers, que são grandes empilhadeiras que auxiliam na movimentação dos contêineres no pátio.
16) QUAL SERIA A CAUSA DA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NAS OPERAÇÕES DE GRANÉIS SÓLIDOS PELO PORTO DE ARATU, NESSE PRIMEIRO TRIMESTRE?
R.O - A redução no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior é normal e histórica. Sempre nesta época existe uma menor movimentação principalmente pelas importações de fertilizantes. Contudo, a movimentação no primeiro trimestre deste ano caiu menos em relação aos demais trimestres que os anos anteriores.
17) A INTERMARÍTIMA COMO OPERADORA PORTUÁRIA REALIZOU INVESTIMENTOS EM COMPRAS DE EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS NO PORTO DE ARATU. PODE CITAR QUAIS SÃO ESSES EQUIPAMENTOS?
R.O - Sim, a Intermaritima adquiriu um guindaste móvel portuário (MHC – Mobile Harbour Crane) de última geração. Este guindaste é de tecnologia alemã da Liebherr e é fabricado na Áustria. O investimento visou a melhoria dos índices de produtividade das operações no porto de Aratu, tema recorrentemente apontado como um dos gargalos para os usuários do porto. O investimento provou-se acertado, pois nós conseguimos, desde o início das operações em 20 de dezembro do ano passado, aumentar a produtividade em mais de 200%. Para se ter uma ideia deste impacto, no ano passado neste mesmo período, o porto de Aratu já apresentava fila de 5 a 7 dias para atracação de navios. Neste ano, com a operação do guindaste, nós conseguimos eliminar a fila até agora. Juntamente com o guindaste investimos em pás carregadeiras, moegas, caçambas (grabs) e retroescavadeira. Foram investidos um total de doze milhões de reais nos últimos 12 meses.
18) ONDE FORAM ALOCADOS ESSES EQUIPAMENTOS?
R.O - No terminal de
granéis sólidos do Porto de Aratu.
19) A CAPITANIA DOS PORTOS JÁ HOMOLOGOU A PROFUNDIDADE DO PORTO DE ARATU PARA 15 METROS?
R.O –Tramita em Brasília em fase final de homologação, através da SEP- Secretaria Especial de Portos e NPCP- Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.
20) PUBLICAMOS MATÉRIA NO BLOG SOBRE A INTENÇÃO DE UMA EMPRESA EXPORTAR MINÉRIO DE FERRO DE MINAS LOCALIZADAS NO INTERIOR DA BAHIA VIA PORTO
DE ARATU, UTILIZANDO A FERROVIA CENTRO ATLÂNTLICO, O SENHOR TEM CONHECIMENTO
DESSE PROJETO?
R.O - Tenho conhecimento de muitas ideias, porém, o governo federal e a Ferrovia precisam resolver gargalos existentes neste transporte. A própria Intermarítima faz parte de um projeto para movimentação de graneis sólidos no porto de Aratu inclusive minérios, tornando assim este porto permanentemente como operador deste tipo de cargas, podendo trabalhar para atrair cargas de outros portos e atuando em complemento ao Porto Sul.
21) O SENHOR PODE TECER COMENTÁRIOS SOBRE ALGUNS GRANÉIS QUE ERAM DESEMBARCADOS EM ARATU, HOJE SUMIRAM DA ESTATÍSTICA DO PORTO, A EXEMPLO DE ENXOFRE QUE ERA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA MILLENIUM, ANTIGA TIBRÁS.CITAMOS TAMBÉM MANGANÊS, QUE A PRINCÍPIO VEM SENDO DESEMBARCADO PELO TERMINAL DA GERDAU.
R.O - Tenho conhecimento de muitas ideias, porém, o governo federal e a Ferrovia precisam resolver gargalos existentes neste transporte. A própria Intermarítima faz parte de um projeto para movimentação de graneis sólidos no porto de Aratu inclusive minérios, tornando assim este porto permanentemente como operador deste tipo de cargas, podendo trabalhar para atrair cargas de outros portos e atuando em complemento ao Porto Sul.
21) O SENHOR PODE TECER COMENTÁRIOS SOBRE ALGUNS GRANÉIS QUE ERAM DESEMBARCADOS EM ARATU, HOJE SUMIRAM DA ESTATÍSTICA DO PORTO, A EXEMPLO DE ENXOFRE QUE ERA AMPLAMENTE UTILIZADO PELA MILLENIUM, ANTIGA TIBRÁS.CITAMOS TAMBÉM MANGANÊS, QUE A PRINCÍPIO VEM SENDO DESEMBARCADO PELO TERMINAL DA GERDAU.
R.O - O porto de Aratu vem crescendo sua movimentação de granéis nos últimos anos. Não posso responder questões referentes à estratégia ou às operações de outras empresas. Mas sei que no caso do enxofre, o importador alterou seu processo produtivo eliminando a necessidade de importação deste produto. Esta medida significa uma operação ambientalmente mais segura, mesmo assim, este importador continua sendo usuário do porto com a importação de outros granéis. Com relação ao Manganês, o produto continua sendo importado via porto de Aratu, porém, nos casos de fila de navios há a alternativa de se utilizar o terminal da Usiba. Fica a critério do importador a decisão de se utilizar o porto de Aratu ou o terminal da Usiba.
22) OUTRO DETALHE INTERESSANTE É A GERDAU QUE NÃO TEM OPERADO MINÉRIO DE FERRO PELO SEU TERMINAL PRÓPRIO, MAS CONTINUA OPERANDO SUA PLANTA INDUSTRIAL, INCLUSIVE EXPORTANDO PARTIDAS MENSAIS PELO PORTO DE SALVADOR. TEMOS 2 PERGUNTAS, COMO A GERDAU VEM RECEBENDO SEU PRINCIPAL INSUMO O MINÉRIO DE FERRO? E SEU TERMINAL É UM CONCORRENTE OU UMA OPÇÃO REGULADORA PARA ARATU?
R.O – Só o Grupo Gerdau pode responder.
23) A INTERMARÍTIMA TEM INTENÇÃO DE PARTICIPAR DIRETAMENTE DE FUTUROS INVESTIMENTOS NO PORTO DE ARATU, A EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS PIERS E BERÇOS?
R.O – Sim. A Intermarítima faz parte de um projeto para construção de berço e prover equipamentos para movimentação de graneis sólidos que ora encontra-se em estudos pelas autoridades competentes.
24)O SENHOR TEM CONHECIMENTO DE PROJETOS DE CONCESSÃO DA OPERAÇÃO DO PORTO DE ARATU PARA GRUPOS PRIVADOS?
R.O – Sim. Porém, ouvimos apenas ideias e intenções tendo em vista este tipo de solução precisar de legislação complementar.
25) QUAIS OS INVESTIMENTOS PRIORITÁRIOS A CURTO E MÉDIO PRAZO PARA AMPLIAR A PRODUTIVIDADE OPERACIONAL DO PORTO DE ARATU NA ÁREA DE GRANÉIS SÓLIDOS?
R.O - Em Aratu tem que ser feito tudo, tendo em vista não só a melhoria da produtividade para reduzir o tempo de véspera dos navios que gera grandes multas, à semelhança do feito pela Intermarítima que colocou um guindaste dos mais modernos no mundo, permitindo aumentar a produtividade em cinco vezes. Mas também se equipar para atrair mais cargas e assim aproveitar da melhor maneira a infraestrutura natural para instalação portuária.
26) O SENHOR CONHECE ALGUM PLANO PARA CONSTRUÇÃO DE TERMINAL DE CONTÊINER NO PORTO DE ARATU A MÉDIO PRAZO E QUAL SUA VISÃO EMPRESARIAL SOBRE O
ASSUNTO?
R.O - Não conheço nenhum projeto com este fim, porém, não me surpreenderia tendo em vista a importância da logística portuária na logística integrada.
27) EM RELAÇÃO AO PORTO DE ILHÉUS, MALHADO, QUAIS OS NICHOS DE OPERAÇÃO QUE A INTERMARÍTIMA ATUA?
R.O - A Intermarítima atua na área de milho que é um novo produto sendo exportado de grande demanda no exterior e grande potencial de produção em todo Estado da Bahia. Também atuamos com carga geral e minerais.
28) A INTERMARÍTIMA REALIZOU INVESTIMENTOS RECENTES NA AQUISAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O PORTO DE ARATU. O MESMO ACONTECEU NO PORTO DE ILHÉUS?
R.O - Sim, a Intermarítima procura investir em todos os portos da Bahia tendo em vista ter conhecimento da importância da logística portuária em um estado com nossa costa e o próprio Brasil. Por outro lado, a Bahia com a riqueza natural que possui sempre será um fornecedor potencial de outras regiões do Brasil e do mundo. Por esta razão, estaremos sempre atentos a viabilizar a logística de produtos baianos e importados por baianos como já fizemos com a soja do oeste baiano, estamos fazendo com o milho e quando fomos pioneiros na viabilização do transporte de cabotagem no porto de Salvador.
29) NÃO SERIA MAIS VIÁVEL A CURTO E MÉDIO PRAZO REALIZAR INVESTIMENTOS NO PORTO DE MALHADO AO INVÉS DE SE CONSTRUIR UM NOVO PORTO NA REGIÃO?
R.O - Com certeza o
porto do Malhado precisa de muito mais atenção de nossas autoridades e
políticos. Acho que as autoridades nem tem a real noção da importância do porto
de Ilhéus para o município e para toda a região.
O porto do Malhado tem características completamente diferentes e
complementares ao Porto Sul. O porto do Malhado será um porto turístico e de
movimentação de cargas de maior valor agregado. Temos que trabalhar em
conjunto, governo e iniciativa privada, por exemplo, para atrair a exportação
de celulose hoje saindo pelo Espírito Santo, mas, produzida na Bahia. Se
conseguirmos tal intento poderemos atrair mais indústrias para a região como a
indústria de papel e outras mais.
O Porto Sul vai ser construído com o objetivo primordial de viabilizar
um grande negócio que é a exportação de minérios da região. É um porto
altamente especializado e indispensável para esta exploração. Contudo um porto
não inviabiliza o outro, porque são totalmente diferentes.
Como sabemos, o Brasil está inserido comercialmente de maneira
irretratável no mundo, dado sua distância dos principais mercados e também seu
tamanho, o porto é indispensável para a troca de mercadorias. Por esta razão
temos que dar valor e otimizar qualquer investimento e possibilidade nesta
área. Não esqueçamos que a navegação de cabotagem está vindo com muita força,
assim precisaremos de todo porto no Brasil.
30) SENHOR ROBERTO OLIVA, GOSTARÍAMOS QUE FALASSE O QUE DEVE SER FEITO NO SENTIDO DE DINAMIZAR AS OPERAÇÕES DOS PORTOS BAIANOS, AMPLIANDO A EFICIÊNCIA OPERACIONAL?
R.
O - O problema não é apenas de eficiência, mas teremos que investir para
viabilizar a demanda dos produtos e mercadorias por portos. Como já dissemos,
considerando a posição geográfica do nosso País, o tamanho de sua costa e o da
costa da Bahia, também a exportação de produtos primários, não nos
desenvolveremos a contento caso não tenhamos portos. Para tanto, a Codeba
precisa se dinamizar ainda mais, em parceria com a iniciativa privada porque
são projetos de longa maturação. Acima de tudo, os empresários precisam ouvir
respostas imediatas às suas propostas e informações de condições para
viabilizar os projetos. Isto sem falar no desenvolvimento mais rápido da
cabotagem que acontece em nosso país.
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